Recentemente, na construção, para executar tarefas domésticas e ao criar vários trabalhos manuais, uma pistola de cola quente se tornou popular. Esta é uma ferramenta elétrica especial que permite conectar rapidamente diferentes materiais.
É carregado com bastões de cola cilíndricos que contêm cola de poliuretano. Vamos descobrir como usar uma pistola de cola para que todas as ações sejam não apenas eficazes, mas também seguras.
Como usar uma pistola térmica
O design da pistola de cola não é tão complicado e também é despretensioso em uso. Mas, como em qualquer outra ferramenta, você precisa de um pouco de prática para se acostumar com ela para uso efetivo.
Não tente enfrentar trabalhos difíceis ou artesanatos pela primeira vez, pegue qualquer material desnecessário, pedaços, pedaços de plástico ou madeira e tente praticá-los. Cole diferentes materiais e verifique o resultado, observe o tempo de endurecimento da cola.
A ordem do aplicativo é assim:
- Primeiro, cuide do local de trabalho. A superfície deve ser protegida da cola, para a qual eles colocam uma esteira de silicone ou uma folha de papelão. Para que o cabelo não interfira, eles são removidos e luvas de proteção são colocadas nas mãos. Crianças e animais de estimação são mais bem protegidos do local de trabalho. É bom se a sala estiver bem ventilada.
- Instalamos a arma em uma posição inclinada, apoiando-a em um suporte especial com o nariz para baixo. Observe que o bico é direcionado para uma área protegida, pois um pouco de cola (não mais que 7 mm) pode vazar durante o aquecimento.
- Conectamos o termogun à rede e pressionamos o botão liga / desliga, se houver. Se não houver um botão no gabinete, o processo de aquecimento começará imediatamente após a conexão.
- O preenchimento manual da pistola de cola é simples - uma abertura para bastões de cola é fornecida a partir do final da ferramenta. O "cartucho" é instalado sem problemas até parar. Não insira objetos estranhos no orifício. Somente cola de diâmetro apropriado é adequada. O adesivo hot melt não pode ser reutilizado.
- Dependendo do fabricante da pistola térmica, a ferramenta precisará de 3 a 5 minutos para aquecer. No momento, você não precisa pressionar o gatilho com força, pelo que o dispositivo pode falhar.
- Se a pistola térmica suportar o controle de temperatura, defina a desejada. O intervalo recomendado é de 170 a 200 graus Celsius. Se você definir a temperatura mais baixa, a ferramenta precisará de mais tempo para derreter o derretimento quente na câmara. Alta levará a uma fervura de cola, por causa de quais "tópicos" aparecerão.
- Alguns modelos de pistolas térmicas estão equipados com um controle de gatilho, permitindo definir a quantidade de cola fornecida. Para fazer isso, aperte o parafuso.
- Para começar a distribuir cola, basta puxar o gatilho com cuidado. O volume fornecido da massa adesiva fundida depende da força de pressão.
- As peças a serem coladas devem ser limpas, desengorduradas e secas. Ao aplicar cola, as superfícies estão firmemente conectadas umas às outras, pressionando-as com um tecido denso. Deve-se entender que a massa adesiva nessa fase ainda está muito quente, por isso fazemos tudo com cuidado.
- Se a cola parar de sair do bico, isso significa que a haste acabou. Uma nova porção é inserida no orifício no final. Enquanto puxa o gatilho, segure a haste de modo que fique no mecanismo de alimentação.
- Após concluir o trabalho, desconecte a ferramenta da rede. Em seguida, coloque-o em uma posição inclinada e deixe por 10 minutos para esfriar. Restos de cola podem vazar do bico neste momento, portanto, tenha cuidado.
- Depois que a ferramenta esfria, é permitido armazená-la em qualquer posição. É aconselhável que o local esteja protegido contra poeira e detritos.
Durante a ligação de peças, serão formados fios finos semelhantes a uma banda. Eles são fáceis de remover após a solidificação. Se a superfície de trabalho permitir, você poderá usar um aspirador de pó (com um bico na forma de uma pequena escova para limpar roupas).
Quais materiais podem ser colados
A pistola de cola é amplamente utilizada, o que é explicado pela versatilidade do poliuretano no qual as varas de cola consistem. A composição adesiva começa a derreter a uma temperatura de +105 graus Celsius e é adequada para colar qualquer material que possa suportar esse aquecimento.
Separadamente, destacamos os recursos das hastes de poliuretano de alta temperatura, cujo ponto de fusão é de +150 graus. Eles são usados se a peça de trabalho sofrer subsequentemente temperaturas elevadas, por exemplo, localizadas perto de um aquecedor ou bateria.
O adesivo de poliuretano é adequado para unir os seguintes materiais:
- têxteis. Couro, seda, linho, algodão e outros. A exceção são os sintéticos suscetíveis a altas temperaturas,
- uma arvore Quase toda madeira é adequada, até resíduos de madeira,
- borracha
- cortiça
- plástico. Você pode trabalhar com polímeros: polietileno (com e sem reforço), polipropileno e assim por diante,
- cerâmica
- louça de barro
- vidro
- metal
- papel
- papelão
- uma pedra Artificial e natural.
Cada material tem suas próprias características que devem ser consideradas. Por exemplo, ao trabalhar com peças de metal, o local de colagem precisará ser adicionalmente aquecido com um secador de cabelo, caso contrário, a cola não grudará em uma superfície fria. Isso é explicado pela alta condutividade térmica da base, pela qual a cola aplicada polimeriza imediatamente.
Existem sutilezas no processamento da cerâmica - a área colada é tratada com uma lixa, que remove a camada superior do esmalte e depois limpa o pó.
Características da escolha de bastões de cola
Os bastões de cola vêm em várias cores. De que cor a haste depende de qual material é adequado:
- transparente - universal, adequado para qualquer material,
- branco opaco - vidro e metal,
- transparente amarelo - madeira, papelão, papel,
- preto ou cinza - usado como selante e isolante, eles têm um alto ponto de fusão.
Uma exceção são bastões de cola decorativos de diferentes cores e texturas. São universais e a cor que possuem é de natureza exclusivamente decorativa - para tornar o artesanato bonito ou escolher a cor da cola para combinar com a cor das peças a serem coladas.
Sutilezas do trabalho
Como exemplo, considere como colar o linóleo com uma pistola térmica. Este material de revestimento é popular devido à sua acessibilidade, praticidade e resistência à abrasão. Mas, colocando-o, é necessário obter estanqueidade e invisibilidade de alta qualidade das juntas, o que não pode ser feito com cola convencional. Aqui, para colar juntas, uma pistola de cola é útil.
Colagem do chão com uma pistola de cola quente
O trabalho é realizado da seguinte forma:
- Corte na base da borda do material.
- Limpamos o linóleo do pó e da poluição.
- Enchemos a arma com adesivo.
- Conectamos a ferramenta à rede e preenchemos as juntas com massa de cola quente.
- Removemos o excesso de cola até congelar.
O Kleepistol também encontra outros usos na vida cotidiana, devido à sua qualidade valiosa - a cola rapidamente pega. Para secar, leva cerca de 3 minutos, quando leva horas para unhas e selantes líquidos.
A cola quente é adequada para conectar as comunicações de engenharia. Ele também atua como um bom selante, onde as costuras endurecem completamente em 10 a 15 minutos. Para desmontar a estrutura terá que reaquecer a cola. O composto obtém uma estrutura sólida que não muda ao longo dos anos. O thermogun também é popular para aplicações externas, pois a massa utilizada não se deteriora sob a influência do sol, geada ou precipitação.
O adesivo de fusão a quente pode fixar firmemente o rodapé ou a placa de porta. Porém, se você precisar conectar as extremidades de uma longa moldagem de poliuretano, essa não será a melhor opção. O fato é que, se você alterar levemente o parâmetro de umidade e temperatura da moldagem, sua estrutura muda - ela encolhe, o que pode levar à delaminação da cola. Portanto, é importante não apenas poder usar a pistola de cola, mas também saber para quais estruturas ela é adequada.
Colagem do rodapé com uma pistola de cola
A ferramenta também é popular na indústria moveleira. Usando cola quente, tecido e decoração são fixos, elementos de decoração são presos e muito mais. Você pode até colar os sapatos com uma pistola de calor.
Quais materiais não podem ser colados
Algumas combinações de peças não podem ser presas juntas. O poliuretano com silicone, concreto, cimento, gesso e massa de vidraceiro é mal colado. Adicione papel brilhante a esta lista. É importante que exista boa adesão entre as peças fixadas.
O adesivo termoplástico não é recomendado para fixar objetos localizados perto do fogo e expostos a altas temperaturas - ele simplesmente derrete (a +105 graus Celsius).
Como limpar uma pistola de cola
Carabinas térmicas de alta qualidade, é claro, duram mais. Mas, se você negligenciar as regras de operação, mesmo uma ferramenta cara poderá falhar rapidamente. Use cola de um fabricante comprovado e comum; após cada uso, limpe o bico do seu excesso.
Não faz sentido limpar o interior do bico da massa adesiva. É feito de metal, além disso, esquenta, de modo que a cola ali solidifica firmemente. Ele se esgota ao reutilizar a ferramenta.
Acontece que a cola quente entra no corpo da pistola, onde congela. Para removê-lo, um pedaço de papel alumínio é colocado neste local e tocado com um ferro de soldar aquecido. Como resultado, a massa adesiva derreterá e grudará na película. Na maioria das vezes, essa situação acontece se você usar barras de baixa qualidade. Para remover a massa residual da ferramenta, você também pode molhar um guardanapo com etanol e "caminhar" pelo corpo e pelo bico. Para limpar a área próxima à ponta, é adequado um palito de dentes comum. Se você não tiver álcool etílico em mãos, use acetona.
Falhas e soluções comuns
Qualquer ferramenta, mais cedo ou mais tarde, começará a se tornar lixo, por isso não será supérfluo saber sobre as quebras mais frequentes da pistola de cola. Considere os principais casos e métodos para resolvê-los.
Acoplamento de borracha estragado
Este elemento está localizado na entrada da câmara de calor e impede a entrada de cola derretida na ferramenta. O acoplamento pode simplesmente quebrar após a data de vencimento (ciclos frequentes de ligar / desligar) ou no caso de uma tentativa frustrada de estender a haste.
Se a cola quente derretida entrar no corpo da pistola de cola, isso poderá danificar o isolamento, o que levará a um curto-circuito. Se o desgaste físico aconteceu, não há nada a ser feito. Mas puxar a haste não é recomendado. Se você precisar substituí-lo, basta cortar o antigo e inserir um novo. A cola restante no interior sairá quando aquecida.
O que pode ser colado
O princípio de operação da pistola de cola é que as hastes com o adesivo derreterão sob a influência da temperatura, e a cola quente pode ser aplicada no sentido horário ou uniforme. O processo de cura começa em 1 a 15 minutos, dependendo da espessura do revestimento. Pistolas de cola são usadas por costureiras, técnicos de rádio, engenheiros, construtores e artesãos domésticos para fins domésticos. Devido às suas boas propriedades adesivas, a pistola de cola quente pode conectar fragmentos e superfícies de diferentes estruturas:
- Pequenas estruturas de madeira.
- Elementos de vidro, mosaico, miçangas.
- Retalhos de tecidos, material de couro.
- Produtos de metal e borracha.
- Artigos de plástico, painéis de PVC.
- Fragmentos de cerâmica, espuma.
- Produtos de papel e papelão.
Pistola de cola é usada em vários campos. As costuras resultantes têm alta elasticidade e resistência. Testes mostram que mesmo objetos de metal podem ser colados a superfícies de concreto e reboco. É permitido o uso de adesivo hot melt como selante, uma vez que não permite a passagem de umidade.
Importante: O ponto de fusão da cola da pistola excede 105 graus; portanto, não é recomendável aplicar a composição em superfícies aquecidas e em objetos de cola localizados nas imediações da fonte de incêndio.
Como escolher uma pistola térmica
Uma ampla seleção de modelos de pistolas de cola de diferentes empresas de fabricação é aberta aos clientes. Para escolher a ferramenta certa, é necessário considerar com que frequência você precisará usar cola quente. Se uma pistola de cola é necessária para trabalhos domésticos únicos, não é necessário comprar um produto caro e poderoso. As mulheres que trabalham com agulhas usam ferramentas profissionais, pois superfícies e elementos diferentes precisam ser colados frequentemente. Ao escolher uma pistola adesiva, considere:
- Poder. Para uso único, é adequado um modelo com potência de 20 a 100 W, para uso permanente - uma pistola a 300 W e acima.
- Ajuste automático. Simplifica o processo de ligação, o dispositivo seleciona independentemente o poder de fusão das hastes.
- Performance. A cola quente é obtida a uma velocidade de fusão de 5-30 g por minuto. Para trabalhos volumosos, você precisa de uma poderosa pistola de cola.
- A temperatura do derretimento. Leve em consideração os materiais com os quais trabalhar: papelão, têxteis - 105 °, madeira, vidro, metal - 165-170 °.
- Fonte de alimentação. A arma para aplicar cola para uso doméstico funciona a partir da rede, existem dispositivos profissionais com baterias.
Se você precisar realizar uma grande quantidade de trabalho, precisará de uma pistola com uma alta taxa de fusão (colagem de compensado, produtos em geral de PVC). Como a cola endurece muito rapidamente, é necessário tempo para aplicá-la à superfície e pressionar firmemente os fragmentos. Para a ligação de pinos de pequenos elementos (vidro, miçangas, miçangas, strass), uma pistola de potência e produtividade mínimas é adequada se o trabalho for realizado uma vez. Profissionais que frequentemente precisam colar uma grande variedade de fragmentos, é aconselhável escolher um dispositivo do tipo semi-automático mais caro (10 a 15 minutos sem rede) ou um modelo de bateria - 45 a 120 minutos de operação ininterrupta.
Nota: Vale a pena prestar atenção à presença de opções adicionais que uma pistola térmica pode executar. Isso inclui a capacidade de ajustar a temperatura ao trabalhar com vários materiais - aquecimento, intervalo de fusão, modo de espera. A prontidão do dispositivo para operação é sinalizada por um indicador LED. Alguns modelos estão equipados com uma luz de fundo e uma janela de visualização para controlar a carga das hastes adesivas. Alguns estão equipados com docking stations com capacidade adicional. Aquece a cola e evita que gotas derretidas atinjam a superfície de trabalho.
No vídeo: Como escolher uma pistola de cola?
Recursos funcionais e de design
O uso de pistolas de cola quente está ganhando popularidade, pois os compostos resultantes fixam com segurança os elementos colados e secam muito rapidamente. Usando hastes, você pode conectar materiais homogêneos e heterogêneos, a força da fixação é semelhante aos prendedores de metal. Características funcionais dos termoguns:
- Polimerização em alta velocidade de cola de pistola líquida.
- Conexão confiável de produtos, preenchimento de vazios, rachaduras.
- Sem vestígios de adesivo após a separação.
- Quando aquecida, a composição não emite / não evapora substâncias tóxicas.
- Os consumíveis são baratos, as barras são consumidas economicamente.
Uma pistola de artesanato é adequada para a criatividade das crianças, mas é aconselhável realizar o trabalho sob a supervisão dos pais. A cola quente pode deixar uma queimadura em contato com a pele.
O design das armas pode variar de acordo com o modelo e o fabricante, mas as seguintes partes são a base do dispositivo:
- Caixa em plástico de alta qualidade. Não permite superaquecer o dispositivo e torna a ferramenta mais leve, o que é muito importante para o trabalho. A melhor opção é uma arma pesando 300 g.
- Uma câmara de aquecimento com um ou mais elementos de aquecimento. A espessura das hastes, adequada para uma ferramenta específica, depende das dimensões da unidade de aquecimento.
- Manga de guia em borracha resistente ao calor. Um lado da embreagem é conectado à câmara de aquecimento e, na segunda parte, o bastão de cola é fixado.
- Unidade de alimentação - gatilho com hastes de pressão. Gatilhos são controles deslizantes e giros. A resistência ao desgaste da unidade de alimentação depende da suavidade do par com o empurrador.
- O bico de uma pistola elétrica feita de liga de metal com uma camada isolante de calor (chamada bico, bico) serve para suprimento dosado de cola, é equipado com uma válvula de fechamento.
A alça do dispositivo pode ser equipada com almofadas antiderrapantes. Alguns modelos estão equipados com uma função de proteção contra quedas - uma bola especial evita que a cola vaze durante a interrupção do trabalho. Ao escolher uma ferramenta, é necessário verificar a suavidade do gatilho, pois a unidade de alimentação é a mais vulnerável. Cada thermogun usa hastes de um certo diâmetro, o tamanho depende das dimensões do acoplamento.
Como usar
Não há dificuldades particulares ao trabalhar com uma pistola de cola. Primeiro, você precisa carregar a haste de poliuretano no dispositivo. Está instalado na parte traseira do instrumento. Princípio de operação: a haste é empurrada para a zona de aquecimento e, após a fusão, o adesivo doseado flui através do bico. Como usar uma pistola de cola:
- Instale o núcleo adesivo com o diâmetro necessário.
- Conecte o dispositivo à rede e deixe por 5-10 minutos.
- Verifique o aquecimento da cola - uma gota deve aparecer.
- Aplique cola no local desejado no sentido horário ou com suturas.
- Depois de um certo tempo, desligue a arma.
Depois que o dispositivo esfriar, você poderá retomar o trabalho. A cola quente na extremidade do bico forma um filme denso. Ele deve ser removido com cuidado antes de reutilizar a ferramenta. O tempo necessário para aquecer o adesivo depende do modelo específico da pistola térmica e do diâmetro das hastes.
Nota: Se um elemento de aquecimento de baixa potência estiver instalado no dispositivo, a cola será aquecida a 105 graus. Portanto, você precisa trabalhar mais rápido até a composição endurecer.
Termos de Uso
Uma pistola térmica de cola pode colar uma variedade de fragmentos. É usado em criatividade, bordado, construção e para fins domésticos. Deve-se ter em mente que é necessário trabalhar com a substância aquecida - a cola quente deve ser usada com cuidado, excluindo o contato com a pele. Regras básicas para a operação de pistolas:
- Carregue apenas hastes de diâmetro adequado no acoplamento; caso contrário, a cola não será empurrada para a unidade de aquecimento.
- Para que a cola quente flua uniformemente, o bico da pistola deve ser limpo após o uso do dispositivo.
- A ferramenta está equipada com um estojo de plástico que não superaquece - as luvas são opcionais.
- Um suporte especial está incluído com o dispositivo. É necessário instalar uma arma nela durante as pausas no trabalho.
- Não toque na cola que sai do bico com as mãos, para não se queimar e não precisar colocar o dispositivo aquecido de lado.
Os consumíveis são inseridos no receptor sem esforço, o gatilho é pressionado suavemente, pois é a unidade de alimentação mais fraca do dispositivo. O dispositivo não deve sobreaquecer; durante a operação, devem ser feitas pausas curtas para que os elementos de aquecimento tenham tempo para esfriar. Em cinco minutos, o núcleo do polímero adquire características adesivas e está pronto para uso.
Uso na construção
Pistolas térmicas podem ser usadas não apenas para criatividade e bordado. Os dispositivos ajudam a resolver rapidamente os problemas do dia a dia, você pode usar armas em trabalhos de construção e reparo. O que é colado com cola quente na construção:
- Feche as lacunas nos caixilhos das janelas.
- Selando a costura entre os ladrilhos.
- Colagem de estruturas de madeira.
- Enchimento de conexões de encanamento.
- Rachaduras nas portas.
Com cola derretida, você pode consertar o ladrilho caído, colar a calçada na banheira, selar pequenos espaços e costuras. A cola quente adere metal, adere bem a ladrilhos, cerâmica, vidro, madeira, plástico, mas não é recomendado fechar rachaduras em substratos de concreto - a resistência da composição será muito menor.
Pedido de criação de produtos decorativos
Artesanato, amostras de criatividade, trabalhos feitos à mão estão agora em grande demanda. Algumas costureiras criam itens exclusivos para venda, fazem lindas lembranças, composições de arte originais. Ao trabalhar com um grande número de pequenos elementos, um dispositivo térmico com cola é uma coisa indispensável. O que pode ser colado com hastes de pistola de cola:
- Tecidos naturais e artificiais.
- Pérolas decorativas e strass.
- Papelão ondulado, papel colorido.
- Flores feitas de argila de polímero e foamiran.
- Acessórios de acabamento, botões, miçangas.
A costureira poderá usar a cola quente da pistola para criar jóias exclusivas, com sua ajuda é conveniente criar quadros de grade para pratos, criar padrões e composições complexas. Para colar não se destaca em um fundo decorativo, são adicionados corantes. É permitido combinar materiais de estrutura diferente.
Graças à alimentação doseada, o consumo das hastes é muito mais econômico do que o uso de PVA, silicato ou cola de construção. É fácil usar pistolas para consertar sapatos (a fivela se soltou, o arco dos sapatos se soltou), usado na montagem de peças de rádio e para fixar microcircuitos na cola.
O que você precisa saber sobre bastões de cola
Hastes / adesivos de polímero (o chamado adesivo para pistola termográfica) não são os mesmos. Eles diferem em comprimento, diâmetro e cor. Os consumíveis para dispositivos adesivos domésticos são produzidos com uma espessura de 7 a 11 mm e para dispositivos profissionais - com um diâmetro de até 45 mm. O comprimento da haste não é estritamente definido, varia na faixa de 4-20 cm, mas quanto maior a reserva, mais tempo pode ser usado. Recursos de adesivos por cor:
- Transparente - universal, qualquer material (plástico, tecido, metal, móveis).
- Multicolorido (azul, rosa, verde) - conjuntos decorativos, costuras de máscara, são amplamente utilizados em bordados e criatividade.
- Adesivos pretos são usados para vedar; as hastes são adequadas para tapetes e pisos.
- As hastes amarelas são projetadas para produtos de papel, papelão e materiais de acabamento.
- As opções de brilho são usadas no bordado e os adesivos brancos são relevantes para cerâmica e azulejos.
Se as especificidades do trabalho exigirem o uso de adesivos pretos e transparentes, vale a pena comprar duas armas para cada conjunto de hastes. Não devemos esquecer que as reservas são diferentes em temperatura e taxa de fusão - 105-150 ° C. É necessário escolher hastes com cola, dependendo da tarefa específica e das características dos materiais colados com adesivo termoplástico termoplástico.
Como trabalhar com bastões de cola sem uma arma
Há situações em que você precisa consertar / colar com urgência alguns fragmentos e a arma quebrou. Nesse caso, artesãos e costureiras usam os seguintes hackers:
- Um fragmento da haste é inserido no corpo da caneta esferográfica e é mantido acima da vela para derreter. A cola deve ser constantemente aquecida.
- Uma gota de cola quente é aplicada na partida perto da cabeça do enxofre. Se a arma superaquecer, você pode acender um fósforo e usar cola.
- Um pequeno fragmento do adesivo é usado no lugar da borracha, colando um pequeno pedaço do núcleo no lápis.
Mas, no entanto, é mais conveniente usar adesivos de cola com a ajuda de uma pistola térmica. Para que o dispositivo dure mais, tente não permitir superaquecimento, o que pode levar ao desgaste da borracha no acoplamento, violação do isolamento dos fios, vazamento de cola sem impedimentos.
Como mudar a cor da haste
Às vezes, no processo de criatividade, a costureira precisa usar adesivos diferentes de cores diferentes. Para não quebrar a pistola, é proibido retirar a cola do acoplamento com um alicate ou outras ferramentas. A parte em excesso do adesivo deve ser espremida pelo bico pressionando o gatilho. Mas antes disso, uma nova reserva de cola da cor desejada é carregada na pistola. A haste sobressalente empurrará o resto do adesivo.
Os mestres recomendam: Se você costuma usar uma arma, um grande número de pequenos fragmentos de hastes se acumula. Os resíduos da mesma cor são colados e recebem um novo adesivo longo que pode ser usado no trabalho.
Problemas e sua solução
Pistolas de cola, mesmo do tipo profissional, não podem ser atribuídas a produtos com uma longa vida útil. Se o modelo for usado uma vez para resolver um problema doméstico específico (por exemplo, colar um tapete ou ladrilho caído), o dispositivo térmico durará muito tempo. Quando a pistola é frequentemente usada para criar obras de autoria, o mecanismo se desgasta e os seguintes problemas podem surgir porque a pistola de cola não cola:
- O gatilho não é puxado - a unidade de alimentação das hastes está quebrada ou o empurrador está preso em uma cola macia e não pode empurrar o adesivo. É permitido que a arma esfrie por alguns minutos e tente novamente puxar o gatilho.
- A cola flui incontrolavelmente - a alta temperatura não é adequada para um adesivo específico, o núcleo é inserido com muita força ou seu diâmetro não corresponde aos parâmetros do acoplamento. Precisa corrigir as falhas.
- A cola não flui de uma pistola bem aquecida - o bico entupido. O dispositivo está desligado, resfriado, remova a ponta e limpe-a completamente.
- Não é possível aplicar o adesivo no sentido horário, a substância alcança o bico com uma corrente viscosa - hastes de baixa qualidade. É necessário algum tempo para colocar os adesivos na geladeira, repita o trabalho.
As pistolas domésticas são projetadas para uso contínuo em meia hora. Em seguida, o dispositivo é desligado e pausado. Se você não seguir tal recomendação, a ferramenta falhará rapidamente. Você não pode aquecer o dispositivo sem hastes, coloque uma pistola térmica quente de lado - ele possui um suporte ou uma barra dobrável. Para obter juntas confiáveis como resultado do trabalho, você precisa agir rápida e firmemente para pressionar as superfícies coladas. A cola restante é facilmente removida com uma faca afiada.
A pistola de cola é um dispositivo compacto que é muito útil na vida cotidiana e para criatividade. Ferramentas e suprimentos são baratos, um dispositivo térmico não gasta muita eletricidade. Pode ser usado para conectar produtos e materiais homogêneos e heterogêneos. Ao trabalhar, siga as medidas básicas de segurança e evite que a cola entre na pele. Usando uma arma, você pode criar obras de autores únicos ou usar o dispositivo para fins domésticos.
Construção civil
Um dispositivo para trabalhar com cola quente é chamado de "pistola quente" ou "pistola de cola quente". O dispositivo deve seu nome à sua aparência, porque na aparência parece uma pistola infantil. O corpo do produto de todos os modelos é feito de plástico refratário. Isso diminui o peso do dispositivo e simplifica o trabalho com ele. A pistola de cola quente foi projetada para colar vários materiais usando um tipo especial de cola na forma de cartuchos. Mais frequentemente, o dispositivo é alimentado por eletricidade: para operação, basta conectá-lo a uma tomada de 220 W.
No entanto, hoje existem outras variedades que funcionam através de baterias ou gás. A mobilidade aumenta suas vantagens no trabalho, mas a falta de uma conexão fixa também apresenta desvantagens. Isso ocorre devido à descarga rápida, bem como ao aquecimento insuficiente da cola.
Os principais elementos estruturais são:
- caso
- janela de visualização
- bocal
- bocal
- levantar
- gatilho gatilho
- controlador de temperatura
- dispensador de adesivo
- botão liga / desliga.
Dentro da caixa existe uma câmara especial para cola. Além disso, fusíveis e elementos de aquecimento são componentes internos do dispositivo. A janela de visualização permite ver a quantidade restante de cola. O diâmetro usual do bico é de 3 mm para modelos com hastes de 11 mm e 1,5 mm para versões com diâmetro de 7 mm. Os modelos profissionais podem ter bocais removíveis para alterar o tamanho do bico.
O elemento de aquecimento derrete os bastões de cola e a cola é pressurizada no gatilho do bico para o exterior. Para garantir a segurança do usuário, o bico possui uma caixa de silicone.
Funcionalidades
Apesar do fato de a arma ter um único objetivo, ela possui 2 variedades. O dispositivo pode ser doméstico ou profissional. Os segundos produtos são automáticos. Eles são usados principalmente em transportadores. De fato, esses são aparelhos elétricos de baixa e alta potência. Os dispositivos domésticos diferem no fornecimento mecânico de cola e podem ser diferentes, dependendo dos critérios apresentados a eles.
Por exemplo, eles diferem no diâmetro do cartucho. Nas lojas, você pode comprar dispositivos projetados para as hastes 7 e 11 mm. Menos frequentemente nas prateleiras, existem opções de pistolas térmicas para hastes adesivas com um diâmetro de 8 e 12 mm. Geralmente, para uso doméstico, eles tentam escolher um produto com um diâmetro de cartucho de 7 mm.
Os análogos de grande diâmetro são caracterizados por uma maior taxa de alimentação de cola, portanto, são convenientes para trabalhos que exigem uma grande área de colagem.
No entanto, o tamanho do bico é de grande importância para o bordado. Quanto menor o diâmetro de saída, maior a precisão da massa adesiva fundida. Para as agulhas, esse fator é um dos mais importantes na compra.
Instruções de uso passo a passo
Antes de conectar o dispositivo à rede, você precisa preparar um local de trabalho. É necessário cobrir a superfície de trabalho com antecedência, impedindo a entrada de cola nela. Você pode usar um tapete de silicone ou papelão comum para isso. É importante coletar cabelos soltos, para proteger o local de trabalho de crianças e animais domésticos. Além disso, é necessário fornecer ventilação na sala onde está planejado trabalhar com cola quente.
Quando todos os preparativos estiverem concluídos e o local de trabalho estiver coberto, pegue a pistola e coloque-a no suporte existente para que o bico do bico fique voltado para baixo. É importante que, no local do bico, a superfície de trabalho seja coberta pela cola, pois quando aquecida, parte da cola (cerca de 1 cm) sai e pode estragá-la. Depois que a pistola de cola quente estiver ligada e o botão liga / desliga for pressionado, se houver um (o indicador acende). Pegue o cartucho adesivo e insira-o no orifício localizado no final da caixa.
A cola é levemente empurrada para frente até começar a descansar. Nenhum objeto estranho além de cola não deve ser colocado no buraco. Além disso, para usar em um diâmetro específico, apenas bastões de cola de diâmetro apropriado precisam ser usados. Vale a pena saber que a cola derretida e subsequentemente endurecida não deve ser recolocada no buraco e reutilizada.
Depois que a cola é colocada no buraco, é necessário aguardar o aquecimento do dispositivo. Em média, leva de 5 a 7 minutos a partir do momento da inclusão para garantir que a composição derreta, desde que a cola já esteja dentro do dispositivo.Não pressione o gatilho neste momento, verificando quão bem a cola aqueceu e derreteu. Isso pode causar danos à própria pistola de cola.
Se o dispositivo tiver um ajuste da temperatura de aquecimento, defina a temperatura operacional entre 105 e 200 graus. Com uma taxa mais baixa, a cola derreterá por um longo tempo; com uma maior, começará a formar fios. Se o modelo estiver equipado com um ajuste do gatilho, você precisará apertar o parafuso para definir a quantidade aproximada de cola na saída.
Quando a cola é aquecida, é aplicada a uma das superfícies a serem coladas. Faça isso pressionando gradualmente o gatilho, dosando a massa fundida. Sua quantidade dependerá da força de puxar o gatilho. Depois que a composição é aplicada a uma das superfícies, a pistola é colocada em sua posição original e dois materiais são conectados.
Quando a haste chegar ao fim, insira outro cartucho. Isso é necessário para que ele entre no mecanismo de preensão e empurre a peça final de cola. No final da operação, o dispositivo é desligado da rede e aguarda até que ele esfrie. Você pode removê-lo até o próximo uso.
O uso de uma pistola termográfica não é difícil: geralmente, quando se trabalha, não há dificuldades, seja bordado ou uso do dispositivo na construção.
Precauções de segurança
Ao trabalhar com uma pistola de cola quente, precauções de segurança devem ser observadas. É importante proteger não apenas o local de trabalho, mas também as roupas, pois também pode ser colada cola. Se você precisar derreter a cola ou fazer algum bordado com ela, isso é feito imediatamente. Quando o dispositivo não é necessário, ele é imediatamente desligado, mesmo que uma pausa seja planejada por cerca de 15 a 20 minutos.
É importante verificar a integridade do chassi e do cabo de rede todas as vezes antes do trabalho. Se algum defeito for detectado, assim como o cheiro de fumaça, desligue imediatamente a energia do dispositivo e pare de usá-lo. Esta ferramenta não deve ser deixada sem supervisão. Além disso, sua posição incorreta pode levar ao fato de a cola aquecida entrar no circuito elétrico, o que causará danos ao dispositivo.
Não superaqueça a pistola de cola quente, pois a cola dentro dela irá ferver. Além disso, você não pode tocar na composição fundida, pois ela deixará queimaduras na pele em locais de contato. Você precisa trabalhar com o dispositivo com extremo cuidado e precisão. Nenhum contato com peças de metal. Não é permitido remover a haste da pistola quando aquecida.
O dispositivo de armazenamento só pode ser removido quando esfriar completamente. Para evitar um curto-circuito, você não pode comprar produtos baratos sem a documentação adequada, pois eles podem causar um incêndio. Em caso de queimadura, a pele é tratada com uma pomada especial, o trabalho é interrompido.
O que mais você precisa saber?
Muitos não sabem que a cola usada para a pistola térmica é diferente. A força de adesão depende disso. Eles diferem no grau de transparência, são coloridos e até pretos. A composição do bastão de cola determina o tipo de material usado. Em outras palavras, um tipo de cola, mesmo quando totalmente aquecido, não é universal.
O adesivo transparente é considerado mais universal, pois é adequado para colar vários materiais.incluindo papel, vidro, tecido, plástico, PVC, metal, cabo, equipamentos elétricos. O análogo branco é usado no trabalho com ladrilhos, cerâmica e plástico. Hastes coloridas mascaram perfeitamente as costuras e criam um tom uniforme. O preto é adequado para couro e tapetes, enquanto o amarelo é usado para papelão e madeira.
Além disso, as hastes diferem no ponto de fusão. Eles são padrão (105 graus) e alta temperatura (150 graus).
As reservas devem ser selecionadas corretamente, porque se a haste precisar de alta temperatura e a pistola não for projetada para isso, uma boa adesão e uma fusão adequada não funcionarão.
Comentários
O thermogun é vendido em lojas especializadas e é usado para diversos fins, conforme evidenciado pelas análises de clientes deixadas nos fóruns da World Wide Web. Muitos comentários são dedicados a dispositivos domésticos que os usuários gostam por conveniência e facilidade de uso. Com a ajuda deles, você pode criar composições criativas únicas, buquês decorativos de brinquedos, decorar doces, fazer grampos de cabelo de flores e uma variedade de jóias. Ao mesmo tempo, as costureiras observam que as pistolas térmicas permitem que você trabalhe com precisão, sem gastar muito cola.
Veja como fazer flores com uma pistola de cola.
Não aquecido
Provavelmente, o elemento de aquecimento de cerâmica falhou. Infelizmente, esse item não está à venda separadamente. Acontece que a pistola de calor aquece, mas não mais do que +110 graus. Aqui, os artesãos compartilham seus conselhos: compramos e desmontamos o "raptor", obtemos uma placa de carbono semelhante à de um instrumento, moldada em cerâmica e fazemos uma substituição. É verdade que esta solução tem vida curta, e a substituição requer precisão e qualificação - é melhor comprar uma nova pistola de cola.
A placa de aquecimento também pode se deteriorar. Os mestres recomendam, neste caso, diretamente no bico, enrolar um resistor de cerâmica de 5 W com uma resistência de 3,9 K.
Acontece que não há aquecimento devido a fios quebrados conectados à câmara de calor. Basta soldá-los para que funcionem.
Observe as precauções de segurança
As pistolas de cola, na maioria das vezes, referem-se a ferramentas elétricas, com raras exceções - modelos a gás, que geralmente não são encontrados à venda. Portanto, não é recomendável usá-lo para trabalhos em ambientes úmidos, onde o revestimento do piso atua como condutor e há risco de choque elétrico.
Quase toda a parte externa da ferramenta é feita de plástico que não aquece até a temperatura em que você pode queimar. Mas o bico pelo qual a cola derretida é fornecida é de metal e está em contato com o elemento de aquecimento. Portanto, durante o trabalho, evite tocar no bico da pistola para evitar queimaduras, pois aquece a alta temperatura.
Não será errado tomar uma posição pequena. Sua construção não é complicada e pode ser feita com a pistola de cola de pedaços de madeira ou papelão.
Ao trabalhar com a pistola de cola, siga as seguintes precauções de segurança:
- Antes de conectar a ferramenta à rede, verifique se o fio e o corpo estão intactos. Para isso, basta fazer uma inspeção visual,
- remova os resíduos de cola do bico após cada uso, antes de esfriá-lo com um pano grosso ou outro material similar,
- não permita que crianças se aproximem, pois a cola quente esquenta até altas temperaturas e a criança pode se queimar acidentalmente,
- coloque papel alumínio ou outro material sob o bico da ferramenta ligada que coletará a massa adesiva que flui,
- não toque nas partes metálicas da pistola durante a operação,
- roupas largas não são recomendadas. Deve-se dar preferência a tecidos fortes e densos, que, nesse caso, protegerão contra queimaduras,
- cabelos longos devem ser removidos, jóias removidas,
- não toque na cola aplicada apenas com as mãos, deixe esfriar,
- é aconselhável usar luvas resistentes ao calor nas mãos.
A cola de polímero não emite toxinas prejudiciais ao corpo humano. Mas ele apresenta outro perigo - em um estado de aquecimento, ele pode facilmente deixar uma queimadura com manuseio descuidado. Certifique-se de que a ferramenta, ou melhor, o bico, esteja sempre voltada para a direção oposta à sua.
Conclusão
O método adesivo hot-melt está ganhando cada vez mais fãs. O thermogun é uma ferramenta universal e fácil de usar que fornece aderência quase instantânea de vários materiais e superfícies. Ao mesmo tempo, o adesivo usado não emite toxinas prejudiciais e a junta adesiva é confiável e durável. Este dispositivo é usado tanto para solucionar problemas do cotidiano quanto para trabalhos criativos, bordados.
O que é uma pistola de cola e onde é usada?
A principal vantagem deste dispositivo é sua simplicidade e facilidade de uso, e os consumíveis custam um centavo. E o dispositivo em si não é caro, mas abre muitas possibilidades. O thermogun está no arsenal de construtores, ajuda a consertar as comunicações de engenharia, selos, colas, preenche costuras. É usado por costureiras, floristas, designers, dando a oportunidade de colar vários acessórios, para fazer todos os tipos de desenhos.
Os radioamadores usam ativamente pistolas de cola no reparo de microcircuitos e na fiação. Até os artistas viram valor decorativo no derretimento do poliuretano, criando desenhos a partir da massa adesiva. No uso doméstico, essa coisa não é substituível; com a ajuda de uma arma, você pode restaurar a louça quebrada.
A pistola de cola conecta várias partes quase imediatamente, uma vez que o polímero, aquecido a uma certa temperatura, endurece em apenas alguns minutos, a colagem é forte e não aguarda a fixação, ao contrário de outros tipos de cola. Uma pistola quente é usada no trabalho com madeira, plástico, couro, vidro, metal, papel, cerâmica, tecido, PVC, borracha, espuma.
Não é recomendável usá-lo com concreto ou gesso, embora essa seja uma questão controversa, os testes mostram que um gancho de metal colado na parede pode suportar um peso relativamente grande. Raramente é usado no trabalho com polietileno, pois em alta temperatura derrete e se deforma. A cola de polímero não é usada em locais com temperatura igual ao ponto de fusão da própria cola. E o mais importante, se você precisar remover cola de quase todas as superfícies, isso pode ser feito facilmente.
O polímero endurecido é elástico e resistente à umidade. A cola de polímero é inofensiva.
É necessário trabalhar com essa ferramenta com cuidado, respeitando as regras de segurança, uma vez que são possíveis queimaduras, a temperatura de derretimento da cola atinge 200 graus.
O princípio de operação de uma pistola de cola quente
Thermogun é uma ferramenta manual, muito semelhante ao tipo de arma. Ele também precisa ser carregado, não com munição viva, mas com hastes cilíndricas de adesivo de poliuretano de vários diâmetros. A pistola em si é feita de plástico resistente ao calor, o que facilita. Alimentados por uma tomada de 200 W, alguns modelos estão equipados com uma bateria embutida. Na parte traseira do dispositivo existe um orifício no qual o bastão de cola é inserido, o diâmetro do tubo depende do modelo.
Cola sobressalente entra na luva do mecanismo do empurrador, caindo em um tubo especial - um receptor de borracha e, a partir dele, a borda da haste encosta na câmara de aquecimento, na qual o poliuretano derrete, transformando-se em massa adesiva. Não leva mais de 5 minutos para aquecer o instrumento depois de ligá-lo. No punho da unidade, como uma arma de verdade, há um gatilho. Com sua ajuda, o pistão inicia, criando pressão na câmara de aquecimento, o que permite que a cola líquida seja empurrada através do bico para a superfície do material a ser colado.
O desempenho da ferramenta depende diretamente da câmara de calor, localizada no cano da pistola térmica. O tamanho da câmara e a potência do elemento de aquecimento afetam a quantidade de massa adesiva fundida e a taxa de fusão do polímero.
Ao escolher uma ferramenta, você deve definitivamente prestar atenção ao mecanismo de alimentação, pois esse é um design sombrio e geralmente quebra.
O bico de uma pistola quente dá forma à cola e mede o fluxo de massa fundida. É feito de metal. Algumas marcas produzem ferramentas com bicos diferentes que diferem em comprimento e forma.
É importante não esquecer depois de cada uso da unidade para limpar o bico de cola.
Os modelos mais recentes de pistolas de cola também são equipados com uma luz de fundo, o que é importante ao trabalhar com ela em uma sala com pouca visibilidade ou mesmo no escuro.
Há uma janela de visualização no corpo da pistola de cola, esta é uma opção importante para monitorar o restante da haste. Quase todos os dispositivos estão equipados com um suporte articulado, para apoiar a ferramenta com o bico abaixado, uma vez que eles não recomendam colocar a pistola de um lado, o estojo pode superaquecer.
O poder de uma pistola termográfica é um indicador da velocidade de "descongelamento" do bastão de cola. Quanto maior a potência, mais rápida a cola derrete. Pistolas quentes profissionais de trezentos watts e amadoras até 150 watts. Alguns dispositivos estão equipados com um regulador de energia. O indicador de aquecimento - uma luz no corpo da pistola, mostrará quando é possível iniciar o trabalho, e a cola derrete na temperatura desejada. A temperatura de fusão da cola também é de grande importância, pois alguns materiais não suportam altas temperaturas.
Existem ferramentas para um determinado material, mas é mais rentável comprar uma unidade com temperatura controlada. Qualquer haste derrete a 105 graus, e uma temperatura mais alta simplesmente acelera esse processo.
As hastes de reposição para uma pistola quente variam em diâmetro, cor e temperatura de operação. Os adesivos podem ter comprimentos diferentes (de 4 a 20 cm). O diâmetro da haste é selecionado de acordo com a configuração da sua arma.
As hastes coloridas são projetadas para mascarar costuras ou para decorar. O adesivo universal é transparente, o preto é destinado à vedação, o amarelo é usado para o vidro. Até hastes com canetas apareceram no mercado, o que abre mais oportunidades para os decoradores.
Preparando-se para trabalhar com uma pistola térmica
O princípio de operação das pistolas de cola quente é o mesmo e você precisa saber passo a passo como usá-lo. Esta é uma ferramenta elétrica, portanto a segurança é obrigatória. Antes de cada uso, você precisa inspecionar o dispositivo, não deve haver danos ao corpo da pistola. Qualquer coisa que não seja notada, mesmo a menor rachadura, pode levar a problemas. Em seguida, inspecione o bico, ele não deve estar entupido.
A haste é inserida no conector até parar, um novo adesivo é adicionado somente após o primeiro ter sido usado.
Endireite o cabo antes de conectá-lo a uma tomada. Geralmente, o comprimento do cabo não permite o uso gratuito da ferramenta; nesse caso, você precisa usar um cabo de extensão. No corpo da pistola, existe um interruptor que permite ajustar a temperatura do adesivo. A câmara de calor não derrete a cola depois de um tempo, pois precisa ser aquecida. O indicador mostra o início dos trabalhos com o dispositivo.
Algoritmo Hot Gun
Quando a inspeção terminar, continue trabalhando com o dispositivo. Se você usar a ferramenta corretamente, um excelente resultado será garantido.
O polímero aquece com o tempo, portanto, não se apresse em puxar o gatilho imediatamente após ligá-lo. Enquanto o aparelho está aquecendo, o material é preparado para o trabalho. A superfície do material deve estar limpa e desengordurada. O volume desejado de polímero é ajustado pressionando o gatilho. Esprema apenas a quantidade de polímero necessária.
O polímero no estado fundido mantém a temperatura por mais alguns segundos. Durante esse período, ele deve ser aplicado ao material e pressionado um contra o outro. Derreta lentamente. Uma grande quantidade de polímero exigirá mais tempo para a ligação.
Durante uma pausa no trabalho, o dispositivo deve ser colocado em um suporte para que a cola quente não flua para a pistola.
Não exceda o tempo de uso da ferramenta incluídaespecificado nas instruções. Uma pistola térmica profissional pode ser usada por 2 horas; as pistolas de criatividade precisam ser desligadas após 20 minutos.Durante uma pausa no trabalho, uma teia de aranha fina pode se formar, o que não é difícil de remover em estado sólido. Depois de terminar o trabalho, limpe a ponta da cola restante.
Vantagens e desvantagens de uma pistola térmica
Os benefícios são numerosos. Uma pistola quente fornece colagem instantânea. A força de união é alta, cola os mesmos materiais bem juntos e combinações de materiais entre si. A aparência da superfície colada tem uma excelente aparência. Há uma grande paleta de bastões de cola, você pode escolher uma cor para qualquer superfície. Esta ferramenta não pode ser substituída durante a fixação, onde você precisa fazer isso sem estresse mecânico. Acredita-se que seja ecológico e absolutamente seguro.
As deficiências da pistola térmica são poucas. Não adere bem ao poliuretano com concreto, gesso e cimento. E você não pode usar este dispositivo em um local em que a peça colada com essa cola sofra mais aquecimento. Para bordar, esta unidade é ideal. Com ele, você pode fazer coisas únicas.
Para mais informações sobre cartuchos adesivos, consulte o próximo vídeo.
Função e design da ferramenta
Na aparência, o dispositivo é muito semelhante a uma arma, que desempenhou um papel na escolha do nome. Para o trabalho, a pistola de cola é reabastecida hastes especiais de poliuretano que derreter, transformando-se em uma consistência fluida. O último congela rapidamente, fixando diferentes materiais.
As hastes são instaladas na pistola por trás. Hoje existem modelos que podem trabalhar com hastes de 7 a 11 mm de diâmetro. Os bastões de cola são colocados em um receptor especial, onde a ponta do material está no módulo de aquecimento.
Como já foi observado, quando aquecida, a haste derrete, tornando-se viscosa; nesse momento o material recebe propriedades penetrantes e adesivas, mas não por muito tempo - por cerca de 5 minutos! Quando você pressiona o gatilho, a massa adesiva sai do bico, caindo na superfície de trabalho.
Durante muito tempo, o design da pistola de cola quente não mudou, oferecendo os mesmos 4 elementos principais:
- Bocalchamado bico ou bico. Utilizando-o, você pode ajustar a dosagem da composição adesiva extrudada para a superfície. A válvula de corte localizada dentro do bico evita vazamentos acidentais da solução. O próprio bico é feito de uma liga de metal, por fora é coberto com um material isolante de calor. Para fins preventivos, após a operação, o bico deve ser bem limpo,
- O próximo elemento igualmente importante no design da pistola de cola é acoplamento. É colocado diretamente em frente à câmara de aquecimento e tem a forma de um receptor tubular. O acoplamento fornece estanqueidade, impedindo que a composição fundida penetre na estrutura. Vale a pena notar que uma falha no acoplamento geralmente torna a ferramenta inutilizável,
- Unidade de alimentação feito como empurrador de anel que começa a se mover quando você puxa o gatilho. Ele é realizado mecanicamente e, portanto, seu design dificilmente pode ser chamado de parte confiável do mecanismo, pois, quando pressionado com força, a quebra do gatilho não é excluída. Ao mesmo tempo, para cada tipo de pistola de cola quente, eles devem usar suas próprias hastes - com o diâmetro certo! Em casos extremos, será difícil trabalhar com a ferramenta; no pior caso, a arma quebrará,
- Módulo de aquecimento colocado dentro do barril, realizado na forma de um recipiente de metal. A unidade de aquecimento está localizada na parte inferior da câmera. Nos modelos com uma categoria de preço mais alta, pode haver vários elementos de aquecimento ao mesmo tempo. O desempenho da pistola de cola depende em grande parte do volume da câmara e da potência dos elementos de aquecimento.
O elemento mais confiável no projeto da ferramenta é considerado a unidade de aquecimento, pois é capaz de funcionar adequadamente durante todo o período de operação.
Quanto ao caso, é feito de polímeros duráveis e sólidos, que não apenas toleram bem a ação de altas temperaturas, mas também não permitem que esse calor passe por si próprio para a mão do mestre. Alguns produtos, em seu design, oferecem janelas especiais através das quais é possível observar o restante da haste.
Para segurar melhor a alça, sua superfície é equipada com uma pastilha antiderrapante. Muitas vezes, os fabricantes complementam o pacote suporte especial , com a ajuda da qual o trabalho com a ferramenta se torna muito mais conveniente.
As pistolas de fusão a quente têm sido amplamente utilizadas tanto na construção quanto na vida cotidiana, tornando possível colar vários materiais da maneira mais simples, rápida e qualitativa.
Variedades
Hoje, na loja, você pode encontrar vários tipos de pistolas de fusão a quente, que diferem em alguns recursos de design. Nos modelos com gatilho de carrossel, a cola é espremida quando o gatilho é girado ao longo do eixo. Outras versões oferecem gatilhos na forma de controles deslizantes, quando pressionados, o adesivo entra na câmera paralelamente ao barril.
Existem versões no mercado que permitem alterar a temperatura do aquecimento. Tais dispositivos permitem trabalhar com hastes com diferentes pontos de fusão.
Os modelos pequenos estão equipados com um bico longo. Na maioria dos casos, esses dispositivos são comprados para crianças, porque neles não é preciso muita força para acionar o gatilho, e a potência do dispositivo é mínima.
Pistola de cola quente - uma ótima ferramenta para reparo! Além disso, muitas vezes encontra sua aplicação na construção. Uma grande variedade de modelos no mercado possibilita, sem dificuldades particulares, a escolha da versão que mais se aproxima dos requisitos de trabalho, e uma variedade considerável de potência e tipo de design permite que você use o dispositivo ao executar tarefas domésticas e de produção.
Um dispositivo como uma pistola de cola quente chegou ao mercado de ferramentas elétricas apenas alguns anos atrás, portanto este produto não pode ser encontrado em todas as residências. No entanto, por outro lado, em todos os lares existe um problema que pode ser facilmente resolvido com o uso de uma pistola de cola, já que reparar algumas coisas com cola é uma ocorrência bastante comum.
A pistola de cola deve seu nome de “combate” à sua semelhança com a arma de mesmo nome. De fato, o corpo do produto é muito semelhante a uma pistola de combate - uma forma semelhante, a presença de um gatilho, um cano. Sim, e com cartuchos você pode fazer uma analogia - a pistola térmica é "carregada" com bastões de cola.
Classe de ferramenta
Como outras posições das ferramentas elétricas, vários modelos de pistolas térmicas são classificados em modelos profissionais e domésticos. Ao escolher um produto para uso doméstico, não preste atenção a modelos profissionais e caros, pois neste caso estamos falando de ferramentas para qualquer produção.
As empresas operam continuamente com o fornecimento automático e constante de bastões de cola ou em posições com um recurso aumentado e alto custo. Para uso amador, uma ferramenta de classe doméstica é bastante adequada, cujo custo geralmente não excede 1000 rublos.
Consumíveis
A principal diferença entre os bastões de cola é o tamanho do seu diâmetro. Pode ter dois indicadores - 7 e 11mm.
Antes do uso, é necessário descobrir qual diâmetro as hastes são suportadas por este modelo de pistola de cola.
Se você pretende usar a ferramenta caso a caso, basta uma pistola com uma haste de sete milímetros.
Se falamos de reparos constantes com um consumo relativamente grande de cola, seria ideal comprar um modelo com um núcleo de onze milímetros.
Por exemplo, o modelo da pistola de cola PK 11/100 da marca comercial Stavr. O número 11 no artigo indica o valor do diâmetro do elemento consumível.
Ponto de fusão
Intuitivamente, também é possível adivinhar o leigo - quanto maior a temperatura de aquecimento, maior a produtividade da ferramenta.
Para uma ferramenta de classe doméstica, a temperatura varia de 105 a 200 graus. Essa execução se deve ao fato de alguns materiais serem sensíveis à alta temperatura (papel, papelão, borracha) e, ao trabalhar com essas coisas, definir o ponto de fusão mínimo, ou seja, 105 graus.
No entanto, nem todos os modelos de armas térmicas têm a capacidade de ajustar a temperatura e, portanto, o valor desse parâmetro é constante (por exemplo, apenas 105 ou apenas 200 graus).
As posições com capacidade de ajuste estão na linha de pistolas térmicas da marca Dremel.
Se você não adquiriu uma ferramenta tão útil como uma pistola de cola, pense seriamente em comprar. Este é um aparelho elétrico multiuso projetado para derreter hastes de poliuretano. O material fundido adere bem a vários materiais, fornecendo uma junta confiável e durável, estável em água e em vários líquidos.
Devido às propriedades do poliuretano, a massa fundida pode ser usada para colar plástico, metal, madeira ou criar vários produtos decorativos, design e modelagem. Tais ferramentas são amplamente utilizadas por construtores, designers, floristas e um termogun também é adequado para a criatividade das crianças.
Uso do dispositivo na construção
Usando uma pistola térmica, você pode executar vários trabalhos de construção e reparo. Para tais fins, modelos mais potentes com um grande diâmetro do bastão de cola são mais adequados. Eles podem distribuir rapidamente uma grande quantidade de adesivo em uma superfície vertical ou horizontal.
Que trabalho de construção e reparo pode ser feito com uma pistola de cola?
- Encha cavidades, rachaduras e até furos de diâmetro pequeno ou médio.
- Corrija fios ou utilitários.
- Conecte as peças de vidro ou cole os elementos de vidro na base.
- O composto de poliuretano cola rodapés de madeira e plástico, estruturas leves de polímero que não serão carregadas com força, painéis de plástico, ganchos e ornamentos decorativos.
Uma boa composição de poliuretano adere a quase todas as superfícies, mas você deve saber ao trabalhar com quais materiais suas propriedades são inúteis:
- concreto
- tijolo
- silicone
- drywall
- espuma de poliestireno
- polietileno de baixa densidade.
A composição universal de polímeros é muito conveniente para aquecer e fazer vários produtos de peças, fazer trabalhos decorativos ou desenhar com uma massa fundida de cores diferentes. Muitas vezes, a pistola de cola é usada na modelagem, fabricação de quadros e outras estruturas.
Se o dispositivo for adquirido para bordar, atenção especial deve ser dada à sua configuração - em alguns modelos, existem vários bicos diferentes com diâmetros diferentes ou bicos de alimentação alongados, o que é conveniente quando se trabalha em pontos cegos ou entalhes.