Cortinas

Cortinas romanas: foto, tipos, design, tecidos, cores, opções de montagem, combinação, decoração

Votos: 160, Classificação: 5 de 5

Cortinas romanas acabadas

As cortinas romanas são faixas verticais de tecido que, quando fechadas, cobrem a janela e protegem a sala da luz solar direta. Quando abertos, são colocados em bonitas dobras horizontais e fixados na parte superior da moldura da janela. Dependendo do design, as cortinas romanas podem ser usadas em uma versão mono (uma tela para uma janela) ou em um conjunto (dois cortes de tecido para uma janela).

O tecido a partir do qual esse tipo de cortina é feita deve ser denso ou rígido o suficiente para não ceder e segurar a tela na forma de dobras grandes. Normalmente, os seguintes tipos são usados ​​para costura:

  • Lã pesada
  • musselina
  • organza
  • tipos grosseiros de algodão,
  • tafetá.

Um parâmetro importante ao escolher o tipo romano de cortinas também é a transmissão de luz. Tais modelos são transparentes, translúcidos, opacos e completamente impenetráveis ​​à luz.

Cortinas romanas prontas na loja Tomdom.ru

No catálogo da loja online Tomdom.ru, você pode facilmente pegar e comprar barato qualquer tipo de cortina romana.

Apresentamos as versões simples e dupla dessas cortinas em combinações de cores clássicas e vanguardistas e em diferentes materiais.

É possível encomendar cortinas romanas conosco:

  • Cores sólidas
  • com um padrão
  • com padrão geométrico,
  • feito de bambu.

Todas as cortinas são oferecidas diretamente pelo fabricante, o que as torna acessíveis e nos permitem garantir excelente qualidade do produto.

Por que vale a pena comprar cortinas romanas de nós

A loja on-line Tomdom vende cortinas e têxteis para o lar há muitos anos. Entre nossas vantagens:

  • Grande seleção de produtos acabados,
  • a possibilidade de produção personalizada,
  • entrega de correio e correio em qualquer lugar do país,
  • preço razoável.

Você pode fazer seu pedido em Moscou, na região de Moscou e em qualquer região da Rússia de qualquer maneira conveniente: pontos de coleta, serviço de correio ou correios russos.

Prós e contras

Como outros tipos de cortinas, esses produtos têm suas vantagens e desvantagens.

Eles se distinguem por um design elegante e uma ampla variedade de cores, o que permite escolher um modelo adequado para qualquer ambiente.

Eles se misturam perfeitamente com outras decorações de janelas.

Clássico (estrutura de arame)

A opção mais comum. Devido às pranchas transversais costuradas no tecido, forma dobras uniformes quando levantadas. Modelos clássicos combinam perfeitamente com qualquer design de interiores.

Sem moldura (sem inserções)

Assim como os modelos clássicos, sem moldura, eles representam uma seção uniforme do tecido. Devido à falta de tábuas da armação, quando são levantadas, elas são coletadas em dobras lisas que cedem levemente para o centro.

Em cascata

A principal característica distintiva desses modelos com uma entrada é que eles retêm a cortina mesmo quando implantados.

Na foto, o interior de uma cozinha moderna com cortinas romanas em cascata

Duplo

Cortinas combinadas de duas camadas, feitas de tecidos de diferentes densidades e cores. A tela densa é responsável pela proteção do sol, e o isqueiro dá uma aparência harmoniosa ao espaço da janela. Juntos em ambientes fechados, eles criam um efeito de dia e noite.

Na foto há modelos romanos duplos no interior do quarto das crianças.

Cortinas de foto

Cortinas fotográficas brilhantes adornam o espaço da janela e dão à atmosfera sofisticação e incomum.

Qual tecido ou material escolher?

Ao escolher o tecido para cortinas romanas, você deve levar em consideração o design da sala e as preferências pessoais de gosto.

Devido à textura arejada e translúcida, transmitem e dispersam perfeitamente a luz do sol e conferem ao interior uma aparência leve e delicada.

Os produtos de linho são ecologicamente corretos, não atraem poeira e não requerem cuidados especiais.

Para que servem as cortinas romanas?

  1. 1 Cortinas espetaculares e versáteis não são acidentais, ganharam imensa popularidade. Eles distinguem casas, apartamentos, escritórios, restaurantes, hotéis e muitos outros quartos. As cortinas romanas têm muitas vantagens inegáveis:
  2. 2 Estética. Eles podem ser usados ​​como um item separado para decoração de janelas, mas a opção de combiná-los com cortinas clássicas não é descartada. Harmoniosamente adaptados ao interior geral, eles formam uma atmosfera de calor e conforto.
  3. 3 Funcionalidade. Capaz de ser um item interior original para decoração de janelas, mas ao mesmo tempo, desempenha um papel importante na proteção da sala contra a luz brilhante. Dependendo do tecido escolhido para eles, eles resolvem várias tarefas de design.
  4. 4 Variedade. Quantos tecidos existem no mundo com sua variedade de cores, texturas e acabamentos - tantas opções de cortinas romanas podem ser executadas com sua aplicação. Tudo depende da sua imaginação.
  5. 5 Rentabilidade. Para a fabricação dessas cortinas, é necessária a quantidade ideal de material calculada para uma sala específica.
  6. 6 Fácil de cuidar. As folhas são presas à cornija com a ajuda de um conveniente "velcro". Eles podem ser facilmente removidos e lavados. Mesmo tecidos leves ou delicados permanecerão limpos e frescos por um longo tempo, porque não são expostos a contato frequente com as mãos.

Sala de estar

Estas cortinas são perfeitas para interiores de salas de estar. E para total conformidade com o estilo do interior, basta escolher o tecido certo.

Os tecidos densos e lisos são ideais para interiores clássicos.

Eles também terão uma aparência elegante em uma moderna sala de estar.

O tecido não precisa ser monofônico, mas é desejável que o padrão corresponda ao estilo com o "clima" geral da sala. Por exemplo, você pode usar tecido em uma gaiola ou em uma faixa vertical, com cores em tom para outros elementos de decoração e decoração, para dar ao interior o espírito da "boa e velha Inglaterra".

Em uma sala cujas paredes são decoradas com discretos tons pastel, as cortinas românicas com um padrão ou ornamento contrastantes serão espetaculares.

Eles podem ser colocados em cada parte da janela. Essas cortinas são especialmente adequadas para janelas de sacada e janelas que consistem em seções separadas.

Hoje, quando o ecletismo e as camadas estão em moda, as cortinas romanas são frequentemente combinadas com outros tipos de cortinas de janelas. Nos interiores clássicos, combinam-se com cortinas ou cortinas; nos interiores modernos, com persianas horizontais e de enrolar.

O conjunto de cortinas romanas e duas cortinas parece especialmente impressionante em uma sala espaçosa com tetos altos. Se a sala não é muito grande, é melhor limitar-se apenas ao modelo romano, no tom do ambiente ou em uma cor contrastante.

Cortinas romanas feitas de tecido não muito denso com um padrão elegante e gracioso, por exemplo, uma estampa floral prateada, adicionam leveza e sofisticação ao interior. Uma cortina feita de tapeçaria grossa ou jacquard com elaborado ornamento "real" adicionará solenidade e aristocracia à atmosfera da sala de estar.

Quanto mais claras e leves forem as cortinas, mais arejado e mais leve será o design da sala de estar. Essa impressão pode ser aprimorada ainda mais combinando cortinas romanas translúcidas com tule ou musselina.

Os adeptos de materiais naturais e estilo ecológico podem escolher cortinas romanas de bambu, canudos ou linho grosso sem pintura. Eles criarão uma atmosfera de naturalidade e proximidade com a natureza no interior da sala de estar.

Recentemente, os designers são cada vez mais aconselhados a usar cortinas romanas duplas na sala de estar. Eles consistem em duas telas de densidades diferentes, uma das quais desempenha o papel de cortinas e a outra - cortinas. Eles podem ser selecionados de tecidos da mesma cor e contrastantes. Essas cortinas ficam ótimas em janelas de qualquer tamanho.

Quarto

Para o quarto, vale a pena escolher cores calmas e não brilhantes. Os tecidos podem se sobrepor com sucesso ao estofamento de móveis estofados, por exemplo, como na foto deste quarto.

Ou tenha a mesma textura e cor de outros tecidos da sala.

Para um interior no estilo da Provence, eco ou país, você não pode usar tecido, mas uma tela de bambu ou juta.

Se a sala precisar de um bom escurecimento, você pode usar um tecido forrado. Para esse fim, você também pode usar material blackout, capaz de impedir completamente a entrada da luz do sol na sala.

Se você deseja que a sala receba a quantidade máxima de luz do dia, use tecidos translúcidos.

Dependendo das características fisiológicas de uma pessoa, ele precisa de um crepúsculo ou de uma escuridão completa para um sono profundo. No primeiro caso, haverá cortinas suficientes de tecido de cortina densa comum: seda, jacquard, tapeçaria ou um conjunto de cortinas e cortinas romanas leves. Mas se você deseja escurecer completamente o quarto, escolha as cortinas opacas romanas, que são completamente opacas.

Escolha cortinas dessa cor, que está presente no interior, mas não se funde com a cor das paredes. Se você planeja focar na janela, dê preferência a cores brilhantes e saturadas.

Essa técnica de design é justificada quando a abertura da janela é grande ou, por exemplo, quando várias janelas localizadas em uma fileira são fechadas por uma cortina comum. É melhor comprar cortinas desbotadas em uma pequena janela, o que não enfatizará seu tamanho pequeno.

A decoração do quarto inteiro deve ter um descanso confortável, por isso é melhor escolher cortinas para esta sala com acionamento elétrico. Nesse caso, você pode fechar e abri-los ou corrigi-los a uma certa altura usando o controle remoto sem sair da cama.

Para o quarto localizado na ala sul da casa, os modelos romanos de tecido com revestimento metalizado são adequados. Eles refletem os raios do sol e não permitem que o ar na sala superaqueça. Se o design e a textura desse tecido não parecerem adequados para o interior, use-o como revestimento para cortinas feitas de qualquer outro material.

Quarto dos miúdos

As cortinas romanas de um berçário podem ter cores alegres e vivas.

Ou executado em tons bastante restritos, se isso ditar o estilo geral do quarto das crianças.

No berçário, você pode experimentar com segurança a decoração: adicione franjas, miçangas, borlas ou fitas.

Para as crianças, é melhor escolher cortinas de tecido natural ecológico, de preferência uma textura densa e suave. Pode ser acetinado, popeline, linho denso ou seda, denim. Essas cortinas são respiráveis, duráveis ​​e fáceis de cuidar.

A iluminação das crianças deve ser alterada, dependendo da função que está executando atualmente: uma sala de jogos, um quarto ou uma sala de aula. Portanto, as cortinas romanas nesta sala são melhor combinadas com cortinas ou cortinas.

Se você preferir decorar a janela com apenas um tipo de cortina, selecione um modelo entre dois panos de densidade diferentes. Outra opção é independente umas das outras cortinas romanas, penduradas em duas linhas.

Para janelas no quarto das crianças, são preferíveis cortinas com controle manual. O mecanismo de controle remoto é uma tentação demais para as crianças e, portanto, no berçário geralmente falha.

Lembre-se de que a cor de fundo das cortinas afeta a psique das crianças. Assim, as cores azul, azul e verde alivia o estresse e acalma, o vermelho ativa e induz a ação, o amarelo e o laranja melhoram o humor e melhoram o apetite.

Cozinha e sala de jantar

Para a cozinha, as cortinas romanas são apenas uma dádiva de Deus. Como regra, a decoração rica das janelas não é necessária aqui, mas é necessária uma solução concisa, mas elegante. Além disso, devido ao aumento da umidade do vapor e partículas de gordura ou outros alimentos, os têxteis rapidamente ficam sujos. Isso requer lavagem e engomadoria freqüentes das cortinas. Essas cortinas são fáceis de remover e lavar em casa, sem recorrer aos serviços de lavagem a seco cara.

Os melhores materiais para cortinas romanas na cozinha são poliéster, algodão, linho e suas modificações mistas com impregnações. Eles são fáceis de cuidar, quase sem odores, sujos lentamente e facilmente apagados.

Para uma pequena cozinha com janelas voltadas para o lado norte, é melhor escolher cortinas de densidade média e cores claras. Se houver um desenho nelas, é desejável que ressoe em cores com acessórios de cozinha ou objetos de sua decoração.

Para uma cozinha espaçosa e bem iluminada, você pode escolher cortinas em cores escuras ricas. Mas, em qualquer caso, devem ser mais leves que as paredes e não se fundir com elas. Nesse caso, é melhor evitar um padrão complexo no tecido. Mas impressões simples, por exemplo, a alternância de faixas estreitas e largas, uma gaiola grande, ervilhas, são bastante permitidas.

Se você decidir combinar cortinas e cortinas romanas na cozinha, escolha modelos de tecido leve. Caso contrário, até a cozinha espaçosa que você corre corre o risco de saturar visualmente a cor.

Experiências ousadas com cores e texturas, contrastando com o ecletismo, são permitidas apenas em salas muito espaçosas. Nas cozinhas padrão e pequenas, as cortinas devem suportar o tema principal do design.

Existem muitas opções de design para essas cortinas. Aqui você pode escolher com segurança qualquer cor e material, concentrando-se em suas preferências e no estilo geral do interior.

Casa de banho

Se o seu banheiro tiver uma janela, essas cortinas práticas ficarão ótimas aqui. Para o banheiro, é melhor escolher tecidos grossos ou usar um forro, para que à noite sob luz elétrica as cortinas não brilhem.

No banheiro, é melhor usar cortinas romanas de poliéster com adição de fibra de vidro ou materiais mistos (poliéster com cetim, linho, viscose ou algodão). Tais cortinas não desaparecem ao sol, são caracterizadas por maior resistência à umidade, durabilidade e facilidade de manutenção. No entanto, seu design é muito diversificado e eles parecem tão elegantes e modernos quanto os modelos projetados para interiores residenciais.

As cores das cortinas romanas no banheiro são selecionadas de acordo com as mesmas regras das salas de estar. Portanto, os modelos feitos de tecido de cor pastel são adequados para interiores clássicos. Cortinas de contraste com estampas brilhantes complementam o design Art Nouveau. Cortinas de brilho metálico adornam o interior de alta tecnologia. Assim, para qualquer estilo de interior, você pode escolher as cortinas romanas apropriadas.

Por analogia com a decoração da janela para interiores residenciais, as cortinas romanas no banheiro podem ser de sombreamento leve, médio ou completo (blackout). Muito confortáveis ​​para o banheiro, são modelos romanos diurnos, que já foram discutidos bastante. Eles consistem em duas telas de tecido de densidades diferentes combinadas em uma cornija, que permitem controlar confortavelmente a iluminação de uma pequena luz difusa ao crepúsculo. Mas como o banheiro não precisa de sombreamento completo, geralmente são escolhidas cortinas de luz ou densidade média.

Como você pode ver, as cortinas romanas não são apenas muito práticas, elas podem se encaixar em qualquer interior e torná-la verdadeiramente confortável e aconchegante. Além disso, o consumo de tecido para a costura é mínimo. Eles podem ser usados ​​não apenas por conta própria, mas também em combinação com cortinas, lambrequins ou petecas. Depois de fazer um forro para eles com um tecido à prova de luz, você bloqueará o caminho para os rascunhos, se aquecerá em casa e se livrará da luz do sol muito brilhante.

Estudamos as características da alfaiataria e as variedades de cortinas romanas (há muito mais do que parece). Compare as cortinas romanas da foto no interior

1. Tamanho: mais largo que a abertura da janela
Faça a cortina romana um pouco mais larga que a abertura da janela e abafe as lacunas de luz resultantes com inserções de um tecido mais denso.

Projeto: Lavka-Design, ory Mezzola, ladrilhos: Francisco Segarra por Peronda

2. Fit: abertura da janela
Ao colocar as cortinas romanas ao longo da largura da abertura da janela, não se esqueça de fornecer um excesso de retração do tecido, para que não haja folgas.

Ilustração: Cortinas romanas - foto de um banheiro em uma casa de campo

3. Transparência: opaca
Quanto mais denso e opaco for o material escolhido para uma cortina romana, mais confiável: não se esqueça do material de pesagem na parte inferior da cortina.

6. Pela transparência: transparente
Em interiores claros, o que implica uma abundância de luz natural, o uso de cortinas romanas transparentes é bastante aceitável.

Ilustração: Cortinas romanas - fotos dessas cortinas no interior

7. Com hora marcada: como tule
Sob a luz do dia muito brilhante, complemente as cortinas romanas transparentes com um companheiro - cortinas comuns feitas de material denso.

9. Incluído: com outra cortina romana
Brinque com os contrastes - deixe as cortinas romanas de linho denso e transparente se juntarem em uma janela.

10.Incluído: com outra cortina romana
E você pode distinguir entre duas cortinas romanas diferentes em material e finalidade, devido à localização em diferentes níveis - acima da janela como um todo e na abertura da janela.

Ilustração: Cortina romana - uma foto dessa cortina completa com uma cortina de rolo

12.Incluído: com persiana externa
Não tenha medo de combinações incomuns: uma cortina romana de tecido pode ficar ótima com um rolo de bambu.

15. Tamanho: imediatamente em duas janelas
A tentação de fazer uma grande cortina romana em duas janelas ao mesmo tempo é grande, mas pode haver problemas em encontrar o tecido da largura desejada (padrão - 1,5 metros).

16. Em tamanho: duas janelas ao mesmo tempo
Se você não conseguiu encontrar a tela para as cortinas romanas da largura desejada, pode seguir um truque: considere o comprimento como a largura. Ou use mais de uma tela.

Candeeiro de mesa: Tolomeo, Artemide

17. Tamanho: por folha
Uma cortina romana separada para cada caixilho da janela tornará o interior mais dinâmico: você pode experimentar sua cor, minimizá-la em diferentes alturas.

18. Tamanho: por folha
Mas o mecanismo para instalar cortinas romanas na abertura pode dificultar a abertura de janelas. Nesse caso, você pode criar um nicho especial no qual as cortinas serão escondidas, como neste apartamento de Moscou.

19. Por tipo: macio, sem hastes
As cortinas romanas sem moldura, feitas sem gravetos, são recolhidas em dobras lisas, com "orelhas" nas laterais.

Cortinas romanas na foto - Lege Alto

20.Por tipo: macio, sem hastes
As cortinas romanas sem moldura proporcionam leveza, facilidade e aconchego ao interior. Além disso, eles são fáceis de fabricar.

21.Por tipo: macio, sem hastes
Cortinas romanas sem trilho se encaixam perfeitamente neste apartamento para viajantes - bem, por que não navegar em um navio?

Lâmpada: ZETTEL'Z 6, diz. Ingo Maurer

23.Por tipo: macio, sem hastes
Uma característica distintiva das cortinas romanas suaves são as “orelhas”, dobras nas laterais.

Mesa: Espelho facetado,Tapete: Diamond Denim,um espelho: Glamour

28. Pelo método de fixação: sob o teto
Uma única cortina romana pode ser fixada diretamente sob o teto. Ou você pode fornecer um nicho especial no qual ele será limpo.

30.Por meio de fixação: na abertura da janela
A maneira de consertar as cortinas romanas na abertura da janela libera muito espaço que você pode usar com sabedoria. Por exemplo, equipe um peitoril da janela para reuniões, como neste apartamento em Moscou.

31.Por meio de fixação: na abertura da janela
Para que as cortinas romanas não interfiram na ventilação e na abertura da janela, é melhor fixar a cornija não perto das asas.

33.Pelo método de fixação:sobre a abertura da janela
A haste da cortina romana costuma ser instalada acima da abertura da janela. Se houver cortinas, você pode alinhá-las.

Cortinas romanas: tecido para cortinas amarelas de Simta, estampado - Eijffinger

44. Por colocação: na porta
As cortinas romanas podem ser fechadas e as folhas da porta de vidro. Essa técnica é apropriada em casas de campo e em interiores de estilo marinho.

Luz de teto: Lanterna clara

46. ​​Por posicionamento: em uma janela de sacada
E você pode esconder os beirais das cortinas romanas em um nicho especial na janela da sacada, como neste quarto infantil em Londres.

Pano de bambu

Essas telas são práticas e despretensiosas no cuidado; em caso de contaminação, basta limpá-las com um pedaço de tecido úmido. Eles estão em perfeita harmonia com quase todos os estilos.

Apagão

Devido ao entrelaçamento especial dos fios, é criado um tecido denso, cujos produtos limitam completamente a penetração da luz na sala.

Outros tipos de tecidos

Para a fabricação de cortinas romanas, é utilizada uma grande variedade de tecidos:

Na foto, há um quarto e cortinas romanas de um véu na abertura de uma janela.

Classificação da transmissão de luz

  • Transparente. As telas feitas de materiais transparentes são especialmente adequadas para ambientes com pouca luz.
  • Translúcido. Diminua parcialmente a luz e espalhe-a com muita eficácia.
  • À prova de luz. Os projetos feitos de tecido denso multicamada, retêm perfeitamente o fluxo luminoso e permitem que você mergulhe a sala no crepúsculo.

Opções para anexar cortinas à cornija

As opções são as seguintes:

  • Dobradiças. Os modelos articulados são caracterizados por um design muito simples, mas ao mesmo tempo muito funcional.
  • Anéis. As montagens em anel são particularmente adequadas para o design lacônico e ascético.
  • Trança. Ao usar trança, prender cortinas se torna muito mais fácil. Dá às cortinas uma aparência mais decorativa.
  • Os laços. As telas das gravatas parecem muito elegantes, mas ao mesmo tempo aconchegantes em casa.
  • Cintos. O tipo original de fixação confere à janela uma aparência distinta e interessante.
  • Ilhós. Montagem conveniente e mais famosa. As cortinas nas pregas parecem modernas e elegantes.

Na janela de guilhotina

Com esta fixação conveniente, você pode fornecer uma melhor proteção da sala da luz solar, as estruturas localizadas nas abas da janela plástica de abertura são perfeitamente combinadas com cortinas ou cortinas.

Para o teto

Para montagem no teto, a largura da banda é sempre importante. Estruturas grandes e volumosas são particularmente adequadas aqui. Este design parece interessante e elegante.

Na foto, cortinas romanas vermelhas com a opção de montagem no teto.

Tamanhos de cortinas

Existem dois comprimentos principais de cortinas:

  • Longo (no chão). Essas opções são adequadas para janelas altas e vitrais. Eles ocultam facilmente toda a abertura da janela.
  • Curto (para o peitoril da janela). Eles parecem originais e elegantes, são convenientes e economizam significativamente espaço.

Varanda ou loggia

Os projetos romanos permitem não apenas realizar várias decisões de projeto, mas também aumentar significativamente a ergonomia do espaço da loggia.

Casa de madeira

Telas naturais, sem decoração desnecessária, se encaixam perfeitamente nos arredores de uma casa de madeira. Tecidos simples, como algodão ou linho, serão adequados para o design das casas, janelas nas escadas, corredor, corredor ou varanda.

Na foto, há uma casa de madeira e uma janela que se abre com cortinas laranja em laranja.

Branco

Cores arejadas trazem frescura, leveza e leveza ao ambiente. Os desenhos em preto e branco em sua aparência lembram uma imitação da pele de uma zebra.

Outras cores

Também no interior existem modelos romanos de outras cores:

Com afiação

Contornar a borda permite destacar as cortinas e focar no espaço da janela. Além disso, a orla enfatiza ainda mais o fundo encaracolado da tela.

Padrão geométrico (tira, gaiola, ziguezague)

Impressões com diferentes frequências de motivos repetidos criam um design dinâmico e visualmente intenso e afetam positivamente a atmosfera de todo o interior.

Padrões e ornamentos

Eles permitem que você escolha cortinas decoradas com monogramas dourados ou um padrão de damasco, que serão combinadas ainda mais harmoniosamente com o estilo geral da sala.

Na foto, cortinas romanas com um padrão de damasco em combinação com papel de parede nas paredes.

Decoração De Cortina

As maneiras mais interessantes e originais de decorar cortinas romanas:

  • Fita de cortina. Cria uma bela cortina e dobras limpas e suaves.
  • Borlas. Adicione diversão e charme a toda a estrutura da cortina.
  • Franja. Ele enfatiza a aparência das cortinas e lhes confere uma individualidade e originalidade peculiares.
  • Arcos. Eles parecem muito elegantes e formam uma atmosfera positiva e alegre.

Provence

As cortinas romanas decoradas com vários padrões ou flores dão ao estilo provençal um charme, romance e sofisticação únicos.

Modelos monofônicos estritos enfatizam efetivamente o estilo casual do loft e acrescentam um toque ainda mais brutal.

Escandinavo

Interior natural, leve, despretensioso e muito funcional no estilo escandinavo, especialmente harmoniosamente combinado com pinturas romanas.

Clássico

Este estilo não está sujeito a moda interior variável. Os produtos em cores discretas de tecido leve ou denso serão muito apropriados em um estilo clássico charmoso e sofisticado.

Na foto, há um armário em estilo clássico e pinturas romanas com desenhos em forma de pássaros.

País de origem

Produtos de materiais naturais e tecidos de ar criam o ambiente necessário e, devido às dobras, adquirem uma aparência um tanto desleixada e rural.

Na foto, um quarto de estilo campestre e cortinas romanas de linho nas janelas.

Alta tecnologia

As cortinas complementam perfeitamente a harmonia matemática do estilo de alta tecnologia com suas linhas suaves e dão ao interior uma aparência completa.

Na foto, há longas cortinas romanas de cor clara em uma cozinha de alta tecnologia.

Tule (Cortinas)

Essa combinação parece muito harmoniosa; as pinturas e cortinas romanas se complementam perfeitamente.

Lambrequins

Outra opção para um design de janela espetacular. Essa combinação atrai a atenção e confere à janela uma completude decorativa.

Na foto, a sala de estar e os modelos romanos em cascata em combinação com um lambrequim.

Janelas chanfradas

As cortinas nas janelas inclinadas distinguem e enfatizam perfeitamente uma forma não padrão. A única desvantagem dessa decoração é que não será possível abrir cortinas totalmente romanas.

Corner

As cortinas de um corte simples e contido, predominantemente até o peitoril da janela, enfatizam a forma e as características positivas da abertura da janela, e os produtos feitos de tecidos mais densos proporcionam excelente proteção contra o sol.

Na foto, há uma janela de canto decorada com cortinas verdes e cortinas romanas listradas.

Panorâmico

Quando montadas, as cortinas romanas aumentam ainda mais o tamanho de uma janela grande; quando implantadas, mascaram perfeitamente uma ampla área de vidros.

Triplo

A abertura tricúspide da janela fornece a capacidade de definir a tela para cada folha separadamente, o que permite escurecer parcialmente a janela.

Na foto, telas romanas bege com uma estampa listrada na abertura de uma janela tripla.

Inclinado

Para janelas estreitas localizadas em uma superfície inclinada, são adequadas cortinas com guias laterais especiais, permitindo que o corte do tecido se encaixe perfeitamente no vidro e proteja o ambiente da luz solar com segurança.

Dicas de design para escolher cortinas romanas

Algumas dicas úteis:

  • Ao escolher, em primeiro lugar, o tipo de instalações e seu objetivo são levados em consideração.
  • A intensidade da luz do sol na sala. A escolha do material dependerá diretamente disso.
  • Certifique-se de levar em consideração a forma e o método de abertura da janela, pois isso determinará o tipo mais conveniente de montagem.

Dicas de cuidados e limpeza

Para manter as cortinas apresentáveis ​​por um longo tempo, são seguidas várias recomendações:

  • Os tecidos são silenciosamente limpos a seco, o que pode ser feito com um aspirador de pó, sem remover as cortinas.
  • Para remover contaminantes, a estrutura pode ser lavada com um pano úmido ou com uma esponja umedecida em água e sabão.
  • É desejável uma lavagem delicada a uma temperatura superior a 30 ° C.
  • Os produtos feitos de tecidos delicados são melhor lavados à mão.
  • Essas estruturas após a lavagem precisam ser secas de forma endireitada.

PrósContras
Alguns modelos impedem levemente o funcionamento da janela, pois a estrutura deve ser constantemente levantada.
Eles têm um design bastante simples e fácil de controlar.
Muito fácil de cuidar. Os panos praticamente não acumulam poeira.