Móveis

Como escolher o colchão certo: seleção em 5 etapas

Muitas vezes, eles não prestam atenção suficiente à escolha de um colchão, acreditando que não importa se é caro ou barato, porque está completamente oculto pelas roupas de cama. No entanto, um colchão de baixa qualidade pode causar muitos problemas: desde insônia e ronco a problemas graves com a coluna. Portanto, um bom colchão é um investimento em sua própria saúde. Vamos ver o que são colchões ortopédicos e o que são.

Os melhores colchões são ortopédicos

Um colchão ortopédico é um colchão que garante a posição correta da coluna durante o sono. Esse efeito é alcançado de várias maneiras: por exemplo, usando blocos de mola independentes especiais ou materiais de espuma ultramodernos no design que lembram a forma e o peso do corpo. Como resultado do uso de um colchão ortopédico após o sono, as costas não doem, não há sensação de dormência ou tensão nos músculos.

PASSO 1: Escolhendo a rigidez do colchão

Essa é uma das características fundamentais de um colchão ortopédico. O descanso e o bem-estar de uma pessoa dependem em grande parte de sua rigidez. Para uma estadia confortável, colchões de tamanho médio são considerados a melhor opção, mas a escolha permanece individual.

    Maior rigidez

Colchões duros são recomendados para doenças da coluna vertebral, osteocondrose. O preenchedor pode servir como materiais como espuma de poliuretano compactada, fibra de struttofibra, fibra de coco, compósitos. Como resultado, a superfície não é macia, não proporciona a comodidade do sono, mas, em caso de problemas com a coluna, apoiará idealmente vértebras doentes ou danificadas. O sono nesses colchões também é mostrado para pessoas com excelente saúde, mas as pessoas com mais de 50 anos devem ter cuidado ao escolher um colchão muito duro. De qualquer forma, colchões rígidos são produtos bastante específicos escolhidos por causa do amor por superfícies duras ou por prescrições médicas.

Dureza média

A rigidez mais recomendada para uma pessoa saudável, de construção e crescimento médios. Em colchões de baixo custo, para garantir enchimento de dureza média, materiais compostos são usados ​​como fibra de suporte, látex artificial, espuma de poliuretano com qualidades ortopédicas características, para os mais caros - para combinações de látex natural e coco, bem como memorix. Esses colchões com dureza média são muito procurados.

Baixa rigidez

Para fornecer baixa rigidez aos colchões, os fabricantes usam espuma de poliuretano e camadas de látex natural. O enchimento de látex natural é classificado como enchimento ortopédico, e a espuma de poliuretano não é adequada para pessoas que estão com sobrepeso. Muitas vezes, os colchões macios e moderadamente macios são escolhidos para idosos e crianças de 8 a 15 anos.

Recomendação: Para esclarecer a rigidez do colchão, use o passaporte que o acompanha, que indica o peso mantido pelo produto. Será conveniente que uma pessoa magra durma em um modelo macio e, para quem tem quilos extras, é aconselhável optar por uma opção mais difícil.

PASSO 2 Levamos em consideração o peso do sono

Além dos critérios de seleção mencionados acima, o peso do futuro proprietário desempenha um papel importante. É muito importante levar esse fator em consideração, pois primeiro a vida do produto depende disso e, segundo, a sensação de rigidez do colchão.

Não exceda o peso máximo por berço indicado nas características do colchão. É melhor ter uma reserva para esse indicador na região de 5 a 20 kg. Além disso, lembre-se de que a rigidez dos colchões é indicada para pessoas de porte médio (pesando 70-90 kg). Por exemplo, para uma pessoa com excesso de peso acima de 110 kg, um colchão com a rigidez média declarada parecerá bastante suave e, para uma pessoa com peso entre 40 e 50 kg, pode, pelo contrário, ser considerado moderadamente duro.

  • Pessoas com sobrepeso se sentirão confortáveis ​​em colchões razoavelmente altos.
  • Para pessoas com peso normal, os especialistas aconselham a optar por colchões de espessura média.
  • Uma pessoa magra não será capaz de exercer pressão suficiente na base espessa do colchão; portanto, não faz sentido comprar um colchão muito grosso.

Modelos com uma espessura pequena, limitada a alguns centímetros, não pertencem às bases adequadas para dormir. Esses produtos são adequados para criar conforto no sofá, na cama e nivelar suas superfícies e são chamados de capas de colchão.

PASSO 3 Escolha o tamanho e a altura do colchão

A facilidade de descanso depende da altura do colchão. Além disso, esse fator também é importante em termos estéticos. Os colchões mais finos têm até 14 cm de espessura, geralmente são projetados para crianças ou para uso sazonal pouco frequente. Especialistas argumentam que modelos magros podem afetar adversamente a saúde, prejudicar a coluna com um peso significativo da pessoa que dorme. Para adultos, as seguintes referências de altura são adequadas como colchão principal para uso constante:

  • Ao escolher um colchão para adultos, produtos com espessura de 14 a 30 cm devem ser selecionados.
  • Se você comprar um colchão monolítico sem molas, sua espessura poderá ser de 14 a 16 cm no mínimo.
  • Os colchões de alta qualidade com molas independentes são fabricados com uma espessura de pelo menos 18 a 19 cm e tudo menos - opções super baratas com enchimento fino.
  • Os fabricantes também oferecem modelos de várias camadas que oferecem mais comodidades e conforto. Os colchões Elite podem ter uma espessura de 24 a 40 cm.
  • O valor padrão da altura do colchão ortopédico para um adulto é considerado de 19 a 23 cm.

Importante! Para crianças acima de 4 anos de idade, o uso de colchões muito finos (3-6 cm) é categoricamente inaceitável.

A questão das dimensões do colchão com propriedades ortopédicas refere-se à sua conformidade com a base e / ou leito sobre o qual será colocado:

  • Se a largura do colchão for maior que a largura da cama, isso levará a um excesso de arestas e, como resultado, um sono desconfortável, ou o colchão simplesmente não se encaixa nas dimensões da cama,
  • Se o colchão for menor em largura, isso causará inconvenientes durante o descanso, imprecisão na aparência da cama,
  • Com um comprimento inadequado, a mesma imagem desconfortável resultará, causando desconforto ou incapacidade de uso.
  • Os tamanhos mais comuns de colchões para uma cama de solteiro são 80x190, 80x200, 90x200 cm. Para tamanhos duplos, 120x200, 140x200, 160x200 e 180x200 cm são considerados padrão. Recomendamos tamanhos padrão - isso simplificará a seleção de móveis e acessórios.
  • Se você mediu o tamanho do colchão, e ele ficou fora dos valores padrão - você sempre pode solicitar um colchão em um tamanho fora do padrão.

Conselhos! A melhor opção é a seleção simultânea da cama e colchão com a observação exata dos parâmetros mútuos.

Colchões de molas Bonnel

Colchões com blocos de molas dependentes são chamados de clássicos, seu uso tem mais de cem anos. Eles são chamados Bonnel. Tais colchões não possuem propriedades ortopédicas.

Importante! O uso de colchões de molas velhos e quebrados leva a danos nas articulações das vértebras, curvatura da coluna vertebral.

Entre as outras desvantagens está o desgaste das molas durante o atrito mútuo, o que leva a um rangido e à incapacidade de relaxar confortavelmente em silêncio. Entre as nascentes, o pó é coletado, não apenas afetando negativamente uma pessoa adormecida, mas também contribuindo para o desenvolvimento de parasitas, microorganismos nocivos.

O baixo custo dos modelos de primavera atrai compradores. No entanto, antes da compra, é recomendável avaliar os prós e os contras, para que, com uma taxa mínima, você não tenha nenhum problema de saúde para crianças ou adultos.

Colchões equipados com molas independentes

Esses colchões atraem a atenção dos consumidores com um design simples, mas muito conveniente. Cada uma das molas é colocada em um estojo separado, o que permite que você se mova sem contato com outros blocos. Quando vários blocos são pressionados, as molas adjacentes permanecem na mesma posição. Os enchimentos são colocados horizontalmente na parte superior e inferior dos blocos, que, juntamente com as molas, criam um colchão com excelentes qualidades ortopédicas e anatômicas.

Cada mola funciona de maneira autônoma. Isso significa que o colchão dobrará idealmente sob cada curva do corpo humano e fornecerá o suporte necessário para a coluna. A densidade padrão para a instalação de molas é de 250 peças por metro quadrado, mas também existem modelos com blocos de design aprimorado - Multipocket (cerca de 500 molas por metro quadrado) e Micropocket (mais de 900 molas por metro quadrado). Esses modelos podem ser recomendados para pessoas com muito peso, bem como para aqueles que desejam obter o melhor suporte ortopédico para as costas com tudo o que os modernos colchões de molas oferecem.

O uso de colchões com uma unidade de mola independente é indicado para maiores de 12 anos, levando em consideração o grau de rigidez da superfície. As vantagens de modelos com essas molas incluem:

  • propriedades ortopédicas pronunciadas com excelente suporte para as costas,
  • longa vida útil
  • falta de ranger de molas,
  • a possibilidade de uso para pessoas com um grande peso corporal,
  • alto grau de confiabilidade, garantindo a preservação das propriedades da base mesmo após jogos ativos, crianças
  • a conveniência de dormir e relaxar.

O preço desse tipo de colchão varia muito - de modelos de baixo custo com um bloco de molas TFK e enchimentos artificiais a colchões caros com blocos de molas sofisticados de alta densidade com materiais de alta qualidade.

Colchões sem molas com PPU

Hoje, esse é o tipo mais comum de colchão de molas barato. Muitas vezes, eles são vendidos em embalagens compactas e torcidas. Estes colchões são frequentemente comprados para crianças, adolescentes e adultos como opções econômicas. Eles são perfeitos para o papel de colchões para uma residência de verão ou um apartamento alugado. No entanto, entre elas, existem boas opções que são perfeitamente adequadas para o papel dos colchões para uso constante, a única coisa que você precisa prestar atenção é a densidade dos PUFs, pois esses colchões devem ter um índice de rigidez de "médio" ou "moderadamente duro".

Vantagens e desvantagens

- disponibilidade e preços baixos,
- vários níveis de dureza - do suave ao médio,
- boas qualidades ortopédicas em modelos com PPU densa,
- conveniência de transporte para o destino.

Contras:

- baixa vida útil,
- não as melhores qualidades anatômicas.

Colchões sem molas com propriedades ortopédicas

Ao escolher uma versão sem mola, você deve se concentrar no material de enchimento, responsável pela rigidez do produto. Colchões que não têm molas são caracterizados por força e silêncio suficientes, o que ganhou popularidade considerável entre os usuários.

Na fabricação de cargas, são utilizados látex, fibra de coco, fibra de strutt, crina de cavalo, espuma de poliuretano e outros materiais que fornecem propriedades ortopédicas às superfícies e um sono confortável e saudável para os proprietários.

Graças ao enchimento corretamente selecionado, os produtos têm uma resistência tremenda, suportam cargas, saltos e jogos de crianças consideráveis. Os colchões ortopédicos sem molas podem ser divididos estruturalmente:

Vantagens e desvantagens

- longa vida útil,
- vários níveis de dureza,
- altas propriedades ortopédicas.

Contras:

- preço elevado devido à utilização de cargas caras, incluindo fibra de coco, látex natural,
- o peso pesado desses colchões.

PASSO 5 Seleção de material de enchimento

Uma abordagem bem pensada para a escolha do material de enchimento para um colchão ortopédico permitirá que você compre um modelo adequado às necessidades pessoais do comprador, pois isso afeta diretamente a rigidez, o respeito pelo meio ambiente e a confiabilidade.

Lembre-se! Enchimentos como cotão, estofamento de espuma de baixo custo e algodão não têm características ortopédicas. Entre as propriedades impopulares do algodão está a queda em pedaços irregulares, o que interfere no conforto durante o sono.

Látex

A base para a fabricação de camadas de látex é o suco de hevea, processado de maneira especial para obter uma massa de espuma. O material preparado serve como um excelente enchimento para colchões ortopédicos, assumindo a forma do corpo e apoiando perfeitamente a coluna vertebral. O látex pode ser macio ou duro o suficiente. Ao mesmo tempo, o material artificial tem um maior grau de rigidez em comparação com o natural. A popularidade dos colchões de látex é evidenciada por sua relevância no público infantil e adulto.

Na lista de vantagens do enchimento de látex:

  • proporcionando condições confortáveis ​​para relaxar,
  • repetição anatômica de contornos corporais,
  • conforto do sono para pessoas diagnosticadas com problemas na coluna,
  • suporta perfeitamente grandes cargas e massa humana, restauração rápida da estrutura devido à porosidade,
  • A combinação com vários materiais permite aumentar a rigidez, se necessário,
  • o uso do material em modelos macios de colchões permite economizar o conforto do sono e as propriedades ortopédicas da base,
  • falta de efeitos alérgicos,
  • eliminação rápida do excesso de umidade,
  • resistência ao desgaste sob cargas intensas.

Entre as deficiências estão o alto custo dos produtos, bem como a fragilidade do material artificial, que após algum tempo seca, o que leva à delaminação.

Espuma de poliuretano

A alta popularidade da espuma de poliuretano (PUF, ortopenos, látex artificial) deve-se ao fato de que a base é a borracha de espuma com vários aditivos ortopédicos, familiar a muitos usuários. O uso de PPU permite a fabricação de colchões ortopédicos com boas características a um preço bastante baixo.

Entre os aspectos positivos do uso de PPU:

  • custo acessível
  • uma vida útil suficientemente longa,
  • imunidade a cargas aumentadas; portanto, pular e brincar com crianças não é crítico
  • fornecendo propriedades ortopédicas suficientes, aceitáveis ​​para quem se preocupa com sua saúde.

Os pontos problemáticos incluem a dificuldade de remover a umidade absorvida, bem como a dificuldade de limpar os contaminantes. Além disso, a vida útil dos colchões usando PPU é pequena - de 4 a 9 anos.

Coco Coco

Uma placa elástica feita de fibras de coco prensadas é um material bastante rígido que costuma ser usado para encher colchões ortopédicos. O Coira geralmente é combinado com camadas de látex e poliuretano, o que permite criar superfícies de excelente qualidade e conforto para dormir e relaxar. Ou pode ser usado sem cargas amaciadoras adicionais, produzindo colchões com alta rigidez.

Os benefícios de escolher colchões de coco incluem:

  • material não alergênico
  • criando um obstáculo ao crescimento de bactérias,
  • evaporação rápida da umidade
  • não sujeito a deterioração,
  • respeito pelo meio ambiente
  • excelente ventilação
  • propriedades curativas e ortopédicas,
  • falta de componentes nocivos
  • suporte adequado para as costas durante o sono,
  • a oportunidade de usar não apenas para adultos, mas também para crianças de qualquer idade.

As desvantagens incluem alto custo, razão pela qual é a complexidade do processamento e preparação do material.

Você precisa saber disso! Os colchões cheios de coco são frágeis, o que deve ser levado em consideração durante a operação, sem sujeitar o produto a choques e torções.

Hollofiber e Struttofiber

Um nome interessante refere-se a um material com propriedades únicas devido à sua estrutura única na forma de fibras dispostas verticalmente. Na fabricação de um colchão com fibras de estratofibra, também podem ser adicionados pêlos de cabra, crina de cavalo e fios de linho. Uma combinação excelente é obtida ao combinar uma estratofibra ou holofibra com espuma de poliuretano ou com blocos de molas independentes. Hollofiber é um material muito semelhante, mas nele as fibras não são orientadas verticalmente, mas aleatoriamente, o que torna esse material um pouco mais macio em comparação com a fibra de suporte.

As vantagens do Strutofiber / Holofiber são as seguintes:

  • manifestação brilhante das propriedades do plano ortopédico,
  • elasticidade
  • excelente respirabilidade
  • eliminação rápida de umidade na superfície,
  • hipoalergenicidade
  • restauração imediata da forma original após sofrer deformação,
  • ampla gama de rigidez de médio a alto,
  • resistência ao desgaste

Colchões de espuma de memória

MemoriForm - um material com uma estrutura de espuma, que permite que a superfície se ajuste à forma do corpo. O Formulário de Memória se dobra sob uma pessoa, adquirindo sua forma e após o término da carga ser restaurado em alguns minutos. Esses colchões com um "efeito memória" fornecem excelentes condições para dormir, mas a temperaturas mais baixas o material exclusivo adquire maior rigidez.

Fez uma escolha? Peça um colchão!

Após um exame cuidadoso das características dos colchões com vários enchimentos, não é difícil concluir sobre o produto mais adequado. Escolha modelos com cuidado para a sua saúde e aqueles perto de você!

Use nossa forma de seleção de colchões - com ele você pode fazer isso de maneira fácil e rápida!

O melhor colchão em qualidade e conforto Dreamline SleepDream Medium S1000

  • meio duro
  • até 150 kg por local,
  • suporta a coluna vertebral.

O modelo simétrico de dureza média lidera o ranking dos melhores colchões para dormir de adultos. 23 cm de altura, com um bloco Multipoket independente (500 molas por 1 m²) O modelo é preenchido com látex hipoalergênico e látex natural e fibra de coco. O último é um material natural de "respiração" que fornece rigidez e elasticidade ao modelo.

A Dreamline SleepDream Medium S1000 é coberta com malha acolchoada com holkon - volumosa, macia, agradável ao toque. Capas de colchão removíveis protegem adicionalmente contra água e poluição. Os blocos de mola feitos de arame grosso podem suportar cargas significativas - para uma pessoa de até 150 kg.

Graças a uma boa contração a altas cargas, você pode recomendar um colchão de qualidade para pessoas com sobrepeso ou para quem se move muito em um sonho.

Ascona Best Budget Spring Colchão Balance Practice

  • barato - a partir de 3000 rublos,
  • resistente ao desgaste
  • dureza média.

O colchão superior do meio para dormir incluía um modelo médio-rígido barato com um bloco Bonnel tradicional. É montado a partir de molas de aço duráveis ​​que não rangem ou se esfregam. As travas são instaladas nas hastes das molas, impedindo-as de torcer.

As vantagens do modelo incluem resistência ao desgaste, higiene. O feltro de algodão fornece a rigidez necessária. Uma camada de espuma anatômica altamente elástica permite a passagem do ar e promove o relaxamento muscular.

O Ascona Balance Practice com uma espessura média de 18 cm pode ser usado em qualquer cama. A massa máxima de uma pessoa é de 90 kg. Coberto de jacquard acolchoado com winterizer sintético.

Para protegê-lo contra poeira e umidade, bem como a aparência de vários pontos, eles também adquirem uma capa impermeável ou uma capa protetora de colchão. Isso aumentará o período de operação e criará um microclima ideal na superfície do sono.

É melhor comprar o produto para uma residência de verão ou uma casa com vida sazonal, porque, com o uso constante após alguns anos, as fontes tornam-se visíveis.

Contras:

  • sem efeito inverno-verão.

Ascona Best Budget Spring Colchão Balance Practice

  • barato - a partir de 3000 rublos,
  • resistente ao desgaste
  • dureza média.

O colchão superior do meio para dormir incluía um modelo médio-rígido barato com um bloco Bonnel tradicional. É montado a partir de molas de aço duráveis ​​que não rangem ou se esfregam. As travas são instaladas nas hastes das molas, impedindo-as de torcer.

As vantagens do modelo incluem resistência ao desgaste, higiene. O feltro de algodão fornece a rigidez necessária. Uma camada de espuma anatômica altamente elástica permite a passagem do ar e promove o relaxamento muscular.

O Ascona Balance Practice com uma espessura média de 18 cm pode ser usado em qualquer cama. A massa máxima de uma pessoa é de 90 kg. Coberto de jacquard acolchoado com winterizer sintético.

Para protegê-lo contra poeira e umidade, bem como a aparência de vários pontos, eles também adquirem uma capa impermeável ou uma capa protetora de colchão. Isso aumentará o período de operação e criará um microclima ideal na superfície do sono.

É melhor comprar o produto para uma residência de verão ou uma casa com vida sazonal, porque, com o uso constante após alguns anos, as fontes tornam-se visíveis.

Comentários

Os compradores acreditam que o produto não difere em conveniência dos modelos mais caros. Um bom nível de conforto, não ranger, mesmo com uso intensivo.

Prós:

  • enchimento permeável ao ar
  • falta de rangido,
  • resistência ao desgaste do revestimento.

Contras:

  • depois de alguns anos, as fontes começam a sentir.

O melhor colchão ortopédico premium LONAX Cocos S1000

  • coco coco
  • até 150 kg por local,
  • Capa de algodão com zíper.

A melhor opção entre análogos relacionados a produtos duros, com uma unidade S1000 independente (500 molas por metro quadrado). Cheio de coco de coco em látex - um material natural e durável com propriedades hipoalergênicas.

Koyra é resistente à deformação, suporta cargas pesadas - até 150 kg. Devido ao material de enchimento natural, o Lonax Cocos S1000 lidera o ranking de colchões ortopédicos para camas premium. Modelos elásticos são melhores para as costas, se durante o dia houver fortes cargas na coluna vertebral.

Entre a fibra de coco e o bloco de molas existe uma almofada de feltro térmico. Um jacquard de algodão macio com um acolchoado volumétrico que permite a passagem do ar é usado para a capa, o que é útil para dormir.

É melhor escolher um modelo para pessoas com grandes cargas nas costas. Perfeito para cônjuges com uma diferença significativa de peso.

O melhor colchão sem molas para dormir Dreamline Soft Slim

  • enchimento - látex perfurado,
  • adaptação para postura e peso,
  • capa de algodão.

O modelo moderadamente macio lidera a categoria dos melhores colchões sem molas. O bloco monolítico, para o qual é utilizado o látex natural perfurado, com uma altura de 110 mm, torna o modelo o mais anatômico possível.

O preenchimento “respira”, mantém uma temperatura confortável, atua como suporte para a coluna vertebral, ajusta-se à postura e ao peso corporal. O produto suporta até 120 kg por local.

Um jacquard de algodão é usado para a tampa, que suporta a ventilação. O produto é resistente ao desgaste devido a pontos holkon. O modelo pode ser colocado em sofás, sofás e camas dobráveis ​​- os dentes em um beliche não serão mais sentidos. O Dreamline Soft Slim é vendido enrolado, o que torna o transporte mais barato.

O produto é adequado para dormir para quem não consegue adormecer em uma superfície dura.

Como escolher um colchão para uma cama

Um colchão selecionado corretamente garante a localização correta da coluna em um sonho. Antes de adquirir, vale a pena descobrir o que são produtos e quais são mais adequados para pessoas com problemas ortopédicos.

Os principais tipos de colchões para camas:

  • sem mola
  • com molas independentes,
  • com blocos dependentes de Bonnel.

Na última modalidade, as molas conectadas por meio de elementos em espiral são dispostas em filas. Projetos similares estão presentes em modelos de baixo custo de colchões ortopédicos.

Molas independentes são embaladas em caixas separadas. Cada um deles opera de forma autônoma. Graças a isso, os colchões são altamente elásticos e confortáveis. Eles têm as melhores qualidades ortopédicas, recomendadas para camas de casal.

Colchões, onde não há molas, distribuem uniformemente o peso. Eles excluíram elementos metálicos. Decida qual opção escolher: primavera ou primavera, deve ser individualmente. A escolha é influenciada pela presença de problemas ortopédicos e preferências específicas por conveniência.

Com qual enchimento é melhor comprar um colchão:

  • com coco (resistente ao desgaste e ecológico),
  • com espuma de poliuretano (elástica e elástica),
  • com látex (seguro para a saúde, flexível e durável).

Os produtos de algodão ou espuma, quando comparados com os listados acima, são de qualidade inferior - eles endurecem mais rápido, ficam irregulares. É melhor levar um colchão para uma cama sem espuma, mesmo como uma camada interna: o material artificial não "respira", causa transpiração.

Como escolher um colchão:

  1. Antes de comprar, calcule seu valor . Com base no tamanho dos móveis e na composição dos usuários. Pernas ou cabeça não devem descansar contra a cabeceira da cama. O produto deve ter pelo menos 150 mm a mais que o comprimento humano. A largura ideal é mais do que a extensão dupla dos ombros do usuário. Agora, os melhores fabricantes de colchões oferecem opções em tamanhos diferentes, mesmo os mais significativos - de 180 × 200 cm ou mais.
  2. A massa de uma pessoa também é importante. . Os colchões com uma unidade dependente podem suportar até 100 kg em um só lugar. Em comparação com eles, blocos independentes ou produtos sem mola têm muito mais peso.
  3. O indicador de rigidez depende do número de camadas internas e do tipo de base . Existem três tipos de colchões: macio, médio-duro e duro. O primeiro pode ser usado para pessoas com baixo peso, aposentados e que sofrem de doenças na região lombar. Um produto duro ou médio é adequado para pessoas fortes, especialmente se estiver equipado com um bloco de molas reforçado.
  4. Você também precisa considerar se precisa de uma opção unidirecional ou bidirecional. . Os últimos diferem no tipo de revestimento: para o inverno, uma é usada como uma camada de lã, e o verão é coberto com um tecido para respirar.

A qualidade do colchão depende da empresa de fabricação. Fabricantes conhecidos não arriscam reputação oferecendo opções "únicas". Ao pensar em qual empresa de colchões é melhor escolher, preste atenção às marcas que são valorizadas em todo o mundo. A classificação dos fabricantes de colchões inclui: Dormeo, IKEA, Consul, Magniflex. Na Rússia, os melhores colchões são produzidos: Ormatek, Ascona, Lonax, DreamLine.

Porém, ao escolher um colchão, você não deve se concentrar apenas na marca, mesmo que os produtos deste fabricante sejam considerados os melhores. É importante escolher um modelo individualmente adequado. É impossível, por exemplo, dizer imediatamente o que é melhor: Ormatek ou Ascona. É necessária uma abordagem individual. Ao decidir qual colchão é melhor escolher, concentre-se também nas críticas de especialistas e daqueles que já conseguiram usar o produto.

Classificação de colchões ortopédicos: escolha do cliente

Numerosos estudos de demanda mostram que os compradores russos preferem colchões com uma unidade de molas independente. Tais colchões com uma camada de látex natural ou fibra de coco com 30 mm de espessura são especialmente populares. Além disso, muitos consumidores preferem colchões com várias zonas de rigidez, que proporcionam uma posição ideal da coluna durante o sono. A maioria escolhe colchões médios que se adaptam a quase todos, independentemente do peso e da idade.

Entre os colchões sem molas, os líderes de vendas são modelos simples feitos de uma única camada de espuma de poliuretano ou com uma fina camada de látex.

Vantagem de colchões ortopédicos

A violação da postura contribui para um estilo de vida moderno. Jovens e idosos são inativos, trabalham muito tempo no computador sem mudar de postura. A nutrição inadequada não satura os ossos da coluna vertebral com cálcio e fósforo, contribuindo para sua destruição. O resultado são patologias e curvaturas adquiridas da coluna vertebral, bem como escoliose e osteocondrose na maioria dos pacientes diagnosticados de diferentes idades.

A violação da postura contribui para um estilo de vida moderno.

Usando um colchão ortopédico, durante uma noite de sono, restaura a força e tem um efeito preventivo na coluna vertebral. Graças aos enchimentos e suas propriedades, o colchão pode assumir a forma do corpo de uma pessoa e absorver.

Usando um colchão ortopédico, durante uma noite de sono, restaura a força e tem um efeito preventivo na coluna vertebral.

A vida útil desse produto varia de 5 a 12 anos.

Como escolher um colchão ortopédico

A escolha de um colchão ortopédico deve ser abordada com toda a responsabilidade. Para que não cause danos à saúde, mas apoie, para cada caso específico, uma grande variedade de tamanhos, espessuras, cargas e estruturas são apresentadas no mercado. É importante lembrar que o colchão não cura a curvatura da coluna vertebral e não restaura a juventude do corpo; no entanto, pode proporcionar um sono confortável em uma superfície confortável, permanecer acordado pela manhã e ajudar a não agravar as patologias existentes.

O colchão pode proporcionar um sono confortável em uma superfície conveniente, vivacidade pela manhã e ajudará a não agravar as patologias existentes.

Espessura e tamanho

Esses dois indicadores são levados em consideração ao escolher um colchão para um determinado tamanho e design da estrutura da cama. Não deve ser inflado ou menor, deixando uma margem nas bordas. Primeiro eles dormem e só então pensam em comprar um colchão.

Primeiro eles dormem e só então pensam em comprar um colchão.

A espessura do colchão determina a qualidade do colchão, suas propriedades ortopédicas, a saúde e a sensação de dormir após o sono. Modelos magros de até 10 cm são recomendados exclusivamente para crianças e, para manter a coluna e a postura adultas, os alunos adquirem colchões com uma espessura de pelo menos 12 cm, levando em consideração as características individuais e os problemas existentes na coluna vertebral. O tamanho de um produto universal varia de 15 a 25 cm.

O tamanho de um produto universal varia de 15 a 25 cm.

Uma pessoa com muito peso cria forte pressão sobre a cama, portanto, para ele, é necessário selecionar um colchão com uma profundidade de 15 cm. Os modelos finos são projetados principalmente para nivelar a superfície ou reduzir seus inconvenientes, com um design inicialmente malsucedido. Na compra de produtos com seções de mola, sua espessura deve ser superior a 18 cm.Os caros colchões ortopédicos de elite atingem 40 cm e proporcionam o máximo efeito ortopédico.

Os caros colchões ortopédicos de elite atingem 40 cm e proporcionam o máximo efeito ortopédico.

O tamanho do colchão é dividido em:

  • simples - com 90 cm de largura e 190 cm de comprimento,
  • duplo - com uma largura de 160 cm e um comprimento de 190 cm,
  • um e meio dormindo - a partir de uma largura de 120 cm e um comprimento de 190 cm.

Rigidez

O conforto durante o repouso e as sensações musculares após o despertar dependem diretamente da rigidez. Como regra, colchões finos criam desconforto, inconveniência e não são adequados para adultos. A maioria dos compradores prefere colchões médios. Os modelos mais difíceis são recomendados para pessoas com patologias da coluna vertebral, hérnias, osteocondrose.

O conforto durante o repouso e as sensações musculares após o despertar dependem diretamente da rigidez.

  • Colchões de baixa rigidez são preenchidos com látex, algodão ou espuma.Esses modelos são adquiridos muito raramente, pois seu preço permanece alto e não há ações ortopédicas e de cura. Eles são aconselhados a pessoas com baixo peso por um breve descanso.
  • Colchões de dureza média são feitos de materiais e enchimentos de alta qualidade, são muito procurados e possuem propriedades curativas. Os produtos com seções independentes de mola costumam ser preenchidos com espuma de látex e poliuretano.
  • Os colchões de alta rigidez são geralmente feitos para fins terapêuticos e profiláticos, preenchendo o coco com fibras sólidas, fortes e levemente elásticas. Essas opções não são recomendadas apenas para idosos, para os quais a fibra de coco é combinada com látex ou outros compósitos, para garantir elasticidade e maior maciez.

Enchimento de colchão

A composição do colchão determina em grande parte sua durabilidade, indicações ou contra-indicações médicas, propriedades ortopédicas e, principalmente, preço. Enchimentos são artificiais ou naturais.

Enchimentos são artificiais ou naturais.

Adequado para os amantes do calor. Os fabricantes combinam camadas do colchão para que fique apenas de lã de um lado. Nesse caso, o produto é chamado de várias estações. No inverno, ele ajeita os cabelos e, no verão, o oposto. A melhor opção para um preenchimento é crina de cavalo. Tal material torna a superfície elástica, retém calor e, ao mesmo tempo, possui boas propriedades ortopédicas.

A melhor opção para um preenchimento é crina de cavalo.

Algas marinhas

Essa composição começou a ganhar popularidade apenas nos últimos anos. As algas aumentam a imunidade, facilitam a respiração. Esse colchão é bom para a saúde, caracterizado por excelentes propriedades antibacterianas, higiênicas e duráveis.

As algas aumentam a imunidade, facilitam a respiração.

Enchimentos combinados

Caracterizado pela produção de colchões multicamadas. Para adquirir algumas propriedades e obter o efeito desejado, são combinadas camadas com diferentes cargas, criando uma opção individual necessária para o comprador. O mais popular é a combinação de látex e coco.

O mais popular é a combinação de látex e coco.

Material de memória

Eles apareceram no mercado relativamente recentemente e quase imediatamente ganharam popularidade. Eles têm um efeito de memória e lembram a forma do corpo de uma pessoa adormecida e não exercem uma pressão de resposta devido à composição de um tipo de espuma. Quando uma pessoa acorda e se levanta, a superfície se endireita lentamente e assume sua aparência original. Duráveis, esses produtos não têm nada para quebrar, rachar, limpar. Sujeito à temperatura e umidade ideais, servirá mais de uma geração. Os fabricantes oferecem colchões semelhantes com graus variados de rigidez: dos modelos mais pequeno aos mais rígidos. O custo é a única desvantagem significativa desse tipo. Quase todos os produtos são feitos de materiais naturais e ecológicos, de modo que estão disponíveis apenas para o comprador com uma carteira "apertada".

Duráveis, esses produtos não têm nada para quebrar, rachar, limpar.

Colchão de molas ortopédico

Esses produtos entraram no mercado há muitos anos e uma opinião foi enraizada sobre eles como confiável, forte e durável.

Colchão de molas ortopédicas.

Os colchões de molas são divididos em dois tipos:

  • Com blocos dependentes um do outro. Os blocos de molas dependentes, chamados de bombons, são uma estrutura de rede. Ao pressionar uma determinada área da superfície, outras são comprimidas simultaneamente, graças às molas firmemente conectadas. Eles não têm zonas de rigidez e o design é considerado não confiável, desatualizado, falha rapidamente, mas atrai um preço baixo.
Não há zonas de rigidez e o design é considerado não confiável, desatualizado, falha rapidamente, mas atrai um preço baixo.

Com blocos independentes um do outro. São molas combinadas e constituem blocos separados, embalados em capas. Esta opção é ideal para uma cama de casal. Quando uma pessoa vira ou faz um movimento, as vibrações de seu corpo não são transmitidas perto da pessoa adormecida. Existem dois tipos de colchões sem molas - NPB e pacotes múltiplos. Eles diferem no número de molas por metro quadrado, e quanto maior esse indicador, melhor e melhor o produto é considerado. No primeiro caso, são 256 peças, no segundo, de 500 a 1100 peças. Colchões com um bloco de molas independente têm diferentes graus de rigidez: macio, médio, alto e blocos de rigidez diferente podem ser montados em um colchão.

Colchões com um bloco de molas independente têm diferentes graus de rigidez: macio, médio, alto e blocos de rigidez diferente podem ser montados em um colchão.

Colchão ortopédico sem molas

Como o nome indica, eles não incluem molas na estrutura, mas são preenchidos com um material denso: sólido ou composto por várias camadas. A carga é natural, feita a partir de ingredientes naturais ou sintéticos. Este tipo também inclui colchões de água e ar usados ​​em instituições médicas, mas ainda não ganharam popularidade entre os compradores comuns, devido à dificuldade de operação. O colchão de ar é fornecido com um compressor, cuja operação é acompanhada por ruído e o custo desse produto é muito alto. Os colchões de água são mais fáceis de manter, a água neles muda a cada poucos anos, mas sua superfície é de borracha e seu peso é superior a 200 kg, que nem toda estrutura de cama pode suportar. Dormir nessas superfícies não é muito confortável, devido ao cheiro desagradável da borracha.

A carga é natural, feita a partir de ingredientes naturais ou sintéticos.

Dicas de seleção

  • Com escoliose ou outra curvatura da coluna vertebral, é aconselhável comprar colchões sem molas ou molas com um bloco independente, preenchido com látex ou coco.
  • Para osteocondrose, problemas com articulações lombares e lordose, é recomendável comprar um colchão macio com molas independentes. Com osteocondrose da mama, um colchão de rigidez média ou alta deve ser escolhido. O enchimento de látex com efeito memória é igualmente útil em todas as doenças.
  • Não compre um colchão duro sem o conselho do seu médico. Não garante a posição natural do corpo, criando pressão apenas em determinadas áreas e interrompendo a circulação sanguínea, o que com o tempo pode levar a consequências indesejáveis.
  • Adquirindo um produto por conta própria, apesar dos conselhos e persuasão, é recomendável ficar com ele, testá-lo e determinar o quanto ele atende aos seus desejos.
  • Preste atenção à composição dos produtos. Alérgenos naturais nem sempre são adequados para quem sofre de alergias. Em caso de alergias, obtenha modelos sintéticos.
  • Não encomende colchões de empresas não verificadas ou respeitáveis. Lembre-se de que um bom modelo não pode ser barato.
  • Os bons fabricantes sempre têm uma linha de observação onde é possível estudar, visualizar e tocar em detalhes no preenchimento para evitar fraudes.
Seguindo nossos conselhos, você pode escolher um produto de qualidade.