Cortinas

O que são as persianas - dia e noite

ver todos os tecidos econômicos para estores Zebra (diurno)

Tecidos de 1ª categoria

ver todos os tecidos da 1ª categoria para persianas Zebra (diurno)

Tecidos da 2ª categoria

ver todos os tecidos da 2ª categoria para persianas Zebra (diurno)

Tecidos da categoria 3

ver todos os tecidos da 3ª categoria para persianas Zebra (diurno)

Tecidos de luxo

ver todos os tecidos de elite para persianas Zebra (diurno)

O que são cortinas de zebra?

Por seu design, as persianas de tecido diurnas se assemelham às persianas comuns, mas não consistem em uma única, mas em um tecido duplo jogado sobre o eixo e o mesmo tecido que as persianas e persianas do mecanismo de corrente. Inicialmente, as persianas diurnas foram projetadas especificamente para janelas de plástico, mas hoje elas também fazem estruturas de janelas de madeira.

É assim que as cortinas de zebra ficam do lado

A Noite diurna difere do rolo de cortinas que é habitual para nós, pois a cortina que fecha a janela não é uma tela contínua, mas uma série de faixas horizontais transparentes e opacas da mesma largura. As tiras são conectadas termicamente uma à outra. As cortinas de rolo prontas são tratadas com impregnação de Teflon, graças às quais adquirem propriedades repelentes de poeira e antiestáticas.

As tiras à prova de luz para cortinas de enrolar duplas Day Night são feitas de tecidos naturais e sintéticos com uma textura densa (geralmente poliéster). As faixas transmissoras de luz são feitas de malha densa, tule, véu ou organza. Eles podem ser foscos, brilhantes, metalizados, lisos e com um padrão.

As persianas zebra (outro nome para essas cortinas listradas originais) desempenham simultaneamente a função do tule e a função das cortinas. Sua principal característica distintiva são três modos de ajustar o fluxo luminoso:

  • Depois de puxar a corrente, o tecido começará a rolar. Quando faixas densas se sobrepõem a transparentes, a luz da rua deixa de entrar na sala pela janela.
  • Para olhar pela janela, não é necessário levantar a cortina inteira, basta deslocar levemente as listras. Nesse caso, a iluminação da sala ficará suave, como se estivesse abafada.
  • Se você rolar a tela para que o mesmo tipo de listras coincida completamente, a luz do sol entrará livremente na sala.
A foto mostra um bom exemplo de como você pode controlar a iluminação da noite para a luz do dia usando persianas Zebra

Pelo mesmo princípio, há uma mudança na iluminação natural com a ajuda de persianas horizontais. Talvez seja por isso que essas cortinas geralmente não sejam cortinas durante o dia e cortinas enroladas durante o dia. Além disso, enrolando essas cortinas no eixo, elas podem ser completamente levantadas ou abaixadas até o peitoril da janela. Esta é a principal semelhança com persianas. Bem, eles lembram cortinas comuns pelo fato de serem feitos de tecidos das mais variadas cores.

Variedades de projetos de sistemas diurnos e noturnos

O design das persianas Zebra Day Night pode ser fechado e aberto.

Os sistemas fechados (cassete) são mais convenientes, mas também mais caros. Nesse caso, o eixo está oculto em uma caixa de plástico ou alumínio, os agentes de ponderação são fixados nas bordas inferiores das cortinas e os trilhos estão localizados nas laterais da estrutura, garantindo um ajuste firme da cortina à janela. Graças a eles, quando a cortina é fechada, a luz é completamente eliminada, as pinturas não saem e toda a estrutura parece esteticamente agradável.

Cortina de enrolar dia-noite - foto da parte superior do sistema fechado

Zebra de persianas roladas com um sistema aberto - uma opção de persianas com orçamento limitado Day Night. O tecido, neste caso, é enrolado em um eixo descoberto e não é fixado lateralmente. Como resultado, a cortina trava livremente, mas sobe e desce sem nenhum esforço.

Dia aberto às cegas

Dica. Para não danificar a corrente, tente levantar e abaixar as persianas suavemente, sem puxar.

As persianas mini-cassete são a versão mais compacta do estore com sistema fechado, fixado nos caixilhos das janelas. A caixa que oculta o eixo mais frequentemente simula visualmente o material do qual a janela é feita, e parece que a cortina é construída diretamente na estrutura.

Os sistemas fechados e abertos, dependendo do tamanho e da ideia do projeto, podem ser fixados no teto, parede, abertura de janela ou diretamente nas janelas de batente.

Muitas pessoas confundem conceitos como persianas e pregas dia a noite. Plissado - o material tecido ou não tecido, feito de cortinas plissadas, montado em dobras horizontais estritas do tipo acordeão, das quais as cortinas plissadas são feitas, é um único tecido contínuo. Portanto, eles não podem regular a iluminação como persianas, são um tipo independente de decoração de janela e não podem ser considerados uma das modificações das cortinas diurnas.

Um exemplo de persianas duplas plissadas dia e noite, que geralmente são confundidas com persianas

Como cuidar de cortinas diurnas e noturnas

O design exclusivo e o acabamento de alta qualidade permitem que o Rolshtora Day Night sirva por muitos anos sem perder sua apresentação original, se algumas regras simples forem seguidas ao cuidar deles:

  1. Para manter a limpeza das telas, é suficiente remover a poeira delas com um pano macio e seco durante a limpeza semanal regular.
  2. O aspirador pode danificar o tecido ou apertar as correntes do mecanismo de elevação e é indesejável usá-lo.
  3. Para limpar a cortina na noite, a zebra com um pano úmido só deve estar quando aparecerem pontos visíveis estáveis. Para secar o tecido mais rapidamente, ele deve estar completamente destorcido.
  4. Para remover manchas, use uma esponja embebida em uma solução suave com sabão. Com a ajuda deste, umedeça bem o local sujo, deixe-o desta forma por um tempo e depois enxágüe a solução com água limpa. Se a mancha não desaparecer, repita este procedimento novamente.
  5. Detergentes agressivos que contêm cloro e pós abrasivos não precisam ser usados. Eles podem danificar a textura e a cor do tecido.

Dica. Para janelas dimensionais, as persianas Day Night com armação de metal são mais adequadas. Os prendedores de plástico não são muito duráveis ​​e dobram sob carga pesada.

As cortinas Day-Night ficam ótimas em muitos interiores populares hoje em dia: clássicos modernos, minimalismo, alta tecnologia, loft. Cortinas, cortinas e cortinas romanas combinando adequadamente em um par ajudarão a harmonizá-las em outros estilos de interiores. Esses sistemas de iluminação exclusivos, criados com tecnologias avançadas, tornarão sua casa ainda mais funcional e confortável, além de deliciar-se dia e noite.

Princípio de operação

O Rolshtora contém pequenos recursos de cortinas clássicas e persianas padrão. Em uma situação de persianas, o princípio de operação envolve enrolá-las em um eixo, fechando a abertura da janela. E no sistema de rolo dia e noite, as faixas da tela permanecem no mesmo plano.

A parte escura será um obstáculo ao sol, mas, no entanto, passa a luz do sol através das zonas de luz. Se necessário, você pode elevar o produto e a luz do sol encherá a sala.

Materiais e tecidos

Tipos de tecido para persianas.

  1. Algodão + Poliéster. Ao misturar dois componentes diferentes, algodão natural e poliéster sintético, o desenvolvedor criou um material que é universal em propriedades técnicas e operacionais.
  2. Tecido "Pele". Trata-se de um bi-tecido constituído por fibra de vidro plastificada e cloreto de polivinil, cuja porcentagem é de 36 a 64.
  3. Queimado artificialmente. Na sua criação estão fibras sintéticas e naturais. É chamuscado devido ao processamento parcial do material na fase de produção por ácidos solúveis.
  4. Apagão Pertence a tecidos noturnos, pois é fabricado a partir de fibras sintéticas densas.
  5. Cetim + Poliéster. Em alguns casos, a camada externa dessas persianas é tratada com acrílico resistente.

Estes são materiais populares para a fabricação desses produtos. Cada um é caracterizado por maior resistência ao desgaste e facilidade de manutenção.

Sem exceção, as cortinas são divididas em tipos. Eles não são apenas um item de decoração da moda, mas uma coisa funcional.

Ao ar livre

Um dispositivo semelhante consiste em um eixo com um tecido denso, um mecanismo e uma cinta. Os produtos são criados em diferentes diâmetros, o elemento principal, o tipo de tecido e a forma. Além disso, cada cortina tem exatamente a mesma funcionalidade.

Ao escolher um tipo aberto, não esqueça que quanto maior o produto, maior o diâmetro do eixo.

Mini system

Nesse caso, uma cortina é instalada em cada faixa. A vantagem é que esse fixador não requer a perfuração prévia de um quadro, todos podem lidar com um “mini” fixador.

Para que no futuro o pano do filtro não caia, a área inferior da guia deve ser metálica. Ou uma opção simples para fixar o ímã na parte inferior.

Para o teto

Como regra, produtos de design semelhante não são longos, tocam um pouco o peitoril da janela. Mas existem opções que cobrem toda a abertura da janela e caem de 10 a 20 centímetros abaixo do parapeito da janela.

Esses tamanhos são suficientes para proteger a sala da luz solar direta e de olhares indiscretos.

Para o quadro

Como pendurar rolshtora dia-noite? Dependendo do tipo de persianas, é determinado o tamanho do recuo. Isso é feito facilmente a partir do topo da moldura da janela, onde as persianas serão montadas.

Então a montagem é montada. Esses produtos têm duas variedades de fixação - parafusos auto-atarraxantes e fita de construção dupla face.

Parafusos auto-roscantes

Os bicos de metal são montados na moldura da janela e parafusados ​​no orifício de montagem já feito com dois parafusos autoatarraxantes. As travas dele são presas ao eixo das persianas durante o dia e depois são empurradas para os bicos padrão, após uma leve pressão manual.

O processo de instalação é concluído protegendo as tampas decorativas dos bicos.

Fita dupla face

Bocais especiais são instalados nos suportes. A base é tratada com álcool para desengorduramento. A fita adesiva é aquecida com um secador de cabelo elétrico, uma película protetora é removida e colada à superfície da moldura da janela por forte pressão.

Esse sistema é conveniente e ganha popularidade, pois permite que você não "fira" janelas perfurando.

Em qualquer sala dos rolos, sujeira e poeira se acumulam constantemente. Este processo não pode ser evitado ou enfrentado, mesmo que a anfitriã faça regularmente a limpeza úmida em casa.

As cortinas padrão precisam ser removidas, são longas e pouco práticas e você deve lavá-las regularmente. Uma vantagem significativa é que eles não precisam de cuidados especiais. Você precisa limpá-los duas vezes por semana com um pano úmido.

Você não pode lavar as cortinas da Zebra em uma máquina de lavar roupa nem aspirá-lo. As persianas da zebra podem ser tratadas com um líquido repelente de poeira especial, mas é melhor confiar esse negócio a profissionais.

Prós e contras

Um produto têxtil chamado Day-Night tem muito mais recursos e vantagens sobre as cortinas padrão. É adequado para qualquer sala, fácil de cuidar e funcional.

Mesmo na fase de produção, alguns tecidos são tratados com acrílico e líquido repelente de poeira, o que minimiza os cuidados.

Devido às peculiaridades de alternar faixas escuras e claras de material de densidade diferente, as cortinas permitem definir o nível desejado de luz natural na sala em questão de minutos.

Se você escolher persianas para o design da sala, elas darão mais aconchego e conforto, encantarão os proprietários. Para o design de uma sala no estilo do minimalismo, as persianas serão uma excelente opção, assim como no estilo japonês e de alta tecnologia.

O rolshtora único e conciso terá que ser colocado no escritório ou em outro local público. Essas são suas principais características.

Mas existem algumas desvantagens. Isso inclui principalmente o custo muito alto do produto.

O que são as persianas dia e noite?

Esse tipo de cortina costuma ser chamado de "zebra" - ao contrário das persianas comuns, elas têm listras translúcidas e opacas alternadas. Esse efeito é criado devido a dois tipos diferentes de tecidos na tela, lançados sobre o rolo.

Graças a essas listras, as cortinas diurnas regulam perfeitamente a quantidade de luz do sol na sala.

Você pode facilmente abrir a cortina completamente por um dia, diminuir as luzes; se sair de casa, ocultar a luz brilhante das luzes da noite antes de ir para a cama. Outra característica deles é que não é necessário levantar completamente a tela ou movê-la para o lado para olhar para a rua, para isso basta combinar duas faixas transparentes.

O princípio de operação de cortinas "zebra"

Rolshtora não é um mecanismo tão complexo como pode parecer à primeira vista, mas é muito funcional.

Existem vários tipos de mecanismos para eles:

  • cassete montada no perfil e a cortina se abre graças a um cassete de alumínio que se move ao longo da guia,
  • a mola, onde a cortina se fecha e se abre devido a um pequeno efeito no mecanismo, tem uma vida útil curta,
  • corrente, na qual a cortina é enrolada em um tubo com grampos e se move usando uma corrente,
  • automático com acionamento e controlador elétricos, com os quais é possível abrir e fechar remotamente cortinas.

O design de qualquer cortina de rolo também possui a própria folha e uma linha de prumo, que não permite que o tecido se desenvolva em rascunho e amasse durante a operação.

As cortinas "dia e noite" costumam ser feitas com uma corrente ou mecanismo automático, o que é muito conveniente para uso em qualquer ambiente.

Muitos modelos podem ser fixados na abertura e no teto ou na parede perto da janela. Uma variedade de opções permite combinar persianas com tule na cortina ou outros tipos de cortinas.

Variedades de cortinas enroladas "dia e noite"

Dependendo de como você deseja consertar as persianas e para qual janela usar, vale a pena escolher um ou outro tipo de cortina. No total, várias de suas variedades são distinguidas:

  1. Aberto - representa um eixo com um pano enrolado e um mecanismo de abertura conectado,
  2. Cassete - nesta modalidade, o eixo com o tecido está oculto sob uma caixa de forma semicircular ou retangular. Toda a estrutura parece muito elegante e moderna,
  3. Mini - tem a mesma caixa, mas tem as dimensões da abertura e está montado no seu espaço, e não acima da janela,
  4. Rollo - aqui a cortina se move ao longo das guias laterais. Esse tipo de design é mais frequentemente usado para clarabóias, porque elas não "penduram" de uma superfície inclinada,
  5. Rolo grande - usado para decorar grandes janelas, vitrines, etc.

Cada uma dessas opções pode ser usada em casa, no escritório, em um café ou loja. Uma ampla seleção de estampas e cores ajudará a criar a atmosfera certa em todos os cômodos, por exemplo, para adicionar aconchego no quarto ou enfatizar a severidade das linhas no escritório.

Materiais de cortina de rolo duplo

Quanto aos materiais de construção e mecanismos, os fabricantes preferem plástico de alta qualidade. São obtidas peças práticas e baratas, que podem ser facilmente substituídas por você mesmo em caso de quebra da cortina do rolo.

Mas a escolha de tecidos neste caso é importante. Os mais usados ​​são linho, seda, poliéster, algodão, viscose, tule.

Obviamente, os tecidos sintéticos são mais frequentemente usados ​​porque são mais fáceis de cuidar. Sintéticos também são adicionados aos materiais naturais para melhorar suas qualidades. Antes da instalação em qualquer rolo, qualquer tecido é revestido com impregnação de Teflon, o que lhe confere propriedades antiestáticas.

Se você é fã de respeito ao meio ambiente, peça alfaiataria de cortinas feitas de tecidos naturais. Mas vale a pena considerar que, com uma escova simples, eles não podem mais ser limpos.

Cortinas "dia-noite" no interior

Para que essa opção de cortinas seja adequadamente baixada para o interior, é importante escolher a cor certa e não apenas a variedade e o design.

Aqui estão algumas dicas de cores para diferentes salas:

  • é melhor deixar cores suculentas e brilhantes (limão, laranja, amarelo etc.) na cozinha ou na sala de jantar. Tais tons despertam apetite, ajudam na manhã a acordar mais rápido, aumentam o humor,
  • no quarto, é melhor colocar cortinas de tons mais suaves, cores pastel. Isso é especialmente verdadeiro nos casos em que a cortina ocupa um espaço central no design da parede com a janela,
  • para salas de estar, a escolha da cor pode ser qualquer, o principal é que ela se adapte ao estilo específico do interior,
  • no berçário, você pode dar vazão à sua imaginação e escolher cortinas com estampas brilhantes, por exemplo, seus heróis favoritos dos desenhos animados ou pequenos animais fofos.

Quanto às instalações do escritório, é melhor escolher versões monocromáticas de persianas ou, novamente, tons mais calmos.

As impressões se encaixam perfeitamente, não apenas nos quartos das crianças. Se o seu quarto pensa em um determinado tópico, ele pode ser enfatizado com um ou outro padrão nas cortinas "dia-noite".

Cuidados com as cortinas de rolo

O cuidado adequado e oportuno das cortinas “dia e noite” ajudará a prolongar sua vida útil, preservar sua aparência e salvar o ambiente da poeira.

Dicas de cuidados com as cortinas de rolo:

  1. Ao lavar janelas, as cortinas devem ser levantadas até o fim e não abaixadas até que a janela esteja completamente seca,
  2. Para limpar a tela em si, não é necessário removê-la da janela,
  3. A poeira é facilmente removida com uma escova macia ou um bico especial no aspirador,
  4. Sujeira e manchas podem ser limpas com uma esponja comum embebida em água e sabão. Após a limpeza, a área contaminada deve ser lavada com uma esponja com água limpa e deixada para secar,
  5. Não esfregue, esmague, torça e use produtos de limpeza abrasivos ou esponjas duras.

Basta limpar a base plástica das cortinas de zebra com um pano úmido para remover a poeira.

Dicas de seleção de cortina de zebra

Para não se confundir com a escolha do fabricante e modelo ao comprar cortinas "dia e noite", basta seguir dicas simples de especialistas.

Ao comprar, é importante considerar:

  • tamanho e tipo da janela - por exemplo, para abas, persianas com guias laterais são mais adequadas,
  • a cor e o material do tecido devem ser combinados com o estilo do interior da sala,
  • no escritório e em outras salas lotadas, é melhor instalar cortinas de rolo cassete, pois, sob a caixa, o tecido mantém sua aparência atraente por mais tempo.

O passo mais difícil, por via de regra, é a escolha do tecido para persianas. Analisaremos as opções possíveis com mais detalhes:

  • linho - um tecido liso com brilho fosco, em regra, na produção moderna as fibras sintéticas são tecidas em tecido de linho,
  • seda - tecido macio, macio ao toque com tons brilhantes,
  • o poliéster também é um tecido macio e leve, cuja composição de fibras de outros tecidos é frequentemente adicionada para dar certas propriedades ao produto final,
  • algodão - tecido forte, mas ao mesmo tempo leve e respirável,
  • a viscose é um material leve e denso que também é frequentemente combinado com outros tecidos naturais ou sintéticos,
  • O tule é um tecido translúcido quase sem peso usado para criar listras leves nas cortinas diurnas e noturnas.

Entre as persianas vendidas nas lojas, é improvável que você encontre um modelo com uma tela 100% natural. É melhor costurar essas cortinas em ordem, discutindo o resultado desejado com a empresa com antecedência.

Como montar cortinas de rolo com suas próprias mãos

Instalar persianas na janela não é a tarefa mais difícil. Se você souber como manusear uma chave de fenda e fita métrica, não haverá problemas.

O processo de instalação começa com a marcação. Existem várias nuances a serem consideradas:

  1. Se a cortina se sobrepuser à abertura da janela, em ambas as bordas a estrutura deve ultrapassar a abertura em 4 a 5 cm. Na borda inferior, a abertura deve ser fechada em cerca de 10 cm com um pano,
  2. Ao instalar as cortinas dentro da abertura, suas bordas, pelo contrário, devem recuar alguns centímetros das bordas da abertura nas laterais e na parte inferior.

Descrição do processo de instalação de cortinas enroladas "zebra":

  1. Antes de tudo, marcamos de acordo com as medições anteriores. Nesse estágio, é melhor verificar tudo novamente, pois refazer os furos dos fixadores pode ser problemático,
  2. De acordo com a marcação, são feitos furos, buchas são inseridas neles,
  3. Os suportes são parafusados ​​nos orifícios obtidos nos parafusos,
  4. Do local onde está localizada a cadeia reguladora de persianas, são medidos 12 cm e, em seguida, é instalada uma fixação adicional neste local,
  5. O design é instalado na lateral do mecanismo de controle. Um clique neste caso indica a exatidão das ações,
  6. No último estágio, a rede é corrigida e a operação correta do sistema diurno é verificada.

Essa é a maneira mais fácil de instalar essas cortinas - mesmo um iniciante pode lidar com isso. Se você comprou persianas com um sistema de fixação mais complexo ou uma cortina grande e não tem certeza de que pode instalá-lo corretamente na janela, a decisão certa seria procurar a ajuda de especialistas.

Como montar estores rolantes, veja o nosso vídeo:

Onde comprar persianas diurnas e seus custos

Outra maneira comprovada de não cometer erros na escolha de persianas de alta qualidade - prestar atenção aos fabricantes recomendados no mercado.

As cortinas mais populares "dia e noite" das empresas Tanova, Artuel, Design De Rolos, Vidella.

Esses fabricantes prestam muita atenção à qualidade do tecido, aos mecanismos de acabamento e ao design das cortinas.

Não hesite em pedir aos vendedores certificados de qualidade para seus produtos - isso ajudará a garantir a segurança e a confiabilidade das persianas, além de garantir que o fabricante não se recuse a substituir as mercadorias no caso de um casamento ou um colapso rápido.

Você pode comprar persianas "zebra" em vários hipermercados de construção, bem como em lojas on-line diretamente do fabricante. Em média, o custo desses modelos é 1500-3000 rublos dependendo da complexidade do design, da qualidade do material e da fama da marca.