Revestimentos de parede

Aprendemos a escolher o adesivo certo para telhas de clínquer

Se a pessoa que você decidiu contratar com clínquer para decorar a fachada diz que ela o ajudará a comprar material barato, e a cola para telhas de clínquer não é necessária, ela será completamente controlada por uma argamassa de cimento simples - fuja dela, nada de bom vai acabar no final. Depois de ter decidido investir no material desta classe, siga todos os requisitos da tecnologia de assentamento, incluindo os que são apresentados à escolha da cola; caso contrário, você ficará decepcionado.

Quais recursos dos ladrilhos de clínquer afetam a escolha da cola

O principal fator que afeta a escolha da cola para os ladrilhos de clínquer é que sua absorção de umidade não excede 2% (agora estamos falando de um ladrilho de clínquer real, não de falsificações baratas). Além disso, o coeficiente de expansão do ladrilho, devido à sua estrutura particularmente densa, difere significativamente dos indicadores do material da parede, portanto, sob a influência da temperatura e de outros fatores, podem surgir problemas com a manutenção da integridade do revestimento.

São essas propriedades dos ladrilhos de clínquer que determinam as propriedades do adesivo usado. Primeiro de todas as misturas, emque deveriam estar colocando o revestimento, devem ser caracterizados por alta elasticidade. O uso de misturas duras (tipo SM-11) é inaceitável. Além disso, cola adequada para as condições específicas de instalação deve ser selecionada.

A influência do local de operação dos ladrilhos de clínquer

Como axioma, você deve aceitar a seguinte regra - a cola deve ser usada apenas para as condições a que se destina. Misturas para trabalhos internos não devem ser usadas para revestimento de fachadas. Em termos de desempenho, todos os adesivos podem ser divididos nos seguintes tipos:

  • Adesivo para uso interior em condições normais.
  • Misturas usadas para enfrentar superfícies com temperaturas elevadas (resistente ao calor, resistente ao calor, etc.).
  • Adesivos para ambientes com alta umidade (à prova d'água).
  • Cola para fachadas (a principal qualidade é a resistência ao gelo).
  • Mistura destinada à instalação de ladrilhos resistentes a ácidos.
  • Misturas universais podem ser usadas tanto em ambientes internos quanto externos.

Informações detalhadas sobre o escopo de uso das misturas devem ser indicadas
fabricante na embalagem. Escolhendo adesivo para colocação de telhas de clínquer, Certifique-se de se familiarizar com todas as suas características.

As principais características na escolha de adesivo para telhas de clínquer

Ao escolher uma mistura adesiva para ladrilhos de clínquer, é necessário levar em consideração o nível de absorção de umidade. Os produtos de clínquer confiáveis ​​certificados de alta qualidade devem ser fixados com base adesiva, na qual esse indicador não excede 2%.

Além disso, é necessário levar em consideração o fato de que a densidade dos ladrilhos de clínquer não coincide com a densidade das paredes das fachadas, portanto, sob a influência de mudanças de temperatura ou quaisquer outros fatores, a integridade dos materiais de revestimento ou da parede como um todo pode ser violada. A cola para telha de clínquer deve ter alta elasticidade. É estritamente proibido o uso de misturas de cola de tipo rígido.

Os principais requisitos de adesivo para chapas de revestimento de clínquer:

  • elasticidade
  • alta viscosidade
  • resistência à umidade
  • alta resistência à aderência
  • alta adesão
  • resistência ao aparecimento de fungos, mofo, acúmulo de micróbios.

Tipos e tipos de cola para telhas de clínquer

Os especialistas recomendam a seleção de uma mistura de adesivo e rejunte para telhas de clínquer ao mesmo tempo. Isso melhora a qualidade e a confiabilidade do revestimento. Isto é explicado pelo uso de diferentes componentes na produção de certas misturas. Portanto, uma discordância dos fabricantes pode levar à perda das propriedades e características necessárias ou a outras conseqüências indesejáveis.

Além das marcas conhecidas que oferecem bases adesivas para telhas de clínquer, é recomendável consultar outros fabricantes populares em outras regiões. Hoje, o mercado possui várias das marcas mais famosas e procuradas:

  • Extrabond 131 - É usado tanto para decoração de interiores quanto para fachadas. Resistência ao gelo - 50 ciclos.
  • RKS - a mistura adesiva é adequada para estruturas de revestimento nas quais é inerente alta umidade.
  • Ceresit SM-117 - uma das soluções adesivas mais comuns. Possui elasticidade média, mas pode ser utilizado em praticamente qualquer local (fachadas, piscinas, decoração de interiores etc.).
  • Baumacol flex - a cola tem um alto nível de elasticidade. É usado para enfrentar lareiras, fogões e outras estruturas complexas.
  • Knauf - esta mistura de cola possui uma classificação separada para uso interno e um separado - para uso externo.
  • Litoflex K 80 - difere em boa adesão, a cola pode ser aplicada para trabalhos internos e externos.

Entre os mestres, há uma separação de composições adesivas para placas de clínquer, como segue:

  • Um componente (homogêneo). Este material já é vendido na forma de uma mistura pronta para colar. Uma grande desvantagem desse tipo de cola é o longo tempo de secagem.
  • Cimento. Essas misturas eram populares há vários anos, quando praticamente não havia alternativas para elas. Este é um tipo clássico de argamassa: a composição do cimento é diluída com plastificantes, componentes retentores de água e aditivos de dispersão.
  • Poliuretano (epóxi). Esta cola é preparada com base em dois outros componentes. Embora o custo dessas misturas adesivas seja uma ordem de magnitude superior ao restante, sua confiabilidade e resistência também são várias vezes mais.

O método de aplicação de cola em ladrilhos de clínquer

A base de cola é aplicada com uma espátula dentada, deixando uma espécie de ranhuras. A altura dos dentes de uma espátula deve ser de 6 a 8 mm; para uma camada mais espessa, que deve conter ladrilhos mais pesados, use uma espátula com dentes de 10 a 12 mm de comprimento.

Uma pequena camada de cola também é aplicada na parede. No entanto, aqui você precisa calcular corretamente sua força e velocidade de colocação de ladrilhos. A mistura adesiva seca dentro de 20 a 30 minutos, e se durante esse período você não tiver tempo para tratar a área com o adesivo aplicado, isso poderá causar uma deterioração na adesão.

Também deve-se ter em mente que, durante o sol escaldante ou ventos fortes, o processo de secagem da cola é um pouco acelerado; portanto, é melhor aplicar cola em uma área menor. Recomenda-se que a colocação de ladrilhos de clínquer seja realizada em uma renda, que é esticada ao longo de cada linha. Se o revestimento for realizado dessa maneira, naturalmente será muito mais conveniente aplicar a base adesiva no ladrilho.

Preparação de adesivo para telhas de clínquer

Para preparar cola para clínquer, você precisa estocar um balde de plástico (qualquer outro recipiente redondo), um misturador de construção, um bico especial e água (qualquer outro líquido). Ao cozinhar, você precisa usar um líquido dessa temperatura, o que é recomendado pelo fabricante da marca selecionada de cola (em regra, o fabricante recomenda o regime de temperatura de +5 a +20 ° C).

É necessário coletar líquido no recipiente preparado e, gradualmente, mexendo, adicione uma mistura de cola seca. Após o recebimento de uma substância viscosa, você precisa misturar a composição com um misturador de construção (cerca de 800 rpm), esperar 5-7 minutos e depois misturar novamente.

A mistura resultante pode ser usada para fixar os ladrilhos de clínquer por 2 horas; portanto, a área da fachada deve ser calculada.

IMPORTANTE! Quaisquer detritos ou partículas de sujeira devem ser removidos da mistura de cola seca, pois isso pode acelerar o tempo de endurecimento da composição. Antes de misturar, é recomendável enxaguar bem o recipiente e também usar apenas líquido limpo.

Misturas de ladrilhos de clínquer

Que argamassa usar para a colocação deste material? Se você decidir economizar dinheiro e usar uma mistura de cimento com areia, a vida útil do revestimento pode ser muito curta. Afinal, a absorção de umidade do ladrilho é de apenas 2%, e os coeficientes de expansão dele e do material da parede são diferentes, o que geralmente leva a uma violação da integridade do revestimento.

Você pode evitar essa situação se usar cola especial para azulejos. No entanto, deve ser escolhido levando em consideração as características do material de revestimento em si e as especificidades de seu local de aplicação, as condições de instalação. Uma opção ideal é uma composição com alta elasticidade, enquanto o uso de misturas duras é considerado inaceitável por especialistas. Examinamos o que é melhor para colar os ladrilhos de clínquer, agora vamos estudar as características das composições.

Tipos de cola e suas características

Uma grande variedade de misturas usadas para a colocação de materiais de revestimento obriga o comprador a escolher com cuidado uma delas. Portanto, os especialistas dividem condicionalmente essas formulações em três grupos principais:

Para entender qual das misturas permitirá obter o melhor resultado durante a postura, você deve descobrir não apenas sua composição e características básicas. Uma das formulações mais fáceis de usar é a cola uniforme para etapas de clínquer. Geralmente entra na rede de distribuição na forma de uma mistura pastosa pronta para uso. No entanto, esta cola tem uma desvantagem - um longo tempo de secagem.

Os mais populares são os compostos de poliuretano. Essa cola geralmente consiste em dois componentes e tem um alto custo. Mas, ao mesmo tempo, em termos de confiabilidade e força de instalação do revestimento, ele não tem igual.

As composições de polímeros são implementadas em duas versões:

Cada um dos tipos considerados de cola é caracterizado por certos parâmetros:

  • Resistência ao gelo
  • Tempo de endurecimento
  • Âmbito de aplicação (para uso interno ou externo).

Marcas de mistura mais populares

A composição para a instalação de materiais de revestimento, como regra, é adquirida em conjunto com uma argamassa. Especialistas acreditam que eles devem ser realizados por um fabricante. Nesse caso, os mesmos componentes serão utilizados na cola e no rejunte, o que melhorará a qualidade da instalação, bem como a confiabilidade do revestimento durante a operação.

Embora o uso de materiais de vários fabricantes possa levar à perda de certas propriedades, além de outros resultados indesejáveis.

Algumas das marcas mais populares de bases adesivas para telhas de clínquer no mercado interno são:

A primeira composição são os produtos de um fabricante russo. Eles são projetados para uso em ambientes fechados e para decoração de fachadas. A cola tem resistência ao gelo de até 50 ciclos.

A composição do RKS é utilizada para a colocação de clínquer em salas com um nível máximo de umidade. Possui alta adesão e propriedades repelentes à água. Seu uso é permitido ao realizar revestimentos internos e externos.

O mais comum e popular é a marca de adesivos Ceresit CM. Apesar da elasticidade média da composição, é excelente para acabamento de fachadas, espaços interiores e até piscinas.

Assista a um vídeo sobre os produtos Ceresit CM:

A maior elasticidade do adesivo Quickum Baumacol para clínquer. Portanto, recomenda-se usá-lo para enfrentar estruturas complexas, em particular fogões e lareiras.

O fabricante Knauf, diferentemente do restante, produz dois tipos de misturas: para uso interno e externo.

O que considerar ao escolher cola

Um dos requisitos mais importantes é a conformidade da composição com as condições em que se destina a ser usada. Portanto, misturas destinadas ao trabalho interno não devem ser usadas quando estão voltadas para a fachada e vice-versa. Com base em seu desempenho, é classificado como destinado a:

  • Decoração de interiores em condições normais,
  • Superfícies que aquecem durante a operação,
  • Salas com alta umidade
  • Fachadas
  • Universal.

Informações mais precisas e detalhadas sobre o escopo e o método de aplicação de uma composição específica são fornecidas pelo fabricante na embalagem. E ao escolher a cola, é necessário levar em consideração os recursos do objeto em que ele deve ser usado, bem como estudar cuidadosamente as instruções anexadas.

Assista ao vídeo, os critérios para escolher a melhor cola:

Muitas empresas produzem vários tipos de adesivo para telhas de clínquer resistentes ao gelo, um dos quais são misturas de orçamento. Eles geralmente diferem um pouco em qualidade dos análogos, mas têm um custo menor.

Entre os principais parâmetros que certamente prestar atenção na escolha da cola estão os seguintes:

  • Elasticidade
  • Resistente à umidade
  • Adesão
  • Viscosidade
  • Capacidade de agarrar
  • Resistência ao gelo
  • Ampla gama de aplicações,
  • Proteção contra fungos e mofo.

Se todas as características acima estiverem presentes na composição que você decidiu comprar, a colocação de tijolos de clínquer com seu uso permitirá obter um revestimento confiável e de alta qualidade. Idealmente, o adesivo para esse material deve suportar o impacto de quaisquer influências climáticas. Caso contrário, mesmo ao absorver uma quantidade mínima de umidade, o congelamento da composição levará à sua destruição e à integridade do revestimento

O principal requisito para cola para clínquer

Clínquer é um material denso e com baixa porosidade. Um clinquer de qualidade até faz um sinal sonoro limpo quando batido nele como metal. Por esse motivo, o material possui uma absorção de umidade muito baixa, de até 3%, devido à sua durabilidade, pois a principal força destrutiva dos materiais de construção são as influências climáticas.

No entanto, a estrutura do edifício em si é geralmente composta de materiais com características muito mais prosaicas, portanto, com mudanças de temperatura e umidade, a base e o revestimento se comportam de maneira muito diferente devido a diferentes coeficientes de expansão. Portanto, a mistura de cola deve desempenhar a função de um amortecedor, igualando a diferença de tensão e, ao mesmo tempo, preservando sua integridade. Com base nisso, o principal requisito para adesivo para telhas de clínquer é a elasticidade máxima, o que não satisfaz as misturas de cimento do orçamento.

Regras básicas para a escolha de cola para clínquer

A escolha do adesivo para telhas de clínquer depende do tipo de produto e das condições em que eles serão usados ​​no futuro. Portanto, é importante ter informações completas sobre a área de revestimento:

  • externo ou interno
  • umidade relativa da zona
  • exposição a altas temperaturas
  • disposição vertical de face ou piso.

Ao escolher adesivos de fabricantes europeus, vale a pena prestar atenção à rotulagem da classe da mistura de acordo com a DIN EN 12004. As classes C1 e C2 são atribuídas a misturas à base de cimento, D1 e D2 ao polímero, R1 e R2 a misturas de endurecimento rápido (reação), geralmente a epóxi base. O número indica o grau de adesão da mistura. Além disso, de acordo com a DIN EN 12002, a elasticidade do adesivo é regulada: se a marcação for S1 (a camada endurecida dobra pelo menos 2,5 mm) ou S2 (pelo menos 5 mm), você está lidando com misturas flexíveis ideais para fachadas de revestimento propenso a sinusoides climáticos.

Revestimento de fachada

Além da elasticidade, a configuração rápida é importante para o revestimento vertical, caso contrário, o ladrilho simplesmente “flutua”.Além disso, a resistência à umidade e ao gelo dos compostos, resistência a aditivos ultravioleta e anti-séptico que protegem as paredes do desenvolvimento do fungo são requisitos importantes. As misturas usadas para equipar os peitoris das janelas de clínquer devem atender às mesmas condições. O representante ideal desse grupo de compostos é o adesivo Quick-mix RKS, projetado para revestimento de paredes com clínquer e cerâmica.

Revestimento de parede

Para o trabalho interno, a compatibilidade ambiental da composição e a boa adesão à maioria dos tipos de superfícies são destacadas, e o revestimento dos chuveiros e áreas de trabalho das cozinhas exigirá propriedades resistentes à umidade da mistura. Um modelo sem precedentes para esse tipo de trabalho pode ser a composição adesiva à prova d'água FK 100 da Quick-mix. Devido à sua boa aderência durante a aplicação em camada fina, esta solução é muito econômica e complementa perfeitamente a vitalidade inerente dos ladrilhos de clínquer.

De frente para o chão e degraus

A superfície do piso é considerada estável, portanto, ao colocar ladrilhos e degraus de clínquer, a elasticidade da composição adesiva não é tão importante quanto sua adesão, a resistência mecânica da camada resultante, sua umidade e resistência ao gelo. Os especialistas em mistura rápida recomendam o uso de adesivos à base de cimento FK 100 (piso interno) ou FK 300 (interno e externo) para esses fins.

Separadamente, deve-se notar que é aconselhável comprar adesivos juntamente com rejuntes de juntas do mesmo fabricante, para que o conflito de componentes durante sua interação não leve a uma deterioração no desempenho do revestimento.

Ao escolher a mistura adesiva “certa”, você oferece ao clinquer adquirido a chance de demonstrar sua vitalidade única para várias gerações de sua família e se tornar sua relíquia completa.

Marcas famosas de adesivo para telhas de clínquer

Aqui, em primeiro lugar, vale dizer que, além das marcas conhecidas, existem vários fabricantes cujos produtos são populares em determinadas regiões. Além disso, pode até superar a qualidade das misturas conhecidas. Portanto, antes de escolher uma cola, analise o mercado local, colete o máximo de informações possível sobre as ofertas disponíveis, interesse nas avaliações sobre elas. Com a disponibilidade de produtos de qualidade realmente adequada, há uma oportunidade real de economizar um pouco nas misturas locais, porque os produtos de marca são muito mais caros.

Se falamos de misturas adesivas mais famosas, os resultados dos estudos identificaram as seguintes formulações mais populares (um lugar na lista não significa mais reconhecimento, as informações não são de natureza promocional):

  • Marca comercial "Quick-mix", cola RKS. Pode ser usado para decoração de interiores e exteriores, resistente ao gelo, adequado para ambientes com alta umidade.
  • Terta, mistura de Extrabond 131. Também pode ser usado para fachadas e decoração de interiores. A resistência ao gelo é um pouco menor (50 ciclos).
  • Adesivo cerâmico para cerâmica Ceresit SM-117. Esta TM é uma das mais famosas, a cola SM-117 pode ser usada mesmo quando a organização dos territórios da bacia, acabamento de fachadas, possui elasticidade média.
  • As composições de Knauf também não precisam de uma introdução especial. A mistura Fliesemkleber é usada para decoração de interiores; não é adequada para fachadas e ambientes úmidos.
  • A Baumit oferece o adesivo Baumacol Flex, que é altamente elástico, pode ser usado para enfrentar fogões, lareiras e qualquer superfície complexa.
  • A empresa Litokol produz uma mistura de Litoflex K 80, projetada para revestimento de fachadas e interiores, caracterizada por boa adesão.

Ao escolher uma mistura de um determinado fabricante, pense em comprar um rejunte da mesma empresa. Assim, você pode melhorar significativamente a qualidade e as propriedades do revestimento. O fato é que diferentes empresas usam componentes diferentes para suas misturas, o uso de materiais diferentes pode levar a conseqüências indesejáveis.

A propósito, ao escolher, interessar-se pela disponibilidade de análogos orçamentários das misturas propostas, muitas empresas praticam a produção de composições mais baratas que diferem ligeiramente em qualidade. Além de tudo, cuide da preparação de alta qualidade da base, ou até a melhor cola cairá com os ladrilhos.

DESCRIÇÃO

As telhas de clínquer estão em demanda regular no mercado. Isto é devido ao seu excelente desempenho. No entanto, a compra deste material é um item orçamentário significativo; muitos compradores procuram otimizar seus próprios custos. E, ao mesmo tempo em que reduzem os custos, eles começam com cola para ladrilhos de clínquer, agindo longe de ser sempre consciente - seguindo conselhos de amigos, recomendações de artesãos ou consultores de lojas. Este artigo discutirá como fazer a escolha certa e evitar os erros irritantes que serão sentidos durante a operação.

Propriedades importantes do material

O clínquer é caracterizado pela densidade e porosidade mínima. Quando tocado, o material de fabricantes confiáveis ​​produz um som semelhante ao toque de metal. Além disso, os ladrilhos de clínquer são caracterizados por baixa absorção de água, devido à sua longa vida útil.

No entanto, o edifício pode ser construído com materiais de baixa qualidade, sujeitos a influências ambientais negativas: mudanças de estação, mudanças de temperatura etc. Devido a diferentes fatores de expansão, a base do edifício e o revestimento podem se comportar de maneira imprevisível. É por isso que a cola para telhas de clínquer deve desempenhar uma função de absorção de choque. A mistura deve manter a integridade do material de revestimento e compensar a diferença de tensão.

É por isso que os especialistas acreditam que um bom adesivo para telhas de clínquer deve ter as seguintes propriedades:

  • elasticidade. Essa qualidade não é característica de simples misturas de cimento,
  • resistência à água
  • boa adesão e adesão à superfície,
  • resistência ao gelo, capacidade de tolerar mudanças de temperatura,
  • capacidade de resistir a fungos e bolores.

Como escolher a mistura certa?

Os especialistas recomendam prestar atenção a vários critérios que ajudarão a restringir a busca por uma mistura:

  • onde o revestimento será realizado (dentro ou fora do edifício),
  • disposição dos ladrilhos - piso ou parede,
  • teste de umidade
  • condições operacionais de temperatura.

Além disso, ao escolher adesivo para ladrilhos de clínquer, leia atentamente a embalagem. Em particular, observe a rotulagem. Portanto, o valor literal indica a base da mistura usada:

  • D1 e D2 - polímero. O adesivo é entregue pronto. Antes de usar, você deve mover cuidadosamente o conteúdo do frasco,
  • R1 e R2 - epóxi (na maioria das vezes). É caracterizada pelo endurecimento rápido,
  • C1 e C2 - cimento. Misturas viscosas usadas para uso externo e interno. Conter plastificantes e aditivos modificadores.
  • A classificação européia DIN EN 12002 regula a elasticidade do adesivo. Assim, usando um material com o número S1, uma deflexão não inferior a 2,5 mm após o endurecimento final, S2 - não inferior a 5. Esses materiais são perfeitos para o trabalho de fachada.
  • O número na etiqueta indica o grau de adesão do material.

O que usar para enfrentar degraus e pisos de clínquer?

Especialistas atribuem essas superfícies a estáveis. Portanto, a cola usada para seu revestimento deve ser durável, resistente à umidade e ao gelo, além de boa aderência. Essas qualidades têm adesivo para telhas de clínquer da marca Pereo. Possui uma base de cimento e é caracterizada pela versatilidade: pode ser usada para uso interno e externo.

O que pode ser usado para revestimento de fachada?

Se o clínquer for usado para decoração de paredes, dê preferência a compostos elásticos de presa rápida. Caso contrário, o acabamento é deformado. Além disso, o adesivo de alta qualidade para telhas de clínquer deve ser caracterizado pela resistência à formação de mofo e fungos, umidade e radiação ultravioleta.

Características do trabalho interno

Para o interior, é melhor usar cola para ladrilhos de clínquer com boa adesão e uma composição segura. É importante que durante a operação não emita fumos tóxicos. Se for necessário executar o revestimento de uma lareira, use estruturas resistentes ao calor. Para trabalhar na cozinha, nos banheiros e em outras salas com alta umidade, use compostos à prova d'água.

As composições com boa adesão endurecem bem, mesmo quando se aplica uma camada fina. Essa qualidade fornece consumo econômico de material.

Clínquer é um material com qualidades notáveis. É ecológico, fornece proteção confiável contra fatores ambientais negativos, tem uma aparência atraente. No entanto, essas propriedades são divulgadas apenas com a seleção correta de adesivo para telhas de clínquer e observando a tecnologia de assentamento. Esperamos que as recomendações fornecidas no artigo o ajudem a fazer a escolha certa.