As cortinas da cozinha em estilo provençal são uma das maneiras mais populares de decorar um lugar favorito da casa. Tais produtos são adequados para famílias que amam um ambiente aconchegante e descontraído. O estilo de decoração de interiores proveniente de vilas francesas distantes, transmite toda a essência da vida provincial.
Ao projetar uma cozinha no estilo provençal, é dada muita atenção à escolha dos tecidos. Essa direção é caracterizada por tecidos naturais de cores claras, padrões florais suaves e estampas temáticas, bordados à mão, estampados.
Os princípios básicos do estilo provençal
Para escolher as cortinas certas do estilo Provence para a cozinha, você precisa conhecer suas principais características. Provence é ternura, cores calmas com detalhes brilhantes, simplicidade rústica e conforto.
- Os móveis em Provence estão presentes exclusivamente em madeira maciça e são feitos de maneira a criar uma sensação de antiguidade na decoração.
- As paredes são muitas vezes deixadas de gesso ou em forma de alvenaria, mas em apartamentos modernos eles ainda recorrem ao papel de parede.
- Elementos de decoração adicionais enfatizam a ternura do humor provençal, são vasos de flores, relógios antigos, panelas de barro.
- As cortinas de estilo Provence para a cozinha desempenham um papel importante. Costuma-se costurá-los a partir de tecidos naturais com padrões escuros de flores de lavanda francesas, pequenas rosas.
- A paleta de cores da cozinha Provence é significativamente diferente de outras áreas modernas. Tons de branco, bege, marrom e brilhantes de lilás, lilás ou azul contrastando com eles enfatizam a naturalidade do estilo e sua proximidade com a natureza.
Cortinas deliberadamente queimadas, móveis de madeira e decoração - esses são os principais componentes da bela Provence francesa.
Sutilezas na escolha de tecidos
As cortinas para uma cozinha aconchegante em estilo provençal não exigem cortes elaborados e decorações adicionais. Geralmente, são telas retangulares emolduradas nas bordas com babados do mesmo tecido ou renda de algodão. Os lambrequins superiores, a montagem e os ganchos complementam a imagem das cortinas leves e descontraídas.
Para qualquer cozinha, e em particular para provençal, as cortinas até o peitoril da janela são consideradas as mais práticas. Isso não significa que essas cortinas parecerão chatas e inacabadas. Toda a beleza é deliberadamente estabelecida como um material ou padrão em um tecido. Pequenos padrões florais, frutas maduras ou vegetais, os motivos da vida rural, são o que realmente transmite toda a essência das aldeias francesas.
Como a Provence vem de uma província onde toda a vida é construída com produtos naturais, matérias-primas, sentimentos genuínos pela natureza e pelas pessoas, o interior também inclui materiais exclusivamente naturais. As cortinas da cozinha são adequadas de algodão, linho, batiste ou chita estampada. Esses tecidos transmitem bem a luz solar, não emitem substâncias tóxicas, são fáceis de cuidar e duráveis. Queimando ao sol, eles serão ainda mais parecidos com a idéia da Provence francesa.
Apesar de tudo isso, a Provence poderia muito bem usar materiais sintéticos, como um véu, chiffon. Eles são muito leves e formam dobras exuberantes e arejadas durante a montagem. Bordados feitos à mão ou galhos artificiais de lavanda ou outras flores delicadas irão decorar o material monofônico.
A escolha de cortinas para a cozinha depende inteiramente do design geral do interior e da área da sala. O tecido para cortinas pode ser combinado com móveis e outros tecidos, como toalhas de mesa, guardanapos e travesseiros no sofá da cozinha. Paredes sólidas serão decoradas com cortinas florais e tecidos xadrez. As cortinas Provence com um padrão impresso ou com bordados feitos à mão parecem elegantes, esses produtos oferecem um bônus adicional no design da cozinha.
Os padrões pequenos são adequados para qualquer cozinha do tamanho maior, mas é melhor não usar em grandes estandartes em salas pequenas, pois isso atrapalha o interior e reduz a área já pequena.
Se toda a cozinha estiver decorada com cores vivas, com a presença de uma decoração floral diferente, as cortinas coloridas com a imagem de rosas ou lavanda serão demais. Cortinas simples de tons claros de azul, turquesa, lilás ou até branco ou bege trarão frescor e leveza.
A cozinha com janelas do sul será presenteada com cortinas frias dos mesmos tons frios. E as janelas do norte aquecerão as cortinas em amarelo, laranja ou vermelho.
Escolhendo cortinas simples em estilo provençal para a cozinha, elas podem parecer chatas e discretas para você. Lambrequins ondulados podem facilmente resolver essa situação e, para agarrar, use cordas incomuns com borlas ou fitas de renda. Na Provence, uma abundância de babados e babados é bem-vinda, trazendo leveza e um clima festivo ao interior.
Lembre-se: Provence não aceita jóias de metal grosso para cortinas e tecidos com salpicos metálicos.
Para cozinhas em estilo provençal, as cortinas em estilo café são perfeitas. Estas são cortinas duplas, incluindo a parte superior do lambrequin e a cortina inferior fixada no centro da janela em uma cornija ou em um fio esticado.
O estilo provençal é leve e elegante; portanto, as cornijas de metal forjadas adicionam apenas grossura e peso a um interior tão fácil, mas fixadores de madeira ou plástico, com uma cor de madeira, não são adequados para mais nada neste design.
Uso personalizado de cortinas
O design da cozinha provençal gosta muito de uma variedade de soluções têxteis. Isso se aplica não apenas a móveis e janelas; as agulhas francesas criaram cortinas para decorar aparadores antigos com portas de vidro, mas isso foi feito inicialmente não por uma questão de beleza, mas para esconder o conteúdo dos armários dos olhares indiscretos. Além disso, pequenas cortinas ajudaram as donas de casa cujos armários da cozinha perderam suas portas. Essas opções de cortina são montadas em linhas ou arames de pesca bem esticados.
Se você levar em conta nossas recomendações para o design de cortinas no estilo da Provence, a cozinha da sua casa se tornará o local favorito das famílias. A atmosfera acolhedora criada pela harmonia de cores e materiais proporcionará uma sensação de conforto e aconchego.
Para inspiração, consulte a nossa galeria de fotos de cortinas no estilo de Provence para a cozinha.
Recursos de estilo
Provence é a simpatia, leveza e romance de uma vila francesa. Ele é mais arrumado e mais modesto que seu irmão, Shebby-chic, mas também gravita a uma abundância de decoração. Aqui estão alguns recursos a serem considerados ao analisar atentamente esse estilo.
- Parece apropriado no design de quartos espaçosos e pequenos. A única diferença é a seleção de impressões e o número de elementos decorativos.
- As cozinhas grandes podem ser decoradas com tecidos com um padrão grande e, nas pequenas, é recomendável selecionar uma pequena impressão tipográfica.
- A mesma regra na decoração: quanto mais espaçosa a cozinha, maior o número de diferentes travesseiros, figuras e outras coisas que você pode pagar.
- Como esse é o estilo tradicional da vila francesa, os materiais artificiais raramente são usados aqui no design. Se você não pode ficar sem ele, eles selecionam aqueles que imitam ao máximo os naturais. E isso se aplica a tudo: de grés laminado ou de porcelana sob uma árvore no chão a uma cornija de madeira.
- Paleta leve de design sem cores atraentes. Como base, os pastéis são frequentemente usados: lavanda, azul, limão pistache e assim por diante.
Note-se que Provence é para aqueles que estão dispostos a manter a limpeza e a ordem. Numerosos elementos decorativos geralmente precisam ser limpos do pó.
As principais características do estilo
Na foto, cortinas na cozinha no estilo de cores pastel de provence com um padrão floral.
Para escolher as cortinas certas para esse estilo, você precisa conhecer seus sinais. A Provença Francesa é famosa por suas paisagens pitorescas, especiarias perfumadas, doces e doces perfumados, o mar azul e o sol suave.
O esquema de cores usado no interior deve ser como desbotado ao sol com motivos florais intercalados brilhantes.
Para equipar o interior da cozinha, são utilizados móveis envelhecidos, descascando alvenaria de tijolo vermelho, gesso bruto.
Na foto, cortinas no estilo da Provence na cozinha, de tecido de linho simples.
Os materiais para decoração e decoração são utilizados de forma natural, sem pretensão e cores brilhantes. Tudo com moderação.
Desenho e decoração
As cortinas da cozinha no estilo Provence são distinguidas não apenas pela simplicidade da forma, pela riqueza de fitas, babados, laços, borlas, mas também por padrões específicos.
O tecido pode ter um padrão listrado ou uma célula de cores não saturadas. Imagens de pequenos buquês de rosas, lavanda e outras flores do sul da França são muito populares.
A impressão geral que a decoração têxtil causa é simplicidade e ternura.
Se você decidir usar tecido com um padrão grande - esse é um passo sério. Sua janela e cozinha ficarão? Existem vantagens suficientes nesse padrão? Você vai gostar deste tecido depois de um tempo?
Como no caso de padrões geométricos de várias toneladas, esses tecidos nem sempre são combinados com outros motivos na sala; portanto, é melhor usá-los em combinação com tecidos simples e simples ou com tecidos em uma pequena célula, uma faixa estreita.
Combinando cor e motivo, use proporções desiguais para que um deles domine. Um padrão grande ficará bem com uma borda ou um recorte simples que acentua a cor principal.
Por outro lado, um pequeno padrão se torna invisível se for "perdido" no espaço ou olhar à distância. Isso acontece em uma grande área. Dada a complexidade do uso de pequenos padrões, é melhor pendurar essas cortinas em uma pequena janela em uma pequena cozinha.
Ao escolher acessórios, você precisa dar preferência apenas a uma aparência, não precisa combinar arcos, franjas e borlas. Vai ficar sem gosto. Em vez de simplicidade e conforto rústico, um rococó super saturado será lançado.
Uma característica das cortinas da cozinha é um corte simples. Um pedaço retangular de tecido com babados costurados ao longo da borda é usado. O comprimento mais aceitável é o parapeito da janela.
Além disso, a Provence é caracterizada por cortinas-cafés penduradas na barra transversal no meio da janela. Para decoração, palitos brilhantes são usados para combinar com o padrão no tecido.
É melhor escolher uma cornija forjada ou de madeira.
O estilo aceita materiais naturais, revestidos de forma natural. As jóias forjadas ornamentadas não funcionam. Quanto mais simples, melhor.
Sinfonia de cores
Você pode usar cortinas simples e com ornamentos. Você precisa escolher a cor para combinar com os móveis.
Lavanda, azeitona, cinza rosa, azul céu são perfeitos.
Conjuntos de branco e vermelho, bege e azul podem adicionar brilho e alegria.
Bordados ou decoração costurada podem estar presentes na tela. As cortinas em tons pastel de pêssego e bege, com toques brilhantes de tons de verde, azul, lilás e terracota, parecem dinâmicas.
Para uma sala decorada em tons suaves, a melhor opção é uma chita colorida impressa, usada para cortinas, guardanapos e toalhas de mesa.
Se houver ornamentos florais brilhantes nos móveis ou na decoração, as cortinas precisam ser penduradas discretamente.
Longo
Cortinas até ou ligeiramente acima do piso pertencem ao design tradicional da janela e são típicas de muitos estilos. Mas a Provence, assim como as especificidades da cozinha, impõe algumas restrições, o que, no entanto, reduz um pouco a escolha das cortinas.
Por exemplo, cortinas pesadas e densas nesse estilo são inadequadas. As cortinas devem ser o mais leves possível e os tecidos devem ser finos e naturais. Por outro lado, nem todo material suporta a pressão de tudo o que acontece na cozinha e mantém sua aparência original por um longo tempo.
O melhor tecido para cortinas é o linho ou algodão, com impregnações especiais que aumentam sua resistência ao desgaste. Se você pretende se limitar ao tule, a organza é mais adequada para a cozinha. Uma combinação de cortinas e tule é aceitável, mas essa decoração de janelas é adequada para salas espaçosas onde camadas e uma cornija larga não ocupam o espaço.
As cortinas longas do estilo Provence para uma cozinha são:
- cortinas brancas, azuis, bege ou pastel com tule ou solo,
- cortinas florais, xadrez ou listradas,
- cortinas duplas - combinações de pinturas simples e coloridas,
- cortinas monótonas com sanefa colorida, agarra ou folhos.
Exemplos estão esperando por você na foto abaixo.
Cortinas simples que se fundem com as paredes tornam a decoração da janela discreta e invisível. Isso fornecerá uma oportunidade para se concentrar em outros elementos. A cor das cortinas estará em harmonia com o sofá, cozinha ou avental, toalha de mesa e roupa de cama para cadeiras. Mas quais adições são usadas para cortinas com um padrão.
Os tecidos não complicados complementam uma variedade de acessórios - babados, rendas, laços, bordados, apliques, babados. E, embora a quantidade de decoração para cortinas, de acordo com os conselhos dos designers, seja diretamente proporcional ao volume da sala, a Provence é exatamente aquele estilo em que apenas uma abundância desses elementos é bem-vinda. Talvez seja realmente inapropriado para cozinhas pequenas. Mas por que não se você gosta dessa maneira?
Ao escolher uma cor, não se deve esquecer a funcionalidade sem a qual o apartamento, e mais ainda - na cozinha não pode fazer. Por exemplo, cortinas brancas e outras claras simples são lindas e tendem a aumentar o volume da sala. Mas antes de decorar as janelas da cozinha com elas, pense cuidadosamente se você está pronto para uma mudança frequente de cortinas. E se você empurrá-los e movê-los regularmente, não ficará chateado com a contemplação de suas próprias impressões digitais no tecido?
As cortinas xadrez ou impressas serão mais práticas, nas quais os pontos não serão tão visíveis. A salvação será babados xadrez ao redor do perímetro do tecido liso (para aderência) ou fixando as cortinas em uma posição fixa.
Com toda a sua beleza, cortinas longas são inapropriadas em cozinhas minúsculas, especialmente estreitas, onde cada centímetro conta.
Curto
Os modelos reduzidos são universais, adequados para salas de qualquer tamanho e parecem mais que confortáveis. Nós até os chamaríamos de mais populares hoje.
Se houver móveis perto da janela ou você precisar de acesso regular aos armários sob o peitoril da janela - não poderá encontrar uma opção melhor. Além disso, cortinas curtas não interferem na limpeza e não acabam no café da manhã devido a movimentos ou correntes de ar inábeis.
Como você entende, o provence é caracterizado por um corte simples de cortinas e design de cortinas, que são compensados por padrões florais coloridos. As telas são decoradas com flores em vermelho, azul, lilás, azul e pêssego com folhagem verde ou sem ela.
Uma ressalva - quanto menor a cozinha, menos atraente e grande o desenho deve ser. Se uma impressão floral já estiver presente em outros têxteis de cozinha, é provável que exiba a maior parte da janela.
Uma composição de cortinas curtas e lisas com lambrequim e captadores da cor desejada parece harmoniosa. Flores, laços, gaiola Vichy, anjos, borboletas ou listras podem exibir-se no tecido.
A forma das cortinas pode ser quadrada, retangular ou arqueada, e a densidade do material depende do nível desejado de blecaute e outros têxteis para o lar.
Os modelos longos e curtos descritos referem-se a cortinas deslizantes, que são anexadas a uma viga transversal cornija convencional ou a uma versão deslizante. Este último será apropriado se houver seções não funcionais da parede ao redor da janela.
A cornija pode terminar com espirais elaboradas, flechas, cones e outros botões intrincados, reivindicando o título de "retro". Isso não é necessário, mas é desejável.Aqueles que não estão prontos para se separar de sua cornija antiga e confiável não podem prescindir de um lambrequin que a oculte.
Recomendamos o mesmo truque se você conseguir apreciar a conveniência das cortinas nos ilhós. Esse tipo de fixação é típico dos estilos modernos, mas facilita a abertura das cortinas em comparação com outros métodos. Porém, como as cortinas de anéis, gravatas, cordões ou presilhas são mais adequadas para a Provence, os ilhós da moda podem ser escondidos, por exemplo, com um lambrequim retangular com drapeados.
Café da cortina
Cortinas simétricas no estilo de um café decoram janelas de duas asas, ou melhor, sua parte inferior. Eles são presos diretamente à janela usando uma corda ou cornija telescópica. Nas janelas de madeira, você pode pendurá-las usando pregos e linha de pesca.
Este modelo de cortinas pode ser visto no café, pelo qual recebeu esse nome. Aqui, seu uso é totalmente justificado, porque esconde as pessoas sentadas à mesa, sem impedir a penetração da luz.
As cortinas de café são combinadas com lambrequin, cortinas ou complementadas por gêmeos na parte superior de uma grande janela. A vantagem de tais cortinas é que você pode abrir a janela totalmente aberta, sem sequer tocá-las, e elas são adequadas para salas de qualquer tamanho.
Um tecido com furos decorativos (costura), bainhas, um padrão xadrez, uma tira e, é claro, uma estampa floral ficará lindo.
Vitral
As cortinas de vidro colorido são semelhantes às anteriores, mas são fixadas em duas cornijas - superior e inferior, e ocupam quase todo o plano da janela. E - não, eles não são costurados em pedaços, como você pode pensar. São cortinas em forma de ampulheta, fixadas exatamente no meio com um prendedor ou um clipe.
Além de cafés com cortinas, eles parecem muito confortáveis e permitem que você abra a janela livremente. Essa decoração seria ideal para decorar janelas de sacada e pequenas janelas em qualquer lugar.
Romano
- pequena cozinha
- janelas pequenas ou estreitas
- precisa de um peitoril da janela aberta
- você está cansado dos modelos de cortinas deslizantes,
Preste atenção nas cortinas romanas. Subindo para um ou outro nível, eles formam uma cortina da largura necessária para você. Se o mecanismo de elevação, na sua opinião, não combinar com a simplicidade de um estilo rústico, ajuste o comprimento manualmente com a ajuda de fitas.
As cortinas romanas podem ser decoradas com fitas, laços, babados, babados ou botoeiras contrastantes ou coloridas. Você pode pendurá-los em um padrão ou em uma cornija mais modernizada, que é anexada diretamente à janela, se a pureza do estilo não for importante para você.
Roll
As cortinas de tecido diferem das cortinas romanas apenas na ausência de cortinas, o que as torna um excelente cenário para obter detalhes mais brilhantes no interior. Bem ajustados à janela, eles o salvam do excesso de sol, e por isso adornam as janelas de varandas, galerias e janelas de sacada.
Como decoração para persianas, os mesmos detalhes são usados para os romanos. Ambos os modelos são combinados com lambrequins, que cumprem um papel estético e complementam o conjunto de cozinha, avental, toalha de mesa e roupa de cama para cadeiras.
Francês
Você gosta de uma cortina magnífica e semicircular caindo? Ou você deseja transformar facilmente cortinas longas em curtas? Então cortinas francesas são exatamente o que você precisa! Festivais luxuriantes feitos de tecido translúcido não sobrecarregam o interior, mesmo em cozinhas pequenas.
Essas cortinas são elegantes, sem acréscimos e contrastes, o que não proíbe decorá-las com tranças, babados, babados ou combinar com outros modelos.
Lambrequin
Por alguma razão, não mencionamos que você pode ficar sem cortinas, o que também é característico do estilo mediterrâneo. Mas, para que a janela não pareça completamente vazia, sua parte superior pode ser decorada com um lambrequim retangular coberto, que alguém chamará de cortina curta.
Esse método de decoração de janelas será apropriado se você não for ameaçado pela curiosidade dos vizinhos ou quando o peitoril da janela estiver ocupado com uma vegetação exuberante. A propósito, a abundância de flores e vasos de plantas em Provence é muito bem-vinda.
Malha
As cortinas de crochê, tricô ou tecido (macramê) se encaixam perfeitamente no clima do estilo. E será ótimo se você as criar, o que é apenas uma característica das amantes da vila. Como se costuma dizer, se você quiser fazer o bem, faça você mesmo.
Mas os modelos adquiridos não podem ser piores e satisfazer até os gostos mais exigentes. Parece uma decoração original e descontraída. Branco, azul, cacau, lilás, com ou sem padrões contrastantes - as cortinas de malha, como as feitas à mão em geral, nunca saem de moda.
Persianas de madeira
Parece que as persianas são exclusivamente um atributo do escritório e, se não, obviamente não combinam com a Provence. Mas dê uma olhada nessas fotos e você mudará de idéia imediatamente. Material respirável e confortável irá encher a cozinha de calor, em harmonia com móveis e outros detalhes do interior.
As persianas de madeira são apresentadas em vários tons, portanto é fácil escolher a correta. Além disso, eles são muito funcionais, o que é importante para a cozinha - eles ocupam pouco espaço e deixam entrar a luz que você desejar.
É verdade que existem alguns "buts":
- a madeira é sensível à umidade e sua taxa na cozinha geralmente é maior
- Você pode ficar impressionado com o preço do produto.
Um tipo de bônus para a nossa lista serão cortinas combinadas. Para um esquema de cores harmonioso ou para a distribuição de funções práticas e estéticas, eles combinam cortinas de café, cortinas e cortinas romanas, modelos franceses e rolos, penduram cortinas curtas sobre longas ... Talvez paremos, porque essa lista parece interminável.
E a última coisa que gostaríamos de dizer. Ao escolher cortinas para uma cozinha em estilo provençal, tente encontrar um equilíbrio entre beleza e praticidade. Afinal, uma coisa elegante, mas desconfortável na cozinha será simplesmente inútil. Desejamos-lhe a beleza intocada e frescura do Mediterrâneo!
Recursos de estilo
1. Desenho floral, a imagem de buquês de flores silvestres, frutas, paisagens rurais, uma gravura em uma gaiola ou uma faixa estreita.
Combine diferentes modelos.
É importante que a imagem seja discreta, suave e não enfatizada. O principal em Provence é a harmonia geral sem transições contrastantes.
2. A presença de elementos decorativos - fitas, gravatas, lindas captadores, franjas, pincéis, petecas, bordas, bordados, rendas Richelieu, laços, fitas.
3. Tecidos naturais de certos tipos - algodão, linho, chita. Mas também encontro cortinas de chiffon ou organza.
Cortinas de organza provence Cortinas de algodão
4. Cores abafadas e empoeiradas. A paleta reconhecível de provence é bege, cremoso, azul, cinza rosado, verde-oliva, lilás, azul.
5. Leveza, leveza, boa cortina de cortinas nas janelas, portas e outras peças de mobiliário.
6. Na maioria das vezes, cortinas curtas, atingindo apenas o peitoril da janela ou o meio da janela. Se você precisar de cortinas longas, é melhor escolher tecidos leves e translúcidos.
7. Métodos típicos de montagem - em dobradiças, ganchos para prendedores de roupa, cornija telescópica em caixilhos ou em linhas de pesca comuns, esticados horizontalmente.
As cortinas de estilo provençal podem ser costuradas por conta própria. Uma oficina de costura faça você mesmo simples e intuitiva, veja no vídeo:
A decoração têxtil em Provence é usada não apenas no design do espaço das janelas, mas também na decoração de armários, aparadores, vitrines com serviços, etc.
Cortinas de luz sólidas
Cortinas de luz feitas de tecidos como chita, algodão ou linho transmitem luz e adaptam-se da melhor maneira possível à cozinha em estilo provençal. Essa sombra é universal e especialmente boa para cozinhas pequenas.
Cortinas longas são adequadas para decorar um bloco de varanda.
Para fazer com que essas cortinas pareçam mais interessantes, basta acompanhá-las com um elemento decorativo - uma empunhadura colorida com pincéis, por exemplo.
Com lamrequin
Corte não muito pomposo, descomplicado, com uma cortina simples e ligeiramente recolhida. Pode ser combinado com cortinas translúcidas monocromáticas leves ou tule de tecidos translúcidos. O Lambrequin também pode atuar como um elemento independente no design da janela.
Roupa de cama
A roupa de cama é drapeada, mas é muito durável e não requer engomar com cuidado. Os tecidos de linho ficam bem em cortinas romanas e de enrolar.
O linho sintético é mais macio e pode ser coberto. Esse tecido semi-natural ficará ótimo em cortinas comuns ou em cortinas de café.
Regras para design harmonioso
Ao projetar a janela, manter uma unidade estilística ajudará a conformidade com várias regras:
- a cor das cortinas deve se sobrepor ao esquema de cores de todo o interior,
- motivos para cortinas devem ser rastreados em outros detalhes. Por exemplo, repita a imagem das flores no tecido das fronhas das almofadas do sofá ou compre um conjunto de chá com uma imagem semelhante,
- cortinas também devem ter algo em comum com outros desenhos têxteis. A natureza das dobras, o modo de fixação,
- a cornija também deve encontrar a unidade estilística - ser feita de madeira natural, forjada com uma ponta redonda ou ornamentada simples.
Obtenha cortinas de tecido com a adição de sintéticos. Esse material é mais resistente ao desgaste e mantém uma aparência atraente por mais tempo.
Prateleiras e armários para decoração
Uma cortina para prateleiras e aparadores abertos pode servir como uma adição doce e romântica à decoração têxtil de uma cozinha em estilo provençal.
As cortinas presas a um fio de cortina ou trilho estreito na parte superior e inferior da porta parecem elegantes e arrumadas. Escolha um tecido liso claro ou tecido com um pequeno padrão geométrico, pois um padrão grande é "perdido" quando a cortina é montada. Nas portas envidraçadas, bem como nas portas dos armários, as cortinas da cozinha de algodão em uma gaiola ou tira ficam ótimas, dando a aparência de uma casa de campo. Cortinas transparentes feitas de chita ou rendas têm uma aparência mais sofisticada.
Leveza e naturalidade dos tecidos
As cortinas da Provence frequentemente retratam os motivos da vida rural: podem ser frutas, flores ou até paisagens.
As cortinas feitas de tecidos naturais são perfeitamente adequadas para a cozinha: linho, algodão, chita ou cambraia.
Você também pode preferir telas mais transparentes e mais claras.
É permitido organza ou chiffon, pois eles fazem cortinas arejadas e transparentes que se encaixam perfeitamente no caráter do estilo. Para projetar cortinas em tons de bege com raminhos de lavanda ou azeitona, são usadas rendas Richelieu ou listras de renda de crochê.
As cortinas devem parecer costuradas e decoradas à mão por muitos anos.
Provence como se criado para o arranjo de móveis de cozinha. A sala em que cada caixa é colocada em uma capa de tecido, cada pires é colocado em um guardanapo artesanal, certamente acaba sendo original. É permeado de ingenuidade rústica e romantismo francês. Conforto, cores agradáveis, simplicidade de formas contribuem para elevar o humor, bom apetite e comunicação com a família.