Móveis

Sofá dobrável (129 fotos) - tipos de mecanismos dobráveis ​​de modelos populares

participar da discussão

Compartilhe com amigos

O sofá é um símbolo invariável de aconchego e conforto especiais no apartamento. Selecionado adequadamente, ele se encaixa perfeitamente em vários interiores, perfeitamente e por um longo tempo, desempenhando suas funções adequadas. Sofás dobráveis ​​- uma ótima maneira de sair da situação para pequenas habitações.

Funcionalidades

Agora, a funcionalidade dos sofás é significativamente expandida - na posição desdobrada, eles representam um local confortável para relaxar e podem ser equipados com gavetas e nichos, mesas, minibares iluminados e outras estruturas de suporte.

Hoje, os produtos são apresentados em uma enorme variedade - na forma de modelos angulares, modulares, em formato de П e Г, banquetes, sofás, "livros" e muitos outros produtos. Essa variedade geralmente cria dificuldades ao escolher um produto para uma sala específica.

Além disso, um sofá é uma compra responsável e vários modelos têm um custo alto.

Sistemas dobráveis

Os métodos (esquemas) de dobrar sofás modernos são diferentes em seu design:

  • dobrável
  • extraível
  • retrátil
  • rotativo
  • sem mecanismo dobrável.

Considere alguns dos sistemas de dobragem mais populares.

"Livro"

Sofás dobráveis, cujas vantagens são a compacidade, a presença de compartimentos para armazenamento de itens e o custo relativamente baixo. Para desdobrar o produto, você precisa elevar o assento até um som característico de clique e depois abaixá-lo.

Eurobook

O "livro" melhorou no sentido qualitativo, um mecanismo retrátil usando rolos.

Os rolos também são um ponto fraco, pois podem deixar marcas no chão.

Tick-Tuck

Um modelo dobrável do “Eurobook” com um mecanismo deslizante que proporciona uma atitude mais precisa em relação ao piso - os roletes não se movem no chão e o assento segue uma trajetória de movimento ao longo de um arco.

O produto não requer grande espaço de layout. Você pode dobrá-lo na ordem inversa.

Acordeão

Consiste em 3 módulos revestidos de tecido, bancos dobráveis ​​para a frente para parar. Das vantagens do produto, vale destacar a facilidade de uso, pequenas dimensões, a possibilidade de usar uma tampa removível e baixo peso (até 180 kg).

Lançamento

Desdobre o produto puxando um laço especial forte localizado na parte inferior do assento. Os sofás dobráveis ​​são confiáveis, ocupam pouco espaço e têm amplo espaço para dormir.

“Garra”

É produzido em 2 tipos construtivos de elenco para uma versão adormecida: americana e francesa. As opções são um pouco diferentes, mas semelhantes à posição inicial, o local para dormir está localizado sob o assento. Na segunda versão, o assento é puxado para cima, após o qual o sofá pode ser totalmente implantado, após a remoção dos travesseiros. Na posição inicial, o produto ocupa pouco espaço. Nesse caso, o espaço para dormir é significativo na área.

Na versão americana (“sedaflex”), o dispositivo dobrável é semelhante à versão francesa, mas o apoio de cabeça não pode ser removido - ele próprio se move para a posição de dormir. O produto é mais durável.

Spartak

O dispositivo de layout triplo está equipado com um mecanismo de dobragem para a frente. Lembra "cama dobrável americana", dobrável em 3 etapas, montado em suportes internos especiais.

O design é equipado com colchão de espuma de poliuretano e malha de metal, garantindo uma estadia confortável.

Tais itens são recomendados por ortopedistas para usuários com problemas musculoesqueléticos.

Golfinho

Um produto com um mecanismo de dobragem complicado, caro, mas confiável. Ao colocar o sofá, puxe o bloco localizado sob o assento.

Conrad

É confortável para dormir, pois está equipado com dispositivos de mola. Para desmontar o sofá, avance a peça localizada sob o assento, que puxa o restante dos elementos estruturais. Prós - a parte adormecida é semelhante em design aos colchões ortopédicos. O produto permite economizar espaço, quando dobrado, com uma área relativamente grande para dormir.

Para salas pequenas, as mais convenientes são sofás-sofás compactos, desmontados para o lado.

Formulários

Na forma de sofás, as opções são retas, redondas e semicirculares (ovais). Além disso, eles podem ser tamanhos grandes e pequenos.

  • Direto. Dentre as vantagens, vale destacar a variabilidade do comprimento, o uso de vários mecanismos de dobragem e uma faixa de preço significativa. Além disso, os tipos diretos de sofás são universais ao escolhê-los para o interior. Entre as deficiências estão a pequena capacidade, o assento estreito, o afrouxamento frequente dos apoios de braços durante a operação e a aparência pouco "vendável" da parte traseira.

  • Rodada - original, forneça o nível desejado de conforto, seguro, equipado com compartimentos de armazenamento. Entre as deficiências estão preços altos, dimensões significativas, a necessidade de uma seleção especial de roupas de cama.

  • Semicircular. Vantagens - uma variedade de tipos (monolítico, modular, arredondado, com costas, pernas, braços, gavetas, minibares), design original.

Este tipo de produto é confortável e espaçoso, mas tem um preço alto e não há lugares para dormir.

Design e materiais

O design dos sofás é diverso - desde modelos clássicos de designers a contemporâneos elegantes, executados em estilo moderno ou macio e antigo. O esquema de cores dos produtos também é diverso - de branco e claro a tons escuros.

Os materiais utilizados na fabricação de esquadrias devem atender aos critérios de resistência, resistência ao desgaste, respeito pelo meio ambiente e naturalidade. A maioria dos quadros é feita de aglomerado, madeira compensada, madeira e metal.

  • AglomeradoTalvez o material de vida mais curta, não destinado a cargas significativas e frequentes.
  • Contraplacado muito mais forte, possui uma estrutura mais densa e é ligeiramente deformada durante a operação.
  • Produtos> com armação de aço estão no topo da classificação por confiabilidade, mas complicam bastante o design.
  • Durável, ecológico e duradouro. molduras de madeira. Este é um clássico, mas o mais caro.

Entre os enchimentos de sofás podem ser utilizados:

  • blocos de primavera - as molas distribuem corretamente o peso de uma pessoa, proporcionando o grau de conforto desejado,
  • PPU - o material é ecológico, elimina reações alérgicas, possui um equilíbrio ideal de rigidez / maciez e alta respirabilidade,
  • winterizer sintético - uma das opções práticas e orçamentais, mas com um curto período de tempo possível de operação,
  • holofibra - excelente enchimento de móveis para crianças (hipoalergênico, ecológico e com uma longa vida útil),
  • espuma de borracha - de curta duração.

O estofamento usado para sofás, além de alta qualidade, deve ter uma textura densa. Jacquard, rebanho e chenille são especialmente populares no momento.

  • Rebanho mais adequado para famílias com crianças pequenas e animais. Este estofamento é durável, impermeável, fácil de limpar, mas absorve intensamente vários odores.
  • Jacquard - Parece elegante. O material é versátil, moderadamente resistente e prático, feito com cores e padrões ricos.
  • Shenill - estética, ecológica e resistente ao desgaste.

Qual versão do estofamento para um sofá em uma sala é melhor é um tema do seu gosto e das suas preferências individuais. Em todos os casos, é necessário proceder das condições para a colocação de sofás, potencial financeiro e várias recomendações de especialistas à sua escolha.

Dimensões

As dimensões e outros parâmetros dos produtos dependem de seus tipos, onde cada um deles tem suas próprias características. As opções de canto geralmente têm dimensões significativas, são caracterizadas pela massividade. Ocupando o canto da sala, eles não exigem grandes áreas e são colocados em salas pequenas, e na posição aberta servem regularmente para dormir.

Apresenta opções de canto.

  • São produzidos, via de regra, sem braços, com menos frequência com eles.
  • Os locais padrão para descanso são 140, 150, 130, 170, 190 ou 200 cm de largura.As opções de seleção são determinadas pelo número de pessoas acomodadas.
  • As dimensões dos locais para dormir são diversas: se um produto é comprado para crianças, eles são limitados a um comprimento de 150 cm, para um usuário adulto - 190-210 cm.
  • As opções de canto incluem três partes: um canto e dois elementos retangulares, cada um com suas próprias dimensões. A parte mais longa costuma ter 130, 140 ou 150 cm e também produtos com tamanhos diferentes.
  • Os sofás de canto também têm larguras diferentes - são mais frequentemente encontrados com tamanhos de 90 ou 70 cm.
  • Eles certamente estão equipados com nichos de linho especiais.

Sofás diretos são mais frequentemente escolhidos pelo consumidor. Esse um item dobrável é frequentemente usado para dormir e é selecionado para quartos espaçosos. Geralmente é colocado ao longo da parede. Muitas vezes, produtos com um local para dormir também são colocados nas cozinhas. Os tamanhos típicos são selecionados para quartos padrão e, para quartos originais, as mercadorias são selecionadas exclusivamente de acordo com os tamanhos necessários. Estão disponíveis opções de costas altas. Nesse caso, o custo do produto aumenta e os parâmetros são executados de acordo com os desenhos. Em produtos diretos, como regra, é utilizado o mecanismo de "livro" (com as costas dobráveis), "golfinho" ou "acordeão".

Ao escolher um produto, leve em consideração: altura, profundidade e outras dimensões reais. A escolha de uma opção adequada baseia-se não tanto em suas dimensões quanto nos parâmetros do local desejado para dormir. Nesse sentido, os seguintes tamanhos são os mais preferidos.

  • Para cozinhas - 130 cm, 150 cm e às vezes 160 cm. Os produtos são pequenos e bastante aceitáveis ​​para cozinhas.
  • Para um apartamento em que uma família numerosa vive, são adquiridos sofás de 170 cm ou 2 metros de comprimento e para salas de estar amplas - 290 cm de comprimento.
  • Uma largura de 90 cm é mais adequada para modelos retos, menos frequentemente eles são comprados com uma largura de 70 cm.

As áreas de dormir para os modelos apresentados adiante têm um comprimento considerável - 170, 180, 190, 200 cm. A largura é diferente, sofás de 90 cm ou 140 cm são frequentemente adquiridos para instalação em salas de área considerável. Aparelhos com profundidade de 80 cm ou mais estão em demanda, pois são confortáveis. Este tipo de produto pode atingir tamanhos de até 3 m (opções de vários lugares).

Sofás - uma aparência fácil e única, escolhida para situações fora do padrão. Em geral, são dispostas em conjunto, portanto, o menor tamanho é de 180 cm, mas também são possíveis grandes variantes - 190 ou 200 cm. Na posição inicial, seu comprimento típico é de 135, 140, 150, 170, 190 cm.

Para salas grandes, estão disponíveis sofás com tamanho de 210 cm. Uma profundidade confortável para eles é um tamanho de 80 cm.

Os tamanhos dos modelos infantis são determinados em grande parte pelos recursos de design dos mecanismos de transformação. Assim, os produtos que se desdobram para a frente geralmente são produzidos com 170 cm de comprimento e, se forem transformados, seu comprimento poderá atingir 2 ou 3 m, dependendo das características da linha de modelos. Os sofás modulares incluem várias peças presas juntas, cujas dimensões são determinadas pelos tipos e formas de produtos. O tamanho típico de um módulo varia entre 60-100 cm.

O tamanho também é afetado pelo número de assentos.

  • Para solteiro (versão curta) padrão - 130.140 cm.
  • Para duploPor exemplo, para um casal (descanso e sono), o comprimento é de pelo menos 170 cm, mas um modelo com tamanhos de 190 e 200 cm será mais confortável.Um sofá com um comprimento de 180 ou 210 cm será uma boa compra.
  • Em triplo o comprimento dos produtos pode chegar a 300 cm, o comprimento comum é de 2-2,5 me a largura é de 80 a 110 cm Ao escolher um modelo específico, as imagens da sala devem ser levadas em consideração.
  • São feitos 4, 5 e 7 lugares produtos cujas dimensões, com exceção do comprimento, diferem pouco das opções padrão. Suas dimensões são grandemente influenciadas pelo estilo de execução. Assim, um sofá de alta tecnologia terá dimensões menores do que sua contraparte, executada como parte do estilo barroco.

Também estão disponíveis sofás-cama dobráveis ​​(transformadores), extremamente convenientes para os quartos das crianças. À tarde, a cama é arrumada e o espaço se torna espaçoso para jogos e diversão.

Como escolher?

Os principais critérios para a escolha de sofás incluem a finalidade do uso, tipos, tipos e formas, recursos de design, materiais, possíveis funções auxiliares, custo e marca do produto. Por escopo de aplicação, os produtos são alocados para salas de estar, cozinhas, quartos de crianças, corredores, para a organização de salas de escritório e entretenimento. Além dos usos tradicionais dos sofás, eles também são usados ​​para criar áreas separadas nos quartos.

A partir desses detalhes, as formas, os estofados são selecionados, os tipos de cargas são determinados e os mecanismos de dobragem adequados.

O sofá da sala é um produto confortável para relaxar, que também é a decoração do interior. Ao escolher, leve em consideração as dimensões da sala.

  • Para quartos espaçosos Opções de canto com assento amplo e encosto alto serão adequadas. Talvez cinco assentos sejam a opção mais adequada. Especialmente se a família é hospitaleira.
  • Para pequenas salas de estar geralmente escolha sofás pequenos, cores brilhantes, concentrando-se no sofá, distraindo os convidados do tamanho da sala. Se o produto raramente é planejado para ser usado para dormir, qualquer mecanismo para desdobrá-lo funcionará.

Ao escolher um canto ou opção direta para cozinhas, é importante focar na funcionalidade, praticidade e ergonomia do produto.

O esqueleto dos quadros deve ser durável (a melhor opção é um quadro de aço inoxidável). O estofamento é de preferência sem marcação, bem tolerado pela limpeza, mantendo uma aparência estética.

O ambiente do escritório é caracterizado pela respeitabilidade dos produtos combinados ao máximo conforto.. Não devemos esquecer a praticidade. É aconselhável escolher produtos lacônicos com estofamento em couro no mesmo tom. Em salas estreitas, dois sofás pequenos ficam bem. Para produtos de tamanho médio de ajuste espaçoso. Sofás de tons neutros claros e sofás escuros suaves que conferem uma boa solidez aos móveis.

O nível de rigidez dos móveis (inclusive com colchão) é escolhido com base na visão individual, às vezes levando em consideração as recomendações de médicos especialistas. Recomenda-se que o quadro escolha madeira, melhor seca - o sofá será mais forte e silencioso durante a operação. Para um zoneamento competente com a ajuda de sofás, atenção deve ser dada à área e ao layout da sala.

Vale lembrar a estética das paredes traseiras dos produtos. Sua cor não deve se destacar no fundo de todo o interior.

O mobiliário infantil, além de outros requisitos gerais de confiabilidade, não deve conter fragmentos afiados. É melhor escolher produtos arredondados.

Tendo em vista os mecanismos de transformação e sua confiabilidade, recomenda-se:

  • para dobrar diariamente - "pantógrafo", "golfinho", variantes angulares do "puma",
  • para sala de estar - "livros" e "acordeões".

A parte transformadora da estrutura deve ser necessariamente leve, caso contrário, suas várias quebras e falhas regulares de operação são inevitáveis. Os materiais para os quadros são mais bem selecionados, naturais, fortes, resistentes ao desgaste e ecológicos.

Para a escolha correta dos parâmetros gerais, recomendamos levar em consideração várias recomendações:

  • a presença de um dispositivo dobrável afeta muito as dimensões do sujeito,
  • número de assentos deve ser calculado com antecedência e, com a incerteza desse parâmetro, as opções modulares são mais convenientes,
  • comprimento do produto na posição inicial depende da métrica da sala em que está instalada - para salas espaçosas, esse parâmetro às vezes atinge 300 cm.

Os sofás tradicionalmente vêm em tamanhos padrão, projetados para usuários com altura e peso médios. Tais indicadores são desconfortáveis ​​para pessoas excessivamente altas ou baixas, se a aquisição for planejada para dormir. Aqui, qualquer centímetro é relevante. Para usuários de baixa estatura, o comprimento da cama de dormir pode ser de 130 cm, o que é típico para locais de crianças. Freqüentemente, nesses casos, são escolhidos produtos de 170 cm. Para pessoas altas e muito altas, o comprimento da cama atinge 190-210 cm, e às vezes 300 cm. A profundidade dos sofás é de 80 cm.

Existem padrões especiais que definem a profundidade dos dispositivos, o que corresponde a 450-600 mm para móveis desajeitados e 500 mm para móveis dobráveis. O comprimento da cama é de pelo menos 1860 mm e largura - 700 mm. Uma largura de 650 mm é permitida exclusivamente para os modelos convidados.

Marcas

Os lugares altos nas classificações de móveis de alta qualidade são ocupados pelos fabricantes:

  • Bielorrusso "Pinskdrev",
  • Italiano Bentsony,
  • IKEA sueca,
  • Dlinestyle ucraniano,
  • Pohjanmaan finlandês.

As melhores empresas nacionais são:

As empresas populares também são Kristie e Anderssenproduzindo produtos de canto de alta qualidade. Os produtos dessas empresas merecem atenção, são caracterizados por uma variedade de formas e serviço de garantia obrigatória. O spread de preços de todas essas empresas é diverso.

Belos exemplos no interior

  • Sofá de canto.

  • Sofá reto cinza.

  • Sofá triplo largo.

  • Sofá de couro sintético.

  • Sofá verde "golfinho".

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral dos mecanismos para transformar sofás.

Como escolher e comprar um sofá dobrável de designer?

Ao comprar um sofá dobrável, decida a forma e o mecanismo de transformação. Os sofás Eurobook são populares porque, quando dobrados, o assento é empurrado para a frente e um encosto é colocado em seu lugar. Isso fornece uma superfície plana para dormir. O pantógrafo é uma melhoria do eurobook, que não usa rolos de lançamento não confiáveis.

O mecanismo mais fácil disponível é um acordeão. Basta empurrar o banco para a frente e elevar - e você já tem uma vaga. Os sofás Click-gag são instalados um pouco mais longe da parede, pois é necessário espaço adicional para expandir a parte traseira.

Em nosso catálogo, você pode ver cada sofá dobrável dobrado e desdobrado, estudar o mecanismo de transformação. Também são descritas as características dos sofás dobráveis: dimensões, rigidez, material das pernas e material de enchimento, estilo.

Escolha conveniente de um sofá dobrável em nossa loja online

Nosso catálogo eletrônico contém produtos fabricados por fabricantes confiáveis ​​e respeitáveis. Eles possuem todos os certificados de qualidade e cartões de garantia. Explore a nossa gama de produtos e selecione o modelo necessário usando um sistema de filtro flexível. Entraremos em contato por telefone e responderemos às perguntas atuais, ajudaremos você a fazer seu pedido.

Sobre os modelos

Os modelos dobráveis ​​de sofás são móveis estofados compactos, capazes de se transformar em um local de dormir completo com simples manipulações. A compra desse produto em caso de chegada de parentes ou uma permanência não planejada de amigos durante a noite é especialmente importante.

Um mecanismo simples e confiável pode fazer uma cama confortável em um pequeno sofá-sofá, e você pode colocar uma ponte sobressalente na sala de estar, cozinha ou no quarto das crianças.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outro móvel, os sofás dobráveis ​​têm suas vantagens e desvantagens. Entre os primeiros, podemos destacar vários pontos:

  • Multifuncionalidade,
  • Pequenas dimensões quando dobradas, permitindo colocar o sofá em uma pequena sala,
  • Facilidade de dobrar e dobrar, eliminando a necessidade de uso em apenas um estado desdobrado,
  • Confiabilidade do mecanismo calculado no uso diário,
  • Resistência ao desgaste e praticidade do material de estofamento,
  • Compartimentos espaçosos para roupas de cama,
  • Econômico, garantindo alta qualidade ao menor preço,
  • Uma variedade de opções e modelos, levando em consideração todos os tamanhos, texturas, esquemas de cores e estilos,
  • A capacidade de suportar cargas pesadas,
  • Dá ao apartamento uma cama extra, que nunca será supérflua,
  • Uma ampla gama de preços.

Tipos de mecanismo dobrável

O mecanismo de transformação do sofá pode ser retrátil, dobrável ou desdobrado. Basicamente, existem "livro", "livro europeu", "golfinho", "acordeão" e berço.

Os sofás para livros são os primeiros da lista, pois são os “mais antigos” e, portanto, simples, econômicos, compactos, confiáveis ​​e familiares a todos. Para decompor esse modelo, é necessário levantar o assento até ouvir um clique, travar e, em seguida, pegar no encosto, puxar um pouco em sua direção, instalar e abaixar o assento. Nesse caso, a distância entre a parede e as costas deve ser de aproximadamente 10 cm.

Os eurobooks modernos estão agora no auge da popularidade, embora exija algum esforço. Assim, o assento se estende em sua direção até parar, após o que as costas são abaixadas no assento vago. A presença de rodas ou um laço especial facilita a ação.

Os sofás de canto costumam ser equipados com um mecanismo chamado golfinho. Eles são muito convenientes e simples, porque dobradiças, molas e plataformas ocultas especialmente projetadas ajudam a desdobrar um berço. É verdade que o uso confortável e caro é caro - esse modelo geralmente custa mais de 50 mil rublos.

O nome interessante “click-gag” esconde um “livro” aprimorado, que possui um dispositivo modernizado e um design incomum. Eles são dispostos de acordo com uma tecnologia semelhante, com um ótimo complemento - a capacidade de fixar o encosto em qualquer ângulo.

Esses sofás geralmente são pequenos, sem apoio de braços e estofados em cores vivas, o que os torna a melhor solução para arrumar um quarto infantil.

O mecanismo da maioria dos sofás dobráveis ​​não é adequado para o uso diário, pois rodas, trilhos e outros componentes do dispositivo podem rapidamente se tornar inúteis. A principal vantagem desses modelos é uma grande variedade de comprimento e largura ideais. Portanto, a largura do sofá dobrável pode variar de 120 cm a 220 cm e o comprimento médio é de 140 a 180 cm.

A “cama dobrável” é exibida na vertical, depois empurrada para a frente e fixada nas pernas de metal. Todo o sistema cabe no sofá, portanto não há compartimentos de linho neste caso.

É semelhante à versão anterior do “acordeão”, na qual a borda da estrutura também aumenta e após um clique é avançado. O principal "plus" deste modelo é um local de dormir perfeitamente plano, sem juntas ou inchaços.

Entre os modelos mais modernos, o "puma", equipado com amortecedores, graças ao qual o banco pula para frente e se encaixa no lugar. Uma pessoa só pode iniciar o processo puxando uma alça especial. O design também não se aplica ao piso, o que torna conveniente usá-lo em revestimentos facilmente danificados (carpete, laminado, parquet).

O menor sofá é lido com razão pelo bebê, o comprimento inicial de 50 cm aumenta para 190 cm, graças a três seções, duas das quais estão "escondidas" nas costas.

Recomendações de compra

O objetivo funcional do produto dobrável determina várias regras importantes na escolha de um modelo em um salão de móveis.

Primeiro, dedique-se muito tempo ao estudo do catálogo, onde são apresentadas fotografias de um sofá dobrável em interiores adequados, o que permitirá que você “experimente” a compra com as realidades domésticas existentes.

Em segundo lugar, a escolha do tipo de produto depende do espaço disponível na sala. Portanto, se não houver espaço para um modelo longo, são selecionados mini-sofás mais compactos, dobráveis ​​perpendiculares à parte de trás: roll-out, "konrada", "acordeão", "cama dobrável". Eles exigirão apenas um lugar à sua frente. No entanto, quando dobradas, elas não podem servir como um local para um bom descanso.

As opções de móveis dispostas paralelamente à parte de trás ("livros", "livros europeus", "golfinhos", "clique-gags") são adequadas para quartos espaçosos. Nesse caso, o espaço é economizado devido à largura do cais resultante, e não ao seu comprimento.

Em terceiro lugar, é importante considerar a funcionalidade do sofá e a frequência de seu uso. Por exemplo, se móveis novos serão dobrados a maior parte do tempo e raramente usados ​​como cama, é melhor prestar atenção a um preço acessível, tamanhos adequados e design luxuoso. Caso contrário, é necessário escolher um mecanismo descomplicado e de alta qualidade, que, mesmo com dobragem diária, seja silencioso, leve e confiável.

Há também recomendações adicionais:

  • Os blocos de mola independentes são mais convenientes e duráveis ​​como material de enchimento,
  • É mais confortável sentar e dormir em um sofá feito de blocos sólidos do que em almofadas ou travesseiros separados, com inúmeras juntas e fendas,
  • O estofamento mais suave é mais prático, pois é resistente a poeira, fácil de limpar e durável.
  • É melhor comprar um sofá dobrável com uma capa ou estofamento em tecido que possa repelir água, poeira e sujeira,
  • Se houver animais de estimação em casa, vale a pena se preocupar com estofos densos,
  • Alguns sofás e quando dobrados são capazes de servir como berço para uma pessoa,
  • Para quartos de crianças e cozinhas, modelos compactos e que raramente se separam são selecionados, por exemplo, um sofá de encaixe.

Mecanismos de dobramento

Os sistemas de layout dos sofás são diferenciados de acordo com dois sinais principais: conforto no uso e limite de resistência mecânica. É necessário considerar se o usuário distribuirá os móveis constantemente para si ou se começará a usá-los somente quando os hóspedes entrarem inesperadamente na casa.

Ao escolher móveis dobráveis, não se deve esquecer os seguintes parâmetros:

  • a força do mecanismo de transformação,
  • a durabilidade dos materiais de que os móveis são feitos,
  • tamanho
  • estilo.

A melhor e mais conveniente forma de layout, de acordo com a maioria dos proprietários de sofás, é "tique-taque".

O mecanismo de seu layout é projetado de maneira a ajudar a preservar o piso. Isto é devido às rodas especiais que estão no final das pernas. Durante a operação deste tipo de linóleo e parquet, absolutamente não sofrerá. Outras vantagens do modelo tick-to-tack incluem estilo, confiabilidade do mecanismo e capacidade de suportar cargas.

O método de layout do Dolphin também é popular. Esse nome remonta à aparência do processo de mergulho de um golfinho. E o processo de transformação, por sua vez, se assemelha precisamente a essa ação. Depois de pegar uma parte dessa peça de mobiliário pelo laço, é necessário puxá-la para o nível da peça principal. Depois, dando outro loop na parte correspondente, retire a parte oculta da estrutura e você terá um lugar confortável e espaçoso para dormir.

Muitas vezes, esse mecanismo é usado em sofás de canto. São muito fáceis de usar, possuem uma caixa de linho, confiável e de alta qualidade. Não sendo a opção mais econômica, os golfinhos ainda são populares porque continuam sendo uma das maneiras convenientes de acomodar os hóspedes.

Outras maneiras comuns:

  • "Livro". O design mais testado pelo tempo, o mais conveniente e fácil de usar. Para espalhar o sofá, você precisa aumentar e diminuir a metade. Será conveniente como uma cama de casal. Prós: orçamento, durável, sem necessidade de reparo. Contras: desdobrar o sofá exige uma certa força, você precisa de espaço livre atrás das costas do sofá.

  • "Clique-mordaça." Um modelo modernizado de um sofá-livro. A diferença em relação ao modelo anterior é que esse modelo de sofá possui as disposições de "semi", isto é, reclinável e semi-sentado. Prós: fácil de usar, pequeno. Contras: com o uso diário, desgasta-se rapidamente, difícil de definir. A mesma desvantagem, você precisa de espaço livre atrás das costas.

  • "Garra francesa". Hoje é um dos tipos mais comprados. Na disposição, todos os elementos adicionais de decoração, como travesseiros, são removidos. O sofá precisa ser disposto verticalmente, depois se move em direção a si mesmo e é colocado em uma posição confortável. Prós: estreito, compacto, uma grande variedade de modelos. Desvantagens: falta de espaço para lençóis e cobertores, trabalho meticuloso ao dobrar o sofá.

  • "Acordeão". O nome "acordeão" é da categoria de nomes "falantes". O mecanismo desta peça de mobiliário é um lançamento, composto por várias seções conectadas por um dispositivo especial. Duas seções formam as costas, a terceira parte é o assento. Prós: quando desdobrado, o sofá cria um número muito maior de camas. Contras: você precisa de muito espaço desocupado por outros móveis.

Formulário

A sala de estar é o espaço principal do apartamento, que deve ser organizado da maneira mais funcional e bonita possível. A mobília de design elegante e aconchegante, idealmente selecionada, pode mudar visualmente o local de residência. Dependendo do estilo da sala, o sofá pode se tornar a personificação do aconchego e do conforto da família, ou um local para reunir amigos e companhia barulhenta.

A forma dessa peça de mobiliário permite, em primeiro lugar, zonear a sala e, em segundo lugar, criar um estilo específico.

  1. Sofá redondo cria uma atmosfera confortável e suave. Graças às suas formas suavizadas, transforma o espaço em uma zona de relaxamento.
  2. Opções diretas transformar espaço em mais trabalho. Limites claros permitem distinguir entre recreação e atividades ativas. Ao mesmo tempo, você precisa entender que o sofá em si é um objeto que é percebido como um local de relaxamento.
  3. Sofás dobráveis ​​semicirculares - um compromisso entre a severidade das bordas afiadas e a ausência de peso dos sofás redondos. A forma desse tipo de mobiliário deve se encaixar na funcionalidade da sala, para que ela não perca suas qualidades mais importantes e, ao mesmo tempo, pareça apresentável e bonita. As opções semicirculares não apenas economizam espaço, mas também o tornam atraente como área de trabalho e como área de relaxamento.

Não devemos esquecer que os materiais de que os móveis são feitos desempenham um papel significativo.

Materiais

O material a partir do qual o sofá dobrável é feito é convencionalmente dividido em interno e externo. O interior deve ser escolhido, prestando atenção aos benefícios que ele pode trazer. Por exemplo, modelos ortopédicos podem minimizar a dor nas costas. Estofamento externo - permite prolongar a vida útil do sofá. Pode ser substituído à medida que se desgasta.

Para um sono de melhor qualidade, é necessário fazer uma escolha em favor dos tipos de móveis mais convenientes. Sofás ortopédicos são ideais. Tal instância é capaz de manter a coluna humana na posição correta. Isso contribui para o fato de que descansar em tais móveis será o mais correto. Essas opções são muito mais caras que o habitual.

Um sofá excelente deve ter um bom material de estofamento. Seu preço é 60% dependente desse parâmetro. A resistência ao desgaste e a longa vida útil dos móveis dependem do tecido estofado. Além disso, vale a pena considerar se os proprietários têm gatos, cães ou filhos. No caso de crianças, preste atenção à não toxicidade do material.Se houver animais no apartamento, você precisará escolher um material que seja resistente a arranhões.

Versão em couro - lindo e apresentável, que sempre atrairá a atenção. Mas isso não serve para os proprietários de apartamentos que têm animais de estimação. Acessórios e elementos internos bem escolhidos podem fazer da casa uma pequena parte da Inglaterra.

A opção mais econômica para estofamento e sofá é a tela. A principal vantagem desse método de design é a variabilidade das impressões. Você pode tornar o sofá colorido e brilhante, ou clássico, monofônico.

Couro ecológico - o material mais moderno e elegante usado na fabricação de móveis. Esta opção é adequada para vegetarianos e todos aqueles que se preocupam com o meio ambiente. Além disso, o couro ecológico é uma versão econômica e econômica do estofamento de um sofá dobrável.

Móveis rattan permite que você faça a atmosfera exótica e incomum. Um sofá, mesa, cadeiras e outros itens podem caber no interior da casa ou em um apartamento de estilo étnico. Uma versão de vime feita de rattan artificial ou natural pode ser um local atraente para festas com amigos ou apenas uma área de relaxamento.

A vantagem mais importante dos móveis de vime é o fato de servir de 20 a 30 anos. A razão para isso é o método de fabricação. Para produzir sofás de vime, são utilizadas hastes de vime resistentes e resistentes cultivadas na Indonésia e na Malásia, ou rattan artificial, que não é de forma alguma inferior ao natural. Todos os itens feitos de vime, como regra, em um dos ciclos de produção incluem a tecelagem com hastes de bambu. Esse fato em si já pode pressionar para adquirir um sofá assim.

Mas é importante notar que, no estilo clássico do interior, o item do rattan parecerá ridículo. Portanto, para não ser considerada uma pessoa insípida, é necessário pensar em todo o design do apartamento com antecedência.

Modelos

Atualmente, o interior da sala recebe muito mais atenção do que antes. Um designer de sala é uma das profissões mais populares, porque é muito importante escolher as cores e os elementos de decoração certos. Parece ser de grande importância um sofá comum. Os modelos e tipos desta peça de mobiliário são incríveis, por isso é muito difícil fazer uma escolha.

As pessoas compram sofás em seus apartamentos principalmente para relaxar. Sofás no estilo provençal, além de serem usados ​​para o fim a que se destinam, isto é, para sentar e dormir, são capazes de criar a atmosfera da França na casa.

Como os sofás não dobráveis ​​estão desatualizados há muito tempo, um modelo de sofá dobrável é o mais popular. Um mecanismo de transformação específico permite transformá-lo em um local de descanso duplo. Com a ajuda de soluções têxteis, leveza de linhas e cores delicadas, o modelo provençal pode criar um clima romântico na sala. Um par de almofadas e uma manta macia complementam a composição e permitem criar aconchego.

Este é um acessório indispensável para quem, por um lado, se interessa pelos métodos clássicos de organização de uma área de lazer; por outro lado, não deseja comprar uma cama e um sofá separados. Na forma dobrável, o sofá é um beliche duplo. Ao comprar móveis, é recomendável comprar um colchão ortopédico especial para melhorar a qualidade do sono.

Chesterfield

A origem exata do nome desse modelo de sofá é desconhecida. Por vários séculos, o sofá Chesterfield tem sido um símbolo de estilo e bom gosto. O estilo do sofá Chesterfield consiste em vários pontos. O sofá pode ser estofado em couro ecológico ou couro genuíno, pode ser mais orçamentado e tecido estofado, mas o seguinte é inalterado:

  • Costura "losango" (carruagem). Quando esses sofás apareceram pela primeira vez, crina de cavalo serviu como recheio. Graças ao tipo especial de ponto, ele é distribuído uniformemente por todo o sofá. Apesar do fato de as opções modernas não estarem cheias de crina de cavalo, o ponto de transporte ainda é um recurso característico de Chesterfield.
  • Outro recurso é apoios de braços confortáveis ​​da mesma altura com as costas do sofá. Isso proporciona comodidade e conforto a uma pessoa de qualquer altura. A forma do apoio de braço lembra, por um lado, colunas dóricas, por outro - um pergaminho bem dobrado. As pernas do sofá são quase invisíveis.
  • A capacidade de um sofá imitar uma atmosfera masculina ou feminina. No escritório, cercado por prateleiras com livros, esse sofá incorporará masculinidade, seriedade e inteligência. Mas se você criar essa opção com travesseiros de pele em cores brilhantes, ela se tornará extremamente feminina e suave.
  • Multifuncionalidade. Chesterfield é capaz de transformar o estilo do interior em um tradicional e clássico e, em combinação com outros móveis, pode se tornar um acessório moderno. Ele é preciso e respeitável em todos os sentidos. E essa circunstância a distingue de outros tipos de sofás. Estes sofás são atemporais e, como um bom vinho, só ficam melhores e mais exclusivos ao longo dos anos.

No próximo vídeo, você verá com seus próprios olhos todas as sutilezas de criar esse modelo popular de sofá dobrável.

Onde colocar?

Com uma enorme variedade de tipos diferentes de modelos de sofá, é muito difícil fazer uma escolha em favor de uma em particular.

Para simplicidade e facilidade de escolha, você precisa decidir onde será localizado. Qualquer sofá dobrável pode ser colocado onde for necessário por razões de benefício ou conforto psicológico. Na mente das pessoas, o sofá está conectado à sala de estar, portanto continua sendo o local mais comum para sua implantação.

Para um quarto de crianças Uma opção ideal seria um mini-sofá, decorado no estilo de um personagem de brinquedo ou estofado com um super-herói brilhante adotado. A criança ficará encantada e, quando crescer, o item original poderá ser revendido.

Para quarto de adolescente caracterizado pela ausência de brinquedos macios, uma atmosfera rebelde da sala. O centro de qualquer quarto de adolescente é uma área de relaxamento. Nele, um adolescente passa a maior parte do tempo: dormindo, lendo, sentado na Internet. Uma parte importante de qualquer área de relaxamento é o sofá. Um sofá adolescente ideal é um sofá-cama duplo, elástico e duro com um colchão ortopédico. Estofados para ele podem escolher um adolescente. É importante considerar o fato de que neste sofá ele se senta com os amigos e dorme, por isso é melhor prestar atenção à versão tripla.

O sofá-cama é ideal para o quarto. O principal requisito para esses móveis é a facilidade de dobrar. Se durante essa ação você precisar fazer um grande esforço ou gastar muito tempo, então comprar essa opção como um lugar para dormir definitivamente não vale a pena. Além disso, você precisa prestar atenção à durabilidade do mecanismo dentro da peça de mobiliário.