Móveis

Como escolher um colchão ortopédico para uma cama de casal

Cada um de nós passa um quarto ou pelo menos um terço de nossas vidas em um sonho. Portanto, é difícil superestimar o fenômeno do sono saudável. É a chave para a alegria, bom humor e apenas um bom dia.

Não importa o quão caro a cama seja no seu quarto, como você dorme o suficiente depende do colchão. Um colchão ortopédico corretamente selecionado e adequado para você será a chave para sonhos felizes.

Antes de ir à loja para uma compra, você deve estudar cuidadosamente os aspectos básicos da compra de um colchão.

Fatores a Considerar

Ao comprar um colchão novo, você deve prestar atenção a vários parâmetros físicos de uma pessoa.

  1. Idade. Este parâmetro é um dos determinantes na escolha. Todo mundo sabe que nos primeiros 25 anos de vida, o corpo humano está em uma fase de crescimento. Durante esse período da vida, o corpo precisa de apoio sólido o suficiente para a formação adequada. A melhor opção para essa faixa etária é um colchão duro ou médio. O próximo quarto de século passa para o corpo em um modo relativamente calmo. Portanto, na ausência de problemas nas costas, o colchão pode ser escolhido com base em suas preferências. Tendo cruzado o marco de 50 anos, o corpo precisa de conforto e apoio especiais. Ao escolher um colchão nessa idade, atenção especial deve ser dada aos modelos com um alto grau de anatomia.
  2. Peso do usuário. Não menos influência na escolha do colchão tem o peso de uma pessoa.
    Uma pessoa em uma categoria de peso de até 90 kg pode escolher um colchão a seu critério. Pessoas na categoria 90+ devem dar preferência a modelos com maior rigidez.
  3. Características do estilo de vida. O estilo de vida de uma pessoa também afeta a escolha de uma cama. Atletas e pessoas que praticam atividade física diária devem escolher um colchão duro. Para pessoas com baixa atividade física, o índice anatômico pode ser minimizado.
  4. Queixas de saúde. Também vale a pena considerar a condição física de uma pessoa.
    Se o usuário sentir dor nas costas ou na região cervical, é preferível um colchão duro.

Colchões de molas

Todos os modelos de colchões de molas atualmente apresentados nas lojas são de alguma forma divididos em duas categorias, dependendo do uso de uma unidade de molas específica:

  • bloco de molas dependentes (ou "Bonnel"),
  • bloco de molas independentes.

A diferença mais óbvia entre os dois tipos é o preço - unidades independentes geralmente são mais caras. Discutiremos as razões de tais preços e as características do funcionamento de diferentes "sistemas" de molas neste capítulo.

Unidade de mola dependente

Blocos desse tipo consistem em molas de quatro bobinas conectadas entre si, de cima e de baixo, usando finos fios espirais de metal. As dimensões das molas variam de acordo com o tipo de colchão e variam de seis a dez centímetros. Seu número também varia - um produto pode acomodar de 100 a 150 molas por m 2. Um parâmetro como o número de voltas é universal - a maioria das molas tem quatro voltas.

Estrutura da unidade de mola dependente

O método de conexão de molas em colchões com uma unidade de mola dependente é a principal desvantagem de tais produtos, uma vez que essa tecnologia é considerada desatualizada por um longo tempo. Seu ponto negativo é que, quando você pressiona uma certa parte do colchão, todo o território próximo também é pressionado, como resultado do qual o corpo afunda durante o sono. O envolvimento indesejado das nascentes vizinhas não permite o uso dessa tecnologia em propriedades ortopédicas e pode até prejudicar a saúde da coluna vertebral.

Um exemplo de colchão com uma unidade de mola dependente

Entre as vantagens do bloco Bonnel estão as seguintes:

  • baixo custo
  • fácil acessibilidade
  • cuidado fácil
  • qualidade do produto (sujeito à seleção de cópias feitas de látex, holofibra ou poliuretano).

Atualmente, as unidades dependentes são usadas principalmente na fabricação de sofás - elas podem economizar na produção e, ao mesmo tempo, criar um modelo bastante conveniente usando molas.

Unidade de mola independente

Essa tecnologia é o resultado da melhoria do sistema Bonnel - os colchões pertencentes a esse grupo consistem em molas independentes localizadas em suas próprias capas. O resultado dessa separação é a superação bem sucedida da perfuração, que as pessoas com colchões Bonnel tiveram que enfrentar. Um colchão com uma unidade independente de molas distribui uniformemente a carga do corpo sobre o mesmo, evitando assim o indesejável "efeito de rede".

A diferença entre um bloco independente e um dependente

De acordo com a estrutura, as molas de um bloco independente apresentam as seguintes diferenças:

  • redução do diâmetro (valor médio das molas - de 3 a 5 centímetros),
  • aumento no número de turnos (cerca de 7-8 peças),
  • aumento da densidade das molas (até 1000 cópias por m 2).

Molas independentes colocadas em tampas separadas

Tipos de blocos independentes

Dependendo do tipo de molas, os blocos independentes implicam sua própria classificação, que inclui quatro grupos principais, que serão descritos na tabela abaixo.

Tabela 1. Tipos de blocos independentes

TFK ou unidade independente padrão

Tipo de blocoDescrição do produto
A opção mais comum nas lojas, representando o melhor valor pelo dinheiro. A densidade das molas nesses colchões é relativamente baixa e varia de 200 a 300 peças por m2. As próprias molas são em forma de barril e seis voltas

Uma característica desse grupo de molas é que elas são capazes de suportar uma grande carga (cerca de 3,5 kg) em comparação com outros blocos. Devido ao aumento da rigidez da mola no centro, essa unidade é capaz de apoiar as pessoas igualmente bem com pequenas e com sobrepeso

Esse bloco é justamente chamado de anatômico, pois difere no tamanho pequeno das molas e na enorme densidade de sua localização (até mil molas por m2). Esse ponto de detalhe permite que o colchão determine com mais precisão os contornos do corpo e alfabetize para se adaptar a ele. Colchões com blocos semelhantes são adequados para pessoas de qualquer peso e são recomendados para quem tem certos problemas com a coluna.

Essa tecnologia é uma inovação comparativa e uma verdadeira salvação para casais com uma diferença significativa de peso. O conceito de Dual Spring se traduz como uma mola dupla ou uma mola em uma mola e implica o funcionamento de dois tipos de molas de uma só vez, cada uma das quais trabalha com um peso diferente. A mola externa foi projetada para uma carga de até cem quilos, e a mola interna vem para ajudar primeiro ao exceder os valores permitidos

Colchões sem molas

Como você pode adivinhar pelo nome, os colchões sem molas não usam blocos de molas e buscam conforto devido à combinação de vários enchimentos. Os dias em que os colchões de algodão eram a pior alternativa aos colchões de molas são coisa do passado - no momento, muitos modelos sem molas são dignos de concorrência com os de molas, usando tecnologias inovadoras e materiais de alta qualidade.

Colchões sem molas competem com a primavera

A classificação dos colchões sem molas é realizada com base em uma carga e inclui vários tipos:

  • látex (natural ou artificial),
  • poliuretano
  • espuma de borracha
  • fibra de coco
  • fibras de lã
  • struttofiber,
  • algas
  • memorix
  • pêlo de cavalo
  • casca de trigo sarraceno.

O preenchimento de pêlos de cavalo é uma das opções mais caras

Observe que longe de sempre os colchões são feitos de um único componente. Por outro lado, os modelos mais avançados costumam experimentar “ingredientes”, combinando, por exemplo, látex e coco. Obviamente, nem todas as opções são igualmente acessíveis - materiais como crina de cavalo ou fibras de lã são bastante raros e são feitos principalmente sob encomenda. Neste capítulo, consideraremos os enchimentos mais comuns para colchões sem molas.

Colchões de látex

Ao escolher colchões de látex, é aconselhável dar preferência a espécimes naturais, pois eles são considerados mais respiráveis ​​e inofensivos para a pele. O látex é um dos materiais mais "adaptáveis" que se adaptam perfeitamente aos contornos do corpo humano, o que permite que você se acostume rapidamente a esse produto. Como já mencionado, o látex pode atuar como material dominante e complementar (em conjunto com a fibra de coco).

Colchão de látex sem capa

Entre as vantagens do material de látex estão:

  • elasticidade
  • não alergênico
  • respirabilidade
  • facilidade de cuidados e manutenção,
  • custo acessível
  • higroscopicidade.

Às vezes, o látex é contido nos colchões de molas como uma camada amaciadora.

Colchões de coco

O coco é um dos materiais mais ecológicos e seguros, o que explica sua relevância especial na fabricação de colchões para crianças. No entanto, existem modelos "adultos" de colchões costurados a partir de fibras de coco. As vantagens desse material superam as possíveis desvantagens e incluem os seguintes pontos:

    composição natural (se meios naturais foram utilizados para impregnar matérias-primas),

Os colchões de coco têm uma estrutura multicamada

As fibras de coco não acumulam umidade no interior.

A principal desvantagem dos colchões de coco é o alto custo. No entanto, a durabilidade e a conveniência de tais produtos permitem que elas permaneçam uma das mais populares no mercado moderno.

Colchões Stratofiber

Na maioria dos casos, um struttofiber causa associações muito vagas com a maioria dos compradores, deixando-os adivinhando sua origem. De fato, o segredo deste material é muito simples e seu próprio nome é a chave para desvendar. A palavra "strutto" em italiano significa a estrutura vertical do produto. Strutofiber consiste em dois níveis paralelos que são separados por uma camada especial de fibras dispostas verticalmente.

A composição dos colchões nessa categoria pressupõe a presença de materiais sintéticos (garantindo confiabilidade) e naturais, como lã, coco, etc. A presença de pêlos de cabra aumenta significativamente as propriedades de isolamento térmico do produto e é uma excelente opção para o inverno, enquanto o linho não permite superaquecimento do colchão e é ótimo para as noites quentes de verão.

A fibra de strut é frequentemente agrupada com outros materiais naturais.

Os pontos fortes dos colchões Strutofiber são os seguintes:

  • elasticidade
  • multicamadas, permitindo escolher um colchão para todos os gostos (com base em possíveis componentes),
  • resistente a água
  • à prova de fogo
  • higiene (a probabilidade de carrapatos de reprodução e outros parasitas na struttofiber é mínima),
  • não alergenicidade.

Os colchões Stratofiber têm cerca de 3-4 camadas

A fibra de strut, como regra, é usada para criar colchões de médio e baixo grau de rigidez, porque se você estiver considerando opções difíceis, encontrá-las nesse design pode ser problemático.

Colchões de espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano é um parente mais tecnológico da borracha de espuma, emprestando sua elasticidade e superando-a em funcionalidade e utilidade. A espuma de poliuretano não enfrenta conseqüências tristes, como rachaduras, desintegração ou flacidez mesmo depois de vários anos (se usado corretamente).

Uma das opções possíveis para um colchão de espuma de poliuretano

São os colchões feitos de espuma de poliuretano que têm um grande número de variedades para camas de diferentes larguras e comprimentos, porque os proprietários de uma estrutura não padrão podem prestar atenção a esses produtos com segurança. Entre outras vantagens da espuma de poliuretano, podemos destacar:

  • preço baixo - esta categoria de colchões está localizada principalmente no segmento econômico e cumpre totalmente seu valor,
  • confiabilidade - apesar de sua viscosidade, a espuma de poliuretano não é propensa a deformações sob a influência do peso humano,
  • mobilidade - a espuma de poliuretano é fácil de dobrar e transportar,
  • universalidade - este material é igualmente adequado para pessoas saudáveis ​​e para pessoas que têm certos problemas na coluna vertebral.

O poliuretano tem excelente elasticidade, mas é muito pouco seco.

A principal desvantagem da PPU é o seu amor pela absorção de umidade, razão pela qual esse material é frequentemente comparado com uma esponja. A umidade, por sua vez, é um ambiente favorável para a propagação de bactérias e fungos patogênicos. Nesse sentido, o contato com produtos líquidos é completamente contra-indicado.

Colchões Memorial

Se o PPU era o “herdeiro” ideológico da borracha de espuma, o memorial, por sua vez, é um sucessor do próprio PPU, o que não para de melhorar a qualidade desse material. O nome incomum “memorix” vem da palavra em inglês “memória” - memória, e significa que este material é capaz não apenas de se adaptar ao corpo em um determinado momento, mas também de lembrar seus contornos na ausência de qualquer carga.

Colchão de látex com mola

A propósito! Inicialmente, o memorial era usado em naves espaciais durante os vôos - para compensar a sobrecarga sofrida pelos astronautas.

Obviamente, o principal objetivo dessa tecnologia era obter maior conforto, graças ao qual o corpo passou pelas seguintes mudanças agradáveis:

  • aliviando a fadiga muscular,
  • estabilização de pressão,
  • alívio do estresse e pescoço
  • redução da dor de cabeça devido à melhora da circulação sanguínea.

Reação memorável à pressão

Durante a noite, quando o corpo fica em posição estacionária por muito tempo, esse colchão não permite que partes do corpo fluam devido ao fato de que ele “entende” em qual posição específica seu proprietário prefere dormir. Devido à sua confiabilidade, o Memorix é igualmente adequado para pessoas de qualquer peso.

Como escolher um colchão para uma cama de casal

Agora que nos familiarizamos com o lado teórico da questão e examinamos todos os colchões principais com propriedades ortopédicas, é hora de passar para o componente utilitário da próxima compra. Antes de ir à loja para um colchão, você deve responder a algumas perguntas básicas:

  • Quais são os tamanhos da cama para a qual o colchão está sendo procurado?
  • Qual rigidez do colchão é a sua preferência? (Para responder a essa pergunta, você precisa conhecer as categorias de peso das pessoas que vão usar o colchão),

A rigidez do colchão afeta não apenas a qualidade do sono, mas também na coluna vertebral

Observe que não é necessário comprar um colchão para uma cama de casal. Alguns casais param na compra de dois produtos separados por várias razões - se é uma compreensão diferente do conforto ou um peso corporal diferente.

Tamanho do quadro

Não vamos nos concentrar em medir a cama - essa tarefa geralmente não levanta questões. Os erros começam com a ignorância de como selecionar um produto para as medidas tomadas. Lembre-se de que o colchão não deve ser muito grande ou muito pequeno, porque o colchão desproporcionalmente grande será inchado e logo deformado, e o pequeno criará lacunas. Para evitar surpresas, é aconselhável levar um centímetro a uma loja de móveis para medir no local.

A escolha do colchão deve ser precedida por uma medição da estrutura

A maioria dos colchões ortopédicos tem dimensões padrão:

  • o comprimento varia entre 190 e 200 centímetros,
  • largura é de 160 a 200 centímetros,
  • a espessura do colchão depende de seu tipo e conteúdo, mas seus valores médios variam de 18 a 24 centímetros.

Se a sua cama tiver tamanhos fora do padrão, é recomendável entrar em contato com as oficinas envolvidas na fabricação de colchões sob medida de qualquer forma.

Colchões para camas personalizadas costumam ser feitos em oficinas.

Rigidez

A rigidez é um parâmetro bastante rigoroso, calculado com base no peso de uma pessoa (se possíveis doenças e nuances relacionadas forem excluídas). A regra geral para escolher um colchão sugere que quanto maior a carga no produto, maior deve ser o grau de sua rigidez. Instruções mais detalhadas sobre o grau de rigidez deste produto são apresentadas na tabela.

Tabela 2. A razão da rigidez do colchão para a carga

Peso (Kg)Grau de dureza
Até 50Suave
50 a 70Moderadamente suave
70 a 90Média
90 a 100Moderadamente resistente
100 e acimaResistente

Tabela alternativa para determinar a rigidez ideal do colchão

Escolha a base

Quando decidimos as dimensões e o grau de rigidez, podemos avançar para as categorias de colchões que inicialmente consideramos. Mais uma vez, denote-os brevemente:

  • colchões com unidade de mola dependente,
  • colchões com um bloco de molas independente,
  • colchões sem molas.

Tendo decidido o principal, navegaremos rapidamente pelos detalhes

A escolha da base é realizada antes mesmo da escolha de uma carga específica, pois envolve a determinação da tecnologia de produto mais adequada para você.

Escolha um preenchedor

Como já sabemos, as cargas são naturais e sintéticas. Lembramos que sintéticos não são sinônimos de baixa qualidade e toxicidade de materiais - geralmente são usados ​​como um componente adicional. Portanto, a divisão em materiais sintéticos e naturais não é uma divisão em "ruim" e "bom".

Os enchimentos naturais para colchões incluem:

  • látex natural
  • coco coco
  • sisal (material extraído das folhas do cacto Agave).

Componentes naturais para colchões podem ser combinados com

A linha de enchimentos artificiais inclui opções como:

  • látex artificial
  • espuma de poliuretano (PPU),
  • memorix
  • estratofibra e holofibra,
  • bicocos (um conjunto de fibras de coco e uma camada de fibra de estratificação).

A combinação de camadas sintéticas e naturais no colchão

Os meandros da compra de um colchão de qualidade e a faixa de seu custo (dependendo do tipo) podem ser encontrados abaixo.

Dicas de compra de colchão

Como escolher um colchão para diferentes requisitos?

O principal obstáculo na escolha de um colchão é encontrar um compromisso aceitável para ambos os lados, pelo qual você não precisa sacrificar seu conforto. É claro que, na maioria dos casos, os casais escolhem facilmente colchões de gravidade moderada; no entanto, existem situações difíceis das quais não há saída fácil. Vamos parar na solução deles agora.

Ao escolher um colchão para uma cama de casal, considere os desejos de ambos os parceiros

Existem várias características dos colchões que podem se adaptar às necessidades conflitantes dos parceiros:

    rigidez de dois tipos. Entre os colchões, existem modelos “gêmeos”, envolvendo a execução de duas metades de diferentes materiais e usando diferentes revestimentos. Esse produto custará mais, mas pode satisfazer os dois dormentes,

Cama de casal se adapta tanto para dormir

Ao escolher dois colchões de solteiro, é importante considerar cuidadosamente o tamanho da cama.

Preços Cama de Casal

Algumas molas são capazes de se adaptar a uma carga de peso variável, distribuindo corretamente o peso corporal de uma pessoa

O bloco de mola dupla evita a deformação do produto e assume a forma de cada um dos parceiros

Qual a diferença entre um colchão ortopédico e um colchão comum?

Os produtos ortopédicos, diferentemente dos colchões clássicos, distribuem uniformemente a carga do corpo. Devido a isso, a coluna está em uma posição fisiológica durante o sono, o que elimina o aparecimento de dores nas costas pela manhã

Colchão com molas independentes apoia perfeitamente as costas durante o sono. Esse design descarrega a coluna vertebral. Portanto, a compra desse colchão é uma boa prevenção de doenças do sistema músculo-esquelético.

Além das molas, o material de enchimento também é importante, o que proporciona conforto adicional para as costas. Falaremos mais sobre eles.

Ao escolher um colchão para uma cama de casal, lembre-se de que ele deve ser uniformemente elástico. Caso contrário, em locais onde as depressões geralmente se formam no colchão. Para evitar isso, compre um colchão de qualidade de marcas famosas.

Em lojas on-line estrangeiras, as dimensões do colchão são indicadas em polegadas ou em letras latinas (L, M, S XL, XXL, etc.). Para evitar erros, antes de comprar, converta as dimensões em centímetros.

O tamanho do colchão para dois

O tamanho padrão dos colchões para dois é 160 por 200 cm. Existem tamanhos e tamanhos menores, por exemplo, 160 a 195 ou 160 por 190 cm. Ao escolher, comece pelo tamanho da cama e pelo crescimento dos parceiros.

Antes de comprar um colchão de casal, meça o comprimento e a largura da cama. É aconselhável tomar um colchão um pouco menor que o tamanho do colchão. Nesse caso, parecerá harmonioso, sem caroços formados pela diferença de tamanho entre o colchão e a cama.

Além do tamanho da cama, determine o tamanho do beliche onde o colchão será localizado. Por via de regra, os parâmetros da cama e beliche diferem ligeiramente.

As medidas de um colchão velho provavelmente não são adequadas. Ao longo dos anos de uso, o produto deformadoportanto, a altura, comprimento e largura podem diferir das dimensões originais.

Ao escolher um colchão ortopédico duplo, você precisa conhecer o crescimento de ambos os parceiros. Você deve se concentrar no casal mais alto (geralmente um homem). O tamanho do colchão deve ser pelo menos 5 a 10 cm mais longo que o crescimento de um parceiro alto. Portanto, pessoas com altura acima de 190 cm precisam escolher um colchão com mais de 2 m de comprimento.

Normalmente, a altura ou espessura de um colchão ortopédico é de 18 a 25 cm. Para modelos fora do padrão, a faixa é maior - de 5 a 50 cm.

A altura do colchão depende do material de enchimento e da presença de molas. A diferença de espessura entre uma mola e um produto sem mola pode diferir em 10 ou mais centímetros.

Carga máxima em um colchão padrão não deve exceder 120 kg por cama. Ou seja, ao escolher um colchão para uma cama de casal, lembre-se de que o peso de ambos os parceiros não deve exceder 240 kg no total.

Se a diferença de peso for superior a 40 kg, selecione um colchão não padrão. Por exemplo, tais

Se você tem uma cama redonda, escolha um colchão de diâmetro. Este último não deve ser inferior a 230-240 cm.

Colchões de molas duplas

Um colchão ortopédico com molas é a melhor opção para uma cama de casal. Em um colchão de qualidade, as molas não são sentidas pelo corpo. O material de enchimento em ambos os lados do colchão cobre o bloco de molas, o que elimina o desconforto durante o sono.

Famosos colchões de molas - Colchões "Bonnel" com molas semelhantes a uma ampulheta.

Os colchões de molas são divididos em modelos com blocos de molas dependentes e independentes. Os colchões de bloco dependentes não suportam a coluna tão bem durante o sono. O peso do corpo, deitado em um colchão desse tipo, é distribuído de maneira desigual, uma vez que o número máximo de molas é ativado sob o corpo. No entanto, isso não é bom, porque com o uso prolongado, a superfície do colchão se torna irregular.

Colchões com molas independentes distribuem corretamente a carga na coluna vertebral. Por esse motivo, a dor nas costas pela manhã é excluída. As molas desses produtos são separadas por blocos e funcionam separadamente.

Ao escolher um colchão para uma cama de casal, preste atenção aos produtos com molas independentes. O peso corporal ao dormir juntos em um colchão comum é distribuído de maneira desigual. No entanto, fontes independentes podem evitar isso e dormir confortavelmente com um parceiro.

As vantagens de colchões com molas independentes incluem:

  • Alta elasticidade, proporcionando um sono confortável,
  • Apoio adequado das costas e da cabeça durante o sono,
  • Sem ruídos ao virar o corpo,
  • Risco mínimo de molas entupidas
  • Longa vida útil.

A conveniência de um colchão de molas com molas independentes é determinada pelo número deste último em cada bloco. Quanto mais molas, mais confortável é dormir com esse produto. Especialistas consideram o número de fontes por 1 metro quadrado. Para uma cama de casal escolha um colchão onde caiam de 250 a 1000 molas por metro quadrado.

Colchões com bloco DS

Este tipo de colchão é adequado para uma cama de casal. Ideal para casais em que a diferença de peso é superior a 40 kg.

Bloco DS (mola dupla) ou Mola dupla equipado com molas duplas - internas e externas. Graças a eles, a massa dos corpos de ambos os parceiros é distribuída uniformemente. Além disso, independentemente da diferença de peso em um par.

Se uma menina com um peso corporal médio repousa sobre um colchão, ela é mantida por molas externas. Mas se um homem com um peso superior a 90 kg estiver próximo, as molas internas localizadas dentro das externas serão incluídas no trabalho.

Esses colchões são mais caros que os modelos ortopédicos comuns. No entanto, seu preço justifica o conforto e a segurança do colchão para as costas. Se você não dormir o suficiente ao dormir juntos, observe mais de perto os colchões com a unidade DS.

Colchões de mola para ampulheta

Ao escolher um colchão para uma cama de casal, preste atenção aos produtos com molas na forma de uma ampulheta. Este tipo de mola mantém bem a carga. Devido ao seu design, são mais fortes que as molas convencionais. A capacidade de suporte da estrutura de areia é 1,5 vezes maior que a das opções cilíndricas padrão.

Colchões assimétricos

Estes colchões usam vários materiais de diferentes elasticidades e rigidez. Geralmente eles estão localizados em camadas. No entanto, existem opções com diferentes cargas com diferentes elasticidades nos dois lados. Por exemplo, de um lado, são molas rígidas revestidas com coco cocopor outro lado, fontes de dureza média e uma superfície de látex.

Este tipo de colchão também é adequado para uma cama de casal. Pode ser usado por pessoas de qualquer categoria de peso. No lado difícil, é recomendável dormir se o peso total dos parceiros for superior a 150 kg. Se menos - você pode usar os dois lados.

Se você não puder escolher um colchão comum para uma cama de casal, compre 2 produtos para você e seu parceiro. Coloque-os sob uma capa de colchão. Colchões baratos com características diferentes podem ser adquiridos aqui.

Colchões com rigidez diferente

Existem colchões nos quais cada lado tem molas de rigidez diferente. Além disso, a rigidez dos lados depende do material de enchimento. Assim, virando o colchão, você altera a elasticidade da cama.

Essas opções são adequadas para quem não consegue decidir qual colchão escolher para uma cama de casal - dura ou macia.

Enchimentos de molas para camas de casal

  • Coco Coco. Enchimento rígido para pessoas com aumento de peso corporal.
  • Látex natural. Material macio e de qualidade que suporta bem as costas. Depois de dormir, um colchão de látex retorna rapidamente à sua forma original. Os modelos qualitativos de látex são hipoalergênicos, pois são feitos de borracha natural. Nas opções de orçamento, é utilizado um látex prensado, que em elasticidade não é inferior aos caros colchões de látex. No entanto, a vida útil dos modelos de orçamento é geralmente menor.
  • Látex artificial. Uma carga elástica com propriedades de látex natural. Colchões com este material são fáceis de limpar, resistentes à umidade e à permeabilidade ao ar.
  • Borracha de espuma. As opções de orçamento perdem rapidamente o peso do corpo. Portanto, eles são adequados apenas por um curto período de tempo para dormir fora de casa. Por exemplo, para uma residência de verão.
  • Struttofiber. Material elástico de poliéster com uma longa vida útil.
  • Água e material de espuma de poliuretano. Uma carga rara para colchões com maior elasticidade e uma longa vida útil.
  • Enchimento combinado. Um colchão com vários materiais é uma boa opção para uma cama de casal. Os produtos geralmente são feitos de látex e coco, que alternam camada por camada no material de enchimento. Os colchões combinados têm rigidez média, portanto, são adequados para casais com peso corporal médio.

Os melhores fabricantes de colchões duplos - qual empresa escolher

Se o colchão for necessário com urgência e não houver desejo de entender as nuances, basta ler nossa análise dos melhores modelos.

Por favor, preste atenção aos seguintes fabricantes de colchões para camas de casal:

No entanto, o grande nome do fabricante não é o único critério de seleção. Afinal, um colchão de casal requer um bom suporte para duas pessoas ao mesmo tempo. E cada uma das pessoas que dormem pode ter suas próprias idéias sobre uma cama confortável. Portanto, vale a pena estudar as recomendações de especialistas antes de ir às compras.

O dispositivo de colchões para uma cama de casal

Todos os colchões funcionam da mesma maneira: eles sustentam o corpo humano durante o sono, permitindo que você relaxe completamente os músculos. Mas a eficácia com que eles fazem isso depende da combinação escolhida de enchimentos e de suas propriedades.

Normalmente, um colchão consiste nos seguintes elementos:

2. camada macia

3. bloco de mola ou enchimento elástico.

No bloco, as espirais podem ser entrelaçadas entre si e formar um único quadro - esse design é chamado de bonnel.

Hoje, colchões com molas independentes estão se tornando cada vez mais populares, cada um deles envolto em um estojo macio e funciona separadamente das outras espirais.

Nos modelos sem mola, apenas são utilizados enchimentos elásticos, camada por camada, colados em um travesseiro grande.

Com molas independentes

Esses colchões oferecem o melhor efeito ortopédico, pois sob a pressão do corpo a cada primavera ocupa sua posição sem afetar os vizinhos. Isso é especialmente conveniente se os cônjuges estiverem em diferentes categorias de peso e se virarem e sonharem muito - sob cada bloco de mola se dobra à sua maneira, repetindo o contorno do corpo.

O diâmetro das molas independentes, bem como a densidade de sua instalação, determina o grau do efeito ortopédico criado. Os colchões multipocket são considerados os melhores a esse respeito - espirais com curvas muito pequenas (2 cm de largura) são costuradas neles, e para cada metro quadrado de sua área existem cerca de 1000 peças.

Colchões anatômicos com molas de 4 cm de diâmetro e densidade de 500 pçs / m2 fornecem suporte médio. Nos modelos mais simples, como o TFK, são utilizadas voltas grandes (5-6 cm) em uma quantidade de 220 a 300 pcs / m2.

Prós:

  • Efeito ortopédico máximo,
  • As molas nos "bolsos" não perfuram a tampa,
  • Sem chiado
  • Longa vida útil (pelo menos 10 anos) sem perda de propriedades.

Contras:

Bonnel

Nos últimos 60 anos, o design de colchões com blocos de molas dependentes não mudou muito. Aqui, bobinas de fio trefilado a frio na forma de cones ou cilindros são entrelaçadas, o que lhes permite suportar cargas muito grandes. Mas para camas de casal, essa opção é adequada apenas em um caso - quando o casal tem aproximadamente o mesmo peso.

O problema é que as molas conectadas umas às outras se dobram, o que faz o colchão parecer uma rede. Acima de tudo, ele afundará sob uma pessoa pesada e um parceiro muito leve estará deitado em uma superfície inclinada. Seus músculos se esforçam reflexivamente para impedir que o corpo deslize para baixo - em tal situação, não há necessidade de falar sobre uma noite inteira de descanso.

Prós:

  • Durabilidade
  • A capacidade de suportar cargas pesadas,
  • Baixo custo

Contras:

  • O rangido constante de molas e feixes de metal,
  • Efeito de rede.

Opções para escolher um colchão para uma cama de casal

Depois de decidir sobre o tipo de colchão, você pode prosseguir com o estudo de suas características e características básicas. A maioria dos parâmetros acima é selecionada individualmente, mas como a compra foi projetada para dois, você precisará procurar uma solução de compromisso para que ambos os cônjuges estejam confortáveis.

Case

O invólucro de tecido externo se esconde dentro de todo o enchimento do colchão.

A tampa pode não ser removível - ela durará muito tempo, mas com o tempo perderá sua aparência nova. Nesse caso, é melhor comprar imediatamente um par de capas de colchão finas para proteger a superfície.

As tampas removíveis são fáceis de retirar da estrutura ou do enchimento, após o que podem ser lavadas na máquina. O único problema é que alguns tecidos ficam na água, o que dificulta a colocação.

Os seguintes materiais são usados ​​para costurar capas:

  • Jacquard - o tecido misto mais resistente ao desgaste contém 80% algodão e 20% sintéticos.
  • O Polycotton inclui muito menos algodão, e é por isso que não pode se orgulhar de respirabilidade e higroscopicidade suficientes. Mas há vantagens - isso é alta resistência e resistência ao encolhimento após a lavagem.
  • A chita grossa e o cetim são agradáveis ​​ao toque e não deixam poeira dentro do colchão.
  • Poliéster - mais frequentemente usado para costurar capas removíveis, mas a roupa de cama desliza para fora e a respirabilidade de um material desse tipo é baixa.
  • A lã é uma escolha ideal para modelos quentes de "inverno".

Aqueles com alergias podem escolher uma capa de colchão hipoalergênico especial. Mas deve ser removível, pois somente lavagens frequentes garantirão segurança absoluta.

Existem colchões bilaterais, chamados "inverno / verão". As capas são costuradas com dois materiais diferentes. São utilizados algodão ou tecidos mistos com boa respirabilidade para o verão, e lã quente para o inverno.

Qual colchão para uma cama de casal escolher

1. Para cônjuges da mesma categoria de peso ou para aqueles que dormem em uma cama de casal com mais frequência, basta um colchão de molas.

2. Quem tem sérios problemas nas costas, bem como famílias em que os parceiros têm uma notável diferença de peso, é melhor gastar dinheiro em um colchão ortopédico com molas independentes. Ou compre um modelo de duas zonas com vários graus de rigidez de um lado. É desejável que, sob a cobertura, houvesse uma espessa camada de látex, PPU ou OrmaFoam.

3. As pessoas de meia idade, assim como as que dormem de costas, precisam escolher colchões de dureza média.

4. Casais de idosos e todos os amantes de dormir de lado precisam de modelos macios. Você pode até usar um colchão sem molas, mas prepare-se para o fato de que em alguns anos ele precisará ser substituído. Uma exceção são os modelos cheios de látex - eles são bastante elásticos e ideais mesmo para recém-casados ​​sexualmente ativos.

5. Se você dorme melhor com o estômago, escolha um colchão de molas duro com uma camada de coco.

O custo de colchões para camas de casal

1. O preço dos colchões com molas dependentes começa em 2700 rublos e pode chegar a 30 mil.

2. A opção "inverno-verão" custará de 10 a 60 mil rublos.

3. Colchões com molas independentes têm a maior faixa de preço - de 2 a 3 mil a meio milhão.

4. Modelos de zona dupla podem ser adquiridos a preços que variam de 15 a 90 mil.

5. Os colchões sem molas cheios de espuma de poliuretano são vendidos a um preço de 2 mil rublos, o látex de 6000 e produtos à base de coco - a partir de 8000 rublos.

6. O teto superior dos modelos sem moldura é de 300 mil.

No. 1. Tamanho do colchão

O mais simples é escolher o tamanho certo. Basta medir o perímetro interno da cama removendo o colchão velho:

  • comprimento do colchão, como camas, deve ser 10 a 15 cm mais alto que a altura da pessoa mais alta do sono. O comprimento padrão dos colchões modernos é de 190 a 200 cm, mas às vezes são encontrados produtos mais maciços,
  • largura do colchãoNaturalmente, deve corresponder à largura da cama, mas lembre-se de que a largura do beliche deve ser duas vezes maior que a largura dos ombros da pessoa adormecida. A largura padrão dos colchões individuais é de 80 a 90 cm, um e meio - 120 a 140 cm, o dobro - 160 a 200 cm. Os colchões de 200 cm de largura são geralmente chamados de King Size,
  • espessura do colchão altamente dependente da presença de molas e do tipo de carga. O valor médio dos produtos sem molas é de 15 a 18 cm, para colchões com molas - de 18 a 24 cm. Esse valor deve ser levado em consideração ao calcular a altura total do berço - deve ser fácil deitar na cama e levantar-se com facilidade,
  • carga máxima no colchão indicado na documentação que acompanha o produto. Normalmente, o fabricante relata a carga em um beliche,
  • se as medidas do berço mostraram um resultado não circular, por exemplo, 159 cm, você pode arredondar e colocar um colchão de 160 cm de largura. Se o desvio do padrão for 2 cm ou mais, o colchão não caberá no espaço alocado para ele ou ficará pendurado nele. Isso é inconveniente, portanto, terá que fazer um colchão por encomenda. Muitas fábricas domésticas têm o prazer de fornecer esse serviço,
  • para recém-nascidos colchões especiais são produzidos com um comprimento de 100-120 cm e uma largura não superior a 60 cm.O design desses produtos fornece um suporte confiável para a coluna vertebral da criança,
  • para crianças pequenas você pode levar o colchão em tamanhos padrão, mas, ao escolher, vale a pena prestar atenção em modelos especiais que são adaptados ao máximo para o corpo das crianças. Para adolescentes o colchão mais resistente é o mais adequado.

O menor problema ocorre quando a cama e o colchão da mesma marca são comprados ao mesmo tempo.

Colchões em molas

Colchões com um bloco de molas são divididos em dois tipos:

  • com uma unidade de mola dependente (colchões Bonnel),
  • com unidade de mola independente.

Colchões de molas dependentes produzido por mais de 60 anos. Sua característica é que todas as fontes estão interconectadas. As molas são feitas de arame de aço estirado a frio; podem ter a forma de um cone ou de um cilindro. Para seus principais os benefícios incluem preço baixo e alta resistência. Desvantagens o design tem mais. Como todas as molas estão conectadas, a pressão em algumas delas causa uma "resposta" instantânea a outras. Esse efeito é especialmente visível nos colchões de casal, quando a diferença no peso das pessoas adormecidas é mais ou menos significativa: um dos cônjuges certamente deslizará para o meio da cama. Um efeito similar inevitável será o mesmo para um único colchão. Acontece que a coluna vertebral humana se adaptará às curvas do colchão, e não vice-versa.

Além disso, os colchões “bonnel” acabam sendo pressionados na parte central e, como resultado, em vez de um berço confortável, uma rede é formada. Se você quiser escolher um colchão ortopédico para um sono saudável, um modelo com uma unidade de mola dependente não é claramente adequado. Esta é uma opção para uso raro, por exemplo, para uma casa de campo.

Unidade de mola independente significa que as molas individuais não estão não apenas interconectadas, mas também estão em sua própria cobertura de tecido. Molas isoladas se adaptam perfeitamente a uma pessoa adormecida, e a presença de uma capa permite que você fale sobre a ausência de rangidos. Quando uma das pessoas que dorme acorda ou vira, o colchão de molas sob a outra pessoa permanece imóvel. Ninguém vai deslizar para lugar nenhum, nada cederá com o tempo.

Esse design permite que você forneça excelente suporte para a coluna e tome sua forma. A durabilidade desses colchões é alta, assim como o preço. Os colchões ortopédicos são equipados principalmente com uma unidade de mola independente.

Dependendo do número de molas estes tipos de colchões são diferenciados:

  • O S-500 assume a presença de 220-300 molas por 1 m². O diâmetro das molas é de 5-6 cm,
  • O S-1000 já possui cerca de 500 molas com um diâmetro de 4 cm,
  • O S-2000 para cada metro quadrado possui 1000 molas, um diâmetro de 2 cm.

Quanto mais molas e menor seu diâmetro, melhor o colchão se adaptará ao corpo da pessoa adormecida. Se você precisar escolher um bom colchão ortopédico, é melhor usar o S-1000 ou o S-2000.

Além do design tradicional de uma unidade de mola independente, existem outros colchões tipo Dual Spring. Uma mola está localizada em outra, devido à qual o suporte ideal é fornecido para pessoas com pesos diferentes - uma boa opção para um casal em que o peso dos parceiros é muito diferente. Para pessoas com sobrepeso desenvolvidas colchões reforçados: As molas são feitas de arame mais grosso e são escalonadas. Existem colchões nos quais em diferentes zonas são usadas molas com graus variados de rigidez. Devido a isso, a máxima ergonomia é alcançada, porque a pressão exercida pela cabeça e pelve é diferente.

Colchões de espuma com memória para uma cama de casal

Esses colchões se ajustam às curvas do corpo, "lembrando" todos os espaços vazios do corpo. Depois de dormir, eles rapidamente retornam à sua forma original, sem deixar vestígios.

O efeito de memória é fornecido por materiais especiais. Os mais famosos deles são espuma de poliuretano celular (PUF) e espuma de soja.

Recheio de espuma celular

Um colchão de espuma de poliuretano celular de alta qualidade possui alta densidade para apoiar as costas durante o sono. A princípio, quando você se deitar, parecerá difícil. No entanto, depois de um tempo, o preenchimento ficará macio e assumirá a forma do seu corpo.

Graças ao efeito de memória, o colchão repete com precisão a silhueta. Nesse caso, a carga é distribuída apenas pela área do colchão que você ocupa. Isso significa que jogar e virar a cama não interferirá no sono ao lado de uma pessoa deitada.

O enchimento denso elimina a aparência de carrapatos no colchão.

A permeabilidade ao ar no material da espuma de poliuretano celular é mínima. Por esse motivo, o colchão não conduz bem ao calor. No frio, aquece por muito tempo com o calor do corpo e quase não esfria com o calor. No entanto, o problema é resolvido simplesmente - comprando uma capa de colchão.

Nos primeiros 2 dias, o colchão de espuma pode cheirar a plástico. O cheiro desaparece rapidamente, então não se preocupe com isso.

Nem todos os colchões de cama de casal têm efeito memória. Antes de comprar, revise as especificações do produto no cartão do produto. O colchão Ocean Support da Ormetek tem um efeito de memória. Você pode aprender mais sobre isso no site do fabricante

O efeito de memória em alguns modelos pode ser chamado de maneira diferente. Se você precisar desse colchão, verifique suas características e o nome da palavra:Memoform, Memoflex, espuma de memória. Ou seja, palavras que começam com Memorando (em inglês. "Memória" - memória).

Enchimento de espuma de soja

O material tem todas as vantagens da espuma de poliuretano celular e não há desvantagens. A espuma de soja também "lembra" a forma do corpo e mantém as costas em uma posição fisiológica durante o sono.

Diferentemente da espuma celular de poliuretano, a espuma de soja - material natural. No entanto, isso não significa que a espuma de poliuretano seja prejudicial: dormir em um colchão desse tipo é absolutamente seguro para sua saúde.

A espuma da soja não cheira, absorve facilmente a umidade e deixa o ar passar. Apresenta boa dissipação de calor: aquece rapidamente no frio e não superaquece com o calor.

O colchão de espuma de soja pode ser lavado, mas apenas à mão.

Cama de água para uma cama de casal

Um colchão de água ajuda a relaxar os músculos tensos após um dia de trabalho. O enchimento líquido promove o adormecimento rápido e elimina despertares noturnos frequentes.

Para evitar que a água vaze, os produtos usam uma cobertura de PVC selada com um revestimento sintético. Os colchões de água suportam uma carga de 100-200 kg por m3. Ou seja, eles são adequados para casais de qualquer categoria de peso.

Os colchões de água não acumulam poeira. Portanto, eles podem ser usados ​​para alergias. Os produtos são aquecidos de forma independente com a ajuda da eletricidade.

O líquido no colchão não se espalha - a estrutura do produto é mantida por uma treliça em forma de cruz. Graças a ela, o peso da pessoa adormecida é distribuído igualmente.

A elasticidade do produto é regulada por enchimento adicional. Estes últimos são fibra de coco e espuma de poliuretano.

Ao escolher um colchão para uma cama de casal, preste atenção aos produtos com duas câmeras para cada pessoa. A separação em câmaras reduz a carga no colchão, o que aumenta a vida útil do produto.

Contras de colchões de água:

  • Aquecimento longo. Adormecer em um colchão frio pode ser desconfortável. Teremos que esperar até que se aqueça.
  • Consumo de energia. O aquecimento elétrico do colchão aumenta o consumo de energia na casa. O nível de consumo depende do volume do produto. Opções caras podem consumir até 20 kW de energia por mês.
  • Peso pesado. Um colchão para uma cama de casal pode pesar 400-500 kg! Portanto, primeiro você precisa comprar uma cama que resista ao colchão e às pessoas que dormem nele. Além disso, é difícil transportar um colchão de água duplo. Tenha isso em mente se você planeja mudar no futuro.
  • Falta de boa vedação. A pressão alta do colchão e os danos externos podem causar vazamento de fluido. Especialmente para modelos baratos. Nesse caso, é indesejável comprar um colchão em uma casa onde há animais de estimação. Brincando na cama com um colchão de água ou afiando as garras em uma capa de colchão, os animais de estimação podem violar a integridade do produto. No entanto, isso raramente acontece: colchões de água modernos são equipados com proteção adicional contra vazamentos.

Como escolher um bom colchão para dois: lista de verificação

Anote as respostas para as seguintes perguntas e use-as ao comprar um colchão

  1. Quais são os tamanhos da cama em que você compra um colchão? Indique o comprimento, largura e, de preferência, altura. Não pegue no colchão até o tamanho da cama. É melhor comprar um produto dois centímetros a menos do que adquirir tamanho. As dimensões padrão dos colchões para camas de casal são 160x200 cm, com uma altura de 18 a 24 cm.
  2. Quanto é o peso total dos parceiros? Como regra, a rigidez do colchão é selecionada levando em consideração a massa total. Quanto maior, mais severamente você precisa de um colchão. (Existe uma placa abaixo que ajudará você a escolher a rigidez do berço, dependendo do peso dos parceiros)
  3. Você precisa de um colchão com rigidez diferente? Nesse caso, escolha um que tenha diferentes níveis de rigidez em cada lado. Normalmente, esse colchão é necessário para casais com uma diferença de peso superior a 40 kg.
  4. Um parceiro tem problemas nas costas? Para doenças da coluna, é necessário um colchão ortopédico com molas independentes.
  5. Você está pensando em comprar dois colchões diferentes? Pode ser necessário se os parceiros tiverem preferências radicalmente diferentes nos colchões. Por exemplo, um homem tem uma doença nas costas, enquanto a diferença de peso entre os parceiros é de 30 a 40 kg. Nesse caso, você pode comprar dois produtos diferentes com parâmetros adequados.
  6. Você ou seu parceiro têm alergia? Se sim, escolha um produto com uma carga hipoalergênica sintética. Por via de regra, não causa uma reação alérgica. Materiais naturais são adequados se você tiver certeza de que o material de enchimento selecionado não contribui para alergias em você ou em seu parceiro.

A escolha da rigidez do colchão, dependendo do peso

Peso total dos parceiros (kg) Qual colchão escolher para rigidez
100 — 150Suave
150 — 180Médio ou duro
180 — 200Difícil

O que mais você precisa saber antes e depois de comprar um colchão

  • O produto deve ostentar a marca do fabricante.
  • Para descobrir o que está dentro do colchão, compre um produto com um zíper. Nem todas as opções têm a oportunidade de olhar para dentro.
  • Inspecione o colchão. Tópicos ou qualquer outra coisa não deve ficar fora disso. Além disso, deve estar limpo.
  • O colchão deve ser entregue em uma película protetora transparente.
  • Compre um colchão. Uma coisa indispensável que protege o colchão da sujeira, poeira e umidade.

Classificação de colchões duplos por preço e fabricantes (no final de 2019)

Título O que há dentro Tamanho (cm) Preço (rub.) *
Ormatek "Optima Classic EVS" Unidade de mola independente160x20028480 15660
Ormatek "Flex Standart" Ormafoam Filler - Um material resiliente de alta qualidade semelhante à espuma de poliuretano160x20030890 13900
Ascona "Sprint"Bloco de mola independente para ampulheta, espuma anatômica OrtoFoam160x20024980
Promtex-Orient EcopenEspuma ortopédica160x2005385
Rolo de Alitte Van Gogh H-25-KColchão sem molas, fibra de coco160x200x2520057
Dreamline DreamRoll Latex DualLátex artificial e natural160x200x2125007
Cocos Dueto Promtex-OrientMolas independentes, coco coco160x200x1830169
Sontelle vivre castom dreamMolas independentes, Stratofiber160x200x2822153
Softy PlusColchão sem molas, enchimento Ormafoam160x2006920
Sealy especialMolas independentes160x200x2018200
Empresa de postura SealyMolas independentes, ortopeno80x19023050
Ortomax Sale 19 S1000Unidade de mola independente S1000, espuma ortopédica160x200x1918490
Ormatek "Rancho" Molas independentes160x20010760
Ormatek Pronight com circulação de ar Fresh Line Bloco de molas independentes "EVS 9-zone", holkon160x20020500
IKEA HareidMolas, espuma de poliuretano celular, coco coco160x20014999
Ormatek "Torção" Espuma anatômica "OrtoFoam"160x2008 560 5 990

* Os preços dos colchões mostrados na tabela estão sujeitos a alterações.

Variedades de colchões

Hoje existem dois tipos de colchões - primavera e sem primavera. Ambas as classes têm seus prós e contras.

Dependendo do design Entre os colchões de molas, distinguem-se duas subespécies: com molas dependentes e com molas independentes.

Colchão de molas dependente recebeu esse nome devido ao fato de as fontes estarem interconectadas. Se você pressionar uma das molas desse bloco, as outras serão vendidas depois dele. As vantagens indiscutíveis desta subespécie incluem o custo - é significativamente menor que o dos colchões com molas independentes. Mas há um significativo menos - baixa resistência ao desgaste.

Com o tempo, esses colchões dobram-se na parte do meio, e uma pessoa se vê em uma espécie de buraco. Se um casal dorme em um colchão desse tipo, o cônjuge mais leve, independentemente de seu desejo, entrará nessa depressão.

Além disso, com o tempo, esses modelos começam a ranger. Esse colchão é perfeito para uso a curto prazo, por exemplo, em uma casa de campo, onde servirá apenas um curto intervalo de tempo.

Colchões com molas independentes diferem em um design mais complexo que, é claro, afeta o custo. Nesses blocos, cada mola é colocada em uma caixa separada feita de um material especial. Evita o desgaste e evita a flacidez de certas partes do colchão.

Essas qualidades têm um bom colchão ortopédico. A desvantagem desse colchão, como mencionado anteriormente, é seu alto custo.

Como o nome indica, os colchões sem molas não contêm molas, mas são preenchidos com um material de enchimento especial. Os materiais para o material de enchimento podem ser naturais e artificiais.

Não se pode dizer que esses colchões sejam inequivocamente piores, mas sua vida útil definitivamente não é comparável às estruturas de molas. No entanto, esse modelo é muito mais barato e, portanto, tão popular entre os compradores.

Enchimentos de colchão

Equipando um lugar para dormir, os usuários geralmente se perguntam qual enchimento escolher para o colchão. Independentemente da presença ou ausência de um mecanismo de mola, vários enchimentos são usados ​​em todos os colchões. O grau de rigidez depende deles.

Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de materiais - artificiais e naturais. Considere o mais popular deles.

  1. Látex - É extraído de uma seringueira. Acontece de origem natural e sintética. Possui qualidades como firmeza e elasticidade. Capaz de suportar cargas pesadas, adequado para pessoas com muito peso.
  2. Coco Coco - o tipo mais caro de carga. É completamente natural e melhora o resultado ortopédico do uso de um colchão. Material mais rígido em comparação com o látex. Para dar rigidez média ao colchão, basta uma camada de 1 cm de largura e uma largura de 3 cm para aumentar a rigidez do colchão.
  3. Hollofiber - apesar da origem artificial do material, é considerado um dos enchimentos mais caros. Este material tem bom desempenho em todos os setores: permite a passagem do ar, retém o calor, mantém uma aparência atraente por um longo tempo e não absorve umidade e odores.
  4. Borracha de espuma - enchimento artificial, usado para a camada auxiliar. Varia em espessura e mão de obra.

Profissionais do uso de colchões ortopédicos

A vantagem dos colchões modernos é o seu efeito anatômico e ortopédico. Hoje há muito debate sobre a interpretação desses conceitos. O mais comum é o ponto de vista de especialistas europeus e especialistas dos Estados Unidos.

O efeito anatômico consiste na capacidade do colchão de repetir com precisão os contornos e curvas do corpo humano.

O colchão certo proporciona um bom descanso ao corpo. Não permite que a coluna se dobre, independentemente de como você está acostumado a dormir - de costas ou de lado.

Usando esse colchão, é possível evitar fenômenos desagradáveis, como deslocamento das vértebras e compressão dos discos intervertebrais. Durante o sono, as terminações nervosas não ficam comprimidas e os ligamentos e músculos não se esticam.

Como escolher um colchão para uma cama?

Quando questões teóricas tiverem sido estudadas, devemos passar aos aspectos práticos da aquisição de um novo colchão para um sono confortável.

Primeiro de tudo, você precisa determinar o tamanho da compra. O colchão antigo não é adequado para isso, pois é provável que durante a operação tenha sido severamente deformado. Seria mais correto medir o perímetro interno do beliche.

Se você vai mudar não apenas o colchão, mas também a cama, precisará de dados sobre os tamanhos padrão das camas produzidas:

  • o tamanho padrão de uma cama de solteiro é 90x190 cm,
  • o tamanho mínimo permitido de uma cama para duas pessoas é 140x190 cm,
  • Tamanho da cama superior - 160x200 cm,
  • O padrão europeu para uma cama de casal é do tamanho de 180x200 cm.

Ao escolher um beliche, vale lembrar que o comprimento confortável do colchão é igual à altura da pessoa aumentada em 15 cm.

Também vale a pena perguntar ao gerente da loja sobre vários enchimentos para colchões. Muitas vezes, se o material for mal processado, seu uso pode causar alergias. Quem sofre de alergia deve prestar atenção especial a esse problema.

Como mencionado anteriormente, a rigidez deve ser selecionada com base em parâmetros físicos. Você não deve confiar em dados secos. O colchão que você gosta vale a pena tentar - para acomodá-lo com todo o conforto possível, fique de costas e de lado. Verifique se está faltando sob o seu peso.

O tecido do colchão deve ser durável para suportar grandes tensões diárias. Para a conveniência dos consumidores, várias impregnações são frequentemente usadas na capa do colchão - repelente de poeira, à prova de fogo e antialérgico.

Além disso, um bom colchão é equipado com uma capa dupla - para a estação quente e fria. Fabricantes honestos, confiantes na qualidade de seus produtos, geralmente fornecem uma cobertura com zíper ao colchão. O que permitir removê-lo e lavar, se necessário.

Características de escolher um colchão para uma cama de casal

Um colchão projetado para um beliche é bastante fácil de escolher. Outra questão é como escolher o colchão certo para uma cama projetada para duas pessoas.

Ao escolher um colchão para uma cama de casal, vale lembrar que o design do colchão tem restrições em um beliche. Ao escolher esse produto, os valores máximos permitidos devem ser levados em consideração.

Atenção especial à escolha de colchões deve ser dada a casais com diferentes indicadores de peso. Sabe-se que pessoas com um design frágil são aconselhadas a dormir em colchões macios, enquanto pessoas com alto peso devem preferir colchões com alta rigidez.

Assim, em um par equilibrado, o sono será confortável apenas para um dos cônjuges. A saída da situação poderia ser a compra de dois colchões individuais de rigidez recomendada. Embora nem todos os casais concordem com esse bairro.

A solução para essas famílias serão colchões bilaterais com rigidez diferente. Eles ajudarão a escolher empiricamente a opção mais confortável para dormir.

A escolha do colchão deve sempre ser abordada com muita seriedade. Mesmo um ortopédico caro, mas que corresponde incorretamente a um colchão de uma pessoa em particular, fará mais mal do que bem. Também vale lembrar que a vida útil média de um colchão ortopédico é de 10 a 15 anos.

Número 3. Enchimentos de colchão

O material de enchimento, localizado acima e abaixo do bloco de molas, é responsável pela rigidez e elasticidade do colchão. Enchimentos naturais funcionam melhorque "respiram", suportam cargas mais altas e aumentam a resistência ao desgaste. Esses colchões são mais caros do que aqueles cheios de fibras artificiais, mas para pessoas com peso superior a 100 kg, é melhor optar por um material de enchimento natural.

Mais populares cargas naturais:

  • látexobtido da seiva da seringueira é um material elástico e resiliente que passa perfeitamente o ar e fornece um bom suporte à coluna vertebral. O látex é usado quando é necessário dar ao colchão o nível adequado de maciez,
  • coco coco - enchimento, feito de fibra de coco. Ao contrário do látex, é muito duro, e as propriedades do colchão dependem da espessura da camada deste material. Por exemplo, com uma espessura de 1 cm, obtemos um produto de rigidez média e com uma espessura de 3 cm - muito duro. O material não absorve odores e umidade, é hipoalergênico, passa bem o ar,
  • pêlo de cavalo. Esse preenchimento será obtido limpando e pressionando os pelos de cavalos de raças especiais. É um material resistente, elástico e resistente ao desgaste, mas em termos de rigidez ainda é inferior ao de fibra de coco. É usado principalmente em colchões de luxo,
  • sisal raramente é usado para enchimento, fornece alta resistência ao desgaste, força e tem a capacidade de evaporar facilmente a umidade absorvida.

Entre enchimentos artificiais usado com mais frequência:

  • espuma de poliuretano, conhecido popularmente como espuma de borracha. Esse material de enchimento é usado tanto em colchões econômicos quanto nos produtos mais caros. A borracha de espuma pode variar em espessura, densidade e mão de obra, mas, em qualquer caso, possui boa elasticidade e respirabilidade, não causa alergias,
  • holofibra em termos de desempenho, não é inferior nem superior a materiais naturais. O material de enchimento é composto por muitas espirais pequenas, pelas quais retém bem o calor, não absorve umidade e odores, passa ar, não se deforma por muito tempo,
  • Ormafoam - uma carga suficientemente rígida, cuja estrutura porosa permita a circulação livre do ar,
  • memorialform, memorilatex ememorix - cargas que podem se adaptar à forma do corpo e não exercer contrapressão na pessoa adormecida. Descanse nesse colchão será o mais confortável e saudável possível.

Muito menos comumente usado para encher o colchão feltro, lã, struofiber e alguns outros materiais naturais e sintéticos.

Número 4. Estofamento de colchão

Depois que todas as "partes internas" do colchão são bem estudadas, é hora de prestar atenção no que o estofamento é feito. A capa deve ser feita de tecido durável, resistente, resistente ao desgaste e respirável. Geralmente o estofamento é costurado algodão e linhoexistem capas costuradas tecidos artificiais (O poliéster é uma opção popular), mas a fibra mista é a melhor opção. Por exemplo jacquardque consiste em fios de algodão e poliéster.

Alguns fabricantes usam adicionalmente impregnação especialque protegem o produto de insetos e fogo. O padrão de tecido pode ser qualquer coisa, não desempenha um grande papel.

Caso pode ser removível e não removível. Não removível fornece o ajuste mais firme ao colchão e será a melhor escolha. Em um par de tal colchão é melhor tomar almofada de colchão, o que levará o golpe inteiro: é fácil remover e lavar. A propósito, algumas capas de colchão têm uma pequena camada de enchimento e podem ajustar a rigidez do colchão. Tampas removíveis em casa, infelizmente, é quase impossível remover e lavar.

No. 6. Colchões unilaterais e bilaterais

A maioria dos produtos no mercado é de um lado, mas alguns fabricantes também oferecem colchões de dois lados. Neles, as partes diferem no tipo de revestimento, devido ao qual o colchão será confortável de usar em qualquer estação do ano. Uma opção comum: o lado "inverno" tem uma camada de lã e um enchimento mais macio, e o lado "verão" é coberto com tecido absorvente e promove uma troca de ar mais intensa.

Número 7. Colchões ortopédicos

Pessoas que sofrem de doenças da coluna vertebral, articulações e ligamentos estão melhor escolhendo um colchão ortopédico. Seu design permite o máximo apoio ao sistema músculo-esquelético, segue os contornos do corpo e evita a dormência nos membros. Para pessoas saudáveis, esse colchão será uma prevenção eficaz de vários tipos de doenças associadas às costas. Os colchões ortopédicos geralmente são equipados com uma unidade independente de molas e um enchimento que lembra a forma do corpo.

Número 8. Fabricantes de colchões

O nome do fabricante é a garantia de qualidade. Arriscando sua reputação em uma época em que as informações na Internet são distribuídas instantaneamente, poucas pessoas conseguem. Você pode confiar nos produtos dessas marcas:

  • Askona - Um fabricante nacional que produz colchões com e sem molas. Todos os produtos são certificados.
  • Mediflex - Outra empresa russa especializada na produção de colchões ortopédicos,
  • IKEA - uma empresa que não precisa ser apresentada. Todos os produtos do fabricante são de alta qualidade e, ao mesmo tempo, não são muito caros,
  • Dormeo - colchões italianos de alta qualidade, apresentados em uma ampla variedade,
  • Ormatek - um dos maiores fabricantes nacionais de produtos para dormir. A variedade de colchões é enorme.

Ao escolher um colchão, não se esqueça de experimentá-lo pessoalmente, verificando a qualidade do desempenho e a rigidez. Se o produto estiver desconfortável, ficará claro quase imediatamente. E mais uma coisa. Um colchão é uma das poucas coisas que você não deve economizar, pois depende muito da qualidade do sono.