Ao decorar janelas, escolher o material certo para as cortinas já é metade do sucesso. É mais popular fazer cortinas de tecidos de véu ou de organza.
A organza é feita usando um método no qual cada uma das fibras é torcida de uma maneira especial e, em seguida, o tecido é criado a partir dela. Em grande parte devido a isso, a organza tem uma textura bastante rígida.
Vale ressaltar que qualquer tecido translúcido macio que tenha várias características, como transmissão de luz, leveza e assim por diante, é chamado de véu. A organza é uma questão separada, diferente em seus parâmetros dos véus.
Ao escolher entre um véu e a organza, você precisa conhecer as seguintes diferenças nos tecidos:
- Rigidez. Os véus se distinguem por uma textura macia, enquanto a organza é um material bastante denso e ligeiramente arranhado.
- Conformidade. Os véus são cobertos com facilidade, o que permite criar diferentes tipos de dobras. A organza não se presta a modelar na mesma medida, mas mantém sua forma.
- Cuidado fácil. Os véus devem ser lavados com meios suaves especiais, a organza é despretensiosa, basta lavá-la na máquina de escrever. Os véus devem ser passados com muito cuidado, pois são facilmente enrugados, a organza praticamente não enruga e raramente exige engomar.
- Durabilidade. Nos painéis dos véus, é fácil apertar, danificá-los. A organza é mais resistente a danos.
- Longevidade. Ambos os materiais com os devidos cuidados podem durar de 7 a 10 anos.
A organza, como um véu, pode ser feita de seda ou poliéster natural. Seu preço varia entre as opções mais baratas e fabulosamente caras.
A organza é de dois tipos: fosco e brilhante. Organza brilhante é mais comum de se ver nas janelas. Como cortinas foscas, geralmente são escolhidos véus.
Dimensões
Como qualquer cortina, as cortinas de organza podem ter dimensões completamente diferentes. Antes de tudo, depende da escolha da sala na qual está planejado pendurá-los. Os modelos no chão parecerão inadequados em salas como banheiro ou cozinha e, no quarto, pelo contrário, essa solução é bem-vinda.
Cortinas de organza curtas até o peitoril da janela são adequadas para enquadrar a janela no banheiro. O organza seca rapidamente e não tem medo da exposição ao vapor quente.
Cortinas compridas são adequadas para decorar o espaço da janela na sala de estar. A organza sempre parece elegante, o que é muito importante considerar ao escolher uma decoração no corredor, o comprimento do piso é padrão.
Você também pode colocar organza em uma cortina francesa até o peitoril da janela. Essa decoração parece festiva e acrescenta esplendor, e escolher o comprimento real não parece vulgar.
Cores
Como mencionado acima, a organza pode ser fosca ou brilhante. Ambos os tipos podem ser multicoloridos, mas com mais freqüência a organza brilhante é deixada transparente, com foco na textura iridescente incomum do tecido. Estouros brancos causam uma impressão incrível, tornando todo o ambiente mais elegante e refinado.
As cores de cortina mais populares deste tecido incluem:
- Bege
- Pêssego
- Vermelho silenciado
- Verde
- Rosa
- Azul
- Amarelo
- Brancos
- Roxo
- Castanho.
Bons pontos de escolha
A beleza do produto. Este é um tipo de tecido velado que executa tarefas funcionais. Em particular, isso se refere à função de proteção contra a luz solar.
A capacidade de equilibrar a sala, uma combinação harmoniosa com elementos adicionais. A foto em organza tulle mostra bordados e ornamentos. Opções modernas envolvem o uso de processamento a laser.
Adicione as mesmas cortinas leves e sem peso à atmosfera de leveza. O processo de remoção ou instalação é fácil, o mesmo vale para o cuidado do produto.
O lado positivo é prático. Afinal, a cortina de tal plano não se dobra, não está sujeita a deformação. Ao mesmo tempo, o formulário permanece o mesmo; as características qualitativas são preservadas.
Longo prazo de operação.
Vale a pena observar separadamente o momento de como lavar o tule da organza. O tecido não se assenta, seca rapidamente o suficiente. Cuidar deles é fácil, basta alocar tempo para isso. Rasgar um produto é bastante difícil, apesar de sua aparência fazer você pensar de maneira diferente.
Você pode escolher qualquer cor, não apenas a organza clássica de tule branco. Tudo depende das preferências individuais. Escolha desenhos para o produto, imprima "camaleão". Eles parecem bonitos por conta própria e em combinação com uma cortina densa ou lambrequins.
Quarto
Material leve combina perfeitamente com cortinas densas de textura. Essas cortinas incluem produtos laminados romanos. O uso de persianas é possível. Para o quarto, estouros dourados são adequados.
Organza com bordado parece original. Esta opção tornará seu interior mais vívido e expressivo.
As mesmas decisões bem-sucedidas incluem o uso de tafetá ou lantejoulas. Padrões feitos de miçangas tornarão a sala mais expressiva, transformarão significativamente as aberturas das janelas.
Importante! Considere o estilo do design, o equilíbrio da composição do estilo.
As cortinas de multicamadas de organza são uma excelente solução para o salão. Na maioria das vezes, projetos duplos são escolhidos. Este produto possui duas camadas. O primeiro é transparente, leve e o segundo é uma textura mais densa.
Para um efeito melhor, experimente uma paleta de flores. Talvez o uso do tipo "arco-íris", ou seja, uma combinação de vários tons de material. Separadamente, um produto listrado é diferenciado, o que é incomum e original para a textura do material.
Características e descrição das cortinas de organza
Os seguintes tipos de organza são:
- Crash. Graças à textura irregular cria o efeito de vidro quebrado.
- Devorah. Seções densas da tela se alternam com transparentes. O efeito é alcançado gravando o produto com reagentes.
- "Camaleão". Tem uma textura iridescente, brilho sedoso.
- Colhendo. O padrão é semelhante ao acidente, tem uma textura amassada.
- "Chuva". Graças aos fios densos tecidos na tela, lembra uma chuva chuvosa.
Vantagens e desvantagens
O material tem várias vantagens:
- uma grande variedade de cores, texturas,
- força
- facilidade de atendimento
- falta de queimar sob o sol,
- estanqueidade à luz e ao ar.
A desvantagem é a textura dura. Isso pode causar dificuldades com a cortina.
Desenhos e padrões
Tecido original parece devorar. O padrão se assemelha a um vitral, um padrão em vidro.
Para o estilo, a Provence costuma usar motivos florais, ornamentos florais.
Listras verticais e horizontais são permitidas. Padrões geométricos em organza são possíveis: círculos, triângulos, quadrados.
Cortinas de organza no interior dos quartos
- Para a cozinha, escolha modelos encurtados. A escolha da cor depende do design da sala. Na maioria das vezes, cortinas brancas com padrões finos ou materiais iridescentes são usadas. Você pode adicionar elementos de decoração (bordados, lambrequins, captadores), desenhar uma cortina com uma sombra contrastante na parte inferior.
- Na concepção da sala de estar, o salão combina combinações com cortinas mais densas: cortinas romanas ou de enrolar, cortinas. O tule branco (ou cinza) será apropriado - uma organza branca, neste caso, serve como pano de fundo, dispersa os raios brilhantes do sol. Modelos brilhantes são usados como uma opção independente. Tons quentes tornam o quarto mais acolhedor, propício para uma conversa amigável.
- Materiais foscos naturais são apropriados no quarto, o que ajudará a acalmar. Mais frequentemente, use tons neutros e sem som ou produtos com cores suaves.
- Cortinas brilhantes, cortinas com a imagem dos personagens de seus desenhos animados favoritos são selecionadas para o berçário. Os adolescentes são adequados para tons neutros, cores pastel.
Métodos de montagem
As cortinas são fixadas em cornijas tubulares com a ajuda de anéis ou ganchos-suspensões. Se os acessórios não estiverem conectados, eles serão adquiridos separadamente.
Você pode pendurar a cortina nos ilhós. Primeiro, reforce os orifícios nos quais a haste do beiral é enfiada. Este método de fixação é frequentemente usado para cortinas densas: a organza dos ilhós pode enrugar.
Em uma borda tubular, as cortinas podem ser enroladas. É melhor se eles forem feitos do mesmo tecido que a tela.
Critérios de seleção
Ao escolher um produto, vários critérios são levados em consideração:
- A qualidade das matérias-primas. A Itália é considerada o melhor fabricante, por isso é recomendável comprar cortinas costuradas neste país.
- Cor. O conselho é útil se as cortinas já estiverem penduradas na sala.
- O design geral da sala, o estilo escolhido. As cortinas devem se encaixar harmoniosamente no espaço.
Regras de cuidados
Se não houver miçangas, elementos bordados, lantejoulas nas cortinas, elas podem ser lavadas na máquina a temperaturas abaixo de + 40 ° C. Na presença de jóias, o produto tolera apenas a lavagem das mãos.
O pó é substituído por gel, os alvejantes e os produtos que contêm alvejantes não são utilizados, pois essa opção é diferente, pois destrói a estrutura do tecido.
Os produtos de organza são contra-indicados no ciclo de centrifugação no tambor. É melhor apertar ligeiramente as cortinas com as mãos após a lavagem.
Secar o produto de forma endireitada. Você pode pendurá-lo imediatamente na borda e deixá-lo secar lá. Passe um pano úmido com um pano de algodão, aquecendo o ferro até o estágio 1-2.
Organza combinada com estilos
Para estilos modernos, use cortinas opacas sem um padrão.
As dicas para usar produtos de organza estão listadas abaixo:
- Para alta tecnologia, use um tom marrom.
- O interior minimalista é complementado por tecido branco.
- No Art Nouveau, é permitido o uso de ornamentos (motivos ou listras florais).
- A sala em estilo ecológico é complementada por organza de tons naturais de materiais naturais. No inverno, a organza é removida.
- A sala barroca está decorada com uma variedade brilhante de organza. Eles preferem tons profundos, materiais caros.
As idéias de design podem ser vistas nas fotografias.
Como combinar com outras cortinas
A combinação de cortinas de organza com cortinas nas janelas é considerada um clássico. Essa combinação é usada para projetar salas ou quartos.
É permitido o uso de persianas de cortinas neutras: as variedades branca, bege e cinza são adequadas. Esta opção é frequentemente escolhida para a cozinha.
Organza é combinada com cautela com cortinas romanas. É aceitável usá-lo para projetar o quarto de um adolescente.
Entre em contato com o designer se você quiser decorar a sala com essa combinação.
Como costurar por conta própria
Você não precisa comprar novos itens na loja. Você mesmo pode fazer uma cortina.
Para fazer isso, você precisa determinar o tamanho. A largura do produto deve ser 3 vezes maior que a da abertura da janela. O comprimento é escolhido no chão ou no peitoril da janela.
Costurar uma organza fina é difícil, então trabalhe em um tecido de flanela ou em um cobertor grosso: é impossível fazer isso em uma mesa. Aumente a margem de costura em 2 vezes, pois o material pode desmoronar. No local da reticulação, é necessário tratamento com um tecido não dissolvido em água. Não aperte o produto com pinos. Se precisar passar a tela, coloque um pano de algodão por cima.
O que é melhor: organza ou véu
As diferenças entre o véu e a organza em vários parâmetros são mostradas na tabela.
Parâmetro | Véu | Organza |
Rigidez | Macio, arejado. | Difícil, espinhoso. |
Conformidade | Fácil de enrugar, mudar de forma. | Mantém a forma. |
Durabilidade | Puffs, danos costumam aparecer nas telas. | Resistente a danos mecânicos. |
Longevidade | Com o manuseio adequado, durará de 7 a 10 anos. | Com os cuidados adequados, durará 7 a 10 anos. |
Cuidado | Lave com produtos suaves. Passe com cuidado. | Lavável na máquina. Passar raramente é necessário. |
Dependendo das preferências pessoais, cada um determina independentemente qual opção melhor lhe convém.
Uma alternativa à organza é um microvoil, uma semi-organza. Tais cortinas combinam suavidade e elasticidade.
Organza: recursos de tecido
A delicada organza do ar é o resultado de uma tecnologia especial de torcer fios de seda, viscose e poliéster. O tecido possui não apenas um amplo espectro de cores, mas também um grande número de variedades, existem:
- organza simples
- material impresso
- tela lisa
- tecido comprimido
- tule impresso
- com enfeite de lantejoulas
- tecido com rosca adicional de alumínio.
Os primeiros metros de organza foram feitos de seda. Agora é difícil encontrar material completamente natural e, além disso, seu preço é bastante alto.
Qualidade do material
Tecido requintado tem uma série de vantagens. À óbvia leveza e beleza são adicionadas:
- força, durabilidade,
- boa resistência à deformação,
- rigidez, retenção de forma por um longo tempo,
- despretensiosidade, facilidade de uso,
- aumento visual no espaço,
- acessibilidade
- grande variedade de cores.
O tecido é especialmente valioso, pois você pode não apenas comprar cortinas prontas na loja, mas também costurar você mesmo, mesmo para costureiras inexperientes.
A cozinha
Para escolher as cortinas certas para a cozinha a partir de organza, você precisa ser guiado por certas regras:
- A melhor opção - cortinas curtas com a capacidade de ajustar a altura, especialmente se a janela estiver ao lado do fogão e da mesa.
- Qualquer esquema de cores é aceitável, mas a escolha precisa ser interrompida em tons pastel e calmos. Visualmente "expande" a pequena cozinha; uma cozinha espaçosa com sala de jantar dará uma sensação adicional de frescura.
- É importante considerar o estilo da sala. Para um belo design moderno, você precisará de um tecido com uma sombra metálica que possui uma organza com um toque de fio metálico.
- A cor do tecido pode ser selecionada "para móveis"; nesse caso, a sala ficará elegante e impressionante.
Com a ajuda da decoração do ar, é possível dividir a área de jantar da cozinha, separando a cozinha e a sala de jantar.
Importante! Para não criar uma vizinhança perigosa de tecido com um fogão e outros dispositivos técnicos, a melhor opção seria instalar uma cortina romana ou austríaca na cozinha.
Quarto
Para o quarto, a melhor opção pode ser considerada um conjunto de cortinas densas em combinação com a leveza leve das cortinas feitas de organza. Um tecido transparente delicado em uma pequena sala é especialmente apropriado - isso ajudará a equilibrar o volume do tecido principal.
Uma boa opção é usar uma combinação de cortinas, organza de tule e cortinas romanas no mesmo esquema de cores ou em tons relacionados. Em relação à paleta de cores do quarto, você pode dar liberdade à imaginação escolhendo um padrão incomum, um ornamento e uma impressão criativa. O dossel acima da cama de tule transparente se encaixa bem no espaço de uma sala grande. É desejável escolher cortinas e um dossel em uma sombra de cor.
As telas douradas ou prateadas e arejadas se tornarão um acompanhamento luxuoso de cores pastel.
Sala de estar
A sala principal da casa está sempre decorada de maneira mais solene do que o resto da sala. Cerimonial, decoração espetacular envolve a participação no design de belos tecidos caros. A aparência chique do salão pode ser facilmente criada usando cortina de ar.
Cortinas de organza combinadas são bem-vindas na sala de estar, mesmo sem o acompanhamento de cortinas mais densas. Dos vários tipos de cortinas, a melhor companhia de tecido leve será o tipo francês: a sala sempre terá muita luz, o interior da sala não ficará sobrecarregado.Telas decoradas com lambrequins, bordados e garras graciosas são bem-vindas.
A estrutura incomum da organza, seus tons estranhos, transformarão facilmente o salão em uma moderna e moderna sala de estar.
Bath
Em um apartamento, especialmente um pequeno, decorar uma pequena sala com organza nem sempre é apropriado. Um tecido de textura semelhante reduzirá visualmente as já pequenas filmagens, tornará a sala apertada e sobrecarregada. Além disso, o material muitas vezes precisará ser lavado - qualquer spray pequeno no tecido causa uma dispersão claramente visível de pontos sujos e desarrumados e estraga a aparência elegante da organza.
Nas grandes casas de campo, a banheira geralmente é projetada como uma sala comum, especialmente se uma área significativa for alocada para ela. Nesse caso, o material ajudará não apenas a cumprir a função principal - cortinas das janelas, mas também a indicar o zoneamento de uma sala espaçosa.
Nas fotografias do interior moderno, frequentemente são encontradas cortinas de banheiro, cercando a localização do encanamento.
As vantagens e desvantagens da organza
A organza consiste em fibras naturais ou sintéticas, é leve e durável, transmite e dispersa os raios do sol, fácil de cuidar.
Os benefícios | Uma textura suficientemente rígida do tecido nem sempre é passível de drapeamento complexo. |
---|
Cortinas
No interior moderno, as cortinas costumam ser chamadas de cortinas costuradas a partir de tecidos leves e finos - organza, tule e véu. Também podem ser cortinas planas densas feitas de materiais lisos, mesmo com tecelagem.
Tecidos feitos de fibras naturais com uma estrutura padronizada, quadriculada ou celular que permitem boa permeabilidade ao ar podem ser ideais para fazer cortinas.
Na foto, a sala tem um estilo moderno, com cortinas de organza translúcidas.
Duplo
São chamadas cortinas duplas, cujos tecidos são combinados um em cima do outro. Na decoração deste tipo de cortinas, use frequentemente lambrequins e uma combinação de duas cortinas translúcidas. Cortinas multicamadas feitas de organza translúcida decoram e ampliam visualmente uma pequena janela.
Romano
Essas cortinas são feitas de uma tela de tecido liso, dividida em seções iguais. Cada seção horizontal é fixada por uma haste costurada, forte e leve. Para levantar a cortina, você precisa puxar o fio, que está preso no lado errado. Com a ajuda deles, você pode abafar a luz do dia. E para não criar uma atmosfera sombria, vale a pena usar tecidos translúcidos, por exemplo, organza.
Francês
Esse tipo de cortina costuma ser chamado de "marquesa". As cortinas francesas consistem em seções formadas por dobras semicirculares, distribuídas uniformemente por toda a tela. A marquise de organza ou tule de seda combina perfeitamente com lambrequins e cortinas.
Austríaco
A cortina austríaca é distinguida por vieiras volumosas na parte inferior da tela. No topo, a cortina é coberta manualmente ou usando cortinas. Estas cortinas são costuradas a partir de tecidos translúcidos. Dependendo da finalidade, é prático usá-los na cozinha para criar um efeito arejado e fazer um comprimento curto prático para o peitoril da janela. Na sala ou no quarto, combinados com cortinas pesadas, as cortinas austríacas adicionam um toque de luxo ao interior da sala.
Com impressão de fotos
Esse tipo de cortina envolve a seleção de qualquer imagem fotográfica, por exemplo, paisagem urbana ou natural, com mais aplicação na tela.
Variedades de Organza
As tendências da moda sugerem o uso de novos tipos de organza na decoração de janelas. Criado usando tecnologias inovadoras de fios de tecelagem, esses tipos de tecidos dão o efeito de difusão adicional da luz solar, o jogo de cores e transborda sob iluminação artificial.
- Crash. Esse tipo de organza também é chamado de "efeito de vidro quebrado". A textura do tecido é irregular, como se estivesse rachada.
- Colhendo. Ou tergalet. O padrão no tecido é semelhante ao impacto e também possui uma textura "enrugada" em relevo.
- Devorah. Nesta organza, seções densas e transparentes da tela se alternam. Na produção, esse efeito é alcançado gravando o tecido com reagentes especialmente selecionados.
- A chuva Pequenos e densos fios imitando o padrão da chuva são tecidos na tela da organza.
- Camaleão. Este tipo de tecido tem uma textura iridescente e brilho sedoso.
Longo
Cortinas no chão ou cortinas macias no chão nunca saem de moda. Se a sala estiver localizada no lado sul ou sudeste, cortinas longas e densas são adequadas para proteção da luz. Para quem gosta de luz brilhante, cortinas feitas de luz e organza clara são adequadas.
A foto mostra longas cortinas feitas de organza translúcida marrom em combinação com cortinas densas.
Curto
As cortinas do peitoril da janela podem ser usadas em ambientes fechados, como para fins práticos - na cozinha e no berçário, para evitar poluição frequente. Assim, com a estética - no design de uma sala com um estilo moderno, a moldura da janela é frequentemente decorada com cortinas romanas curtas de textura densa. Se o interior precisar de mais luz e leveza, eles são combinados com cortinas de ar no chão.
Gama de cores
O esquema de cores refere-se à combinação de cores e tons que estão em harmonia entre si, o que significa que podem ser combinados em decoração e tecidos para decoração de interiores.
A seleção das cores certas para o design de interiores é uma tarefa importante, pois diferentes tons têm a capacidade de afetar o humor e a condição física: alguns tons estimulam o sistema nervoso, enquanto outros, pelo contrário, o acalmam.
Bege
Essa cor é uma excelente base para outros tons mais saturados e vibrantes. Além disso, a paleta de bege em tons de leite, cappuccino, cru e caramelo, permite usá-lo em um design monocromático. Os designers usam esse método para obter o efeito de calma e suavidade no interior.
Branco
As cortinas de organza brancas têm a capacidade de aumentar visualmente o espaço. A cor branca evoca imagens positivas: uma pomba branca é um símbolo de paz e amizade. Existem mais de 10 tons de branco em cores frias e quentes, por exemplo, tons de platina e leitoso. A escolha do tom certo combinará harmoniosamente o tule com outros elementos da composição da cortina.
Na foto, há uma sala de jantar em estilo clássico com decoração de janela em forma de cortinas de organza translúcidas brancas.
Verde
O espectro de tons de verde afeta favoravelmente o bem-estar e o humor, pois está associado à vida selvagem. Nesse caso, você pode escolher um ambiente aconchegante e pastel - para o quarto ou revigorante, frio e brilhante - para a sala de estar.
Preto
Os designers costumam usar essa sombra acromática no interior como um sotaque estilístico. Por exemplo, as cortinas de organza pretas são um elemento estrito e eficaz no interior de uma sala com paredes claras, tetos altos e móveis em estilo moderno.
Amarelo
No espectro de cores, o amarelo está entre laranja e verde, por isso combina bem com essas cores. E também pode ser usado independentemente - como uma cor de base (com baixa saturação) e como uma ênfase na janela - em uma versão brilhante.
Vermelho
Esta cor tem um poderoso efeito estimulante no humor, portanto seu uso no interior deve ser medido e pensado.
Minimalismo
O nome desse estilo é derivado da palavra minimus - a menor. Reflete com precisão seu conceito no interior e na decoração - concisão, simplicidade e precisão.
A foto mostra um interior minimalista com uma decoração monocromática em janelas de organza cinza.
Clássico
No interior do clássico está a criação de imagens exemplares e típicas. Ou seja, proporções ajustadas, design barroco ou império de móveis e decoração. No design têxtil, esses são padrões complexos, cortinas luxuriantes e tecidos caros. A decoração usa miçangas, rendas, cachos, bordados e ouro.
Design de cortina
Criar uma decoração harmoniosa e única para uma janela é uma tarefa criativa difícil para um designer. Requer profissionalismo, precisão de cálculos e grande potencial criativo. Ao desenvolver o design das cortinas, é necessário levar em consideração todos os detalhes, a saber: a área e a iluminação da sala, o tamanho e a forma das janelas, o esquema de cores das paredes e o estilo dos móveis.
- Arco-íris colorido. Este design é especialmente adequado para quartos de crianças.
- Assimétrico. Crie um jogo de luz e sombra, pode ser um sotaque original na sala.
- Gradiente Um design elegante com uma transição de cores suaves para saturadas é usado em interiores com um estilo moderno.
- Com bordado. A aparência luxuosa desta decoração é adequada para interiores em estilo clássico.
- Com ouro. O design usando ornamentos de ouro e prata confere à sala uma aparência rica e elegante.
- Com fios caídos. Uma combinação versátil e elegante de organza com fios caídos é adequada para criar um sotaque brilhante na sala, no quarto ou na cozinha. Os fios caídos podem ser combinados com a cor do tule ou combinar cores contrastantes.
Geometria (faixa, célula)
O design listrado parece harmonioso em interiores com um estilo moderno.
Na foto à esquerda, a cozinha é decorada com cortinas de organza brilhantes com um design listrado.
Flores
Entre os desenhos florais mais populares para cortinas estão papoilas vermelhas brilhantes, margaridas ensolaradas, lírios requintados e sakura lacônico. Além disso, o design de cortinas com cores grandes parece espetacular, especialmente em quartos espaçosos.
Borboletas
Padrão com borboletas nas cortinas é sempre relevante. É frequentemente usado por designers na decoração de quartos para meninas.
Na foto à esquerda, o quarto da menina com a decoração das janelas em forma de cortinas brancas translúcidas com um padrão em forma de borboletas.
Monogramas
Na Idade Média, monogramas significavam a escrita de iniciais com um belo entrelaçamento de linhas. Hoje, esse padrão é usado para criar decorações na forma de um padrão complexo em cortinas.
Hall ou sala de estar
O efeito infinito na sala cria um tule de organza branco. E as cortinas serão adicionalmente decoradas com uma imagem, por exemplo, um losango ou um oval.
Com lambrequins
Lambrequin - uma cortina horizontal curta inventada pelos franceses, localizada no topo de uma cortina, janela ou porta. Este elemento decorativo confere à composição têxtil a perfeição.
Com cortinas
Praticamente necessário para proteger da luz do dia ou da iluminação pública, as cortinas lacônicas são frequentemente combinadas com uma organza leve e elegante.
Na foto, há uma sala de estar com cortinas escuras densas e um tule feito de organza translúcida.
Decoração cortina
A decoração de cortinas é um conjunto de maneiras de melhorar suas qualidades estéticas.
- Lambrequins. O uso de lambrequins na decoração da janela confere nobreza e solenidade a toda a sala.
- Captadores. A criação de dobras macias, conferindo dinâmica ou suavidade a uma composição de cortina é possível graças aos captadores.
- Puffs. O visual pomposo e luxuoso da decoração volumosa em forma de folhadas no topo das cortinas.
Opções de montagem para a cornija
Existem cornijas de montagem na parede e no teto. Com a montagem na parede, a cornija pode ser um elemento especial de decoração - com pontas torcidas, ornamentos florais ou monogramas.
- Ilhós. Uma luva de metal ou plástico, instalada no tecido, reforça as bordas dos orifícios. Uma maneira simples e elegante de fixação é adequada para interiores em estilo moderno.
- Dobradiças. Esta opção de montagem cria um design de janela descontraído e moderno.
- Anéis. A opção tradicional de prender as cortinas à borda com a ajuda de anéis adquire um novo som em combinação com texturas da moda e cortinas.
Como lavar?
Primeiro de tudo, você precisa saber qual o modo de lavar, quais detergentes escolher e como branquear.
- O regime de temperatura para lavar a organza não deve ser superior a 30 graus. O uso de água quente é excluído, pois o tecido é deformado.
- Ao lavar as mãos, o tecido deve ser ensopado e, após a lavagem, não torça.
- O número de rotações também deve ser mínimo e atingir no máximo 500 por minuto.
- Ao branquear, é necessário escolher agentes clareadores suaves, livres de cloro.
Como acariciar?
Para não danificar o tecido ao passar, você deve seguir algumas regras.
- É necessário começar a passar a organza imediatamente após a lavagem, enquanto o tecido ainda está molhado. Nesse caso, o processo de alisamento será acelerado em comparação com o tecido seco.
- Sob o tecido e nele, você precisa colocar um tecido denso. Gaze pura é perfeita para isso.
- A temperatura do ferro deve estar no mínimo; caso contrário, poderão aparecer manchas amarelas ou queimadas que arruinarão a aparência da cortina.
Crianças
Uma organza leve e colorida no berçário é a melhor solução para o efeito do calor e do conforto mágico da sala.
No design de um quarto para uma criança com cortinas, os principais requisitos para o tecido são:
- fácil de lavar
- imunidade a poeira
- criando escurecimento suficiente para dormir durante o dia.
Para proteger contra luz forte, uma cortina romana feita de material denso é adequada para um tule claro.
A organza é produzida não apenas em cores monofônicas - existem muitas pinturas coloridas à venda, incluindo aquelas com fragmentos brilhantes de desenhos animados e contos de fadas. O material na paisagem do “mar” parece especialmente interessante - as ondas de organza parecem muito críveis.
Segredos de Design: Dicas para Mestres
Criar um interior interessante e único requer não apenas um conhecimento geral e universal, mas também alguns segredos específicos do design de interiores. Os designers adquiriram uma vasta experiência no uso de tecidos de várias qualidades e texturas. Para maximizar o uso produtivo do caráter e das propriedades da organza em seu ambiente doméstico, você pode tirar proveito de várias dicas úteis de especialistas:
- A organza arejada com efeito camaleão parece especialmente interessante - sua capacidade de mudar de cor sob diferentes condições de iluminação confere às cortinas um charme e originalidade deliciosos.
- Para cortinas, organza branca, lambrequins suaves de tons vermelhos saturados são adequados. Esta escolha é especialmente bem-sucedida para uma espaçosa sala iluminada.
- Uma cortina impressa pode ser combinada com vários elementos de ponderação - fitas, pesos pequenos, cordões torcidos, borlas longas.
- O elegante tecido Crash moderno parece incomum e muito elegante - com sua ajuda, você pode criar uma aparência decorativa interessante de vidro "rachado".
As vantagens de uma organza leve e fluida, sua diversidade e charme encantador tornam possível criar um interior incrivelmente bonito em qualquer ambiente.
Seleção de fotos de cortinas de organza no interior
Perguntas e Respostas
A estrutura transparente do tecido pode abafar a luz do sol; no entanto, a sala não ficará completamente escura. Se não quiser usar as cortinas “no chão”, você pode combinar um tule claro com uma cortina romana. Por cor, é melhor escolher uma combinação de tons contrastante.
É melhor lavá-lo à mão. Temperatura da água - não mais do que + 40C. Usando um detergente neutro, a organza é pré-encharcada e depois espremida facilmente para remover o excesso de água, mas não espremida!
Na máquina de lavar, o modo de lavagem delicada ou manual é selecionado. Seca, primeiro deixando o tecido escorrer sobre o banho e depois pendurado no suporte.
A escolha
O material de organza leve e arejado é feito de fibras especiais e transparentes. Existem vários tipos deste material:
- aparência sintética, é feita de viscose,
- variedade natural, é caracterizada pela fabricação de fibras de textura de seda,
- soluções modernas feitas de fibras de poliéster.
Os produtos diferem por trás de sua superfície. Pode ser textura fosca ou brilhante, lisa ou com um acessório opcional.
Combinação de tecidos
Uma das melhores opções para projetar uma abertura de janela é um tecido de múltiplas camadas. Os modelos são diferenciados por suas texturas, imagens ou paleta de cores.
Este produto é capaz de cumprir toda a função das cortinas. Apesar disso, parece ótimo com cortinas.
Ao criar o design das instalações, é usada uma combinação de persianas e um produto leve. Diferentes tipos de persianas são distinguidos, dependendo dos desejos individuais, características estilísticas, escolha um deles. Pode ser vertical, horizontal, de tecido ou de plástico.
Um material translúcido é pendurado na frente de sua superfície, o que suaviza visualmente as linhas duras. Em geral, esse design parece romântico e fresco.
Preste atenção! Lambrequins macios e leves, cornijas enormes combinam-se perfeitamente com tecidos leves e arejados. A organza se estabeleceu como um material universal em suas características, capaz de transformar qualquer abertura de sala e janela.
Conclusões
A escolha do produto é agradavelmente agradável. São tecidos suaves e arejados, decorados com diferentes fios (dourado, prateado). A lista pode ser complementada. Ao decorar, considere o equilíbrio da composição geral do estilo. Experimente padrões, ornamentos e outros elementos adicionais.
Existem muitos aspectos positivos, em particular o cuidado fácil, que não exige despesas financeiras e de tempo. Faixa de preço - disponível para um grande número de compradores.
As cortinas selecionadas adequadamente podem transformar significativamente as aberturas das janelas. Este produto é universal, adequado para qualquer ambiente.