O estúdio é uma das melhores soluções para casais jovens, estudantes e apenas para quem gosta de espaço livre. O design de uma sala desse tipo envolve uma sala grande, sem partições. Para tornar o espaço maior e mais luminoso, e a casa estiver cheia de conforto e aconchego, é necessário considerar cuidadosamente a iluminação do apartamento.
Natural
Esta é exatamente a luz que entra no apartamento da rua. Bem, se as janelas estiverem voltadas para o lado ensolarado - não haverá falta de iluminação. No entanto, no caso do lado sombrio, você precisará recorrer a alguns truques. Recuse enormes cortinas escuras que roubam espaço e luz. Organza, véu, cortinas de luz, cortinas de tecido terão uma ótima aparência.
A abundância de luz natural também afeta a saúde, o bem-estar e o humor. Portanto, janelas grandes serão úteis. Vidros franceses com enormes janelas do chão ao teto é uma ótima opção. mas nem todo mundo decide mudanças tão drásticas. Recomenda-se simplesmente pegar as janelas sem vidraças e decoração abundante. Não se esqueça de lavar as janelas de vez em quando, porque a poeira depositada interfere na boa iluminação.
Artificial
A principal tarefa da iluminação artificial é tornar o lazer noturno e noturno o mais confortável possível. Antes de tudo, é necessário fornecer luz básica - pode ser lustres de teto, luminárias de chão, luminárias. Todos esses dispositivos fornecem uma luz uniforme difusa, o que criará uma atmosfera positiva. Não instale lâmpadas halógenas - com seu brilho frio, elas distorcerão o espaço.
A iluminação de trabalho é uma subespécie instalada em uma área específica. Isso ajudará a alcançar um bom desempenho e manter a visão. Normalmente, candeeiros de mesa, candeeiros de pé e luminárias são adquiridos como iluminação de trabalho. Também é usado para atividades de lazer, por exemplo, leitura na cama. Uma escolha interessante será a iluminação individual, que não interferirá no resto da família, se você decidir ler de repente à noite.
Cenários de iluminação
Iluminação principal fornece distribuição uniforme de luz na sala. Na maioria das vezes usado para encontrar convidados, jogos com crianças, limpeza.
Que tipo de luz é necessária? Um lustre com várias persianas (é ela que tradicionalmente fica no centro da sala) ou locais embutidos: redondos, triangulares, retangulares - há muitas soluções. As opções de posicionamento de ponto mais bem-sucedidas são ao longo do perímetro do teto em duas linhas, na forma de um círculo ou oval, em um padrão quadriculado.
O que você precisa saber sobre o quarto
Estúdio é um quarto projetado para acomodar não mais que duas pessoas. Além disso, como tal, a divisão do apartamento, organizada pelo tipo de "estúdio", não implica clareza. Aqui ele costuma usar vários métodos simples de zonear a sala em zonas separadas:
Isso significa que não há partições internas na sala. O apartamento, por assim dizer, consiste em uma sala multifuncional.
Ao projetar esse tipo de ambiente, o principal entendimento é dado à iluminação, que é de grande importância na criação do interior. A iluminação corretamente organizada torna possível dividir todo o espaço disponível no estúdio em zonas funcionais separadas. É aqui o zoneamento que subjaz a todo o layout. A iluminação é a maneira mais fácil e eficaz de decorar um espaço existente em um apartamento.
Preste atenção! A abordagem errada e irracional de destacar o espaço do estúdio pode se transformar em apenas uma pilha de móveis em um quarto, sem uma pitada de praticidade e conveniência.
Para que a iluminação organizada em um estúdio atenda aos padrões estabelecidos e dê conforto à sala, é necessário ser guiado por vários critérios:
- dimensões da sala. Se o apartamento for pequeno, a abordagem para iluminação será diferente dos espaços grandes,
- colocação de áreas funcionais,
- com que grupos de dispositivos de iluminação a visualização será organizada,
- de que maneira (quais técnicas serão usadas) será a divisão visual em zonas,
- normas de iluminação necessárias,
Preste atenção! Você pode usar calculadoras on-line para calcular o nível de iluminação necessário para cada sala em particular.
níveis de iluminação que podem ser criados em um apartamento existente.
Depois de avaliar corretamente esses momentos, seu espaço se tornará o mais confortável e conveniente possível.
Opções de luz de fundo
Até o momento, em qualquer edifício residencial, de acordo com as normas do SNiP, dois tipos de iluminação devem ser organizados:
- natural. Essa iluminação no estúdio é criada usando amplas aberturas de janelas. Geralmente eles tentam colocar as janelas em um apartamento assim no centro, dando assim à luz solar o máximo de espaço possível. Para tornar o interior mais brilhante, vale a pena usar cortinas de luz e luz para decoração de janelas, evitando opções de tecidos escuros e pesados,
Preste atenção! É melhor usar as chamadas janelas francesas. Tais janelas deixam entrar muitas vezes mais luz do que as aberturas comuns. Embora, é claro, nem sempre seja possível instalar essas janelas.
Estúdio de iluminação natural
- artificial. Este tipo de iluminação é essencial em nossas vidas. Mas se você abordar o problema incorretamente, a iluminação poderá estragar tudo. E no nosso caso, isso é realmente um problema real.
Iluminação artificial em um estúdio
Para um estúdio, vale lembrar que a iluminação artificial deve ser organizada de uma só vez em vários níveis, a fim de iluminar totalmente a sala e dividi-la visualmente em zonas. Ou seja, vale a pena organizar os seguintes níveis de luz de fundo:
- iluminação geral. É organizado com luzes de teto, que podem ser montadas no centro da sala e ao redor do perímetro. Fica ótimo em estruturas de teto suspenso do tipo gesso cartonado ou tensão,
Iluminação geral dos estúdios
- zonal. Nesta situação, as luminárias são colocadas em um grupo para destacar uma área específica da sala: cozinha, quarto, etc. Ao mesmo tempo, para aprimorar a separação visual da luz, você pode usar diferentes tipos de lâmpadas, bem como fontes de luz.
Iluminação de estúdio
Como você pode ver, as dificuldades em nossa situação estão relacionadas principalmente à iluminação artificial. É a abordagem errada para a escolha dos equipamentos e sua colocação que pode afetar adversamente a aparência de todo o espaço.
Opções de iluminação adequadas
No momento, a gama de produtos de iluminação é bastante extensa e todos encontrarão a melhor opção para si. Além disso, a seleção de equipamentos de iluminação para um estúdio é ao mesmo tempo complexa e empolgante.
Os equipamentos selecionados para essas salas devem ser de várias maneiras:
- dimensões. Se o estúdio for pequeno, é melhor usar lâmpadas pequenas que devem ser colocadas na borda das zonas ou ao redor do perímetro,
- finalidade dos dispositivos de iluminação. Para que finalidade você instalará a lâmpada: para iluminação geral ou decorativa, etc. A partir da finalidade da lâmpada, vale a pena escolher um modelo de acordo com as características técnicas,
Luzes diferentes em um apartamento estúdio
- fontes de luz. Hoje, as mais relevantes são as lâmpadas econômicas que consomem um mínimo de eletricidade,
- aparência da lâmpada. A escolha da iluminação deve se basear no estilo e design que já estão disponíveis.
Os seguintes dispositivos de iluminação são adequados para esses parâmetros:
- lustre. Adequado para níveis de iluminação geral. Ao mesmo tempo, ele pode ser complementado com vários tipos de dispositivos de iluminação embutidos no teto,
- holofotes. Eles parecem mais impressionantes em tetos extensíveis e drywall, bem como em combinação com lustres,
Preste atenção! Os holofotes podem desempenhar simultaneamente o papel de um tipo geral de iluminação e dividir visualmente o espaço em zonas funcionais.
Projectores em apartamento estúdio
- Cabos de LED. Essas fitas são capazes de criar uma luz de fundo oculta ou aberta. Com a ajuda deles, você pode organizar um suprimento de luz suave em beirais ocultos especiais, bem como na cozinha sob uma unidade de cozinha com dobradiças ou armários de piso.
Apartamento com iluminação LED
Além disso, para zonear as instalações, você pode usar vários arandelas de parede, luminárias de chão e luminárias de mesa. Eles atuarão não apenas como um sistema de iluminação, mas também como um belo elemento decorativo do ambiente.
Preste atenção! Ao criar um sistema de iluminação para um estúdio, vale a pena ficar no meio do caminho. Devido às pequenas dimensões de tais salas, não é necessário sobrecarregá-las com um grande número de lâmpadas. Isso levará a um congestionamento excessivo no interior. Tudo deve ser colocado corretamente aqui para criar a sensação de que tudo está no lugar.
Nuances de luz de fundo
Para simplificar sua tarefa no design de iluminação competente dos estúdios, siga as seguintes recomendações:
- luminárias e interiores devem ser feitos em estilos semelhantes. Além disso, cada zona, para melhorar a separação visual da sala, pode ser projetada em seu próprio estilo. Mas eles devem estar em harmonia um com o outro, criando a idéia geral de um apartamento,
Interior do apartamento
- na área do quarto deve ser colocado apenas algumas luzes fracas,
- Os dispositivos de iluminação podem iluminar o centro de cada zona e seu perímetro. Ambas as opções fornecem um nível suficiente de luz e separação visual do espaço,
- a iluminação pode ser organizada em uma ampla variedade de níveis, do geral à iluminação de trabalho ou decorativa.
Atenção especial deve ser dada aos pequenos estúdios. Abordando adequadamente esse problema, é possível obter uma expansão visual do espaço, o que afetará positivamente a percepção do apartamento.
Conclusão
Os estúdios são muito diferentes dos outros quartos. Portanto, você precisa abordar a organização da iluminação nessas salas com atenção especial aos detalhes e às suas próprias necessidades. Como você pode ver, a organização da luz aqui pode ser muito diversificada, o principal é que todos os elementos se combinam lindamente.
Características da iluminação em tetos extensíveis
As web extensíveis oferecem grandes oportunidades para a implementação de idéias de design. Eles estão relacionados às capacidades técnicas:
- incorporar a lâmpada no plano da tela,
- organizar de maneira independente a localização dos pontos de luz na sala - todos os fios se esconderão sob a tampa,
- a capacidade de alguns tipos de pinturas de refletir e espalhar a luz,
- devido a um certo grau de transparência, é possível colocar fontes de luz sob a tela,
- zoneamento da sala com a ajuda de vários posicionamentos de pontos de luz e estruturas de vários níveis.
Devido à variedade de opções, é fácil se confundir em circuitos elétricos, no procedimento de conexão e simplesmente nos seus desejos.
Antes da implementação, recomendamos que você elabore um projeto com um designer com experiência no trabalho com luminárias e redes elétricas.
Caso contrário, você pode fazer um circuito, desligar a casa inteira e, na pior das hipóteses, acender um incêndio.
Características de iluminação em um apartamento estúdio
Ao desenvolver o design do estúdio, a principal tarefa é dividir corretamente a sala em zonas funcionais. O projeto deve ser levado em consideração ao solicitar um teto flexível, a fim de proporcionar uma separação por nível e esquema de cores.
Além disso, na fase de pedido de um teto extensível, você precisa determinar as fontes de luz. Os designers não recomendam seguir o padrão clássico, o que implica um lustre no centro e uma arandela nas paredes. As telas de teto permitem a colocação assimétrica de vários pontos de luz ao mesmo tempo.
Iluminação no banheiro: 4 idéias brilhantes
Reunimos 4 idéias brilhantes com as quais a iluminação no banheiro se tornará eficaz e eficaz. Spoiler: haverá algumas decisões inesperadas.
Quais zonas são desejáveis para destacar usando dispositivos de iluminação:
- kitchenette mais luz separada na bancada,
- jantar - costuma ser um elemento da cozinha, se um balcão estiver instalado,
- área de relaxamento - pode combinar o espaço para receber convidados e dormir; nesse caso, diferentes esquemas de iluminação devem ser fornecidos,
- crianças, trabalho ou quarto - aqui a iluminação depende do destino.
Por uma questão de conforto, deve ser possível ligar e desligar a luz em cada zona, não incluindo em outra.
Implementação de teto extensível
Um projeto de iluminação cuidadosamente projetado em um estúdio com teto falso inclui não apenas uma descrição dos tipos de luminárias e sua localização, mas também o nível de iluminação, dependendo das necessidades e funções da zona.
Existem casos frequentes em que o revestimento já foi instalado e, após a alteração do design da sala, outras lâmpadas foram necessárias. No entanto, sem alterar a tela, o posicionamento só é possível nos mesmos lugares. Por exemplo, no lugar da fonte de luz embutida, não será possível colocar uma sombra (se o soquete não coincidir com o furo).
Iluminação de alta tecnologia no interior
"O futuro é com a tecnologia", grita sobre o design de interiores modernos. Funcionalidade final, o uso das mais recentes conquistas da ciência, elevadas à estética. Cada elemento funciona não apenas para a finalidade a que se destina, mas também para manter uma única imagem como um todo. Iluminação de alta tecnologia no interior - o que é?
Para um melhor resultado, você também deve entrar em contato com especialistas que podem calcular a potência e a iluminação total, dependendo da superfície da tela.
Tetos multinível - o mais indicativo no uso de vários esquemas de iluminação em estúdios. A combinação de uma faixa de diodo, lâmpadas embutidas, várias cores e texturas permite dividir um apartamento com competência em zonas, observando todos os gostos e ambientes.
Com base na crescente demanda por pequenos formatos de habitação, os designers estão desenvolvendo ativamente projetos de iluminação em estúdios com tetos falsos. Todos podem escolher algo próprio. Mas se você quiser expressar sua individualidade - entre em contato com os especialistas das lojas de equipamentos de iluminação e de compras Lanskoy, eles mostrarão as possíveis soluções e ajudarão a realizar seu projeto pessoal.