Reparação

O que é uma cartilha de penetração profunda e para que serve?

A preparação de superfícies é um dos estágios da cadeia tecnológica de acabamento. Ele é necessário com frequência, mas nem sempre. Primeiro, você precisa saber qual composição é necessária - quando você precisa de um primer de penetração profunda e ao preencher um adesivo. Isso é importante porque o uso inadequado pode causar problemas: queda de gesso, ladrilhos inchados etc.

Tipos de primers e sua finalidade

Na descrição de muitos tipos de trabalho, está escrito: uma base de primer é necessária. Para esta etapa, são utilizadas formulações especiais, chamadas de primer ou primer.

Aplicação do solo - uma das etapas do trabalho de acabamento

O que é um iniciador (iniciador) ou iniciador? É uma argamassa líquida, que prepara a superfície para a aplicação da próxima camada de acabamento. Além disso, o "próximo" pode ser qualquer um, intermediário e final. Pegue a decoração da parede, por exemplo, de alvenaria nua a pintura ou papel de parede. Primeiro, a própria parede é feita de material de construção. Após o solo secar, é aplicado gesso. Quando o gesso secar o suficiente, aplique terra nele e depois massa. A superfície embocada também é preparada e, depois que a camada de primer secar, o papel de parede é pintado ou colado. Esse número de camadas de primers não é necessário, mas uma opção é possível.

Primer é uma composição líquida que fornece boa adesão das camadas de acabamento entre si

A cartilha é usada para decorar paredes, pisos, tetos e fachadas. Em geral, em todos os lugares. Existem subespécies para obras externas e internas, existem as que são usadas lá e ali.

Tipos de primers

Como visto no exemplo, a base na qual o primer é aplicado é diferente. Por exemplo, uma parede de concreto e um bloco de espuma, piso de concreto, teto de gesso ou reboco. Eles são completamente diferentes em características. Isso significa que a preparação requer um diferente, cobrindo os problemas de um material específico. Para resolver cada problema, existem primers. Em geral, quatro grupos são diferenciados de acordo com os resultados da ação:

  • Enchimento. Estes são compostos que reduzem a higroscopicidade da base, sua absorção. Aplique em superfícies altamente absorventes. Projetado para suavizar pequenas irregularidades e preencher costuras de ladrilhos cerâmicos, pisos de tábuas e parquet antes de aplicar. Eles são aplicados:
    • sob a tinta para reduzir seu consumo e torná-lo mais suave,
    • sob o gesso, para que a parede não retire a umidade da composição do gesso e tenha umidade suficiente para obter a resistência necessária,
    • na parede rebocada por baixo do adesivo para prolongar ligeiramente a "vida útil" do adesivo, devido ao fato de o líquido ser absorvido mais lentamente,
    • em gesso ou massa de vidraceiro antes de colar o papel de parede para que a superfície absorva a cola mais lentamente, etc.

    Dividindo por diferentes sinais. Pode ser útil

    De toda a variedade de fundações, a maioria é de primers acrílicos. Eles preenchem aproximadamente 80% do mercado

    Existem também primers universais. Eles são os mais baratos. A descrição geralmente possui uma lista bastante sólida de propriedades. De fato, os primers universais contêm os componentes menos ativos. Isso também é solo, mas mais fraco. Esse tipo deve ser usado apenas se não houver necessidade urgente de um primer. Por exemplo, para papel de parede ou tinta.

    As tarefas que os primers resolvem

    Os primers devem garantir uma boa adesão de duas camadas. Este é o seu principal objetivo. Na maioria das vezes, isso requer o ajuste da absorvência do substrato. O fato é que todos os materiais de acabamento - gessos, massas, tintas, adesivos - são desenvolvidos para substratos de absorção média. E não há muitos deles. Mais frequentemente capacidade absorvente de regular. Às vezes é necessário reduzir a absorção, às vezes - para criar um filme pegajoso em uma superfície muito lisa e / ou pouco absorvente. Aqui primers e resolver este problema.

    E também as composições que diminuem a absorção, ao mesmo tempo melhoram a impermeabilização e combatem a alta umidade. Portanto, isso também faz parte de suas tarefas. E para isso eles também são usados.

    Primer é necessário para melhorar a adesão.

    Primers de penetração profunda ligam partículas na superfície. As composições penetram profundamente nos materiais soltos a uma profundidade suficiente de 5-7 mm e ligam as partículas. Frequentemente, o efeito “lateral” é uma diminuição na higroscopicidade e absorção. Muitas vezes - isso nem sempre significa, portanto, veja as propriedades na descrição de cada composição.

    Mesmo na superfície após a secagem do primer, pode formar-se um filme adesivo, uma vez que a composição não absorvida, depois de seca, deixa um resíduo pegajoso. Isso melhora as condições de aplicação do seguinte material. Ou seja, alguns tipos de primers aumentam a resistência e a adesão da superfície. Alguns dos compostos têm propriedades antibacterianas, outros simplesmente introduzem aditivos antimofo ou antifúngicos especiais.

    Às vezes, um primer é usado para "fazer amizades" de materiais à base de cimento e gesso. Sem isso, não haverá adesão normal. Por exemplo, quando uma parede de concreto ou uma parede de blocos à base de cimento for coberta com gesso, a solução clássica e comprovada é o Contato de Concreto da Knauf. É aplicado a praticamente qualquer base mineral em materiais de gesso e garante sua ligação de alta qualidade.

    Tipos de substratos primários

    Então, chegamos à conclusão de que, ao escolher um primer, é necessário focar nas propriedades da base. Por absorção, eles são divididos em três grupos:

    • Com baixa absorção e não absorvente. Esse grupo inclui superfícies de concreto, rebocos de cimento, tijolos refratários, concreto de areia, espuma de poliestireno, placas de gesso e lingueta e ranhura.
    • Com absorvência média. Tijolo comum. Uma base ideal que não precisa ser aplicada. Mas somente se o tijolo ainda não começou a desmoronar.

    A madeira é uma base complexa que requer a aplicação do solo

    Como determinar a absorvência de uma superfície? Aplique gotículas de água na superfície e acompanhe o tempo que leva para elas ficarem de molho. Se demorou mais de 20 minutos, a superfície não é absorvente; se passaram menos de 3 minutos, é altamente absorvente. Tudo no meio é absorvente médio. Nesse caso, você tem sorte e pode ficar sem formulações que regulam a absorção de água.

    Agora está claro como escolher uma cartilha. A formação de filme é adequada para superfícies com baixa absorção e para aquelas com alto uso de primers de penetração profunda ou preenchimento. A penetração profunda só é necessária se a superfície estiver empoeirada, mas não solta e não desmoronar.

    Por que é necessário um primer de penetração profunda e como ele funciona

    Um indicador para a aplicação de um primer de penetração profunda é uma superfície empoeirada. Ou seja, o pó não pode ser completamente removido. Como verificá-lo? Uma superfície é considerada “empoeirada” se um traço permanecer na mão depois de tocá-la, mesmo após uma limpeza completa e (se possível) úmida. Mas somente neste caso, faz sentido aplicar esse tipo de primer. Em outros casos, será mais barato usar formador ou preenchimento de filme.

    Então, para quais superfícies é usado um primer de penetração profunda? Para superfícies de giz, gesso antes de aplicar tinta ou papel de parede. Preciso preparar gesso para massa de gesso? Não, eles são tão bons amigos. Será necessário processar todos os materiais em folha, nos quais o gesso atua como aglutinante: placas de GVL, GKL, lingueta e ranhura.

    Se o material estiver em um ligante calcário ou de gesso, ele "espanará". Para evitar que isso aconteça, aplique primers de penetração profunda

    O amianto também é tratado com um primer de penetração profunda, embora não esteja em gesso, é empoeirado. E também blocos de silicato antes de aplicar uma camada de gesso. Eles também deixam uma camada na mão. Em geral, parece claro.

    Preste atenção! A superfície a ser tratada não deve estar solta. Para fazer isso, existe uma cartilha especial, chamada de fortalecimento. Também se refere a solos de penetração profunda, mas contém uma quantidade maior de adesivos (e é mais caro). Se usada desnecessariamente, a absorção pode ser muito baixa, causando problemas.

    Como o solo penetrante profundo funciona

    Como os primers de penetração profunda funcionam? Eles são feitos com base nos mesmos polímeros, modificados apenas de maneira que as partículas tenham tamanhos muito pequenos. A diferença pode ser estimada comparando uma bola de futebol e tênis. Aproximadamente o mesmo número de vezes que as partículas em solos comuns e penetrantes diferem. Entende-se que partículas menores penetram mais profundamente.

    Impregnação por penetração profunda ou primer funciona mais ou menos assim

    Partículas muito pequenas do polímero se dissolvem e, com o líquido, penetram através dos capilares profundamente na superfície preparada. Após a secagem, as partículas de polímero permanecem nos capilares, criando uma treliça de cristal adicional e reduzindo a porosidade do material (e sua capacidade de absorção ao mesmo tempo), criando ligações adicionais entre as partículas do material. Como resultado, após o processamento, a superfície deixa de "poeira".

    O que acontece ao tratar com um primer convencional? A umidade é absorvida pela superfície, e partículas maiores de polímeros permanecem na superfície, penetrando apenas levemente. Após a secagem, o polímero é concentrado na pequena camada superior. Isso é suficiente para substratos comuns livres de poeira. Agora, esperançosamente, a diferença entre um primer convencional e um profundamente penetrante é clara.

    Primer penetração profunda: o que é melhor

    No mercado, como sempre, existem muitas marcas diferentes. Há russo e importado. Dos importados, o Knauf alemão e o Cerezit polonês são frequentemente encontrados. São empresas que estão no mercado há muitos anos. Existem muito poucas reclamações sobre a qualidade de seus produtos. Aqui estão apenas algumas falsificações e você precisa conhecer os recursos distintivos dos produtos autênticos.

    Primário para penetração profunda: o que é necessário para o que parece compreensível, mas você também precisa escolher um fabricante

    Existem fabricantes russos que também estão no mercado há muito tempo e monitoram a qualidade - Eunice, Prospectors, Volma. O que é característico, a diferença de preço com os "europeus" é muito pequena - não mais que 10-15%. Existem marcas mais baratas, nas quais a diferença é mais significativa - até 30%, mas a reputação é instável. E se você olhar para a descrição, a diferença pode ser encontrada.

    Primários para penetração profunda: características, preços, consumo

    TítuloNomeaçãoTipo de aglutinantePor que motivoSob quais camadasTempo de secagemDespesaPreçoAnotações
    Ceresit CT 17 / st 17 (Ceresit CT 17)Para uso interno e externoDispersão de água do copolímero acrílicoRebocos e betumes de concreto, areia e cimento e cal, concreto leve e celular, aglomerado, painéis de fibras, painéis de fibras de gesso, rebocos de gessobetonilha, piso a granel, gesso, todos os tipos de betumes, ladrilhos, tinta, papel de parede2 horas0,1-0,2 l / m210 $ por 10 lÉ amarelo, pois a pintura ou o papel de parede claro são problemáticos
    CT 17 ConcentradoPara uso interno e externoO mesmo, mas o concentrado diluído em água0,1-0,2 l / m2
    Prospector Prospector de penetração profundaPara uso interno e externoDispersão estireno-acrílica com aditivos anti-sépticosBetonilhas e betonilhas, tijolos, rebocos, betumes, GVL, GKL, TsSPbetonilha, piso a granel, gesso, todos os tipos de betumes, ladrilhos, tinta, papel de parede1 hora0,1-0,2 l / m2Não é adequado para superfícies com baixa absorção, tintas a óleo e aço
    Primer Fortalecimento Vetonit Vetonit.Prim MultiPara uso interno e externoDispersão AcrílicaConcreto, gesso, tijolo, pedra, drywall, concreto celular, bloco de concreto de espuma, massa de vidraceiro, superfícies de cimento, TsSP, GKL, GLVpara pintura, impermeabilização, nivelador de piso, para acrílico, silicato, tintas de silicone1-2 horas0,05-0,075 l / m211,4 $ por 10 lEm substratos de absorção fraca, pode ser aplicado duas vezes
    GRUNT penetração profunda antes de aplicar KSh (10) BIRSSPara uso interno e externoAcrilatoParedes e tetos de concreto com resistência normal e aumentada (absorção fraca), GKL, GVL, rebocos (exceto polímeros),Antes de aplicar a massa ou aplicar tintas de dispersão em água1 hora para alinhavar0,2 - 0,25 kg / m29,5 $ por 10 l
    Reafirmante KNAUF-TIFENGRUND (Knauf tiefgrund)Para uso interno e externoPolímerosRebocos de gesso e cimento, GKL, GVL, placas de língua e ranhura de gesso, betonilhas de gesso e cimentoMassa de vidraceiro, pintura, papel de parede, azulejo3 horas0,1 kg / m212 $ por 10 l
    Composição do primer de penetração profunda da central nuclear de LeningradoPara trabalhos ao ar livreDispersão AcrílicaConcreto espumado, concreto aerado, gesso velho, superfícies de concreto e tijolo de silicato de gás, concreto de escória, gessoSob as camadas de acabamento subsequentes4 horas0,16 kg / m22 $ por 1 litroNão use em substratos com pouca absorção, gesso e cal.
    BolaresPara trabalho interiorAcrílicoTodos os tipos de concreto celular, contrapiso, cimento-areia, rebocos (exceto polímeros), painéis de fibras, aglomerados e tijolosPara argamassas, tintas, materiais de acabamento1 hora antes de aplicar a próxima demão e 2 horas para outros materiais0,08 kg / m27 $ por 10 litrosUse luvas, óculos de proteção, respiradores
    VD AK 0301Para trabalhos internos, para trabalhos externos (estruturas diferentes)Dispersão AcrílicaEm superfícies mineraisPara pintura, ladrilho, papel de parede, massa de vidraceiro, para aplicação em pisos de concreto24 horas0,08-0,1 kg / m2de US $ 7,6 a US $ 12,7 por 10 litros, dependendo do tipoHá tinta antisséptica e velha
    Volma WagonPara uso interno e externoDispersão de acrilato de estirenoPlacas de lingüeta e ranhura, GKL, GVL, um acoplador de cimento, betumes duros, um tijolo2,5 horas0,1-0,15 kg / m29 $ por 10 litrosEm substratos altamente absorventes, concreto aerado. aplique duas camadas de concreto de espuma
    Glims (Glims-Primer Prime) com aditivos anti-sépticosPara uso interno e externoTijolo, concreto, concreto de espuma, gesso, massa dura, drywall, cimento de amiantoEstuque, massa de vidraceiro, cola, tinta30 minutos para a próxima camada0,08-0,2 kg / m210 $ por 10 litros
    Carrega o solo M (reforçando, estabilizando, resistente ao gelo)Para uso interno e externoCopolímero acrílicoEm gesso, massa de vidraceiro, alvenaria20 horas0,15-0,2 kg / m29 $ por 10 lNão recomendado para rebocos de polímero e betumes.
    Unis (Eunice) com anti-sépticoPara uso interno e externoDispersão de polímerosConcreto, gesso, concreto aerado, rebocos de gesso, tijolo. placas de silicato de gás, GVL, TsPS ,, lingüeta e ranhura,Para pintura, gesso, papel de parede30 a 40 minutos para a próxima camada e várias horas para trabalhos subseqüentes0,15 kg / m26 $ por 10 lTrabalha com madeira, não permite eflorescência em tijolos
    Primer de penetração profunda 2 em 1 TEKS UniversalPara uso interno e externo, para paredes, pisos, fachadasPolímeroMadeira, concreto, drywall, massa de vidraceiroPara pintura, papel de parede30-40 minutos0,07-0,2 kg / m2
    Expert PerfektaPara uso interno e externoPolímeroBetão, tijolo, concreto celular, rebocos e betumes de cimento e gesso, GKL, GVL, TsSP, tinta, madeira, azulejoRebocos, betumes, adesivos para azulejos, tintas e vernizes à base de água, pisos autonivelantes.1 hora0,15 - 0,2 l / m2US $ 7,3 por 10 litros
    Otimista (antibacteriano)Para trabalho interiorLátex acrílicoSuperfícies de concreto, tijolo, gesso, gesso cimento, superfícies minerais e madeiraVernizes, tintas, incluindo a água dispersível30 minutos para a próxima demão e 2 horas de secagem completa0,1 - 0,25 l / m2US $ 6,3 por cartucho de 10 litros
    Tintas de Leningrado ideaisPara interior, para paredeAcrílicoConcreto, gesso, drywall, tijolo, madeiraTintas à base de água, adesivo para telhas, papel de parede0,07-0,2 kg / m2US $ 4,3 para 5 litros

    Como você pode ver na tabela, dizer que não há diferença entre marcas mais caras e mais baratas, isso não funcionará. Mesmo de acordo com a descrição das superfícies nas quais a composição é aplicada. As superfícies são significativamente maiores em compostos mais caros. Bem, você tem que olhar para a qualidade. Mas geralmente as mais baratas são usadas para aplicar tinta (se não for cara), para colar papel de parede etc. Para áreas mais críticas - como gesso, massa de vidraceiro - em substratos complexos - eles preferem não correr riscos e receber produtos de empresas confiáveis. Uma abordagem bastante razoável.

    Regras de Aplicação

    As regras para aplicar qualquer tipo de primer são semelhantes. Um primer de penetração profunda também é aplicado a uma base limpa e seca. Seco é um teor de umidade residual da ordem de 3-5%. Limpo - sem manchas de óleo e lama, materiais esfoliantes. Isso é apenas "livre de poeira" - isso não é para este caso. Embora todas as partículas empoeiradas devam ser removidas. Se um trabalho empoeirado foi realizado, passamos pelas paredes com uma escova, varremos o chão, se necessário, lavamos e aguardamos a secagem.

    Um marcador ou controle de aplicativo é um pigmento que permite controlar o processo.

    Além disso, os primers são aplicados a substratos quentes. Observamos a temperatura mínima permitida na descrição, mas geralmente não é inferior a 10-15 ° C, mas existem compostos resistentes ao gelo. Eles podem ser aplicados em superfícies com uma temperatura de + 3 ° C. Preste atenção. Esta é a temperatura da superfície.

    As composições podem ser aplicadas com pincel, rolo, pistola, pistola. Alguns deles contêm um pigmento colorido que permite controlar a aplicação. Mas em alguns casos - sob a tinta ou papel de parede claro - a presença de pigmento pode interferir, pois pode distorcer as cores. Portanto, sob os materiais leves de acabamento, usamos um primer transparente ou branco.

    O princípio de operação e composição do solo

    A ferramenta foi projetada para remover poeira e fortalecer a base. Diferentemente de outras misturas de primers, suas partículas são capazes de penetrar no material a uma profundidade de 10 cm, ligam uma estrutura frouxa e criam uma camada na superfície que aumenta a adesão.

    A receita para diferentes produtos pode variar significativamente. Mas sua base é composta pelos seguintes componentes:

    • Água. É um diluente da solução. Sua participação é de cerca de 80%. Regula a consistência da mistura e o número de componentes ativos por unidade de volume.
    • Acrílico As resinas desempenham o papel de um aglutinante. Eles reforçam o material e criam um filme na superfície com alta adesão.
    • Polímeros Eles dão ao líquido características aprimoradas de permeação capilar. Eles são responsáveis ​​pela capacidade das partículas serem absorvidas o mais profundamente possível na base.

    São os primers acrílicos de penetração profunda que se tornaram os mais populares e procurados entre os mestres.

    Mas, além dos principais, existem componentes adicionais. Eles expandem o escopo do solo e lhe conferem novas propriedades.

    • Anti-sépticos. Componentes antifúngicos. Eles são usados ​​se mofo, fungos e outros meios bacterianos estiverem presentes na superfície.
    • Agentes de silicone. Eles repelem a água, dão propriedades de impermeabilização básicas.
    • Látex. Aumenta o desempenho do adesivo, é usado para aumentar os requisitos de adesão das camadas entre si.

    Os agentes priming com aditivos desempenham simultaneamente várias funções, portanto são chamados universais.

    À venda, existem componentes a partir dos quais você pode preparar primers com suas próprias mãos. Eles custarão menos do que produtos acabados de fábrica. Mas bons resultados só podem ser esperados se a mistura resultante estiver em conformidade com GOST.

    Princípio de operação e aplicação de um primer

    Depois de aplicar o primer na superfície, o líquido o impregna completamente. Quando secas, pequenas bolas de resinas acrílicas grudam e formam fios longos que penetram a base a uma profundidade considerável.

    O primer é o elo entre a base e os materiais de acabamento, fortalece superfícies fracas e friáveis, de modo que sua absorção é significativamente reduzida, suaviza pequenas irregularidades e melhora a adesão. Isso possibilita a aplicação uniforme e econômica da camada de acabamento.

    Existem vários tipos de impregnação adequados para diferentes superfícies.

    O uso da solução é relevante antes:

    pintura de gesso de cimento - evita o derramamento da base,

    colagem de papel de parede em uma base com cal - não permitirá que a lavagem se esfarele como resultado de flutuações de temperatura ou alteração do nível de umidade,

    pintando paredes de tijolos.


    Ver produtos

    Composição, principais características

    O primer de penetração profunda geralmente contém as seguintes substâncias:

    resinas acrílicas - são um elemento de conexão,

    polímeros - aumentam a profundidade de penetração do solo.

    Dependendo do fabricante, outras substâncias podem ser adicionadas ao primer:

    látex - aumenta a aderência,

    silicone - confere à superfície qualidades hidrófugas,

    fungicidas - adicione propriedades anti-sépticas à composição.

    Elementos adicionais determinam a finalidade do primer e o tempo necessário para a secagem completa. A vazão do fluido varia de 100-200 g por 1 m2 de superfície e depende da absorvência da base.

    Características que contribuem para o crescimento da popularidade dos primers:

    alta permeabilidade ao vapor e resistência à umidade,

    excelente adesão

    resistência ao gelo até -15 ° C,

    formação de uma camada transparente após secagem,

    aumento da resistência a danos mecânicos e produtos químicos.

    Além disso, o uso de uma cartilha pode economizar significativamente os materiais de acabamento.

    Universal

    Este primer de penetração profunda pode ser usado para quase todos os trabalhos internos e externos; trata superfícies verticais e horizontais. A solução tem as seguintes vantagens:

    vai bem com diferentes tipos de substratos,

    tem um efeito fortalecedor na superfície,

    pode ser usado em piso radiante

    é fácil determinar quanto da superfície já foi tratada.

    Esta substância ecológica é muito popular entre os consumidores.

    Acrílico

    Também pode ser usado para processar quase todas as bases, não importa se é madeira, drywall ou parede de tijolos. Vantagens deste primer:

    interfere na reprodução de microrganismos nocivos à saúde humana,

    reduz o consumo de materiais de acabamento.

    Além disso, a capacidade de absorção da superfície tratada é reduzida.

    Antifúngico

    O aparecimento de fungos ou mofo em edifícios residenciais pode prejudicar significativamente a saúde das pessoas que neles vivem. Para evitar esses problemas, agentes antifúngicos são criados. Eles podem ter qualquer base - mineral, acrílica, alquídica, mas os fungicidas são componentes obrigatórios. Esse primer é geralmente usado para tratar superfícies já afetadas por pragas.

    Impregnação de fachada

    A maioria das superfícies das fachadas é feita de materiais minerais, que incluem tijolos de silicato, gesso, blocos de silicato de gás. Tais substratos interagem facilmente com a água e outras substâncias, portanto, um primer de penetração profunda para fachadas deve ter uma base de silicone ou silicato.

    Primário em látex

    A base dessa impregnação consiste em água e polímero. É usado para esconder pequenas falhas em uma superfície de metal, madeira ou concreto - manchas de graxa, alcatrão, ferrugem ou fuligem. Além disso, esses compostos são adequados para o processamento de substratos em ambientes com alta umidade. Muitas vezes, o látex é usado em combinação com o solo alquídico.

    Regras para escolher um primer penetrante profundo

    O iniciador deve responder, se não todos, pelo menos a maioria dos seus pedidos. Ao escolher, você deve prestar atenção aos seguintes fatores:

    que tipo de trabalho requer uma ferramenta - fachada ou interior. No primeiro caso, é necessário adquirir impregnações resistentes a baixas temperaturas. Ao trabalhar no interior do edifício, deve-se dar preferência ao solo sem odor forte. Para salas de processamento com alta umidade, é melhor usar uma mistura anti-séptica,

    material do qual a base é feita. Assim, para impregnação de concreto, acrílico ou alquídica é adequado, para madeira - óleo anti-séptico e para telha - antifúngica,

    o período de secagem completa - ao realizar trabalhos internos, é muito importante que a secagem do solo ocorra em um curto período de tempo, especialmente se você precisar aplicar várias camadas,

    material de acabamento. Para diferentes tipos de acabamentos, você pode escolher uma impregnação especial, cuja finalidade é indicada na etiqueta. Ou use um primer universal adequado para todos os materiais de acabamento,

    volume - para calcular a quantidade certa de fundos, você precisa conhecer seu consumo por m2 e a área da base que requer processamento,

    análises de fabricantes e clientes são fatores igualmente importantes. Deve se concentrar nos produtos de empresas bem estabelecidas.

    Além disso, vale a pena prestar atenção na marca se o produto atende aos requisitos da GOST ou se é produzido de acordo com as especificações técnicas.

    Dicas de aplicação

    Não é difícil usar uma cartilha, isso não requer habilidades especiais, você só precisa seguir certas regras:

    Antes do processamento, a base deve ser limpa de detritos de construção, manchas de poeira e graxa. Um aspirador de pó, escova ou batedor ajudará a se livrar da poeira. Você pode remover o revestimento antigo com uma espátula.

    Recomenda-se que os elementos metálicos presentes na superfície sejam livres de ferrugem.

    Aplique a solução no chão e nas paredes com uma escova larga, enquanto a camada deve ser uniforme. Vale a pena aplicar o rolo somente ao processar superfícies lisas.

    Em grandes áreas para aplicação da composição, é melhor usar uma pistola de pintura - isso acelerará significativamente o processo de processamento. Além disso, esse método pode ser usado ao aplicar o produto no teto.

    Na base com um grande número de poros, a composição é aplicada em 2-3 camadas, e grandes fendas e fendas são pré-fechadas.

    Cada nova camada não deve ser aplicada antes da secagem anterior.

    Existem impregnações concentradas nas quais, para obter a consistência necessária, é necessário adicionar água ou solvente. Como regra, isso é feito na proporção de 1: 1 ou na proporção indicada pelo fabricante.

    Se a massa de gesso for usada como material de acabamento, um primer profundamente penetrante será aplicado duas vezes - antes e depois da massa.

    As propriedades

    A base de qualquer primer de penetração profunda é uma emulsão de látex diluída em água. O látex tem a capacidade de penetrar profundamente nos poros da base, fortalecer a superfície e cobri-la com uma fina camada de filme. Na verdade, esse recurso é usado na decoração.

    Acredita-se superficialmente que o primer melhora a adesão (adesão) das camadas à base. Em geral, esta é uma afirmação verdadeira, mas um pouco amadora. O primer afeta indiretamente a adesão, vamos ver o porquê. De fato, a emulsão de látex faz duas coisas importantes com a superfície: fortalece e, graças ao filme mais fino, reduz a absorção. Por sua vez, fortalecer e limitar a absorção afeta a adesão. Tendo entendido bem esse princípio, é possível determinar com precisão se é necessário escorvar em um caso particular ou não.

    Analisamos essas duas propriedades separadamente. Reforçar a superfície. Quando a superfície está solta, espanando e desmoronando devido a um leve impacto mecânico, o primer será muito útil. Ele penetra profundamente abaixo da superfície e liga partículas fracamente aderidas, formando assim uma base resistente a rasgos. Com uma superfície suficientemente forte, as situações são frequentemente encontradas quando cobertas de poeira e a remoção de poeira é problemática por um motivo ou outro. Portanto, o solo também será útil: ligará as partículas de poeira à base, como se as colasse e as unisse com a superfície.

    Limite de absorção. Muitas superfícies têm resistência suficiente, mas são muito porosas e absorvem ativamente a água. Frequentemente, isso interfere no acabamento subsequente: a mistura aplicada pode secar muito rapidamente e interferir na aplicação conveniente. A cola do papel de parede secará mais rápido do que o papel de parede, a massa de gesso começará a ser mais rápida do que a uniformizada. Nessa situação, a cartilha nos ajudará a resolver esses problemas.

    E também acontece que a superfície da base é durável, livre de poeira e praticamente não absorve água. Concreto e muitas outras superfícies geralmente têm essas propriedades. Nestes casos primer é opcional!

    Freqüentemente, uma superfície generosamente preparada pode interferir na secagem rápida das camadas. Isso não significa que a superfície preparada não respire e não permita que a umidade passe. Ele pula e respira completamente. Mas muito menos do que in vivo.

    O solo limita não apenas a absorção de água, mas também a difusão da substância - a penetração das partículas de cimento da solução aplicada durante o reboco na base. Isso reduz a adesão no nível molecular.

    Com soluções à base de cimento, geralmente é uma situação interessante: por um lado, ao aplicar a solução, é necessário limitar a absorção de água da base. Isso é necessário para que a solução aplicada não seque muito rapidamente, pois para uma reação completa da umidade do cimento é necessária por um longo tempo. Por outro lado, esse mesmo cimento penetrará menos na superfície preparada e, como resultado, a adesão à base será mais fraca do que com a superfície não escorvada. Em tais situações, você deve ser guiado por operações específicas, exemplos dos quais consideraremos abaixo.

    Informação geral

    As composições de primer executam as seguintes funções:

    1. Reduza a absorção dos materiais de acabamento, pois preenchem os poros da superfície. Como resultado, tinta, verniz ou cola não são desperdiçados, mas permanecem na superfície do material.
    2. Aumente a adesão (a capacidade dos materiais aderirem). Embora valha a pena fazer uma reserva: se estamos falando de gesso, as propriedades adesivas pioram, pois o leite de cimento não absorve os poros - porque eles já serão preenchidos com uma cartilha.
    3. Fortalecer a base, penetrando profundamente na estrutura de superfícies soltas e porosas. O solo, por assim dizer, une os elementos díspares da base. Reduz a probabilidade de derramar superfícies rebocadas, descascar cal, lascar argamassa nas costuras, etc.
    para conteúdos ↑

    Especificações técnicas

    As propriedades dos primers de penetração profunda variam dependendo da composição específica. No entanto, algumas propriedades técnicas são semelhantes para todos os solos.

    Preste atenção! Algumas empresas de manufatura oferecem ao mercado misturas anidras concentradas. Tais composições são diluídas com água imediatamente antes do uso em proporções de 1 a 1 a 1 a 5.

    O indicador de densidade do primer é igual à densidade da água (quilograma por decímetro cúbico). Em alguns casos, a densidade das misturas pode exceder ligeiramente a densidade da água.

    O consumo aproximado de um primer de penetração profunda pode variar entre 100 e 200 gramas por metro quadrado.Além disso, o mesmo solo pode ser consumido em diferentes quantidades, dependendo da capacidade de absorção do substrato.

    O tempo de secagem do primer depende da sua composição, nomeadamente da percentagem da base de água. Os materiais bem encharcados secam por 1 a 3 horas. Indicadores ideais para secagem rápida da superfície: temperatura do ar - cerca de 20 graus acima de zero, umidade atmosférica - 70%.

    Campos de aplicação

    Como mencionado acima, solos de penetração profunda são usados ​​principalmente para fortalecer substratos soltos e porosos. Esses materiais incluem os seguintes materiais:

    1. Gesso de cimento antes de pintar. A preparação ajuda a evitar o derramamento da superfície e também reduz a absorção do material.
    2. Tijolo para pintura. O solo protege as costuras de lascar.
    3. Adesivo de papel de parede na cal de cal. Devido à interação com as resinas acrílicas, a lavagem de roupas não descasca devido a mudanças de umidade e cargas mecânicas.

    Em alguns casos, o uso de primers de penetração profunda fica a critério do mestre:

    1. Se o emplastro for aplicado ao material da carcaça, o spray (a camada áspera do emplastro) permanecerá bem na superfície, apesar de sua alta porosidade.
    2. Concreto monolítico, betonilha, concreto aerado, painéis de partículas orientados e painéis de partículas podem ser tratados com primers de areia de quartzo. Embora essas composições não penetram muito profundamente, apesar disso, a superfície adquire uma rugosidade acentuada, o que garante excelente adesão.
    para conteúdos ↑

    Instruções do iniciador

    A seguir, é apresentada uma sequência de etapas para a aplicação de um iniciador:

    1. Limpamos a superfície com pedaços de tinta descascada ou gesso. Usamos uma espátula dura. Se estamos falando de gesso, batemos nele com um pequeno martelo ou picareta para encontrar espaços vazios.
    2. Limpamos a base contra poeira e sujeira com uma escova ou aspirador de pó.
    3. Aplique o primer usando um pincel ou uma lata de spray. Se o piso ou as paredes forem muito lisos, é preferível usar um rolo com uma pilha longa. O tratamento de superfície é realizado exclusivamente à temperatura positiva do ar (pelo menos 10 a 15 graus acima de zero).

    Conselhos úteis! Se não houver um pulverizador fabricado na fábrica, o dispositivo pode ser emprestado de uma garrafa com um limpador.

    Outras ações dependem dos objetivos e do tipo de superfície:

    • no caso de gesso, colocamos faróis,
    • antes de aplicar a massa, remova as saliências da superfície e nivele as covas,
    • se você tiver que pintar, betonar pequenos defeitos, etc.

    Separadamente, vale mencionar o uso de primers de penetração profunda com massa de gesso.

    Normalmente, essas composições são aplicadas 2 vezes:

    1. Primeiro, eles processam a superfície antes da massa.
    2. Na segunda vez que o primer é aplicado após a retificação, imediatamente antes da pintura.

    Se uma composição de penetração profunda cair acidentalmente em uma superfície não destinada à preparação, você poderá removê-la usando os seguintes meios:

    • refrigerante diluído em grandes quantidades de água,
    • meios ácidos de produtos químicos domésticos "Cillit",
    • detergente "Mr. Muscle",
    • Concentrado de essência acética.
    para conteúdos ↑

    "Mixonit GR 43"

    A cartilha é excelente para preparar a fundação antes de colocar a telha ou o revestimento da pedra.

    Características técnicas da composição:

    • profundidade de absorção de até 10 centímetros,
    • a ausência de odores
    • permeabilidade ao vapor
    • presença de propriedades anti-sépticas e retardantes de chama.

    "Primário acrílico pró"

    Látex e acrilatos são usados ​​como agentes de ligação no primer. Também no solo existe uma substância anti-séptica e um extintor de espuma. Graças ao antiespumante, a substância não espuma quando é agitada.

    O primer é aplicável não apenas a bases minerais, mas também a madeira. O "pró-acrílico-primer" pode ser usado tanto para trabalhos internos quanto para o reforço da fachada, uma vez que o látex é incluído na composição, o que aumenta a resistência do material à umidade.

    "Otimista"

    O composto de primer “Optimist” é feito com base em polímero acrílico e é adequado para o processamento de superfícies internas e de fachadas. Devido ao acrílico, a substância penetra profundamente na estrutura do material, proporcionando excelente adesão. Além disso, o "Optimist" contém um anti-séptico que evita mofo e bolor.

    Está disponível uma cartilha de penetração profunda especial para concreto Optimist. É adequado para o tratamento de superfícies de concreto e tijolo. Se desejado, a composição pode processar gesso, chapas de gesso e madeira. Após a aplicação do solo em uma superfície seca, é exibida uma película transparente e incolor, fina, porém durável.

    Dados técnicos do primer otimista:

    • penetração na superfície - até 5 centímetros,
    • a taxa de consumo do material é de 100 a 250 mililitros por 1 m2 (o valor específico depende do tipo de superfície),
    • tempo de secagem final - 2 horas,
    • a cor da solução líquida é branca,
    • a composição pode ser armazenada por não mais de um ano a uma temperatura de 5 a 30 graus acima de zero,
    • ao aplicar o solo, a temperatura ambiente pode estar de 5 a 30 graus acima de zero.
    para conteúdos ↑

    "Ceresit"

    Essa marca pode ser chamada de escolha mais comum entre os mestres. Os produtos são de alta qualidade e composição complexa, mas eficaz.

    "Ceresit" é usado para tratar qualquer superfície com uma base absorvente. A composição melhora a qualidade adesiva dos materiais, liga os depósitos de poeira, fortalece a base. Além disso, “Ceresit” não permite secar soluções de nivelamento finas, melhora a dispersão de tintas e materiais de piso e evita que borbulhem.

    Para trabalhar com substratos altamente porosos, a emulsão é diluída com água na proporção de 1 para 1. Ceresit é aplicado em várias camadas.

    A resposta à pergunta de quanto essa composição seca é ambígua. Devido à saturação da composição, este primer seca por um longo período de tempo - de 4 a 7 horas. Se falamos de superfícies de gesso e madeira, o tempo de secagem de cada camada pode chegar a um dia.

    • base do solo - copolímeros acrílicos,
    • a cor da composição é amarelo claro,
    • a taxa de consumo do material, dependendo do tipo de revestimento, é de 100 a 200 mililitros por metro quadrado,
    • a temperatura ideal ao aplicar a composição é de 5 a 35 graus acima de zero,
    • o solo deve ser armazenado em embalagem fechada por 1 ano.

    Para evitar fungos e fungos, está disponível o primer antifúngico de penetração profunda Ceresit CT 99. O produto produz em uma embalagem de 1 litro. Primer é usado como uma camada separada, juntamente com um primer de penetração profunda.

    Deve-se lembrar que o solo de penetração profunda não é onipotente: pode fortalecer a base solta, mas não fixará uma área claramente descascada. Ao comprar um primer, é recomendável prestar atenção à sua compatibilidade com uma ou outra base.

    Nomeação

    Como já descobrimos, o primer destina-se a fortalecer bases fracas e em ruínas e a formação de poeira, além de limitar a absorção. Em geral, todas as superfícies podem ser preparadas antes de aplicar gesso, massa, pintura, papel de parede e outras coisas. Considere alguns exemplos comuns de aplicação do solo, bem como os casos em que não é necessário um primer.

    Antes de rebocar. Se for aplicado gesso, todas as superfícies deverão ser preparadas. Mesmo uma base de concreto forte e não absorvente - é assim que ligamos a poeira. Ao mesmo tempo, se parece possível espanar bem o concreto - o solo pode ser omitido. O gesso de cimento é outra questão - de acordo com a tecnologia, o primeiro passo é a pulverização e, portanto, o solo será supérfluo, mesmo ao rebocar blocos de concreto e espuma aerados. No entanto, muitos emplastros não funcionam de acordo com a tecnologia e muitas vezes excluem a pulverização do processo - nesse caso, recomenda-se escorvar as superfícies.

    Antes da massa. Ao aplicar massa de gesso, devido à alta sensibilidade à absorção de água da base, recomenda-se escorvar todas as superfícies. Uma exceção pode ser superfícies de concreto se elas estiverem livres de poeira. O mesmo se aplica ao drywall - não é necessário escovar uma superfície com poeira. O que não se pode dizer sobre a fibra de gesso - absorve mais ativamente a umidade e é poeirenta o suficiente, quanto não despoja. Por outro lado, se você não sente muito pelo material e pelo tempo, qualquer superfície pode ser preparada antes da massa de gesso.

    Outra observação sobre as juntas cortadas com GCR ainda é melhor para ser preparada. O gesso é exposto na borda cortada e possui boa absorção. A preparação das bordas da fábrica é indesejável, mais no artigo.

    Antes de aplicar polímeros e outros betumes que não são particularmente críticos para a absorção de água da base, deve-se concentrar na remoção de poeira (ligação de poeira) e no fortalecimento de superfícies fracas. Se a superfície não estiver empoeirada e durável - não há necessidade de escorvar.

    A eterna pergunta do iniciante: é necessário escorvar entre as camadas de massa? Resposta adequada - não! Entre as camadas de massa de polímero, definitivamente não existe, ao usar gesso - com mais detalhes aqui.

    Antes de derramar mesas. Na verdade, aqui você deve se concentrar na remoção de poeira - geralmente a mesa é derramada sobre um piso de concreto, de modo que a absorção é pequena. Ou seja, é necessário escorvar apenas para remoção de poeira, se necessário (não há possibilidade de espanar bem). Se houver uma velha mesa no chão ou fortes vestígios de argamassa - o solo será aceitável.

    A difusão de partículas de cimento na base não deve ser levada em consideração, pois, para a mesa, não é tanto a adesão à base que é importante quanto a resistência da camada intrínseca.

    Gostaria de destacar separadamente os pisos a granel: nessas misturas, ocorre uma química ligeiramente diferente em comparação com uma solução convencional e, portanto, é necessário seguir as recomendações do fabricante. Isso não se aplica às misturas convencionais de concreto com areia.

    Mas a superfície da mesa moldada ou do piso autonivelante deve ser preparada sem ambiguidade! Isso fortalecerá a camada da tampa e evitará poeira excessiva.

    Antes do papel de parede. Se você colar o papel de parede em uma superfície de massa de vidraceiro - é necessário, pois a trituração deve ser inevitavelmente seguida pela massa de vidraceiro. Mas tirar o pó da massa de outras maneiras após a limpeza é problemático, independentemente do tipo de mistura de massa.

    Ao remover o papel de parede antigo e colar novos sem encobrir os defeitos, não há necessidade de preparação. A superfície já está saturada com cola de papel de parede antiga, portanto a base não absorve muita água.

    Antes de pintar. Ao aplicar tintas à base de água com um primer, não há necessidade de pressa. Depende muito do grau de embotamento / brilho, em superfícies generosamente preparadas, áreas não pintadas podem aparecer. Portanto, o solo deve ser abandonado por completo ou diluído em água. Repito que tudo depende da tinta e, em geral, a pintura de alta qualidade é uma ciência.

    Como verificar a qualidade do primer?

    Existem muitos tipos diferentes de graus de penetração profunda à venda. Um produto de baixa qualidade é muito comum: após o processamento com essa composição, a superfície continua a absorver ativamente a umidade. Nem sempre é possível determinar a olho nu se um filme forte se formou na superfície ou não.

    Após alguns primers, por exemplo CT17, a superfície da luz escurece visivelmente. No entanto, após a aplicação de algumas formulações destinadas principalmente ao acabamento, a superfície tratada não difere visualmente da não imprimada.

    Existe um teste visual simples que ajudará a distinguir o solo real de uma "pasta" branca incompreensível. Para a avaliação, você precisará de uma limpeza, sem revestimento uma superfície que normalmente absorve água e escurece. Paredes revestidas com massa de gesso, como fugen, são excelentes para isso. Em betumes poliméricos, o efeito não será tão perceptível, no entanto, uma avaliação semelhante também pode ser feita sobre eles.

    Assim, com o composto de teste, processamos uma pequena área, literalmente, algumas pinceladas. Devido ao fato de a superfície ter absorvido um pouco o solo, essa área escurecerá. Agora você deve esperar um pouco para secar (geralmente não mais que meia hora), quando o local brilhar.

    Bem, então trate a parede com a mesma composição com um rolo, em cima do local e muito mais. Com um primer de alta qualidade, uma área pré-preparada será muito diferente visualmente de toda a superfície. Nosso local não escurecerá, porque o site não absorve ativamente a umidade. Se não for possível distinguir as manchas, use água branca com um odor de acrílico.

    Contato concreto

    Muitos mancham o contato concreto onde quer que haja um indício de seu uso. De fato, apenas um local útil de aplicação foi encontrado neste solo. Estes são locais onde não é possível remover a tinta antiga. Em outros lugares, o contato concreto pode ser não apenas inútil, mas também prejudicial.

    Alguém o aplica antes de derramar mesas, sem suspeitar que muitas variações deste produto não sejam resistentes a álcalis, e a solução é uma mistura alcalina. Como resultado, a camada de contato com o concreto simplesmente se dissolve sob a ação agressiva do cimento.

    Alguém aplica essa cartilha para alisar o concreto antes de reboco. Isto é de alguma forma justificado quando se reboca com misturas de gesso. No entanto, na minha experiência, o gesso adere bem, sem contato concreto, com a preparação adequada da fundação. O contato com o concreto é relevante quando não é possível descascar toda a tinta, quando a tinta alquídica é removida pelo método quente - embora a tinta seja removida da superfície, todos os poros da tinta.

    Como resultado, resultou em um pouco de texto, mas agora você pode entender imediatamente o objetivo do solo em uma situação específica.