Muitas opções para o enquadramento decorativo de lareiras permitem que você escolha praticamente qualquer modelo para uma combinação harmoniosa com o interior geral. Com toda a diversidade, todas as lareiras podem ser divididas em dois grupos: com chama aberta e fechada.
- Lareiras a chama aberta parecem mais atraentes. Você não pode apenas admirar o processo de queima, mas também ouvir o crepitar característico da lenha. No entanto, o perigo potencial de faíscas na superfície do piso ou em objetos ao redor está cada vez mais forçando os designers a escolher fornos fechados.
- Na versão fechada, você não pode prescindir de elementos envidraçados. São janelas de observação, portas e, às vezes, até as paredes da lareira. Mas sabemos que o vidro a uma temperatura elevada perde força e pode quebrar. As tecnologias modernas tornaram possível a criação de óculos "temperados" que resistem ao aquecimento de até 1000 ° C.
Hoje falaremos sobre produtos para lareira, usados para criar vidro temperado.
Propriedades do vidro refratário
O uso de vidros refratários na fabricação de lareiras é possível devido às suas qualidades únicas. Eles têm um pequeno coeficiente de expansão térmica, devido ao qual a força necessária é alcançada.
A lareira de vidro oferece uma excelente visão geral, que permite admirar as chamas de qualquer ângulo e distância. As propriedades de isolamento acústico do vidro não podem ser atribuídas a vantagens ou desvantagens. A capacidade de ouvir os sons que acompanham a gravação não agrada a todos.
O vidro refratário praticamente não esquenta por fora. Isso o torna seguro no apartamento se houver crianças por perto. A principal tarefa do material transparente não é apenas fornecer uma visão geral, mas também garantir a segurança durante a operação da lareira.
Tecnologias e características de fabricação
Cada novo proprietário deseja que o dispositivo adquirido dure o maior tempo possível. Para fazer isso, é necessário não apenas atendê-lo em tempo hábil, mas também fazer a escolha certa ao comprar. Conhecendo as principais características do vidro temperado, você pode facilmente escolher a opção de acordo com suas necessidades.
Primeiro de tudo, você precisa saber que esses óculos são feitos de acordo com certas tecnologias. Eles são mantidos em alta temperatura e sujeitos a pulverização com produtos especiais que aumentam sua resistência.
Os vidros da lareira diferem de outros tipos pela presença de um filme de óxido de ferro. É aplicado de forma a facilitar a remoção do vidro de fuligem. Os representantes mais famosos de copos para lareira incluem quartzo e borossilicato.
As principais características indicadoras são a temperatura máxima e a duração da operação. Frequentemente, esses parâmetros são inversamente proporcionais. Portanto, antes de comprar uma lareira específica feita de vidro, decida o que mais lhe interessa. O fabricante indica todos os parâmetros no passaporte do produto correspondente.
Onde o vidro é usado?
O uso de copos refratários no design da lareira lhes confere grande importância. Graças à transparência do foco, o efeito de uma imagem ao vivo é criado, apenas absolutamente seguro, excluindo a ocorrência de um incêndio. Normalmente, uma lareira de vidro não está equipada com uma chaminé, para que possamos concluir sobre o tipo de combustível em que trabalha.
O número de elementos de vidro pode ser completamente diferente. Existem focos de metal, mas com portas panorâmicas, que devem ser de vidro. Tais lareiras usam gás e lenha como combustível.
Vale ressaltar que, devido à resistência do vidro temperado, o limite de sua aplicabilidade abrange todos os tipos de lareiras. A resistência e resistência ao fogo levaram a mais uma aplicação. Esse vidro é geralmente emoldurado com uma superfície de piso nas imediações da lareira. Não tem medo de cair objetos pequenos e permanece seguro por um longo tempo.
Tipos de combustível
Pelas suas propriedades tecnológicas, o vidro temperado permite a sua utilização em lareiras de vários tipos de combustível. Mas os elementos transparentes têm uma desvantagem significativa - a cobertura inevitável dos produtos de combustão (fuligem). As lareiras de madeira a emitem em grandes quantidades, por isso é irracional retirá-las do vidro.
O gás deixa muito menos produtos após a combustão. A chama do fogo parece bastante atraente, então eles tentam demonstrá-la o máximo possível. Existem opções nas quais o combustível gasoso cria a ilusão de queima de madeira, para a qual os manequins são usados.
Os biocombustíveis são à base de álcool e têm alto desempenho ambiental. Essa lareira geralmente contém um grande número de superfícies de vidro.
Os análogos elétricos certamente fornecem partes de vidro, fornecendo uma visão completa do fogo simulado.
Tipo de design
A presença de uma chama atrás do vidro levou os desenvolvedores a criar várias versões para várias aplicações de lareiras. Os principais modelos são:
- Lareiras de parede.
- Lareiras portáteis.
- Lareiras ao ar livre.
As opções de piso são uma moldura de vidro construída ao longo da parede. Pode ser de vários tamanhos, mas os designers não recomendam tarefas em dimensões. Além disso, existem modelos circundando duas paredes ao mesmo tempo. Eles são feitos na forma de um ângulo e parecem um aro de fogo.
As opções portáteis ou de mesa são notáveis por sua mobilidade. Você não pode parar de desfrutar do conforto da lareira, passando de sala em sala. O tamanho pequeno é compensado pela visibilidade que o vidro oferece. Para evitar a dependência do combustível acumulado, as lareiras portáteis costumam usar biocombustível. Isso evita a necessidade de equipar o local com eletricidade ou lenha.
Lareiras de parede - uma opção de design moderno que se encaixa no estilo moderno ou de alta tecnologia. Apenas a parte da frente da lareira é feita de vidro, já que o restante de suas faces está embutido em um nicho especialmente preparado. O enquadramento na forma de um quadro pode ser feito de vários materiais de acabamento.
Cuidados com a lareira
Com o tempo, em qualquer lareira, os elementos de vidro perderão sua transparência anterior. Sobre a integridade da superfície, você não pode se preocupar. O vidro forte é protegido de maneira confiável contra pequenos arranhões e lascas. A única coisa com que o proprietário terá que se preocupar é limpar a fuligem por dentro. Pode ser produzido por qualquer detergente, uma vez que o vidro refratário é resistente a produtos químicos agressivos.
Os fabricantes estão tentando aumentar a vida útil entre a limpeza geral do corpo da lareira. Para isso, são utilizados sistemas de recirculação de gás e pós-combustão em alta temperatura. No entanto, o processo de manutenção não pode ser completamente evitado.
Ao escolher uma lareira com elementos de vidro, você sempre pode contar com uma revisão completa do que está acontecendo em sua fornalha. Esse aparelho certamente lhe dará o prazer de ver o processo de combustão.
Funcionalidades
Um fogão de lareira é feito de materiais resistentes ao calor: vidro resistente ao calor e uma armação de metal. Os modelos mais recentes são feitos inteiramente de vidro. Devido a isso, você pode admirar o fogo de todos os lados da lareira e instalá-lo no centro da sala. Os principais requisitos para isso são a conformidade com os padrões e a funcionalidade de segurança necessários. As portas de vidro desempenham várias funções.
Considere os principais parâmetros.
- Monitoramento seguro do fogo (um obturador transparente protege a sala de maneira confiável de faíscas e brasas).
- Bloquear a propagação do odor liberado como resultado da combustão do combustível (o sistema interno de sopro de vidro do lado de dentro contribui para essa função).
- Isolamento de ruído da combustão de combustível (essa função é relevante em salas onde é necessário observar o silêncio, por exemplo, em um quarto).
- Maior perda de calor (devido a portas abertas, a tração se torna mais forte, a quantidade de calor aumenta).
Vantagens e desvantagens
O esquema de trabalho de lareiras com vidro tem vantagens e desvantagens. Considere as qualidades positivas.
- Economia e compacidade. Uma pequena fornalha é capaz de fornecer aquecimento suficiente, consumindo uma quantidade mínima de combustível.
- Simpatia ambiental. O sistema de lareira de vidro permite o controle da queima de lenha, bem como a queima de combustível não utilizado. A emissão de gás tóxico é mínima.
- Pequenas dimensões do dispositivo de aquecimento, o que não afeta a qualidade da proteção contra o frio.
- Operação simples. Você não precisa ter conhecimentos e habilidades especiais para usar uma lareira de vidro (o sistema é simplificado ao máximo).
- Aparência bonita. Essa lareira parece impressionante em qualquer interior.
Lareiras com vidro têm contras.
- Uma lareira de vidro é um design caro. Para equipá-lo e conectá-lo, serão necessários custos adicionais.
- É necessária a manutenção permanente do vidro, que pode ser coberto com uma camada de poeira ou fuligem. No entanto, muitos modelos modernos são equipados com um sistema de sopro de vidro por dentro, o que impede a acumulação e a sedimentação de fuligem.
Tipos de estruturas
A lareira pode ser feita de diferentes materiais em diferentes modelos. A porta de vidro pode ter decorações adicionais. O principal é que ele atenda às suas funções básicas. Seu design padrão inclui uma estrutura de metal e uma janela com vidros duplos. Para conectá-los, use loops especiais e um selo apertado.
Como elementos adicionais, um mecanismo do obturador é usado, manuseie, saídas de ar para acesso ao oxigênio e cortinas que controlam sua entrada. A porta pode variar em tamanho. Depende de todo o fogão da lareira. Sua largura máxima é de 20 cm, a mínima é de 15 cm, a altura pode variar de 80 a 120 cm.O mecanismo de abertura pode ser levantado ou deslizante.
O vidro refratário também pode ser instalado em uma lareira a lenha. Durante a instalação, todas as medidas de segurança devem ser seguidas. No entanto, durante a operação de um projeto desse tipo, fuligem e cinzas se formam constantemente no vidro; portanto, esse projeto é bastante raro.
A lareira de vidro pode ter três variedades:
- com portas espessadas (3 copos),
- com portas planas (1 copo),
- circular (o vidro envolve a estrutura por todos os lados, o que permite a instalação no centro da sala).
Existem modelos combinados, por exemplo, uma lareira de ferro fundido com vidro resistente ao calor. O fogão pode ser complementado por forjamento ou moldagem, o vidro pode ser colorido, laminado, vitral ou mosaico. Lareira de vidro pode funcionar com diferentes combustíveis. Dependendo disso, dois tipos de design são diferenciados: gás e biocombustível.
Para a operação das espécies de gás, é utilizado gás (propano-butano). Está organizado de maneira que o tanque de combustível esteja dentro, apenas a imitação de cerâmica da lenha carbonizada é visível para os que estão ao redor. Esta lareira liga e desliga remotamente. Usando um controle remoto especial, você pode controlar o poder da chama. Devido à origem da planta durante a combustão, o combustível não emite substâncias nocivas no ar, o que possibilita a instalação desse projeto em qualquer local. Um capuz neste caso não é necessário. O biofireplace pode ser de três tipos, considere as nuances de cada um.
Temperado
O vidro temperado pode ser de diferentes tipos, dependendo de suas características.
Observe os principais.
- Expansão térmica quando aquecida. Em contato com alta temperatura, expande 30 vezes menos que outros tipos de óculos. As taxas de expansão podem variar.
- O vidro deve ser resistente ao calor para suportar altas temperaturas. Os indicadores de resistência ao calor variam entre 500 - 1000 graus C, dependendo do modelo da lareira.
- Para fornos, deve ser utilizado vidro de uma certa espessura (de 4 mm). Para fornos mais pesados e maiores, é usado vidro mais espesso.
A durabilidade também importa. Este indicador é determinado pela temperatura mantida no surto. A 500 A vida útil do vidro temperado pode ser de vários milhares de horas, a 700 graus C - não mais que 100 horas. Para aumentar o número de horas, a lareira não deve ser sobrecarregada com lenha; devem ser criadas condições para a tração máxima possível. Além disso, o vidro resistente ao calor tem várias variedades.
Desenho
As lareiras de vidro no interior geralmente têm uma finalidade exclusivamente decorativa. Eles não têm chaminé, não emitem fumaça, portanto, são adequados para instalação em qualquer ambiente. O design da lareira depende diretamente da sala em que será instalada, bem como do estilo e disponibilidade de espaço livre. Geralmente ele é escolhido para complementar as áreas de alta tecnologia, grunge, loft. Uma lareira de vidro é considerada um objeto neutro; ela parecerá igualmente boa em qualquer estilo de ambiente.
A lareira pode ser equipada com decorações adicionais: forjamento, escultura. O vidro pode ter uma cor e relevo diferentes. Normalmente, uma lareira de vidro é feita na forma de uma figura geométrica. Pode ser simples (quadrado, retangular) ou complexo (multifacetado). Nesse caso, a lareira de vidro pode ser completamente transparente em um, dois, três ou quatro lados. O modelo redondo com vidros panorâmicos é muito popular.
Uma das soluções originais é a mesa da lareira. Use-o como uma mesa de jantar com um buraco para o fogo no meio. Por todos os lados, a fornalha é cercada com vidro. A lareira pode ser coberta de cima com uma cobertura especial: o fogo queima dentro da estrutura.
Recentemente, tornou-se popular a instalação de portas de vidro em um fogão de sauna. Devido a isso, a fumaça não entra na sala e o aquecimento leva menos tempo. A lareira pode ser uma opção grande ou minúscula que, se necessário, pode ser colocada no chão ou na mesa. A solução original é desviar-se sob uma grande lareira de uma parede inteira. Parece especialmente impressionante.
Dicas de uso e cuidados
Lareira de vidro não requer esforços de manutenção. O design moderno do biomodelo está equipado com um sistema para queimar todo o combustível sem resíduos. Basta limpar o pó da superfície de tempos em tempos. Lareiras a gás ou a lenha com portas de vidro exigirão mais cuidados. O principal problema durante a operação é lavar fuligem e fuligem.
É formado por várias razões.
- Se a lareira for a gás, o motivo pode estar na quantidade errada de combustível em relação ao ar que entra. É necessário verificar se o queimador está entupido, se os bicos (aberturas de suprimento de gás) estão na posição correta.
- Se o modelo funcionar com propano-butano, o suprimento de gás ao ar poderá ser interrompido, o gás em si poderá ser de baixa qualidade. É necessário garantir que os bicos, queimador e tanque de combustível estejam funcionando e substituí-los, se necessário.
- Se for necessário instalar portas de vidro em uma lareira a lenha, a fuligem não pode ser evitada. Para minimizar isso, você precisa manter as válvulas abertas, limpe regularmente o tubo de saída. É melhor não usar lenha conífera como combustível: no processo de combustão é formada uma grande quantidade de fuligem, a presença de resina dificulta a limpeza dos vidros.
Limpar a tela de vidro não requer muito esforço. Para fazer isso, você pode usar ferramentas especiais para lavar lareiras de vidro. As lojas oferecem uma ampla gama de produtos diversos.Na maioria das vezes, é liberado na forma de sprays ou pastas, que são aplicadas ao vidro e depois removidas com uma esponja. Mais tarde, o vidro limpo é polido com um pano seco.
Se precisar limpar a lareira, mas não há como comprar o produto na loja, use cinza. Ele precisa estar úmido e, com a ajuda de um jornal, trate-o com faixas contaminadas e depois enxágue com água. Você pode fazer um líquido especial para a limpeza de fuligem. Isso exigirá água e vinagre na proporção de 1: 1.
As portas de vidro devem ser removidas da lareira e dispostas no chão. Usando uma pistola, a solução é abundantemente pulverizada sobre eles. Quando o líquido secar, o vidro deve ser limpo com jornais secos. Se a sua lareira estiver equipada com dobradiças fixas, as portas serão tratadas com guardanapos embebidos em solução.
É melhor limpar a lareira após cada uso. Portanto, a fuligem não se acumula. Para evitar o vidro fumado em uma lareira a lenha, é melhor usar madeira limpa e seca para ignição. Durante a operação, você pode usar uma técnica especial: deixe uma folga estreita em cima do vidro. O fluxo de ar cria uma barreira contra a fuligem. Para manter o vidro transparente, depois de usar e limpar a lareira, você pode aplicar sabão sólido. O efeito aparecerá durante o uso subsequente.
Belos exemplos no interior
Lareira de vidro - uma decoração única do interior.
- Pode ser harmoniosamente integrado a um interior ultramoderno e clássico.
- Um estilo diferente pode ser criado graças a decorações e elementos adicionais (por exemplo, devido à estrutura forjada, moldagem em estuque, inserções de vários materiais).
- A tela original criará um amortecedor de segurança adicional, tornando o design único.
Firebox fechado dará mais calor
Os especialistas enfatizam que as lareiras com fornalha fechada criam mais calor. Tais lareiras são altamente seguras, permitem ajustar a intensidade da combustão de combustível.
Alguns dos modelos com fornalha fechada podem ser operados de acordo com o humor: nos modos fechado e aberto. Alguns fogões de lareira têm recursos interessantes, como uma porta autolimpante.
Portanto, você não precisa limpar o copo a cada vez para olhar a chama.
A eficiência desse modelo é muito boa. Mantendo o calor perfeitamente, eles podem aquecer perfeitamente uma casa de campo com uma área de várias dezenas de metros em um quadrado.
Em geral, vale a pena prestar atenção ao que é feito o inserto da lareira com vidro. Esses parâmetros de sua lareira afetarão a eficiência e a segurança, bem como por quanto tempo você pode usar seu dispositivo.
Materiais
Segundo muitos mestres, vale a pena prestar atenção ao ferro fundido. O argumento para - excelente armazenamento de calor. Além disso, essa lareira não esfria tão rapidamente. Você pode usar aço, ele permitirá que você aqueça rapidamente o fogão. Observe que o forno de aço também esfria rapidamente. As câmaras de incêndio podem ser instaladas em um canto e também podem ser localizadas separadamente e incorporadas.
Se você escolheu a versão de canto da fornalha com vidro, observe que há três paredes nela; portanto, você deve colocá-la apenas no canto da sala. Em termos de transferência de calor, essas câmaras de incêndio são consideradas as mais poderosas.
As câmaras de incêndio com vidro montado na parede distinguem-se pelo seu design simples. Isso afeta o segmento de preço. Eles não são tão caros, e mesmo um novato inexperiente pode montá-los.
Fornos embutidos podem economizar o espaço de um apartamento ou casa. É fácil criar essa opção, mas alguns pontos importantes devem ser levados em consideração.
Como lidar com a fuligem?
Os designers pensaram em como minimizar os efeitos nocivos da fuligem nas persianas de vidro da lareira. Eles criaram uma série de medidas que ajudam a combater esse problema. Uma solução é que as portas de vidro sejam colocadas a diferentes distâncias da chama.
As portas são feitas usando configurações diferentes. Isso faz a lareira funcionar melhor e oferece a oportunidade de apreciar a chama.
A lareira está equipada com sistemas de ventilação e sistemas de exaustão de fumaça, que evitam fuligem e fuligem nas portas de vidro da lareira.
Mais alguns argumentos a favor de fornos com vidro
Como já dissemos, os especialistas não aconselham fazer uma escolha a favor de fornos abertos. O perigo é fogo aberto. Faíscas podem aparecer acidentalmente. Portanto, é melhor não tentar o destino.
Escolhendo câmaras de incêndio com vidro, não esqueça a eficiência energética e a potência do dispositivo. Considere quanta energia você precisa antes mesmo de comprar e instalar uma lareira.
Se você escolher um dispositivo com aquecimento de água, lembre-se de que sua função não é apenas aquecer a sala, mas também aquecer a água. Esses dispositivos são populares hoje em dia porque são multifuncionais.
Preste atenção ao poder
Ao escolher um forno com aquecimento de água, lembre-se de que seria desejável escolher um forno equipado com uma potência maior. Faça uma escolha de energia, dependendo do tamanho da casa que você planeja manter aquecido.
Se sua casa tiver até 200 metros quadrados, escolha 8 kW, se mais de 250 metros quadrados, e escolha um dispositivo com capacidade de mais de uma dúzia de kW.
A potência do produto também depende do design. As Fireboxes de canto são pequenas e, portanto, são apropriadas. Para uma pequena casa de campo, eles estarão certos e também poderão aquecer um grande salão, mas você não pode contar com mais.
Se você ainda planeja aquecer a água com uma lareira, escolha outra opção - não um canto.
Instale por conta própria
Colocar a fornalha com vidro é bastante fácil. Explore os materiais informativos em anexo, assista a vídeos especiais. Em geral, é muito forte para você.
Se você comprar uma fornalha em supermercados especializados, instale-a facilmente. Uma vez que este é um projeto totalmente pensado e completo. Instale em material resistente à temperatura. Primeiro coloque-o no chão onde você pretende instalar o fogão.
Design externo
Você pode fazer o revestimento como achar melhor. Recomendamos que você faça um orifício na parte superior do design do portal. Com isso, o ar quente sairá do forno. Se o seu fogão for aquecido com água, esse calor irá aquecer a água.
Se você decidiu usar material artificial na decoração do portal, é aconselhável usar materiais resistentes à temperatura como uma camada.
Se você decidir, com suas próprias mãos, instalar uma porta transparente na lareira, preste atenção ao fato de que um copo simples e comum não funcionará para esses fins.
Escolha material resistente às temperaturas mais altas. Esse projeto e a escolha deste material o ajudarão a proteger a casa de um incêndio em potencial. Portanto, vá com cuidado para a seleção do copo apropriado. E não esqueça que existem duas câmaras de incêndio de vidro de duas e três faces, e você também pode instalar um segundo vidro, se desejar, protegendo o vidro frontal contra faíscas e criando uma grande tensão na câmara de incêndio.
Se você deseja fazer uma cobertura transparente em um fogão de ferro fundido, lembre-se de que nesse processo você não pode prescindir de certas habilidades e conhecimentos.
Não sobrecarregue vidro resistente ao calor
A diferença entre o vidro que pode suportar altas temperaturas do vidro comum é a sua capacidade de criar expansão de fundição quando aquecida. Durante o uso, esse vidro não está sujeito a lascas ou danos de outro tipo.
Ao comprar vidro para esses fins, observe atentamente a temperatura de aquecimento que ele pode suportar.
Se o vidro for resistente a 600 graus, com uma operação adequada, ele será atendido fielmente por muito tempo. Mas, se você exceder seriamente a carga, corre o risco de estragar o material em questão de horas.
Além disso, as propriedades do vidro usado também são afetadas pelo que você acende em sua lareira. Afinal, cada combustível produz uma certa temperatura no processo de combustão. Portanto, preste atenção a esse ponto aparentemente pequeno, mas muito significativo.
Se você instalou uma porta transparente em uma câmara de incêndio de ferro fundido, preste atenção às seguintes nuances que permitirão que você faça todo o possível para tornar o vidro o mais durável possível.
Primeiro, nunca extinga uma chama com líquido. Uma queda acentuada de temperatura afetará adversamente o vidro. Ao limpar a lareira, não use misturas abrasivas abrasivas ao limpar as portas e os fornos. Nesse caso, um leve arranhão não afetará as principais características da porta; no entanto, mais fuligem se acumulará no local em que ela apareceu. E isso estragará toda a visão das línguas de fogo na lareira.
E algumas dicas de operação
Parece - coisas não relacionadas, mas uma nuance como uma faixa instalada corretamente afeta a longevidade do vidro. Se o dispositivo não estiver em boas condições e a faixa estiver constantemente acesa pelo fogo, houver contato direto entre a chama e o vidro, certifique-se de que, apesar da resistência ao calor da porta, ela ainda não aguente muito tempo.
Qualidade da lenha
Se você deseja que a porta pareça muito impressionante e decore não apenas a lareira em si, mas também a sala em que está localizada, apenas a lenha de alta qualidade deve ser escolhida.
Você pode escolher diferentes fornos para lareiras com vidro, em segmentos de preços completamente diferentes, de marcas da Itália, Eslovênia, França, Polônia ou Rússia. Mas não esqueça de seguir as dicas descritas neste artigo, além de se familiarizar com todos os tipos de materiais informativos e ler as resenhas de usuários que já instalaram uma fornalha na lareira com vidro em casa.
Desejamos que você faça a escolha certa para que esteja sempre quente em sua casa!
Opções de layout
As portas da lareira podem ser feitas sob encomenda, de acordo com o seu tamanho, com e sem uma gaveta de cinzas, com furos com um obturador na porta ou na gaveta de cinzas ou sem um soprador.
Construção resistente ao calor, estrutura de aço para ferramentas, esquadro sólido, sistema de proteção de vidro anti-fuligem.
Faremos portas personalizadas para uma lareira de qualquer tamanho, design e configuração: dobradiças de uma folha, direita e esquerda, folha dupla, retas, angulares, arqueadas, forjadas, com vidro à prova de fogo e persianas.