Pavimentos

As regras e nuances de colocar telhas no chão com suas próprias mãos

Tempo de leitura: 7 minutos Sem tempo?

O alto custo do acabamento e (ou) a baixa qualificação dos mestres fazem você pensar em como colocar os ladrilhos no chão, observando todos os requisitos tecnológicos necessários. Nós oferecemos a você entender as nuances da execução desse tipo de trabalho, bem como se familiarizar com o algoritmo de ações.

Leia o artigo

Como colocar azulejos no chão - recomendações gerais

Para ficar satisfeito com o resultado, descobriremos como colocar o ladrilho corretamente no chão:

  • a base deve ser preparada para melhorar sua adesão ao adesivo de ladrilhos,
  • é aconselhável colocar o ladrilho no chão para determinar como será colocado e quais elementos precisarão ser aparados,

Conselhos! Ao colocar um ladrilho retangular, desenhe linhas no chão para que todas as costuras fiquem perfeitamente uniformes.

  • a costura entre dois elementos adjacentes é de 2-3 mm. Para garantir a mesma quantidade de lacunas, use cruzes de plástico,
  • aplique a mistura adesiva com uma espátula dentada, formando uma camada com uma espessura de 10-15 mm,

Atenção! Ao escolher um ladrilho para uma sala em particular, considere não apenas o design, mas também o tamanho.

Oferecemos a você um vídeo sobre como colocar ladrilhos no chão com suas próprias mãos.

Quais ferramentas e materiais são necessários para colocar as telhas no chão com suas próprias mãos: uma lista padrão

A lista de ferramentas utilizadas pode variar dependendo da complexidade do padrão que está sendo formado, das características do material e do comprimento da sala. Para fazer a colocação de ladrilhos no chão com suas próprias mãos, você deve ter:

  • bacia de plástico
  • um ralador de metal e um ralador com uma esponja,
  • espátula. Se você colocar elementos nos quais o comprimento de um lado exceda 30 cm, vale a pena preparar uma ferramenta com dentes de 10 mm. Para dentes menores, 4-5 mm são suficientes,
  • um martelo, com o qual será possível remover os vazios de ar formados entre o ladrilho e a base,
  • espátula
  • cortador de faca
  • cruzes ou cunhas de plástico com as quais você pode fornecer a posição espacial necessária dos elementos do revestimento do piso,
  • moedor
  • nível de construção
  • instrumentos de medição
  • alicate
Outra ferramenta pode ser necessária para a operação.

A maneira usual de nivelar o piso

Esta opção é utilizada com um grande coeficiente diferencial. O trabalho é realizado na seguinte sequência:

Ilustração Descrição da ação
O nível exigido no qual a mesa será preenchida é determinado. As medidas devem ser feitas em torno do perímetro da sala e no meio. Fixamos os faróis em uma mistura contendo cimento e gesso.
Está sendo preparada uma solução que consiste em cimento, areia e água. Uma parte do cimento leva três partes de areia. Para reduzir a probabilidade de rachaduras, pode ser adicionado cerca de 3% de plastificante.
A solução é distribuída em uma base pré-umedecida e nivelada usando a regra. Usando movimentos em zigue-zague, fornecemos melhor encolhimento da solução.
Após a solução secar até um estado em que possa ser pisada, o excesso de solução é limpo, nivelando completamente a base. Após retirar a mesa, os faróis podem ser removidos fechando as fendas com a solução.

Instrumento

Primeiro de tudo, eles são determinados com a ferramenta necessária. Será necessário:

Ferramenta lado a lado

  • Martelo e martelo de borracha.
  • Formão.
  • Um conjunto de espátulas simples, além de serrilhadas.
  • Kelma.
  • Nível e fita métrica.
  • Cortador de azulejos.
  • Adesivo, rejunte e selante.
  • Um conjunto de cruzes para criar costuras uniformes.
  • Capacidade para água e solução.

Obviamente, outros dispositivos podem ser necessários, dependendo da situação específica.

Cálculo da quantidade de material

É melhor fazer isso na fase inicial. Muitas pessoas pensam que o cálculo dos pisos é bastante difícil, mas, na verdade, tudo é diferente. Isso é feito de acordo com o seguinte princípio:

A primeira coisa que começa com a instalação dos ladrilhos é o cálculo do número de ladrilhos, por isso é importante realizar corretamente esse evento

  • Defina os parâmetros do objeto. Sua largura e comprimento. A área total é calculada.
  • O indicador resultante é dividido pela área do bloco selecionado (você pode calcular várias opções ao mesmo tempo).
  • Dez por cento são adicionados à quantidade obtida. Este será o suprimento necessário.

Por exemplo, o piso tem um tamanho de 3 * 3 metros. Portanto, a área será igual a nove metros quadrados. Os ladrilhos normais têm um tamanho de 30 * 30 cm. A área resultante é convertida em metros: 0,09 metros quadrados. m Total: 9: 0,09 + 10% = 110 peças. Ao aparar os cálculos, o tamanho das costuras também é levado em consideração.

Nota! Qualquer grande loja de construção que vende ladrilhos oferece serviços gratuitos para calcular o número necessário de produtos.

Trabalhar com a superfície

Colocar ladrilhos só é possível em uma superfície bem preparada. Primeiro, tudo o que é supérfluo é removido da sala. Removido o piso antigo. Comunicação marcada. É sobre isso que vale a pena focar a atenção. O fato é que todo o suprimento de água e drenagem é feito com antecedência. Não lide com sexo até que todos os problemas nessa área tenham sido resolvidos. Se possível, é aconselhável ocultar imediatamente os tubos.

Quando todos os procedimentos técnicos são concluídos, o processo de nivelamento da superfície é iniciado. É muito mais fácil realizar trabalhos quando se trata de novas casas, apartamentos que possuem apenas uma mesa. Nos quartos antigos - você tem que tentar. O fato é que os objetos construídos há muitos anos atrás podem ter bases diferentes. Às vezes você precisa criar uma nova superfície.

Nota! Quando se trata de banheiros, localizados em prédios antigos, eles prestam atenção nos rodapés. Eles são feitos de mistura de cimento durável. Eles terão que ser removidos completamente, juntamente com o revestimento.

Preparação do piso antes de colocar telhas

  1. Após a limpeza, resta muita poeira e sujeira que devem ser removidas. Ladrilhos - não tolera nada supérfluo.
  2. A superfície é medida. Isso é feito para determinar a curvatura existente. Pequenas diferenças são permitidas - não mais que 5 mm por 2 metros. Quaisquer defeitos que ultrapassem os parâmetros especificados precisam de uma abordagem mais séria.
  3. A situação ajudará a corrigir a mistura de nivelamento. É melhor escolher composições de areia e cimento. Esta mistura é derramada sobre os faróis instalados. Acontece uma base plana e suave. Porém, esse procedimento é realizado após o fechamento de todos os buracos e buracos profundos.
  4. O revestimento de madeira precisa da mesma abordagem. A única coisa é que o procedimento será um pouco diferente. Primeiro, a confiabilidade do atraso e das placas é verificada. Além disso, a madeira é impregnada com tintas a óleo. Os slots são pré-selados com massa elástica. Uma camada de impermeabilização será aplicada sobre uma superfície seca. A malha de reforço é puxada de cima. A mistura preparada é vertida.
  5. Não se esqueça de escorvar com compostos penetrantes.
A cartilha do piso antes de colocar os ladrilhos fornece uma conexão mais durável do ladrilho com a superfície do piso

Nota! Os quartos com alta umidade exigem uma atitude mais cuidadosa. Um pré-requisito será - impermeabilizar o banheiro. Os materiais para isso podem ser usados ​​de forma diferente. Alguns podem ser assentados (filme, rolo), outros podem ser aplicados com rolo e pincel (líquido).

De fato, colocar pisos com suas próprias mãos requer uma abordagem equilibrada da superfície. Não se pode esperar que pequenas falhas sejam corrigidas pelo revestimento final.

Marcação

Existem duas maneiras principais de ladrilhar o chão. Cada um tem suas próprias características.

  1. A opção mais fácil é que a instalação comece do outro lado. O movimento vai em direção à porta. Este método é adequado para objetos pequenos, bem como para salas com geometria complexa. Ideal para quem não tem experiência suficiente.
  2. Você pode aplicar uma opção mais complexa. Nesse caso, eles começam a folhear no meio. A superfície é pré-marcada - você precisa obter quatro quadrados ou retângulos idênticos. As linhas passarão pelo centro, formando quatro cantos. Você deve escolher um, que servirá como ponto de partida para o trabalho. O material colocado de acordo com esse princípio exigirá cortes em todo o perímetro. Portanto, essas manipulações são realizadas com experiência suficiente.
Piso em ladrilho

Recomenda-se iniciar o trabalho com um arranjo preliminar de elementos. Ou seja, a colocação de ladrilhos no chão é realizada no "seco". Isso ajudará a calcular imediatamente tudo corretamente. Especialmente se houver um padrão que exija ajuste. É importante considerar a presença de costuras. Esse método permite avaliar mais uma vez o tamanho do corte e, se necessário, fazer ajustes.

Conselhos! Executando cálculos iniciais - preste atenção às áreas que serão localizadas ao longo das paredes. Para obter uma superfície bonita do piso, você deve ser guiado pelo princípio de que os ladrilhos não devem ser cortados em tiras estreitas. O tamanho deve ser superior a 35-40% da largura total.

Empilhamento

Colocar telhas cerâmicas no chão começa com a preparação da cola. Mesmo que uma composição pronta tenha sido comprada, ela precisa ser bem misturada. Ao usar uma mistura seca, você deve seguir as recomendações fornecidas pelo fabricante.

Não cozinhe imediatamente um grande suprimento de cola. Deve-se ter em mente que o processo pode ser significativamente atrasado. Então a composição começará a perder suas propriedades. Apenas congela.

O trabalho é realizado de acordo com o seguinte princípio:

  • Mais uma vez, a superfície é bem testada. Nenhuma sujeira ou poeira deve permanecer nela. Se a preparação foi realizada, aguarde até a solução secar bem.
  • A tecnologia de colocação de ladrilhos cerâmicos envolve a subsequente molhagem do piso com água. É melhor fazer isso com uma pistola de pintura.
  • A cola é recolhida na quantidade necessária. É aplicado à área selecionada. Grandes áreas não devem ser cobertas imediatamente. É melhor focar no tamanho do material com uma margem. Você deve ter uma superfície sem vazios.

Aplicação de cola para ladrilhos

  • A mistura é aplicada no lado errado do produto. Para maior comodidade, a solução pode ser digitada com uma espátula e manchada com uma espátula (entalhada).
  • O ladrilho é virado e pressionado no chão. Isso deve ser feito com muito cuidado. Usando o nível - verifique o local correto. Se necessário, toque levemente na espátula com uma caneta.
  • Se perceber que a solução não é suficiente, ela deve ser adicionada. Excedente removido imediatamente. Cada elemento deve ficar plano, sem diferenças de altura.
  • Entre produtos adjacentes, cruzes de plástico são instaladas imediatamente. Eles permitem que você fique bonita e uniforme. E também para evitar inchaço, o que pode ocorrer durante o encolhimento do objeto. Posteriormente, eles precisam ser excluídos.
  • Cruzamentos entre pisos

    Nota! O espaço perto das paredes começa a fechar na última etapa. Essa abordagem ajudará a reduzir o tempo, pois, neste caso, será possível cortar todo o material de uma só vez.

    Algumas dicas

    1. Lembre-se de que a tecnologia de colocação de ladrilhos no chão - não permite a presença de vazios. Se a formação de um defeito desse tipo for permitida, a probabilidade de dano ao revestimento é alta.
    2. O excesso de cola é imediatamente limpo da superfície. Caso contrário, a cola terá que ser removida com um raspador especial.
    3. Muitas vezes surge a pergunta: quanto o material colocado seca? Depende da mistura utilizada, mas não é recomendável andar dois dias no chão.
    4. Na última etapa, o esmagamento das costuras é usado. Este procedimento permite que você obtenha lacunas bonitas. Quando necessário, um selante adicional é usado.

    Se você analisar todos os requisitos e regras, ficará claro que colocar ladrilhos no chão é uma tarefa difícil, mas factível.

    Piso autonivelante e autonivelante

    O nível próprio é relevante para pequenas diferenças de altura. O trabalho é realizado da seguinte forma:

    Ilustração Descrição da ação
    A solução é preparada de acordo com as instruções indicadas na embalagem da mistura.
    Espalhe a solução na superfície. Removemos as bolhas de ar com um rolo de agulha, cujo comprimento das agulhas é maior que a espessura da mistura. Role o revestimento formado com um rolo várias vezes, mudando de direção.

    Comece preparando

    Absolutamente todos os fabricantes de cerâmica insistem: você não deve começar a testar a base quanto à conformidade com as normas, mas a verificar o acabamento cerâmico e desenvolver um plano para sua instalação.

    Sua primeira prioridade é escolher o design e o calibre corretos do produto. Como regra, nas lojas, os estandes são revestidos com uma coleção no layout ideal, de acordo com os projetistas da fábrica. Variações aproximadas podem ser encontradas em catálogos profissionais nos sites dos fabricantes ou em pregões.

    Você pode alterar, complementar ou refazer completamente o design proposto ao seu gosto. Para fazer isso, solicite várias amostras do ladrilho principal e seus componentes (bordas, decorações, painéis etc.) e crie um layout adequado para o seu quarto.

    Mas lembre-se: quando você entra na sala, o centro da sala ou a área completamente livre de móveis e equipamentos (o chamado leitão livre) é a primeira coisa que chama sua atenção. Em pequenas cozinhas e banheiros, geralmente não é superior a 1-2 m². Portanto, a colocação de ladrilhos sobre um piso de concreto deve ser planejada de forma que o centro caia nos metros quadrados visíveis da área. Graças a essa técnica simples, os elementos sólidos serão colados na área “vazia” e os elementos cortados serão colados apenas ao redor do perímetro. Isto é especialmente importante na presença de paredes irregulares.

    Planejamento de projeto com deslocamento.

    O próximo passo é a escolha do esquema de instalação em cerâmica do piso. Existem vários tipos básicos:

    • Padrão ou costura a costura,
    • Offset ou inversamente (semelhante ao piso laminado),
    • Diagonal.

    Esquemas básicos de estilo.

    Devido à grande variedade de formatos e tipos de ladrilhos (tiras alongadas, produtos poligonais, ovais etc.), as cerâmicas de piso podem ser instaladas de acordo com esquemas de parquet (espinha de peixe, vime, deck, quadrados), aleatoriamente ou modularmente (usando uma combinação de revestimentos de tamanhos diferentes).

    Se você pretende usar elementos decorativos ou uma combinação de cores, não tenha preguiça de fazer um desenho em escala. Você pode solicitar o desenvolvimento desses esboços de cerâmica da mesma série, espessura ou fabricante de consultores em shopping centers especializados em revestimento cerâmico. Como regra, as plantas fornecem não apenas programas de computador apropriados, mas também dispositivos especiais (parecendo caixas eletrônicos na aparência), nos quais até um usuário inexperiente pode criar seu próprio projeto de piso, além disso, em uma versão bidimensional ou tridimensional. MAS! Se você deseja montar ladrilhos de diferentes fabricantes e calibres, verifique se a espessura corresponde perfeitamente, até um milímetro. Caso contrário, colocar os ladrilhos por conta própria é absolutamente uniforme, sem falhas, não funcionará.

    É melhor pensar no layout com antecedência para adquirir a quantidade necessária de material de revestimento. O cálculo da quadratura necessária é baseado em:

    Área de superfície

    O valor especificado deve ser dividido pela área de um elemento, levando em consideração as juntas do ladrilho. Se o ladrilho tiver uma forma complexa ou se a cerâmica multiformato for usada em um design, é melhor desenhar um desenho.

    Tamanhos de ladrilhos

    O número de elementos inteiros e aparados em uma linha depende disso. Para calcular o primeiro valor, você pode solicitar aos consultores que façam cálculos em programas especiais (fornecidos aos vendedores pelos fabricantes) ou use a fórmula:

    Se, de acordo com o projeto de perímetro, for necessário definir o friso e a incorporação (seção da parede dos ladrilhos principais ou complementares), o padrão geral deve ser projetado para que a faixa da borda seja disposta a partir de elementos inteiros, e ladrilhos completos ou cortados possam ser usados ​​na borda da incorporação.

    Chão de azulejos com friso de meio-fio.

    Ao comprar azulejos, certifique-se de levar um pequeno suprimento, ou seja, você precisa de 10 a 15% a mais do que o necessário. O material parcialmente acabado irá para restos, uma possível batalha ou será útil no futuro para reparar elementos danificados.

    Técnicas de estilo

    Em que casos o ladrilho é colocado com uma fenda ou um método sem costura, com uma costura reta ou em zigue-zague? Não depende do seu desejo, mas das características do material do piso. Em primeiro lugar, a tela monolítica parece, é claro, bonita, mas é feita apenas a partir de porcelanato retificado. Ou seja, o revestimento é o mais estável e resistente a temperaturas extremas, com bordas processadas em máquinas especiais. É muito difícil colocar esse material você mesmo sem uma sólida experiência de trabalho.

    Em segundo lugar, quase todos os produtos cerâmicos para o piso devem ser montados com um espaço. Quanto maior o tamanho dos produtos, bem como a carga, maior será a costura, caso contrário, no futuro, vários defeitos (rachaduras etc.) aparecerão devido a deformações sazonais. Valores recomendados:

    • Para ladrilhos de calibre de 5x5 a 30x30 cm - 1-1,5 mm,
    • Para cerâmica com tamanhos de 30x30 a 60x60 cm - 2-5 mm,
    • Para produtos de grandes formatos de 60x60 cm e mais - 5-10 mm.

    Costuras de telha: zero, estreitas e largas.

    A escolha da opção de costura - reta ou curva - também depende da forma dos ladrilhos, dos recursos de design. Algumas coleções incluem colocar a base com inserções, um padrão correspondente em uma determinada ordem, etc. Informações semelhantes estão disponíveis na caixa.

    Então, chegamos à linha de chegada. O revestimento é selecionado, a opção de layout é aprovada, você pode avançar para a última etapa - a seleção do material do piso para obter qualidade. Ao comprar, preste atenção ao seguinte:

    1. Os ladrilhos das classes mais altas devem ter espessura, largura e comprimento uniformes (em geral, os desvios máximos não excedem 0,5 mm), além da mesma tonalidade, sem manchas, listras, inclusões estranhas, manchas, lascas, pequenas rachaduras, arranhões, irregularidades e outros defeitos na imagem.
    2. O esmalte deve ser uniforme, sem manchas e flacidez, a superfície deve ser o mais uniforme possível, com um mínimo de desvios negativos (concavidade) ou positivos (convexos) do plano, e as bordas laterais devem estar livres de rebarbas, irregularidades ou migalhas. É fácil de verificar - conecte as duas peças nas extremidades e faces, inspecione cuidadosamente. Quaisquer desvios afetam negativamente a uniformidade e a estética do piso futuro.
    3. O kit adquirido deve ser de um lote e um tom, o que garante a identidade absoluta de todos os elementos em cor, calibre e outros parâmetros. Esta informação está indicada na caixa.
    4. Os ladrilhos devem ser limpos de embalagens e revestimentos de parafina ou cera aplicados à superfície de algumas coleções para evitar arranhões durante o transporte.

    Instruções passo a passo

    A vida útil e a facilidade de uso da cerâmica de piso dependem da qualidade do trabalho de instalação. Infelizmente, esse axioma geralmente é negligenciado e o resultado é um revestimento frágil, antiestético ou com defeito. Portanto, recomendamos que você siga todas as regras, desde a preparação da base até o tempo de envelhecimento da colher de pedreiro.

    O processo pode ser dividido em 6 etapas:

    Preparação da fundação

    A qualidade do subpavimento deve proporcionar a possibilidade de criar uma camada para revestimento de argamassa de cimento adesivo com espessura de 2-15 mm, para um mosaico - até 20 mm. Portanto, as seguintes ações são necessárias:

      Verificação do piso irregular quanto à conformidade com as normas (SP 29.13330.2011 "Pisos. Versão atualizada do SNiP 2.03.13-88" etc.),

    Verificando a base de concreto para uniformidade.

    A base deve ser

    • Igual - a diferença não é superior a 2 mm por metro de superfície,
    • Seco - o teor de umidade residual de substratos contendo cimento - até 6%, anidrido - até 1,5%, madeira ou à base de madeira - não mais que 12%. A taxas elevadas, recomenda-se o tratamento com primers à prova de umidade ou emulsões especiais para substratos úmidos. A escolha depende da rapidez com que você precisa preparar o piso áspero,
    • Durável - pelo menos 15 MPa ou 150 kg / cm²,
    • Sem tampa - sem rachaduras, cavidades e colinas,
    • Limpo - sem manchas de óleo, betume, cola, revestimentos, fuligem e outros compostos que impedem a adesão do adesivo à base.

    Repare rachaduras na mesa.

    No início do trabalho, os oleodutos e outros tipos de comunicação estabelecidos no teto devem ter liberações de acordo com o design das instalações. Não se esqueça que para grandes áreas você precisa de um arranjo uniforme de juntas de expansão para compensar a temperatura e as deformações higroscópicas da base. Ao colocar ladrilhos em betonilhas ou betonilhas em ambientes fechados, é recomendável organizar lacunas térmicas a cada 20 a 25 m² de área, com um revestimento externo - 16 m².

    Em salas pequenas, o papel das juntas termoencolhíveis é desempenhado por uma folga de 4-5 mm de largura ao redor do perímetro entre o revestimento cerâmico e as paredes.

    Lembre-se mais uma vez que o piso deve ser monolítico. Muitos mestres acreditam que as irregularidades são facilmente niveladas com cola de ladrilhos - a camada será mais espessa do que aplicada. No entanto, esquece-se que a argamassa de cimento-polímero encolhe, portanto, um revestimento perfeitamente uniforme não funcionará. Todas as escavações, trincas e solavancos acima de 5 mm precisam ser eliminadas - preenchidas com misturas de reparo ou lascadas, e poeira e detritos devem ser removidos. Trate a superfície com primers com as propriedades necessárias - endurecimento, adesivo, etc.

    Preparação sobre uma base de concreto.

    Se você estiver pensando em colocar ladrilhos no chuveiro, banheiro ou vaso sanitário, preste atenção especial à impermeabilização. Para criar uma barreira de água confiável, você pode usar revestimento de polímero, agentes penetrantes de revestimento, impregnações, membranas ou qualquer outro material disponível. O principal é formar adequadamente uma camada com uma instituição nas paredes de 10 a 15 cm de altura e selar cuidadosamente os cantos.

    Nivelamento da base

    Layout do piso para colocação de ladrilhos.

    Um pré-requisito para nivelar o piso é a ausência de correntes de ar na sala. É necessário fechar todas as portas e janelas no processo de preenchimento da base. A temperatura da própria base também é importante, sua temperatura mínima máxima permitida é de + 5 ° C. Para que todos os processos de alinhamento ocorram corretamente, é necessário manter uma sala limpa e seca. Antes de iniciar o trabalho, você precisa aspirar a superfície e remover todos os detritos. Se houver traços de tintas e vernizes, óleos sintéticos ou naturais no piso, remova-os cuidadosamente, pois podem interferir na adesão efetiva da mistura ao piso e o revestimento pode rachar com o tempo. O processo de nivelamento precisa ser controlado com um nível para que a superfície fique perfeitamente lisa. Se as diferenças nos diferentes cantos da sala são grandes, faz sentido primeiro fazer uma mesa.

    Para que a mistura para nivelar o piso se prepare corretamente, é necessário estudar cuidadosamente as instruções para diluir essa mistura antes de iniciar o trabalho, pois na prática há momentos em que a água é derramada sobre os olhos e a mistura se torna muito líquida e perde suas propriedades, ou muito espessa e aplicado de forma desigual ao substrato. A solução é vertida imediatamente após a sua preparação. A solução é aplicada uniformemente na superfície de toda a área da sala; em caso de poças ou flacidez, elas precisam ser niveladas.

    Tenha cuidado ao derramar, tente seguir as instruções dos fabricantes, que dizem respeito à espessura permitida da camada. Após cerca de 12 horas, a mistura seca. Você pode começar a colocar ladrilhos após 2-3 dias.

    Escolhendo pisos

    No processo de escolha de um revestimento, é necessário decidir com que finalidade ele será usado, onde será aplicado, com que intensidade será aplicado. Para lugares diferentes, você precisa escolher produtos de cerâmica com características diferentes.

    Tabela comparativa de características de revestimentos de ladrilhos.

    O ladrilho do banheiro é selecionado independentemente de sua classe de abrasão, porque a intensidade de caminhar sobre ele é geralmente pequena. É necessário enfatizar as propriedades repelentes à água e a resistência a produtos químicos domésticos. O acabamento brilhante nos banheiros é inaceitável: quando a água entra no revestimento cerâmico, ela se transforma em uma pista de patinação.

    Na cozinha, é melhor colocar ladrilhos com uma terceira classe de abrasão. Na cozinha, costumam deixar cair alguma coisa, despejá-la, por isso deve ser resistente a influências mecânicas e físicas. Ladrilhos com estrutura porosa ou texturizada não são adequados para a cozinha, pois no futuro você encontrará dificuldades para limpá-la.

    Na maioria das vezes, as pessoas se movem no corredor, e é por isso que você precisa escolher um revestimento de piso com resistência ao desgaste de grau 4.

    Para colocar os ladrilhos no chão, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

    • ladrilho
    • um cortador para ela
    • cartilha
    • adesivo para ladrilhos
    • nível
    • um lápis
    • lâmina especial
    • roleta
    • raspador com bico.

    Tecnologia de colocação de ladrilhos

    Primeiro, você precisa espalhar os ladrilhos adquiridos por toda a área da sala, a fim de determinar seu posicionamento mais vantajoso e estimar a quantidade de acabamentos nos cantos das salas. Para que as costuras sejam uniformes e regulares, devem ser colocadas cruzes de plástico no processo de assentamento dos elementos. A mistura de cola deve ser aplicada a uma área não superior a um metro quadrado para ter tempo de dispor os produtos antes que a mistura seque. Se os excedentes aparecerem durante o processo de inscrição, eles deverão ser removidos imediatamente. Antes de começar a colocar ladrilhos no chão, é necessário marcar o piso, da seguinte maneira: é preciso esticar os cabos ao longo do comprimento e largura da sala em seu centro para ver a direção em que se deitar. Colocar ladrilhos no chão começa no centro da sala, enquanto olha constantemente para os cabos para não se desviar da direção desejada. Verifique cada novo elemento com um nível e não se esqueça de colocar cruzes. Depois que as peças inteiras estiverem dispostas, você poderá começar a aparar.

    Características de colocar telhas no chão:

    Tecnologia para colocar telhas no chão.

    1. A espátula para aplicação de cola é selecionada dependendo do tamanho do ladrilho; se o tamanho for grande, será necessário usar uma espátula com dentes grandes. Caso contrário, a espátula, respectivamente, deve ter dentes pequenos.
    2. Se o ladrilho for colocado em um sistema de piso quente, você precisará usar misturas adesivas reforçadas especiais para que, sob a influência do calor do sistema de piso quente, o ladrilho não comece a descolar do piso.
    3. É aconselhável colocar o ladrilho imediatamente após a aplicação da cola, para que não seque parcialmente e, como resultado, os elementos não grudam adequadamente.
    4. O alinhamento dos elementos em altura ocorre através de um martelo de borracha.
    5. Se o ladrilho estiver abaixo do nível dos ladrilhos restantes, ele deverá ser removido e uma camada adicional de cola deverá ser espalhada.
    6. Se você planeja usar recortes ao longo das paredes ao redor do perímetro da sala, isso parecerá antiestético. O melhor de tudo é que, ao comprar material, cuide do fornecimento de ladrilhos em 10 a 15% do total.
    7. Para empilhar em um padrão quadriculado, coloque uma linha com um bloco inteiro; o próximo já está aparado.

    Guarnição da telha

    Para aparar corretamente e uniformemente, você precisa de um cortador de azulejos. Primeiro, a marcação ocorre e, em seguida, o ladrilho é instalado no cortador de ladrilhos e pressionado contra ele, e cortado com um movimento rápido de si mesmo. Depois disso, uma leve pressão no ladrilho é suficiente para quebrá-lo. Muitos negligenciam o cortador de ladrilhos e usam meios improvisados, mas, nesses casos, as bordas do ladrilho podem ser irregulares e a superfície do ladrilho pode ser lascada.

    Existem várias opções para colocar ladrilhos no chão:

    1. Costura a costura é um método quando os ladrilhos são colocados um contra o outro praticamente sem espaços. Se o ladrilho for multicolorido, ele poderá ser colocado em um padrão quadriculado. Esta opção é muito problemática na colocação, a costura entre os ladrilhos dessa maneira resulta irregular, muitas vezes sinuosa, é difícil preenchê-lo com rejunte especial, pois a distância entre os ladrilhos é muito pequena. Durante a operação, as costuras dos ladrilhos colocados por esse método são destruídas e a água e os produtos químicos domésticos entram neles livremente, o que contribui para a rápida desconexão dos ladrilhos.
    2. Desembaralhar - é quando o ladrilho é colocado com uma mudança ao longo da costura. Essa mudança precisa ser feita em cada linha.
    3. Método de costura aberta - consiste em deixar um espaço como costura entre os elementos ao colocar ladrilhos. Isso suavizará todas as falhas e irregularidades dos ladrilhos.

    Após a colocação dos azulejos deve ser de pelo menos 24 horas. Mas é melhor suportar três, para que toda a cola endureça e a superfície não seja exposta a cargas mais cedo do que o necessário para um movimento seguro nela.

    Superfície do primer

    Para tratamento de base, deve ser escolhido um primer de penetração profunda. Leia atentamente as instruções na embalagem. Usando um pincel largo ou rolo de pintura, aplique a composição na base. Se a solução for absorvida com rapidez suficiente, é necessário formar 2-3 camadas.

    A base deve ser cuidadosamente preparada.

    Acreditamos que o vídeo temático ajudará a entender melhor os meandros do processo.

    Expandir ou deslocamento

    Para ladrilhos fabricados na forma de tiras alongadas, é errado usar o método angular simples. A instalação deve ser feita a partir do centro da sala. O método é bastante demorado, requer cuidado e precisão no trabalho.

    Primeiro, o ponto de referência (central) é calculado, a primeira linha é colocada a partir dele. Em seguida, as linhas subsequentes são formadas conforme mostrado na figura abaixo.

    Padrão de colocação com deslocamento ou descentralizado.

    Esquema de colocação do centro de azulejos de diferentes calibres.

    O coeficiente de deslocamento de cada linha subsequente em relação à anterior depende do seu desejo - em 1/2, 1/3 ou mais. Como não é uma placa de laminado ou parquet, não há necessidade de costurar aqui. É um efeito decorativo, permitindo criar um deck, tijolo ou típico para o laminado.

    Em duas linhas perpendiculares

    Para colocar o ladrilho em uma sala com geometria incorreta da parede (incluindo várias saliências, janelas de sacada, etc.), esse método é usado. Marcamos o centro da sala, a partir da qual estabelecemos o primeiro elemento. Em relação a este revestimento, aplicamos duas linhas centrais perpendiculares ao longo das quais colocamos o revestimento do piso na parede. A partir das fileiras finalizadas, depositamos a cerâmica restante. É muito conveniente para formar painéis e várias inserções decorativas ou de acento.

    Esquema de assentamento para salas com geometria incorreta da parede.

    Na diagonal

    Além das linhas centrais finalizadas, é necessário desenhar mais diagonal de ângulos opostos. O cálculo é realizado a partir do centro ou do canto mais distante da sala. O padrão pode ser qualquer.

    Esquema de colocação de ladrilhos diagonais.

    Após a aplicação das linhas de marcação necessárias, coloque a cerâmica em uma superfície de piso seco. Isso é necessário para o ajuste preciso do esquema geral de layout, bem como o corte de ladrilhos extremos ou de elementos moldados por um cortador de ladrilhos (inclusive para a formação de cortes encaracolados em vários equipamentos hidráulicos, tubulações de água e outras comunicações).

    O mapa instrutivo e tecnológico para obras de fachada, desenvolvido em 1973 e atualizado em 2003 pelo Instituto de Design e Tecnologia da Construção Industrial, recomenda que os artesãos façam pontos de referência para si mesmos em grandes áreas: seja de um cabo de amarração esticado entre os pontos de referência extremos (por exemplo , ao longo de uma parede longa ou na diagonal) ou instale os chamados ladrilhos de farol. São elementos cerâmicos simples ou uma série de revestimentos dispostos ao longo de uma superfície estendida, que permitem controlar o nível de acabamento e a formação correta de tiras.

    Esquema de colocação de azulejos de farol.

    Preparação da mistura de cola

    A solução deve ser perfeitamente homogênea e suficientemente fluida para que possa ser facilmente aplicada à superfície e distribuída. A mistura seca é fechada com água na proporção recomendada pelo fabricante, bem misturada com um misturador até formar uma massa homogênea sem grumos. Lembre-se de que a cola acabada pode ser usada por um determinado período (20 a 60 minutos); portanto, com grandes áreas de instalação, é melhor preparar a solução em lotes.

    As misturas de polímeros elásticos para cerâmica são de um e dois componentes. Misture bem antes de usar e aplique com uma espátula dentada.

    Reboco

    As lacunas só podem ser preenchidas após o revestimento estar completamente assentado e o adesivo endurecer. Como regra, 24 horas são suficientes.

    Limpe a argamassa de cimento seco com água de acordo com as instruções do fabricante, aplique com uma espátula e encha todas as juntas sem exceção. Após 15 a 30 minutos, colete os restos da mistura colorida com uma esponja úmida. Após uma hora, lave a superfície novamente com um pano úmido e, no dia seguinte, trate as costuras com impregnação que repele a água.

    Limpeza de revestimento

    O piso lado a lado após o acabamento da espátula possui um revestimento esbranquiçado que deve ser removido com uma solução de detergentes especiais para cerâmica à base de ácido (Pramol Ceracid, Pufas Glutoclean acid, Italon A-CID) e depois enxágüe com água limpa até que todos os líquidos e sujeiras estranhas sejam completamente removidos. No futuro, é recomendável usar detergentes neutros ou uma solução de sabão neutro e, para eliminar manchas ou contaminantes fortes, comprar concentrados profissionais que não danifiquem a superfície e não deixem manchas (removedor de manchas coloridas Litokol, Bellinzoni Mangia Macchia, etc.).

    Não use produtos de limpeza abrasivos que possam causar arranhões, especialmente em superfícies de cerâmica polida, lapidada ou lustrosa.

    Você pode carregar o revestimento acabado com móveis e outros itens domésticos em 48 a 72 horas.

    Conselhos! Se você precisar de reparadores, há um serviço muito conveniente para sua seleção. Basta enviar no formulário abaixo uma descrição detalhada do trabalho que precisa ser feito e as ofertas com preços das equipes de construção e das empresas chegarão ao seu correio. Você pode ver resenhas sobre cada uma delas e fotos com exemplos de trabalho. É GRATUITO e não obriga a nada.

    Materiais, ferramentas e equipamentos

    Aqui está uma lista de materiais e ferramentas que você precisará no processo de assentamento, corte e rejuntamento de pisos.

    Ferramentas e equipamentos:

    • Fita métrica, régua de metal e canto,
    • Lápis de construção para marcação,
    • Nível e regra do edifício
    • Misturador de construção ou broca com um bico misturador,
    • Cortador de telha ou cortador de telha elétrica,
    • Cortador de núcleo ou vidro (necessário para aparar curvas em azulejos),
    • Pinças de ladrilhos (para cortar curvilíneas),
    • Lima (para esmerilar bordas cortadas),
    • Espátula
    • Espátula dentada (6-8 mm),
    • Espátula,
    • Espátula de borracha para rejuntamento,
    • Macete de borracha,
    • Balde com uma esponja e um pano,
    • Joelheiras e uso doméstico. luvas.

    Além do bloco em si com uma margem de 10%, você precisará de:

    • Cola para o ladrilho correspondente ao material base (para concreto, madeira, ladrilhos antigos etc.), bem como as características do próprio ladrilho,
    • Cruzes do tamanho desejado,
    • Argamassa da cor desejada,
    • Primer

    Etapa 2. Marcação de desenho

    Quando o chão estiver seco, você poderá começar a desenhar marcas. Existem várias maneiras de desenhar marcações, mas todos têm um objetivo:

    • O piso deve ser marcado para que, em primeiro lugar, os ladrilhos aparados não fiquem à vista e, em segundo lugar, a subcotação seja necessária o mínimo possível. Idealmente, os ladrilhos devem ser cortados em um terço ou no máximo pela metade.

    Assim, por exemplo, as marcações podem ser construídas de modo que sejam colocados ladrilhos inteiros na entrada, ao longo dos eixos da abertura da janela ou, digamos, no limiar da porta da varanda. Em nosso artigo, consideraremos uma das maneiras mais populares de colocar ladrilhos no chão - ao longo de dois eixos perpendiculares do centro da porta.

    Portanto, desenhe uma linha do centro do limiar para o centro da parede oposta usando um nível de cabo ou laser. Mais adiante nesta linha, comece a colocar um número de ladrilhos com cruzes "secas". Depois de colocar o último bloco inteiro, desenhe uma linha ao longo de sua borda externa, para obter duas linhas verticais estritamente perpendiculares, como no diagrama abaixo. É aconselhável usar um quadrado para garantir que os ângulos sejam retos a 90 graus.

    No canto da perpendicular, colamos o primeiro ladrilho e, a partir dele, colocaremos a primeira linha (ao longo da linha horizontal).