Reparação

Gesso de teto adequado - um guia passo a passo

Rebocar o teto é uma questão bastante complicada, que nem todo iniciante decidirá. Aqui você precisa não apenas conhecer bem o lado tecnológico do trabalho, mas também poder usar ferramentas específicas, e não na posição mais conveniente. Portanto, para iniciantes que estão determinados a rebocar o teto no apartamento por conta própria, é recomendável primeiro tentar sua mão nas paredes e não esquecer a estrita adesão à tecnologia de processo.

Como limpar a superfície do gesso velho

Antes de iniciar qualquer reparo, é necessário liberar o teto do reboco antigo. Essa etapa pode ser pulada apenas para os mestres que fazem reparos em um novo prédio. Eles podem começar imediatamente a nivelar sua superfície ou massa se não for necessário nivelar.

Alguns mestres acreditam que, se o gesso ainda estiver bem, então não há necessidade de repelir. Outros especialistas insistem em sua remoção, mesmo que exija um esforço considerável, pois já cumpriu seu objetivo e, depois de algum tempo, começará a entrar em colapso.

  • Gesso velho pode ser espancado com um martelo, espátula, moedor ou furador, limpe o restante com uma escova de metal.
  • Após liberar a superfície do revestimento antigo, é necessário examiná-lo cuidadosamente quanto a defeitos. Se houver rachaduras, elas devem ser bordadas e reparadas.

Dica: para defeitos de tamanho grande, você também deve colocar uma fita de foice especial em cima da camada de massa. Também é recomendável usá-lo para processar juntas entre lajes.

Nivelamento por via úmida - reboco no teto

Vamos considerar em detalhes como nivelar o teto com gesso - é esse método de alinhamento que causa dificuldades específicas.

Trabalho preparatório:

  1. Antes de iniciar o trabalho principal, é necessário caminhar pela superfície com uma cartilha sobre concreto, o que proporcionará boa adesão e fortalecerá a fundação.
  2. Usando o nível, você precisa determinar os pontos mais altos e mais baixos do teto. Se a diferença detectada for superior a 5 cm, será necessário aplicar o gesso em várias camadas. Nesse caso, é desejável usar uma malha de reforço que atue como uma estrutura e seja fixada à superfície usando cola convencional.
  3. Antes de rebocar o teto, é necessário marcar corretamente sua superfície. Para isso, são utilizados faróis (perfis de gesso ou blocos de madeira), cujo número depende da largura da sala. Em média, dois faróis estão localizados a três metros, os extremos devem estar a uma distância de 60 cm das paredes.

Como gesso no teto

Rebocar o teto com as próprias mãos envolve o uso da mesma tecnologia usada para paredes. É necessário aplicar a solução na superfície usando uma das seguintes ferramentas:

  • espátula de aço - adequada para aplicar gesso no teto com uma camada fina: uma pequena quantidade da mistura é aplicada à ferramenta e depois transferida para o teto com movimentos rápidos e com pouca pressão,
  • espátula - usada com uma espessura de camada superior a um centímetro e meio.

Dica: a solução de gesso não pode ser muito grossa, caso contrário, será inconveniente para aplicar. Além disso, o gesso pode cair da superfície com seu próprio peso.

O reboco do teto nas balizas é realizado em uma determinada sequência: a parte do meio é processada primeiro e somente então as tiras laterais, é recomendável iniciar o processo na direção do centro para a parede.

O trabalho deve estar de costas para a luz. Para remover o excesso de solução, você precisa estabelecer uma regra para si mesmo. O movimento final é, pelo contrário, de si mesmo. Graças a isso, o mestre poderá ver as lacunas na camada de gesso e corrigir os defeitos identificados, cuja ausência é especialmente importante durante a pintura subsequente.

Como evitar a formação de bolhas

A aplicação incorreta da argamassa é repleta de formação de bolhas de ar que aparecem onde o estuque não adere à superfície e, como resultado, cedem sob seu próprio peso. É por isso que os iniciantes, ensinados por uma experiência amarga, estão interessados ​​em rebocar o teto corretamente.

Os artesãos profissionais aconselham a aplicação do gesso em duas camadas, a primeira das quais muito fina. Após a secagem, uma segunda demão pode ser aplicada. O segredo dessa abordagem é que duas camadas da solução se aderem bem umas às outras e, como resultado, não aparecem espaços vazios no teto.

Dica: para remover as bolhas já formadas, é necessário aguardar até a solução secar completamente e, em seguida, com uma espátula para limpá-la do teto em locais onde o defeito aparece. As áreas afetadas terão que ser coladas novamente.

Preparando o teto para acabamento

O uso de um gesso para o teto não permite uniformizar sua superfície - antes da pintura, será necessário aplicar uma massa adicional. Primeiro, um primer deve ser aplicado no teto e somente então a mistura de massa pode ser usada. Em seguida, recomenda-se processar a superfície bem seca com lixa ou rejunte de polímero.

As nuances de reboco no teto de uma placa de gesso

A superfície do drywall não é perfeitamente lisa: mostra as juntas de folhas individuais, bem como a cabeça dos parafusos. Como o alinhamento total nesse caso não é necessário, é necessário rebocar o teto com as próprias mãos para eliminar todos os defeitos superficiais menores, bem como a proteção adicional do GCR.

Processando o teto antes do papel de parede

  1. Antes de tudo, é necessário aplicar uma camada de primer penetrante no drywall: isso tornará sua superfície mais durável, reduzirá sua absorção e também melhorará a adesão ao revestimento selecionado. Além disso, materiais muito menos caros deverão ser gastos na pintura subsequente.
  2. Todas as juntas e irregularidades devem ser preenchidas com gesso ou massa especial para juntas.
  3. Para aplicar uma camada comum, você precisará de uma composição de acabamento e uma espátula estreita de dez centímetros de largura. O alinhamento é melhor realizado com uma ferramenta que seja pelo menos três vezes maior. Nos cantos do teto, é aconselhável colar adicionalmente uma rede serpentina.
  4. Depois que a camada de massa seca, as juntas devem ser tratadas com uma rede de tinta especial e reaplicadas. Depois disso, você pode colar o papel de parede selecionado no teto.

Massa antes de pintar

Se você planeja aplicar tinta à superfície, antes de aplicar o reboco no teto do drywall, é necessário realizar um tratamento mais completo:

  • Primeiro de tudo, para aplicar uma cartilha nas costuras e em várias irregularidades, você precisa usar não um rolo, mas um pincel. É essa ferramenta que permitirá processar com cuidado quaisquer defeitos de superfície.
  • No futuro, é desejável colar não apenas os cantos, mas também as costuras com uma malha.

O processo de reboco ou massa é o seguinte:

  1. Aplica-se gesso ou massa inicial sobre a malha até obter uma superfície lisa. Além disso, a mistura preenche todos os recessos e orifícios dos parafusos.
  2. Depois que a superfície seca, o teto é novamente preparado e o curativo é realizado: aplicando uma fita de papel nas costuras e nos cantos, que é fixada com cola comum. Graças ao uso de papel, é possível obter uma superfície ideal nos locais mais problemáticos.
  3. Recomenda-se que a massa final com a composição de acabamento seja realizada em várias passagens. Para aplicar uma camada fina e uniforme, você precisa usar uma espátula bastante larga.
  4. Depois disso, a superfície do teto é polida com lixa e, na fase final, a tinta é aplicada.

Métodos de nivelamento do teto

Na prática, uma das duas tecnologias é usada: rebocar o teto com e sem faróis. A primeira opção é considerada correta, pois é obtida uma superfície de teto em um plano.

Mas às vezes você pode encontrar o teto, que tem uma grande diferença de altura. É perigoso aplicar uma camada de 5 cm de gesso na superfície, pois provavelmente cairá. Mesmo se você criar várias camadas com a aplicação de uma cartilha, não há garantia de que o acabamento será mantido.


No caso em que os tetos apresentam uma grande curvatura, os especialistas aconselham o alinhamento com a instalação de estruturas de teto suspenso feitas de drywall. É verdade que nem em todos os quartos a altura permite tirar 10 centímetros dela. Em tal situação, não há dúvida de que é necessário rebocar o teto usando faróis.

A essência dessa tecnologia é que, em uma determinada área, a superfície do teto ficará lisa. Não terá diferenças muito visíveis, parecerá uniforme. E o fato de que a distância do piso em diferentes ângulos difere alguns centímetros não pode ser determinada “a olho”.

A principal tarefa que deve ser resolvida ao aplicar essa tecnologia é tornar a junção do teto com as paredes o mais uniforme possível. A linha resultante deve ser reta. Ao aplicar esta opção, você precisa começar a rebocar na direção das paredes para o centro.

Materiais

Antes de iniciar os reparos, você precisa decidir o que é melhor para rebocar o teto. Você pode usar uma argamassa de cimento e areia padrão ou adicionar cal nela. É melhor colocar gesso em uma pequena camada. Essa mistura é barata, apesar disso, tem sido usada com pouca frequência ultimamente, pois pode cair ou ficar coberta de rachaduras.

Em vez da argamassa usual, é melhor usar emplastros à base de polímeros, pois eles diferem em forte adesão e menos frequentemente trincam. Mas esses compostos têm uma desvantagem - alto custo. Muitos artesãos domésticos preferem misturas modernas, para que depois não refizem o trabalho quando a camada aplicada cair.

Ao escolher gesso para o teto, não faz mal usar as recomendações de especialistas:

  1. Ao rebocar superfícies lisas do teto e das paredes, a mistura Knauf Rothband, que tem uma cor branca ou cinza, mostrou-se bem. Pode ser aplicado com uma camada de 5 a 50 milímetros. Os polímeros são adicionados a esse gesso de teto.
  2. Para restaurar superfícies rebocadas antigas, incluindo fachadas, é adequada a mistura de reboco adesivo Knauf Sevener de cor cinza. Consiste em cimento Portland, fibras de reforço e aditivos poliméricos.
  3. Se você pretende usar as composições em salas com um nível normal de umidade, você pode comprar Bergauf Bau Interier ou Volma-Canvas.

No caso de uma experiência insuficiente na execução de tal trabalho ao decidir qual gesso escolher para o teto, você deve prestar atenção ao tempo necessário para solidificar a mistura fechada. Nesse período, é necessário não apenas aplicar a solução, mas também nivelá-la, pois perde elasticidade.

Das composições de gesso acima, o Volma-Canvas, feito de gesso com aditivos biológicos e minerais, tem o maior período de tempo para usar a mistura. Mas nem todos os mestres gostam de trabalhar com esse gesso, eles entregam materiais à TM Knauf, apesar de congelarem em 50 a 60 minutos. É verdade que isso é suficiente, mesmo se não houver experiência correspondente.

Aplicação Primer

Existe uma certa tecnologia sobre como rebocar o teto corretamente.
Não é possível obter um resultado de alta qualidade sem a aplicação cuidadosa do primer. Ajuda a melhorar a adesão entre a base e a solução aplicada.

Como regra, surgem problemas com o descascamento do gesso devido ao fato de a superfície não ter sido preparada. Por esse motivo, é melhor não pular esta etapa. Se o gesso for aplicado em várias camadas, cada uma delas deverá ser tratada com um primer e somente se estiver completamente seca.


Primeiro de tudo, a base é limpa de materiais antigos e depois preparada. A composição é derramada em uma bandeja de tinta, pega um rolo em uma alça longa e distribui a composição na superfície do teto. Se houver vários defeitos na forma de reentrâncias e reentrâncias nas quais o rolo não se encaixa, eles são pré-tratados com uma escova embebida na mistura de primers.

Segundo os especialistas, a melhor cartilha para o teto é o Concrete Contact da Knauf. Um dia após a sua aplicação, seca, após o que se forma um filme áspero e pegajoso na superfície. A massa se agarra muito melhor a esse revestimento.

O principal é garantir que o pó não entre no primer enquanto seca. Caso contrário, não haverá efeito desejado desse processamento.

Juntas de vedação de placas

O principal problema que ocorre quando é necessário rebocar o teto de lajes de concreto armado é a vedação de juntas e ferrugens. Os recessos nas juntas das placas devem ser eliminados alguns dias antes do reboco de toda a superfície do teto, uma vez que os materiais devem endurecer.

Primeiro, todo o possível é removido dos pontos de ancoragem. Em seguida, os recessos são limpos de poeira e areia. Em seguida, as juntas são tratadas com uma cartilha, é melhor usar "Contato de Concreto". Após a aplicação, a probabilidade de laminação do gesso é reduzida várias vezes. Em casos extremos, você pode usar outra impregnação de penetração profunda, mas o resultado não é o mesmo.


Quando a impregnação seca em um dia, eles começam a colocar a solução. Se necessário, para obter uma espessura de carga superior a 30 - 35 milímetros, é recomendável aplicar a mistura em duas camadas. Depois de colocar o primeiro deles com a ajuda de uma espátula dentada, você precisará formar um alívio. Depois que a solução secar, o que leva cerca de 24 horas, coloque a segunda camada, alinhada com o teto.

Se você precisar aplicar uma espessa camada de gesso, é melhor reforçar as juntas das placas com uma rede de pintura. Previne o aparecimento de fissuras no caso de movimentos sazonais das placas. A grade não é pregada no teto, mas é anexada à composição. Nesse caso, quando a primeira camada de gesso é aplicada, uma malha de polímero é colocada, uma espátula é passada ao longo dela, aprofundando-a na mistura e, ao mesmo tempo, formando um alívio para a próxima porção da solução.

Acontece que a fissura na costura é muito profunda e é impossível eliminá-la dessa maneira. Em seguida, é tratado com contato concreto.


Em seguida, aplique uma das duas opções:

  1. Enchimento com espuma de montagem. Sua quantidade deve ser de cerca de 1/3 do volume da lacuna, cujas paredes são umedecidas com água para a polimerização da espuma. Após um dia, um primer é aplicado e rebocado em duas a três camadas.
  2. Os panos são umedecidos com contato de concreto e martelados na fenda. Deixe por 24 horas e emplastrado.

Para selar juntas de placas na superfície do teto, use uma composição com aditivos de polímeros ou adesivo de alta qualidade.

Características da aplicação de gesso para balizas

Se você tiver as habilidades necessárias para preparar a superfície das paredes, será mais fácil lidar com o trabalho. O fato é que o reboco de paredes e tetos tem muito em comum, embora ainda haja diferenças. A coisa mais difícil é a necessidade de manter as mãos levantadas. Eles rapidamente se cansam, como o pescoço, porque você precisa jogar a cabeça para trás.

Fase preparatória

Antes de rebocar o teto com as próprias mãos, sua superfície é limpa de materiais antigos para a própria base de concreto. Depois eles removem a poeira usando um aspirador de pó de construção. Se não houver esse dispositivo, use uma escova grande para que não haja areia e detritos.

Se o teto é feito de lajes de concreto armado e possui grandes rústicos, elas precisam ser reparadas.Quando a solução seca sobre eles, um primer é aplicado à base limpa. Depois de um dia, você pode continuar trabalhando.

Processo de instalação do farol

A primeira coisa que eles fazem quando rebocam o teto nos faróis é instalá-los. Mas primeiro, determine a diferença de altura mínima e máxima usando um nível especial de dispositivo a laser. O construtor de avião é colocado sob o teto e ligado horizontalmente.


Em vários pontos, meça a distância da superfície do teto ao feixe luminoso. Como resultado, os desvios máximo e mínimo são determinados. O gesso é depositado com uma camada na qual a espessura excede o maior desvio.

A mesma operação pode ser realizada usando um nível de água, mas será muito mais complicado:

  • primeiro, a uma distância arbitrária do chão, uma linha horizontal é desenhada nas paredes ao redor do perímetro da sala,
  • uma extremidade do nível é fixada nessa marca,
  • com o segundo, percorrem a sala para medir a distância entre a coluna de água no nível e o teto, determinando os pontos mínimo e máximo.

Depois que o tamanho da camada for determinado, escolha beacons - perfurados
pranchas galvanizadas com as costas salientes. Eles se tornarão os suportes para nivelar a solução. A altura dessas costas pode ser de 6 e 10 milímetros. Você precisa escolher produtos para os quais esse valor excede o desvio máximo.

Os faróis são definidos em incrementos ligeiramente menores que o comprimento da regra - uma ferramenta para nivelar e cortar a solução. Quando o seu comprimento é de 1,5 metros, as ripas são colocadas com um espaço de 1,1 a 1,3 metros. Primeiro, 20 a 30 centímetros se afastam das paredes e instalam faróis extremos. A distância restante é dividida para que o intervalo entre as tiras esteja em um determinado parâmetro.

Para fixar os faróis, é usada uma solução de gesso, amassando-a densamente. Pequenos punhados dessa mistura são aplicados ao longo da linha da prancha. Os faróis são pressionados contra eles, expondo as costas no plano desejado. Se houver um nível, o feixe dele deve deslizar sobre eles.


Quando o trabalho é feito usando um nível de água, uma linha da superfície do teto é transferida para as paredes e vários cordões são puxados para que eles sigam os faróis. De acordo com esta marcação, as costas estão expostas. Depois de instalar todos os beacons, o avião é verificado pela regra com um nível de bolha instalado.

Algumas horas depois, quando o gesso se estabiliza, começa a etapa final do trabalho, tendo decidido anteriormente como rebocar o teto de concreto.

Reboco

Para trabalho adicional, são necessárias cabras de construção estáveis ​​e com ferramentas - uma espátula e uma plataforma com uma alça (falcão). A composição de gesso selecionada é diluída de acordo com as instruções. A solução deve ser homogênea, sem grumos.

Putty colocou o falcão e em pequenas porções com uma espátula colocada no teto. A solução preenche a distância entre os faróis. Primeiro, a largura de banda é feita de 50 a 60 centímetros, enquanto não é necessário obter uma superfície uniforme.


Então eles tomam a regra, apoiam-na nos faróis e movem-na para si mesmos, oscilando de um para o outro. Como resultado, uma pequena solução permanece nela. Ele é removido com uma espátula e aplicado no teto - na parte não preenchida ou no local onde há poços. Então a regra é movida novamente.

Estes passos são repetidos até a superfície ficar uniforme. Então eles preenchem a segunda faixa e assim por diante. O teto é deixado secar por 5 a 8 horas. Quando a solução estiver endurecida, mas ainda não completamente seca, é necessário remover os faróis, caso contrário, eles enferrujam e podem aparecer manchas de ferrugem na superfície.

Após as tábuas, as ferrugens são preenchidas com argamassa e niveladas com uma ampla espátula em um nível com o plano do teto. Demora cerca de 5 a 7 dias para secar completamente o gesso.

Funcionalidades

Com possibilidades modernas de escolher materiais de construção o reparo da superfície do teto pode ser feito de diferentes maneiras:

  • pode ser embranquecido,
  • pintar
  • tornar suspenso
  • preparar para colocar telhas
  • papel de parede da vara.

Qualquer um desses acabamentos, cada um com seus prós e contras, é precedido por processos como primer e reboco.

Primeiro, realize trabalhos preparatórios

Em uma casa ou apartamento recém-construído, com tetos de concreto, o reboco começa com a preparação das fundações. É melhor enrugar a superfície do teto. Para fazer isso, faça o entalhe em todo o perímetro com ferramentas especiais ou de maneira improvisada (usando um machado).

Após a exposição, os entalhes permanecem na superfície do teto., que no futuro permitirá que o estuque conserte melhor. Após a preparação, você pode iniciar o tratamento de superfície com argamassa de cimento. Cobre a parte do teto das lajes.

Um fator importante a considerar é a umidade na sala (não mais de 30%).

Em caso de não conformidade com este parâmetro, bem como ao aplicar reboco de cimento em um regime de temperatura diferente, a probabilidade de má fixação será exibida.

Quando se trata de um apartamento ou casa em que eles moram por um longo período de tempo, e depois para o trabalho de reboco, é necessário desmontar a superfície antiga (remova camadas de tinta, papel de parede e outros materiais). Esse processo leva mais tempo e requer trabalho.

A cal pode ser molhada com água e depois removida com uma espátula. A tinta velha à base de água, por exemplo, é removida com uma solução de iodo e água. Para 1 balde de água, use um frasco (frasco) de composição de iodo. Se houver um fungo no teto, você poderá removê-lo umedecendo a base com uma mistura de sulfato de cobre e água (5 gramas de mistura são usados ​​por 1 litro de água).

Tetos caiados de branco e argamassas revestidas de cal são embebidos em águae use a espátula para remover as camadas antigas. Após a desmontagem, as superfícies são cuidadosamente lavadas com água e dão tempo para secar.

Em um prédio com teto de madeira, o trabalho de reboco das superfícies do teto começa com o enchimento preliminar com malha de metal ou telhas (telhas). Esses materiais auxiliares ajudarão na camada de gesso aplicada a aderir firmemente ao teto.

O teto, cercado com placas de gesso, deve estar limpo de impurezas. Um ponto importante é a falta da necessidade de instalar beacons.

Um primer é aplicado à superfície seca nas juntas das placas (por onde as costuras passam). Esses pontos são tratados com mais cuidado.

Os pontos em que as folhas estão interconectadas (os parafusos estão aparafusados) são apertados com mais força ou usam uma fita especial. Todas as partes salientes são coladas com ele e, em seguida, no processo de massa, as costuras e as irregularidades são alinhadas.

Após a camada de primer secar, o teto fica massa e, portanto, é preparado para pintura ou papel de parede.

A placa de gesso deve ficar presa se sua superfície for muito resistente à umidade.

Quando as folhas não diferem nessa característica qualitativa, é melhor não executar o processo de reboco.

Se for necessário colar sobre a placa de gesso com papel de parede fino, é possível pré-rebocá-la. Isso é feito para que as placas de gesso não sejam visíveis no papel de parede.

Como gesso?

Antes de iniciar o processo de reboco da superfície do teto com suas próprias mãos, você deve escolher uma cartilha e uma massa.

Para diferentes tipos de teto (concreto, madeira, drywall), são necessárias misturas e composições especiais de soluções para processamento.

As soluções para reboco de tetos e paredes utilizam o seguinte:

  • gesso
  • composição de areia e cimento
  • calcário
  • uma solução de gesso de seda,
  • uma mistura de lascas de espuma,
  • gesso decorativo
  • mistura de polímeros.

Seleção de mix

A indústria da construção moderna oferece uma ampla gama de argamassas e acabamentos para tetos.

Você pode descobrir qual escolher para reboco da melhor maneira, familiarizando-se com suas características de qualidade. O reboco de acabamento é aplicado com diferentes soluções, dependendo da base do teto.

A composição de gesso pode ser usada para reboco.

Sua característica é a capacidade de tolerar danos mecânicos. O teto após o processamento com esta mistura não rachará.

O gesso de polímero acrílico é considerado uma mistura universal. É usado por qualquer motivo. É resistente à umidade e durável.

O gesso decorativo é dividido em mistura estrutural texturizada, estampada, rebanho, terrazita e estrutural.

Todos eles são composições que criam uma visão tridimensional das superfícies do teto:

  • O gesso estrutural contém fibras de madeira.
  • A composição em relevo contém fibras sintéticas e partículas de pó de mármore.
  • A solução texturizada consiste em vários aditivos e pode ter diferentes composições.
  • A mistura de terrazita é feita à base de cimento. Adicionaram-se lascas de mármore, mica e vidro.
  • Os bandos são flocos de acrílico de diferentes tamanhos e cores. Em combinação, eles são um esquema de cores extraordinário. Após a aplicação desse emplastro, o verniz é usado como acabamento.

As composições de cimento incluem adições de areia e cal. Eles não são considerados particularmente duráveis ​​porque, com o tempo, são possíveis danos causados ​​por estresse mecânico. Rachaduras no teto também ocorrem.

Entre as novas misturas frequentemente usadas recentemente, é dado um lugar especial à nova composição. A areia na argamassa de cimento é substituída por lascas de poliestireno. A solução para reboco é considerada uma mistura isolante. Também inclui componentes como pó de pedra-pomes, grânulos de poliestireno, areia de perlita.

A migalha de espuma não é tóxica, absorve bem os sons e possui alto isolamento térmico. O material é à prova de fogo e pode suportar altas temperaturas negativas e positivas.

O teto está muito bem nivelado com uma solução preenchida com espuma de poliestireno.

O gesso de seda consiste em fibras de seda. Também sua composição inclui celulose, cola e vários aditivos que tornam a composição durável. Esses componentes tornam a massa porosa, aumentando o isolamento acústico. Suas qualidades ajudam a manter o calor que pode escapar pelo teto frio.

A mistura deve ser diluída com água, o resultado é uma composição cremosa. Ou seja, devido à sua densidade, quando aplicada ao teto e paredes, é formada uma camada que oculta de maneira confiável defeitos e depressões. O resultado corresponde às expectativas. A superfície é sólida, sem costuras e juntas. É bom cobrir substratos de concreto com esse gesso; após a aplicação, são obtidos tetos completamente uniformes e lisos.

Ferramentas para o trabalho

Por falar em ferramentas e dispositivos para o trabalho, deve-se notar que a massa é realizada com espátulas de metal (largura diferente), escovas e rolos.

Você precisará de uma mistura de estuque, um recipiente de água, uma espátula, uma broca com um bico ou um misturador, um ralador de moagem, cola.

É aconselhável usar uma máscara protetora e óculos para excluir a possibilidade de contato com os olhos e o trato respiratório de camadas de materiais antigos a serem desmontados. Para drywall, serão necessários um primer e uma massa.

Como instalar beacons?

Para tornar adequadamente a superfície do teto perfeitamente lisa e bonita após o reboco, são instalados materiais auxiliares chamados faróis (faróis). O processo de trabalhar com bases de teto é trabalhoso. Cada centímetro de espessura é aplicado com uma camada adicional de solução. Usando beacons, esse processo pode ser reduzido ao mínimo.

Eles estão presos à base do teto, de modo que as partes superiores desses materiais formam um plano comum e muito plano. As balizas são feitas com materiais diferentes. Pode ser ripas de madeira, perfis metálicos na forma da letra "T", tiras de gesso.

O mais demorado dos três métodos é criar faróis de estuque.

Faça tiras no teto, atuando como guias. Sobre eles, toda a base do teto é nivelada.

A fabricação de tiras leva um longo período de tempo, no entanto, a vantagem do trabalho é que, no final do trabalho, não há necessidade de remover esses materiais do teto e fechar os locais onde foram fixados.

Uma vantagem é a capacidade de fazer faróis de qualquer altura, uma vez que o gesso é usado como matéria-prima para sua fabricação.

Os perfis metálicos em forma de T são frequentemente utilizados para a aplicação de gesso em uma base de teto de até 1 cm de espessura. Se for necessário criar uma camada mais espessa, a solução é colocada sob os faróis, permitindo assim atingir a altura necessária. É fácil trabalhar com esses perfis, no entanto, ao aplicar uma camada espessa no teto, o processo de colocação de faróis na mesma altura leva muito tempo.

Ripas de madeira também podem alinhar o teto. Mas a árvore absorve a umidade em grandes volumes; portanto, antes de trabalhar, é melhor reter as ripas na água para que, após a secagem, elas não alterem seu tamanho e espessura.

Conveniente é a facilidade de montagem e uso.

Qualquer tipo de farol selecionado para instalação no teto de um banheiro, cozinha ou sala de estar é precedido por um processo de marcação. Os métodos de instalação de faróis para o teto e as paredes são semelhantes.

Instruções de instalação passo a passo para beacons

Primeiro, você precisa verificar a superfície do teto com uma linha nivelada ou cortada. Determine o ponto mais baixo do teto e marque (usando um cabo de máscara). A partir deste ponto, inicie a instalação dos beacons.

Usando uma fita adesiva, marque o teto na linha. Em seguida, o nível (incluindo o laser) verifica os ângulos entre as linhas para que fiquem estritamente 90 graus. Depois disso, os trilhos (faróis) são presos às linhas de guia com a ajuda de parafusos.

A distância entre as fileiras de trilhos não deve ser superior a 20 cm Os parafusos são colocados no nível para que, após o trabalho, a base do teto cubra todos os defeitos e áreas problemáticas (saliências, depressões). Onde havia o ponto mais baixo da superfície do teto, o farol é elevado à altura máxima, equalizando-o com outros faróis ao redor do perímetro. Como regra, é melhor usar um trilho de aço de 60 cm a 1 m 40 cm de comprimento.No reboco, ele se moverá ao longo de balizas por toda a área do teto.

Preparação para mais trabalhos sobre esse assunto. Quem quiser pode assistir ao vídeo.

Com ou sem faróis

Existem duas tecnologias para rebocar o teto - com e sem faróis. Isso mesmo - faça com os faróis. Então a superfície do teto é obtida em um plano. No entanto, existem tetos com uma grande diferença de altura. Colocar uma camada de gesso de 5 cm de espessura no teto é perigoso: pode cair. Mesmo se você criar várias camadas com um primer após cada uma delas, ainda não há garantia de que uma camada tão grande seja mantida.


O gesso aplicado incorretamente pode entrar em colapso.

Em geral, com uma grande curvatura do teto, recomenda-se alinhá-lo com o teto suspenso em gesso cartonado, mas nem todas as salas permitem "roubar" cerca de 10 cm de altura. Aqui, neste caso, você pode fazer errado - rebocar o teto sem faróis.

A idéia é suavizar o teto em uma determinada área. Não terá diferenças visíveis, visualmente parecerá uniforme. E o fato de que em ângulos diferentes a distância ao chão será diferente em vários centímetros não pode ser determinado “a olho”. Com essa tecnologia, a principal tarefa é uniformizar a junção do teto e das paredes. Essa linha é muito claramente rastreada e deve ser reta. Se você escolher esta tecnologia de reboco no teto, precisará começar a rebocar das paredes para o centro.

Melhor para rebocar

Para rebocar o teto, você pode usar argamassa comum de cimento e areia, ou o mesmo, mas com a adição de cal. Mas é aconselhável aplicar uma pequena camada. Embora essa mistura seja a mais barata, nos últimos anos tem sido usada com pouca frequência - pode cair ou rachar.

O gesso à base de polímeros com melhor adesão substituiu a argamassa habitual, com menos frequência rachaduras. Sua desvantagem é o alto preço. Mas, para remodelar o teto após a queda da camada aplicada, não será mais barato. Portanto, eles preferem fazer o gesso do fluxo imediatamente a partir de misturas modernas. Alguns tipos de materiais similares recomendados para tetos são apresentados na tabela.



Se a experiência de reboco for pequena, ao escolher uma composição, preste atenção no tempo que a argamassa solidificada endurece. Durante esse período, é necessário aplicar e suavizar toda a solução, pois então começa a endurecer, perde elasticidade. Dos emplastros listados na tabela, Volma tem a maior vida útil. Mas nem todo mundo gosta de trabalhar com ela, muitos dizem que é mais fácil com Knauf, embora eles tenham um tempo definido menor de 50 a 60 minutos, mas é mais do que suficiente, mesmo na ausência de experiência.

Primer, por que é necessário e qual é o melhor

Gesso de teto normal, sem uma cartilha completa, você não terá sucesso. Melhora a adesão (adesão) da mistura de estuque à base. Basicamente, todos os problemas com queda e descamação terminam no teto devido ao fato de a base não ter sido preparada. Portanto, não perdemos essa etapa. Além disso, se houver várias camadas de gesso, é aconselhável tratar cada uma delas com um primer (com secagem completa).

Primeiro, prepare a base - limpe a partir de revestimentos antigos e depois processe com uma cartilha. Para fazer isso, despeje a composição na bandeja de tinta, passe um rolo no comprimento da alça (haste telescópica) e distribua a composição no teto. Se houver recessos - recessos, defeitos na superfície do teto, nos quais o rolo simplesmente não se encaixa, eles são pré-tratados com uma escova embebida em uma cartilha.


Primário para teto antes de reboco

Agora, sobre qual cartilha para o teto é melhor. Segundo os mestres, este é o "contato concreto" da empresa Knauf. Após a secagem (24 horas), um filme áspero e pegajoso permanece na superfície. Putty perfeitamente "se apega" a ele. Apenas um ponto: é necessário garantir que, enquanto o primer seca, o pó não caia sobre ele. Caso contrário, o efeito desse processamento não será. Isso só pode piorar.

Como fechar juntas de pratos e enferrujado

Ao rebocar um teto de concreto feito de lajes de concreto armado, o principal problema é a vedação de juntas e ferrugens - recessos nas juntas. Eles são fechados alguns dias antes do reboco geral do teto começar - é necessário que todos os materiais sejam "agarrados".

Primeiro, tudo o que acontece é removido das articulações. Então, com uma escova, tudo é limpo de poeira, areia. As juntas preparadas são revestidas com um primer. Na maioria das vezes, recomendo "Contato concreto". Esse processamento reduz significativamente a possibilidade de delaminação da camada de gesso aplicada. Se essa opção não for adequada por qualquer motivo, você poderá usar qualquer impregnação de penetração profunda, mas o efeito não será o mesmo.


Tais costuras no teto não são incomuns

Após a secagem da impregnação (24 horas após a aplicação), é aplicada uma solução. Se for necessária uma camada de mais de 30 a 35 mm, é melhor aplicá-la em duas camadas. Tendo colocado o primeiro, forma-se um relevo sobre ele com uma espátula dentada. Após um dia, quando a solução seca, uma segunda camada é aplicada. Já está nivelado com o teto.

Com uma grande camada de gesso, as juntas das placas às vezes são reforçadas com uma camada da pilha de tinta. É necessário para evitar rachaduras na costura durante movimentos sazonais das placas. É improvável que alguém pregue a rede no teto, geralmente ela é simplesmente fixada à composição. Nesse caso, após a aplicação da primeira camada de gesso, é colocada uma tira de malha de estuque de polímero, uma espátula de engrenagem é desenhada ao longo dela, aprofundando-a na solução e, ao mesmo tempo, formando um alívio para a aplicação da segunda camada.


Ao aplicar gesso em duas camadas, na primeira forma, um alívio

Às vezes, uma ferrugem (rachadura na costura) é muito profunda e não é possível selá-la com uma solução. Também é preliminarmente limpo de peças desintegradas e areia, tratado com “contato de concreto”. Depois, existem duas opções:

  1. Feche com espuma. Colocamos um pouco, cerca de 1/3 do volume da lacuna, após molhar as paredes abundantemente com água (necessária para a polimerização normal da espuma). Deixamos por um dia, após o que cortamos a espuma para que os emplastros se encaixem na costura por pelo menos 1 cm. Depois disso, moemos e aplicamos o gesso em duas (talvez três) camadas.
    É inconveniente segurar a lata de spray com espuma perto do teto, você pode colocar um pedaço de mangueira no “nariz”
  2. Pegue um pano, umedeça-o com contato de concreto e martele-o na fenda. Deixe nos patos e depois gesso.

Ainda pode surgir a questão de como selar as juntas das placas no teto. Geralmente, use uma das composições com aditivos poliméricos e também use um bom adesivo para ladrilhos. Ele também contém uma quantidade considerável de polímeros. Dizem que, após esse selo, as juntas não quebram.

Instalação do farol

O primeiro estágio do reboco no teto é a instalação de faróis, mas primeiro você precisa determinar a diferença de altura máxima e mínima. É mais conveniente fazer isso usando um construtor de avião a laser. É instalado sob o teto, incluído na varredura horizontal. Medida em vários pontos, meça a distância do teto ao feixe luminoso. Dessa forma, encontre o desvio máximo e mínimo. A espessura da camada de gesso deve ser ligeiramente maior que o desvio mais significativo.

A mesma operação pode ser feita com o nível da água, mas será muito mais difícil. Primeiro, você precisa colocar uma horizontal ao longo do perímetro das paredes a alguma distância arbitrária do chão. Fixamos uma extremidade do nível nessa marca. Com o segundo, percorremos a sala, medindo a distância da coluna de água no nível - até o teto. Portanto, calcule os mesmos pontos máximos e mínimos.

Depois de decidir a espessura da camada, selecione os faróis. São tábuas perfuradas galvanizadas com um dorso saliente. Essas partes traseiras serão suportadas ao nivelar a solução. A altura da parte de trás do farol pode ser de 6 mm e 10 mm. Selecionamos o que é ligeiramente maior que o desvio máximo encontrado.


Faróis de teto

Os faróis são definidos em etapas, um pouco menos que o comprimento da regra - uma ferramenta que alinha e corta a solução. Com um comprimento de regra de 1,5 metros, os faróis são colocados a uma distância de 1,1 a 1,3 m. É difícil trabalhar mais com hábitos não-habituais, mais curtos - não vale a pena - muitas costuras. Primeiro, são colocados faróis extremos, afastando-se das paredes de 20 a 30 cm e a distância restante é dividida para que a distância entre os faróis esteja dentro dos limites especificados.

Eles prendem os faróis à argamassa de gesso e amassam-na densamente. Ao longo da linha de instalação do farol (pode ser rastreada no teto), ilhas desta solução são aplicadas. As tiras dos faróis são pressionadas, expondo as costas em um determinado plano. Se houver um construtor de avião (nível), tudo é simples - coloque-o - a viga deve deslizar pelas costas.

Se trabalhamos com um nível de água, transferimos o nível de teto de “acabamento” necessário para as paredes, esticamos vários cabos para que sejam direcionados ao longo do farol. Sobre esses cabos e insira as costas das ripas. Depois de definir todos os sinalizadores, verifique o avião com a regra com o nível de bolha instalado nele.


A distância entre os faróis no teto é de 1,1 a 1,3 metros

Depois que o gesso estiver definido (deve levar várias horas), você poderá começar a aplicar gesso no teto.

Prós e contras de gesso

Antes de decidir qual é o melhor: teto de gesso ou estiramento, vale a pena considerar as vantagens de cada uma das opções para uma sala específica.
O uso do alinhamento úmido é apropriado desde que a diferença de altura não seja superior a 50 mm. Como a mistura de gesso possui uma gravidade específica significativa, rasgar pedaços de um acabamento de gesso pesado pode ser perigoso. Portanto, se a diferença de altura da superfície do teto for grande, recorra ao alinhamento a seco.

Se as falhas de construção são insignificantes, a superfície é quase plana, existem apenas pequenas rachaduras e fendas, a superfície do teto é massa de vidraceiro, aplicando uma camada de 3-4 mm Em casos intermediários, o alinhamento é feito por reboco.

  • força
  • revestimento monolítico
  • respeito pelo meio ambiente
  • lavabilidade
  • nenhum quadro necessário
  • operação longa
  • manutenibilidade
  • faça você mesmo é mais barato que um teto falso,
  • a diminuição da altura da sala é insignificante.

  • espessura limitada do revestimento,
  • algumas habilidades de trabalho são necessárias,
  • Pode ser caro se você envolver estucadores.

A questão do que escolher - gesso ou tecto falso, foi decidida em favor do reboco. Considere a seguinte pergunta.

Como gesso tetos corretamente, a escolha da mistura

A escolha certa do estuque é especialmente importante para rebocar o teto.

As principais coisas que devem ser fornecidas:

  • forte adesão do revestimento à superfície do teto,
  • a solução não deve criar dificuldades durante a aplicação (seja muito pegajosa ou caia da base),
  • a qualidade da mistura deve ser mantida até o início do endurecimento (não é permitido delaminação, início do endurecimento antes da vida útil garantida).

Você também precisa escolher entre a mistura final e a composição de sua própria fabricação. Nas misturas acabadas (os minerais geralmente são vendidos em pó), a composição dos componentes, que inclui todos os aditivos, cargas e aglutinantes necessários, é cuidadosamente selecionada. Composições próprias são muitas vezes mais baratas. Com eles mais problemas, mas sujeitos às regras básicas, essas composições não são inferiores às adquiridas.

O tamanho das frações pode dizer que tipo de SS (mistura seca) o vendedor oferece - massa (frações inferiores a 0,3 mm) ou gesso (até 2,5 mm).

Ao decidir qual mistura escolher, você precisa se lembrar do clima da sala de gesso. Para salas úmidas, compostos simples de gesso não são adequados. Para uma casa de campo, na qual eles vivem apenas no verão, é mais correto escolher composições para fachadas.

À base de cimento

Essas misturas são caracterizadas por baixo custo, alta resistência, versatilidade, resistência à água e durabilidade. Universal, resistente ao gelo. Estas são as vantagens. Das desvantagens - instabilidade às cargas de vibração, um longo período de cura, a solução de endurecimento é facilmente coberta com rachaduras se as regras de preparação da mistura e endurecimento forem violadas.

O principal tipo de cimento usado como ligante é o cimento Portland. Outros tipos também são usados. A cal é frequentemente adicionada à argamassa de cimento para aumentar a ductilidade. Existem também misturas cimento-polímero. Em composições decorativas, o cimento Portland branco pode ser o aglutinante.

A gravidade específica da solução é superior à da mistura de gesso. A espessura máxima da camada aplicada é menor que a permitida para o gesso. Estabelece bem em uma base concreta.

À base de gesso

Provavelmente o tipo mais favorito para estucadores. O gesso se forma muito rapidamente, ganhando força. Entre as vantagens, destacam-se o peso leve do gesso, plasticidade, naturalidade, versatilidade (adequada para a maioria dos materiais de base), retração, boa permeabilidade ao vapor, baixa condutividade térmica, manutenção.

Entre as deficiências, a principal é o medo da água, o ajuste rápido, a baixa resistência ao gelo.
Como adstringente, combina bem com o limão. Existem também misturas de polímeros de gesso.

Argila

O material é barato e natural (você pode escavar quase debaixo dos pés). Comprovado pelo tempo. Sem resíduos (argila seca é fácil de absorver e reutilizar). Cria um microclima confortável na sala. A melhor escolha para acabamentos em tetos de madeira. Absolutamente inofensivo. O gesso de argila pode ser aplicado mesmo à mão. Juntamente com serragem ou palha, cria paredes quentes.

Contras: seca por um longo tempo, e é por isso que a alta umidade é mantida na sala, a camada mínima permitida é de 10 mm e absorve quando é umedecida em abundância.

Composições modernas

As soluções de polímeros, embora caras, são fortes, duráveis ​​e flexíveis. Sua adesão é maior. Adira a quase todos os tipos de substratos. Fácil de instalar, rapidamente ganha força, sem medo de vibração e encolhimento do edifício. Não tem medo de umidade, resistente a substâncias agressivas.

Estes incluem:

Eles geralmente são aplicados com uma camada de até 3 mm, portanto, são adequados apenas para superfícies lisas.

Ferramentas e materiais

Necessita de dispositivos, andaimes e ferramentas:

  • espátula de construção,
  • um conjunto de espátulas, de preferência com alças emborrachadas (aço, borracha, plástico de diferentes tamanhos),
  • governar ou varrer com um nível
  • espátula
  • ralador
  • pincel
  • cordão
  • misturador ou misturador de argamassa,
  • rolo
  • recipientes de seção quadrada ou retangular para a solução (grande volume 15-20l),
  • serpyanka,
  • lixa
  • luvas, máscara ou óculos de proteção, possivelmente um respirador, macacão.

Passamos para a próxima pergunta, não menos importante para iniciantes.

Como remover gesso do teto

Observe que, se o gesso velho adere bem, não perdeu força, não é necessário removê-lo.

Remova o revestimento total ou parcialmente antigo se:

  • desmoronar
  • tudo coberto de rachaduras
  • "Flores" (mofado)
  • não se mantém bem (acontece ao tocar em um som opaco) e pode cair.

Antes de tudo, eles retiram os móveis, cobrem-nos com filme ou outros materiais e desenergizam a sala. Depois de bater com um martelo em toda a área. Parte do revestimento antigo cairá como resultado. Em seguida, o trabalho é realizado de acordo com o plano pretendido.

Manual padrão

Use uma espátula ou formão, machado, martelo. A borda do revestimento é empurrada com uma espátula; então, agindo como uma alavanca com uma espátula, um pedaço de gesso é lascado. Às vezes, um martelo é batido na alça da ferramenta para conduzir a espátula mais profundamente sob o revestimento antigo.

O acabamento de gesso é removido após umedecimento com água morna (use uma escova, pano, rolo). Dê tempo para mergulhar e depois raspe com uma espátula ou raspador.

O acabamento feito em drywall não pode ser aproveitado. Escolha um local ao lado, escolha cuidadosamente a área de acabamento para o drywall. Então, aplicando um ciclo, eles agem de maneira semelhante às técnicas com uma espátula, tentando não danificar o papelão.

O revestimento que se mantém firme é removido com um cinzel e um martelo.

Abordagem mecânica

Como remover o gesso velho, firmemente preso na laje? Ele é removido com um furador, em vez do qual você pode usar uma broca com um bico para cinzelar. Também é usado um moedor (terra a terra).

Usando um moedor, uma camada de gesso é cortada em quadrados e, sucessivamente, cortada com um cinzel e um martelo. O trabalho é duro, empoeirado. Precisa de suporte estável e equipamento de proteção.

Como gesso no teto

Para que rachaduras não apareçam na superfície do reboco, manchas de diferentes origens, não haja áreas de queda, o reboco deve ser feito corretamente.

A espessura da camada de gesso é escolhida de acordo com o tipo de composição, o material de base, o grau de curvatura da superfície do teto.

Portanto, a espessura mínima e máxima da camada para várias misturas é:

  • para mistura de cimento - 10-50 mm,
  • para gesso - 15-25 mm,
  • argamassa de areia e gesso - 10-25 (com uma malha de reforço até 35 mm),
  • para areia-argila - 10-35 mm,
  • para argila-cimento-areia - 15-35 mm,
  • para uma solução decorativa - 10 (eles não recomendam menos para durar mais tempo).

Dependendo do material base:

  • concreto plano - 2 mm (com diferenças - 20 mm, uma grande espessura é feita apenas com reforço),
  • tijolo - 5 mm (para nivelamento - 20-25, com reforço de até 50 mm),
  • betão celular - 2 mm (desnível - 8-15 mm),
  • isolamento com o uso de serpyanka - duas camadas no valor de 25-35 mm (sob o serpyanka 15 mm, acima de 10-20 mm),
  • madeira (duas camadas), a camada superior é de 15 a 20 mm,
  • drywall - 1,5-10 mm.

Preparação de superfície

Papel de parede antigo, tinta, parafusos, pregos e outras peças de metal são removidos. Você também precisa remover a cal, o revestimento de gesso antigo. A superfície está limpa de poeira.

Um iniciante achará útil saber como reparar rachaduras no teto, costuras e outros defeitos. Rachaduras e costuras são costuradas, areia limpa e poeira com uma escova de arame. Após remover a sujeira, aplique um primer de penetração profunda com um pincel. Após esperar 24 horas, é aplicada uma camada de argamassa de cimento, na qual a malha de reforço é incorporada. A solução é aplicada novamente sobre a malha com uma espátula dentada, deixada secar completamente, e uma segunda camada é aplicada.

Vestígios de ferrugem, mofo e fungos são removidos molhando a esponja. Em seguida, tratado com compostos especiais. argamassa de cimento

Preparação de gesso

A composição é preparada imediatamente antes do reboco. As misturas prontas são misturadas antes do trabalho, se necessário, é adicionada água, não excedendo os volumes indicados na embalagem. As misturas secas são vertidas em um recipiente com água derramada (volume especificado pelo fabricante). A mistura é realizada com um misturador até obter uma massa homogênea.

A solução é coberta, deixada em repouso por 20 minutos, misturada repetidamente. Para reboco mecanizado no teto, a mistura é despejada em um compartimento especial. A preparação da mistura ocorre automaticamente.

Reboco de superfície

Existem várias tecnologias pelas quais o reboco do teto é realizado. A mistura é aplicada por revestimento ou espalhamento. Despeje a solução com uma espátula. Se o reboco for realizado sem balizas, a composição será aplicada com uma espátula, manchando a massa na superfície. Tendo aplicado a primeira camada desta maneira, ela é seca. Em seguida, uma segunda camada é aplicada. Quando a solução aplicada endurece, a superfície do teto é lavada. Faça isso com uma esponja úmida, fazendo movimentos circulares sem pressionar.

Camada de acabamento

O teto para a pintura não deve ser apenas liso, mas suave. Poros visíveis que aparecem após a coloração não são permitidos. Se você executar o reboco do teto com as próprias mãos para pintar, a superfície do reboco será coberta com uma camada fina (até 3 mm) de nakryvki ou mistura de acabamento. É mais plástico e sua consistência é mais fina.

Aplique-o com uma espátula ou espátula, segurando a ferramenta em ângulo. Eles esperam até o revestimento endurecer um pouco, nivelado, levando-o com um ralador, removendo o excesso da ferramenta. Essa operação é chamada de rejuntamento de teto. Em locais convexos, a ferramenta é levemente pressionada. Primeiro, eles executam movimentos em uma circular e na próxima etapa - em uma linha reta, sem pressionar. Após o rejuntamento, o gesso do teto para pintura é seco e lixado com lixa.

Instruções passo a passo para rebocar o teto com ilustrações

  1. A primeira etapa: preparamos a sala, removemos a camada de gesso velho, limpamos a superfície, reparamos
  • Nós removemos os móveis da sala, cobrimos o chão com um filme.
  • A sala está desenergizada.
  • Removemos o acabamento antigo (papel de parede, tinta, cal).
  • Removemos objetos de metal (parafusos, pregos). Isolamos os demais com tinta a óleo para que, como resultado do contato com a solução, eles não enferrujem.
  • Lave o mofo, eflorescência, ferrugem com uma esponja molhada.
  • Processamos manchas com ferramentas especiais.
  • Se houver um revestimento de gesso antigo, remova, não se esqueça de colocar óculos, um respirador para proteger os olhos, órgãos respiratórios. Existem várias maneiras de remover um revestimento (veja acima).
  • Limpamos a superfície do pó.
  • Reparamos rachaduras, vedamos juntas e furos nas lajes com argamassa de cimento. Bordamos costuras largas, rachaduras, limpas do pó, escorvando com um pincel, preenchendo espuma ou trapos com uma solução. Gessamos com uma solução com uma malha de reforço (a serpianka não se encaixa).
  • Seque, aguarde até a argamassa de cimento secar.

A qualidade do trabalho preparatório depende da firmeza do revestimento de estuque, bem como da aparência de toda a sala (se rachaduras aparecerão e aparecerão na superfície do local.

  1. Segundo estágio: antes de rebocar o teto, inicie a superfície
  • Preparamos o primer, seguindo as instruções do fabricante.
  • Reunindo o primer no rolo, transfira-o para a superfície preparada, distribuindo-o uniformemente com movimentos retilíneos em uma direção, sem deixar espaços. Onde for difícil processar com um rolo, use uma escova. Esperamos uma secagem completa do primer aplicado.
  • Aplicamos a segunda camada, liderando o rolo na direção perpendicular à aplicação anterior. Dê tempo ao primer para secar.

A preparação da superfície não apenas aumenta a aderência do acabamento de gesso ao piso, mas também fortalece a própria base. Afeta a duração da operação sem problemas, solidez e durabilidade do acabamento.

  1. Terceiro estágio: instale os beacons

A partir desta operação depende de quão suave será a superfície do teto e a aparência de toda a sala. Além disso, determina o consumo de materiais de gesso.

  • A fim de suavizar o teto da sala, definimos o "plano do horizonte do teto", criamos pontos de referência da superfície do revestimento - faróis (veja acima). Temos perfis de metal ou madeira.
  • Fixamos um medidor de nível de laser na parede no ângulo mais baixo do teto. Nele, orientaremos o topo das barras do farol.
  • Usando uma fita métrica e um plano iluminado por um laser, encontramos o ponto mais baixo do teto. Você também pode determinar esse ponto usando um cabo. Marcamos o ponto com um lápis. Será crucial para colocar os faróis em altura. A altura mínima do perfil do farol é de 3 mm, a espessura total do revestimento é de 6 mm. Portanto, a parte superior das tiras deve ficar 6 mm abaixo do ponto.
  • Desenhamos com um lápis na superfície da linha de fixação do farol. Selecionamos a distância entre eles para que não exceda o comprimento da regra menos 20 cm.
  • Para fixar a prancha ao longo da linha, fazemos marcas - argamassas de gesso. Aplicamos um perfil às marcas, recuando-o para que o ápice coincida exatamente com o "plano do horizonte". O excesso de solução saliente acima do perfil é removido com uma espátula. Damos à solução tempo para ficarmos mais fortes instalando o farol na próxima linha.
  • Se a espessura do futuro revestimento exceder 2 cm, instale uma malha de reforço.

  1. Quarta etapa: preparação da argamassa da SS para reboco
  • Despeje em um recipiente quadrado projetado para a solução, água em uma quantidade ligeiramente inferior à indicada na embalagem.
  • Despeje toda a mistura que está na embalagem.
  • Após imergir na mistura a extremidade do bico do misturador, ligue o misturador. Misture o conteúdo do recipiente até que a massa se torne homogênea. Se a massa ficar um pouco grossa, dilua com água na consistência desejada. No mesmo estágio, adicionamos cores se uma solução colorida for necessária.
  • Cubra com um filme ou uma solução mista de tampa. Deixe "insistir" por 20 minutos. Depois misture novamente.

  1. Quinta etapa: reboco da superfície.
  • Começamos a aplicar a argamassa de estuque entre os dois faróis (o primeiro e o segundo da borda, e não entre o canto e o primeiro farol). Encha com uma solução
  • Como os profissionais recomendam aos iniciantes, ao aplicar gesso no teto, primeiro aplicamos uma camada fina de contato e imediatamente sobre ela - a maior parte da solução já emergindo na faixa do farol. O uso de uma camada de contato reduz a quantidade de desperdício (caindo da superfície da solução).
  • A regra pressionada nos faróis, movendo-se em sua direção, estica a solução. O excesso de massa removido pela regra é coletado com uma espátula e enviado para onde a solução não é suficiente. A regra é executada várias vezes até que toda a superfície esteja nivelada.
  • Continuamos o reboco do teto ao longo dos faróis de maneira semelhante, até que seja possível rebocar toda a superfície. Para nivelar a solução entre o farol extremo e a parede, a regra repousa em dois faróis próximos.
  • Molhe a esponja com água, umedeça a superfície da solução apreendida (realizamos a esponja sem pressionar).
  • Brilho com uma ampla superfície de espátula.
  • Colocamos os faróis com uma espátula, removemos as tiras da solução.
  • Enchemos as ranhuras com uma solução, nivelando com uma ampla espátula. Também úmido e brilhante. O reboco em e está concluído.

É possível reboco mecanizado no teto

Facilitar o reboco de tetos usando a mecanização. Para o reboco mecanizado do teto e das paredes, são utilizadas misturas prontas especiais, uma vez que o endurecimento comum é muito rápido, não é plástico o suficiente e é propenso a grudar nas paredes dos tanques, entupindo o bico. O reboco da máquina é feito de uma só vez. Após a aplicação da mistura, o alinhamento é feito manualmente.

Tetos relativamente planos

Tetos relativamente uniformes são rebocados em várias camadas (em duas, às vezes três). Nesse caso, uma das camadas pode ser parcial (reboco seletivo de gesso), a segunda - necessariamente cheia. Se a espessura da camada for superior a 1 cm, é usado reforço. A malha é fixada à superfície com tensão antes do reboco. Deve estar dentro da camada de gesso.

Tetos com grandes irregularidades

Se a superfície do teto apresentar grandes irregularidades (mais de 2 cm), faça o reboco do teto nos faróis. A composição é aplicada com uma espátula (usando uma ferramenta de largura média) para que a mistura se projete acima dos faróis. Movendo a regra em um padrão em zigue-zague, nivele a mistura. Os excedentes são removidos da regra e derramados em áreas que precisam ser reabastecidas. A regra está se movendo em direção a si mesma.

Tetos em madeira

Para rebocar um teto de madeira, você precisa se preparar com antecedência. Duas camadas de retalhos são recheadas no teto ou uma malha de metal com células de 10x10 cm, sem a qual a camada de gesso se quebra e adere fracamente à madeira.

Cada uma das duas camadas aplicadas é seca. O primeiro é imposto para que se levante um pouco acima da telha. As camadas são suavizadas com uma espátula.

Como rebocar um teto de gesso com suas próprias mãos

Drywall em si é um material de acabamento final. No entanto, juntas, chapéus de unhas podem aparecer após a pintura ou o adesivo do papel de parede. O teto da placa de gesso é nivelado com a aplicação de uma cobertura de costura com costuras. A espessura da camada é feita não mais que 15 mm.

Reboco para isolamento de teto

Às vezes, folhas de isolamento (geralmente poliestireno expandido) são fixadas na superfície do teto para isolamento. Em seguida, o reboco do isolamento é realizado em duas etapas. Primeiro, a superfície do isolamento é preparada. Em seguida, em uma cartilha seca, é aplicada uma camada de uma mistura mais líquida, sobre a qual é aplicada uma rede de tinta, pressionando-a levemente na camada. As folhas de malha se sobrepõem. Após a primeira camada secar, a superfície é preparada novamente e, após a secagem do solo, é aplicada uma segunda camada de uma solução mais viscosa. Com essa camada, eles funcionam como de costume.

O uso de gesso decorativo

O teto com estuque decorativo é difícil devido à inconveniência da situação, mas não à técnica. As técnicas utilizadas são as mesmas do reboco decorativo das paredes. Iniciantes devem praticar nas paredes. Mas se houver uma experiência bem-sucedida, por que não tentar fazer o mesmo com o teto?

Comece em qualquer canto da sala, colocando uma faixa ao longo da parede. Para evitar que a solução voe, espalhe-a imediatamente no teto. Aplique o padrão da maneira selecionada. Após o reboco, o acabamento é seco. Se a composição decorativa não estiver manchada, o próximo passo será esmerilar e pintar o teto (você também pode realizar a depilação).

Fabricantes e Consumo

Como regra, é difícil para um iniciante orientar corretamente, do que rebocar, qual reboco é melhor. Portanto, é mais fácil confiar nos conselhos de estucadores profissionais, bem como na reputação merecida pelas marcas populares. Por exemplo, são dignas de nota as misturas das empresas Ceresit, Knauf, Volma, Bolars, Prospectors e Plitonit.

Para que o trabalho de reboco não precise ser interrompido devido à falta de materiais de construção, a quantidade aproximada do reboco de nivelamento necessário e da massa para o teto é calculada com antecedência. O consumo de gesso é calculado por uma fórmula simples, multiplicando a área do seu teto pela espessura média do revestimento. O valor médio da espessura é obtido somando as medições em vários pontos ao longo dos faróis e dividindo a soma pelo número de pontos medidos.

O número resultante é aumentado (em reserva) em 20%. Isto é para iniciantes. Os profissionais aumentam em 5%. Divida o volume da mistura que você precisa por 100, você obtém o número de quadrados condicionais (camada de 10 mm de espessura). Além disso, concentrando-se nos dados dos fabricantes, eles calculam o número de embalagens da mistura que você precisa comprar para nivelar o teto com reboco. Para reboco mecanizado do teto, o consumo é um pouco menor. Nossa calculadora de calculadora de nivelamento on-line o ajudará em seus cálculos.

Erros permitidos no trabalho

Um erro particularmente comum é o não cumprimento da tecnologia de gesso no teto. O resultado pode ser o aparecimento de trincas por contração, inchaço, queda de pedaços do revestimento, baixa resistência. Se o gesso cair, a causa pode ser a má adesão ou juntas e rachaduras mal vedadas.

Manchas em gesso colorido podem aparecer como resultado de interrupções ou aquisição de composições de diferentes lotes. Rachaduras de contração podem ocorrer devido a correntes de ar durante a secagem ou clima muito quente.

Reparação e manutenção de revestimento

O cuidado com gesso é fácil. A superfície de muitos compostos modernos pode ser lavada com um pano úmido, esponja ou uma escova macia. Se em algum local o gesso estiver danificado, ele poderá ser reparado com uma composição apropriada. Antes do reparo, o local é pulverizado e preparado. Em seguida, a mistura é aplicada com uma espátula, nivelada.

Este artigo responde a várias perguntas que um iniciante tem no início do trabalho de reparo. Para responder à principal - "como rebocar o teto?" impossível, sem responder a perguntas mais específicas, por exemplo, “qual é o melhor teto, estiramento, placa de gesso ou gesso?”, “qual é o melhor de misturas de gesso - gesso ou cimento?” Esperamos que, depois de ler o artigo, você tenha aprendido todas as coisas mais importantes sobre como rebocar o teto. Informações ausentes, por exemplo, sobre coloração, podem ser encontradas em outras páginas do site.

Aplicação e nivelamento de gesso no teto

Nesta fase, cabras de construção estáveis ​​com uma grande área entre elas serão necessárias para operar. Das ferramentas - uma pequena espátula e um falcão de construção - uma plataforma com uma alça.

Dilua a mistura de gesso selecionada estritamente de acordo com as instruções. A solução deve ser homogênea, sem grumos. Uma solução é aplicada ao falcão do tanque e, em seguida, é colocada em porções no teto com uma pequena espátula. Provavelmente, é mais conveniente enviar a solução com um movimento agudo do pincel, mas você pode simplesmente "lubrificar" a solução no teto. Aqui, todo mundo escolhe seu próprio método.


Preenchemos o espaço entre os faróis com uma solução

A distância de um farol para outro é preenchida com gesso. A largura desta faixa para começar é de 50 a 60 cm. Ao assentar, não atinja uma superfície uniforme. É preenchido com pinceladas caóticas.

Nós seguimos a regra, descansamos nos faróis, movemos em nossa direção, balançando de um lado para o outro. Com esse movimento, uma certa quantidade de solução permanece na barra.


Nós seguimos a regra, começamos a nivelar

Nós a removemos com uma pequena espátula e a enviamos para o teto - para a parte não preenchida ou onde os caroços são encontrados. Depois de preencher os buracos, traçamos novamente a regra. Estas são as técnicas básicas de reboco do teto, repetimos até o local ficar plano.


Estique várias vezes, enchendo os caroços

Então, gradualmente, uma faixa é preenchida, depois a segunda, e assim - todo o teto. Deixamos secar por 5-8 horas.

Remoção de faróis e fechamento de ferrugens

Quando a solução estiver endurecida, mas ainda não seca, os faróis serão retirados. Se você deixá-los, o metal começará a ferrugem, manchas de ferrugem podem aparecer no teto.


Depois de remover os faróis, as ferrugens permanecem, elas são fechadas com uma solução

As ferrugens deixadas depois que os faróis são preenchidos com a mesma solução, são niveladas no mesmo nível do plano do teto usando uma espátula larga. Não faz sentido usar derretido - é muito longo. Depois disso, pode-se considerar que o reboco do teto é feito com suas próprias mãos. Resta esperar para secar completamente. Demorará de 5 a 7 dias - dependendo da composição.