Pavimentos

Vantagens e desvantagens da tábua de chão

Este artigo é para pessoas que olham uma placa de parquet como revestimento de piso. Na STP, trabalhamos com parquet há mais de 10 anos e mostraremos o que você deve procurar ao escolher um parquet.

O parquet é um tipo de classe mais ampla de revestimentos para pisos - parquet de engenharia. A essência do parquet de engenharia é um projeto de matriz colada transversalmente de duas ou três camadas. Além disso, uma espécie valiosa de madeira está presente apenas na camada facial superior, com uma espessura de 3 a 6 mm. Na produção da camada inferior, os fabricantes utilizam vários materiais: podem ser compensados, lamelas de coníferas ou ripas de carvalho. Esse design foi desenvolvido para tornar a placa estável e resistente a mudanças de temperatura e umidade.

Uma placa de lote é geralmente chamada de placa de engenharia com uma conexão de trava - um revestimento barato e rápido na colocação, cuja qualidade e vida útil correspondem ao preço.

Sim, existe uma placa de parquet de classe premium - mas isso é uma exceção à regra, abordaremos abaixo.

Aqui estão algumas opções de design:

Tamanhos de uma placa de parquet:

· Comprimento: 1200-2500 mm.

· Largura: 100-300 mm.

· Espessura: 12-22 mm (a placa mais comum é 14 mm)

A espessura da camada superior da face determina quantas vezes o piso da placa de parquet pode ser atualizado - em loop. Quanto mais espessa a camada frontal, mais vezes você pode atualizar o piso, o que teoricamente será mais longo. Por que teoricamente? Porque a vida útil depende de outros fatores. Por exemplo, o adesivo usado para colar as camadas é crítico. Na fabricação de tábuas de parquet baratas, cole água com baixo desempenho e vida útil curta. A prancha pode ficar ereta, para que a curva não atinja o engate.

A camada externa externa de uma prancha de parquet imita uma prancha maciça (pista única e pista dupla) ou parquet de peça clássica (pista três).

carvalho de pista única carvalho de pista única

Carvalho e freixo são mais frequentemente usados ​​como camada superior. Essas raças estão acostumadas às peculiaridades do nosso clima, pois toleram mudanças de temperatura e umidade.

Mas este não é o único ponto. O truque é que o carvalho e as cinzas são melhores do que outros tipos de madeira para serem pintados, envelhecidos e escovados (a superfície adquire uma estrutura contrastante com nobres "rugas"), o que oferece possibilidades ilimitadas para a fuga do pensamento do design.

Uma coisa, mas! Se você tiver uma placa de parquet com cores vivas e densas, é provável que a madeira com nós e alburno fique oculta sob uma cor brilhante e, após a primeira moagem, você ficará desapontado.

Uma prancha feita de espécies exóticas parece muito impressionante, mas custa mais que o carvalho. As raças exóticas da América do Sul, África e Sudeste Asiático são "caprichosas" em nosso clima, portanto, precisamos de cuidados regulares e profissionais em parquet.

Vantagens e desvantagens de uma placa de parquet

O parquet foi originalmente concebido como uma cópia barata do parquet de peça clássica e do cartão sólido. Mas, como qualquer cópia, é inferior ao original. Suas principais vantagens são baixo custo e alta velocidade de assentamento. Devido à conexão do castelo, o tabuleiro é colocado 4 vezes mais rápido que o parquet clássico (até 40 m 2 por turno).

Infelizmente, não há mais vantagens. Mais precisamente, existe, mas apenas na publicidade, que surgiu com os profissionais de marketing. Por exemplo, eles escrevem que a camada de verniz é seca por ultravioleta e isso é muito legal. De fato, o ultravioleta serve para acelerar o processo de secagem do verniz e absolutamente não afeta a qualidade do filme.

Primeiro: Número de pontos. A espessura da camada superior da tábua do assoalho é de apenas 3-4 mm, o que significa que você pode pedalá-la cerca de 2 vezes. Isso reduz significativamente a vida útil do piso (novamente, se a placa não secar mais cedo devido a cola barata e instalação incorreta). Para comparação, o parquet de peças pode ser enrolado até 6 vezes, uma prancha enorme - até 10 vezes. Consequentemente, sua vida útil é de 3-5 vezes mais.

Segundo. O baixo custo de uma placa de parquet é alcançado pela baixa qualidade da placa e uma fina camada de verniz, razão pela qual a retificação será necessária após 2-3 anos de operação padrão.

Essas deficiências podem ser evitadas com a compra de uma placa da classe PREMIUM, a um preço de 4.500 rublos / m 2. Suas características são próximas ao parquet real e, se for colado a uma base de qualidade, o piso durará muito tempo. Mas então surge a pergunta - por que comprar uma tábua de parquet a esse preço? A esse custo, é mais lucrativo colocar um parquet de peça clássica ou uma prancha maciça, que durará 3-5 vezes mais.

Pese os prós e os contras. O parquet é um piso barato, mas apresenta desvantagens. A questão é se você está pronto para atendê-los, dado o preço.

Sob verniz ou óleo?

A placa de parquet é envernizada ou oleada na fábrica e vem com um acabamento final.

Laca cria um filme de polímero na superfície que o protege da poluição e influências externas. A laca exibe uma textura de madeira e está disponível nas versões fosca e brilhante.

Óleo penetra nos poros da madeira e, após a secagem, forma um revestimento protetor e decorativo resistente à sujeira e capaz de suportar altas cargas de abrasão, permite que o parquete "respire" e torne o piso mais natural. Os óleos modernos podem criar o efeito de um filme de verniz com uma tela brilhante e semibrilhante.

O óleo de parquet como acabamento é um sinal de que o conselho pertence ao segmento premium. Na maioria dos casos, uma placa de parquet de pista única é revestida com óleo. Recomendamos escolher cores naturais da madeira sem tingir, porque a bela textura da placa premium não precisa de tonalidade.

Colocação de parquet

Nesse caso, o sistema de conexão das placas é importante, existem duas:

conexão do sulco do espinho

A colocação de um parquet ocorre de duas maneiras:

1) maneira clássica - colando na base. Dessa forma, você pode empilhar uma placa de ambos os tipos, é mais confiável, preferível quando colocada em pisos aquecidos. Para a ligação, você precisa usar adesivo de poliuretano elástico nos polímeros MS, pois cria uma junta adesiva que absorve o som com um efeito de barreira ao vapor.

2) maneira flutuante - as placas com uma conexão de trava estão presas uma à outra, mas não presas à base, adequadas apenas para uma placa de trava.

O método flutuante tornou o estilo extremamente rápido. É verdade que tive que sacrificar a confiabilidade - com o tempo, as juntas do castelo enfraquecem e as rachaduras aparecem. Esse método é usado em salas de escritórios de orçamento em que a vida útil do piso não é tão importante - você ainda precisa mudar após 4-5 anos. Adicione a isso as limitações na instalação de móveis embutidos pesados, além do barulho do "piso flutuante" e as vantagens dessa tecnologia não são óbvias.

Antes de tudo, a vida útil de uma placa de parquet depende da colocação. Portanto, dê à seleção da brigada um significado especial. Em detalhes, consideramos a colocação de tábuas de parquet nesta página. Siga o link e deixe seu novo gênero servir por mais de uma dúzia de anos.

Instalação de uma placa de parquet

Com base no design da sala e na sua finalidade, a instalação da placa de parquet pode ser feita de várias maneiras: quadrada, espinha de peixe, deck ou diagonal. É bom que esse piso evite lixar e aplicar verniz. Após a venda, as placas de parquet estão completamente prontas para uso. Sua camada superior parece impecável e enverniza durante o processo de fabricação. A superfície da placa de parquet envernizada na fábrica é bonita e durável.

Tipos de parquet

É difícil distinguir as tábuas de parquet de pista única das tábuas de madeira comuns. Esse tipo de piso fica ótimo em salas com uma grande área. O custo de uma placa de pista única é muito maior, pois sua fabricação utiliza tiras largas de madeira de alta qualidade. Em largura, esse painel costuma ter 137 mm. Alguns fabricantes produzem placas de parquet de pista única com chanfros nas bordas. Após a colocação, um sulco é formado entre as placas adjacentes, o que imita as costuras e permite obter o efeito total do piso de madeira maciça. Parece muito impressionante, mas para tábuas de parquet essa técnica não é recomendada. Durante operações posteriores, a sujeira é entupida e a umidade penetra nas ranhuras e, como a placa de parquet não é 100% feita de madeira de lei valiosa, isso pode causar deformações. A madeira de coníferas, que não se distingue pela resistência à umidade e dureza, geralmente atua como base de uma placa de parquet.

Tábuas de parquet de duas pistas - uma combinação de duas tiras largas de madeira valiosa, que podem ser colocadas em tiras contínuas ou em módulos separados. A grande largura das tábuas de tais tábuas permite que você dê uma aparência solene às instalações. É frequentemente usado para colocar pisos em salas decoradas com um interior clássico. É melhor usar uma placa de duas faixas em grandes áreas.

As placas de parquet de três pistas são consideradas a opção mais comum. A camada de trabalho dessas placas é composta por três tiras paralelas de madeira valiosa. Como regra, as tábuas nessas placas são divididas em módulos separados, isto é, divididos em segmentos curtos, e não dispostos em longas tiras sólidas. As pranchas de parquet de três pistas são uma reprodução do popular "deck" de parquet e são adequadas para decoração de praticamente qualquer ambiente. A largura das placas de três tiras é de aproximadamente 190–208 mm.

As placas de parquet de quatro pistas são feitas, na maior parte, de resíduos de madeira. As listras que as compõem são muito estreitas, porque no chão parecem muito coloridas. Esta opção de design é ótima para uma casa de campo. Mas vale a pena considerar que condições estáveis ​​de temperatura e umidade são importantes para o parquet, portanto, seu uso em ambientes sem aquecimento no inverno é impossível.

As vantagens do piso

A vantagem mais importante de uma placa de parquet é que, após a aquisição, ela não exige nenhuma ação adicional a ser executada nela. O piso de tábuas de parquet não precisa ser raspado, lixado e envernizado em várias camadas. Todo esse trabalho está sendo feito na fábrica. A principal tarefa do comprador é apenas a instalação e manutenção corretas da superfície. A superfície da placa de parquet é impregnada com uma composição especial, o que ajuda a melhorar a aparência do revestimento e aumentar sua durabilidade.

A tecnologia de fabricação de tábuas de parquet fornece esse material com flexibilidade e resistência a mudanças de influências externas. Um par de matrizes de madeira de coníferas separadas é colado à base de madeira compensada. A parte frontal do painel de parquet é feita de folheado de madeira valiosa. Sua espessura, em regra, é de 4 a 6 mm. A durabilidade do piso depende da espessura desse verniz.

Uma característica interessante de uma placa de parquet é a possibilidade de sua desmontagem sem o risco de quaisquer consequências. Assim, o piso de tábuas de parquet pode ser facilmente montado e desmontado sem comprometer a qualidade. Se você planeja mover ou decidir instalar um piso quente, a placa de parquet é facilmente desmontada. Nesse caso, o material não receberá nenhum dano e estará pronto para uma operação efetiva adicional.

Obviamente, este não é o revestimento mais barato, mas quando comparado ao parquet, a diferença será muito perceptível. O revestimento de tábuas de parquet é uma solução ideal para criar pisos eficazes a partir de espécies valiosas de madeira com custos financeiros mínimos.

A conveniente conexão de travamento simplifica bastante a tecnologia de assentamento de pisos de tábuas. Toda a lista de trabalhos pode ser realizada de forma independente, sem o uso de ajuda estranha, às vezes cara.

O uso de composições de tingimento na fabricação de tábuas de parquet torna quase ilimitada a escolha de suas cores e texturas.

Desvantagens de uma placa de parquet

As tábuas de parquet, como qualquer outro revestimento de piso, não deixam de ter desvantagens que devem ser levadas em consideração, faço a colocação independente do piso:

  • a placa de parquet não é resistente à umidade; portanto, durante sua instalação, é necessário tomar várias medidas adicionais para protegê-la,
  • a orientação unilateral das tábuas esconde a profundidade e o volume da textura da madeira, de modo que o estilo encaracolado é inaceitável,
  • a escolha dos padrões de lamelas para a parte superior deste piso é muito limitada,
  • Ao instalar o piso de tábuas de parquet, com textura e cor diferentes, apenas um fabricante e uma série específica de produtos podem ser usados,
  • existe o risco de delaminação do material, que pode causar operação inadequada ou violações da tecnologia de produção ou durante a instalação da placa de piso,
  • devido à pequena espessura da camada frontal de madeira valiosa, o número de operações possíveis para andar de bicicleta é limitado, quando comparado com o parquet clássico,
  • a diferença nos coeficientes de expansão térmica de rochas duras da camada superior e média se torna especialmente significativa quando a camada compensadora é feita de abeto,
  • a apresentação durante a instalação do piso de requisitos elevados para a superfície de base do piso,
  • a qualidade da execução e a confiabilidade dos bloqueios são muito afetadas pela densidade da conexão.

Todas as deficiências existentes se sobrepõem à funcionalidade da tábua de chão e à sua praticidade na operação. A falta de resistência à umidade pode compensar o estilo adequado.

Parquet Board Mitos

1. Lamelas de madeira dura / valiosa da camada superior e coníferas das camadas restantes são naturalmente secas.

Esta é uma invenção clara, uma vez que a secagem natural das principais espécies de árvores (cinza, carvalho, chifre, faia) ocorre durante três a cinco anos, e ébano, mogno e outras espécies valiosas de árvores - cinco a sete anos ou mais. Portanto, não é realista realizar sob condições de produção em massa de tábuas de parquet.

2. Para colar camadas separadas da placa de parquet, são utilizadas apenas composições de componentes naturais.

A produção de qualquer material compósito, que inclua parquet e modelo, envolve o uso de adesivos orgânicos de alta tecnologia à base de polímeros sintéticos, embora inofensivos à saúde humana.

3. Os sistemas de bloqueio poderão fornecer a densidade de conexão mais completa, mesmo com a reinstalação de cinco a sete vezes.

De fato, as cargas dinâmicas transmitidas ao piso flutuante causam desgaste gradual do material, tornando-se mais significativo quando se utiliza uma raça macia de madeira na qual o castelo é moído. Portanto, cada nova recolocação de pisos de tábuas de parquet aumenta o risco de rachaduras operacionais.

Estrutura de parquet

Todas as vantagens e desvantagens de uma placa de parquet são baseadas em sua estrutura, que é representada por três camadas de madeira, cada uma das quais é perpendicular às outras duas.

Camada superior (decorativa) - feita de madeira de diferentes espécies (carvalho, faia, bordo, bambu, etc.), com espessura de 1 a 6 mm.

Camada intermediária - feita de madeira de coníferas e determina as características operacionais do revestimento.

A camada inferior (estabilizadora) é representada pelo folheado de madeira de coníferas, uma espessura de cerca de 1,5 mm.

Com base nas características da estrutura, consideramos as vantagens e desvantagens de uma placa de parquet.

Vantagens de uma placa de parquet:

Colocar o piso é muito mais rápido e fácil do que instalar o parquet. Isso se deve principalmente ao grande tamanho dos elementos individuais do material. Ao mesmo tempo, a colocação pode ser feita independentemente, mesmo sem habilidades especiais e experiência em instalação.

A placa de parquet é um material de acabamento de piso ecológico e natural, pois é feito apenas de madeira.

Os recursos de design da placa de parquet protegem o piso acabado de deformações e danos. A estrutura multicamada torna o revestimento mais resistente à umidade, temperaturas extremas e outros fatores atmosféricos.

Elementos individuais desse parquete não são capazes de acumular eletricidade estática, o que torna o material muito agradável ao toque e melhora as sensações táteis.

A placa de parquet possui um nível bastante alto de absorção sonora, o que elimina o uso de barreiras acústicas adicionais.

A variedade de espécies deste material é tão grande e diversificada que permite escolher a opção adequada para qualquer solução interior.

Desvantagens de uma placa de parquet:

Instabilidade do material em cargas mecânicas, de potência e de choque. Isto é devido à espessura insignificante da camada superior de madeira, que assume o "golpe" principal. A este respeito, arranhões e amassados ​​superficiais dos móveis no parquet aparecem com bastante frequência.

Uma vida útil máxima relativamente curta, de 12 a 20 anos, enquanto o maciço e o parquet clássico, com os devidos cuidados, podem durar de 50 a 70 anos.

A complexidade da restauração. A renovação de revestimentos de madeira natural envolve a demolição do piso, que é a remoção de uma pequena espessura de madeira usando uma máquina especial. A placa de parquet possui uma espessura insuficiente da camada decorativa para repetição múltipla. Além disso, você pode pedalar o quadro se estiver colado.

Os elementos individuais da tábua do assoalho são impressionantes em tamanho, o que não permite um estilo encaracolado e a formação de padrões e desenhos artísticos.

Quando ocorrem deformações e danos significativos em certas áreas do piso, a substituição do elemento envolve a remoção de uma área suficientemente grande, uma vez que o comprimento médio da placa de parquet é de cerca de dois metros. A este respeito, as peças de parquet de pequenas peças são muito mais fáceis de substituir. Além disso, é bastante difícil escolher a cor e o padrão de textura corretos da madeira; portanto, ao calcular a quantidade de material necessário para a instalação, é necessário levar em consideração várias placas adicionais que podem ser necessárias para a restauração do revestimento.

Apesar de, como qualquer outro piso natural, o parquet apresentar várias desvantagens, seu uso no interior é justificado por inúmeras vantagens. Assim, por exemplo, o modo de vida moderno de uma pessoa muitas vezes não exige a durabilidade do piso, como um maciço de tábua e parquet, pois o interior pode mudar após vários reparos. Quando em movimento, a placa de parquet instalada pode ser desmontada e colocada novamente em outra sala. Com base no que foi dito acima, é possível tirar uma conclusão inequívoca de que uma placa de parquet possui vantagens significativamente mais significativas do que desvantagens.

Prós e contras do piso laminado

Se você estiver interessado na questão do que escolher: parquet ou laminado, recomendamos que você aprenda mais sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de piso.

Vamos começar com o laminado: esse revestimento difere da maioria dos materiais de revestimento em sua estrutura multicamada. As camadas são criadas combinando placas de fibra de madeira e papel kraft, que são combinados com polímeros.

Para proteção adicional, os fabricantes criam uma camada externa de laminado que enfatiza um design de revestimento específico. A camada protetora é baseada em resina de melamina, o que aumenta significativamente a densidade e a durabilidade do laminado.

As placas de fibra laminada permitem que o revestimento adquira o tamanho e a forma necessários, além de fornecer proteção adicional contra as mudanças climáticas. Para resistir à umidade, as bordas das camadas internas do laminado são tratadas com uma impregnação especial à base de cera.

No mercado de materiais de acabamento para o piso, você pode encontrar diferentes tipos de laminado. É muito importante escolher um revestimento suficientemente forte, pois nem todas as variedades deste material são igualmente resistentes a altas cargas.

Lembre-se! A marcação indicada no laminado indicará que tipo de carga o revestimento pode suportar. Isso ajuda a determinar o material para o revestimento em salas com diferentes finalidades.

Então, quais são os benefícios de ajudá-lo a distinguir entre piso laminado e parquet? O laminado moderno tem muitas vantagens, e aqui estão as principais:

  • o revestimento não atrai poeira, portanto, não requer limpeza diária,
  • o laminado tem alta resistência ao desgaste e é imune a choques acidentais. As classes de laminado 31-33 terão resistência máxima, mas para um apartamento também são adequados revestimentos da classe 21-23,
  • com exposição constante à luz solar na superfície, a cor do laminado não muda,
  • o revestimento suporta efeitos térmicos, para que você possa colocar um piso quente sob o laminado,
  • produtos químicos podem ser usados ​​para limpar a superfície,
  • o laminado é ótimo para decoração de interiores devido à grande variedade de padrões e tons,
  • Quando você compra este revestimento de fabricantes oficiais, recebe uma garantia de qualidade de cinco anos.

Quanto aos pontos negativos do laminado, o principal é resistência à umidade insuficiente. Portanto, no banheiro, banheiro e outros cômodos com um alto nível de umidade, é melhor colocar outros revestimentos para o chão. Outro sinal de menos é propriedades à prova de som. O laminado pode protegê-lo contra ruídos externos apenas ao usar um substrato interno.

Em caso de danos, o laminado não pode ser reparado. Portanto, tenha muito cuidado com esse revestimento, caso contrário você terá que usar um novo. O laminado também é inferior aos materiais naturais na aparência: a camada superior deste revestimento confirma sua origem artificial.

Vantagens e desvantagens de uma placa de parquet

Agora vamos descobrir qual é a diferença entre uma placa de parquet e um laminado. O piso em parquet também é multicamada, mas inclui tábuas conectadas perpendicularmente.

Devido a esse arranjo de camadas, o parquet tem uma longa vida útil, alta resistência ao desgaste e é imune ao estresse mecânico.

Para entender as vantagens de uma placa de parquet sobre um laminado, vamos aprender mais sobre sua estrutura. A camada protetora externa é criada a partir de verniz. O verniz é aplicado a espécies valiosas de faia, freixo, carvalho ou outras árvores. A largura da camada de madeira é de até 6 mm.

Sob a cobertura de madeira está a camada central, composta por lamelas ou tábuas estreitas. Eles são conectados entre si usando montagens laterais. A camada de prancha é perpendicular à camada que fica acima dela.

A camada inferior da placa de parquet, projetada para sua durabilidade, é criada a partir de compensado de 2 mm com base em pinho ou abeto. As fibras de compensado são dispostas de maneira semelhante às fibras de madeira da camada superior.

Então, quais são as vantagens e desvantagens da tábua de chão podem afetar sua escolha?

Aqui estão as principais vantagens desta cobertura:

  • proteção confiável contra ruídos graças a uma árvore natural como parte,
  • não acumula poeira no revestimento,
  • para o tratamento da camada externa, os fabricantes usam verniz seguro sem formaldeído,
  • a placa de parquet pode ser lixada e restaurada: o número de tais manipulações dependerá da largura do revestimento. No entanto, nem todos os mestres estão prontos para assumir o processamento de pisos,
  • o parquet de alta qualidade tem uma aparência espetacular e parece vantajoso em qualquer interior devido à sua naturalidade,
  • a placa de parquet é fácil de instalar e não requer limpeza extremamente complicada,
  • A garantia para este tipo de cobertura pode exceder 10 anos.

As desvantagens da placa de parquet incluem intolerância à umidade, abrasão mais rápida da camada protetora de verniz em comparação com o laminado, bem como a necessidade de manter um microclima normal na sala onde esse material é colocado.

Faça uma escolha

Qual é o melhor, parquet ou laminado? Para responder a essa pergunta e fazer a escolha certa, vamos comparar o laminado e o parquet.

Os principais critérios de seleção serão resistência ao desgaste, tolerância a mudanças de temperatura e umidade, características externas, características de cuidados com a superfície e diferenças de custo.

Se analisarmos como o laminado difere do parquet em termos de resistência a danos externos, então, claramente, você deve optar por um laminado de boa qualidade. Esse revestimento suporta cargas de alto peso e, mesmo após um certo período de operação, amassados, zonas chanfradas e rachaduras não aparecem na superfície.

Dica: Graças a essa diferença entre laminado e parquet, você pode reorganizar facilmente os móveis de sua casa.

Como uma placa de parquet difere de um laminado na resistência à temperatura e umidade? Mais uma vez, o laminado mostrará suas melhores qualidades. A diferença entre uma placa de parquet e um laminado é que, com umidade excessiva ou ar seco, o material racha ou incha de acordo.

O laminado pode suportar mudanças no microclima das instalações domésticas e até suportar a estação de aquecimento sem problemas.

No entanto, não recomendamos nem mesmo a colocação de um revestimento no banheiro, onde não apenas a umidade, mas também o vapor afetem a superfície.

As vantagens do parquet sobre o laminado estão relacionadas à sua aparência. Apesar de o laminado poder ser considerado um revestimento mais prático e versátil, com design semelhante (consulte as opções de laminado para uma placa de parquet), o parquet natural sempre parecerá mais vantajoso.

Mas será melhor fazer a sua escolha, concentrando-se no estilo particular do seu quarto: por exemplo, no interior, laminado moderno ou de alta tecnologia também será adequado.

A diferença entre a placa de piso e o laminado também se manifesta na facilidade de manutenção. É sempre mais fácil cuidar de materiais artificiais, portanto, o laminado para esse atributo é escolhido com mais frequência. Para limpar a superfície, você pode lavar regularmente o laminado usando água e produtos domésticos suaves.

No caso de parquet, é necessário minimizar a limpeza úmida e, se você realizar uma limpeza semelhante da superfície, tenha muito cuidado.

Dica: use para limpar produtos especiais projetados para o parquet, que darão brilho adicional ao revestimento de verniz.

O revestimento do parquet ou laminado é considerado um dos materiais mais caros para o revestimento. Mas você pode encontrar mais opções de orçamento de qualidade não muito alta, se as condições operacionais permitirem o uso de revestimentos com menos resistência ao desgaste ou resistência a influências externas.

Se você comparar um laminado e uma placa de parquet, um laminado com características ideais será várias vezes mais barato.

Você pode descobrir mais sobre as variedades de linóleo aqui: tipos, classes, espessura ideal são descritos, uma visão geral dos principais fabricantes e uma classificação dos melhores é apresentada.

A ordem e as principais etapas de reparo no apartamento estão no artigo em: http://kvartira-rf.com/obustrojstvo/remont/svoimi-rukami.html

Perguntas sobre piso laminado e parquet

O piso laminado pode ser colocado em parquet velho?

Um laminado pode ser colocado em uma placa de parquet? Sim, como qualquer outro piso de madeira. Mas essa instalação só pode ser realizada com uma forte deterioração do revestimento antigo. Além disso, se você estiver interessado em saber se é possível colocar o laminado no piso em parquet, você também deve entender todos os meandros desse processo.

Como colocar um laminado no piso de parquet depende de sua condição. É possível que você tenha que começar eliminando vazios na superfície de um revestimento obsoleto. Fortaleça as partes trêmulas e cubra os orifícios com elementos de aglomerado ou madeira. Verifique também se o piso antigo não racha. Depois de colocar o laminado no chão, você não pode consertar essa falha.

Se você estiver interessado em saber se é possível colocar o laminado no parquet, verifique as etapas básicas da instalação. Depois de verificar se o parquete possui resistência, restauração e massa de vidraceiro em áreas individuais, limpe completamente a superfície contra contaminação. Passe pela cartilha e deixe o chão secar. E somente depois disso comece a colocar o suporte e o laminado no piso de parquet.

O que é mais caro: parquet ou laminado?

Se você procura laminado ou parquet mais barato, escolha um laminado de qualidade, pois seu custo será muito menor que o preço do parquet, mesmo da pior qualidade.

Qual é a diferença entre uma placa de parquet e parquet?

As diferenças entre parquet e placa de parquet consistem no princípio de produção, aparência e características operacionais. Por exemplo, o parquet é um material feito de madeira maciça e uma placa de parquet consiste em várias camadas.

O parquet tolera pior a umidade e reage negativamente às mudanças do microclima. Mas a placa de parquet é mais difícil de instalar no chão.

Quanto à aparência, a placa de parquet é imediatamente tratada com óleo ou verniz protetor.

Portanto, ao escolher o que é melhor, parquet ou placa de parquet, comece pelas características mais importantes para você.

O que é mais quente: laminado ou parquet?

Esses revestimentos estão voltados para o revestimento, portanto o isolamento do piso deve ser realizado devido ao substrato adicional. A diferença no calor do parquet e do laminado dependerá apenas do tipo de intercalar que você escolher.

Como distinguir parquet de laminado?

Qual é a diferença entre um laminado e um parquet? Primeiro de tudo, na naturalidade de tais revestimentos. Portanto, examine cuidadosamente a superfície: se for natural, você não verá uma textura repetida.

Se o revestimento for utilizado há muito tempo, é possível distinguir entre laminado e parquet de acordo com as alterações que aparecem devido à umidade ou ao peso.

Existe uma alternativa para laminado e parquet?

Uma alternativa ao laminado e ao parquet pode ser qualquer revestimento, dependendo do critério escolhido. A opção mais próxima é uma cortiça natural.

Comentários

Se você ainda não decidiu o que escolher, uma placa de parquet ou um laminado, descubra mais sobre como esses materiais realmente se manifestam.

Apresentamos-lhe algumas críticas, melhor, parquet ou laminado:

Sergey, Moscou: Quando fiz os reparos, decidi me concentrar exclusivamente em produtos naturais. Portanto, eu me acomodei no chão: naturalidade e naturalidade são as principais diferenças entre um laminado e um parquet. As características operacionais do material não são menos agradáveis ​​do que sua aparência.
Alena, Voronezh: Eu estava procurando um revestimento para o chão, examinei uma placa de parquet e um laminado, não sabia o que é melhor com esses materiais. Portanto, comecei estudando os prós e contras do piso laminado e parquet.
A escolha recaiu sobre o laminado, pois parecia mais durável e confiável.E eu estava certo: seis meses se passaram, e o piso é como novo.

Valentina, São Petersburgo: Qual é a diferença entre parquet e laminado, o que é melhor e como escolher material de alta qualidade, não estava claro para mim, quando menina, que não tinha relação com reparos antes. Portanto, ela confiou nos especialistas: eles pegaram uma placa laminada em parquet para o design da sala a um preço muito acessível.
Estou satisfeito com a resistência e durabilidade do material e, é claro, com a aparência. Acho que o novo andar me servirá por muitos mais anos.
Nikolay, Tomsk: Decidi ler as resenhas, o que escolher: um laminado ou um parquet, mas vi que o primeiro e o segundo tipos de revestimentos têm muitas vantagens. Mas a diferença entre parquet e laminado é sua vida útil.
Decidi gastar dinheiro com um revestimento mais durável, por isso escolhi uma placa de parquet com garantia do fabricante.

Agora você sabe a diferença entre laminado e parquet e pode escolher o melhor material para sua casa. Aconselhamos que você preste atenção à natureza da sala (é melhor não colocar esses pisos no banheiro), além de aproveitar suas preferências em termos de resistência, aparência do produto e preço.

A produção de tábuas de parquet possui os seguintes recursos.

A camada do meio quando a ligação é colocada perpendicularmente à parte superior e inferior. Isso é feito para que as flutuações de temperatura e umidade não levem à deformação do material.
A camada superior da placa de parquet é envernizada e compostos especiais. Eles protegem a superfície externa da umidade e abrasão.
Para que o painel de parquet adquira as características e cores de desempenho necessárias, a camada superior é feita de vários tipos de madeira. Os mais comuns são carvalho, faia, bétula, freixo, cereja e nogueira. Das espécies exóticas na fabricação de pisos, jatobá, wenguê, merbau, teca, dussia e outras são utilizadas.

Variedades (notas) de parquet

Aqui vale a pena começar com o fato de que a madeira da qual são feitas as camadas superiores das tábuas de parquet é serrada de três maneiras.

Rústico - em vários ângulos.
Tangencial - tangente à espessura das árvores.
Radial - ao longo dos troncos.
Após a fabricação, os materiais são selecionados e classificados. Ao distribuir, os especialistas analisam o esquema de cores e a textura da madeira, bem como o método de corte e a presença de defeitos. Dependendo do material usado para a fabricação de tábuas, os lotes recebem variedades. Existem três deles.

  • "Rústico". A fabricação das camadas superiores é de madeira serrada em diferentes ângulos. Pequenos buracos, irregularidades e outros defeitos são permitidos. As cores das tábuas podem variar.
  • "Natur". Para a fabricação das camadas superiores, a madeira é serrada radial e tangencialmente. São permitidas pequenas diferenças de cor e defeitos muito leves.
  • "Selecione". As camadas superiores são feitas de madeira, serradas apenas radialmente. Lamels são cuidadosamente selecionados em cor e estrutura. Defeitos estão completamente ausentes. Parquet board "select" é mais caro que o resto.

Como escolher um parquet

A escolha do piso depende diretamente dos seguintes fatores.

  • A espessura da camada superior. Quanto mais espessa a placa de parquet, mais vezes você pode atualizar o piso.
  • Madeira. Ao escolher, leve em consideração sua força e resistência à umidade. Por exemplo, teca e thermoash são mais adequados para colocar no banheiro e em outros quartos com alta umidade. Em salas com condições normais, a lista de opções está expandindo significativamente.
  • Cobertura A melhor escolha é o óleo de parquet especial.
  • Tamanhos. Em salas com cargas severas, pequenas tábuas de parquet são colocadas no piso e em condições normais - médias e grandes.

Métodos de estilo

Profissionais usam dois métodos de colocação de tábuas de parquet.

  • Castelo. Uma barreira de vapor é colocada no chão. Os mestres colocavam uma placa de parquet, conectando as lamelas umas com as outras usando travas.
  • Cola. Placa de parquet é anexada a uma superfície plana com cola. Para aprimorar as propriedades adesivas do mestre, use um primer.

Preste atenção! Não coloque a tábua do piso se não estiver confiante em suas habilidades. Erros cometidos levarão a danos ao revestimento do piso ao longo do tempo e à necessidade de reparos dispendiosos.