Refrigerador termoelétrico - um dispositivo de refrigeração baseado no uso do efeito Peltier. O papel da substância ativa na transferência de calor é desempenhado pela corrente elétrica direta. As junções frias das termo-baterias são colocadas em um ambiente resfriado e quente no exterior.
As vantagens dos refrigeradores termoelétricos são: a ausência de refrigerantes líquidos e gasosos, peças móveis e de fricção, operação silenciosa (não aplicável a modelos com ventiladores para dissipar o calor da termopilha), a capacidade de controlar com precisão a temperatura e a capacidade térmica, variando o valor atual e a confiabilidade, a estabilidade sob cargas dinâmicas rolo e vibração.
Geladeiras termoelétricas são comuns em veículos.
O que é uma geladeira termoelétrica?
Existem três tipos de geladeiras para carros: compressor, termoelétrico e absorção. Cada tipo é adequado para uma situação específica e para um carro, mas os termoelétricos são universais, que merecem a confiança dos motoristas.
O principal princípio de operação de um refrigerador termoelétrico é bombear energia térmica de um refrigerador, isolado do ambiente externo. Assim, a temperatura é reduzida pelo efeito Peltier.
Em tais dispositivos estão presentes módulos de metal em miniaturaconstituído por cubos. Eles estão interconectados por eletricidade e estão localizados no mesmo nível físico. A eletricidade passa pelos módulos, que deslocam o calor de um material e o transferem para outro.
Módulos elétricos de estado sólido podem transferir calor em grandes quantidades. O princípio em si é que o calor é absorvido por uma grande placa de metal frio. A energia se move do material para o estabilizador, onde se dissipa.
Esse design está localizado sob o painel de controle da geladeira, onde um pequeno ventilador conduz o ar quente, esfriando-o contra a placa. A temperatura quando aquecida é 50 a 70 grause uma temperatura constante no verão cerca de 10 graus. Depois de desconectar o refrigerador da rede elétrica, a temperatura será mantida cerca de 10 horas.
Vantagens dos refrigeradores termoelétricos
Esse tipo de aparelho de refrigeração é generalizado devido às vantagens que seus irmãos não têm.
- Operação silenciosa da geladeira. Normalmente, um dispositivo como uma geladeira faz muito barulho, causando desconforto. Este tipo de unidade de refrigeração não tem essa desvantagem e funciona silenciosamente. Ao levá-lo em uma viagem, você nem notará que está no seu carro.
- Falta de refrigerante. Um refrigerante é uma substância (líquida, gasosa ou mesmo material sólido) que esfria os materiais fervendo, evaporando e circulando dentro de um sistema de refrigeração. Não há refrigerante nos refrigeradores termoelétricos, o que simplifica sua operação.
- Preço baixo. Os refrigeradores desse tipo têm um preço baixo no mercado devido à sua simplicidade e versatilidade. Eles são muito mais baratos que os de compressor, o que os torna disponíveis para mais clientes.
- Choque e resistência ao choque. O design desses refrigeradores permite o transporte seguro de alimentos no carro. Agitar e bater no dispositivo não afetará seu trabalho, o que o torna indispensável para os motoristas.
- Confiabilidade. As unidades de resfriamento são estruturas complexas. No entanto, os refrigeradores termoelétricos são simples de instalar. Eles raramente falham e, se falham, são fáceis de reparar e manter. Eles têm menos peças que podem ser compradas em qualquer cidade.
Desvantagens dos refrigeradores termoelétricos
Esses dispositivos também têm desvantagens que afetam a operação.
- Arrefecimento fraco. As unidades de refrigeração termoelétrica devido ao seu dispositivo têm uma desvantagem como um resfriamento ruim.
- Menos armazenamento de alimentos. Os produtos em tais geladeiras são mantidos frescos não tanto quanto em outros tipos de instalações. Por isso, recomenda-se colocar alimentos já congelados ou refrigerados em geladeiras termoelétricas.
- Volume pequeno. Normalmente, essas unidades de refrigeração possuem um tamanho pequeno de câmara, o que permite armazenar poucos produtos.
- Conjunto de temperatura lenta. Devido ao princípio incomum de resfriamento, esses refrigeradores aumentam a temperatura operacional por um longo tempo, o que pode ser inconveniente.
- Alto consumo de energia. Os refrigeradores desse tipo têm baixa eficiência a uma temperatura definida, o que leva a um maior volume de consumo de eletricidade. Devido à diferença de temperatura dentro e fora da unidade, é mais difícil para ela obter uma norma de funcionamento.
Como escolher uma geladeira termoelétrica?
Depois de decidir comprar esta unidade, você tem a pergunta "Como escolher uma geladeira termoelétrica?". Agora, daremos a resposta para esta pergunta.
Você deve escolher uma geladeira de acordo com três critérios:
- Faixa de temperatura. Aqui vale a pena escolher dependendo das condições de operação. Você pode comprar um freezer se estiver em um clima quente.
- Duração da viagem. Dependendo da duração de suas viagens, você pode escolher pequenos contêineres e sacolas para movimentos curtos ou comprar unidades maiores e mais poderosas se planejar viajar para longe.
- Volume. Aqui você já precisa assistir: você está viajando sozinho ou com a família. Se você dirige sozinho, os refrigeradores com capacidade de 5 litros ou mais servirão para você. Você pode colocar lá as comidas e bebidas que você tiver o suficiente para a viagem. Ou você pode comprar contêineres com capacidade de 30 a 40 litros, se não estiver sozinho.
Assim, examinamos todas as vantagens e desvantagens dos refrigeradores termoelétricos. Se você gosta de longas viagens de carro, esse tipo de unidade de refrigeração será útil para você.
É confiável, não faz barulho e também é conveniente de usar. Recomendamos colocar alimentos já congelados e refrigerados para uma maior eficiência no uso da geladeira.
Apesar de seu baixo volume, é suficiente preservar a frescura dos alimentos. É fácil de manter e reparar, pois possui um mínimo de peças, sem refrigerante, e as peças de reposição podem ser adquiridas em qualquer cidade.
Vantagens de geladeiras para automóveis
Uma grande vantagem dos refrigeradores termoelétricos é o baixo nível de ruído durante a operação. Isso ocorre devido à falta de elementos móveis e trêmulos. Devido a esse recurso, eles são usados não apenas para carros. Às vezes, sua instalação é apropriada em um apartamento, no país, em uma enfermaria de hospital. Comparado aos compressores e dispositivos de absorção, as opções termoelétricas consomem muito menos eletricidade. Além disso, eles raramente falham e são altamente confiáveis, o que significa que você pode evitar o custo adicional de repará-los. Os refrigeradores termoelétricos não têm medo de trepidação e vibração, e é por isso que costumam ser usados em carros.
Princípio de funcionamento
O princípio de operação de dispositivos deste tipo consiste no bombeamento de energia térmica de uma câmara de refrigeração isolada do ambiente externo, a fim de diminuir a temperatura nela. O processo é baseado no efeito Peltier (bombeamento de calor por eletricidade de um dispositivo de resfriamento). O efeito ganhou esse nome graças ao cientista francês que fez essa descoberta no século XIX. Em dispositivos desse tipo, são fornecidos módulos que consistem em cubos de metal em miniatura. Estes últimos são interconectados por eletricidade e armazenados juntos em um nível físico.
No momento em que a corrente elétrica passa pelos cubos, o calor é transferido do material de origem para o novo. O estado sólido dos módulos termoelétricos do dispositivo é capaz de transferir calor em uma quantidade significativa.
Modo de temperatura
O princípio de operação dos refrigeradores termoelétricos baseia-se no fato de que a absorção de calor dos produtos colocados nele ocorre devido a uma grande placa fria. Os módulos termoelétricos movem-no para um estabilizador de dissipação de calor. Este componente do refrigerador está localizado sob o painel de controle. Nesta área, um pequeno ventilador dissipa o calor da unidade de resfriamento pelo ar.
A temperatura constante da geladeira em clima quente varia de 10 ° C. Quando aquecido, a temperatura sobe para + 54-70 ° C. Após desconectar da rede elétrica, a temperatura na câmara pode permanecer a mesma por 8 a 10 horas.
Dicas de uso
A eficiência desse resfriamento é de 16 a 17%; portanto, os refrigeradores termoelétricos não conseguem resfriar os produtos colocados neles de modo rápido. A principal função desse tipo de dispositivo é manter a comida fresca, em vez de contribuir para o resfriamento. Se compará-los com recipientes isotérmicos, o tempo de armazenamento dos produtos neles é ilimitado, pois o dispositivo é alimentado continuamente.
Antes de começar a operar uma geladeira termoelétrica, você deve primeiro esfriar tudo o que será armazenado nela. Também é necessário permitir que a câmara vazia esfrie. Alguns modelos de geladeiras para carros têm dois modos de operação. Eles podem aquecer e refrescar os alimentos. Devido à função de aquecimento, este refrigerador é o líder entre os compressores e os de absorção. Se você conhece bem o dispositivo de geladeiras termoelétricas, pode escolher o modelo mais adequado com um conjunto de determinados parâmetros técnicos.
Ao escolher um refrigerador automático, você precisa determinar sua localização no carro e só então fazer uma compra. É necessário posicionar o dispositivo no carro de forma que a luz solar direta não caia sobre ele. Como o refrigerador termoelétrico está ganhando temperatura lentamente, ele deve ser ligado antes de viajar com antecedência. Você pode seguir o outro caminho - para esfriar a câmera usando acumuladores de frio. Para este fim, é proibido o uso de gelo, pois a água derretida causará corrosão nos elementos metálicos do refrigerador do carro.
Como escolher
Como regra, os refrigeradores termoelétricos para uso doméstico e automóvel não podem se orgulhar de uma grande capacidade. Seu volume é de 0,5 a 50 litros. Os modelos de orçamento podem funcionar no modo de resfriamento e exclusivamente da rede de bordo. Em dispositivos caros, são fornecidas uma função de aquecimento e a capacidade de conectar-se a uma rede doméstica.
Ao escolher um refrigerador do tipo termoelétrico, é importante determinar os seguintes parâmetros:
- Volume. Um refrigerador automático com capacidade de até 5 litros é ideal para os motoristas que viajam por conta própria. Esse dispositivo pode acomodar um pequeno número de produtos e garrafas de bebidas. Se você pretende viajar com toda a família ou com uma grande empresa, é recomendável preferir uma geladeira termoelétrica, cujo volume será de 30 a 40 litros.
- Duração da viagem. Se a unidade for necessária para viagens ao campo ou para movimentação a distâncias mínimas, a melhor solução é comprar uma sacola ou recipiente isolado.
- Faixa de temperatura. Se o refrigerador for operado em condições quentes e a diferença de temperatura for significativa, pode ser necessário um freezer.
Comentários
Se você se referir a avaliações de refrigeradores termoelétricos, os proprietários desses dispositivos recomendam que você siga estas regras ao escolher:
- Para comprar um modelo com um dispositivo de proteção que controla a descarga máxima permitida da bateria do veículo.
- Dê preferência a refrigeradores com comprimento de cabo suficiente (pelo menos 2 m).
- Escolha um dispositivo com uma tampa segura.