A geladeira é o maior item de eletrodomésticos da cozinha, e também é muito importante, e você não pode substituí-la, porque simplesmente não há nada a ver com isso. Afinal, em algum lugar você precisa armazenar comida. Portanto, ao planejar qualquer cozinha, sempre surge a pergunta “onde colocar a geladeira?”. De fato, a realidade é que grandes cozinhas em um apartamento são uma raridade, embora mesmo em uma sala espaçosa você precise abordar essa questão com sabedoria. E se a cozinha for pequena, a colocação de móveis se tornará um problema. É por esse motivo que você precisa se familiarizar com o tópico em detalhes e encontrar maneiras de resolver o problema.
Ao planejar a cozinha, surge a questão de onde instalar a geladeira.
Qual geladeira escolher
Definitivamente, não vale a pena a corrida para comprar uma geladeira. Primeiro, você precisa analisar os recursos do layout e do interior. Se este é um padrão Khrushchev-definitivamente precisa evitar modelos grandes. Além disso, a cor da tecnologia desempenha um papel importante.
Indo para trás da geladeira, responda a várias perguntas que ajudarão você a fazer a escolha certa:
- O refrigerador deve estar embutido.
- Quanto você pode gastar com esse item de eletrodomésticos.
- Quais são as principais cores do design da sua cozinha?
A geladeira deve ser combinada com o design geral da cozinha.
Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla seleção de uma ampla variedade de modelos para qualquer ambiente. Cada vez mais, você pode encontrar modelos de cores, o que é muito bom para determinadas decisões de design. É por esse motivo que a tarefa de encontrar um modelo adequado em qualquer categoria de preço deixou de pertencer à categoria de super complexo.
Interior da cozinha com uma geladeira de duas portas.
As regras básicas de localização em uma cozinha moderna
A cozinha é o local onde as famílias visitam com mais frequência durante o dia, e é por esse motivo que é importante que tudo esteja localizado extremamente conveniente e prático. O refrigerador é usado constantemente - abre e fecha e, portanto, deve ser localizado para não incomodar ninguém. Para fazer isso, é importante conhecer algumas das nuances:
- o fator mais importante é a forma e o tamanho da cozinha,
- a área de trabalho de lavagem, processamento e armazenamento deve estar localizada a uma distância uma da outra (como essa distância dependerá do tamanho e do layout da cozinha),
- altura do teto
- a localização das janelas e seus tamanhos,
- a presença ou ausência de uma varanda,
- a cozinha é uma sala de passagem ou não,
- localização dos pontos de venda.
Ao escolher uma geladeira, você precisa considerar o tamanho e a altura da cozinha.
Ao mesmo tempo, existem vários fatores que determinam onde é definitivamente impossível instalar uma geladeira:
- o refrigerador não deve estar perto de fogão ou radiadores - isso pode levar ao mau funcionamento,
- não pode ser colocado perto da janela para evitar o aquecimento da luz solar direta,
- dentro de casa, a umidade em que pode ser superior a 80%.
Não é aconselhável colocar uma geladeira perto da janela e aparelhos de aquecimento.
Informações adicionais! Se a escolha recai sobre um modelo de aço inoxidável, o interior deve necessariamente ter elementos semelhantes para complementá-lo. Portanto, a técnica se encaixa organicamente no estilo.
Corner é um lugar valioso
Este arranjo é a melhor solução para uma pequena cozinha. Esse arranjo não estraga o conceito de design e se ajusta ao layout organicamente. A geladeira pode ficar do lado da entrada, tornando-se, por assim dizer, uma continuação do fone de ouvido. Dessa forma, você economiza muito espaço e economiza espaço livre para outros fins.
Geladeira no canto da cozinha.
Escolha uma linha
Esta opção é adequada para cozinhas espaçosas. A essência do princípio linear é que o fone de ouvido e todos os eletrodomésticos se alinham ao longo da parede em uma linha reta. A geladeira pode ser montada entre outros elementos do mobiliário ou colocada na borda.
Instalando o refrigerador de acordo com o fone de ouvido.
Cozinha com área de jantar
Essa cozinha, devido ao seu tamanho, simplifica muito os problemas de organização dos equipamentos, porque a área de jantar com uma mesa pode estar localizada na sala de estar. Qualquer modelo é adequado para essa sala. O principal é que parece harmonioso. Como se trata de um equipamento de tamanho grande, a geladeira pode ser equilibrada adquirindo um gabinete ou qualquer rack do mesmo tamanho. É necessário que esses móveis sejam combinados com uma geladeira de tamanho. Às vezes, ao usar esta técnica, a regra sobre áreas de trabalho é violada, mas a parte estética vence e a liberdade de espaço é adicionada.
Geladeira na área de jantar da cozinha.
Geladeira embutida
Essa opção geralmente é escolhida para espaços espaçosos, porque também "come" alguns metros quadrados. O principal é não esquecer que, antes de construir o equipamento, você deve deixar espaço para a circulação de ar, ou seja, deve haver espaços entre as paredes, caso contrário, o equipamento não poderá funcionar normalmente. Esse arranjo permite que você torne a técnica completamente invisível. Cuidados especiais devem ser tomados com as dimensões para que a instância selecionada se ajuste exatamente às dimensões do nicho preparado.
Projeto de uma pequena cozinha com geladeira embutida.
Geladeira Disfarçada
Uma das opções mais interessantes é o disfarce de armário. Nesse caso, a integridade do design é mantida. O equipamento pode ser oculto sob a superfície de corte do fone de ouvido - nas gavetas (o que é mais conveniente para uma pequena cozinha). Esse arranjo tem suas vantagens:
- Harmonia com o conceito geral de estilo,
- Economia devido ao isolamento térmico adicional das paredes,
- Baixo nível de ruído durante a operação,
- Proteção contra danos.
Geladeira disfarçada de armário no interior.
Instalando uma geladeira em um nicho
Se houver várias maneiras de salvar um lugar no apartamento. Esta questão é especialmente relevante para os proprietários de apartamentos pequenos, Khrushchev. E uma das opções de como fazer isso é instalar a geladeira em um nicho especial. Em uma sala pequena, objetos grandes parecem especialmente volumosos e, às vezes, criam uma sensação de desordem e confusão. A localização em um nicho é uma ótima maneira de economizar espaço e ocultar equipamentos volumosos.
Instalando uma geladeira em um nicho.
Colocar o aparelho na varanda ao lado da cozinha
Se a cozinha tiver uma saída para a varanda ou varanda, então uma boa maneira de aliviar o espaço é instalar móveis nessa mesma varanda. No entanto, essa opção não é muito popular, pois, para implementá-la, é necessário aquecer a varanda antecipadamente, para que, mesmo durante um tempo frio intenso, a temperatura ambiente permaneça lá. Também é necessário fornecer ventilação de alta qualidade da varanda, o que é importante para evitar superaquecimento ou, pelo contrário, a aparência de condensado em um grande volume. Além disso, a luz solar direta não deve cair sobre a geladeira e a base da varanda deve ser fortificada, levando em consideração o peso da geladeira.
Geladeira na varanda.
Várias soluções para uma pequena cozinha
Uma das opções de acomodação mais comuns é mover a geladeira para outros cômodos. Mas se isso não for possível, outras opções devem ser consideradas como superar o espaço:
- cuide da cozinha preparada com um nicho especial para a geladeira,
- substitua o fogão por equipamentos menores: microondas, fogão lento, banho-maria,
- em vez de um fogão convencional, compre um
- considere comprar uma geladeira de mesa e coloque-a embaixo da mesa,
- implementar o método de posicionamento angular acima descrito.
O interior de uma pequena cozinha com uma geladeira.
Você pode decidir que colocar uma geladeira na cozinha não é uma tarefa fácil. Não há regras gerais nesse assunto, portanto cada caso é individual. É necessário fazer medições o mais cuidadosamente possível, levar em consideração a aparência e o design e também não negligenciar o aconselhamento e aconselhamento de especialistas.
Exemplos de como colocar uma geladeira na cozinha
Refletindo sobre a questão de onde colocar uma geladeira na cozinha, muitos estão parados. Afinal, não existem regras universais sobre a melhor forma de colocar uma geladeira, por exemplo, em uma cozinha grande? E o que os proprietários de apartamentos pequenos devem fazer? Como colocar uma geladeira em uma pequena cozinha corretamente e sem prejudicar o espaço? Para facilitar a decisão correta, você precisa se familiarizar com exemplos de planos de cozinha e layouts de móveis prontos.
Projete uma cozinha grande com uma geladeira de duas portas.
Dicas úteis
Qualquer que seja a pergunta que você esteja enfrentando, não tenha medo de procurar a ajuda de profissionais e especialistas mais experientes. Claro, você pode descobrir por conta própria, mas isso pode levar muito tempo valioso. O problema com a colocação da geladeira não é exceção. Aqui você também precisa se familiarizar com as recomendações de especialistas:
- É importante pensar cuidadosamente sobre o local onde a geladeira estará localizada, pois o equipamento não deve interferir e causar transtornos.
- A escolha a favor do vidro! É melhor quando comparado com o plástico. As prateleiras de vidro duram mais e são fáceis de manter.
- Atenção especial à qualidade dos selos na compra: é importante que eles sejam flexíveis e permitam que a geladeira seja aberta sem esforço adicional.
- Os melhores modelos são aqueles equipados com o sistema NoFrost. Cuidar deles será muito mais fácil.
- Inspecione o modelo antes da compra, até o momento em que ele estiver conectado. Se você sentir um odor desagradável, isso significa que o plástico é de baixa qualidade.
- Para um apartamento em que vive uma família de no máximo 5 pessoas, é mais conveniente um modelo com um volume não superior a 300 litros.
- Para dar, é melhor escolher um modelo de câmara única. Para o lar, a melhor opção é uma geladeira com duas ou três câmeras.
- A alça embutida no estojo ajuda visualmente a economizar espaço e não o empilha.
- Se seu objetivo é economizar espaço, considere um freezer separado.
- É importante prestar atenção ao nível de ruído - ele não deve exceder 40 dB.
- Os modelos com rodas são especialmente móveis em mobilidade, são mais práticos.
A geladeira deve ser combinada com a cor do conjunto da cozinha.
Seguir essas recomendações ajudará todos a escolher o melhor modelo da variedade oferecida pelos fabricantes modernos que fornecem a linha e, em seguida, escolher a opção de colocação mais conveniente.
Conclusão
A escolha de eletrodomésticos nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário escolher um modelo com características ideais, design, tamanho e preço adequados. No caso em que o item é grande, como uma geladeira, também surge a questão da colocação competente. No entanto, apenas à primeira vista, isso pode parecer um problema. Os profissionais tentaram repetidamente muitos truques nas mais diversas áreas da cozinha e sabem exatamente como instalar confortavelmente e funcionalmente uma geladeira na cozinha. Se você estudar cuidadosamente essas recomendações e aplicá-las na prática, levando em conta as características de sua cozinha e suas necessidades, sem muita dificuldade poderá colocar a geladeira para que não dói, mas sim para encantar os olhos.
Crie um estúdio com uma geladeira.
Vídeo: Como colocar uma geladeira em uma pequena cozinha 4 metros quadrados
1. O refrigerador não deve “quebrar” o triângulo de trabalho
O principal princípio que deve ser seguido ao escolher um local para a geladeira é a regra do triângulo de trabalho, que já mencionamos.
O triângulo de trabalho é a área de maior atividade na cozinha, que inclui três picos: uma área de armazenamento (geladeira e armário com suprimentos), uma zona de cozinhar (fogão) e uma zona de lavar. Para tornar a cozinha o mais confortável possível, todas essas áreas devem formar um triângulo, idealmente isósceles. Além disso, eles devem estar razoavelmente próximos um do outro (não mais que 200-180 cm), e no caminho de um ponto para outro não deve haver obstáculos na forma de, digamos, uma mesa ou uma barra. Se você quebrar essa regra, colocando a geladeira longe da pia e do fogão, o triângulo quebrará e, durante o cozimento / serviço, o chef terá que correr com comida nas mãos aqui e ali, gastando tempo e esforço extras.
Opções para construir um triângulo de trabalho para os principais tipos de layouts de cozinha
Certamente, na prática nem sempre é possível observar a regra do triângulo de trabalho no planejamento de uma cozinha; no entanto, isso deve ser buscado.
- Deste ponto de vista, a cozinha vale a pena construir em forma de L, Em forma de u ou em duas linhas como mostrado na foto abaixo.
Um exemplo de localização conveniente para uma geladeira em uma cozinha de canto
Um exemplo de localização conveniente para uma geladeira em uma cozinha em forma de U
Com um layout de cozinha de duas linhas, o fogão e a pia estão localizados de um lado, a geladeira e, possivelmente, o forno e o microondas, do lado oposto.
Mas o layout em que a geladeira está em pé de igualdade com o fogão e a pia será o mais desconfortável. No entanto, a exceção são cozinhas muito pequenas (veja a foto abaixo), nas quais as distâncias entre os pontos de operação não serão grandes.
Cozinha em Khrushchev com um layout linear
Veja também no tópico:
2. As opções mais inconvenientes para colocar uma geladeira são ...
- Colocação em linha com fogão e pia (isso já foi mencionado acima),
- Colocando próximo ao fogão e / ou muito longe da pia (falaremos sobre isso no próximo parágrafo),
- A unidade está colocada muito longe da porta da frente e da mesa de jantar (nessa situação, os produtos terão que ser transportados por muito tempo),
- Colocação da geladeira na mesa de jantar (veja a foto), balcão de bar ou mesa da ilha.
Cozinha com localização inconveniente da geladeira
3. É preferível colocar a geladeira mais perto da pia do que do fogão
Isso é lógico, uma vez que a cadeia do caminho da cozinha é a seguinte: vamos à geladeira pegar a comida - vamos à bancada para desempacotar / cortar a comida - vamos à pia para lavar a comida / pratos / mãos - vamos ao fogão para cozinhar o prato. Quanto à distância entre a pia e a geladeira, pode ser mínima, mas é melhor colocar uma área neste local para preparar alimentos e descarregar os pacotes que acabam de ser trazidos da loja.
Geladeira perto da pia
Se em sua cozinha a geladeira puder ficar apenas à direita ou esquerda do fogão, lembre-se de que a distância entre os aparelhos deve ser de pelo menos 15 a 20 cm.
Um exemplo de colocação correta da geladeira ao lado do fogão
4. Locais convenientes para instalar a geladeira - no canto ou perto da porta / na entrada da cozinha
A localização da geladeira no canto economizará espaço e uma unidade grande não parecerá tão complicada aqui.
Geladeira no canto da cozinha
Colocar o refrigerador perto da porta, em primeiro lugar, será conveniente para descarregar as embalagens com os produtos e, em segundo lugar, separa o espaço devido à formação de uma "partição" adicional. Com esse layout, a geladeira pode ser montada em um nicho de drywall ou a porta pode ser desmontada, criando um portal amplo e aberto que facilita visualmente o espaço.
5. Às vezes, uma geladeira pode caber em um nicho formado ao mover uma porta
Nesse caso, a entrada da cozinha é colocada e uma nova abertura é organizada na divisória entre a cozinha e a sala de estar. Muitas vezes, essa técnica pode ser aplicada em pequenas cozinhas em Khrushchev e em outras casas típicas.
Uma geladeira em um nicho em uma cozinha redesenhada em Khrushchev
Explica o designer praticante
# 1. Lugar seguro
Para que o refrigerador funcione corretamente, você deve seguir três regras.
1. Não aqueça. Quando o dispositivo é aquecido do lado de fora, a temperatura interna aumenta mais rapidamente e o compressor (ou nenhum sistema de refrigeração por congelamento) liga com mais frequência. Como resultado, isso levará ao desgaste rápido da geladeira.
2. Dando comida de qualidade. E não é sobre seus produtos, mas sobre a fonte de alimentação: deve ser sem interrupções e saltos. De preferência através do estabilizador.
3. Deixe o aparelho esfriar. O frio dentro da geladeira é mantido pelo calor do lado de fora. É necessário permitir que esse calor se dissipe.
Na prática, isso significa algo como o seguinte.
Conexão de rede - através da fiação
A recomendação de não conectar o refrigerador através de um cabo de extensão é ditada principalmente pela baixa qualidade dos cabos de extensão. A maioria dos dispositivos chineses é projetada para uma corrente nominal de 10 A, mas não a suporta, portanto, não é adequada para uma geladeira. No entanto, se você comprar (ou fabricar de peças individuais) um cabo de extensão de alta qualidade projetado para 16A “honesto” e fixá-lo, por exemplo, no rodapé, isso é equivalente à fiação. E, portanto, não haverá problemas operacionais.
Importante: Em nenhum caso os dispositivos com filtro de linha devem ser usados: os refrigeradores têm sua própria proteção contra surtos de tensão, e os T com filtro podem, pelo contrário, tornar-se uma fonte de risco.
Fogão e pia não são os melhores vizinhos
Não importa o quão restritas sejam as condições, em nenhum caso coloque a geladeira perto do fogão. Além de superaquecer e funcionar de forma ineficiente, também ficará sujo muito rapidamente. E suas grandes superfícies claramente visíveis são rapidamente cobertas com graxa que sai do fogão. Trata-se, antes de tudo, de uma geladeira de tamanho normal. A geladeira embutida pode ser montada ao lado do forno embutido. Assim como na geladeira embaixo da bancada, localizada ao lado do fogão, não há nada errado.
O spray da pia, bem como o aumento da umidade, também podem desativar rapidamente a geladeira. Mova a geladeira pelo menos 30 cm da pia.
Na loggia - com várias reservas
As instruções para qualquer refrigerador indicam a faixa de temperatura na qual a unidade parece "normal". Muitos proprietários colocam geladeiras em galerias isoladas, esquecendo que no verão duas regras são violadas ao mesmo tempo: as paredes da unidade são "aquecidas pelo sol" e a temperatura do ar geralmente excede o valor permitido. Portanto, é permitido colocar um refrigerador na varanda apenas quando embutido ou com um design "tropical" (pode suportar temperaturas de até +30 graus).
O limiar de temperatura mais baixo do refrigerador é geralmente +5 graus. E se a loggia sem isolamento de qualidade (apenas envidraçada), no inverno a geladeira estará com muito frio.
Acesso fácil. É aconselhável que o acesso à geladeira não tenha que contornar obstáculos (por exemplo, uma mesa ou armários). Nesse contexto, as decisões se destacam quando a geladeira é levada para fora da cozinha (por exemplo, para a varanda). Essa abordagem é permitida apenas no caso de uma falta crítica de espaço na cozinha e a incapacidade de posicionar o refrigerador com segurança.
- Incorporar embaixo da bancada. Ou seja, coloque um refrigerador ou freezer na linha inferior da unidade da cozinha. Essa decisão migrou para o design de interiores de uma cozinha profissional, onde as mesas de congelador e de geladeira são parte integrante do processo de trabalho. Isso é realmente conveniente, porque o tempo para extrair produtos será não apenas pequeno, mas também mínimo. E no caso da sala de estar da cozinha, o equipamento não será perceptível. Mas para caber tudo o que você precisa - uma máquina de lavar louça, geladeira, freezer, gavetas para utensílios de cozinha, prateleiras, etc. - você precisa de uma cozinha muito grande, com uma moldagem total de um fone de ouvido de 6 metros ou mais.
- Esconda-se atrás da fachada. Esse movimento permite integrar filigrana o dispositivo à imagem da cozinha, independentemente do estilo. O principal aqui é correlacionar corretamente as proporções para que o refrigerador caiba bem na composição. O melhor de tudo, quando ele está em uma posição extrema: começa ou termina a cozinha. Os refrigeradores independentes geralmente são um pouco mais baratos que os refrigeradores embutidos, e você terá que pagar por um “gabinete” para incorporar o próprio refrigerador.
Uma geladeira em um nicho - se você quiser um interior retrô
Pessoalmente, evito colocar a geladeira em um nicho - a circulação de ar será pior, o que significa que o dispositivo começará a superaquecer. Se a geladeira for completamente empurrada para um nicho (a porta não se sobressai, como no exemplo da foto), você corre o risco de ter problemas para abrir as portas. Além disso, esta solução tem um gosto retro óbvio - nem todos os interiores precisam dela.
Para cozinhas pequenas, em vez de um nicho, são preferidos geladeiras totalmente integradas, que se integram perfeitamente ao conjunto de móveis. E no nicho, se estiver na cozinha, você pode organizar uma prateleira.
Onde você pode instalar uma geladeira em uma pequena cozinha - as melhores opções
Em um dos cantos da cozinha - para que o refrigerador não atrapalhe visualmente a sala e não interfira nas residências, os designers recomendam instalá-lo no canto livre mais distante. Essa técnica tornará a geladeira menos perceptível, além de aumentar visualmente o teto baixo.
Todos os itens grandes são melhor posicionados contra a parede - isso também se aplica à geladeira. Como regra, em todas as cozinhas, inclusive as menores, há um canto, uma das paredes que passa para a área de trabalho, e a segunda fica ao lado da janela.
A distância da janela às paredes, neste caso, pode ser muito diferente; no entanto, este local será o mais conveniente para colocar a geladeira.
A principal coisa - as famílias não precisam tropeçar constantemente na geladeira. Se você também escolher suas dimensões corretamente para as dimensões da sala, isso ocupará bastante espaço.
Se você decidir colocar a geladeira em um canto, é recomendável comprar o modelo mais alto e mais estreito.
É desejável que seja de cor branca clara ou metálica, para que a sala não pareça cheia. Para economizar ainda mais espaço, logo acima da geladeira no canto, você pode colocar um microondas.
Geladeira instalada perto da janela da cozinha - esse tipo de posicionamento é escolhido com mais freqüência quando a cozinha possui um layout angular. Um refrigerador de pé ao lado da janela não fica longe da superfície de trabalho, portanto, é bastante conveniente usá-lo no processo de cozimento.
No entanto, ele não bagunça a cozinha e deixa bastante espaço livre nela. É importante escolher um modelo alto e estreito, que precisará ser empurrado o mais firmemente possível contra a parede.
Outra opção é um pequeno refrigerador ao lado da janela, acima do qual existe um armário com dobradiças para guardar pratos ou outros utensílios.
Geladeira instalada perto da pia - frequentemente perto da pia, há uma zona "morta" bastante espaçosa, na qual nada custa. Há também um canto gratuito ou um nicho. Você deve dar uma olhada mais de perto neste local, porque a geladeira instalada lá pode transformar completamente uma pequena sala.
Com esta versão do layout, o restante do espaço ficará mais claro e mais espaçoso. Para aprimorar o efeito, você pode usar móveis leves e os mesmos materiais de acabamento.
Para facilitar a localização de um refrigerador em uma pequena área de cozinha, os designers aconselham a se livrar de alguns equipamentos de cozinha volumosos e raramente usados - ele pode ser substituído por um mais compacto.
Por exemplo, vale a pena escolher um forno com a função de uma caldeira dupla e um microondas. O enorme processador de alimentos é facilmente substituído por um liquidificador convencional. Você pode equipar facilmente uma área de jantar completa na sala de estar e, na cozinha, instalar um balcão de bar leve e compacto que substitua a mesa de jantar.
Geladeira perto da porta da frente - Este é outro local bastante popular para a localização da geladeira. Dependendo do layout da cozinha escolhido, pode-se formar um canto espaçoso ou uma parede plana.
Ambas as opções são ótimas para instalar uma geladeira. O principal é combiná-lo corretamente com o restante dos móveis, em particular, com o fone de ouvido. Em geral, os designers são aconselhados a fabricar móveis feitos sob medida para pequenas cozinhas.
Essa abordagem oferece a oportunidade de usar cada metro quadrado de maneira mais produtiva, sem deixar um único espaço entre os eletrodomésticos e os armários.
A localização da geladeira em um nicho - Esta opção é uma das mais práticas e convenientes. No nicho, a geladeira é parcialmente protegida da luz solar, poluição doméstica e estresse mecânico. Só é necessário observar rigorosamente as regras para conectar um eletrodoméstico e garantir que nada impeça a abertura livre das portas.
Ao instalar um refrigerador pequeno, você pode ocupar espaço livre acima das prateleiras ou armários para guardar pratos, temperos e utensílios de cozinha.
Se o nicho previsto nos documentos técnicos estiver ausente, é bem possível equipá-lo você mesmo, após consultar o arquiteto. Talvez tal reconstrução exija coordenação com agências governamentais.
Conselhos! Se não houver circulação de ar no nicho, o refrigerador poderá superaquecer e isso interferirá no seu funcionamento normal. Como regra, nas instruções, os fabricantes indicam as dimensões mínimas do nicho necessárias para a incorporação.
Instalando a geladeira sob o peitoril da janela - esta opção deve ser escolhida se a cozinha for realmente muito pequena e se o apartamento for habitado por não mais do que duas pessoas, para as quais não há necessidade de armazenar grandes estoques de produtos.
A geladeira compacta pode ser colocada diretamente sob o peitoril da janela, que funciona como uma mesa de jantar ou de trabalho.
Instalando um refrigerador embaixo da bancada - se uma família pequena mora no apartamento, você pode comprar com segurança uma geladeira pequena. Pode ser perfeitamente posicionado diretamente sob o balcão da superfície de trabalho, sob a mesa de jantar, sob o bar ou em outro local semelhante na cozinha.
Como regra geral, a altura desse refrigerador não excede 50 cm. Este modelo é desprovido de um freezer, portanto, ocupa muito pouco espaço. Para armazenar frutas e legumes congelados, você pode comprar um freezer separado, instalando-o fora da cozinha - por exemplo, na despensa.
Instalando o refrigerador no armário - para implementar tal idéia, vale a pena encomendar um conjunto de cozinha, feito de acordo com padrões individuais, com a possibilidade de incorporar um refrigerador nele. O próprio eletrodoméstico deve ter tamanhos pequenos ou médios e, em seguida, se encaixa perfeitamente no interior.
Esta é uma ótima maneira de economizar espaço na cozinha, tornando-a mais ergonômica e funcional. O refrigerador pode estar localizado no compartimento superior do gabinete, então você não precisará dobrá-lo para obter determinados produtos.
Geladeira localizada na varanda - Esta opção pode se tornar ideal se certas condições forem atendidas:
- A cozinha deve ser isolada o máximo possível, caso contrário, é proibido colocar uma geladeira nela.
- É necessária uma boa ventilação da varanda.
- A loggia em si deve ser fortificada e suportar facilmente o peso considerável de uma geladeira grande.
- A luz solar direta não deve cair constantemente na geladeira.
- Lembre-se de que é proibido colocar tomadas na varanda; portanto, ao conectar a geladeira, você deverá usar um cabo de extensão.
Instalação da geladeira no corredor - esta opção pode ser usada se não for possível encontrar um lugar na cozinha, e o corredor existente ao lado da cozinha é bastante espaçoso para isso. É importante colocar a geladeira de forma que não interfira no movimento dos membros da família pela casa.
Sua porta deve se abrir livremente, sem esbarrar em objetos estranhos. Outro local adequado para instalar uma geladeira é um pequeno armário ou despensa.
Como projetar uma pequena cozinha com uma geladeira
Equipando uma pequena cozinha, é necessário ser guiado, antes de tudo, pela questão da conveniência. Você não pode comprar móveis volumosos que vão encher uma sala já apertada.
Nesse caso, apenas um tipo de layout linear ou angular é ideal. Para expandir um pouco o espaço, você pode combinar a cozinha com uma varanda.
Móveis para uma pequena cozinha devem ser escolhidos dependendo do estilo do interior. Para salas cujo interior é feito em estilos tradicionais, fones de ouvido de madeira natural ou aglomerado são adequados.
A cor desses móveis pode ser branca, bege, feita em qualquer tom pastel. Equipando uma pequena cozinha em estilos modernos, você deve prestar atenção aos móveis feitos de materiais sintéticos leves.
A abundância de metal, superfícies brilhantes e vidro é bem-vinda - eles ajudam a aumentar visualmente o espaço.
Quanto aos eletrodomésticos, sua escolha depende apenas das preferências de gosto do proprietário da cozinha. De qualquer forma, é melhor escolher modelos confortáveis e práticos que se encaixam perfeitamente em qualquer estilo - isso também se aplica à geladeira.
Para interiores, Art Nouveau e Provence são adequados para eletrodomésticos em estilo retrô; para outros interiores, você pode escolher opções modernas de geladeira nas cores branca, cinza clara ou metálica.
No interior clássico, a geladeira pode simplesmente ser escondida atrás da fachada dos móveis. A solução ideal para uma pequena cozinha é o pequeno refrigerador embutido.
Conselhos! A principal regra que deve ser seguida no processo de planejamento de uma pequena cozinha é abandonar os móveis, que podem ser dispensados. Não há lugar para aparadores, cômodas, mesas de cabeceira decorativas e inúmeras prateleiras - seja melhor que algo tão necessário como uma geladeira ocupe seu lugar.
7. Se possível, o refrigerador deve ser integrado ao fone de ouvido
A geladeira embutida economiza centímetros preciosos e permite criar uma uniformidade de todas as superfícies da cozinha, devido às quais o espaço é visualmente facilitado e aumentado, e o interior parece limpo.
Geladeira embutida em uma pequena cozinha em Khrushchev
Geladeira embutida disfarçada de buffet
Além disso, o equipamento embutido é muito mais fácil de manter limpo - basta limpar as fachadas e a própria câmera. Uma unidade separada requer limpeza da parte superior, do espaço atrás das costas e ao redor das paredes.
- A instalação de uma geladeira é especialmente desejável não apenas para cozinhas pequenas, mas também cozinhas decoradas em clássico, rústico e estilo étnico.
Geladeira embutida no interior da cozinha de estilo clássico em stalin
8. Para uma pequena cozinha deve escolher modelos compactos
Por exemplo, um modelo estreito, porém alto (apenas 40-55 cm de largura e 180 cm de altura), um frigobar que pode ser colocado / construído sob a bancada ou apenas uma pequena unidade (por exemplo, 120 l).
- E, é claro, é desejável que o refrigerador da pequena cozinha esteja embutido.
Abaixo estão exemplos de fotos da técnica em formato mini.
Geladeira pequena integrada ao forno
Pequena cozinha com geladeira pequena
Geladeira pequena de pé junto à janela
Refrigerador sem balcão
A integração de um frigobar sob a bancada é tão fácil quanto, por exemplo, uma máquina de lavar, uma grande máquina de lavar louça ou um armário com prateleiras. Para quem mora sozinho ou com um casal, esta é uma ótima solução.
9. Se a cozinha é muito pequena, a geladeira pode ser levada para uma sala ou corredor adjacente
Às vezes, a cozinha é tão pequena que você precisa sacrificar uma geladeira. Por exemplo, pode ser retirado no corredor ou na ... sala adjacente. Nesse caso, é aconselhável remover a porta da cozinha (ou sempre mantê-la aberta) e colocar uma mesa perto da geladeira. Este último facilitará o descarregamento dos produtos, a restauração da ordem nas prateleiras.