Pavimentos

Como limpar selante de silicone de um ladrilho?

Embora seja uma ferramenta difundida, não há solvente universal que possa removê-lo de maneira fácil e simples. Portanto, para a limpeza de superfícies, combine vários métodos de limpeza química e mecânica.

  1. Para a limpeza mecânica, é utilizada qualquer ferramenta adequada, desde uma espátula e uma faca para sapatos até o sal comum de mesa, em uma palavra, tudo o que pode ser raspado e cortado. Profissionais para remover excesso de silicone em excesso preferem facas de inicialização. Sal, ralador de metal ou pedra-pomes será adequado como abrasivo. O procedimento para limpeza mecânica é bastante simples, o principal é não estragar a superfície que está sendo limpa. Primeiro, grandes fluxos de selante. Depois disso, os materiais abrasivos eliminam os restos da composição de vedação. Após todas as manipulações, as manchas ainda podem permanecer na superfície e são removidas com um detergente comum ou limpador de vidro.
  2. O segundo método de limpeza é químico, usando todos os tipos de solventes. Deve-se notar imediatamente que o selante endurecido não se dissolve, mas apenas amolece sob a influência desses agentes, o que facilita muito a limpeza da superfície. É melhor comprar um líquido imediatamente em um local com cola, pois eles o selecionam com base em sua composição. Assim, um selante à base de ácido responde bem a 70% de ácido acético, e o álcool contendo álcool reage de acordo.

Metodologia geral

Muitas vezes temos que pensar em mudar o selante entre o azulejo e o banheiro, quando ele já se afastou em alguns lugares, formando pequenas brechas desagradáveis, quando está muito amarelo da água, quando o mofo apareceu nele, como pode ser julgado pelos pontos pretos característicos.

É melhor começar pela borda da banheira, usando uma chave de fenda ou tesoura, pegar o silicone e arrancá-lo sistematicamente em todo o perímetro da banheira. Ao mesmo tempo, tente puxá-lo uniformemente, sem sacudir. Será conveniente cortar resíduos grandes com uma faca afiada, e você terá que trabalhar com pequenos usando a mesma pedra-pomes. Ao abrasar o silicone com pedra-pomes, tome cuidado para não arranhar o esmalte do banheiro ou a superfície brilhante do azulejo. Pequenos resíduos de silicone podem ser lavados com um solvente, mas, para começar, eles precisam ser adequadamente encharcados.

A principal coisa nesse trabalho é precisão

Então você precisa desengordurar a área limpa e aplicar um novo selante nela. Para proteger áreas abertas, é melhor usar fita adesiva que, diferentemente da fita adesiva, não deixa resíduos. Se você ainda manchar alguns lugares, poderá apagar o silicone fresco com um solvente, o espírito branco é perfeito e, além disso, não cheira muito em comparação com outros compostos. Em casos extremos, você pode usar vinagre.

A tecnologia correta de aplicação de silicone

Tile

O silicone velho sempre pode ser removido dos azulejos do banheiro com uma faca, um diluente e um pano. Primeiro de tudo, você pode cortar a parte principal com uma faca, tente não arranhar o azulejo em si. Em seguida, os resíduos devem ser embebidos no solvente até amolecerem, pelos quais você precisa embebê-los liberalmente e depois limpe-os com calma.

Se você tiver medo de arranhar o azulejo com uma faca, tente escová-lo com um raspador ou lâmina de madeira. Para tornar o silicone mais flexível, você pode tratá-lo inicialmente com querosene, gasolina ou outro solvente. Os solventes suavizam rapidamente a composição, mas cheira mal. As composições de detergente concentrado têm um cheiro agradável, com a ajuda da qual também é possível amolecer o selante de silicone, mas ele deve ser embebido várias vezes mais.

Agora que ficou mais maleável, fica ainda mais fácil cortar com uma lâmina. O silicone deixa manchas oleosas depois de si próprio; portanto, não remova os panos embebidos em solvente, pois precisará de ajuda novamente. Você pode usar uma composição detergente, mas também lida com manchas gordurosas. Em seguida, deve ser lavado no local da remoção do selante e limpo com um pano seco.

Como a borracha de silicone está presente no selante, ela possui uma estrutura viscosa e fluida. É capaz de aderir de forma confiável a uma ampla variedade de materiais, enquanto penetra profundamente na superfície porosa. Rasgar o silicone é muito difícil, mas se necessário, é possível realizar esse trabalho.

Esperamos que você não tenha dificuldades especiais para remover o silicone de várias superfícies, basta usar nossas dicas e fazer o trabalho com calma e confiança.

Precauções de segurança

Ao trabalhar com selante de silicone, algumas precauções de segurança devem ser observadas. É imperativo usar luvas de borracha para proteger a pele das mãos do contato com substâncias.

A sala em que os reparos estão sendo realizados deve ser regular e bem ventilada

É imperativo usar luvas de borracha para proteger a pele das mãos do contato com substâncias. O local em que os reparos estão sendo realizados deve ser regular e bem ventilado.

Antes de aplicar a substância nas articulações, você pode cobrir a superfície não tratada com fita adesiva. Como resultado, não apenas a superfície limpa do ladrilho será preservada, mas os contornos entre eles serão uniformes.

Ao usar um limpador de aerossol, deve-se tomar muito cuidado. O produto é pulverizado em volta da circunferência e certifique-se de que não entra em contato com a pele ou a superfície limpa do azulejo, o que pode danificá-lo: o líquido pode afetar adversamente a tinta e o esmalte. Alguns tipos de superfícies podem borbulhar ou rachar. Para evitar isso, cubra a área do bloco que não será processado.

Antes de executar o trabalho de aplicação ou remoção do selante de silicone, você precisa decidir sobre o método de limpeza: será utilizado um método mecânico ou será necessário recorrer a preparações químicas.

De qualquer forma, você precisará das seguintes ferramentas:

  • luvas de borracha
  • respirador
  • espátula
  • faca de papelaria, lâmina de barbear,
  • fita adesiva
  • escova
  • limpador e instruções para isso.

Para remover a massa antiga, todos os métodos acima são usados. Que método e medicamento usar neste caso, todo mundo decide por si mesmo.

Para remover selante seco, veja o vídeo.

Regras de Limpeza

Ao vedar juntas ou rachaduras, enquanto protege as superfícies dos efeitos adversos de substâncias agressivas, um selante é frequentemente usado para colar estruturas. Este material substituiu com sucesso betumes e rejuntes obsoletos, devido às suas propriedades e excelente aderência, é muito mais fácil processar juntas ou reparar rachaduras.

Pias, banheiras, chuveiros - esta não é uma lista completa em que o selante de silicone é usado. Usando este material, você pode selar as juntas entre o banheiro e a parede, colar as paredes do aquário ou selar as juntas no chuveiro.

Ao trabalhar com o material, você deve saber como limpá-lo rapidamente de qualquer superfície. Durante a operação, o excesso de silicone deve ser limpo imediatamente, caso contrário, o selante endurece muito rapidamente e a remoção do excesso será problemático.

Ao selar as juntas, a cola pode entrar nas roupas e manchá-las. Antes de tudo, você deve se proteger dessa poluição e trabalhar com roupas de trabalho especiais. Se o selante entrar no tecido, você deve saber como removê-lo da superfície.

Se a contaminação for fresca, substitua a área contaminada por água quente e remova-a. No caso de o selante já endurecer, esse processamento não dará resultado.

Selante de silicone é usado para reparar um motor em um carro. Muitas vezes, o silicone entra nas capas dos carros. Para limpar a tampa, como em qualquer superfície do tecido, é melhor remover imediatamente a contaminação fresca. Ao usar produtos químicos agressivos, é provável que danifique o tecido. O solvente é aplicado na área contaminada e deixado de molho por 30-40 minutos. O material impregnado é limpo com uma escova. Depois disso, o tecido é lavado à mão ou em uma máquina de lavar.

Se não for desejável usar um solvente, você pode usar outro método para remover o selante:

  • roupas ou outro pano são dispostos na superfície,
  • o tecido deve ser esticado um pouco,
  • pegue um raspador ou uma faca não afiada e remova o silicone da superfície,
  • um traço de óleo é limpo com álcool ou vinagre,
  • o tecido é embebido por 3 horas e depois lavado à mão ou à máquina.

A escolha de um selante de silicone para trabalhos de reparo leva em consideração em quais superfícies é adequada. Selantes alcalinos, ácidos e neutros podem ser encontrados na loja. Ao comprar um selante ácido, você deve estar ciente de que eles não devem processar superfícies metálicas. A letra “A” estará escrita em sua embalagem, o que significa que contém ácido acético, o que pode levar à corrosão do metal.

Além disso, não deve ser usado ao trabalhar com superfícies de mármore, cimento. Para tais materiais, é melhor escolher um selante neutro. É combinado com qualquer superfície.

A essência do problema

O silicone é um dos selantes universais, fáceis de usar, mas confiáveis. Sua alta adesão a superfícies de vários materiais se deve à presença em sua composição de solventes que aumentam a elasticidade, mas retêm a densidade da estrutura. É o solvente que confere à composição um odor característico desagradável. Além das excelentes propriedades de ligação e vedação confiável, o silicone não promove o desenvolvimento de bactérias e mantém o molde sob controle, pois contém aditivos antimicrobianos.

O selante à base de silicone é usado para vedar encanamentos, janelas, juntas entre superfícies de ladrilhos e banheiros, no teto e no piso, em locais onde é necessário criar um contato completo de duas superfícies e proteger-se da umidade.

É importante entender de que material de qualidade planejamos remover o selante para não danificá-lo, porque o trabalho de limpeza em si consome muito tempo e requer grande precisão. De muitas maneiras, as dificuldades estão associadas à capacidade de um selante líquido penetrar na estrutura dos materiais e solidificar nela.

É especialmente difícil limpá-lo de superfícies porosas. Quanto mais selante precisar ser removido, mais difícil e mais demorado o trabalho.

É hora de remover o selante do molde

É ótimo se você tiver a oportunidade de determinar a qual grupo de selantes o seu pertence: um componente ou dois componentes, pois as composições desses produtos diferem.

Selantes de um componente são usados ​​em condições domésticas, durante os trabalhos de construção, enquanto selantes de dois componentes são usados ​​em necessidades industriais. Os primeiros selantes alcalinos à base de amina foram criados. O segundo tipo de selantes é ácido; vinagre ou álcool podem ser seu principal componente. Ambos os tipos selam perfeitamente as juntas entre diferentes superfícies.

Método químico

Outro método envolve a limpeza dos ladrilhos do selante de silicone endurecido pelo método químico. Solventes como acetona ou álcool são usados ​​para isso. Essa abordagem permite lidar com material seco sem muito esforço.

Mergulhe uma solução de algodão ou broto de orelha. Aplique suavemente acetona nas áreas onde o selante precisa ser removido. Depois de algum tempo, o silicone amolece, transforma-se em pasta e pode ser facilmente raspado ou esfregado com um pano.

Espírito branco removerá facilmente selante de silicone

No entanto, antes de tentar limpar o selante de silicone do ladrilho com um solvente, lembre-se de que, se você for além da costura, poderá estragar o próprio ladrilho, a bancada, a banheira e o rodapé. O líquido pode danificar as superfícies de plástico e borracha, comer esmalte e tinta. Os itens em contato com ele podem ficar borbulhados, desintegrar-se ou adquirir um revestimento fosco; além disso, você corre o risco de violar o aperto da costura se for além da junta e remover o excesso.

Antes de escolher um ou outro método de limpeza do selante de silicone dos ladrilhos, pese todos os prós e contras, levando em consideração sua situação específica. Mas é melhor, é claro, evitar a poluição, mesmo na fase de aplicação do selante. Cole o ladrilho com fita adesiva e você obterá uma costura perfeitamente uniforme com uma superfície de revestimento impecavelmente limpa.

Características da remoção do selante de silicone

Selante de silicone é uma substância indispensável usada para selar. Não possui efeito tóxico, motivo pelo qual é constantemente usado para mascarar costuras de azulejos em banheiros, cozinhas e outras instalações residenciais. Cedo ou tarde, ele fica amarelo, rachando, por causa do qual sua vedação é quebrada. Nesse caso, é necessário substituir o selante, mas primeiro você terá que limpar o selante acrílico antigo.

Conselhos! Esta substância também pode ser usada como base adesiva para fixar uma variedade de peças.

Não é fácil remover a massa, porque penetra fortemente nos poros dos materiais.

É necessário remover a substância com cuidado para não danificar a superfície delicada

Contém, além da principal substância ativa, uma variedade de aditivos. Por exemplo, existem compostos que impedem o crescimento de microorganismos patogênicos nas fendas dos ladrilhos. Além disso, solventes estão presentes na mistura para dar elasticidade e aderência à composição.

Devido à presença de solvente, exala um odor persistente e pungente, portanto os agentes químicos para limpeza da substância devem ser usados ​​com muito cuidado e cuidado. O mesmo se aplica à remoção de manchas do selante da roupa; nesse caso, recomenda-se o uso de receitas populares

Quais ferramentas são usadas para remover o selante?

Após a conclusão da colocação dos ladrilhos, é necessário remover os resíduos de rejunte. Após 1-2 meses, os traços foscos do selante do pó depositado se transformam em manchas cinzentas e os pedaços da massa endurecida em formações sujas na superfície do material de acabamento.

É elástico e possui alta aderência, conectando-se firmemente aos materiais de acabamento. Como pintar carros de plástico para que a tinta não descasque? Este polímero requer ferramentas especiais para remover resíduos.

Para limpar o selante, os seguintes materiais de limpeza, abrasivos e dispositivos são adequados:

  • tecido grosso de serapilheira,
  • bolsa de lona com sal umedecido em água,
  • formulações de pó abrasivo, pastas de limpeza,
  • caso não exista risco de arranhar o esmalte, é utilizada uma lixa,
  • malha de arame de latão ou escova de arame,
  • lâmina de máquina de barbear
  • faca de papelaria
  • raspador, espátula.

Como ferramenta, você pode usar qualquer objeto com propriedades semelhantes disponíveis. Por exemplo, um raspador substituirá com sucesso um ciclo para parquet e, em vez de uma faca de escritório, um análogo de qualquer finalidade é adequado. Sem problemas, você pode usar um sapato ou uma faca de cozinha comum.

Também é conveniente limpar o selante do ladrilho com um cinzel de carpintaria.

O processo de limpeza pode ser acelerado usando uma furadeira elétrica equipada com um bico do tipo copo com cerdas de metal ou enchimento de espuma.

Métodos de remoção mecânica

Imediatamente após o rejuntamento, os restos do selante são facilmente removidos com um pano, uma toalha de arame ou detergente para a louça.

Se o ladrilho tiver um fluxo de material de vedação, eles serão removidos com uma espátula, raspador ou ciclos. O melhor composto de silicone endurecido é cortado com uma lâmina / faca e separado da superfície com tiras separadas. A mancha fosca restante no ladrilho é esfregada até desaparecer completamente com uma bolsa de lona com sal grosso molhado.

Produtos químicos

Hoje, existem muitos reagentes que podem limpar a superfície dos ladrilhos com silicone. São fabricados com base em solventes que atuam em 2 grupos dos selantes mais utilizados (chamados de componente único):

  • ácido, endurecedor com a liberação de ácido acético,
  • neutro, contendo cetoxima ou álcool.

Sob a influência desses produtos químicos, o silicone se dissolve ou se transforma em um mingau de fácil lavagem, que é simplesmente removido do ladrilho com panos.

Eles estão disponíveis em várias formas: líquido, aerossol, pó ou na forma de uma pasta. Um tecido não sintético umedecido com um agente químico líquido é aplicado ao selante altamente endurecido e deixado para amolecer o compósito por várias horas. Os usuários mais populares são:

  • acetona (geralmente 646 ou 647),
  • gasolina ou álcool branco,
  • Penta 840 (Rússia),
  • Bau Master (Polônia),
  • DowCorning OS-2 (Alemanha),
  • solvente.

O resultado inesperado na remoção de substâncias contendo silicone fornece o uso de produtos improvisados. Por exemplo, após a aplicação de diclorvos em um ladrilho, o silicone amolece e é facilmente removido da superfície. O motivo é o solvente contido na maioria dos repelentes.

Limpeza química

Uma das soluções mais eficazes e rápidas do que limpar o selante de azulejos de um banheiro ou de outro cômodo são produtos químicos especiais. Tais ferramentas não implicam um efeito mecânico na superfície, pelo que a probabilidade de danos às telhas cerâmicas é minimizada. Na maioria dos casos, essa é a melhor opção, principalmente se a mancha do selante for pequena. Se a camada for espessa, primeiro corte a parte principal mecanicamente e limpe os resíduos com um agente químico.

Para limpar o selante, geralmente são usados ​​solventes. Quase qualquer diluente serve. Porém, não é recomendado o uso de substâncias muito agressivas, pois elas podem danificar o revestimento decorativo do ladrilho.

Existem solventes especiais projetados especificamente para selantes. Eles são comercializados na forma de pastas e aerossóis. O solvente primeiro amolece o selante, tornando-o elástico. Dissolvendo-se gradualmente, o selante é facilmente limpo da superfície com um pano. Os solventes podem ser combinados com ferramentas mecânicas. Por exemplo, você pode preencher a mancha com solvente, esperar um pouco até ficar macia e, em seguida, limpe-a com uma esponja de arame. Depois disso, com uma pequena quantidade de solvente, vale a pena limpar a superfície com um pano.

Remoção de adesivo

A cola de ladrilho fica frequentemente na parte frontal do material, o que acontece com a aplicação imprecisa, usando muito do produto, contato acidental com ferramentas, mãos. Como remover cola de azulejos? O método depende do tempo decorrido desde o aparecimento das manchas e de sua condição - líquida ou sólida.

Composição líquida

Lave os restos de cola fresca da parede, o chão não é difícil. Você precisa fazer o seguinte:

  • pegue uma esponja apertada, umedeça com água, aperte,
  • remover a sujeira dos azulejos, lavar a esponja,
  • repita a operação quantas vezes for necessário
  • quando o adesivo estiver mal lavado, pegue um pano duro (seco), esfregue as áreas contaminadas com esforço.

Se a cola já começou a endurecer gradualmente, você pode usar um ralador de construção. Ela precisa realizar o processamento do site, segurando a ferramenta na vertical

É importante fazer movimentos na diagonal - desta forma, a cola nas juntas do ladrilho não será danificada. Você não precisa fazer esforços especiais, caso contrário pode haver arranhões, arranhões no ladrilho

Quando as manchas adesivas finalmente endurecerem, elas podem ser borrifadas com água e repita a manipulação com o ralador.

Composição endurecida

Para remover a cola endurecida velha terá que fazer esforços mais sérios. É geralmente recomendado usar um método mecânico ou solventes químicos. Antes de remover a cola, borrife o azulejo com água da pistola. Você também pode usar várias ferramentas improvisadas:

  • pegue uma espátula de borracha ou plástico, um raspador, raspe cuidadosamente gotas de cola,
  • raspe a cola com um cartão de plástico, previamente amolecendo,
  • tratar áreas complexas com uma pedra-pomes (o trabalho deve ser feito com cuidado para não deixar arranhões),
  • limpe a base com uma esponja de melamina,
  • polir as paredes com um pano de microfibra (após pulverizar com água).

É indesejável usar uma ferramenta de metal ou escovas duras de metal para limpar os ladrilhos, ou todas as ações devem ser executadas com muito cuidado, pois o ladrilho pode quebrar. É melhor limpar o excesso de argamassa das juntas do ladrilho, usando uma broca com um bico (uma escova de metal). Ela limpa perfeitamente os sulcos e os prepara para rejuntar.

Do iniciador

Em alguns casos, a tecnologia do trabalho envolve a pintura das superfícies após a colocação dos ladrilhos. Antes da pintura, o teto e as paredes devem ser escorvados e, portanto, não é incomum quando o ladrilho está com manchas e gotas da escorva.

Para se livrar das manchas do primer, use os seguintes métodos:

  • o azulejo é lavado com uma esponja com água quente. Para limpar melhor o primer, recomenda-se adicionar 100 g de açúcar granulado por 5 litros à água,
  • as manchas de primer podem ser removidas com um solvente de construção. Um guardanapo ou um pano grosso é umedecido com um solvente e limpo o azulejo,
  • produtos líquidos contendo álcalis também ajudarão a limpar as manchas do primer com um ladrilho liso e em relevo. Com a ação dos álcalis, o brilho no ladrilho pode desbotar e ficar amarelo; portanto, após a limpeza, é aconselhável limpar o ladrilho com vinagre de mesa.

Quais ferramentas são úteis

Para a remoção mecânica do selante, é utilizada uma espátula ou raspador de construção estreita; uma lâmina de barbear, uma faca de construção, uma faca de papelaria e uma borracha também podem ser úteis.

No banheiro, o selante é limpo com muito cuidado para não danificar o recipiente de banho

Com especial cuidado, a camada de silicone é removida da superfície acrílica.

Chave de fenda

É capaz de penetrar em qualquer canto inacessível da cozinha e banheiro

Aja com cuidado, sem pressão. Os resíduos de silicone são removidos com qualquer solvente adequado.

O método de limpeza mecânica é trabalhoso e não confiável; é usado em casos especiais quando não é possível usar solventes ou agentes de limpeza especiais.

Solução de sabão

Você pode lavar os vestígios do selante recém-aplicado sem fazer nenhum esforço especial, usando, além disso, meios não muito complicados. Nesse caso, uma solução de sabão comum lidará perfeitamente com a sujeira que apareceu no ladrilho:

  1. Prepare uma solução de sabão e molhe uma esponja no líquido resultante.
  2. Trate a área contaminada do ladrilho.
  3. Por fim, limpe o azulejo com um pano limpo.

  1. Aplique uma pequena quantidade de vinagre em um cotonete.
  2. Trate a área danificada do ladrilho.
  3. Após o tempo em que a estrutura se soltar, remova o restante do selante com uma faca ou lâmina afiada.
  4. Por fim, limpe com um pano úmido e depois limpe o ladrilho.

Já escrevemos que o selante à base de silicone tem uma adesão muito forte a diferentes superfícies, e os produtos químicos não trazem muito resultado no processo de limpeza. Ferramentas especiais virão para o resgate.

Após os reparos, muitas vezes é necessário limpar o silicone no banheiro de azulejos. Parte da argamassa permanece na superfície após o fechamento das costuras e endurece com rapidez suficiente. É impossível limpá-lo após o endurecimento sem o uso de ferramentas especiais.

Remova a sujeira em várias etapas:

  1. Com uma faca, prendem grandes pedaços de silicone e os arrancam. Se a superfície do ladrilho estiver coberta com esmalte, é melhor usar um raspador de madeira para não arranhá-lo.
  2. Os resíduos de silicone são tratados com um solvente (querosene, gasolina) para amolecer. Para amolecer, um pano é aplicado ao silicone por 1-2 minutos. Esse período é suficiente para dissolver o material.
  3. Após amolecer, o selante é lavado com um pano.
  4. Manchas oleosas permanecem na superfície tratada, que são lavadas com um detergente para lavar louça.

Se você não sabe como remover o selante de silicone da superfície do ladrilho, aqui todo o processo consiste em várias etapas simples. Primeiro você precisa cortar toda a camada em excesso de adesivo. Faça isso com muito cuidado para não arranhar a superfície. Após a remoção de toda a camada, você pode usar algum agente químico, por exemplo, álcool branco. Limpe o silicone restante com um pano umedecido em álcool até amolecer e, em seguida, ele pode ser removido com rapidez e facilidade.

Gasolina ou querosene também podem ser usados ​​para remover o silicone. Essas substâncias devem ser esfregadas na superfície do ladrilho até que a composição adesiva endurecida fique macia. Além disso, para esse fim, você pode usar o medicamento Penta 840, embora neste caso você precise primeiro aprender sobre como o ladrilho responderá a esse efeito. Caso o ladrilho não seja resistente a esse medicamento, ele rachará e endurecerá.

Métodos de limpeza mecânica

O selante de silicone recentemente se tornou incrivelmente popular. É frequentemente usado em várias obras de construção. Em particular, as costuras são seladas com esta ferramenta durante a colocação dos ladrilhos. Nesse caso, a mistura frequentemente atinge a superfície.

Se as manchas forem frescas, elas podem ser facilmente lavadas com água e uma esponja. Você também pode usar uma solução de sabão que amolece o selante, o que facilita o processo de limpeza. No entanto, se o selante já estiver congelado, pode ser muito difícil de apagar.

A primeira coisa que vem à mente nessa situação é limpar a superfície mecanicamente. Esta opção é bastante aceitável. O principal é agir corretamente para não danificar a superfície do material de acabamento.

Para remover os restos do selante do ladrilho, você precisará de uma das seguintes ferramentas: uma faca de papelaria, uma espátula ou um barbeador de segurança. Além disso, o sal comum, que pode ser encontrado em qualquer cozinha, é útil para você. Usando uma das ferramentas selecionadas, recomenda-se que o silicone solidificado seja cuidadosamente raspado da superfície. Isso deve ser feito com muito cuidado, caso contrário, você pode danificar não apenas o ladrilho, mas também as mãos.

A maneira mais fácil de remover o selante é com uma faca de escritório. Assim, você pode remover facilmente uma espessa camada de substância endurecida. Em seguida, para removê-lo completamente, você deve usar um agente abrasivo. Como tal, é recomendável usar sal comum. O sal ajudará a amolecer e apagar a composição congelada, após o que pode ser removida usando um raspador de plástico ou silicone.

Sal neste caso deve ser usado corretamente. Você precisa colocá-lo em uma pequena bolsa de lona ou envolvê-lo em um pano levemente umedecido em água. Somente então a superfície pode ser lavada. Portanto, partículas grandes de sal não deixam arranhões visíveis na superfície.

Se você decidir usar uma lâmina, será necessário muito cuidado aqui. Usando a lâmina, você precisará desenhar uma linha no nível da costura para que o silicone possa ser removido com mais facilidade.

Se, por algum motivo, você não gostar dos métodos mecânicos de limpeza, poderá se livrar de excessos da mistura especificada de maneira química.

Métodos de limpeza química

Antes de prosseguir com a limpeza química, é recomendável que você se lembre de algumas precauções simples de segurança.

  • Em primeiro lugar, a sala deve ser bem ventilada, pois o cheiro de qualquer um dos meios pode prejudicar o corpo humano e até levar a envenenamento tóxico.
  • Em segundo lugar, não negligencie as luvas. Proteja suas mãos, pois a ingestão de pequenas gotas do produto pode danificar seriamente a pele delicada. Além disso, vale a pena cuidar da presença de um respirador. Você não deve respirar o vapor de um determinado fluido durante a operação. Isso pode ser um risco para a saúde.
  • Em terceiro lugar, não importa qual solvente você escolher, lembre-se de que você precisa trabalhar o mais rápido possível; caso contrário, a ferramenta poderá prejudicar a aparência da superfície.

Para limpar o selante da superfície sem danificar o ladrilho, você pode usar uma ferramenta especial projetada para dissolver o silicone. No entanto, você pode escolher uma opção mais econômica - a acetona mais comum. Será suficiente umedecer uma almofada de algodão em acetona e "caminhar" suavemente sobre uma superfície que requer limpeza. Depois de algum tempo, o silicone amolece e você pode removê-lo sem muito esforço.

Ao trabalhar com acetona, lembre-se das precauções. Se o líquido entrar na superfície do ladrilho, ele poderá danificar seriamente o esmalte. Os ladrilhos podem ficar revestidos com um revestimento fosco desagradável do qual você não pode se livrar. Além disso, se houver excesso de acetona, as costuras cuidadosamente remendadas com silicone podem perder seu aperto.

Como solvente, gasolina ou querosene também podem ser usados. Também aqui você não precisará de nenhuma habilidade especial. Aplique gasolina a uma almofada de algodão ou cotonete para evitar que o líquido derrame na superfície do azulejo. Então você precisa limpar completamente a área contaminada até que o silicone fique macio. Em seguida, a substância deve ser limpa com um raspador.

O raspador deve ser de plástico ou de madeira, pois objetos de ferro podem deixar arranhões na superfície.

Métodos de limpeza sofisticados

Algumas pessoas engenhosas inventam independentemente várias maneiras de limpar uma ou outra superfície. Tais métodos podem ser chamados de "folclóricos", porque são testados na prática.

É possível remover o silicone endurecido da superfície da cerâmica usando diclorvos. Basta pulverizar sobre a área que requer limpeza, deixar por alguns minutos e depois remover com uma esponja.

O principal é não esquecer as regras de segurança mencionadas acima.

O vinagre, sem o qual as saladas de verão não podem funcionar, também pode ajudar a lidar com esse problema. Em geral, o vinagre ganhou o título de melhor limpador em casa, pois é capaz de lidar com uma grande variedade de contaminantes. Então, aplique vinagre em uma almofada de algodão e esfregue a área do problema. Após alguns minutos, o silicone ficará mais macio e você poderá limpá-lo facilmente da superfície. No final, limpe o ladrilho com um pano seco.

É importante lembrar que o vinagre de mesa comum não é adequado, pois possui uma concentração fraca da substância ativa. Tome ácido acético, certificando-se de ter setenta por cento de líquido. Somente com sua ajuda será possível limpar a superfície.

Pequenas manchas de silicone também podem ser facilmente limpas com um removedor de esmalte, que quase toda mulher possui. O processo de limpeza com esta ferramenta não é diferente do acima.

É preciso apenas levar em consideração que esse remédio não será capaz de remover a poluição antiga.

Dicas e truques

Em conclusão, vale a pena dar algumas recomendações úteis a todos que planejam fazer reparos em breve e pretendem usar selante de silicone.

  • Durante a operação, tente evitar o aparecimento de contaminantes (silicone entrando na superfície do ladrilho).Assim que o produto estiver fora da costura, limpe-o imediatamente com uma esponja.
  • Antes de iniciar o trabalho, vale a pena proteger a superfície do ladrilho. Isso pode ser feito usando fita adesiva comum, que é facilmente removida e não deixa resíduos. Cole o ladrilho com fita adesiva para que apenas as costuras permaneçam abertas.
  • Antes de iniciar a limpeza usando métodos químicos, vale a pena experimentar o efeito do produto em uma pequena área de ladrilhos em um local menos perceptível. Um fragmento de telha restante após o reparo também é adequado para essa finalidade. Assim, você pode garantir que o produto não danifique a superfície e não estrague o esmalte.
  • Os ladrilhos usados ​​para selar o ladrilho podem ter uma superfície porosa. Será muito mais difícil remover os resíduos do produto desse material, principalmente porque essas superfícies não possuem revestimento de esmalte. Nesse caso, você terá que remover o selante em várias etapas, tratando cuidadosamente cada orifício com um cotonete e o produto selecionado.
  • Depois de remover o selante antigo, muitas vezes permanecem manchas, que podem ser removidas usando um detergente convencional para lavar louça. Além disso, a ferramenta com a qual você costuma lavar as janelas é bastante adequada.

  • Se o selante cair acidentalmente em suas mãos durante os reparos, mergulhe-os em solução salina quente e depois esfregue-os com uma esponja. Você também pode remover o silicone das suas mãos com óleo vegetal levemente aquecido.
  • Se o rejunte estiver em roupas, é melhor se livrar dele até que endureça. É fácil de fazer. Basta pegar a composição em um canto e a mancha sai completamente da roupa. Se a contaminação estiver congelada, coloque as roupas no freezer por várias horas. Você também pode mergulhar uma coisa em vinagre por meia hora. Depois disso, o selante pode ser facilmente removido.
  • É importante lembrar que qualquer solvente funciona melhor em ambientes com baixa umidade. Se a sala estiver molhada, o produto durará muito mais tempo.

Você pode descobrir como e como limpar selante de silicone de ladrilhos, plástico ou tecido no próximo vídeo.

Finalidade do selante

Este é um material plástico que possui um alto grau de alongamento, possui altas propriedades de impermeabilização. É necessário vedar juntas e juntas, após o que o líquido é excluído por elas.

A substância fornece uma impermeabilização confiável entre o piso e o banheiro, a parede e a pia. O selante rapidamente agarra, adere às superfícies, endurece.

Além disso, é necessária uma substância plástica para selar as juntas entre os azulejos e o banheiro ou a pia da cozinha.

É aplicado em uma camada fina, preenchendo a costura. Selantes eliminam lacunas no banheiro e na cozinha.

O endurecimento rápido é uma boa característica para um selante, mas não no caso em que ele precisa ser removido da superfície do ladrilho. Essa tarefa é um problema real, especialmente se a substância endureceu e secou.

Impacto mecânico

Este método é usado para uma substância seca e congelada. Imediatamente após a aplicação, é quase transparente, difícil de detectar.

Após algumas horas, a composição endurece, embranquece, fica claro que as juntas e as costuras devem estar alinhadas, em alguns locais, para remover manchas e manchas esbranquiçadas.

O selante é raspado da superfície cerâmica com uma faca, lâmina, raspador, espátula.

O procedimento é realizado com cuidado, tentando não arranhar o ladrilho.

É conveniente usar uma lâmina de barbear para esses fins. A extremidade afiada penetra bem sob a camada de silicone, separando-a do ladrilho. A fatia é realizada claramente, em um movimento, removendo o excesso de selante. É importante não ferir as mãos no processo.

Se o selante ficar preso firmemente no ladrilho, é melhor deixar uma pequena quantidade. Você não pode pressionar muito a lâmina, pode arruinar a superfície lisa do ladrilho.

Após o trabalho de construção, recomenda-se que o selante seja lavado imediatamente, sem esperar que ele se solidifique. Isso pode ser feito com água e sabão e uma esponja de cozinha.

Lâmina de barbear

Esta é uma ferramenta simples que pode ser encontrada em todas as casas. Ajudará a lidar com o selante seco. Desvantagens: é inconveniente manipular uma lâmina pequena, é fácil cortar as mãos.

Vantagens: um pequeno objeto pontiagudo penetra até nos lugares mais inacessíveis, corta rapidamente pequenas gotas de silicone.

Vinagre de mesa

O selante ácido é baseado em ácido acético concentrado. A sua presença na composição é facilmente determinada pelo odor pungente característico. Com base nesta substância, crie um orçamento para isolar os meios.

São fáceis de remover, umedecidas com essência de vinagre (concentração de pelo menos 70%). Se necessário, repita o procedimento.

O trabalho é realizado em luvas de proteção, janelas e portas abertas.

Espírito branco, acetona

Os solventes lidam bem com substâncias que endurecem rapidamente. O álcool e a acetona dissolvem selantes caros à base de álcool ou aminas. Eles também são chamados neutros.

Tais substâncias não danificam superfícies de qualquer tipo, são facilmente limpas delas.

Mergulhe um cotonete em um solvente e limpe-o com uma área contaminada. Após a secagem do agente, o procedimento é repetido.

Isso é feito até o selante amolecer, se transformar em uma massa mole. Agora é fácil remover com uma esponja de cozinha.

Gasolina refinada

Essa é uma maneira fácil e econômica de limpar os azulejos. A substância age segundo o princípio de um solvente. Ele efetivamente lida com uma composição neutra e pode remover selante sanitário.

Eles impregnam um pequeno pano ou esponja com gasolina, limpe a área contaminada. Se necessário, repita o procedimento.

Lavagens

Uma lavagem especial foi desenvolvida para cada tipo de selante, por exemplo: Antisil, Penta-840, Dow Corning OS-2, JVR Refinish Silicon Stop.

Os fundos são liberados na forma de uma pasta ou aerossol. Eles efetivamente, rapidamente e sem resíduos dissolvem selante e silicone, mas são agressivos com todos os tipos de superfícies e pele humana.

Eles são vendidos em lojas de ferragens. O limpador é melhor comprado com um agente impermeabilizante, sem depender de sua própria precisão e destreza.

Um removedor de selante universal ainda não foi inventado. Para limpar os ladrilhos, são utilizados métodos combinados. Esta é a maneira mais eficaz.

Uma lavagem ou solvente é aplicada generosamente na junta coberta com selante. Dependendo da composição da substância, o processo de limpeza leva de 1 a 8 horas.

Assim que a massa pegajosa amolece, torna-se maleável, é removida com qualquer raspador. Após o trabalho, o resíduo é limpo com um pano embebido em água morna e sabão.

Como não prejudicar

Antes de iniciar o procedimento de limpeza, os prós e os contras são pesados.

É importante não danificar a superfície do ladrilho, não arranhá-lo.

É melhor verificar o funcionamento da ferramenta e o efeito dos solventes na seção invisível do revestimento. Isso garantirá que o ladrilho não seja estragado.

A limpeza é um processo trabalhoso, para não recorrer a ele, é importante aplicar claramente o selante nas costuras, usando fita adesiva ou fita de construção como limitador.

Bocais especiais usados ​​no nariz da lata de spray com silicone impedem que espirre e permitem processar as juntas uniformemente.

Segurança do limpador

O fluxo de trabalho é importante para organizar corretamente. Trabalhando com ferramentas cortantes e afiadas, use luvas de borracha apertadas. Os cortes são feitos com cuidado, lentamente, removendo a massa congelada milímetro a milímetro.

Ao trabalhar com solventes agressivos, produtos químicos, a pele das mãos é protegida com luvas especiais de construção, resistentes a ácidos.

A sala oferece circulação de ar livre, abrindo janelas e portas totalmente abertas.

Para proteger os olhos da exposição a ácidos e vapores nocivos, use óculos de plástico. As vias respiratórias não serão afetadas se você comprar um respirador ou uma máscara facial descartável.

Conclusão

Após o trabalho de construção, o selante do ladrilho é removido imediatamente. No estado congelado, é mal removido da superfície, deixa vestígios.

Ao aplicar métodos complexos de limpeza mecânica e química, você pode lidar rapidamente com um processo demorado. Ao limpar azulejos, equipamentos de proteção individual e precauções de segurança não devem ser negligenciados.

Abordagem mecânica

Se a camada de silicone for grande o suficiente, grossa, afiada o suficiente para cortá-la do revestimento. Este é um método simples e direto para remover o selante dos ladrilhos. Existem muitas opções para as ferramentas aplicáveis ​​a isso.

Aqui estão os principais:

  • Raspador Cozinha de plástico / madeira, adequada (projetada para uma panela). O raspador de vidro se soltará.
  • Esponja de arame. Opção - esponja de arame para louça.
  • A faca Quanto mais nítido, melhor, mas quanto maior a probabilidade de dano à superfície, é essencial abordar com muito cuidado. Muitas pessoas preferem usar uma faca de escritório comum, pois é especialmente afiada, mas não muito "arranhada". Outra opção é uma navalha, ou melhor, uma lâmina. Aqui você precisa ter um cuidado especial ao enrolar a navalha com um pano para não se cortar na ponta.
  • Panos secos da estopa - depois de lavar / remover o selante do ladrilho, você precisa limpar os restos.
  • Borracha.
  • Uma escova projetada para remover resíduos de silicone.

Geralmente, eles não escolhem uma coisa senão remover o selante do ladrilho, mas agem com a ajuda de várias ferramentas de uma só vez - primeiro corte a camada com uma faca, depois rasgue a maior parte com um raspador, depois limpe tudo, por exemplo, com uma borracha ou pano.

Tente rasgar o silicone com um raspador de forma clara, mas suave, escolhendo o ângulo ideal da ferramenta em relação ao ladrilho.

Opção química

A segunda opção é limpar o selante de silicone do ladrilho, que geralmente é o mais eficaz - uma opção que envolve o uso de produtos químicos. É muito menos provável que você cause danos aos ladrilhos ou costuras, e os custos de mão-de-obra também são menores. Muitos se debruçam sobre esta opção. Mais precisamente, nas opções, existem excepcionalmente muitas abordagens. Considere os principais.

Existem várias marcas populares, em particular, Lugato, Quilosa e várias outras, é difícil aconselhar algo específico, o principal é procurar que seja especificamente um selante solvente, e não uma ferramenta universal, menos eficaz ou um solvente destinado a outros fins. .

Normalmente, esses solventes estão disponíveis como pasta ou aerossol. Sob sua influência, o silicone se transforma em uma substância macia e, em seguida, é facilmente lavado ou amolecido a tal ponto que é bastante simples removê-lo. Este é um método muito simples para remover o selante de silicone dos ladrilhos.

Observe - o solvente também pode afetar o verniz / tinta / esmalte; ele deve ser verificado em algum local discreto antes do uso.

O uso de produtos químicos

Considere como remover o selante do ladrilho usando as ferramentas acima. Você definitivamente precisa preparar equipamentos de proteção individual, incluindo uma máscara e luvas de borracha. Bem, se ele garantir uma ventilação constante da sala - se não houver outras maneiras de "conduzir" o ar, basta um ventilador de chão típico. É necessário cobrir com fita adesiva os locais onde existe o risco de remover o que não é necessário remover. A fita comum de papel de carta é extremamente suficiente. Para preparações em gel, também é necessário pré-preparar a espátula e o pincel usados ​​para o futuro.

Se você preferir a opção de aerossol, agite bem a lata várias vezes e aplique uma camada espessa de solvente no local onde a contaminação indesejada aparece. Demora cerca de meia hora para esperar antes de remover o selante do ladrilho. Em seguida, caminhe com cuidado com uma espátula, limpe suavemente a superfície com uma estopa, removendo resíduos. Em alguns casos, uma vez que não é suficiente, o procedimento deve ser repetido até que o resultado seja satisfatório.

Uma excelente abordagem é aplicada quando um solvente semelhante a gel é usado. Primeiro, você precisa secar completamente a superfície destinada à aplicação da substância. Se houver água, o gel não será tão eficaz; apenas limpar o selante dos ladrilhos não funcionará bem. Depois disso, com um pincel, é aplicado uniformemente no local de contaminação. Agora você está esperando o silicone suavizar completamente. Para verificar isso, basta tentar removê-lo. Em seguida, o resíduo de silicone é coletado com uma espátula e a superfície é cuidadosamente lavada com água, para que não restem vestígios.

Não há diferença fundamental, aplique um aerossol ou gel, é apenas uma questão de sua conveniência.

O que não vale a pena aplicar

Muitas pessoas acreditam que é realista remover o silicone com alguns dos produtos de limpeza domésticos universais. Na realidade, esse é um equívoco bastante sério - uma má opção é lavar o selante de silicone dos ladrilhos. Geralmente não haverá resultado; no pior curso dos acontecimentos, a situação piorará seriamente.

Outro remédio que você não deve recorrer é o vinagre. A lógica nas pessoas geralmente é semelhante - já que o silicone dá um pouco de cheiro a vinagre, esse remédio com o mesmo cheiro contra ele é eficaz. Esta é uma afirmação falsa e infundada que engana as pessoas. Ao aplicar vinagre, nenhum resultado será exibido; gaste tempo em vão.

Métodos populares

Freqüentemente, métodos mais simples são usados, como a remoção de selantes de ladrilhos, usando várias ferramentas disponíveis em qualquer residência.

Opções:

  • querosene
  • gasolina
  • espírito branco
  • acetona
  • removedor de esmalte.

Na Internet, existem muitas críticas de pessoas que usaram isso, reivindicando um bom resultado. Tais análises são enganosas, não se esqueça, uma boa opção é a exceção. Geralmente, tudo não funciona tão bem quanto possível, a poluição não é completamente lavada e, em alguns casos, novas manchas aparecem, estragando apenas a aparência do prédio reparado. Especialistas não recomendam recorrer a tais métodos. Se você precisar amolecer o silicone, remova a forma amolecida por ação mecânica, e com o que remover o selante do ladrilho - use querosene comum. Por favor, note que a sala deve ser bem ventilada, caso contrário, um odor desagradável pode permanecer.

Limpamos a superfície do selante

Para impedir que a umidade entre em pequenas articulações, rachaduras ou cavidades, são utilizadas formulações especiais. São fáceis de trabalhar, duráveis ​​e confiáveis. No entanto, após o endurecimento, e mesmo durante o processo de polimerização, é bastante difícil removê-los. Afinal, eles não foram projetados para isso. Vamos descobrir como lavar o selante de silicone das mãos, azulejos, plástico e outras superfícies e, se possível, não danificar a base.

O que você precisa saber sobre selante de silicone

O procurado vedante é semelhante à maioria de seus análogos. A principal diferença é que a borracha se tornou a base do material, o que lhe confere plasticidade e capacidade de polimerização. Ou seja, com o tempo, endurece, passando de uma pasta viscosa para uma massa elástica, mas forte. Devido a isso, o medicamento, enquanto líquido, penetra facilmente mesmo em pequenas rachaduras, após o que endurece, protegendo-os de maneira confiável da umidade.

Para remover o produto seco, é importante conhecer seu tipo. Isso ajudará a limpar efetivamente o selante de silicone de qualquer base. Existem duas variedades:

  • Acidic. Eles incluem ácido, geralmente acético. Isso não apenas lhes dá um cheiro facilmente reconhecível, mas também determina um custo muito orçamentário. As soluções são eficazes, endurecem rapidamente, têm boa adesão.A principal desvantagem é a incompatibilidade com metais, revestimentos de cimento e pedra. O ácido contido na pasta os destrói.
  • Neutro Materiais mais caros que usam álcoois ou aminas. Graças a isso, eles são absolutamente seguros para qualquer revestimento e são usados ​​em qualquer lugar. Eles são caracterizados por alta eficiência, boa adesão e durabilidade. O processo de polimerização de tais soluções é mais lento, portanto, elas precisam de cerca de um dia para endurecer.

A maneira mais fácil de remover a composição ainda não seca. Para fazer isso, basta esfregar com um pano ou pano. Da mesma forma, é removido das mãos. Mas a solução endurecida, não importa se é fresco ou velho, será difícil de limpar.

Como remover o medicamento

Dado que, após a polimerização, o produto é mantido firmemente na base, é mais fácil cortá-lo ou raspar. Isso só é possível para superfícies ásperas e não abrasivas. É melhor não limpar revestimentos brilhantes e lisos dessa maneira, pois eles podem ser danificados. Para limpeza mecânica, você pode usar qualquer ferramenta afiada e fina:

  • Espátula de metal. Um modelo estreito é ideal. Será conveniente prender o silicone congelado e removê-lo. Um ponto importante. A borda da espátula deve estar intacta. Se houver entalhes, será inútil e até perigoso para a aparência da base, pois a arranhará.
  • Faca, papelaria ou sapato. Ambas as opções são boas, mas a primeira é bastante frágil, portanto, você precisa lidar com isso com cuidado. Com a ajuda deles, você pode cortar a massa seca e remover grandes fluxos.
  • Cartão bancário desnecessário. Uma ótima ferramenta que não arranhará a base. O plástico macio é melhor utilizado após a dissolução preliminar do produto. Ele não vai lidar com material sólido.

Para limpar os restos de macarrão seco, use abrasivos. O mais simples é o sal. Este é um produto suave que pode ser usado em ladrilhos ou vidro sem medo de arranhões. Abrasivos mais rígidos são um pano de prato e pedra-pomes de metal. Eles são usados ​​onde o revestimento não pode ser arranhado.

Como lavar selante de silicone

Deve-se reconhecer que a remoção completa do produto endurecido, especialmente obsoleto, com produtos químicos é impossível. Eles apenas amolecem a massa, após o que é muito mais fácil remover mecanicamente. A escolha de produtos químicos é grande o suficiente, mas para agir com certeza, você precisa saber a que tipo de composto de silicone pertence.

Assim, as pastas ácidas se dissolvem bem sob a influência do vinagre. Sua concentração deve ser de pelo menos 70%. Para dissolver o selante de silicone à base de álcool em casa, use álcool técnico ou médico. Todas as preparações neutras são sensíveis o suficiente aos solventes domésticos. Você pode tentar removê-los com álcool, querosene ou gasolina.

Produtos de limpeza especiais projetados para certos tipos de selantes funcionam melhor. Eles podem ser adquiridos em lojas especializadas. Os mestres observam que o melhor resultado é obtido se produtos da mesma marca forem usados ​​para vedação e limpeza subseqüente. Empresas conhecidas são obrigadas a produzir esses fundos.

Plástico, incluindo acrílico

A tarefa é muito facilitada pelo fato de a superfície plástica ser lisa. A aderência é sempre mais fraca do que com uma base áspera. No entanto, se um trabalho preliminar foi feito para melhorar a adesão do plástico, a adesão será máxima. De qualquer forma, primeiro com uma faca afiada cortamos grandes fluxos. Em seguida, trate a mancha com um solvente adequado.

Ao escolher, você precisa ter muito cuidado. O plástico não é sensível a eles, mas a superfície acrílica da banheira ou da bandeja pode amolecer junto com o selante. Portanto, antes de aplicar, verifique se o solvente é seguro para o substrato. Os resíduos amolecidos são removidos com um abrasivo macio ou um pano duro. Em casos especialmente difíceis, o processamento terá que ser repetido.

Telha cerâmica e esmalte

Limpar o selante de silicone do ladrilho é bastante simples. Como no caso anterior, é ideal usar um agente químico que ajude a trazer a massa de vedação para um estado amolecido. Realizamos as seguintes ações:

  1. Pegue uma espátula ou faca e corte a pasta o mais próximo possível da base. Se for uma costura, por exemplo, entre uma banheira e uma parede, faça um bordado cuidadoso.
  2. Escolha um solvente adequado, umedeça um cotonete ou pano. Colocamos os restos de silicone. Estamos esperando a substância agir.
  3. Remova com cuidado o selante de silicone do ladrilho ou esmalte. Seque o resto com um pano.

Dado que é impossível danificar peças com uma droga agressiva, a escolha de produtos químicos não é limitada. A única ressalva - você não pode usar abrasivos ásperos, para não arranhar a superfície.

De vidro

A base de vidro deve ser limpa com muito cuidado. É bastante frágil e pode ser arranhado. Portanto, se a mancha for antiga, é melhor usar uma lavagem. Amolecerá a pasta de silicone e o impacto mecânico será mínimo. É desejável usar sal como um abrasivo, pós mais grossos podem danificar a superfície.

Como remover o silicone da roupa

Sem deixar vestígios, apenas a poluição fresca pode ser removida. Bem, se o problema foi percebido imediatamente, você pode remover cuidadosamente a massa líquida das roupas. Limpe os resíduos com um pano. Se a pasta já secou, ​​faça o seguinte:

  1. Organizamos a coisa uniformemente, enquanto esticamos a área contaminada.
  2. Retiramos o silicone com um objeto plano e fino e o removemos do tecido.
  3. Tomamos um solvente, mais adequado e que pode ser encontrado em casa. Geralmente é vinagre ou álcool. Molhe a mancha e deixe por um tempo.
  4. Molhe o tecido novamente, cuidadosamente com três escovas de dente. Usando uma mão, removemos os carretéis de silicone que aparecem.
  5. Lave o produto químico com água morna e sabão.

O silicone é um selante eficaz. Lavá-lo da banheira, bancadas e qualquer outra superfície é bastante difícil. Este é um procedimento trabalhoso e demorado. Pode ser bastante facilitado escolhendo o solvente certo. É importante que seja compatível com o material base. Caso contrário, pode ser arruinado.