Reparação

Tipos e características do uso de massa para piso de madeira

O piso de concreto em si é altamente durável, mas na presença de pequenos defeitos (cavacos, rachaduras e fendas) e juntas com pouca massa das placas, ele pode ser destruído, o que implicará reparos e custos financeiros significativos, principalmente quando se trata de edifícios públicos.

Rachaduras no concreto

Também será necessário reforço adicional da base de concreto se materiais baratos forem usados ​​na construção. Pisos tratados têm várias vantagens:

  • alta resistência ao desgaste
  • resistência à erosão,
  • resistência à abrasão e danos mecânicos, exposição a produtos químicos e umidade (incluindo vazamentos),
  • período operacional mais longo.

As misturas de massa nivelam o piso com cuidado e confiabilidade, facilitando a instalação de materiais de construção e decorativos.

Misturas de massa para concreto

Putty materiais são básicos e acabamento. Mas existem opções universais intermediárias que são adequadas para todas as operações, são muito mais econômicas e têm baixo consumo.

Massa para piso de concreto

De acordo com a composição do componente, são distinguidas as misturas dos seguintes tipos:

  • cimento
  • gesso
  • calcário
  • óleo
  • cola
  • verniz,
  • polímero ou acrílico.

Massa básica STARELI 5 kg

Muitas vezes, os fabricantes enriquecem adicionalmente a massa com aditivos de poliéster ou poliuretano. Tais materiais apresentaram contração mínima e altas propriedades de impermeabilização.

Nome da massaConsumo médio por 1 m2, kg
Massa para fachada1,15 - 1,5
Cola de óleo2,75
Cola0,50
Gesso0,80
Linha de chegada0,45

De acordo com a forma da mistura, existem:

  • seco, diluído em água nas proporções indicadas,
  • pastoso - formulações prontas para uso.

Massa de acabamento Alpina Feinspachtel para o processamento de paredes e tetos de placas de gesso, concreto

Dependendo do método de aplicação, a massa pode ser de consistência líquida ou espessa. O primeiro tipo é característico das composições autonivelantes usadas para o tratamento de pisos de concreto. Tais misturas sob seu próprio peso, sem esforço, são distribuídas uniformemente por toda a superfície, caracterizando a técnica de massa contínua.

Misturas de gesso

Massa de acabamento em gesso com acabamento ecológico

As cargas à base de gesso são a opção menos popular para nivelar pisos de concreto. As vantagens desse material podem ser atribuídas com segurança:

  • falta de encolhimento
  • baixo custo

A composição de gesso cria uma superfície perfeitamente lisa a partir da primeira camada, seca rapidamente e pode ser colorida com qualquer cor (você pode usar o guache artístico como uma opção de orçamento), mas possui um sinal de menos - o material não é adequado para salas com alta umidade.

Por massa de vidraceiro em um piso de madeira

A massa sobre madeira para uso interno é necessária não apenas para a instalação de um novo piso, mas também para a restauração cosmética do revestimento antigo. Este material elimina perfeitamente os defeitos que aparecem e permite executar uma preparação de alta qualidade para acabamento adicional. O uso de massa de vidraceiro proporciona uma melhora significativa nas características estéticas e técnicas do piso, aumenta sua resistência a fatores externos e preserva por muito tempo a bela textura da árvore. Mesmo se você decidir atualizar o piso antigo com uma pintura simples, os especialistas recomendam que você o aplique com antecedência, a fim de eliminar rachaduras, choques e outras falhas.

Hoje, o mercado oferece várias opções de massa de vidraceiro que são adequadas para pisos de madeira; no entanto, você deve escolher aquelas que atendem aos seguintes requisitos:

  1. Eles têm uma textura uniforme, sem impurezas.
  2. Forneça altas propriedades adesivas.
  3. Seque rapidamente e caia facilmente na madeira.
  4. Não rache após a secagem.
  5. Amenable à moagem.

É aconselhável que a massa não encolha muito, caso contrário você terá que aplicar várias camadas, o que aumenta significativamente o custo do trabalho de reparo.

Tipos de massa para madeira

Para o preenchimento de revestimentos de madeira, os fabricantes modernos sugerem o uso de misturas à base de solvente, à base de óleo, à base de água e à base de polímeros. Também é possível escolher diferentes tonalidades de massa que são mais adequadas para determinadas espécies de árvores - bétula, wenge, carvalho, nogueira, etc.

Massa à base de água

A massa à base de água é ecológica e absolutamente segura no processo, é fácil de usar, flexível e praticamente inodora. Ao contrário da massa de vidraceiro nos solventes, esse material seca lentamente no recipiente e, portanto, tem uma vida útil mais longa após a desembalagem. Devido às suas boas propriedades adesivas, a mistura pode até ser usada para tratar uma base polida.

Entre as vantagens da massa de água, destacam-se as seguintes características:

  • eliminação eficaz de defeitos em revestimentos de madeira,
  • possibilidade de aplicação para alinhamento de juntas,
  • a ausência de componentes químicos nocivos na composição,
  • resistência à umidade
  • durabilidade
  • resistência a influências de temperatura,
  • estrutura elástica e capacidade de repetir qualquer textura da superfície.

Massa sobre solventes

A mistura de massa à base de solvente é caracterizada por alta resistência e, portanto, é utilizada há muito tempo na indústria da madeira. Como desvantagem da mistura, o conteúdo de produtos químicos nocivos e a presença de um odor pungente podem ser distinguidos; portanto, deve ser usado com muito cuidado. A massa possui pó de madeira em sua composição, portanto é excelente para pisos de madeira e parquet, enquanto é combinada com qualquer tipo de madeira, incluindo espécies exóticas. A massa de solvente é popular no mercado moderno de materiais de construção devido à sua secagem rápida e fácil aplicação.

Mistura de óleo

A massa à base de óleo é caracterizada por altas propriedades repelentes à água e garante a resistência do piso de madeira ao estresse mecânico. Uma ampla variedade de tons permite que você escolha uma massa para a repetição exata da textura natural da madeira. As seguintes propriedades podem ser distinguidas como as vantagens da massa de óleo:

  • longo prazo de operação,
  • alta resistência
  • preço razoável.

A mistura é fornecida em frascos com um volume de 0,5 a 15 kg, o que é muito conveniente se se pretende processar um piso de madeira com uma grande área. A principal desvantagem da massa é a sua solidificação prolongada, devido à qual o trabalho de reparo pode ser significativamente atrasado.

Compostos Poliméricos

A mistura de polímeros (acrílico, látex) é amplamente utilizada para a massa de revestimentos de madeira e parquet. Essa popularidade se deve ao alto desempenho:

  • resistência a mudanças de temperatura,
  • capacidade repelente de água
  • resistência a altas cargas,
  • elasticidade e eliminação eficaz das menores fissuras e vazios na madeira, bem como juntas entre as tábuas,
  • falta de encolhimento
  • durabilidade do revestimento
  • uma gama diversificada de tons,
  • secagem rápida
  • segurança e respeito pelo meio ambiente.

A desvantagem da massa de polímero é o alto custo em comparação com outros materiais. Porém, essas despesas são recompensadas com um acabamento de boa qualidade, devido ao qual o reparo do revestimento não será necessário por muitos anos.

Putty Technology

O nivelamento da massa de vidraceiro de um piso de madeira inclui as seguintes atividades:

  1. Preparação da fundação. É necessário remover todas as partículas de poeira e sujeira da superfície, bem como remover manchas de graxa. Antes de iniciar o trabalho, verifique se o piso está completamente seco, caso contrário, a massa será mal aplicada.
  2. Puttying. A massa é aplicada na superfície tratada com uma espátula. A camada deve subir um pouco acima da superfície, porque durante o processo de secagem a mistura encolherá um pouco e terá que ser massa novamente.
  3. Moagem. Para esta etapa, é utilizada uma retificadora ou suporte com lixa presa.
  4. Removendo os defeitos restantes. Se, após a moagem, foram encontradas conchas, é necessário preenchê-las com massa e, após a secagem, moer novamente para obter a superfície mais uniforme.

Conselhos! Para um nivelamento máximo do piso, é melhor aplicar várias camadas, uma camada espessa endurece de maneira desigual e pode rachar.

Assim, a massa de vidraceiro dos pisos de madeira não é particularmente difícil, e quem realiza primeiro esse tipo de trabalho vai lidar com essa tarefa. Na fase final da aplicação da massa, a superfície é tratada com uma cartilha e, após 2-3 dias, você pode começar a terminar o piso.

Argamassa de cimento

Prospectors betty base cimento (20 kg)

As misturas de massa à base de cimento combinam com sucesso um preço acessível, revestimentos consistentemente de alta qualidade e propriedades resistentes à umidade. Mas o material tem várias desvantagens, entre as quais:

  • retração perceptível após a secagem completa,
  • a dificuldade de nivelar a mistura na superfície e a necessidade de certas habilidades no trabalho com composições de cimento.

As misturas de componentes especiais tornam o revestimento acabado resistente a temperaturas extremas e permitem o uso de tais revestimentos em ambientes com umidade extremamente baixa e alta, pois a resistência e a durabilidade são mantidas durante todo o ciclo de vida.

Misturas de acrílico

Uma das formas mais convenientes - endurece rapidamente e cria uma superfície lisa. Um sistema multicomponente não está sujeito a encolhimento e não tem medo de água.

A composição da massa de polímero para pisos de concreto, além da água, inclui areia, lascas de mármore, cimento e aditivos sintéticos. A massa é de plástico, possui boas propriedades de impermeabilização e adesão à superfície tratada, é à prova d'água, flexível, o que a torna um excelente material para preparar a superfície para pisos quentes e a granel. Mas seu uso é aconselhável em superfícies com um pequeno número de trincas e sulcos profundos.

Misturas epóxi para pisos de concreto

Massa epóxi 250 gr

Se for necessário alinhar e fortalecer uma base de concreto com uma estrutura danificada (grandes rachaduras, costuras bordadas e traços de remoção de reforço), o uso de misturas de massa epóxi que aperta o concreto e aumenta sua resistência e durabilidade será mais eficaz.

Preço da Massa Epóxi

As vantagens de tais sistemas de dois componentes, consistindo em uma base e um endurecedor, são:

  • enchimento de alta qualidade de fendas, fendas, juntas,
  • eliminação de vazios formados nos locais de substituição de tubos, comunicações etc.,
  • Reforço de áreas complexas e aperto de danos estruturais
  • a capacidade de criar um revestimento contínuo durável e resistente ao desgaste que não exija processamento adicional,
  • altas propriedades adesivas
  • a percentagem mínima de separação da camada seca de massa de vidraceiro da base,
  • resistência à umidade, produtos químicos, bem como germes, fungos e fungos.

A mistura epóxi é um material de acabamento, ideal para suavizar todas as cavidades e irregularidades do revestimento do piso.

Massa Epóxi

Mistura de massa de impermeabilização

A peculiaridade de uma mistura com propriedades aumentadas de resistência à umidade é a possibilidade de usá-la como revestimento independente, o que será benéfico com um orçamento limitado para trabalhos de reparo. A composição da massa de vidraceiro inclui componentes de uretano, uma mistura de base seca, endurecedor, aditivos alvo e emulsões de dispersão.

A massa de impermeabilização com o cristalizador Ceresit CR 90 (saco de 25 kg), saco

Na maioria das vezes, a massa de impermeabilização é usada durante reparos em banheiros, salas de vapor e chuveiros.

A principal vantagem do material é a falta de necessidade de esperar a base secar completamente e a capacidade de trabalhar na camada úmida.

Critérios de preenchimento

Como escolher uma massa

É muito importante escolher a combinação certa de construção, levando em consideração as propriedades da superfície tratada e a finalidade da sala. É importante prestar atenção às seguintes propriedades da mistura de massa:

  • indicador adesivo - existem soluções especiais para superfícies lisas,
  • tipo de fundação (concreto, concreto aerado),
  • resistência à umidade, uma vez que a camada de massa deve proteger de maneira confiável a base de concreto da umidade,
  • permeabilidade ao vapor (a capacidade de um material remover o excesso de umidade).
Tipo de massaNomeaçãoPrósContras
CimentoPara salas com alta umidade e trabalho ao ar livreResistente à umidade, econômicoEncolhimento significativo, possibilidade de rachaduras ao longo do tempo
GessoPara salas com baixa umidadeForma uma superfície lisa, não encolhe, congela em 2-3 horas, a camada máxima é de 4 mmNão resistente à umidade, a solução engrossa em 1,5-2 horas
PolímeroPara salas de estar e salas com umidade normalÉ fácil e conveniente no trabalho, endurece rapidamente. O revestimento é liso, brilhante. Ideal para acabamentoQuerida

Importante! As pastas e misturas para substratos de concreto não são adequadas para concreto aerado e vice-versa. Porque sua composição contém vários aditivos de componentes adequados para uma estrutura específica. Ao escolher uma mistura, lembre-se de que sua qualidade determinará com que suavidade e suavidade os materiais de acabamento cairão (parquet, laminado, linóleo ou telha cerâmica).

Etapa 1. Preparação da superfície de trabalho

A sala em que o trabalho será realizado deve ser preparada com antecedência. É aconselhável remover o piso antigo, preencher fendas e fendas profundas com uma broca e limpá-lo com um aspirador de pó de construção.

As rachaduras devem ser expandidas e limpas.

Em seguida, feche-a com argamassa de cimento (cimento: areia: água: betume = 1: 3: 1: 0, 5) e aguarde até a superfície secar completamente. Em vez de betume, você pode usar cola PVA.

É muito importante remover todas as manchas do chão:

Geralmente eles são facilmente lavados com água morna e sabão, mas se necessário, podem ser utilizados meios especializados.

Etapa 2. Primer a superfície

Antes da preparação, o piso deve ser limpo novamente com detritos ou varredura. O primer deve ser selecionado com base nas características da sala, sua umidade e finalidade.

Para aplicar a composição, você precisará dos seguintes materiais:

  • rolo ou escova
  • palete especial.

O primer é aplicado em duas camadas, cada uma das quais é cuidadosamente seca. Uma composição de alta qualidade sela poros e pequenas rachaduras, facilitando a implementação da próxima etapa.

Importante! Se a base for lisa, é preferível usar o primer com um preenchedor de quartzo - ele proporcionará uma adesão mais durável da massa ao concreto, devido à superfície áspera obtida após a aplicação.

Etapa 3. Preparação da solução

Mistura de reparação de piso de mistura

A massa pode ser comprada pronta, ou você mesmo pode misturar a composição. Para fazer isso, você precisa de uma broca com um bico ou um misturador de construção, um recipiente adequado e misturas secas. É muito importante observar as proporções de diluição indicadas na embalagem.

Não há diferença fundamental entre o revestimento obtido do gesso espesso e líquido, mas há uma diferença na aplicação da composição na superfície de trabalho.

Especialistas aconselham adicionar 10 a 15% a mais de água do que o fabricante recomenda. A proporção ideal de mistura seca para água é 1: 5, o mínimo é 1: 3.

Às vezes, você pode adicionar giz peneirado, serragem triturada e cola PVA à mistura do edifício.

A serragem deve ser embebida primeiro por 12 a 14 horas, e toda a mistura é agitada duas vezes com um misturador. Para a massa dos banheiros, é adicionado óleo de secagem à composição - isso tornará o revestimento final ainda mais resistente a saltos de temperatura.

Lembre-se de que a solução engrossa após 3-4 horas e se torna inutilizável, perdendo até 20 a 25% de suas propriedades; portanto, você não deve fazer muita mistura de construção imediatamente.

Etapa 4. Aplicação do material na superfície

Selando uma grande fenda

O processo de massa é bastante longo e meticuloso. Nas ferramentas, você precisará do seguinte:

  • espátulas de vários comprimentos,
  • espátula.

Para maior comodidade, você pode adquirir uma espátula ou ferramenta de borracha com alças convenientes, certifique-se de cuidar do equipamento de proteção individual e das luvas. A massa é aplicada em 2-3 camadas, cada uma com uma espessura não superior a 4-5 mm. Não tente eliminar todas as irregularidades com massa - este processo é realizado durante a execução da mesa.

  1. Jogue pequenas porções da mistura no chão ou despeje um pouco da composição e espalhe rapidamente tudo com uma espátula sobre a superfície. Tente não tornar a primeira camada muito grossa - existe o risco de o revestimento quebrar.
  2. Se a área de processamento for grande, você poderá usar uma malha de reforço com células pequenas - isso aumentará a resistência do revestimento pelo menos duas vezes. Deve ser ligeiramente espremido na primeira camada de massa imediatamente após a sua aplicação, sem esperar pela secagem.
  3. Após a primeira camada endurecer (após cerca de 12 a 16 horas), aplique novamente a mistura preparada na hora.

A massa seca completamente após 24 horas. Se houver rachaduras profundas, o processo pode se arrastar por 2-3 dias. É importante secar, eliminando correntes de ar e saltos repentinos de temperatura.

Etapa 5. Eliminação de irregularidades

É mais conveniente usar uma máquina manual para retificar

Após a secagem final, grandes protuberâncias e protuberâncias de material não misturado devem ser preferencialmente tratadas com uma lixa de grão grande tamanho Р120-150.

Com habilidades suficientes, a massa de vidraceiro pode ser feita de forma independente, sem reunir os serviços de especialistas. O piso de concreto é bastante fácil de nivelar e, se todas as recomendações forem seguidas, o revestimento é obtido com alta qualidade e sem defeitos.

No. 1. Massa e massa - existe alguma diferença?

Um iniciante no campo da construção pode ser confundido pelo fato de existirem duas palavras semelhantes - "massa" e "massa". Os fabricantes adicionam combustível ao fogo e usam os dois conceitos. De fato, massa e massa são uma e a mesma, apenas a origem das palavras é um pouco diferente.

A palavra Putty veio até nós do idioma alemão, mais precisamente da palavra "spatel", que significa uma espátula de construção pequena, usada para nivelar a mistura. Outro nome para o material, "Massa", surgiu da palavra "massa de vidraceiro", que, por sua vez, significa o processo de aplicação da mistura com uma espátula. Os dicionários permitem o uso equivalente de ambas as palavras, mas aconteceu que, no vocabulário profissional, eles costumam dizer "massa" e, em palavras coloquiais, "massa".

No. 2. Tipos de massa conforme pretendido

De acordo com o objetivo da massa, é habitual dividir-se em tais tipos:

  • partida (nivelamento),
  • acabamento (decorativo),
  • universal.

A principal diferença é a granulação do material.

Massas de base têm alto grão, excelente resistência e aderência. Eles são destinados para parede niveladora com defeitos visíveis e diferenças de até 10-15 mm, podem ser aplicadas camada de 3 mm a 2 cm. Tais composições podem ser usadas como um agente de nivelamento autônomo ou usá-las após o reboco. Para obter o melhor resultado, é melhor aplicar a massa inicial em algumas camadas. Você pode trabalhar com duas espátulas: uma ligeiramente mais - para aplicar a mistura na parede, a segunda - para tirar a mistura do tanque. Se a superfície da parede contiver não apenas defeitos na forma de cavidades, mas também tiver desvios verticais, será necessário fazer uma longa regra de construção.

Massa de acabamento é aplicado sobre o inicial, destina-se ao revestimento final da parede antes do acabamento decorativo (pintura, papel de parede). Tais composições são menos granulares, permitindo que você forme uma superfície perfeitamente plana e lisa. Em termos de resistência, a massa de acabamento é inferior à inicial, pode ser aplicada 5 mm no máximofácil de processar. Como no caso da composição inicial, o acabamento é melhor para aplicar em duas camadas. Para a pintura subsequente, é selecionada a massa de granulação fina (100 mícrons).

Compostos universais Adequado para nivelamento e acabamento. Faz sentido usá-los quando a superfície é caracterizada por irregularidades e diferenças mínimas. Essas massas são mais caras do que as iniciais e as decorativas, mas são de qualidade inferior. Se houver falhas graves, é mais aconselhável tomar duas composições separadas - você ganhará pelo dinheiro e pelo resultado.

Número 3. Tipos de massa por grau de prontidão

Existem poucas opções - a massa pode ser vendida em duas versões:

  • mistura seca, exigindo diluição com água em proporções estritamente definidas,
  • massa pronta.

Misturas secas Eles são vendidos mais ativamente, pois são baratos e têm uma vida útil mais longa. Essas massas são vendidas em embalagens de 5 a 25 kg, são fáceis de transportar e armazenar. Para obter a massa necessária em forma de pasta a partir de um pó seco, basta misturar a composição com água em uma certa quantidade. Demora um pouco de tempo para misturar e misturar, mas a massa obtida dessa maneira rapidamente endurece, portanto, é necessário trabalhar rapidamente, e amassar o material em grandes lotes não funcionará. Para obter uma solução claramente definida e especificada pelos parâmetros do fabricante, é necessário agir estritamente de acordo com as instruções. Alguns atribuem aos menos a necessidade de gastar tempo preparando uma solução, mas, francamente, esse não é um custo de tempo muito grande. A desvantagem também pode ser chamada de presença de poeira durante o amassamento.

Compostos prontos vendido em baldes ou grandes tanques. É fácil adivinhar que eles podem ser usados ​​imediatamente, e isso economiza tempo e não há risco de interromper as proporções, tendo recebido uma massa com a qualidade completamente errada. Ferramentas e contêineres adicionais também não são necessários. O prazo de validade da composição final é menor que o da massa seca, mas muito mais longo que o da massa seca diluída a partir de pó. As formulações prontas são mais caras que as secas.

Número 4. Tipos de massa por composição

Dependendo de quais materiais estão incluídos, as massas são:

  • à base de cimento
  • à base de gesso
  • betumes poliméricos (isso inclui composições de acrílico, látex e cimento polimérico).

Menos comumente usados, porém, são cola-óleo, cola e betume, bem como betume.

Massa de cimento

Massas de cimento baratas e duráveis preparado com base em cimento, areia e água. Normalmente, o cimento é de grau M400 ou M500, areia fina, rio, com uma quantidade mínima de impurezas. Tais composições são vendidas na forma de misturas secas, mas alguns mestres preparam a si mesmas, misturando 1 parte de cimento com 3-4 partes de areia e misturando a solução com água antes de endurecer. Não deve ser muito grosso e nem muito fino. Para preparar a solução certa, você deve ter uma sólida experiência na realização da massa, por isso é muito mais fácil pegar a mistura seca e diluí-la com água.

Vantagens das massas de cimento:

  • alta resistência, de acordo com este parâmetro, as composições não possuem análogos. É possível destruir uma camada de massa de cimento apenas batendo nela com um martelo,
  • resistência à umidade, portanto a composição usado em salas com alta umidade (banheiro, cozinha, piscina) e para trabalhos de fachada,
  • resistência a baixas temperaturas,
  • preço baixo

Desvantagens:

  • complexidade de aplicação. Mesmo um especialista experiente em um dia de trabalho poderá aplicar uma massa a não mais que 7-8 m 2 da superfície,
  • baixa elasticidade. É necessário triturar a composição quase imediatamente após a aplicação, até que esteja seca,
  • encolher capacidade. Muitas vezes, é necessário reaplicar a massa,
  • rachaduras podem aparecer na superfície imediatamente ou ao longo do tempo,
  • a composição não adere bem a uma superfície lisa (por exemplo, concreto armado monolítico),
  • a composição não é adequada para o tratamento de superfícies de madeira,
  • longo processo de secagem.

Massa de gesso

O gesso branco e plástico é excelente para a preparação de paredes para pintura. É fácil entender isso. superfície perfeitamente plana. O gesso pode retirar o excesso de umidade do ar e devolvê-lo quando o ar ficar muito seco.

Principais benefícios:

  • a capacidade de criar uma superfície perfeitamente lisa, sem rugosidade, perfeita para pintura adicional ou outros revestimentos,
  • falta de encolhimento
  • massa de gesso perfeitamente alinhada,
  • a composição seca rapidamente
  • alto grau de resistência ao fogo
  • o gesso deixa o ar passar, não é suscetível ao mofo, é seguro para a saúde,
  • melhora o isolamento térmico da sala,
  • preço baixo

Contras:

  • baixa resistência a extremos de umidade e temperatura, de modo que o escopo de uso de betumes de gesso é limitado exclusivamente quartos aquecidos a seco
  • baixa força
  • massa de gesso pode acelerar a corrosão do metal.

Massa de polímero

Como o nome da composição sugere, é baseado em polímeros. Essas massas oferecem um resultado ideal, mas são caras. Dependendo de qual polímero foi usado, os seguintes compostos são isolados:

  • massa acrílica - Este é um tipo de composição universal. Pode ser usado para nivelar. tijolo, paredes de concreto, pisos de madeira, superfícies de cimento, drywall e metal, bem como para acabamento. Com esta composição, você pode obter uma superfície perfeitamente lisa, quase espelhada, razão pela qual essa massa é usada no teto. Você pode aplicar a composição como uma camada fina de 1 mm ou mais espessa. Massa acrílica adequada para trabalho interior e exterior (existe uma composição especial para fachadas), pode ser usado em quartos molhadosDistingue-se pela excelente adesão a várias superfícies, é inodoro e forma uma camada forte. É fácil trabalhar, e as mãos e as ferramentas podem ser lavadas com água pura. O material não tem medo de umidade e permite proteger as paredes ou o teto da umidade, é facilmente lixado com lixa, não encolhe, mas não é barato. Nas prateleiras das lojas, há um grande número de falsificações e produtos de baixa qualidade, nos quais existem impurezas. Eles podem deixar arranhões na superfície,
  • massa de látex preparado com base em látex acrílico, ideal para criar uma camada de acabamento. Com sua ajuda, você pode obter uma superfície perfeitamente lisa, no entanto, a aplicação de uma camada de mais de 3 mm é indesejável - o material pode rachar. A composição é ótima para trabalhar com drywalltambém pode ser usado para nivelar superfícies de madeira, tijolo e concreto. O escopo de uso é limitado. trabalho interno,
  • massa de cimento polímero - Na verdade, é o mesmo cimento, mas devido à introdução de componentes poliméricos, ele se tornou mais dúctil. Usado para nivelar superfícies de concreto e tijolo, pode ser aplicado com uma camada de até 2 cm.

Outros tipos de massas

Com muito menos frequência, mas ainda são usados ​​esses tipos de massa:

  • massa de cola a óleo consiste em água, óleo de secagem, acrilatos, plastificantes e outros aditivos. Projetado para trabalho internoadequado para madeira e concreto. Ele tem um cheiro específico, com propriedades inferiores a muitas outras espécies, então hoje praticamente não é usado,
  • massa de óleo à base de óleo de secagem, secadores e giz são usados ​​em trabalhos de interior na preparação de aberturas de portas e janelas, parapeitos de janelas e outros locais úmidos. Adequado para nivelar com pintura a óleo subsequente,
  • shpakril Pode ser utilizado para rebocos e nivelamento de superfícies rebocadas. Às vezes, a composição é usada para colar azulejos em salas secas. Quando diluído com água, é obtida uma mistura de cal,
  • Massa à base de PVA a composição possui muitos aditivos anti-sépticos, para que mofo e fungos não tenham medo do material. A composição é adequada para nivelar superfícies de concreto, gesso, gesso cartonado e cimento de amianto.

No. 5. Qual massa de vidraceiro escolher?

Como fica claro no sortimento existente, a massa é selecionada dependendo do material que será nivelado, levando em consideração as peculiaridades das condições de temperatura e umidade na sala:

  1. para paredes, você pode escolher praticamente qualquer massa. Se se tratar de quartos, salas de estar, viveiros, corredores, escritórios e outras salas com um nível normal de umidade, é melhor usar a massa de gesso. Para o trabalho no banheiro, a massa de cimento ou acrílica é adequada,
  2. para massa do teto geralmente use uma composição acrílica que permita criar a superfície mais uniforme e lisa, mas a massa de gesso também é bastante aplicável,
  3. para vedar superfícies de madeira é melhor escolher uma composição acrílica,
  4. para massa de vidraceiro Composição acrílica e gesso, se for para salas secas,
  5. para trabalhos frontais e outros trabalhos externos massa de cimento e acrílico adequada para fachada,
  6. para pintura é melhor usar gesso ou massa de polímero - eles criam uma camada ainda bonita. Sob o papel de parede, você pode usar cimento mais barato.

No. 6. Massa de parede faça você mesmo

A massa de vidraceiro pode ser usada para nivelar superfícies com pequenas irregularidades e diferenças de nível; caso contrário, será necessário reboco ou instalação de chapas de gesso. Puttying paredes e tetos é fácil de fazer com suas próprias mãos:

  • preparação da superfície, que consiste na limpeza do pó, desengorduramento e priming obrigatório. Quando se trata de salas com alta umidade, você também pode tratar as paredes com um agente antifúngico,
  • se você escolher uma mistura seca, dilua-a com a quantidade de água indicada na embalagem e misture até obter uma solução homogênea. A massa preparada antes do uso também não interfere com uma pequena mistura.
  • massa de vidraceiro inicial melhor aplicado com duas espátulas. Com o menor, eles retiram a composição do recipiente e a aplicam no maior. Também é conveniente remover os restos da mistura. O tamanho da espátula grande depende do grau de rugosidade da superfície. Se as diferenças forem significativas, é melhor adotar uma regra (talvez até 1,5 m de comprimento) com um nível integrado e controlar a qualidade do trabalho realizado. Se a massa inicial for aplicada em duas camadas, entre elas é melhor usar uma malha de reforço de reforço e uma camada de primer,
  • massa de acabamento aplicado após a camada inicial secar, mas alguns mestres a ignoram se papel de parede denso, gesso decorativo, azulejo e outros materiais forem usados ​​como revestimento, exceto para a pintura comum. Algumas pessoas preferem lavar a camada de acabamento com uma solução de primer e lixar para eliminar completamente todos os solavancos.

Número 7. Grandes fabricantes de massa de vidraceiro

Hoje, o mercado de massa está saturado demais - você pode encontrar uma mistura de qualquer composição para qualquer tipo de superfície e, mais interessante, a quase qualquer preço. Todos nós gostamos de economizar dinheiro, especialmente quando parece que não há diferença entre dois produtos similares.Quando se trata de massa de vidraceiro, economizar não parece uma coisa tão razoável, porque dificilmente alguém iria querer que a camada de massa rache e caia depois de alguns meses junto com a tinta. Confiança é melhor produtos de grandes fabricantes:

  • Knauf - Uma grande empresa alemã, cujas fábricas estão hoje localizadas em todo o mundo, incluindo na Rússia, o que nos permite comprar produtos de qualidade a preços mais acessíveis. As massas Knauf são representadas por compostos de cimento, gesso e polímero, são vendidas na forma seca e acabada. Existem soluções para todas as áreas de uso. A solução especial da empresa é a massa de gesso com componentes que protegem contra raios-X,
  • Ceresit - produtos de grande preocupação, muito populares em todo o mundo. Sob a marca Ceresit, as massas de cimento e polímero são vendidas
  • Tikkurila - Outra preocupação bem conhecida, que, entre outras coisas, produz betumes. A empresa oferece compostos acrílicos resistentes à umidade e gesso. Também no sortimento, existe a massa Euro Filler Light, que se distingue pela facilidade de aplicação e pela ausência de necessidade de retificação - a superfície fica plana. A cor da composição pode ser selecionada dentre as 15 oferecidas. A empresa também oferece massa sobre madeira Spakkeli, adequada para processar portas, móveis e outras superfícies de madeira em ambientes fechados,
  • Vetonit oferece polímeros, composições de cimento e betumes em um aglutinante orgânico. Existe uma composição que não apenas alinha as costuras no drywall, superfícies pintadas e papéis de parede antigos, mas também permite criar uma superfície decorativa texturizada,
  • Kreisel - Uma empresa alemã que possui fábricas em 20 países, incl. na Rússia. Massas são representadas por compostos de cimento e gesso,
  • "Garimpeiros" - betumes da produção nacional. A qualidade não é ruim, os preços são acessíveis. A linha é representada por composições de gesso, cimento, polímero-cimento e polímero, adequadas para iniciar e terminar trabalhos em salas secas e úmidas, bem como para trabalhos ao ar livre,
  • Volma - Outro fabricante nacional que se estabeleceu bem. A gama de composições é muito ampla. Existem betumes de gesso e polímero com diferentes tamanhos de partículas. Existem soluções para qualquer situação.

Você também pode aconselhar os produtos das "misturas de edifícios dos Urais", "Armstrong" e "Euro gipsita".

Ao comprar, não se esqueça de inspecionar a integridade da embalagem, preste atenção à data de validade e, se desejar, solicite certificados de conformidade - eles devem ser de qualquer fabricante e vendedor responsável.

Variedades de massa para piso de madeira

Para saber o que escolher massa para parquet, você precisa entender a variedade de materiais. As misturas de acordo com a sua finalidade diferem:

  1. partida (básica) - mostrada para a incorporação primária de grandes irregularidades,
  2. O acabamento é uma opção para finalizar o revestimento sem problemas,
  3. universal - um material que combina as duas propriedades anteriores.

A composição da massa é dividida nos seguintes grupos:

  • Baseado em gesso. Possui boa aderência à superfície, baixo preço e versatilidade. É popular e pode ser usado como base e / ou acabamento.
  • A massa de óleo para rachaduras no parquet é ideal para diferentes tipos de madeira. Menos - longo tempo de secagem devido ao óleo na composição do material.
  • Acrílico Adequado para selar pequenos defeitos: rachaduras, lascas e rejuntamento. A composição à base de água é ecológica, o material é flexível e resistente a danos mecânicos. Menos: propriedades de adesão fracas (podem se afastar das bordas do espaço após a secagem). Com o tempo, essa massa simplesmente desaparece da costura se a diferença aumentar de tamanho.
  • Uma composição alquídica é preparada com base em soja, linhaça e outros óleos. Vantagens - alta viscosidade, elasticidade, é bem moído. Menos - tem um cheiro pungente.
  • A massa dura de látex ou polímero para parquet é considerada uma composição de acabamento e é usada para revestimento, para o qual são feitas altas exigências. A composição do polímero oculta solavancos de até 2-3 mm, evita rachaduras ao secar camadas espessas de verniz, adere impecavelmente a uma superfície lisa e não é exposta à umidade, vapor. O preço dessa massa é superior ao do gesso, mas as vantagens do material são incomensuravelmente maiores.
  • A mistura dispersa é uma composição para a fabricação de massa de vidraceiro em casa. Você não precisa escolher um tom e comprar um corante; basta adicionar o pó restante após a moagem à mistura, para que a superfície tenha um tom perfeitamente uniforme. Ele é mostrado para rugosidade de vedação com profundidade / largura de até 6 mm, é diferenciado pelo preço acessível e facilidade de operação.

Você também pode dividir os compostos por tipo de base:

  1. O principal componente aquoso é o betume, que seca rapidamente e não libera compostos tóxicos quando aquecido. Não é recomendado para madeira dura: carvalho, cedro, castanha.
  2. O componente principal é o solvente. Estas são opções de vedação universais, adequadas para qualquer tipo de madeira, verniz. As massas de solvente são consideradas muito mais duráveis ​​do que as cargas à base de água, elas aderem melhor à superfície, mas são inflamáveis ​​e têm um odor pungente.

Desempenho do trabalho

Colocar o chão com as próprias mãos é uma ocupação que requer certas habilidades. Usando a massa, você pode atualizar qualitativamente o piso existente feito de tábuas de madeira durante reparos cosméticos. Mesmo a aplicação repetida da composição da tinta na superfície requer uma massa preliminar, o que ajudará a tornar o piso uniforme e suave.

A massa é aplicada em uma camada fina usando uma espátula de aço especial.

É importante que durante o trabalho a mistura preencha todas as rachaduras e rachaduras existentes

Você deve prestar atenção à espessura da massa, porque após a secagem completa, o piso terá que ser lixado. O número de camadas da composição aplicada depende do grau de dano ao revestimento

Cada subsequente (depois de secar completamente) é novamente polido. Isso continua até que não haja solavancos e depressões na superfície do piso.

O uso de massa de madeira nem sempre é adequado para pisos existentes. Portanto, depois que todas as lacunas entre as placas são preenchidas, folhas de madeira compensada são colocadas sobre o revestimento antigo e linóleo é colocado sobre elas ou um laminado é colocado.

Massa sobre madeira para o chão: como cozinhar

Se você ainda tem um desejo persistente, pode fazer massa com suas próprias mãos. O principal será o óleo de secagem.

Para dar durabilidade à massa, recomenda-se adicionar um plastificante à mistura

Além disso, a composição de uma massa caseira incluirá:

  • Animal cola - 100 g
  • Laca querosene / aguarrás - 130 g,
  • Dessecante líquido - 30 g.

A mistura também incluirá giz e sabão líquido. O giz deve estar seco e peneirado.

Essa massa é preparada assim:

  • Aqueça a cola animal e adicione sabão, mantenha a mistura em chamas, mexendo sempre.
  • Introduzir lentamente na mistura de óleo de secagem, secador e aguarrás. O giz é adicionado pelo mais recente.
  • Misture muito bem até obter um creme azedo espesso.

A solução preparada pode ser usada por várias horas.

Um ponto muito importante - essa mistura não deve esfriar, para que você possa colocá-la em um banho de vapor. Ou coloque o recipiente com a mistura em uma tigela com água quente.

Como escolher?

A superfície de madeira após o processamento deve ser perfeita - se sulcos finos ou grãos secos da mistura esconderem o papel de parede na parede, eles não tolerarão verniz ou pintura.

Para quem procura como massa de vidraceiro, é importante lembrar os critérios rigorosos para a massa:

  • boa aderência (adesão à superfície - madeira e verniz ou tinta),
  • elasticidade (para aplicação rápida e fácil),
  • tempo mínimo de secagem (para não atrasar o reparo),
  • se você comprar uma composição seca - pequenas partículas, para que a camada de revestimento final fique lisa e fina,
  • inofensivo à sua saúde.

Recomendações gerais para a massa de um piso de madeira

Vale a pena dizer que a massa do piso é feita não apenas na colocação de um novo revestimento, mas também se você deseja atualizar um pouco o existente. O piso de madeira massa pode durar muito tempo sem reposição, preservando e até melhorando suas qualidades.

Ao colocar a camada de acabamento em uma base de madeira, recomenda-se que esta seja aplicada para proporcionar a base mais uniforme e suave para a instalação final.

A principal ferramenta de trabalho é uma espátula, com a qual pequenas doses do revestimento de enchimento são distribuídas uniformemente na superfície do piso. Os cantos da espátula permitem a massa mesmo nos locais mais inconvenientes e inacessíveis. É o nome dessa ferramenta que deu nome ao processo de trabalho e aos materiais utilizados.

Gama de cores

Um material tão barato e fácil de usar como massa de vidraceiro é capaz de dar vida ao piso antigo ou proteger o novo de influências negativas. Mesmo um técnico inexperiente vai lidar com o processo em si e, para economizar dinheiro, você pode preparar a massa em casa.

Fazendo massa de vidraceiro

Fazendo uma mistura para decoração de parede

Você pode preparar o material para massa de superfícies de madeira com suas próprias mãos. Existem várias maneiras de fazer isso.

1. A composição desta solução inclui:

  • óleo de aguarrás - 60 gr.,
  • óleo de linhaça - 280 gr.,
  • pedra-pomes moída - 30 gr.,
  • caseína - 20 gr.,
  • gelatina comestível - 20 gr.,
  • bórax - 12 gr.,
  • amônia 18% - 18 gr.

Primeiro de tudo, você precisa misturar óleos com pedra-pomes. Em seguida, adicione 300 gr. água e todos os componentes restantes. Aqueça a massa em banho-maria, mexendo sempre até ficar homogêneo. Depois que a mistura engrossar, retire do fogo e deixe esfriar, mas não completamente. Ele deve ser usado em uma forma quente por 1 hora, caso contrário, perderá suas propriedades.

2. Outro método envolve a seguinte composição:

  • óleo de secagem - 500 gr.,
  • cola animal 10% - 100 gr.,
  • terebintina - 125 gr.,
  • secador líquido - 25 gr.,
  • giz seco
  • sabonete líquido.

A cola de animal precisa ser aquecida. Depois mexa para adicionar sabão líquido. Além disso, com agitação, adicionam-se óleo de secagem, aguarrás e dessecante. O giz é introduzido em uma quantidade tal que a solução tenha a consistência de creme de leite. Nesse caso, a mistura é aplicada à superfície a ser tratada a quente.

3. A massa pode ser feita com giz e cola PVA.

Nesse caso, o giz seco é introduzido na cola de PVA, a massa é bem misturada. A quantidade de giz é determinada pelo estado pastoso da mistura. Esta massa pode ser usada como revestimento para trabalhos de interior.

4. Em vez da cola de PVA, é permitido o uso de verniz solúvel em água. O procedimento de fabricação é semelhante ao método anterior.

A massa para superfícies de madeira deve ser usada imediatamente após a preparação. Mesmo com armazenamento muito curto, ele perde suas propriedades ou seca.

5. Massa com nitrolac. Neste caso, giz e serragem são diluídos com nitro-verniz.

Regras básicas para nivelar paredes

Variedades principais

Se você já decidiu firmemente que suas janelas, piso ou portas precisam de um material de proteção, surge uma pergunta legítima - como massa de madeira? Para trabalhar com essas superfícies naturais, vários tipos de misturas são adequados ao mesmo tempo:

  • gesso clássico
  • acrílico
  • polímero
  • à base de solvente (massa nitrosa),
  • óleo e cola.

As misturas de gesso são mais frequentemente compradas para trabalhos em madeira: é uma massa muito flexível, é fácil de colar e mantém firme. Um “mas” - pode ser usado apenas em salas secas: o gesso permite a passagem da umidade.

As composições acrílicas são um pouco mais caras, mas também têm uma lista maior de vantagens: são ideais para rejuntar rachaduras em parquet, são produzidas em vários tons naturais, resistentes à água e ao fogo, secam em 4-6 horas e, o mais importante, a massa acrílica sobre madeira é universal: Adequado para laminado, aglomerado e outros materiais. Mas também há desvantagens: esse revestimento deve ser atualizado regularmente e grandes lacunas devem ser fechadas adicionalmente, o que não se pode fazer com acrílico.

Massa pode ser usada para selar juntas entre placas

A mistura de massa de polímero (látex) também não é barata, mas seca rapidamente, fica plana e é ambientalmente segura. Ideal para trabalhar com parquet.

Nitro putty contém solventes orgânicos, resinas de petróleo, vários plastificantes. Tais misturas são resistentes à água e a produtos químicos, não encolhem e são fáceis de moer após a secagem, não apresentam cheiro específico.

As composições de óleo são preparadas com base em óleo de secagem, verniz, giz, etc. Eles são muito duráveis, podem ser usados ​​em salas com ar úmido e ao ar livre. É verdade que essas massas secam um pouco mais do que o resto.

As misturas de cola são amassadas imediatamente antes do início da massa.

Putty putty caseiro

Aplique massa feita por você na seguinte ordem:

  1. Preparação de superfície. O revestimento é nivelado, elementos decorativos antigos, todos os tipos de rugosidade, protuberâncias, material apodrecido, prendedores salientes etc. são removidos.
  2. A composição da massa de vidraceiro deve ser preparada com antecedência. Se um de seus componentes for serragem, é necessário aguardar algumas horas até que inchem. A massa é usada imediatamente após a fabricação. Toda a composição deve ser desenvolvida em 1-2 horas, caso contrário, secará e ficará inutilizável.
  3. A solução é aplicada com uma espátula, pincel ou rolo. Depois aguarde a secagem completa da superfície. Dependendo dos componentes da massa, esta levará de 3 a 12 horas.

  1. A superfície é lixada (lixada) usando material abrasivo.
  2. Se necessário, são aplicados compostos de proteção ao material (contra ferrugem, fungos, umidade, fogo, etc.).
  3. Aplique tinta, gesso decorativo, verniz etc. na superfície.
  4. A mistura restante é descartada.

Na maioria dos casos, é mais fácil comprar massa pronta na loja. No entanto, às vezes, como é o caso das massas de madeira, a qualidade das composições deixa muito a desejar. Nesse caso, a saída será material de sua própria produção.

Pequenos truques

Se a folga ou rachadura for muito grande, ela deve ser reparada com uma mistura de serragem. Usamos massa de vidraceiro caseira na madeira. Preparamos uma mistura de giz, cola PVA e serragem pequena. Aplicamos, secamos e aplicamos uma serpentina (uma malha de nylon auto-adesiva vendida em pequenas baias de 6 a 8 cm de largura), aplicamos a mistura com uma camada de 2 mm. Após a secagem - novamente com uma camada fina.

Se a folga for muito grande, feche-a com serragem

Para que o preenchimento de cor na madeira seja o mínimo possível diferente da cor da superfície, adicione cor (um elemento de coloração líquido, cuja quantidade depende da saturação da cor da sua mistura).

Se a mistura não corresponder à cor, você poderá adicionar cores a ela.

Fatias de nós apodrecem frequentemente em velhas portas de madeira e caixilhos de janelas. É melhor perfurá-los, despeje cola para madeira ou PVA. Insira o palito de madeira cortado e a massa em uma camada fina. Moer.

As superfícies de madeira na rua são primeiro tratadas com um anti-séptico, impregnado com óleo de secagem. Massa sobre a superfície preparada. Após a secagem, moa. Para cobrir, tomamos verniz ou tinta.

Qual escolher?

Ao comprar qualquer material de acabamento, o consumidor espera antes de tudo ser o proprietário de um produto de alta qualidade. O material de massa de base de madeira de alta qualidade deve atender a certos critérios.

  • a mistura deve ser homogênea
  • massa deve ser fácil de lixar,
  • alta adesão
  • a composição não deve conter impurezas,
  • tempo de secagem curto
  • facilidade de aplicação
  • a mistura seca deve consistir em partículas finas para que a massa acabada seja depositada com uma camada fina e forte,
  • respeito pelo meio ambiente.

Massa de alta qualidade não é o único critério de seleção.

Para escolher a mistura certa, é importante prestar atenção aos seguintes fatores:

Local de trabalho: para decoração exterior ou interior.
A cor da mistura. Os fabricantes produzem massa de vidraceiro com uma ampla variedade de tons de madeira natural: pinho, wenguê, faia, carvalho, cereja, etc. Depois de pegar uma mistura de uma cor adequada, a superfície tratada não pode ser pintada e imediatamente envernizada. A massa branca é usada para tingir ou nivelar a superfície.
Objetivo do trabalho: básico ou final.
Objetivo do trabalho

Nesse caso, é importante o resultado que você deseja obter: tratamento de superfície para pintura para melhor aderência, mascaramento de defeitos, reparação de trincas e nivelamentos, restauração, aprimoramento de qualidades e determinadas características da madeira.

Preparação de superfície

O primeiro passo é preparar a superfície. Muitos "mestres" inexperientes não prestam a devida atenção à preparação da superfície para a massa, acreditando que a massa fechará todos os solavancos. Antes de aplicar a massa, é necessário preparar a superfície. Nomeadamente, remova tinta velha, poeira, sujeira, pregos e outros objetos de metal.

Onde objetos de metal foram localizados, é aconselhável cobrir os orifícios com esmalte. Isso é necessário para que a ferrugem não saia através da massa quando aplicada. Depois disso, escove a superfície para remover pequenas partículas de detritos presos e limpe-a com uma esponja levemente umedecida.

Priming de superfície

O próximo passo, como no caso da massa das paredes, é a aplicação de um primer. Primário, trabalho obrigatório antes da aplicação da massa. É necessário um primer para melhor aderência da massa à superfície, bem como para proteção adicional da superfície de madeira contra podridão e mofo. Escolha um primer com uma composição semelhante de massa. Se você tiver uma massa de óleo, use um primer à base de óleo de secagem. Para nitro putty, use a mesma composição do primer.

Puttying a superfície

Após a secagem e polimerização do primer (a partir de 4 horas ou mais, dependendo da composição e do fabricante), primeiro você precisa de rachaduras na massa e outras irregularidades.

A primeira camada de massa de vidraceiro não deve ter mais de 2 mm de espessura. Estamos aguardando a mistura secar. Corrigimos, alinhamos com uma lixa. Colocamos a próxima camada de massa, nivelando a superfície o máximo possível. A segunda camada não deve ter mais que 1,5 mm de espessura. Após a segunda camada secar, limpamos a superfície com uma lixa.

Amassando superfícies de madeira, o processo é bastante problemático, mas vale a pena "dar vida nova" a um objeto antigo. Siga as instruções do fabricante do material que você escolheu e não haverá problemas com o trabalho.

Inspirações
e reparo fácil para você!)

Recomendações de aplicação

Como em todos os outros tipos de acabamento, são necessárias várias medidas preparatórias antes da aplicação do revestimento de madeira. Antes de tudo, é necessário evitar a probabilidade de poluição da mistura de massa na sala em que o acabamento ocorrerá. Se você quiser massajar as paredes, os caixilhos das janelas, portas, móveis e a superfície do piso devem ser cobertos com filme plástico.

Também é necessário cuidar da sua própria segurança. Algumas misturas de massa de vidraceiro têm um odor pungente e desagradável.

Em seguida, você precisa preparar as ferramentas necessárias.

Para finalizar o trabalho, você pode precisar de:

  • espátula de ferro larga e estreita,
  • um balde ou qualquer outro recipiente para a mistura,
  • pincel, rolo ou pistola de construção (adequado para a aplicação de misturas líquidas),
  • papel areia
  • raspador de construção,
  • escova de arame de aço
  • espátula para reboco,
  • esponja.

Antes de começar a massa na madeira, a superfície deve estar preparada para decoração. Se já houver uma camada de tinta ou gesso na árvore, é aconselhável limpá-lo, caso contrário, a massa poderá descascar dessa superfície. Para remover o revestimento antigo, você pode usar um secador de cabelos, solventes ou uma escova de arame.

Ao trabalhar com solvente, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • o produto deve ser aplicado uniformemente sobre toda a superfície,
  • após a aplicação, você deve esperar quinze minutos,
  • tinta inchada deve ser removida com uma espátula,
  • se o procedimento for realizado em ambiente fechado, a sala deve ser bem ventilada.

Para melhorar a adesão dos materiais, a madeira deve ser preparada. Além disso, a maioria dos primers contém componentes anti-sépticos. A madeira tratada com esta composição será protegida contra fungos, mofo e umidade. É desejável que a composição do iniciador seja semelhante à do material de massa.

Três camadas de primer devem ser aplicadas à superfície e depois deixadas secar bem. O tempo exato de secagem da mistura pode ser visto na embalagem do primer. Depois que a madeira secar completamente, você poderá iniciar o processo de massa.

Antes de aplicar a massa, é necessário inspecionar cuidadosamente a superfície quanto a rachaduras. Em caso de defeitos, é necessário selar as rachaduras com massa de vidraceiro. É melhor cobrir as áreas mais problemáticas com grandes defeitos com uma fita adesiva com um xarope, o que reduzirá o consumo de massa durante o acabamento e evitará rachaduras.

Após remover os defeitos na superfície, você pode prosseguir para o acabamento principal.

Ao aplicar massa na superfície, você deve aderir ao seguinte algoritmo:

  • Usando uma espátula estreita de ferro, a massa é espalhada sobre uma ferramenta larga.
  • A mistura é aplicada à superfície por movimentos diagonais de cima para baixo.
  • A espessura da primeira camada não deve exceder três milímetros.
  • Depois de aplicar a primeira camada na superfície permanecerá listras. Quando a massa seca, os defeitos são removidos com uma lixa.
  • A espessura da última camada não deve ser superior a um milímetro e meio.
  • A uma temperatura favorável, a massa seca por cerca de um dia. Vale a pena considerar que este é o tempo máximo de secagem.

Para que o resultado do trabalho realizado atenda às expectativas, algumas regras devem ser observadas.

As principais recomendações para a aplicação de massa:

Ao realizar trabalhos de acabamento, é importante que a temperatura do ar não seja inferior a cinco graus Celsius. Caso contrário, a mistura engrossa, o que dificulta a penetração nas rachaduras.
Antes do processamento principal, todos os recuos na superfície devem ser selados.
É aconselhável usar uma espátula de aço inoxidável. Como selar as folgas nos móveis com massa de vidraceiro, veja abaixo

Como fechar rachaduras em móveis com massa de vidraceiro, veja abaixo.

Preparação para aplicação

Objetos e detritos estranhos devem ser removidos da superfície. Depois é limpo com tinta velha, gesso com solvente e lixa. As partes salientes dos prendedores (pregos, grampos) são revestidas com esmalte, para que não enferrujam. Primeiro, o pó fino é coletado com um pincel e depois com uma esponja úmida.

Ao fazer massa com suas próprias mãos, não negligencie o primer. Ao escolher um primer, recomenda-se dar preferência a composições adequadas para a aplicação de massa. Sob uma mistura de óleo, é melhor usar um primer em um óleo de secagem e um nitro primer é usado sob uma mistura com um solvente.

Massa dura de um piso de madeira: as nuances da tecnologia

Existem algumas sutilezas do trabalho que não representam nada complicado e, no entanto, devem ser levados em consideração no trabalho.

Não trabalhe com massa a temperaturas abaixo de zero: a mistura perde sua elasticidade

Quando massa de madeira:

  • Trabalhe apenas com uma placa seca, a umidade não deve exceder 12%,
  • Certifique-se de limpar a superfície - remova graxa, poeira, sujeira,
  • Em seguida, cuidadosamente massa de vidraceiro com uma espátula,
  • A composição deve elevar-se acima da superfície da árvore, pois durante a secagem causará algum encolhimento,
  • Em seguida, a área de massa de vidraceiro deve ser lixada, é melhor fazê-lo, é claro, com uma retificadora ou, em casos extremos, fixada com um pano de esmeril,
  • Após o processamento, as colinas vão embora, mas as conchas estarão visíveis - elas precisam ser estocadas.

Após a secagem, a etapa de moagem prossegue novamente e esse trabalho é feito até a superfície ficar uniforme.

Como fazer massa de vidraceiro

Na loja de ferragens, você pode comprar qualquer massa, mas quando não há como comprá-la, é possível fazer uma mistura independente para a restauração do piso de madeira.

A base da massa é o óleo de secagem. Para 500 g de óleo de secagem, é necessário preparar os seguintes componentes:

  • cola animal (10%) - 100 g,
  • terebintina ou querosene à base de verniz - 125 g,
  • secador líquido - 25 g.

Além disso, para a preparação de massa, você precisa de giz peneirado a seco - 0,5 kg e sabão líquido 100 g.

A tecnologia para preparar a mistura de massa de vidraceiro deve ser rigorosamente observada:

  1. Primeiro você precisa aquecer a gordura animal sobre o fogo, mexendo constantemente para introduzir sabão líquido na mistura.
  2. Os componentes são introduzidos na mistura em pequenas porções na seguinte sequência: óleo de secagem, aguarrás e dessecante. A mistura é misturada.
  3. A mistura quente pode ser removida do fogo, adicione giz e misture. A consistência da massa deve se parecer com o creme azedo da loja.

Usando massa auto-preparada, deve-se lembrar que a mistura deve sempre permanecer quente. Se você precisar preencher algumas rachaduras e suavizar irregularidades, não prepare uma grande quantidade de massa. Durante a operação, mesmo se houver uma grande área a ser processada, o material deve ser mantido aquecido; portanto, prepare uma bacia ou balde de água quente com antecedência e coloque um balde de massa nela.

Você pode preparar uma massa para o tratamento de pisos de madeira usando uma quantidade mínima de materiais. A receita do orçamento para o cracking consiste em uma mistura de cola PVA e giz peneirado. A massa deve consistir com creme azedo espesso. Se for necessário eliminar defeitos significativos do piso de madeira, a serragem de madeira seca triturada é adicionada à mistura. Esta massa seca cerca de 2 dias.

Outra receita simples para preparar massa de vidraceiro em casa: pegue giz ou um gesso de acabamento barato, dilua a mistura seca com verniz acrílico ou solúvel em água. Misture a mistura até ficar pastosa.

Se for necessário processar pisos de madeira em uma sala úmida, é melhor usar uma massa à base de óleo. Consiste em 1 kg de óleo de secagem, 100 dessecante da marca NF-1 e 2 kg de giz.

Massa de vidraceiro com resíduos de construção: pegue linóleo à base de óleo limpo (sem isolamento), quebre em pedaços e encha com acetona. Aguarde até que a massa tenha a consistência correta.

Tipos de massa para uso interior

Existem muitos tipos de massas para decoração de interiores. Sua escolha depende inteiramente do tipo de superfície a ser tratada, bem como das capacidades financeiras de todos que decidiram se dedicar ao trabalho de acabamento. Por exemplo, a categoria de preço de materiais epóxi e poliméricos pode variar significativamente.

Acrílico

Esse material é produzido exclusivamente através do uso de constituintes químicos. A massa de vidraceiro acrílica sobre a madeira após a secagem completa forma uma camada bastante forte, mas elástica. Ele se presta bem ao processamento subsequente. Não é preciso esforço excessivo para polir.

Acredita-se que esse tipo de massa seja o mais ecológico. Ou seja, seu efeito no corpo humano praticamente não é observado. Pode ser utilizado para acabamento de qualquer tipo de superfície. Isso pode ser muito conveniente, porque você não precisa selecionar sua própria composição para cada material. Não deve ser usado para selar grandes juntas e rachaduras. Acredita-se que a espessura ideal da camada não possa ser superior a 2-3 mm.

Epóxi

Este tipo de massa é usado para selar e suavizar quaisquer imperfeições que possam estar nas superfícies de madeira. Essa versatilidade pode ser alcançada devido ao fato de a massa epóxi entrar perfeitamente na adesão e não requer esforço para aplicação.

Tem as seguintes vantagens:

  • o epóxi seca rápido o suficiente,
  • não requer ferramentas especiais para funcionar,
  • massa pode ser qualquer falha,
  • após a secagem completa ser submetida a trituração,
  • massa epóxi é resistente à umidade,
  • praticamente não interage com produtos químicos,
  • aderência total com todos os grupos de materiais.

Para obter o melhor efeito, os aditivos são adicionados às soluções de epóxi. Eles dão maior viscosidade. A quantidade de adição de uma substância à composição é calculada apenas no local.

Cola de óleo

Esta massa é usada para corrigir inúmeros defeitos que se formam em caixilhos de janelas, tetos, portas e caixilhos. Não usado para trabalhos no chão. Possuindo uma ampla paleta de tons, não precisa de adição de cores adicionais. A única desvantagem significativa é o longo tempo de secagem.

Tipos de massa para piso de madeira

É necessário colar a superfície das placas em caso de vários defeitos. Mas no mercado de materiais de construção é apresentado em uma ampla gama. Cada mistura é diferente em composição, de modo que os fabricantes produzem massa em vários tons, a única maneira de transmitir com precisão a cor dos diferentes tipos de madeira.

No artigo, você pode aprender sobre materiais de acabamento, como massa de vidraceiro na madeira para o piso.

Massa sobre solventes

Esta composição é feita com base em um solvente e esteve ativamente envolvida na indústria da madeira. Além disso, construtores e amadores profissionais usavam essa ferramenta. Esta versão do betume foi pioneira, porque somente durante a sua aplicação, os desenvolvedores conseguiram criar todos os outros tipos de misturas de betume.

As cargas em solventes são caracterizadas por indicadores de alta resistência, mas em sua composição podem ser muito perigosas e ter um odor desagradável.

No artigo, você pode descobrir como usar a massa para papel de parede.

Massa à base de água

Esse produto não representa nenhum perigo para a vida humana e animal. É muito simples de usar, eles têm uma aparência estética e não têm cheiro. Para remover o excesso, basta limpar a superfície com aguarrás ou acetona.

Depois de ler o artigo, você pode descobrir a espessura que será necessária para colocar madeira compensada em um piso de madeira, o que é uma preparação antes de rebocar o piso de tábua.

Comparado com a versão anterior, a massa de água seca muito lentamente na jarra, portanto, tem uma vida útil longa quando a embalagem já foi selada. Devido às suas altas propriedades adesivas, a massa pode ser aplicada sobre uma superfície polida.

Em qualquer reparo, será interessante saber quanto de massa de acabamento pode ser necessário ou quanto será necessário para amassar imediatamente em um volume específico, que pode ser encontrado lendo o artigo.

As vantagens da massa de água incluem o seguinte:

  • mascarar falhas qualitativamente,
  • permitido rejuntar juntas de piso,
  • não emite componentes perigosos, mesmo a altas temperaturas,
  • não afetado pela umidade
  • longo prazo de operação,
  • não exposto a temperaturas extremas, pelo que a massa protege a madeira do fogo,
  • alta elasticidade devido à qual é possível simular uma textura superficial diferente.

Será interessante aprender com este artigo como o gesso difere da massa de vidraceiro.

Todas as propriedades apresentadas podem ser alcançadas somente após a massa à base de água estar completamente seca.

À base de óleo

Esta versão do material é considerada a mais adequada para uma superfície de madeira. O preenchimento é perfeito para o processamento de fachadas antes da pintura. A massa de óleo é caracterizada por fortes propriedades repelentes à água e a composição também tolera mudanças climáticas sem desmoronar ou rachar. Graças a uma ampla gama de tons, é possível escolher uma composição por cor e dar à árvore uma textura natural sem aplicar tinta nela.

Polímero (acrílico)

Essa versão da massa de vidraceiro também é chamada de acrílico. Hoje é muito popular e é usado para qualquer atividade de construção e reparo. O motivo dessa demanda é o excelente desempenho - operação a longo prazo, ductilidade e falta de retração. Uma alternativa é o rejunte de epóxi Litochrom, mas é mais frequentemente usado para pedra e ladrilho.

A partir do artigo, você pode descobrir o que é uma massa de acabamento para pintura e qual é a sua aplicação.

A composição contém polímeros e plastificantes, devido aos quais a massa de polímero é usada ativamente para revestimento de salas secas e úmidas. Graças a este material, é possível repelir a umidade e não ser exposto a mudanças de temperatura. Devido ao fato de a massa acrílica suportar perfeitamente cargas, eles começaram a usá-la para processar um piso de madeira.

As vantagens do material incluem:

  1. Altas taxas de elasticidade. Graças à mistura, até as menores rachaduras e vazios podem ser preenchidos. A massa é usada para entupir as juntas das tábuas no parquet.
  2. Não sujeito a encolhimento. Em comparação com outras opções, esse material é suficiente para ser aplicado apenas uma vez e, idealmente, manterá sua forma após a secagem.
  3. Uso a longo prazo. Dadas as condições de operação, esse revestimento pode durar de 3 a 10 anos.
  4. O custo da massa de polímero pode ser um pouco maior do que outras opções, mas o valor gasto será recompensado nos primeiros anos de uso. Outros compostos formarão rachaduras na superfície, mas o acrílico manterá seu IVD original por um longo tempo.
  5. Uma ampla seleção de tons.
  6. Simpatia ambiental.
  7. Reduz o acúmulo de poeira.
  8. Seca rapidamente.

No artigo, você pode descobrir por que a massa de fachada é necessária para o trabalho ao ar livre.

No vídeo - massa para piso de madeira:

Fabricantes e preços

No mercado de materiais de construção, a massa para pisos de madeira está disponível em uma ampla variedade. Este produto é vendido em várias cores e composição, para que cada proprietário possa escolher sua opção ideal. Os fabricantes populares incluem o seguinte:

  1. Berger Aqua-Seal Pafuki - Esta massa é fabricada na Alemanha e custa 1.200 lemes.
  2. Berger Aqua-Seal Spachten Gel - um material que seca muito rapidamente é produzido com base em água solúvel, dispersão acrílico-poliuretano. Esta massa não tem cheiro, não é exposta ao fogo. O custo do produto é de 2800 rublos.
  3. Berger Pafuki-Super - massa à base de solvente, usada para eliminar rachaduras, buracos e rachaduras. Custa 1020 rublos.
  4. Gel Bona - composição de hélio de dispersão, cuja produção de dispersão de poliuretano foi utilizada. Custo 1.430 rublos.
  5. Bona mix & fill - massa dispersável em água para o tratamento de pisos de madeira. O custo é de 560 rublos.
  6. Bona Mix & Fill Plus - É uma composição de aglutinante usada ativamente para selar rachaduras no piso de madeira e os espaços entre as tábuas do parquet. O custo é de 1200 rublos.
  7. Domallux Capon Szpachla - Massa polonesa, custo - 780 rublos.
  8. Loba Ws Easy Fill Plus - massa à base de água, seca muito rapidamente, o acrilato atua como um componente aglutinante. Custa 1250 rublos.
  9. Loba Ws Topgel - gel aquoso à base de poliuretano-acrílico. O custo é de 550 rublos.
  10. Lobadur Fugenkitt Losung. Esta é a ferramenta de um fabricante alemão que lida perfeitamente com defeitos em um piso de madeira. Custa 970 rublos.
  11. Pallmann allkitt - massa de um componente, à base de álcool. O custo é de 850 rublos.
  12. Pallmann pall- x kitt - massa de um componente, à base de álcool. Custo - 910 rublos.
  13. Tover Ilrostucco Rs 30 - massa à base de água que se mistura com pó de madeira. O produto custa 680 rublos.
  14. Tover Lega Stuucco Rs20 - uma composição à base de solvente miscível com pó de madeira. Custa 270 rublos.

Neste artigo, você pode descobrir o quanto a massa seca realmente.

No vídeo - massa de bricolage do piso de madeira:

Um piso de madeira é sempre muito elegante e bonito, mas para manter a beleza de sua aparência, é necessário eliminar os defeitos que surgiram com o tempo.

Neste artigo, você pode descobrir sobre o consumo de massa por 1 m-2.

Para esses fins, vale a pena usar massa de vidraceiro, que remove com rapidez e eficiência todas as falhas na superfície e, ao mesmo tempo, é absolutamente seguro para pessoas e animais ao redor.