Pavimentos

Qual a diferença entre porcelanato e cerâmica?

Vamos descobrir o que é melhor escolher para revestimento de paredes e pisos da cozinha - grés ou azulejos de porcelana, onde e como usá-los melhor e como exatamente os azulejos diferem dos grés de porcelana.

A variedade de materiais de acabamento para reparar a cozinha hoje é tão grande que às vezes é muito difícil decidir e fazer a escolha final em favor de um tipo específico de decoração. Isso é especialmente verdadeiro para grés porcelanato e ladrilhos de cerâmica, principalmente porque esses materiais praticamente não diferem entre si em termos de componentes constituintes e características técnicas. Mas, para fazer a escolha certa, é necessário entender todas as diferenças e nuances do uso desses dois materiais.

Alta resistência e tamanho grande são as duas principais vantagens dos porcelanatos sobre os azulejos

A propósito, publicamos recentemente um guia detalhado sobre como escolher ladrilhos de cerâmica para a cozinha no chão. Nele você encontrará as recomendações de um profissional, o que procurar antes de comprar, uma visão geral dos fabricantes populares, dicas para escolher um rodapé e rejunte, nuances de estilo e muito mais.

Telha cerâmica

As telhas cerâmicas, também conhecidas como telhas, são fabricadas pressionando e depois disparando uma mistura de areia, argila e minerais. Depois de aplicar o esmalte na superfície do ladrilho, ele sofre queima repetida. Este tipo de ladrilho é utilizado exclusivamente para revestimento de paredes, pois é mais poroso e tem menos resistência.

Outro tipo de telha cerâmica é fabricado sob uma prensa mais poderosa, o que a torna não porosa. Ele passa por apenas um estágio de queima do esmalte a temperaturas mais altas. O resultado é um ladrilho mais denso, mais confiável e resistente ao desgaste que pode ser usado tanto para revestimento de paredes quanto para piso.

Das vantagens das telhas cerâmicas, podem ser listadas as seguintes propriedades:

  • durabilidade
  • força
  • uma ampla seleção de cores, texturas e padrões diferentes,
  • rigidez
  • higiene
  • resistência ao fogo e resistência ao fogo,
  • resistência à umidade
  • preço razoável.

Há uma desvantagem que estraga um pouco a reputação dos ladrilhos. Essa é a capacidade dela de se esgotar com o tempo. Além disso, durante a operação, o padrão pode ser parcialmente apagado.

Porcelain Tiles

Os componentes constituintes do grés de porcelana não são diferentes da composição dos ladrilhos cerâmicos, mas o processo de produção desse material é um pouco diferente.

Qual é a principal diferença entre porcelanatos e azulejos? A diferença é que uma mistura de argila, areia de sílica e minerais é pintada com pigmentos corantes. Isso permite obter uma cor uniforme em toda a espessura do grés de porcelana, enquanto o ladrilho possui um revestimento colorido apenas na superfície - na camada de esmalte.

Graças a essa tecnologia, o granito não precisa de esmalte adicional, porque sua cor é aplicada inicialmente na mistura. A mistura final é moldada, seca e prensada. Em seguida, os produtos são prensados ​​novamente sob uma prensa mais poderosa. Depois disso, a porcelana é cozida a 1200-1300 graus.

O resultado são porcelanatos com baixa porosidade. Para comparação, note-se que a absorção de água dos revestimentos é de 10%, e os grés de porcelana apresentam uma absorção de água de 0,05%.

Com o tempo, surgiram tecnologias que permitem o uso de vidros e polimento de grés porcelanato.

As vantagens do grés porcelânico incluem:

  • constância e uniformidade da cor em toda a espessura do ladrilho,
  • alta resistência
  • dureza do material
  • resistência ao gelo
  • resistência ao desgaste
  • baixa absorção de água
  • limpeza ambiental do material,
  • durabilidade.

Porcelanato também tem falhas. Antes de tudo, a fragilidade durante o transporte (mas isso também é inerente aos ladrilhos), a complexidade do processamento e corte do material, bem como o seu peso pesado. Também é importante notar que o grés porcelânico tem um preço mais alto e não difere em uma ampla variedade de cores e padrões.

As nuances da escolha

Como você pode ver, cada um desses dois materiais de acabamento possui características únicas, que determinam o escopo de sua aplicação.

Assim, devido à sua resistência e resistência ao gelo, o grés de porcelana pode ser usado em salas de frente para o ar livre (terraços, varandas, varandas, galerias). Aqui, o grés de porcelana pode suportar facilmente as baixas temperaturas e os desastres climáticos. Mas telhas cerâmicas, neste caso, seriam inapropriadas.

No banheiro ou no corredor, é melhor não usar azulejos como revestimento do piso, pois pequenas partículas de sujeira ou areia podem danificar a superfície do azulejo.

Além disso, uma superfície vitrificada e lisa será muito escorregadia. Por isso, é melhor usar azulejos foscos como piso do corredor ou banheiro. Isso não significa que em tais salas seja melhor usar porcelanato no chão. E nisso, e em outro caso, vale a pena prestar atenção ao indicador de antiderrapante do ladrilho.

Eu também gostaria de dizer sobre o piso da cozinha. Porcelanato são o melhor ajuste aqui. As características dos processos na cozinha exigem maior resistência do revestimento do piso. Por exemplo, o revestimento do piso deve suportar a queda da panela e não rachar ao mesmo tempo. Além disso, a lavagem frequente do piso pode apagar o padrão em um ladrilho barato, mas isso não ameaça o grés de porcelana.

Mas, na maioria dos casos, é possível fazer com azulejos de piso de alta qualidade. Sob condições padrão, ela lidará completamente com sua tarefa.

Ao enfrentar paredes, vale a pena considerar o peso do material de acabamento. Portanto, os ladrilhos são geralmente usados ​​para esses fins, porque o peso de um porcelanato é bastante grande.

Se o padrão original ou o design exclusivo for importante para você, faça uma escolha em favor da cerâmica, pois sua variedade é rica em cores e padrões, o que não se pode dizer sobre grés de porcelana.

Bancada

Recentemente, o revestimento de bancadas de cozinha tornou-se bastante comum. E aqui você não pode prescindir de azulejos. Essa bancada terá uma superfície relativamente leve, forte e durável, com um padrão e cor interessantes. No entanto, é perfeitamente aceitável usar granito cerâmico de tamanho pequeno para bancadas de revestimento, por exemplo, 10x10 cm.

Como você pode ver, as características únicas dos azulejos e grés de porcelana tornam esses materiais especialmente populares e demandados. E dar a palma da mão a um deles é impossível, pois cada material tem seu próprio campo de aplicação no qual não tem igual.

Comparação de azulejos e porcelanas por características físicas e técnicas

Revestimento de parede em cerâmica

Pavimento em cerâmica

Resistência ao desgaste, REI 0-V

O número de repetições de congelamento / descongelamento em T = -5 .. + 5 ° C

Vejamos quais peças devem ser usadas na decoração dos ambientes e quais termos podem ocorrer.

Para paredes dentro de salas secasMajolica - prensado, queima dupla com um teor de umidade de 15-25%. É feito de barro vermelho, coberto com esmalte colorido.
Para paredes dentro de salas secasLouça de barro - pressionada, cozida duas vezes com um teor de umidade de 10 a 20%. É feito de argila branca, coberto com esmalte colorido ou transparente.
Para paredes e pisos dentro de salas secas.Pressão dupla, queima dupla, com um teor de umidade de 7 a 15%. É feito de vários tipos de argila, coberto com esmalte colorido.
Para acabamento de pisos em ambientes fechados, com menos frequência - ao finalizar fachadas e pisos externos.Cotto - extrudado, com um teor de umidade de 3-15%. É feito de barro vermelho em uma queima. Na maioria das vezes - sem vidro, com uma cor natural em terracota (tons de amarelo, rosa, vermelho, marrom). Após a colocação, é aconselhável cobrir esse ladrilho com mástique de cera (ou outro agente protetor hidrofóbico); caso contrário, o ladrilho perderá rapidamente sua aparência.
Para acabamento de pisos em ambientes fechados, com menos frequência - ao finalizar fachadas e pisos externos.Mosaico (vidro) é feito por fundição a partir de areia de quartzo derretida. Ela recebe qualquer cor, forma e textura. Este ladrilho é durável, não escorregadio, resistente a detergentes.
Para acabamento de pisos em ambientes fechados, com menos frequência - ao finalizar fachadas e pisos externos.Clínquer - extrudado ou prensado, com um teor de umidade de 0 a 6%. É feito de vários tipos de argila em uma queima. Pode ser envidraçada ou não.
Para acabamento de pisos em ambientes fechados, com menos frequência - ao finalizar fachadas e pisos externos.Porcelanato sobre uma base vermelha (grés vermelhos) - prensado, com um teor de umidade de 0 a 4%. É feito de barro vermelho em uma queima. Mais frequentemente sem vidro.
Para pisos internos e externos, fachadas, bem como para decoração de peitoris e bancadas.Grés porcelânico leve (grés porcelanato) - prensado, com um teor de umidade de 0-0,5%. É feito de várias variedades de argila leve em uma queima. Mais frequentemente sem vidro.

* A resistência ao desgaste dos ladrilhos cerâmicos é determinada pela dureza do esmalte, que é usado como acabamento.

Prós e contras de grés porcelânico e telhas cerâmicas

Porcelain Tiles

Telha cerâmica

Resistente a danos mecânicos, mudanças bruscas de umidade, temperatura, não desaparecem ao sol.

Antes de colocar o nivelamento adicional de uma superfície do piso é necessário.

Ao colocar no cimento, não é necessário o nivelamento adicional de um piso.

Com o tempo, a cor pode desbotar ao sol. O estresse mecânico pode levar a lascas na superfície do esmalte.

Usado para decoração exterior e interior

Devido à alta densidade das placas e ao grande peso, é possível ajustar o grés de porcelana apenas com uma ferramenta especial.

O peso leve e a porosidade facilitam o corte e o ajuste dos ladrilhos.

Apenas adequado para decoração de interiores.

* A resistência ao desgaste dos ladrilhos cerâmicos é determinada pela dureza do esmalte, que é usado como acabamento.

Nos projetos de design moderno, os ladrilhos cerâmicos e os porcelanatos são utilizados não apenas como pisos, mas também para o design de paredes, bancadas de cozinha e peitoris das janelas.

Comparação da tecnologia de revestimento cerâmico

Argilas vermelhas e brancas com a adição de um aditivo formador de poros para reduzir o peso do produto acabado.

Caulino de queima branca e argilas ilite com a adição de surfactantes para reduzir o atrito interno na mistura.

2. Formando produtos

Pressionando até 400mPa

Prensagem sob pressão 500mPa

Com um aumento gradual da temperatura de 200 ° C para 1180 ° C

Com um aumento gradual da temperatura de 200 ° C para 1300 ° C

Escolhendo piso de cerâmica

O revestimento de pisos de cerâmica e grés porcelanato apresenta a mesma alta resistência ao desgaste. A escolha final depende de onde e em que condições o material de revestimento será usado:

  • Para pisos de varandas, terraços, galerias, garagens e outras salas sem aquecimento, recomenda-se o uso de grés de porcelana devido à sua alta resistência ao gelo e baixa absorção de água. E também esse material é usado para pisos em locais com alto tráfego: shopping centers, estações de trem, escolas, etc.
  • Para a cozinha, o banheiro, os ambientes domésticos usam ladrilhos de cerâmica com um índice de força de pelo menos 25 MPa.

Para salas com temperatura e umidade constantes, os azulejos são adequados e, em salas com diferenças de temperatura e umidade variável, o grés de porcelana é usado para pisos.

Fabricantes de porcelanato e cerâmica

Nosso catálogo contém 33 marcas e mais de 50 coleções de pisos de produção estrangeira e russa. Entre eles estão:

  • Estima - O primeiro produtor russo de porcelanato. A empresa trabalha de acordo com as “tendências ecológicas” da produção, utilizando componentes naturais de acordo com os padrões ambientais e de segurança.
  • Kerama marazzi. A empresa produz telhas cerâmicas desde 1988 e desde 2006 porcelanatos. A marca lança anualmente uma coleção temática de azulejos dedicados a vários países ou feriados.
  • GRACIA CERAMIKA - Uma marca que produz azulejos e porcelanatos no segmento premium. As tecnologias modernas para a produção de cerâmica são combinadas com azulejos pintados à mão, que se tornaram uma característica distintiva da empresa.
  • ITALON- Uma empresa russa que produz azulejos de cerâmica e porcelana de alta qualidade, usando tecnologias modernas de acordo com os padrões ambientais e de segurança do produto.

Fabricação de azulejos

Para a produção de azulejos, use:

  • argila vermelha (cerca de 90% da produção total) ou branca (não mais de 10%) (caulino) - refratários ou refratários. Nesse caso, é dada preferência a tipos refratários - eles permitem obter cerâmicas mais duráveis,
  • areia de quartzo - é necessária para criar uniformidade de massa, pelo que, durante o processo de queima, o ladrilho, em primeiro lugar, mantém suas dimensões geométricas, em segundo lugar, ganha força,
  • aluminossilicato de sódio - fornece viscosidade das matérias-primas antes da moldagem,
  • aluminossilicato de potássio - aumenta a resistência do material quando exposto a altas temperaturas.

Se for necessário definir certas propriedades, plastificantes, substâncias formadoras de vapor e fluxos (argila) de argila com alta plasticidade podem ser adicionados à argila.

O processo de fabricação de ladrilhos é realizado na seguinte sequência:

  1. as matérias-primas são preparadas misturando em certas proporções todos os componentes,
  2. ladrilhos de tamanhos especificados são moldados por uma prensa,
  3. argila comprimida é seca.

Após essa etapa, os tecnólogos têm duas maneiras:

1. O ladrilho seco é queimado, depois esmaltado e queimado novamente. Torna-se um material de acabamento mais poroso e, portanto, menos durável, que só pode ser usado para revestimento de paredes. Essa tecnologia é chamada bicottura (tradução do italiano. - "disparo duplo").

2. O ladrilho é revestido com esmalte e queimado a uma temperatura de 1200-1300 o C. O resultado é um material mais durável, que já pode ser usado no piso, onde a carga é muito maior. Ao mesmo tempo, o esmalte mantém-se melhor, mostrando maior resistência à abrasão. A cerâmica que passou pelo processo de queima uma vez a uma temperatura próxima a 1200 o C, é chamada monocottura.

Dependendo da quantidade de queima e temperatura, do tipo de argila e da força de prensagem, são distinguidos vários tipos de ladrilhos cerâmicos:

  • majólica. Muito durável, com telhas de grandes poros. Para sua fabricação, use argila vermelha. Para fortalecer a fração argila na fabricação de vários elementos decorativos, são adicionados resíduos de faiança. Disparo duplo

Para obter informações: na Wikipedia, desperdício em faiança, ou seja, argila queimada. Surge a pergunta: por que a cerâmica é moldada se a matéria-prima não possui plasticidade?

  1. durabilidade - pode ser usado não apenas para paredes, mas também para pisos,
  2. longo prazo de operação,
  3. resistência à abrasão
  4. aparência nobre.
  • faiança. Um visual clássico para decoração de parede em um banheiro, vaso sanitário ou chuveiro. É fabricado apenas com caulim (argila branca), sem aditivos de outros tipos de argila.É disparado a uma temperatura de apenas 1000 o C, ou até mais baixa, e, portanto, muitos poros permanecem na superfície. A estrutura porosa da superfície absorve bem a umidade. Portanto, o uso de ladrilhos de faiança ao ar livre pode levar à sua ruptura ao congelar a água absorvida. Raramente, mas ainda o ladrilho é colocado no chão. Nesse caso, você não pode pisar nele (o melhor com os pés descalços) - ele se desgastará rapidamente e desaparecerá,

  • a porcelana é um novo tipo de telha cerâmica para o mercado da construção. Possui uma superfície lisa, semelhante a um vidro, alta resistência e resistência a materiais quimicamente agressivos.
    É produzido a partir de variedades de caulim de alta qualidade (47-66%), feldspato e areia de quartzo (aproximadamente 25% cada). É disparado a uma temperatura muito alta de 1400 a 1460 o C.

Metais ferrosos são adicionados aos pisos para aumentar a resistência e a dureza. A queima a alta temperatura cria uma camada contínua de cerâmica sinterizada na superfície, em conexão com a qual a absorção de água do material é de apenas 0,5%. Esse ladrilho pode suportar um número quase ilimitado de ciclos de congelamento, o que transforma o material em um dos melhores tipos de decoração de fachadas de edifícios. A porcelana lida perfeitamente com suas funções no piso de varandas e galerias abertas. Com excelentes características técnicas, o alto preço restringe o crescimento das vendas.

  • cottoforte. Telha de uma mistura de várias argilas com a adição de chamotte, obtida por prensagem e queima dupla. Difere da majólica com uma resistência mecânica muito alta, o que permite sua utilização em pisos,

  • clinquer. São cerâmicas com ou sem vidro, obtidas como resultado de queima única. Possui uma base compactada devido à extrusão ou prensagem sob pressão muito alta. É acionado em temperaturas muito altas, o que garante alta densidade e, com base nisso, maior resistência (tem força máxima entre todos os tipos de ladrilhos) e resistência ao gelo. Essas qualidades tornam o clinquer quase uma opção ideal para paredes e pisos externos em salas com tráfego intenso.

Produção de porcelana

A base dos porcelanatos é o chamado "deslizamento" - uma massa pastosa de argilas brancas e ilíticas, areia de quartzo e feldspato. O deslizamento (uma mistura de todos os componentes da matéria-prima com a água) é convertido em pó para prensagem, no qual são introduzidos corantes minerais, de acordo com uma determinada tecnologia. Nas seguintes etapas de produção:

  1. azulejos são formados a partir de pó,
  2. os ladrilhos moldados são prensados ​​e secos sob pressão muito alta (até 500 kg / cm 2) para remover bolhas de ar e umidade,
  3. desenhos ou esmaltes são aplicados à superfície (se necessário, dependendo da finalidade do produto acabado),
  4. a massa moldada é queimada a uma temperatura de cerca de 1300 o C,
  5. a superfície do granito é polida ou polida (se necessário).

Um leitor atento fará imediatamente a pergunta: onde está o granito? O primeiro porcelanato foi obtido na Itália. Tinha uma sombra fosca, uma estrutura muito densa, literalmente monolítica, sem poros, rachaduras e inclusões estranhas e uma superfície áspera, que lembrava fortemente o granito natural. Portanto, o nome correspondente é granito cerâmico. Em porcelanato curto.

Porcelanato é feito de vários tipos:

  • técnico ou “sal e pimenta” (outro nome comum entre fabricantes e ladrilhadores). Outro nome: "Gres Tile", que é mais familiar para os consumidores. Este é o primeiro tipo de porcelanato e o mais barato. Tem uma força muito alta e resistência a produtos químicos.

  • fosco. Como o grés técnico de porcelana, ele não passa por nenhum processamento depois de sair do forno. No entanto, difere do tamanho do bloco "gres". O último é mais grosso (de 12 a 30 mm) e menor em área (o formato em ambos os lados não excede 300 mm). Os indicadores técnicos e operacionais dos dois tipos de cerâmica são quase os mesmos, exceto pela resistência. Nos ladrilhos foscos, é um pouco menor, devido a diferentes espessuras,

  • polido. A telha de porcelana recebe a superfície do espelho durante a remoção da camada superior da telha, moendo com o polimento subsequente. Mas esses ladrilhos são muito escorregadios quando úmidos e, portanto, são usados ​​principalmente em edifícios públicos para revestimento de paredes. Em apartamentos e casas particulares, esse tipo de cerâmica parece "caro" nas paredes e no chão. Mas o chão deve estar seco. O polimento é muito sensível à abrasão. Com uma caminhada intensiva, fica coberto com os menores arranhões e o brilho desaparece,

  • lappado, que é traduzido do italiano. significa gasto. Esse tipo de superfície é obtido como resultado da retificação parcial, e não completa, da parte frontal dos grés de porcelana. Como resultado, a superfície é combinada: em alguns lugares fosco, em alguns lugares brilhante (polido), em alguns lugares e completamente intocado por abrasivos. Essa heterogeneidade superficial fornece propriedades decorativas e funcionais específicas. Por exemplo, a cerâmica não é tão escorregadia, e é por isso que é amplamente usada em pisos,

  • Cetim A textura acetinada é obtida com sais minerais, aplicados na superfície do ladrilho antes da queima. Tal grés de porcelana tem um brilho suave e quase nenhuma chance de escorregar,

  • envidraçado - revestimento com esmalte aplicado antes da queima. Esse tipo de decoração possui uma variedade de desenhos, tons e texturas, o que permite aos designers diversificar o design de interiores de apartamentos, chalés, restaurantes e cafés,

  • gravado (porcelanato estruturado) - na frente há sempre uma figura ou padrão. Os ladrilhos podem ser brilhantes, foscos ou vitrificados. Na maioria das vezes imita materiais naturais: pedra, couro, madeira, bambu, etc.

O material de acabamento é perfeito para decoração de interiores.

Prós e contras

Ao escolher um material de revestimento para paredes, os proprietários residem principalmente em dois critérios: o custo dos materiais e sua aparência (design). No caso do piso, nem tudo é tão simples. Aqui é necessário levar em consideração características muito mais técnicas dos materiais, por exemplo, como nível de abrasão, resistência, coeficiente de atrito (força adesiva dos sapatos com piso molhado), taxa de contaminação, facilidade de manutenção etc.

Para entender o que é melhor, ladrilhos ou porcelanatos para o piso, primeiro consideramos os pontos fortes e fracos de cada material.

Ladrilho liso

Os ladrilhos cerâmicos têm pontos fortes e fracos semelhantes ao granito cerâmico, com exceção de várias nuances. Entre as vantagens:

  • durabilidade - menor que a de grés porcelânico e chega a 20 a 30 anos para ladrilhos comuns, 30 a 50 anos ou mais para ladrilhos de fachada e mais de 100 anos para clínquer,
  • preço acessível para o comprador em massa,
  • força suficiente para executar funções básicas. No entanto, é fortemente desencorajado a queda de objetos pesados ​​em uma superfície forrada,
  • uma ampla seleção de cores, texturas e padrões,
  • segurança ambiental - todos os materiais utilizados na produção não são alérgenos e não são tóxicos,
  • resistência à umidade - pode ser usado em ambientes com alta umidade, sem risco de destruição e aparência de mofo e bolor,
  • tecnologia de estilo simples - não são necessárias habilidades especiais
  • cuidado fácil.

  • fragilidade - quebra e quebra com facilidade, o que requer uma atitude cuidadosa em relação ao revestimento durante a operação, pois a queda de objetos pesados ​​pode levar a lascas e rachaduras,
  • superfície fria - a alta condutividade térmica remove rapidamente o calor dos pés descalços, como resultado do azulejo sempre frio,
  • isolamento acústico ruim
  • piso escorregadio - molhado causou numerosos ferimentos domésticos.

Uma análise dos prós e contras dos materiais em questão mostrou que suas vantagens e desvantagens são quase idênticas. Portanto, tentaremos encontrar diferenças entre os dois tipos de cerâmica, comparando suas características operacionais.

Comparação de Recursos

Para determinar qual é o melhor, porcelanato ou piso de cerâmica, realizaremos uma análise comparativa de acordo com os seguintes critérios:

  • o custo dos ladrilhos e do acabamento é um dos critérios determinantes. Afinal, você sempre quer combinar o incompatível: comprar mais barato o melhor produto de qualidade,
  • durabilidade. O efeito do reparo não é apenas em um belo interior, mas também na eficácia dos fundos investidos no acabamento, que depende da vida útil dos materiais usados,
  • dureza e força. Os indicadores caracterizam a reação dos materiais a cargas estáticas e dinâmicas (como objetos pesados ​​podem ser colocados no chão e como a cerâmica reage à queda de objetos sólidos) e o grau de abrasão com tráfego intenso
  • dificuldade de empilhamento
  • derrapagem - o coeficiente de atrito dos materiais no estado úmido é um dos critérios mais importantes na escolha de um revestimento de piso,
  • absorção de água - a reação dos ladrilhos à umidade determina a possibilidade de seu uso em salas úmidas e fora de edifícios,
  • a resistência ao gelo é o indicador mais importante da cerâmica na decoração de fachadas, alpendres e outros elementos de edifícios localizados fora,
  • a resistência a substâncias quimicamente ativas é um indicador importante na escolha de pisos para empresas industriais,
  • limpeza ecológica. Com o advento de um grande número de diferentes tipos de materiais de acabamento, esse critério de avaliação se torna o principal, pois a adição de até um componente alérgeno ao produto pode criar problemas significativos para a família,
  • facilidade de atendimento é um indicador importante ao qual não se presta muita atenção,
  • É possível deitar em um piso quente,
  • variedade de escolhas.

Qual é mais barato

Em muitos casos, o fator preço vem em primeiro lugar. Portanto, o líder indiscutível aqui é o ladrilho. Porcelanato é muito mais caro. No entanto, não é possível comparar preços específicos, pois o custo é influenciado por um grande número de fatores: espessura e dimensões geométricas do produto, tipo de tratamento de superfície etc.

O que dura mais tempo

Sujeito a condições operacionais, os materiais têm uma vida útil suficientemente longa de mais de 30 anos. No entanto, com o tempo, o ladrilho perde sua aparência original: o brilho do espelho diminui, a cor diminui, os riscos aparecem na superfície, porém visíveis em um determinado ângulo, lascas etc.

Conclusão: a vida útil das telhas de granito cerâmico é muito maior, o que paga preços mais altos a longo prazo.

Dureza e força

Uma das vantagens mais importantes dos revestimentos cerâmicos de granito sobre os revestimentos e outros materiais de acabamento é sua maior dureza (na escala de Mohs de 6-8 pontos, contra 3-7 pontos nos revestimentos) e maior resistência (suportar uma carga de mais de 200 kg / cm2), devido a com o qual o material é extremamente resistente a choques e cargas estáticas. Portanto, não há lascas, arranhões ou rachaduras nas superfícies revestidas com porcelana. No entanto, se você se esforçar, poderá receber diferentes danos nos ladrilhos. Mas isso se chama vandalismo.

Essa propriedade do material transformou o grés de porcelana na solução ideal para pisos de alto tráfego, incluindo equipamentos, bem como para a instalação de equipamentos pesados ​​para os quais não são necessários parafusos de fundação e âncora.

Conclusão: o grés porcelânico é ideal para superfícies sujeitas a fortes cargas dinâmicas e estáticas.

Dificuldade de empilhamento

À primeira vista, não há diferença na tecnologia de assentamento, pois os dois materiais são cerâmicos. No entanto, profissionais experientes dirão imediatamente que esse é um julgamento de leigo. Existem diferenças e são significativas.

  • Na parede, a cola não suporta tamanhos padrão de grés porcelânico até que ela se ajuste completamente; são necessários elementos de fixação temporários adicionais.
  • O corte de ladrilhos de granito é muito difícil devido à sua alta densidade e resistência. Precisamos de ferramentas e habilidades especiais (muitas nuances).
  • Para fixar os ladrilhos em superfícies verticais, é necessário colar com uma fórmula especial - os tipos de cola usados ​​para ladrilhos comuns não têm revestimento pesado.

Conclusão: Você pode colocar azulejos e azulejos feitos de granito cerâmico. No entanto, no caso de grés porcelânico, é muito mais difícil de fazer.

Escorregadio

Ambos os tipos de cerâmica são escorregadios, principalmente porcelanatos polidos. Portanto, é indesejável revestir escadas e locais com tráfego intenso por esse material - a probabilidade de cair com ferimentos graves aumenta significativamente.

Conclusão: ladrilhos e porcelanatos são materiais perigosos, o que exige levar esse fator em consideração ao colocar o piso. No entanto, o grés de porcelana ainda tem uma vantagem, pois alguns de seus tipos têm um revestimento antiderrapante (ladrilho acetinado) ou um entalhe de alívio (usado para enfrentar escadas).

Absorção de água

Devido à sua estrutura monolítica, os ladrilhos de granito praticamente não absorvem água. Seu indicador de absorção de água está na faixa de 0,01 a 0,05% (para comparação: para ladrilhos - 1-2%, mármore - cerca de 10%). No entanto, para o trabalho interno, o critério acima não é relevante. Ambos os materiais podem ser utilizados com o mesmo resultado em salas úmidas: banheiro, na cozinha.

Porém, quando de frente para a fachada, varanda aberta ou alpendre, um alto nível de resistência à umidade permite transferir um número maior de ciclos de congelamento sem consequências para o material de acabamento.

Conclusão: nos grés porcelanato, a taxa de absorção de água tende a zero, o que aumenta o número de ciclos de congelamento. Portanto, é quase ideal para a realização de revestimentos externos. Dentro do edifício, as diferenças na absorção de umidade desses materiais não são de importância prática.

Resistência ao gelo

O indicador de resistência ao gelo é importante quando você precisa determinar o material para o revestimento externo dos elementos de construção. Aqui, o grés de porcelana tem uma vantagem significativa - suporta até 300 ciclos de congelamento, enquanto os ladrilhos comuns começam a desmoronar após 50 ciclos de degelo e degelo.

Conclusão: Parece paradoxal, mas o ladrilho comum no extremo norte servirá mais do que na zona temperada, onde em um período de inverno pode haver de 10 a 20 casos de mudança do clima de geada para mais temperatura. Portanto, para regiões com temperatura sazonal estável, não há diferença significativa com o que escolher: grés de porcelana ou ladrilhos de cerâmica. Para regiões da Rússia com clima temperado, o grés de porcelana é ideal para revestimento exterior. Em locais quentes, o uso de ladrilhos de granito cerâmico leva apenas a meios financeiros desperdiçados - o ladrilho comum suporta perfeitamente todas as funções do revestimento externo.

Simpatia ambiental

Os materiais de partida para a produção de ambos os tipos de cerâmica são de origem natural. Além disso, todos os componentes não são alérgenos e não servem como fonte de substâncias tóxicas no espaço aéreo do apartamento.

Conclusão: ambos os tipos de acabamentos podem ser usados ​​para revestimento de paredes e pisos em qualquer divisão de um apartamento ou casa sem causar danos aos membros da família.

Resistência a substâncias quimicamente ativas

O critério de resistência a vários produtos químicos no nível doméstico praticamente não é considerado. É importante ao escolher o tipo de piso para laboratórios químicos ou oficinas de empresas industriais que utilizam reagentes químicos. Aqui a escolha é clara - porcelana com sua alta densidade e estrutura homogênea. É ele quem mostra uma alta inércia a ácidos e álcalis.

Conclusão: para paredes e pisos em salas onde substâncias quimicamente ativas são ativamente usadas, praticamente não há alternativa aos ladrilhos de granito cerâmico.

Variedade de escolhas

O design do material de acabamento quase sempre fica em segundo lugar no sistema de classificação após o preço. Aqui, o líder claro é o lado a lado. Ele tem uma enorme variedade de tipos de azulejos com diferentes padrões, estruturas, texturas e cores. O concorrente tem uma escolha limitada a esse respeito.

No entanto, existem algumas exceções: o porcelanato estrutural parece muito elegante e rico, o que não é encontrado nos azulejos. No entanto, essa beleza vale a pena em conformidade.

Conclusão: o ladrilho tem uma vantagem inegável em termos de design, mas diz respeito às paredes. Para o piso, os fabricantes de ladrilhos de granito produzem uma variedade suficiente que não apenas concorre com o ladrilho, mas, em alguns casos, tem uma vantagem inegável.

O que e em que caso escolher

Se ignorarmos o fator preço, dentro das paredes, você precisará comprar um azulejo mais leve, para o piso - porcelanato, especialmente vitrificado, fosco ou acetinado (a superfície não é escorregadia). Esta recomendação é universal, aplica-se ao hall de entrada, corredor, banheiro e cozinha.

Os azulejos da sala parecem muito impressionantes. No quarto e no berçário, é melhor recusar esse tipo de piso: escorregadio e frio.

Telha de vinil de quartzo

Cada vez mais, os consumidores são forçados a determinar: o que é mais adequado para o piso do banheiro e da cozinha, ladrilhos de quartzo ou porcelanato.

A resposta é inequívoca: telha de quartzo-vinil. Substituirá com sucesso a cerâmica em salas com condições operacionais difíceis. Material:

  • muito mais barato
  • tem uma vida útil longa,
  • quente com contato tátil - você pode andar descalço,
  • não tem medo de umidade
  • mesmo durante a limpeza úmida, é difícil escorregar nela.

Mais detalhadamente, os prós e contras do piso que apareceu à venda podem ser encontrados no trabalho "Vantagens e desvantagens do laminado de quartzo e vinil".

Clínquer

O clínquer, em seus indicadores técnicos, está mais próximo dos azulejos de porcelana do que dos azulejos comuns. Portanto, é um concorrente direto dos revestimentos cerâmicos de granito para decoração de paredes externas: é mais barato e dura pelo menos 100 anos.

No entanto, no interior do edifício, a questão é: ladrilhos de clínquer ou porcelanato, não vale a pena - o clínquer é usado muito raramente devido ao seu design escasso.

Telha de pvc

O ladrilho de PVC na cozinha e no banheiro é superior em muitos aspectos aos porcelanatos, exceto por um: tem aparência diferente - parece impossível de representar. Portanto, para decidir se porcelanatos ou PVC, é possível apenas com falta de recursos financeiros para reparos.

A análise acima das principais características dos grés e ladrilhos de porcelana permite que os proprietários escolham a opção mais eficaz de revestimento para cada caso específico.

Número 7. Desvantagens do porcelanato

Apesar de várias vantagens significativas, como em qualquer material, os porcelanatos também apresentam desvantagens:

  • A telha de porcelana é capaz de impedir a penetração do frio e reter o calor, mas, por si só, esse material é frio, de fato, como uma telha. A solução é usar piso aquecido.
  • Todos os tipos de grés porcelânico, exceto os técnicos, foscos e estruturados, ficam escorregadios quando molhados.
  • Obviamente, vale a pena notar o alto custo do porcelanato em comparação com o azulejo. Mas neste caso, pode-se argumentar, porque é melhor gastar uma vez e obter um revestimento com garantia de 50 anos ou mais do que trocar constantemente azulejos rachados ou queimados. Além disso, agora existem muitos tipos de porcelanatos de diferentes fabricantes com diferentes políticas de preços. O preço mais alto para os porcelanatos italianos, mas também existem bielorrussos, turcos, gregos e bálticos, que permitem escolher o material com a melhor relação qualidade-preço.

A diferença entre porcelanato e piso

Os ladrilhos ou o monocottur podem ser distinguidos pelos seguintes parâmetros:

  • presença de esmalte espesso e durável (o grés de porcelana não possui esmalte; na bicotura, é menos durável e espesso). Algumas variedades não são recomendadas para a disposição da heterogeneidade do material em espessura (grés de porcelana é uniforme, bicotura é mais porosa e, portanto, não pode ser usado para a organização de revestimentos de piso),
  • biscoito durável grosso (grés de porcelana não tem base e bicotura tem uma espessura menor), absorção média de água - para alguns tipos de monocottur, é inferior a 3% (para absorção de água de grés porcelânico é duas ordens de magnitude mais baixa, para bicotura - cerca de 10%). Variedades com baixa absorção de água são caracterizadas por alta resistência ao gelo e são usadas para aplicações externas.

As possibilidades de transformar interiores modernos podem ser chamadas quase ilimitadas, enquanto o resultado final depende diretamente de como você escolhe o material para a decoração de paredes e pisos. Existem opções mais que suficientes, mas entre os líderes constantes em popularidade, um dos primeiros lugares é o azulejo

No entanto, recentemente, ganhou um concorrente digno, o grés de porcelana, que tem um escopo igualmente amplo e atrai a atenção dos consumidores. Alguns, no entanto, acreditam que esses são nomes diferentes do mesmo material, mas não é assim.

Esses dois materiais estão agora no auge da popularidade, encantando os consumidores com um equilíbrio harmonioso de apelo visual e parâmetros funcionais impressionantes. No entanto, você precisa saber como os ladrilhos de cerâmica diferem dos grés de porcelana e o que é melhor para você, se quiser equipar o piso ou as paredes de acordo com suas necessidades e preferências.

Curiosamente, mas, mesmo sabendo que azulejos e porcelanatos e qual a diferença entre eles, é difícil fazer uma escolha final, embora não haja nada impossível. É necessário focar principalmente nas condições operacionais, por exemplo, para áreas abertas (varandas, galerias), é preferível escolher o granito devido à sua resistência. Mas para decorar uma cozinha ou banheiro, o ladrilho é muito melhor ", vale a pena escolher o tipo certo de ladrilho cerâmico no chão ou na parede e dará ao interior um" destaque "especial e atenderá a todos os requisitos funcionais.

Características distintivas de dois materiais

Dos dois materiais apresentados, a cerâmica é considerada mais antiga. Ela apareceu há muitos anos, foi usada para terminar o chão. Quanto ao granito cerâmico, ele apareceu muito mais tarde que o primeiro material.

Portanto, as principais características distintivas do granito artificial dos azulejos são as seguintes:

  • durante a produção: dois materiais semelhantes são produzidos de maneiras diferentes. Os ladrilhos cerâmicos e os de porcelana sofrem pressão e queima à temperatura. Porém, na produção de grés porcelanato, temperaturas mais altas são usadas devido ao uso de uma prensa poderosa. Os ladrilhos são fabricados com tecnologia suave,
  • nos materiais utilizados: na fabricação de ladrilhos cerâmicos, uma mistura de argila e areia com cargas naturais é tomada como base. Uma mistura de plasticina é criada a partir da mistura, que após o procedimento de queima assume a forma de um ladrilho. Porcelanato também passa pelo processo de queima, mas uma grande quantidade de areia, lascas de granito são adicionadas à mistura. Uma carga adicional é material estranho, por exemplo, lascas de mármore,
  • nas propriedades: a abrasão dos ladrilhos cerâmicos difere do granito artificial, no primeiro material é muito pior. Nesse caso, a pedra ultrapassa o ladrilho. Se compararmos porcelanatos e azulejos com a resistência ao desgaste da pedra natural, o primeiro material se torna o líder. Os ladrilhos de porcelana são difíceis de furar e danificar,
  • no campo de aplicação: o grés de porcelana é melhor utilizado para decorar paredes e pisos em salas com alto tráfego: shopping centers, escritórios, instalações esportivas. Isto é devido à sua força, resistência a influências externas. A pedra artificial é usada para revestimento de fachadas de edifícios, para o dispositivo de caminhos de pavimentação, bordas. A telha cerâmica é usada como material de acabamento ao trabalhar dentro de um edifício: colocar pisos ou paredes. A principal vantagem do ladrilho é sua aparência atraente - produtos modernos são apresentados em uma grande variedade decorativa, essa é a principal diferença.

Ao escolher materiais para decoração de pisos e paredes, as pessoas costumam ter dificuldade: o que é mais adequado para pedra ou granito? Escolhendo azulejos, o comprador economiza dinheiro, pois o material é mais barato. A escolha a favor do grés porcelanato garante a durabilidade e a resistência ao desgaste do acabamento por muitos anos, o que significa que a pedra artificial é mais adequada à qualidade.

Cerâmica

As telhas cerâmicas nunca saem de moda, ela apareceu há muito tempo, mas ao mesmo tempo se torna cada vez mais popular a cada ano, independentemente da marca. O azulejo pode ser chamado com segurança de um dos materiais de revestimento mais relevantes para todos os tipos de ambiente. É comprado tanto para propriedades particulares quanto para instituições públicas.

Basicamente, os azulejos são feitos de materiais e componentes naturais, que incluem: argila, areia, caulino e algumas outras substâncias. Para criar um ladrilho de alta qualidade, uma mistura de matérias-primas naturais é assada a uma certa temperatura, sujeita a certas condições. Além disso, os azulejos podem ser decorados com vários padrões e padrões. Também pode ser revestido com esmalte e esmalte especial.

Hoje, muitas marcas nacionais e estrangeiras oferecem várias opções de ladrilhos para todos os gostos, cores e carteira do cliente. Entre a variedade mais ampla, você pode encontrar opções brilhantes e foscas, além de modelos em diversas cores e com diversos padrões.

O azulejo de cerâmica em todas as suas propriedades é projetado para as condições poupadoras de casas e apartamentos particulares, ao contrário, por exemplo, da porcelana. No entanto, muitos especialistas estão confiantes de que os azulejos de alta qualidade podem competir com os porcelanatos mais estáveis ​​e resistentes ao desgaste. Isso é ideal para decoração de casa, pois o material é resistente à umidade e durável.

Número 4. Classificação de porcelana

  • Size. Os tamanhos de ladrilhos mais populares para pisos são ladrilhos quadrados com dimensões de 300 × 300 mm, 450 × 450 mm e 600 × 600 mm. Se você tem algum tipo de design e projeto incomum em mente, e o piso será o centro do seu interior, também terá à sua disposição ladrilhos do menor tamanho - 50 × 50 mm e tamanhos fora do padrão - 200 × 200 mm, 150 × 300 mm, 300 × 450 mm, 300 × 600 mm, 400 × 400 mm. Se você ainda não encontrou o tamanho certo, pode obtê-lo usando o corte a jato de água.
  • Calibre é o tamanho da discrepância permitida no tamanho dos ladrilhos, componente 3-5 mm. No processo de tratamento térmico, as bordas dos ladrilhos são levemente deformadas, para que possam diferir entre si, a fim de evitar uma grande diferença de tamanho; os ladrilhos passam por um processo de retificação, ou seja, corte de arestas em equipamentos especiais. Tais porcelanatos durante a instalação subsequente combinarão perfeitamente.
  • Espessura. A espessura máxima do grés porcelanato é de 30 mm, a mínima é de 3 mm. Com a colocação correta do piso com uma espessura de 3 mm, sua força e resistência ao desgaste não são de forma alguma inferiores ao revestimento com uma espessura de 30 mm, por isso não faz sentido dar preferência à grés de porcelana mais espessa e, portanto, mais cara. Por exemplo, um ladrilho recomendado para pisos com uma espessura de 8,5 mm pode suportar uma carga de 200 kg / cm2.

Classe de abrasão. A abrasão (resistência ao desgaste) é a principal característica técnica dos grés porcelanato. Dependendo do grau de carga e do estresse mecânico, existem 5 classes principais de abrasão:

  • PEI I, PEI II - para quartos com pouco tráfego em sapatos macios (banheiro, lavabo),
  • PEI III - para instalações residenciais com nível médio de tráfego, sem acesso da rua ou do quintal (varanda, cozinha, corredor),
  • PEI IV - para áreas públicas com tráfego intenso,
  • PEI V - para salas com qualquer nível de tráfego e estresse mecânico.

Por exemplo, para pisos em todo o apartamento, a abrasão classe III é suficiente e, para banheiro e banheiro, a classe I ou II também pode ser usada. Se sua tarefa é escolher grés de porcelana para uma casa particular, selecione a classe IV no corredor e, para a varanda, dê preferência à classe V, que, além disso, é resistente ao gelo. Nas demais salas, a classe III também será suficiente.

Como fazer cerâmica

Sua produção começa com a mistura de ingredientes. Areia, vários tipos de argilas, minerais são misturados, alimentados à prensa e depois queimados. Dependendo da metodologia de fabricação, as propriedades dos produtos são diferentes. A bicotura ou placa de queima dupla tem baixa resistência. Isto é devido à tecnologia de sua produção.

O tarugo é pressionado, depois disparado, envidraçado e novamente introduzido no forno. O revestimento resultante é poroso, o que reduz um pouco sua resistência, mas é leve. Dessa forma, apenas modelos de parede são produzidos. Para elementos de piso usando uma técnica diferente. Monocottura é demitido apenas uma vez. As matérias-primas são prensadas sob maior pressão do que as bicoturas.

O que é porcelanato

A rigor, essa é outra modificação do revestimento cerâmico. A matéria-prima é uma mistura de areia, minerais, pigmentos e vários tipos de argila. Uma característica da produção é a pré-prensagem, disparando a temperaturas acima de 1000 ° C. Tais condições são semelhantes àquelas em que as rochas são formadas nas entranhas da crosta terrestre. Portanto, as propriedades da cerâmica estavam próximas da pedra natural.

Por esse motivo, o material é chamado de porcelana. É quase semelhante em suas propriedades ao granito natural, de certa forma supera-o.

Características do grés porcelânico

  • A durabilidade aumentada, mantém facilmente cargas e golpes consideráveis.
  • Baixa absorção de água. Existem muito poucos poros, eles dificilmente absorvem água.
  • Resistência ao desgaste. Não se desgasta durante o uso pesado.
  • A distribuição uniforme da cor em toda a espessura da chapa, pois o pigmento é introduzido na fase de produção.
  • Longevidade. As propriedades são mantidas durante toda a vida útil do material.
  • Resistência ao gelo. Suporta mais de vinte ciclos de congelamento e descongelamento, portanto, é adequado para decoração de fachadas, varandas, etc.

Fosco (sem polimento)

Porcelanatos foscos em uma garagem Gres 30 * 30 cm (Cersanit, Rússia).

Devido à sua resistência ao desgaste, pode ser usado nos locais mais movimentados e com alta carga de material: garagens, lavagens de carros e outras salas técnicas. A superfície rugosa torna o ladrilho altamente antiderrapante e a porosidade mínima é resistente à umidade. O último parágrafo se aplica a todos os tipos, o que torna o porcelanato para o piso capaz de suportar flutuações de temperatura e fortes geadas.

Polido

Ao processar a superfície do porcelanato fosco com materiais abrasivos, é obtida uma tela polida brilhante. As propriedades decorativas dessa espécie abrem as portas das instituições de status. Além do brilho, o granito cerâmico obtém uma cor rica e profunda.

Porcelana polida 120x60 cm da coleção das fachadas dos Urais (granito Ural, Rússia). Pode ser usado para revestimentos de pisos e fachadas.

Lapidado (polido)

Como os grés de porcelana, os italianos desenvolveram a tecnologia de lapidação. A folha de ladrilho é uma superfície lixada, como resultado da qual se torna heterogênea.As áreas polidas são misturadas com ásperas e não são tratadas. Dependendo da ideia do design, a localização das zonas é aleatória ou preenchida com um componente semântico.

Grés porcelânico Ampato com lapidação (CF Systems, Rússia).

A coleção Playa (Meissen Keramik, Alemanha) imita rochas naturais com faixas de quartzo. Adequado para pisos e paredes em ambientes internos e externos.

Cetim (Brilhante)

Para obter uma superfície aveludada e visualmente macia, sais minerais são adicionados à camada superior de grés porcelanato acetinado. A resistência ao desgaste do tipo “salgado” é quase no mesmo nível da pedra artificial fosca, enquanto a aparência envernizada desempenha as funções decorativas tanto quanto o polido. Além disso, ao contrário do último, desliza muito menos.

O acabamento acetinado torna a superfície fosca e aveludada. Na foto, a coleção ordinária Xtra (Graniti Fiandre, Itália).

Estruturado

Se você colocar porcelanato no chão, ele terá uma textura em relevo. É uma questão de gosto e de preço, mas uma pedra artificial estruturada tem muitas vantagens. A tecnologia envolve imitar uma tela de todos os tipos de materiais com uma tela. Madeira, travertino, tijolo, mármore ... O mundo do grés porcelânico em relevo é enorme, pelo qual os designers de interiores adoram.

Uma coleção de grés porcelânico sob um mosaico de uma pedra natural de Toledo (Keramin, Bielorrússia).

Porcelanato Riverstone (Navarti, Espanha) com seixos em relevo.

O piso do quarto é feito de azulejos de madeira. A coleção MDE LONG (Emigres, Espanha) possui um formato de chapa longa - 120x20 cm e 6 opções para a cor e textura da madeira natural.

Vidros (esmaltados)

Esta espécie é a mais próxima em relação aos azulejos comuns. Colagem de sua camada de esmalte cobrindo o material de revestimento. Na produção de granito pequeno, é utilizada a tecnologia de prensagem dupla. O esmalte vítreo é "prensado" na composição prensada de argilas e corantes. O resultado é uma paleta ilimitada de cores e composições.

A coleção da Sicília (ColiseumGres, Rússia) consiste em placas quadradas com um formato de 45x45 cm.

Mosaico

Porcelana técnica 20x20 cm (Estima, Rússia).

Usando o corte a jato de água de grés de porcelana, você pode fazer um mosaico e coletar padrões exclusivos.

  • desenhos abstratos
  • ornamentos geométricos
  • combinação de estilos e padrões,
  • layout de xadrez etc.

Retificado

As espécies anteriores, com exceção do mosaico, diferiram na estrutura do material. O granito cerâmico com arestas difere dos outros em calibre, silhueta. Deixando o fogão, o ladrilho apresenta defeitos geométricos que não são visíveis aos olhos - essas são as especificidades da produção em massa de grés porcelanato. A retificação permite obter uma retidão perfeita do contorno do ladrilho. Corte as bordas do material em máquinas especiais com um laser ou uma mistura de água e abrasivo.

A retificação torna as juntas entre os ladrilhos quase invisíveis. Na foto é a coleção Stage (Italon, Rússia).

ficar sem costura

Processo de estilo

Como colocar porcelanatos na parede? De fato, as diferenças entre a instalação de ladrilhos cerâmicos são mínimas. Há uma ressalva: tendo em vista a maior resistência e densidade, é muito mais difícil aparar o material. Para isso, é utilizado um cortador de ladrilhos elétrico especial.

O resto do trabalho é feito assim:

  1. Preparação de superfície. Deve ser suave, limpo e preparado.
  2. Preparação e aplicação de cola. A composição é aplicada à parede e ao próprio azulejo. Isso é feito com uma espátula dentada.
  3. O ladrilho gruda na superfície. Para obter uma costura uniforme entre todos os elementos, são usadas cruzes. O resíduo da cola é removido imediatamente para que não seque.
  4. Se necessário, o material é aparado. Especialmente em locais onde passam tubos ou outros elementos. Como indicado acima, será necessário um cortador de azulejos para esse fim.
  5. Quando a superfície é processada, resta aguardar a secagem. As datas estão indicadas na embalagem da cola.
  6. A fase final da instalação - articulações ou juntas de vedação. Um rejunte especial é usado para esses fins. Isso tornará o revestimento esteticamente atraente e prático.

Isso é todo o trabalho. Como você pode ver, o processo é quase idêntico à instalação dos ladrilhos. E isso significa que mesmo um novato será capaz de lidar com essa tarefa.

A diferença entre porcelanatos e azulejos: tecnologia de fabricação

Tudo o que não é um material natural é uma pedra artificial ou uma telha cerâmica feita de barro. A pedra artificial é feita de cimento de alta qualidade com a adição de vários componentes para obter a composição desejada.

As telhas cerâmicas são feitas pressionando e disparando argila. Existem três tipos de azulejos:

Este é um único ladrilho esmaltado acionado. É feito de seco e moído até um estado de suspensão de argila, que é pressionado sob alta pressão. Em seguida, o esmalte é aplicado e depois queimado no forno. De fato, esse é o bloco mais comum.

Este é um bloco obtido pressionando e disparando duas vezes. É leve e possui uma base marrom-avermelhada característica sob esmalte brilhante, aplicado antes da segunda queima. Esses ladrilhos são muito finos e, portanto, não se destinam a pisos.

Ladrilhos: tecnologia e características de produção

O ladrilho cerâmico (grego. Plinthos) ou o ladrilho (alemão. Kachel) para o piso é uma placa retangular ou quadrada fina (às vezes mais complexa) de mistura de carga queimada, incluindo até 20 componentes. Os principais componentes são:

A receita e a qualidade das matérias-primas para vários indicadores (estabilidade da composição química, pureza mineralógica, grau de moagem, etc.) determinam a classe de ladrilhos acabados e afetam diretamente as características técnicas finais dos produtos.

Os pisos são produzidos em várias etapas:

  1. As matérias-primas resultantes são testadas e, com base nos resultados, é elaborado um fluxograma de carregamento ou, mais simplesmente, uma receita de curativos.
  2. Todos os componentes são carregados em moinhos úmidos contínuos. Acontece uma massa homogênea - um deslizamento.
  3. O produto semi-acabado em forma de mingau passa por todo um sistema de peneiras vibratórias e filtros e entra em um tambor atomizador especial, onde é seco com ar quente aquecido a +500 ° C. O resultado é um pó, que é a base do ladrilho - biscoito.
  4. O deslizamento seco é carregado nas prensas formadoras, das quais saem os futuros ladrilhos dos tamanhos programados - de 5x5 cm a 120x120 cm.
  5. Os biscoitos são enviados para o secador, onde a temperatura é mantida a cerca de +100 ° C.
  6. Os ladrilhos secos passam pelas etapas de retificação, trefilação, envidraçamento e queima em temperaturas de +900 a + 1100 ° C.
  7. O passo final é a triagem e embalagem.

Por via de regra, é usada a tecnologia de disparo único - monocottur. Este ladrilho é caracterizado por alta resistência e baixo coeficiente de absorção de água - menos de 3% do volume total quando totalmente imerso em água. Em segundo lugar - excepcional resistência a produtos químicos agressivos, temperaturas extremas, resistência parcial ao gelo. E finalmente, o terceiro - uma espessura decente para revestimento de acabamento decorativo - a partir de 8 mm, o que garante a estabilidade dos produtos a cargas severas, trincas e assim por diante.

Muito raramente, na produção de pisos, utiliza a tecnologia bicotura, ou seja, queima dupla. Esse processo é mais frequentemente usado para a produção de produtos de parede. Ao mesmo tempo, o biscoito passa por várias etapas: o primeiro cozimento após pressionar, vitrificar, manchar e depois repetir o tratamento térmico. O esmalte é obtido brilhante, mas não é tão resistente a vários fatores prejudiciais quanto os produtos mono-queimados.

Mas há outro tipo de piso - sem vidro. Em nosso país, praticamente não é produzido devido à impraticabilidade e fragilidade. O fato é que os poros desse produto não são protegidos da água, sujeira (que literalmente consome a superfície), abrasão. Portanto, requer processamento adicional do revestimento após a instalação.

Para calcular a qualidade do produto, é utilizado todo um sistema de normas EN, segundo o qual são determinadas as características básicas do produto. Incluindo:

  • Resistência à flexão
  • Dureza superficial
  • Resistência a mudanças de temperatura,
  • Resistência química
  • Resistência ao gelo
  • Resistência à abrasão
  • Coeficiente antiderrapagem e muitos outros.

Todos os critérios acima permitem dividir o azulejo acabado em categorias de uso:

Assim, na variedade de fábricas, é possível escolher ladrilhos cerâmicos, cujas vantagens são:

  1. Versatilidade - todos os produtos podem ser usados ​​em ambientes fechados, mas existem séries resistentes ao gelo projetadas para instalação na rua ou em edifícios sem aquecimento.
  2. Uma variedade de decorações, cores, tamanhos e aplicações.
  3. Conveniência operacional.
  4. Peso relativamente leve.
  5. Alto nível de resistência química, à água e ao desgaste.
  6. Longevidade.
  7. Segurança e higiene contra incêndio.
  8. Instalação fácil. Além disso, qualquer tipo de mistura de adesivo é adequado para assentamento.
  9. Preços para qualquer carteira.

Contras de pisos:

  • Superfície fria.
  • Baixo nível de resistência ao gelo - não mais que 25 ciclos.
  • Ao comprar, é necessário verificar o número do lote para corresponder ao tamanho e à tonalidade.
  • A necessidade de um dispositivo para isolamento hidráulico, térmico e acústico durante a instalação.
  • Uma grande quantidade de desperdício durante a instalação.

Recursos de design e coleções

Os fabricantes de azulejos fizeram progressos significativos não apenas na fabricação de materiais de acabamento, mas também no campo do design. Hoje, a maioria das fábricas contém uma unidade inteira responsável pelo desenvolvimento de novas coleções e desenhos. E muitas decisões são fornecidas ao comprador de maneira abrangente - em uma coleção, há revestimentos de parede, bordas, painéis e pisos. Além disso, opções de layout prontas e projetos de design para apartamentos padrão são oferecidos. Isso é muito conveniente quando você não está confiante no seu senso de estilo.

Mas mesmo o granito, ao contrário do nome, agora está longe de parecer sempre uma pedra. Os fabricantes oferecem uma variedade de soluções:

  • Imitação de parquet de arte e estampagem de metal,
  • Manchas de mármore e pedras preciosas,
  • Texturas de tecido de seda e brocado
  • Grés de porcelana polida que reflete a luz como um espelho.

Dicas de seleção

Para certamente fazer a escolha certa em favor de um material específico, deve-se levar em consideração uma série de fatores importantes, que incluem:

  • Objetivo funcional da sala.
  • Carga futura na superfície (geralmente é sobre pisos, não sobre paredes).
  • Modo de temperatura e suas possíveis diferenças.

A possibilidade de danos externos.
Também é importante levar em consideração o estilo da sala. O grés ou porcelanato de porcelana deve ser o mais adequado possível para o design de uma sala. É melhor adquirir ladrilhos e azulejos para uma sala com estabilidade média ou alta, especialmente se você deseja que o material o atenda por muitos anos

A escolha deve ser dada às lojas confiáveis ​​que vendem revestimentos para pisos e paredes há anos

Ladrilhos e azulejos para esta ou aquela sala são os melhores para obter uma classe de estabilidade média ou alta, especialmente se você deseja que o material o atenda por muitos anos. A preferência na escolha deve ser dada a lojas confiáveis, que vendem revestimentos para pisos e paredes há anos.

Não substitua os porcelanatos por azulejos quando precisar de características mais sérias do material, caso contrário corre o risco de o revestimento não durar no momento certo

Para usar o material da maneira mais eficiente possível, ao escolher, é importante considerar todas as características da futura sala onde o revestimento estará localizado e só então escolher entre várias opções

Qual é a diferença entre azulejos e grés de porcelana, dizem os especialistas no próximo vídeo.

Especificações técnicas e operacionais

Ladrilhos e grés de porcelana são materiais semelhantes tanto na aparência quanto em suas características. Ambos são bastante duráveis ​​e confiáveis, exigem alguma habilidade na postura, têm muitos desenhos e formas. Diferenças significativas se tornam visíveis apenas nas condições operacionais:

  • As telhas cerâmicas são menos resistentes a abrasivos. Portanto, não é recomendável escolhê-lo como material de acabamento, mesmo para um corredor - a areia pode deixar marcas na camada de tinta em apenas alguns anos. Os ladrilhos de porcelana também resistem às condições das ruas - eles enfrentam terraços e galerias, fachadas e passarelas.
  • A resistência ao desgaste de grés porcelânico é várias vezes maior. Afinal, foi criado para salas com alto tráfego - lojas, estações de trem e aeroportos. Mesmo apagar a camada superior não afeta sua estética, porque é pintada em toda a sua espessura.
  • A absorção de umidade é um indicador pelo qual o porcelanato também está à frente do "irmão mais novo". Se o ladrilho é capaz de coletar água até 10%, então para um novo material esse valor é de apenas 0,05%.
  • Peso. Se essa característica é importante para você, é melhor escolher um piso. É muito mais leve e não causará dificuldades em enfrentar divisórias e revestimentos de madeira e madeira compensada.

Do que é feito

A cerâmica é feita não apenas de argila - contém um número suficiente de elementos que podem criar uma estrutura forte e confiável. O ladrilho é baseado em uma fórmula complexa de componentes, cuja presença determina as qualidades externas e as propriedades decorativas do material.

A composição da cerâmica inclui:

  • massa argila - plástico, o principal componente,
  • areia - é costumeiro usar rio, com uma estrutura mais fina,
  • quartzo
  • para aumentar a densidade - longarina e carbonatos,
  • mica
  • componentes de decoração importantes são corantes e esmalte, que adicionam brilho ao produto.

A massa preparada passa por várias etapas de preparação para obter o produto final.

Tecnologia de produção

As melhores características do material dependem da precisão da tecnologia de fabricação: dados externos, resistência, escopo.

As etapas de produção são as seguintes:

  • preparar uma mistura (argila): peneirada cuidadosamente, isenta de grumos e impurezas,
  • todos os componentes que fazem parte são misturados,
  • então a mistura é moldada e passa pelo estágio de compactação com uma prensa poderosa, quanto mais cuidadosamente a mistura for compactada, mais forte será o material,
  • depois segue o processo de secagem - remoção do excesso de umidade, o que contribui para uma confortável mistura e prensagem,
  • esmalte é aplicado a tarugos secos,
  • queimados em fornos de alta temperatura, onde os componentes de entrada são derretidos: aluminossilicatos, quartzo, areia,
  • na fase de classificação, os produtos são rejeitados e divididos em classes e lotes que dependem da cor,
  • então as mercadorias são embaladas e enviadas ao armazém.

A tecnologia de produção não é um processo complicado, mas requer atenção e controle especiais.

Tipos de azulejos por finalidade

A qualidade da cerâmica é regulada pelo GOST 6787-2001 - para o piso e GOST 27180-2001 - para o acabamento.

Esses regulamentos permitem atribuí-lo às seguintes categorias de piso:

  • PEI I - para instalação em salas com pouco tráfego, é usado para engenharia civil, por exemplo, pisos em quartos ou banheiros,
  • O PEI II é um produto mais durável, projetado para equipar apartamentos e casas com a possibilidade de caminhadas mais frequentes, mesmo em chinelos,
  • PEI III - para tráfego mais intenso em edifícios residenciais e pequenas salas de escritório, não recomendado para corredores,
  • PEI IV - mais adequado para o arranjo de instalações comerciais: lojas, restaurantes, cafés,
  • PEI V - adequado para a construção de instalações industriais com cargas complexas.

Marcação PEI 0 - projetada para trabalhos de interiores na concepção de paredes.

Aparência

O esquema de cores, formas e tamanhos - esses são exatamente os componentes que podem decorar uma casa ou propriedade comercial. Os azulejos são preferidos pelos designers tanto como piso quanto no design de paredes, e não apenas em cozinhas e banheiros. No interior de hoje, os azulejos são usados ​​com sucesso nas salas de estar, enfatizando as nuances e designando as áreas das salas de estar.

É bonito como material de revestimento para lareiras e fogões.

Uma variedade de cores e texturas expandiu os limites, permitindo dar ao produto uma superfície diferente:

As peças são feitas manualmente - para cada pedido específico. Portanto, é impossível encontrar os mesmos azulejos no interior.

Os benefícios

A presença das características acima pode ser reduzida para um único ponto positivo de uso.

O que distingue produtos:

  • versatilidade absoluta, permitindo que sejam utilizados em acabamentos interiores e exteriores,
  • uma ampla variedade de formas e cores,
  • facilidade de instalação,
  • leveza dos produtos
  • longa vida útil
  • função antiderrapante,
  • a capacidade de escolher o preço de acordo com o orçamento.

Todos esses fatores determinam a alta demanda por produtos.

Qual a diferença?

Ao escolher um revestimento durável e confiável para paredes ou pisos, somos confrontados com a opção - comprar azulejos ou porcelanatos? Hoje, oferecemos a você o conhecimento das principais diferenças entre esses dois materiais, suas vantagens e desvantagens.

As propriedades

Ambos os materiais se provaram no mercado. A telha cerâmica tem muitas vantagens, graças à qual é líder em vendas há muitos anos. É caracterizada por alta resistência, baixo peso, longa vida útil, alta resistência à umidade, facilidade de instalação e manutenção. Os fabricantes modernos oferecem muitas opções de design em cerâmica, e uma variedade de texturas e cores permite que você escolha uma cor com base no design da sala onde está planejado para ser instalado.

As desvantagens da cerâmica incluem extrema fragilidade, portanto, durante o transporte e a instalação, deve-se ter cuidado. Outro ponto negativo significativo é a baixa resistência à luz ultravioleta - com o tempo, o ladrilho pode queimar ou mudar de cor.

A principal diferença entre os porcelanatos e os azulejos é a capacidade de suportar cargas enormes sem deformação do revestimento superior. Além disso, praticamente não há vestígios de arranhões nele.

Vale ressaltar que, em termos de resistência, o grés porcelânico excede significativamente o revestimento cerâmico mais decorativo. Devido à fraca porosidade da superfície, repele a umidade, impedindo a entrada no revestimento. Devido a isso, o risco de mofo sob a camada de grés porcelânico é mínimo.

Este material é caracterizado por altas propriedades resistentes ao calor. É resistente ao fogo, geadas e altas temperaturas. Sua resistência ao desgaste também é digna de nota - mesmo alguns anos após a instalação, o revestimento estará em sua forma original.

A telha de porcelana é fácil de cuidar e não tem medo de detergentes e produtos de limpeza abrasivos, alcalinos e ácidos. Não desbota sob a influência da luz solar, não se deforma sob condições climáticas adversas.

Composição:

As telhas cerâmicas são finas placas retangulares ou quadradas. O principal componente para sua fabricação é uma carga queimada, embora até 20 componentes diferentes possam ser incluídos. Na maioria das vezes, os produtos cerâmicos consistem nos seguintes elementos:

  • argila de diferentes graus e tipos, mas produtos da mais alta qualidade são obtidos da argila branca,
  • areia de sílica
  • chamotte - resíduos triturados e produtos defeituosos que não passaram no controle de qualidade no processo produtivo,
  • feldspato ou pegmatitos usados ​​para criar pisos, proporcionam dureza e confiabilidade ao produto acabado,
  • pigmentos.

Dependendo da quantidade e qualidade dos componentes (por exemplo, estabilidade da composição química, pureza mineralógica, tamanho das partículas), são determinadas as características técnicas dos produtos e, consequentemente, a classe de produtos acabados.

Em um certo estágio de produção, os produtos são acionados usando tecnologia especial. Isso torna os produtos mais duráveis ​​e reduz a porcentagem de absorção de água do material. Além disso, afeta positivamente a resistência a composições químicas, bem como a temperaturas extremas. Além disso, graças a uma única queima, a espessura do acabamento aumenta.

A composição do grés porcelanato e seu processo de fabricação são parcialmente semelhantes à tecnologia de produção da cerâmica clássica de piso. Mesmo os materiais utilizados são os mesmos, a diferença está apenas nas proporções utilizadas. Na produção, aplique:

  • argila branca,
  • caulim
  • areia de sílica
  • feldspato.

O porcelanato recebe suas propriedades únicas de resistência durante o cozimento. Para isso, a temperatura no forno é aumentada para 1300 graus e, durante a queima, os componentes são praticamente soldados entre si. A alta pressão (cerca de 450 kg por 1 cm) reduz a porosidade do material e aumenta a resistência à umidade e baixas temperaturas.

Após a queima, a superfície do grés de porcelana acaba sendo levemente áspera e se torna espelho após o polimento. Embora os modelos de espelho de grés porcelanato sejam propensos a desgaste rápido, a estrutura do material é violada devido ao tratamento abrasivo.

Âmbito de aplicação

Os azulejos são adequados para pisos e paredes da cozinha, corredor, banheiro. Para a cozinha, é melhor escolher produtos "marmorizados" ou de pedra. A maioria dos designers prefere um revestimento combinado, combinando ladrilhos com diferentes elementos decorativos de madeira, vidro e metal. O uso de produtos de tamanhos diferentes permite obter um efeito visual agradável.

Para o banheiro, é melhor escolher cerâmicas com alto nível de resistência a composições químicas. É bom que a estrutura do ladrilho tenha baixa porosidade e alta acidez - isso aumentará a resistência à umidade.

Ao escolher a cerâmica, vale a pena se familiarizar com as designações indicadas na embalagem - ladrilhos adequados para edifícios residenciais com um alto nível de umidade devem ser marcados como AA.

Para projetar as paredes da cozinha, azulejos com baixa resistência são adequados, mas ao mesmo tempo devem ser resistentes a ácidos e álcalis. É melhor escolher produtos com uma superfície lisa - eles são mais fáceis de manter.

Os ladrilhos voltados para o corredor e o corredor devem ser resistentes ao desgaste; portanto, é melhor dar preferência às cerâmicas duráveis ​​não vitrificadas. Ao escolher, vale a pena considerar parâmetros como dureza, durabilidade e facilidade de atendimento. Fabricantes modernos produzem coleções de cerâmica para corredores, com estrutura em “cromo”, brilho e alta resistência.

Muitas vezes, os azulejos de cerâmica são usados ​​para paredes e pisos de cafés, restaurantes, shopping centers, hotéis, teatros e salas de concerto. Produtos vitrificados geralmente usados ​​com propriedades de alta resistência. Muitas vezes, nessas instituições, você pode encontrar produtos de cerâmica ou produtos de série limitada.

Mais e mais raramente, a cerâmica é usada para enfrentar empreendimentos industriais, pois suas propriedades são um pouco inferiores às grés de porcelana e há uma probabilidade de rachaduras rápidas. No entanto, se desejado, a cerâmica ainda pode ser usada para revestir paredes internas e externas. Nesse caso, escolha um ladrilho sólido e denso. Para pisos, são escolhidos produtos com superfície antiderrapante.

O escopo das telhas cerâmicas não se limita de maneira alguma às paredes de edifícios residenciais e industriais. Muitas vezes, é usado para equipar estações de trem e aeroportos, parques, estações de metrô, varandas, travessias de pedestres. Normalmente, nesses locais, você pode encontrar produtos cerâmicos esmaltados, não vidrados e extrudados.

Devido ao fato de a porcelana ser um material mais durável, é utilizada em locais onde não apenas as qualidades decorativas são importantes, mas também a confiabilidade do revestimento. Será simplesmente indispensável no interior da casa: na cozinha, no banheiro ou no corredor. Com ele, você pode criar um design verdadeiramente prático para qualquer ambiente.

Se falamos sobre o design das paredes externas dos edifícios, então não há material mais adequado do que grés de porcelana. Graças às suas propriedades, você não pode se preocupar com as condições da fachada, mesmo em condições de muita geada.

A estrutura especial de grés porcelanato permite seu uso mesmo em frente a lareiras e fogões. Certamente, os produtos cerâmicos decorativos também são adequados para esses fins, mas o desgaste dos grés de porcelana será muito menor.

Muitas vezes, o grés de porcelana serve como um material prático para o design de pisos e paredes em edifícios residenciais com alto tráfego. É por isso que é frequentemente usado para projetar um avental de cozinha, banheiro, varanda.