Reparação

Tintas à base de água: tipos e composições

A tinta à base de água é um material barato, usado não apenas no campo da construção e reparo. As formulações de emulsão de água estão em demanda, porque são ecologicamente corretas, seguras para a saúde e apenas trabalham com elas, mesmo se não houver habilidades relevantes.

Esta é uma tinta à base de água.

Características das tintas de água

Esta tinta é uma mistura de pequenos fragmentos insolúveis de um aglutinante sintético com pigmentos, além de aditivos adicionais com água.

Assim que o líquido evapora, as gotas se combinam e passam pelo processo de polimerização. Nesse caso, um revestimento decorativo durável é formado na base.

A composição do material contém esses componentes:

  • aditivos de origem sintética ou natural: talco, aparas de mármore,
  • água (atua como um solvente),
  • agente espumante
  • suspensão de partículas sólidas, proporcionando a viscosidade da tinta e a densidade de sua consistência.

Inicialmente, o material tem uma cor branca, mas pode ser alterado usando o esquema de cores. A consistência da composição se assemelha a uma pasta líquida. Essa substância é usada para decoração de interiores e para decoração de exteriores.

Tem as seguintes vantagens:

  • segurança ambiental (não há componentes perigosos para a saúde),
  • falta de cheiro
  • baixo custo
  • segurança contra incêndio
  • curto período de secagem.

Mas essa tinta nem sempre pode ser combinada com outros revestimentos decorativos. Nem todas as formulações de emulsão aquosa são projetadas para uso intensivo. Nem sempre é possível usá-los em ambientes com alta umidade ou mudanças constantes de temperatura.

Acrílico

É usado com mais frequência para decoração de paredes em ambientes fechados. A composição contém resina acrílica. Para melhorar as propriedades repelentes à água deste material e seu poder de ocultação, o fabricante adiciona o látex. Adequado para uso interno. A tinta à base de água fica uniformemente na base de concreto, tijolo, drywall, pedra e madeira.

Esse tipo de material seca rapidamente e, na presença de contaminantes, é facilmente removido. Pode ser utilizado em ambientes com alto nível de umidade, pois é resistente à formação de fungos e bolores. A composição é considerada ecológica e a camada aplicada não se deteriora sob a influência de mudanças de temperatura.

Látex

O principal componente da tinta é o látex sintético. É adequado para decoração de interiores e exteriores. Sua vantagem é o aumento da resistência à umidade e ao desgaste a seco. É resistente a danos mecânicos.

Uma camada desse acabamento pode ser lavada com detergentes não abrasivos. Devido à alta elasticidade da composição, pode ocultar pequenas irregularidades e defeitos na superfície da base - até 1 mm.

Silicone

O material é baseado em resinas de silicone. Esta opção é considerada uma das mais caras. A camada aplicada passa bem pelo vapor e pelo ar, portanto, não há condensação, o risco de mofo e bolor é reduzido. A composição está exatamente na base de qualquer tipo. Suas características técnicas permitem ocultar rachaduras, lascas ou inchaços, cujo tamanho não exceda 2 mm.

As diferenças de temperatura não alteram as propriedades do material. Você pode até aplicá-lo em paredes úmidas.

Quando contaminada, a camada superficial é bem limpa com detergentes, sem ser danificada. O consumo da composição depende da textura e do material de fabricação da base.

Silicato

A composição da substância inclui silicato de sódio e pigmentos coloridos. Além disso, é adicionado vidro de potassa, o que torna o acabamento durável e resistente a danos mecânicos. A composição de certos tipos dessas tintas inclui elementos em pó, devido aos quais o acabamento se torna resistente à corrosão.

A condensação não se forma nesse revestimento, pois a camada passa pela umidade. A vantagem do produto é sua durabilidade e a capacidade de usar madeira, concreto, para trabalhos ao ar livre. O acabamento não perde a atratividade por 10 a 20 anos. Não é afetado por mudanças de temperatura, precipitação ácida e luz solar direta.

Mineral

É feito com base em cal abatida com a adição de cimento. Projetado para paredes e tetos. Essa tinta assenta bem na fundação de concreto e tijolo. Pode ser usado para decorar as superfícies que freqüentemente entram em contato com a água. Mais frequentemente, tinta mineral é usada para decorar a fachada do edifício. A única desvantagem do material é a vida curta.

Aerossol

É vendido em latas de spray e tem grande demanda. Após a aplicação, a tinta seca rapidamente. Para que o pigmento fique uniforme e firmemente, ele deve ser aplicado várias vezes. Se necessário, a tinta pode ser removida da superfície dentro de 30 minutos após a aplicação. Para fazer isso, use uma esponja úmida. A vantagem do material em aerossol é que você pode escolher qualquer tom.

Carimbo

É aplicado em carimbos e selos de escritório. A impressão é claramente visível não apenas no papel, mas também em outros materiais absorventes. Esta tinta é adequada para dispositivos automáticos e manuais. Também é usado em datadores e numeradores. Qualquer bloco de carimbo pode ser recarregado com ele.

Após a secagem, essa tinta não é lubrificada. Com o contato prolongado com a tinta, o carimbo ou o clichê do selo não quebra. A substância combina bem com produtos de borracha e polímero.

O esquema de cores da composição é constante. Ele contém cores azuis, roxas, verdes e pretas. Outras espécies podem às vezes ser encontradas. Tinta colorida não é produzida. Estão disponíveis formulações ultravioletas incolores. À luz do dia, essa impressão não aparece. É visível quando iluminado com uma lâmpada UV especial.

Tinta à base de água.

Dicas de seleção

A escolha certa da composição ajudará a explicar suas características técnicas:

  1. Classe de perigo. Os materiais utilizados para o projeto de instalações residenciais não devem conter fenol e outros componentes tóxicos, pois podem causar envenenamento, desenvolvimento de câncer.
  2. Consumo de tinta por unidade de área.
  3. A viscosidade da composição. Quanto mais alto esse indicador, menos água está presente nele.
  4. Peso. O padrão é 1,35 kg / l.
  5. O tempo de secagem da camada. Isso afeta o nível de umidade na sala. Mais frequentemente, a tinta seca em 4-10 horas.
  6. Fabricante Você não deve comprar materiais muito baratos, pois eles podem conter aditivos tóxicos.

A escolha da tinta com a inclusão de água depende do escopo de sua aplicação e das condições operacionais subsequentes, do tipo de substrato no qual será aplicada.

Prós e contras

A composição do produto inclui água, que atua como um diluente.

As tintas à base de água têm as seguintes vantagens:

a superfície pintada é fácil de limpar com água e outros meios,

graças à fácil aplicação, você pode lidar com a pintura,

o revestimento é durável

universalidade para qualquer superfície,

grande variedade de tons,

não há pigmentos perigosos na composição, o que não leva à formação de alergias.

As desvantagens de tais tintas são as seguintes:

durante a aplicação, a temperatura do revestimento deve ser de pelo menos +5 graus; caso contrário, o processo de polimerização não ocorrerá, ou seja, a superfície do filme não se formará,

incompatibilidade com outros revestimentos, ou seja, composições de água não serão fixadas em esmalte alquídico ou tinta a óleo,

menos resistente ao desgaste do que formulações de dois componentes à base de solventes orgânicos,

a força do filme resultante como resultado da coloração é formada somente após quatro semanas.

Tipos e composição

Tintas e vernizes variam em composição, o que afeta as características das tintas. Tipos de revestimentos à base de água:

Acrílico A popularidade desses corantes se deve à composição de alta qualidade e preço acessível. A base do material inclui resinas e aditivos que dão certas propriedades. As tintas podem ser aplicadas em locais com alta umidade. Possuem durabilidade e resistência ao desgaste. Eles não têm um odor pungente e também não são influenciados por aditivos químicos. Esse revestimento é fácil de aplicar com ferramentas improvisadas. O filme resultante é fixado sem o uso de fundos adicionais. No entanto, este produto não é adequado para todos os revestimentos, pois qualquer defeito aparece após a pintura. Como resultado, é impossível obter um acabamento brilhante. Devido à rápida velocidade de secagem por várias horas, o produto pode perder suas propriedades.

Látex os compostos são capazes de suportar a exposição direta à água. Devido a esta qualidade, eles podem ser usados ​​no banheiro. O principal material na composição é o látex. Irregularidades após a pintura são praticamente invisíveis. O material tem uma velocidade de secagem por várias horas. Uma característica das formulações de látex é a resistência ao desgaste seco e úmido. Além disso, esse material é capaz de ocultar irregularidades e rachaduras nas superfícies.

Silicone Os corantes podem ocultar as falhas espessas das superfícies pintadas devido à sua elasticidade. Eles podem ser limpos no processo de obtenção de água na forma de precipitação. O preço do produto é muito mais caro que outros tipos, pois suas propriedades apresentam a mais alta qualidade.

Mineral os revestimentos são compostos de cimento ou cal triturada. Usado principalmente para decoração de interiores. Adequado para substratos de concreto, paredes de tijolo, superfícies rebocadas. Como resultado da pintura, é formado um filme que fornece proteção contra a umidade e o sol.

Acrílico e silicone as tintas são um tipo de dispersão da água, uma vez que a formação de um filme se deve à presença de látex sintético. Esses tipos de tintas são retardantes de fogo, uma vez que durante o aquecimento se forma uma tela que protege o calor.

Alkyd os materiais são compostos de resina resultante do processamento de elementos oleosos. A secagem resulta em uma textura brilhante. É usado para acabamento de paredes e tetos e possui maior resistência em contraste com a composição de dispersão de água.

Revestimento epóxi resistente a detergentes, óleos e precipitações. É baseado em uma suspensão de pigmentos e vários enchimentos.

Carimbo de material amplamente utilizado para reabastecer selos e selos. Este corante é de secagem rápida, graças a isso, a impressão não é manchada durante a operação. Uma característica deste produto é que ele funciona com base em água e glicerina. Tem uma grande variedade de cores.

Formulários de Liberação

À venda agora você pode ver várias formas de liberação das mesmas tintas. Isso se deve ao objetivo desta composição, tipo de superfície a ser pintada. A conveniência de um produto depende do seu tipo de embalagem.

Se você planeja pintar paredes ou tetos, é mais conveniente comprar composições em baldes grandes.

A tinta spray em latas é adequada para móveis, elementos metálicos ou plásticos. Nesta forma, o spray ajudará a decorar certos itens.

As principais vantagens dos aerossóis:

prontidão para uso, você só precisa agitar o balão várias vezes,

ideal para pequenas partes de superfícies, pois tem a capacidade de penetrar nos recessos dos objetos,

facilidade de transporte

tem uma alta taxa de secagem,

a capacidade de fazer transições de cores,

ao contrário das latas a granel, as latas de spray abertas com a tinta restante não secam.

Desvantagens:

impossível misturar tons diferentes

requer certo conhecimento para trabalhar com recipientes de aerossóis,

não adicione solvente

se a pintura for realizada no exterior, o trabalho deve ser realizado apenas na ausência de vento.

Cores

Existe uma grande variedade de corantes concentrados que são adicionados em uma certa proporção à composição do material da tinta. A mistura ocorre até que a tonalidade desejada seja obtida, cuja intensidade pode ser reduzida ou aumentada. Mas para cada corante, há uma limitação na taxa de uso de tonalidade.

À venda hoje em dia, uma gama bastante ampla de aditivos de pigmentação, muitos deles se destacam por sua versatilidade. Isso facilita o processo de seleção. Nas tintas à base de água, o conteúdo da cor não deve ser superior a 20%.

As cargas de pigmento são divididas em dois tipos:

Orgânico Eles se destacam na cor saturada, mas são instáveis ​​à luz e aos álcalis.

Inorgânico. Eles têm ótima resistência à luz, mas são limitados por preenchimentos de cores.

Para criar a cor necessária para o material da pintura, as seguintes regras devem ser consideradas:

o cálculo da cor desejada é realizado com antecedência,

existem vários catálogos nos quais você pode ver a sombra finalizada,

o uso de tabelas especiais para misturar cores dará um resultado positivo para tons mais complexos,

em um pequeno recipiente de cor branca, sempre é feito um lote de teste, o que ajuda a determinar o nível da intensidade necessária,

a mistura em um pequeno recipiente é aplicada em uma pequena área para verificar,

para obter a consistência necessária, a mistura é feita usando uma broca com um bico especial.

Vantagens do método de amassar cores manual:

rentável em relação ao preço,

a possibilidade de diluição e uso no local da pintura,

sem restrições na escolha da tonalidade.

A tecnologia moderna também permite a seleção de pigmentos através de um programa de computador disponível nas lojas de construção. Graças ao equipamento especial, é realizada uma seleção rápida da dose desejada e a combinação da tonalidade pretendida. Amassar também é realizada usando a operação da máquina.

Essa coloração é mais cara que o método usual. Mas esse método permite garantir a precisão da cor selecionada.

Vantagens da coloração do computador:

alta velocidade de obtenção da tonalidade desejada,

existe a possibilidade de obter novamente o mesmo tom,

ampla seleção de cores.

A desvantagem deste método é a impossibilidade de misturar no local de reparo.

Para obter uma cor preta, a pintura ocorre adicionando gradualmente o pigmento gota a gota.

É bastante difícil alcançar o resultado rico desejado; é necessária paciência aqui. Caso contrário, apenas uma tonalidade cinza opaca pode ser obtida.

A obtenção da cor pretendida é garantida por uma boa seleção de tinta branca sem aditivos amarelos.

Kohler é selecionado levando em consideração a superfície correspondente. Pigmento para parede não pode ser usado para teto.

Para re-tingir, são compradas composições do mesmo fabricante, caso contrário, haverá uma diferença pequena, mas perceptível.

Para obter uma tonalidade bege, é necessária uma mistura de pigmento branco e neve.

Como escolher?

As propriedades universais das tintas permitem pintar várias superfícies fora e dentro da casa.

Revestimentos que podem ser corados com tintas e vernizes à base de água:

De metal As formulações solúveis em água protegem contra a corrosão.A base metálica deve ser preparada antes da exposição ao corante.

De plástico O revestimento acrílico usando um endurecedor é adequado para este material. Dará estabilidade química e mecânica de plástico. Recomenda-se escolher produtos que incluam aditivos de poliuretano.

Estuque. Para esta superfície, é selecionada uma composição de coloração para o trabalho interior. Para paredes e tetos rebocados, é selecionado material de água fosca.

Forro pode cumprir o papel de decoração externa ou interna. A escolha da tinta depende disso. A ênfase está nos compostos adequados para madeira. A dispersão alquídica e a água são usadas.

Para gesso corantes permeáveis ​​ao vapor e laváveis ​​devem ser utilizados.

Sob móveis MDF revestimentos de pintura internos são selecionados.

Para vidro tintas acrílicas perfeitas para vitrais que não causam alergias. No entanto, eles não são duráveis ​​o suficiente e requerem processamento adicional.

Material de pintura à base de água é adequado para todos os tipos de radiadores de aquecimento. Tais composições não têm um odor pungente e têm alta resistência ao calor e durabilidade.

Produtos de impressão flexográficacontém mais pigmento que os corantes não aquosos. Isso é necessário para criar um estado viscoso. O filme é formado devido à presença de vários elementos adicionais na forma de agentes umectantes e antiespumantes.

Coloca perfeitamente em uma superfície de madeira tinta acrílica. Não causa manchas e permite manter a estrutura da árvore.

Ao escolher corantes aquosos, a superfície a ser revestida é sempre levada em consideração. Há um número suficiente de produtos à venda que diferem em sua composição de qualidade. Como regra, o objetivo de uma tinta específica é indicado na embalagem.

Você aprenderá mais sobre os benefícios da tinta à base de água no vídeo abaixo.

Formadores de filmes de emulsão aquosa (dispersão em água)

Uma emulsão é um sistema bifásico de líquidos imiscíveis, um dos quais é contínuo, e o segundo forma uma fase dispersa na forma de pequenas inclusões. É um tipo de dispersão.

As dispersões poliméricas são divididas em:

  • primário ou sintético,
  • secundário ou artificial.

Os primeiros são obtidos por polimerização de monômeros diretamente em um líquido. O segundo - dispersando o polímero acabado na fase líquida. Dependendo do estado de agregação do polímero acabado, as dispersões sintéticas são divididas:

As emulsões são formadas quando se utiliza o polímero acabado no estado líquido ou na forma de uma solução de um filme antigo em um solvente orgânico. As suspensões são formadas ao usar oligômeros sólidos, polímeros ou tintas em pó acabadas, com uso limitado.

A polimerização de emulsão é usada na indústria química, incluindo a produção de polímeros de emulsão, por exemplo, borrachas sintéticas e cloreto de polivinila. Pode ser tanto aquoso quanto não aquoso. Por sua vez, os monômeros podem ser “sólidos” (acetato de vinila, metacrilato de metila) ou “moles” (acrilato de butila) ou gasosos (etileno, cloreto de vinilideno). Convencionalmente, os polímeros "duro" e "macio" são divididos com base nas características mecânicas do filme resultante. A polimerização por emulsão é amplamente utilizada na produção de tintas e vernizes.

Como são formados os revestimentos baseados em dispersões aquosas?

Um exemplo de dispersão aquosa

Um filme de uma emulsão aquosa é formado coagulando-o em uma superfície pintada como resultado da remoção de água de uma camada suficientemente fina da emulsão. Com um aumento no conteúdo volumétrico da fase dispersa durante o desaparecimento da água, uma estrutura semelhante a gel é formada e os glóbulos “encaixam” nas estruturas mais compactas. No futuro, os glóbulos se aproximam da deformação correspondente e aumentam os limites da interfase. Sob o microscópio, a estrutura resultante se assemelha a um favo de mel.

A formação do filme termina com o desaparecimento dos limites físicos entre as partes dos componentes do polímero devido à difusão através do espaço interglobular dos segmentos macromoleculares, o que ocorre apenas com a mobilidade segmentar das moléculas. Normalmente, essa mobilidade é fornecida a uma temperatura acima da temperatura de transição vítrea do polímero. Se essa condição não for atendida para as condições padrão, a mobilidade segmentar das partículas de polímero é aumentada com a ajuda de vários aditivos de solventes (coalescentes), plastificantes e amaciadores.

A capacidade das emulsões aquosas para formar um filme é caracterizada por uma temperatura mínima de formação de filme (MTP), que para a maioria dos materiais dispersos em água é de pelo menos 5 ° C.

Propriedades reológicas

A viscosidade do meio de dispersão é tão baixa que as propriedades reológicas das tintas de emulsão dependem não apenas do tipo e propriedades do componente do polímero, mas também de sua concentração.

Em grande medida, as propriedades reológicas são exercidas pelo tamanho de partícula do componente polimérico. A estrutura do tipo gel com pequenas partículas tem baixa viscosidade de cisalhamento e alta tixotropia, respectivamente, a tinta é bem aplicada, mas os traços do pincel permanecem devido à fraca fluidez. Emulsões com partículas grandes formam tintas muito líquidas, propensas a manchas.

Em geral, a viscosidade da tinta depende do meio aquoso e é facilmente regulada por espessantes solúveis em água. O tamanho e a forma dos pigmentos e cargas afetam a fluidez em menor grau.

Tinta à base de água: composição, tipos de copolímeros

Tipos de tintas à base de água

Os principais componentes das tintas e vernizes para dispersão em água:

  • formadores de filme,
  • pigmentos
  • enchimentos
  • aditivos funcionais:
    • agentes molhantes (surfactantes),
    • estabilizadores de pigmento
    • plastificantes e solventes coalescentes,
    • reguladores de acidez, tampões,
    • antiespumantes
    • estabilizadores de degelo / congelamento.

Os surfactantes fornecem:

  • condições para a polimerização de monômeros,
  • estabilização das partículas poliméricas resultantes.

Na polimerização em emulsão, surfactantes aniônicos e não iônicos são comumente usados. No processo de formação de revestimento, é possível evitar a coalescência do surfactante das partículas de polímero.

Aditivos coalizantes e plastificantes proporcionam mobilidade de moléculas no processo de formação de filme. Ao contrário dos plastificantes, os aditivos coalescentes evaporam do filme durante a sua formação e o período inicial de operação, sem afetar as propriedades físicas e mecânicas do revestimento. Na prática, plastificantes e aditivos coalescentes são usados ​​juntos.

Apesar de as dispersões poderem ser obtidas a partir de praticamente qualquer material polimérico, a indústria de tintas e vernizes utiliza principalmente:

  • acetato de polivinil e seus copolímeros,
  • copolímeros de estireno-butadieno,
  • copolímeros acrílicos.

Emulsões de acetato de polivinila

O primeiro a ser utilizado na indústria de tintas. À temperatura ambiente, o acetato de polivinil é um polímero razoavelmente "sólido". A flexibilidade necessária do filme fornece plastificação:

  • externo - com plastificantes solventes.
  • interno - por copolimerização.

O uso de plastificantes solventes é economicamente desvantajoso, os filmes resultantes não são estáveis ​​o suficiente, a maioria dos solventes é perdida durante a operação do filme. Melhorar as propriedades operacionais do filme resultante devido ao uso de misturas complexas de vários plastificantes é ineficiente.

Para obter copolímeros, são utilizados principalmente ésteres de ácidos acrílico, fumárico e maleico, bem como ésteres de vinila superior. A copolimerização aumenta o grau de dispersão dos polímeros, o que reduz a absorção de água do filme, diminui a tendência de migração de pigmentos orgânicos e aumenta a possibilidade de aumentar o conteúdo desses pigmentos na tinta.

Copolímeros de estireno-butadieno

Ganhou fama durante a Segunda Guerra Mundial como borracha sintética, possui a elasticidade e a viscosidade característica dos elastômeros. Para aumentar a dureza e a durabilidade do filme, o teor de estireno no copolímero é aumentado para 50 ... 60%.

Os copolímeros de estireno-butadieno são menos suscetíveis à emulsificação, inferiores em termos de durabilidade e resistência às intempéries ao acetato de polivinil e poliacrilatos, e são usados ​​exclusivamente em ambientes fechados.

Tinta à base de água: aplicação, características técnicas

Por área de aplicação, eles são divididos:

  1. Solos.
  2. Fachada.
  3. Para trabalho interno.
  4. Especial

Solos Eles são usados ​​para fortalecer o substrato, alinhar seus defeitos e aumentar a aderência da superfície pintada. Proteger revestimentos contra componentes agressivos de um substrato de cimento, especialmente fabricados recentemente. Pode ser pigmentado e não pigmentado. Os solos devem ter as seguintes características técnicas:

  • boa penetração
  • formação de um filme com propriedades de resistência aceitáveis,
  • capacidade de fornecer excelente adesão,
  • resistência à hidrólise e processos eletrolíticos,
  • resistência à água.

Tintas e vernizes à base de água da fachada deve ser resistente a:

  • diferenças de temperatura
  • luz ultravioleta
  • os efeitos da água e produtos químicos na atmosfera,
  • abrasão
  • exposição a microrganismos (mofo, líquen e algas).

Os revestimentos das fachadas devem ter estabilidade durante a operação, baixa absorção de água e boa permeabilidade ao vapor. Nas tintas de fachadas, são utilizados pigmentos e cargas resistentes à radiação solar. Ao mesmo tempo, a resistência às intempéries do revestimento pode depender mais da qualidade do pigmento do que do tipo de dispersão.

Tinta à base de água para uso interno

Tinta à base de água para uso interno

As condições operacionais mais suaves de tintas e vernizes para trabalhos internos permitem o uso de vários tipos de copolímeros como formadores de filme, incluindo estireno acrílico, acetato de vinila, acetato de polivinil e polietileno de alta pressão. Não há requisitos sérios de resistência à água para revestimentos. O uso de tintas com baixo conteúdo de copolímeros e alto teor de cargas permite otimizar a proporção de "preço - qualidade".

Os revestimentos para trabalhos de interior são caracterizados pelas seguintes propriedades:

  • bom poder oculto
  • facilidade de pintura, falta de defeitos,
  • use para paredes e tetos,
  • ductilidade, resistência a fissuras,
  • boa compatibilidade com pastas tintométricas,
  • resistência à escovação e enxaguamento.

Tintas e vernizes especiais à base de água são usados ​​para obter revestimentos resistentes ao fogo, para banheiros ou pisos, para pintura de metal, papel de parede e outros materiais.

Vantagens e desvantagens

Vantagens de tintas e vernizes à base de água:

  • propriedades de alto desempenho do revestimento,
  • boa adesão à superfície pintada,
  • consumo econômico
  • a possibilidade de pintar superfícies molhadas ou com alta umidade,
  • economizando solventes orgânicos irremediavelmente perdidos,
  • segurança de uso,
  • segurança contra incêndio
  • adaptabilidade do revestimento,
  • tempo de secagem curto
  • fazendo cores diferentes com suas próprias mãos usando tonalidade,
  • facilidade de manutenção.

  • baixa resistência ao gelo limita o uso na estação fria.

Produção de tintas à base de água

Uma ampla variedade de materiais de emulsão de água possibilita a escolha do tipo de revestimento para quase todas as condições de uso, mantendo a compatibilidade ambiental e a segurança contra incêndio. Portanto, essa direção na indústria de tintas e vernizes é a mais promissora e está gradualmente substituindo outros tipos de vernizes e tintas.

A composição das tintas de dispersão aquosa

Observando a foto da tinta à base de água dessa variedade, você pode ver que ela é vendida na forma de pasta líquida. Consiste em polímeros sintéticos sólidos que, imediatamente antes do uso, devem ser diluídos em água:

  • substâncias que formam um filme de polímero após a tinta secar.
  • cargas que conferem resistência ao revestimento, eliminam a transparência e adicionam um certo efeito à superfície, dependendo da composição,
  • pigmentos dos quais a cor depende,
  • aditivos como emulsificantes, estabilizadores e espessantes.

Esta composição na forma diluída é aplicada à superfície pintada. Como resultado, após a secagem do líquido, é formado um revestimento durável e de aparência agradável.

Vantagens e desvantagens

As tintas à base de água são amplamente utilizadas devido às seguintes qualidades positivas,

  • resistência ao fogo,
  • falta de substâncias tóxicas e um cheiro específico quando seco,
  • segurança para a saúde humana,
  • a pintura à base de água é considerada um processo bastante simples,
  • resistência ao estresse mecânico,
  • forte adesão à superfície,
  • velocidade de secagem
  • uma grande variedade de cores que não perdem o brilho e a saturação por muito tempo,
  • capacidade de passar vapor
  • vida útil de até 20 anos.

Este tipo de revestimento é considerado universal. Portanto, a capacidade de usar tintas à base de água para madeira, pedra, metal ou outros materiais se torna uma vantagem adicional.

No entanto, antes de usar tintas no trabalho, vale a pena considerar vários recursos. Embora a composição seja resistente a muitos efeitos negativos no estado seco, na forma de uma solução, ela precisa de proteção especial.

Em primeiro lugar, só pode ser armazenado à temperatura ambiente e aplicado nas paredes apenas a + 5 graus. No gelo, a tinta perde suas propriedades.

Em segundo lugar, outro perigo para o revestimento não seco se tornará a precipitação, que pode lavar a camada aplicada, o que também afetará negativamente o resultado.

Em terceiro lugar, você não deve trabalhar com esta composição em calor extremo ou deixar a superfície pintada sob luz solar direta. Isso pode levar ao divórcio.

E para que as cores das tintas à base de água sejam totalmente manifestadas, você precisa preparar cuidadosamente a superfície antes de pintar.

Variedades de revestimento por dispersão de água

As tintas dispersas em água são diferenciadas pelo tipo de polímero, responsável pela formação do filme durante a secagem. De acordo com este critério, a divisão divide-se em 3 categorias.

O primeiro deles inclui dispersão de acetato de polivinil. Esta composição é rica em cores, mas é usada apenas em salas secas devido à baixa resistência à umidade.

O segundo tipo é representado pela dispersão de estireno butadieno. É caracterizada por alta resistência à umidade e um preço relativamente baixo. Mas para decoração externa não é aplicável, pois tende a ficar amarelo sob a influência do sol e rachar no frio.

A variedade mais cara de tintas dispersas em água é acrílica. É considerado o mais resistente a todos os impactos negativos, o que lhe confere status universal.

Antes de escolher um dos tipos de cobertura, vale a pena decidir sobre os recursos dos próximos trabalhos:

  • temperatura
  • umidade
  • tipo de iluminação.

Dependendo das condições específicas, a escolha é feita em favor de uma variedade específica de cores.

Preparação de superfície

A preparação da superfície antes da pintura é uma condição essencial para obter o resultado apropriado.Para fazer isso, siga rigorosamente a tecnologia.

A parede deve estar limpa antes de aplicar a tinta. Portanto, poeira, graxa e outros contaminantes devem ser removidos usando água e meios especiais. Se o molde precisar ser removido, deve-se usar fungicina penetrante.

A superfície é nivelada com gesso e primer. Se a coloração tiver sido aplicada anteriormente, a parede deverá ser lixada com um acabamento fosco. Se for planejado pintar a madeira com tinta, o mestre precisará de uma retificação para dar suavidade.

Métodos de Aplicação

Depois de preparar a superfície, é hora de aplicar a tinta. Esta etapa do trabalho também envolve alguns recursos:

  • a tinta deve ser diluída e misturada bem antes da aplicação,
  • no processo de coloração, o pigmento precisa ser umedecido antes de começar a misturar com a dispersão,
  • para o trabalho, é melhor usar uma escova, rolo ou pistola,
  • não é recomendável usar o pincel ao trabalhar com superfícies grandes devido a possíveis dificuldades na criação de uma camada uniforme,
  • para a perfeição da cor, é necessário aplicar tinta em 2-3 camadas, conforme necessário.

Resumindo: a tinta de dispersão em água é um dos revestimentos que atendem aos altos requisitos de qualidade, estética e segurança. E, para obter um resultado decente, é necessário observar a tecnologia de preparação da superfície e as regras para a aplicação da composição.