Revestimentos de parede

Consumo de rejunte por 1 m²: fórmula de cálculo, calculadora e normas

Os coeficientes de densidade de algumas soluções:

CERESIT CE 33 Super - 1,75
KERAKOLL Fugalite Eco - 1,55
KESTO Kiilto - 1.6
LITOKOL Litochrom - 1.9
LITOKOL Litochrom Luxury - 1.9
LITOKOL Starlike - 1,55
MAPEI Ultracolor Plus - 1.6
MAPEI Kerapoxy Design - 1.6

Argamassa - É uma argamassa especial, geralmente cimento, projetada para rejuntar juntas entre ladrilhos, que possui propriedades de umidade e decorativas.

Calculadora de rejunte de ladrilhos KALK.PRO permite calcular o consumo de rejunte necessário por 1 m2 ou total, de acordo com os parâmetros especificados.

Para não calcular constantemente todos os componentes necessários manualmente, é mais fácil usar nosso cálculo simples e conveniente de rejuntar a marca Litokol, Cerezit, Mapey e Kesto.

Para calcular, você precisa descobrir:

  • comprimento, largura e espessura do ladrilho, mm,
  • área da sala, m2,
  • largura estimada da junta, mm
  • densidade da solução, kg / dm2.

Como resultado do trabalho da nossa calculadora de rejunte, você obterá o consumo de rejunte para toda a superfície da sala e o consumo de rejunte por 1 m2 em quilogramas.

Cálculo manual de despesas

Consumo (kg / m²) = (a + b) / (a ​​* b) * c * d * e,

  • a - comprimento do ladrilho (mm),
  • b - largura da telha (mm),
  • c - espessura do ladrilho (mm),
  • d é a largura da costura (mm),
  • e - densidade do rejunte (kg / dm³), geralmente de 1,5 a 1,8.

Por exemplo, temos ladrilhos de cerâmica com 33x33 cm de 10 mm de espessura e as juntas entre os ladrilhos serão de 2 mm. Substitua os números na fórmula e calcule:

Consumo = (330 + 330) / (330 * 330) * 10 * 2 * 1,6 = 0,194 kg / m². Ou seja, a embalagem de 2,5 kg é suficiente para rejuntar o revestimento com uma área de 12,9 m². Isso não será suficiente, mesmo para um banheiro pequeno.

Normas dos fabricantes

Em cada embalagem, o fabricante indica o consumo aproximado da mistura. Isso nem sempre é conveniente, porque nem todos os tamanhos de lado a lado são indicados na tabela. Abaixo estão descrições de fabricantes populares.

Ceresit CE 33 Super

Tamanho da telha, mmLargura da costura mmConsumo de mistura seca, kg / m²
5x520,5
5x530,7
10x1020,4
10x2030,4
15x1530,4
20x2050,5

  1. Argamassa de cimento e epóxi Mapei: descrição, especificações, cálculo e aplicação
  2. Cola para telha UNIS: seleção, especificações, fluxo, instruções
  3. Cálculo de ladrilhos para o banheiro sem programas especiais: calculadora e instruções online

Preços de rejunte Ceresit para telhas

Como resultado, a calculadora exibirá o valor expresso em quilogramas (com uma margem de 10%). De acordo com esse resultado, você pode comprar material embalado ou mesmo em peso.

Quão difícil é a instalação de revestimentos cerâmicos?

A operação não pode ser chamada de simples - requer maior precisão e cuidado; no entanto, esse revestimento pertence à categoria disponível para execução independente. Com as nuances da tecnologia colocando telhas cerâmicas no chão pode ser encontrado no artigo correspondente do nosso portal.

Você gosta do artigo?
Economize para não perder!

Parâmetros considerados

Ao determinar o consumo de material para juntas, os seguintes parâmetros devem ser considerados:

  • tamanho do ladrilho - quanto menor o comprimento e a largura, mais costuras são formadas em 1 metro quadrado. A espessura é afetada da mesma maneira. Um ladrilho mais grosso aumenta o custo do rejunte,
  • largura da junta - devido aos parâmetros dos elementos do ladrilho. Pequenos detalhes parecem mais bonitos com juntas estreitas e grandes com juntas mais largas, para paredes de 2 mm geralmente são permitidas e para o piso uma média de 3 mm
  • a profundidade da costura é a distância da base da superfície ao ladrilho, criada pela espessura da camada adesiva. A espátula deve preencher completamente todos os espaços possíveis,
  • densidade de rejunte - dependendo dos componentes utilizados, a massa e a densidade do material mudam,
  • qualidade de alvenaria - mesmo com um trabalho perfeito, as costuras podem ser irregulares ou você precisa ocultar pequenas lascas e triturar nesse caso, a única saída.

Argamassa média por metro quadrado

As misturas de rejunte são vendidas de duas formas:

  • composição espessa terminada em baldes de plástico. Sem preparação preliminar, eles podem ser usados ​​imediatamente no trabalho e no rejuntamento de ladrilhos por 1 m2. Mas isso nem sempre é prático, porque depois de abrir os recipientes secam rapidamente,
  • pó seco, que é diluído com água ou látex até a consistência desejada. É conveniente para pequenos volumes de revestimento, também é um dos materiais que podem ser armazenados até a próxima etapa do trabalho ou para reparos subsequentes.

Os fabricantes de materiais de construção indicam na embalagem quanto aproximadamente o material é necessário por 1m 2. Na realidade, indicadores práticos dependem significativamente da largura, espessura da costura, das dimensões do próprio azulejo, do fator humano: o nível de habilidade do ladrilhador e o método de aplicação de rejunte na superfície. A tabela final indica a quantidade de mistura seca necessária para os parâmetros frequentemente encontrados dos ladrilhos e as juntas correspondentes entre os ladrilhos.

Se os tamanhos estiverem longe do padrão, é possível fazer um cálculo independente usando a calculadora de fórmula: L x K = g / m2, onde L = (A + B) / A x B = m / m2, K = C x D x F.

Os valores desta fórmula são:

L - comprimento da costura, m / m2,

K é o coeficiente de consumo de rejunte em gramas,

A - comprimento do ladrilho em metros,

C é a largura da costura em mm,

D é a sua profundidade, mm,

F é um peso volumétrico de rejunte de aproximadamente 1,6 que varia de acordo com condições específicas.

O valor final do consumo de mistura seca em gramas por 1 m2 é determinado pela multiplicação do comprimento da costura pelo coeficiente de consumo de rejunte em gramas.

Considere os cálculos por exemplo. Pegue um mosaico medindo 20 x 20 mm com uma espessura de 4 mm. Então a largura ideal da junta atinge 2 mm. A soma do comprimento e da largura é dividida pelo produto do comprimento e da largura: 20 + 20/20 x 20 = 0,1. Em seguida, multiplicamos esse número pela espessura do ladrilho, pela largura da costura e por um fator de 1,6. Usando a calculadora, obtemos: 0,1 x 4 x 2 x 1,6 = 1,28, arredondando para 1,3. O mesmo corresponde ao valor de tabela de 1,3 kg

Com cem por cento de precisão da quantidade de rejunte necessária, esses cálculos não podem fornecer, uma vez que não levam em consideração todos os fatores. Portanto, recomenda-se fazer 5 a 10% do estoque de juntas de rejunte para compensar o consumo desigual de material.

Requisitos básicos de rejuntamento

Ao determinar o consumo de rejunte para um ladrilho por 1 m2, é importante lembrar os requisitos básicos que um material de rejunte por 1 m2 deve atender. Além disso, não esqueça que cada material de ladrilho exige a escolha de um rejunte específico.

Elasticidade - durante a operação, a mistura não deve se espalhar, deve ser muito grossa, ou seja, grudar. Alguns compostos modernos mantêm suas propriedades elásticas mesmo após o endurecimento, impedindo a rachadura da camada de sutura quando a alvenaria é deslocada.

Força - não é permitido que o rejunte seco se desfaça ou se desfaça. Isso é afetado principalmente pela qualidade do material escolhido e pela observância da proporção proporcional correta dos componentes.

Resistência à água - a capacidade de proteger as articulações da penetração de umidade, do acúmulo de contaminantes e da formação de fungos e placas bacterianas. Estética - é necessário selecionar o tipo e a cor ideais para esta decisão de design.

Lithokol

O cimento mistura Litokol para um ladrilho - um tipo popular de composições de rejunte. Eles podem ser usados ​​para revestimento interno e externo - eles não perdem cor, abrasão e influência de detergentes agressivos, são caracterizados por sua durabilidade especial e longa vida útil. A empresa Litokol apresenta composições para preencher juntas estreitas do mosaico e largas, para alvenaria de pisos e paredes. Para começar o trabalho, uma argamassa à base de cimento pode ser facilmente dissolvida com água ou látex, seguindo as instruções de uso.

Argamassa epóxi Litokol, ao contrário do cimento, combina perfeitamente com qualquer tarefa estética quando revestida com mármore, malte, para mosaicos. Sua paleta de cores é muito diversificada - é um grande número de tons, existem opções com efeitos decorativos originais - “metálico”, “bronze”, “prata”, “madrepérola”. A cor permanece inalterada durante toda a vida útil do ladrilho. Você pode escolher um tipo de rejunte transparente, que ajudará na criação de painéis de mosaicos e estruturas de vidro com iluminação embutida. A argamassa epóxi de dois componentes “Litokol” forma uma costura muito forte e densa que pode sofrer cargas severas. A junta de sutura não absorve sujeira, ferrugem, não racha, mantém todas as suas características originais ao longo do tempo. Argamassa epóxi resistem à formação de fungos, danos mecânicos, luz solar e produtos químicos agressivos. São resistentes à umidade, toleram geadas sem problemas, altas temperaturas nas saunas.

A rejunte epóxi para ladrilhos da “Litokol” é caracterizada por uma viscosidade aprimorada, que requer um certo nível de profissionalismo e precisão no trabalho. Após a conclusão da reação dos componentes misturados da mistura epóxi, ela adquire uma inércia química e se torna completamente inofensiva ao meio ambiente e aos seres humanos. Sua diferença fundamental em relação aos compostos que contêm cimento é uma demanda particular por observar as proporções dos ingredientes ao preparar a mistura de trabalho.

Os produtos de poliuretano são um material de rejuntamento inovador do fabricante “Litokol”, baseado em uma dispersão aquosa de resinas de poliuretano. Essa composição fornece uma costura justa e superelástica, necessária na fabricação de pisos de azulejos com piso aquecido e substratos sujeitos a vibrações ou deformações aumentadas. As misturas de poliuretano Litokol são muito convenientes em uso. Eles estão totalmente preparados para uso, diferentemente do rejunte epóxi, não requerem mistura preliminar dos ingredientes.

Um dos tipos de rejunte Litokol é o rejunte epóxi Epoxystuk X-90, cujo consumo pode ser encontrado na tabela.

Formato lado a lado, cmLargura da costura mmConsumo, kg / m2
12x24x1.2

25x25x1.2

5-8-101,16-1,86-2,33

0,74-1,19-1,49

10x10x0.6

15x15x0,6

3-4-60,56-0,74-1,12

0,37-0,50-0,74

15x20-0,6

25x25x1.2

3-4-6-80,33-0,43-0,65-0,87

0,45-0,60-0,89-1,19

25x33x0,8

33x33x1

4-8-100,35-0,70-0,87

0,38-0,75-0,94

30x45x1

45x45x1.2

4-100,34-0,86

0,33-0,83

50x50x1.2

60x60x1.2

6-100,45-0,74

0,37-0,62

Ceresit

A argamassa elástica repelente de água Ceresit CE-40 foi projetada para rejuntar juntas de ladrilhos de até 10 mm de largura dentro e fora de edifícios, bem como para todos os tipos de ladrilhos. Devido às altas propriedades elásticas, o CE-40 é usado com mais frequência no trabalho de revestimento de substratos deformáveis, inclusive para pisos aquecidos, para juntas de placas OSB e placas de gesso cartonado. A umidade não penetra no rejunte Ceresit CE-40, mas desce pela superfície. Tem um efeito antifúngico. Disponível em 32 tons, incluindo branco. CE-40 tem solidez da cor, não desbota. É estável contra a poluição, é bem lavado, tem alta resistência ao atrito, resistente ao gelo. A superfície da costura fica perfeitamente lisa e bonita. A argamassa CE-40 é ecológica para os seres humanos e o meio ambiente. A escolha do fluxo de rejunte ceresita também é realizada de acordo com a fórmula.

Para não cometer um erro ao determinar o consumo de rejunte Ceresit CE-33, vale a pena usar a tabela.

O tamanho do material empilhado, cmLargura da costura mmConsumo de rejunte, kg / m2
5x520,5
5x530,7
10x1020,4
10x2030,4
15x1530,4
20x2050,5

Ceresit CE-33 é um rejunte de cores diferentes com propriedades antifúngicas para o acabamento de juntas entre ladrilhos de até 5 mm de largura. Trata-se principalmente de mosaicos e pequenos elementos lado a lado (frisos, bordas).

O CE-33 é produzido em pó seco e é fechado com água. As instruções para a preparação da mistura CE-33 devem ser cuidadosamente observadas, pois o excesso de água ou a formação de caroços pode degradar as propriedades de rejuntamento. A solução pode ser usada por uma hora. As impressoras 29 CE-33 permitem criar uma excelente base suave para pequenos fragmentos. Ao mesmo tempo, o CE-33 Ceresite não é inferior em resistência à água, não tem medo de fungos e fungos, pode suportar até 50 ciclos de resistência ao gelo, é adequado para trabalhos externos e internos e não é tóxico.

O rejunte pode ser salvo?

Essa é uma pergunta lógica, já que o preço do material para as juntas não é baixo. Você pode realmente economizar se fornecer uma costura de alta qualidade. Para isso, mesmo no estágio de instalação do ladrilho, duas regras devem ser observadas. O primeiro é criar uma base perfeitamente uniforme para os ladrilhos, o que elimina solavancos na profundidade da costura e do vazio. O segundo é usar cola de alta qualidade, que pode ser aplicada em uma camada muito fina, o que reduzirá a profundidade da costura ao mínimo.Para evitar gastos excessivos durante o esmagamento, o material deve ser diluído em pequenas porções. Em seguida, o trabalho será realizado com uma solução nova que preenche bem a costura. Além disso, a mistura fresca é mais fácil de coletar da superfície do ladrilho. Para aplicar rejunte epóxi, é melhor usar um dispensador ou seringa especial. A formação da costura deve ser realizada, mesmo com uma solução nova. Isso permitirá o uso do excedente que é espremido para fora da costura durante a formação para rejuntamento subsequente. Mas, em nenhum caso, você deve tentar economizar argamassa adicionando água. Uma mistura muito líquida complicará o trabalho e, após a secagem, aparecerão rachaduras e a costura secará.

Consumo de rejunte para juntas de ladrilhos

A largura ideal da costura para ladrilhos de 15x15 cm é de 1,5 a 2 mm, para pisos de 33x33 cm de 2-3 mm. A solução deve ser selecionada para coincidir com a cor dos ladrilhos.O nosso catálogo contém mais de 3000 tons de rejunte.

O rejunte pode ser epóxi e cimento, o rejunte de cimento é usado para ladrilhos comuns e condições operacionais normais. A largura da costura é permitida dentro de 6 mm. Para juntas largas de 4 mm a 16 mm, são utilizados rejuntes especiais, que podem garantir a deformação e o movimento dos ladrilhos sem destruir a costura. Tais rejuntes são utilizados para tipos especiais de pisos e piscinas.

O consumo de rejunte pode ser calculado dependendo do tamanho do ladrilho e da área. Para um ladrilho padrão medindo 30x30 cm e uma largura de costura de 2 mm, são necessários 300 gramas de rejunte por 1 m2 de área de assentamento. A solução deve ser preparada estritamente de acordo com as instruções do fabricante; nesse caso, a massa será plástica e poderá preencher qualitativamente as juntas entre concreto, mármore, pedra e telhas cerâmicas. Para mosaicos medindo 5x5 cm e largura de costura de 2 mm, serão necessários cerca de 1 kg de rejunte seco, um consumo tão grande associado a um tamanho pequeno de mosaico e a um grande número de costuras. Ladrilhos medindo 10x10cm, 10x20cm e 15x15cm com largura de junta de 2 mm e 3 mm, respectivamente, exigirão 400 gramas de rejunte seco.

Para que a solução obtenha a consistência necessária, é necessário usar água fria limpa ou látex especial, a temperatura deve estar de +5 a + 35 ° C e misturar com um misturador de construção a baixas velocidades, para que a massa se torne homogênea, sem grumos. Após o processo de amassar, é necessário manter uma pausa de 5 minutos e misturar novamente, somente após isso você poderá usar o rejunte. Se as proporções não forem respeitadas, isso levará a uma deterioração nas propriedades químicas e físicas do material e a um aumento no consumo. É necessário trabalhar com rejuntes com ferramentas especiais, por exemplo, uma espátula de borracha.

As argamassas são usadas tanto em ambientes internos quanto externos, independentemente do nível de umidade e de outras condições operacionais. Após o endurecimento da argamassa, as juntas tornam-se resistentes a temperaturas extremas e alta umidade.

Nós mesmos compilamos uma tabela que reflete um consumo de rejunte mais ou menos preciso para juntas de ladrilhos, mosaicos e pedras. E chegaram à conclusão de que cada caso individual requer verificação no local. Isso é tricotado com parâmetros tão diferentes e extensos que não é possível prender em uma tabela.A espessura do ladrilho, a camada adesiva sobre a qual o ladrilho foi colocado, a quantidade de adesivo restante nas juntas, a aplicação não padrão de cruzamentos para ladrilhos grandes e pequenos, a densidade e o peso de cada rejunte, o fator de negligência humana na preparação, armazenamento e uso da solução. No final, recomendamos fazer um pouco mais de rejunte do que você precisa. O tamanho do ladrilho 30x30 com uma costura de rejunte de 2mm e 1kg substitui um pouco mais de 3m.kv. O mosaico de vidro requer 1 metro quadrado e pouco mais de 1 kg de rejunte. Mosaico de pedra ou mármore 2kg por 1 m² Existe uma fórmula para calcular o rejunte, mas não é 100% precisa: a melhor maneira de entender é comprar 1 kg de rejunte e ver quantos metros quadrados ele pode ser esfregado.

Métodos para calcular a quantidade necessária de rejunte

Tabela de consumo de rejunte.

A quantidade de mistura para juntas de ladrilhos com um tamanho de 300x300 mm pode ser calculada de três maneiras:

  • O método de cálculo da vazão utilizando a fórmula matemática: (A + B) / (A * B) * C * D * K = Kg / M2,
  • usando uma calculadora online,
  • método prático.

O consumo corretamente calculado de fuga para juntas pode reduzir a estimativa de reparo e usar os fundos liberados para outros fins.

O método matemático de calcular

Para calcular a vazão necessária da mistura para combinar de acordo com a fórmula (A + B) / (A * B) * C * D * K = Kg / M2, você deve ter os seguintes dados:

  • comprimento do ladrilho, mm - A, 300 mm,
  • largura do ladrilho, mm - B, 300 mm,
  • a largura da costura entre ladrilhos, mm - C, 2 mm,
  • espessura do ladrilho, mm - D, igual a 4 mm,
  • o coeficiente volumétrico de peso da solução acabada é obtido 1.6.

(300 + 300) / (300 * 300) * 2 * 4 * 1,6 = 0,085 kg / m²

O resultado obtido é aumentado em 10-15% na reserva, para perdas imprevistas:

0,085 * 15/100 = 0,012 kg / m²

Para 1 m² de ladrilhos assentados, 100 g de rejunte devem ser consumidos.

A fórmula para calcular a quantidade de rejunte.

A mistura é preparada seguindo rigorosamente as instruções do fabricante, impressas na embalagem. Negligenciar as instruções para preparar a solução e não observar proporções leva a uma deterioração de suas características físico-químicas, o que implica um aumento no consumo de material. As misturas estão disponíveis para uso interno e externo; portanto, ao comprá-las, você deve ler atentamente as informações da embalagem.

O consumo total é calculado multiplicando a área da parede, lado a lado, pelo consumo estimado de rejunte, consumido por 1 m².

Calculadora de construção on-line

Muitos sites oferecem a oportunidade de calcular o consumo de material necessário pelos próprios visitantes usando a calculadora on-line localizada na página.

Para o cálculo, é necessário inserir dados nas janelas apropriadas: largura, comprimento e espessura do ladrilho, a distância entre os ladrilhos e a área da parede em que o ladrilho é colocado. O botão de contagem é pressionado. O resultado aparece na janela. Se você não especificar dados na caixa “Área apagada”, a calculadora on-line calculará o consumo da mistura por 1 m² de ladrilho colocado.

Método prático

Muitos construtores determinam a quantidade necessária de substância para a junta de maneira prática. Compre 1 kg de rejunte e calcule a área da parede para a qual esse material foi suficiente. O resultado obtido é distribuído em toda a superfície da parede forrada com ladrilhos.

Para fazer uma junção corretamente, você deve seguir algumas regras:

A união dos ladrilhos é feita com uma espátula de borracha.

  1. O consumo da mistura está diretamente relacionado à densidade dos materiais utilizados no rejuntamento. A densidade da fuga acabada é indicada na embalagem do material e depende da tecnologia de fabricação, da empresa do fabricante e da composição dos componentes.
  2. O tamanho do ladrilho afeta o consumo da solução de fuga: quanto mais fino o ladrilho, mais é necessário gastar a mistura no aplainamento.
  3. Quanto maior a distância entre os ladrilhos, e ela pode ser de 2 a 30 mm, mais o rejunte é consumido.
  4. Outro fator que afeta o aumento do consumo de fuga durante a união é a profundidade. A profundidade depende da espessura do ladrilho e do preenchimento das juntas com cola.

Na literatura de construção, imprima tabelas de consumo de material de rejuntamento, resumindo os dados médios para diferentes tamanhos de ladrilhos. Esses dados podem ser usados ​​para cálculos preliminares.

O papel do tipo de rejunte no consumo por 1 m² de ladrilho

As tecnologias para a produção de materiais de construção nos forneceram uma variedade de misturas usadas para assentamento de cerâmica, as propriedades físicas e as características do trabalho com as quais determinam amplamente a taxa de consumo de rejunte por 1 m² de telha. Os mestres em postura, quando trabalham em casa, geralmente usam misturas que se mostraram convenientes no trabalho, de alta qualidade e duráveis, e as escolhem entre os seguintes tipos de rejuntes disponíveis na venda em massa:

  • Fuga de cimento, que é um pó seco do cimento Portland com aditivos. A paleta de cores permite escolher um tom harmonioso ou contrastante para qualquer peça.
  • O mastique de látex contém partículas de polímero que selam a junta da umidade em sua estrutura.
  • Argamassa epóxi, cuja base é a resina, que bloqueia completamente a penetração de umidade nas juntas dos ladrilhos após a solidificação.

Um mestre qualificado não o aconselha a comprar um rejunte, concentrando-se no consumo indicado pelo fabricante na embalagem, percebendo que a qualidade do material tem precedência sobre sua economia.

Os requisitos para o mastique são determinados não tanto pelo consumo de rejunte de juntas por 1 m², mas pelos parâmetros de qualidade, cujo nível os fabricantes deste tipo de material de construção prestam mais atenção:

  • Plasticidade - a mistura de trabalho não deve se espalhar e desintegrar-se durante a aplicação, preenchendo as costuras sem deixar cavidades de ar. Existem tipos especiais de rejunte que retêm a plasticidade após o endurecimento e garantem a ausência de rachaduras na costura quando os ladrilhos são deslocados. A preservação da ductilidade é importante para juntas de grande espessura (mais de 6 mm) com um consumo significativo de rejunte por 1 m².
  • Resistência e integridade do material endurecido - rejunte de alta qualidade não deve se desfazer durante a operação.
  • Decoratividade - uma paleta de cores que permite escolher o tom certo e combinar o tom declarado após a composição endurecer.
  • Hidrofobicidade - evita a penetração de umidade na estrutura porosa do material, impedindo o desenvolvimento de mofo.

Foto do site http://www.o-vannoy.ru

As misturas para rejuntamento são dos seguintes tipos:

A argamassa de látex é feita de polímeros. Não permite que as costuras se deformam e evita a penetração de umidade ou sujeira nelas. A mistura de rejunte à base de cimento é vendida na forma de pó ou líquido. Os compostos prontos são vendidos em baldes de plástico. As costuras devem ser tratadas com tal rejunte uma vez, pois endurecem sob a influência do ar e não são adequadas para reutilização. As formulações secas são convenientes, pois uma certa quantidade de material necessário para uma determinada etapa do trabalho pode ser diluída com água. O restante da mistura seca é usado em trabalhos subsequentes.

Fugas de cimento de várias marcas são produzidas. As mais comuns são as marcas Ceresit e Litokol. O rejunte Ceresit repele a água e é resistente ao gelo. Pode ser uma mistura colorida (multicolorida).

O consumo de rejunte por 1 m² à base de cimento é detalhado em cada embalagem. Ao contrário do epóxi, o rejunte de cimento tem uma densidade mais baixa. Este parâmetro deve ser levado em consideração durante a operação, pois é consumido em 1 m² muito mais. Uma característica dos rejuntes de cimento é a capacidade de se reproduzir (reparar). Após um período de tempo, a sujeira penetra nas costuras entre as placas sob influência física. Você pode atualizar as juntas de rejunte, removendo a anterior e aplicando uma nova camada. A desvantagem das misturas de cimento é sua baixa resistência aos produtos químicos domésticos. Nos últimos anos, cada vez mais o uso de misturas epóxi.

O Litokol Fugue pode ser fabricado com base em epóxi. Ela se estabeleceu como material de rejuntamento para juntas. Ao contrário dos compostos de rejuntamento de cimento, é viscoso e é usado para ladrilhos grossos se a colocação for realizada com um espaço entre os ladrilhos superior a 5 mm. O rejunte à base de epóxi não tem medo de grandes diferenças de temperatura e é muito resistente a influências químicas, não tem medo de mofo e fungos. As características de qualidade dos rejuntes à base de epóxi não mudam por um longo período de tempo.

A fuga deve ser elástica ao trabalhar com ela. O principal fator relacionado às desvantagens dessa fuga é o seu preço. Ela é bem alta. É difícil trabalhar com rejunte devido à sua viscosidade. Após o processamento das costuras, é difícil remover o excesso que caiu sobre o ladrilho. Portanto, você deve limpar cuidadosamente os ladrilhos em cada etapa do trabalho.

Uma característica distintiva das misturas de rejunte epóxi é sua composição. Eles são baseados em endurecedor e pasta colorida. Quando misturado, é formado um material de espátula que é muito durável e resistente a influências físicas e químicas. E também as fugas de epóxi atuam como um adesivo. Quem gosta de colocar as paredes de banheiras ou piscinas com mosaicos, os mestres sugerem consertá-lo com esse tipo de rejunte.

Quais parâmetros prestar atenção

O rejuntamento é feito após o revestimento dos ladrilhos. Tal medida é necessária para proteger os ladrilhos da destruição e com uma finalidade decorativa. Você mesmo pode calcular o desperdício de um material individual, conhecendo os principais parâmetros dos quais o consumo de argamassa depende.

O que é levado em consideração no cálculo da quantidade necessária de material de rejuntamento:

  • Parâmetros do ladrilho - quanto menor, mais juntas por metro. Isso afeta a espessura. O revestimento grosso requer mais material.
  • Profundidade - a distância da borda do ladrilho à base. A mistura irá preenchê-lo completamente.
  • Largura - depende dos parâmetros do ladrilho, geralmente vai de 2-3 mm.
  • A densidade da composição - rejunte possui parâmetros diferentes, dependendo dos componentes.
  • Qualidade do trabalho - em alguns lugares, pode ser necessário mais material para ocultar alguns defeitos.

Ao calcular o rejunte, considere o tipo de produto e seus componentes. Cada tipo de trabalho requer um material separado, e o consumo dependerá em grande parte disso. Para que os cálculos sejam o mais correto possível, o rejunte deve atender a todos os requisitos de qualidade, incluindo parâmetros de elasticidade, resistência, resistência a fatores externos.

Principais requisitos de rejuntamento que determinam sua qualidade e consumo:

  • Plasticidade - uma boa argamassa não escorre pelo ladrilho, preenche as costuras sem a formação de bolhas. Existem composições que retêm a plasticidade após a secagem, e isso garante a preservação da costura com um leve deslocamento do ladrilho. Este parâmetro é significativo para juntas de 6 mm com um grande consumo de material de rejuntamento.
  • Integridade - a costura após a solidificação deve ser forte, inteira. Não desmorona ou racha. Em outro caso, será necessário muito mais rejunte para correção contínua do trabalho.
  • Decorativo - uma ampla paleta de cores é oferecida por muitos fabricantes, enquanto a cor da massa congelada deve corresponder ao original.
  • Resistência à umidade - se a água entrar na costura, o material entrará em colapso, você precisará trocar a argamassa, gastando cada vez mais material.

Comprimento, largura e espessura

Azulejos decorativos têm uma variedade de tamanhos. Seus parâmetros afetam diretamente o fluxo de fundos necessário. Para determinar corretamente o consumo de rejunte para juntas de ladrilhos por 1 m2, é necessário levar em consideração seu comprimento, espessura, densidade e largura. Quanto menores os ladrilhos, mais material é necessário. Se for grosso, você precisará de mais rejunte. Ladrilhos finos e largos requerem menos rejunte.

Em termos de tamanho, o revestimento é dos seguintes tipos:

  • Grande - 50-120 cm.
  • Pequeno - seu tamanho é 5x5 cm.
  • Clássico - 10-50 cm.

O revestimento é geralmente realizado com ladrilhos retangulares com os parâmetros 20x25, 20x30 cm. Ladrilhos com tamanhos 12x25, 15x20 e 15x15 cm costumam ser usados. O tamanho geralmente é selecionado como um múltiplo de sua superfície de aplicação para reduzir a quantidade de desperdício e reduzir a complexidade do processo de trabalho.

Largura da costura

O consumo de rejunte de um ladrilho é afetado pela largura da junta, ou seja, a distância selecionada de um ladrilho para outro. Geralmente este indicador é igual a vários milímetros - 3-5. Para o chão - 3-5 mm, para as paredes - 2-3 mm.

Em uma área grande, ladrilhos com costuras intencionalmente largas - 3-5 mm, ficam melhores. Como mostra a prática, a largura dependerá da qualidade do revestimento, das dimensões e da aparência. Produtos baratos feitos de materiais baratos nem sempre são marcados com parâmetros exatos. Os desvios podem atingir vários mm. Em seguida, você pode fazer um cálculo da largura colocando vários ladrilhos em um piso plano. Quanto mais forte a linha quebrada, maior será a costura.

A largura também será afetada pelas características do primer, pela idade da estrutura e pelas condições sísmicas. Novos edifícios tendem a encolher, por isso é racional aumentar as lacunas no revestimento. Com fatores ambientais adversos, as costuras são especialmente expandidas para suportar a carga, preservando a integridade do ladrilho e evitando rachaduras.

Requisitos de rejunte

Por que você precisa de rejuntar? Depois de colocar os ladrilhos, há um espaço vazio entre os ladrilhos. O cálculo da largura das juntas é feito na fase de design do revestimento e depende do tamanho do ladrilho. Para mascarar as juntas, dar à superfície uma aparência estética e maior resistência, além de proteger a solução da penetração de água, use mástique especial. Com base nessas tarefas funcionais, os requisitos de rejuntamento podem ser derivados:

  • Elasticidade - a aplicação dessa massa é muito fácil, não se espalha, não se liga e não se desintegra. Alguns materiais, mesmo após o endurecimento, mantêm essa propriedade e evitam rachaduras nas juntas quando o revestimento é deslocado.
  • Resistência após a solidificação - depende da qualidade dos materiais utilizados e das proporções da proporção de componentes. Após a secagem, o rejunte não deve desintegrar-se.
  • Decoratividade é a qualidade da percepção visual. É necessário escolher a cor ideal, bem como o tipo de composição.
  • Propriedades repelentes à água - protege as articulações da penetração de umidade. Além disso, evita o acúmulo de contaminantes nas articulações e reduz a probabilidade de desenvolvimento de fungos.

Para garantir que esses requisitos sejam atendidos com a maior precisão possível, é importante não apenas escolher o material certo, mas também calcular corretamente a quantidade de mastique necessária

Um dos principais requisitos para o rejuntamento é a elasticidade.

Consumo de rejunte: tipos de misturas

Antes de preparar o rejunte, é importante fazer um cálculo preciso. Para isso, leve em consideração o número de ladrilhos, seu tamanho, profundidade e largura da costura.

Argamassa de alta qualidade fornece proteção confiável de paredes e cola contra poluição, umidade, vapor e fungos e fungos patogênicos.

Por exemplo, temos ladrilhos de cerâmica com 33x33 cm de 10 mm de espessura e as juntas entre os ladrilhos serão de 2 mm. Substitua os números na fórmula e calcule: Consumo = (330 + 330) / (330 * 330) * 10 * 2 * 1,6 = 0,194 kg / m². Ou seja, a embalagem de 2,5 kg é suficiente para rejuntar o revestimento com uma área de 12,9 m². Isso não será suficiente, mesmo para um banheiro pequeno.

Argamassa carrega uma carga decorativa

Com sua ajuda, é possível mascarar defeitos nas costuras, criar a ilusão de um revestimento monolítico e focar na forma geométrica da alvenaria. A cor do rejunte pode estar no tom do ladrilho ou contrastar com ele

  • Cimento. A composição é vendida na forma de pó solto e pode conter vários aditivos. Kohler permite que você escolha um rejunte para uma cor específica do ladrilho.
  • Látex. Contém partículas de polímero que impedem a penetração de água na estrutura das juntas de ladrilhos.
  • Epóxi. É feito com base em resina epóxi. A argamassa também inclui um catalisador.Quando a argamassa seca, impede a entrada de água e vapor.

A escolha do tipo de rejunte depende de cada preferência individual. Hoje o mais popular é o rejunte epóxi. É fácil de trabalhar, possui várias vantagens sobre a argamassa de cimento e, com o devido cuidado, pode durar mais de cinquenta anos.

Consumo de rejunte de ladrilhos

Quando de frente para a superfície, o ladrilho pode ser colocado de ponta a ponta ou com intervalos de 2 a 20 e até 30 mm. O método de assentamento de ponta a ponta é raramente usado, pois não permite neutralizar defeitos na configuração do bloco e seus desvios em relação às dimensões declaradas. Portanto, o método de sutura de assentamento com largura fixa ou variável da costura é usado principalmente, o qual é esfregado com argamassa, cimento ou decoração especial e com desempenho de alta qualidade aumenta significativamente o valor artístico do revestimento.

As juntas preenchidas com a mistura contribuem para a resistência à umidade do ladrilho.

As opções de cores da mistura podem ser quantas desejar, mas a quantidade necessária pode e deve ser calculada por razões de economia. Antes do cálculo, determinamos os fatores que afetam isso:

  • tipo de mistura
  • tamanho da telha
  • profundidade e largura da costura,
  • espessura da telha
  • tipo de rejunte
  • qualificações dos funcionários.

Considere esses fatores.

Ferramentas de plaina

No trabalho de junção, use as seguintes ferramentas:

  • diferentes tipos de espátulas, que limpam a superfície da cola, aplicam e distribuem o soprador, suavizam as costuras,
  • recipientes para água e misturar a mistura,
  • pá de amassar
  • esponja de espuma
  • luvas
  • alicate
  • lixa.

A solução é preparada em pequenas porções, deve consistir em consistência como creme azedo espesso. Cruzamentos e resíduos de cola entre os ladrilhos são removidos da parede. A espátula de borracha preenche cuidadosamente a distância entre os ladrilhos do soprador. O excesso de solução é removido imediatamente com uma esponja de espuma. As costuras preenchidas são deixadas para secar e depois são polidas com uma lixa fina.

Tipo e tamanho do bloco selecionado

Primeiro de tudo, o tipo e o tipo de ladrilho que você escolheu para enfrentar em sua casa afeta o cálculo correto do adesivo. Tipos diferentes absorvem uma quantidade diferente de adesivo, o que necessariamente afeta o consumo principal. Por exemplo, cola para grés porcelanato, o consumo por 1 m2 sugere um mínimo, porque esse tipo de revestimento praticamente não absorve água, sendo pouco poroso e, portanto, cola para assentamento será necessária várias vezes menos. As telhas vitrificadas e foscas já exigirão mais matérias-primas para a colagem, e a maior parte da cola será feita pela telha de cotto e pela que é feita por si mesma.

Vale a pena prestar atenção às irregularidades na parte traseira do ladrilho, sua forma e tamanho, pois isso afetará o consumo de cola do ladrilho

  • Em primeiro lugar, é necessário preencher todos os recessos, para que, sob o ladrilho, não haja tempo, vazios de ar, bolhas e vazios; caso contrário, poderá rachar durante a operação.
  • Em segundo lugar, quanto maior o ladrilho em si, mais difícil será, portanto, a cola para segurá-lo na parede exigirá definitivamente mais.

Tipo de fundação e tecnologia de assentamento

Se você deseja minimizar o consumo de cola para grés, ladrilho ou mosaico de porcelana, lembre-se de que apenas uma superfície lisa e uniforme economizará seu dinheiro.

  • Rachaduras, solavancos, quedas, saliências e amassados, tudo isso exigirá consumo adicional da composição selecionada.
  • Portanto, faz sentido, a princípio, preparar qualitativamente as paredes, tetos ou revestimentos para assentamento, nivelá-los e, se necessário, aplicar massa ou até encher a betonilha se for colocar ladrilhos no chão.
  • A absorvência da base definitivamente desempenhará um papel, porque uma parede de concreto exigirá muito menos cola do que para gesso ou mesmo alvenaria.

Um fator importante é a tecnologia de colocação de ladrilhos, porque o consumo de cola também pode depender disso. Linhas paralelas retas geralmente exigem menos custo do que padrões, painéis, pinturas e assim por diante, porque é preciso garantir que todos os elementos estejam presos firmemente às paredes. A coisa mais difícil nesse caso, e ao mesmo tempo, ainda mais cara em termos de consumo de cola, funcionará com uma dispersão de mosaicos, que deverá ser apresentada um elemento de cada vez.

Qualificação do empilhador, condições climáticas e climáticas, etc.

Um grande papel para garantir o cálculo correto, além de salvar a composição adesiva, é desempenhado pelas qualificações do próprio verniz, que está envolvido neste trabalho. Além disso, a técnica de aplicação de cola desempenha um papel, e apenas mestres profissionais sabem tudo isso de cor. Por exemplo, com uma inclinação da espátula de sessenta ou sessenta e cinco graus, o consumo aumenta significativamente e, com uma diminuição no ângulo, diminui. É por isso que especialistas reais sempre mantêm a ferramenta na superfície dos ladrilhos e paredes em ângulos de aproximadamente quarenta ou quarenta e cinco graus. Cola suficiente é aplicada dessa maneira e as economias são observadas.

É importante considerar as condições de temperatura e condições climáticas ao planejar a colocação de ladrilhos quando for necessário calcular corretamente o consumo de cola. É possível trabalhar com adesivos quando a temperatura atinge um nível a partir de cinco graus, com baixa umidade ambiente, até trinta e cinco graus de calor

No entanto, artesãos profissionais chamam a temperatura ideal para colocar ladrilhos na parede 17-25 graus acima de zero na escala Celsius.

No inverno, em ambientes sem aquecimento, existe o risco de o adesivo perder todas as suas qualidades e propriedades. No calor, também são observadas recomendações especiais: quanto mais alta a temperatura, mais intensa é aumentar a umidade, mesmo em ordem artificial, ou seja, usando dispositivos especiais e, às vezes, até baldes e panos banais com água. Tudo isso deve ser monitorado de perto se, como resultado, você deseja obter um revestimento bonito, confiável e durável, pronto para atendê-lo por mais de uma dúzia de anos.

Tipos de misturas

  • cimento
  • dispersão
  • à base de epóxi.

A mistura de cimento é mais popular entre os finalistas e amadores devido ao fato de que endurece lentamente. A sua elasticidade é inferior à do epóxi, pelo que é utilizada com profundidade de costura suficiente, isto é, superior a 2 mm.

O principal componente da argamassa de cimento é o cimento.

Portanto, o consumo de rejunte por 1m2 será maior. Mas esse valor é compensado pela longa adequação da solução preparada para o uso, possibilita a correção de pequenos descuidos e, com isso, reduz o desperdício e, consequentemente, a própria despesa.

O problema da elasticidade desse tipo de rejunte é resolvido pelo aparecimento de uma mistura seca com aditivos de látex em vez de água. Isso aumenta a resistência à água, melhorando a elasticidade, permite usar a mistura nas costuras com profundidade inferior a 2 mm. Essa cola é especialmente preferida para construtores iniciantes devido à relação custo-benefício. Além disso, é a mistura mais barata.

As misturas de dispersão têm excelente viscosidade e ductilidade, o que permite que sejam aplicadas em uma camada ideal. Uma grande vantagem é que você não precisa preparar a solução por conta própria, pois ela é vendida pronta para uso. Mas é mais caro que a cola de cimento, por isso não é muito popular, especialmente entre os proprietários pragmáticos.

Após o rejuntamento, não deve haver espaço vazio entre os ladrilhos

As misturas epóxi contêm uma resina epóxi com uma pequena quantidade de partículas de endurecedor de silício. Quando misturados, os componentes formam uma substância plástica, que após um certo tempo endurece durante a reação química. Deve-se lembrar que essa mistura rapidamente define, portanto, para não aumentar o consumo de material, você deve começar a trabalhar o mais rápido possível. Geralmente é usado por finalizadores profissionais, pois a criação requer experiência no uso de um catalisador de reação química.

O processamento de juntas com rejunte epóxi pode aumentar significativamente sua vida útil

Para diferentes fabricantes, o consumo de rejunte por 1 m2 é aproximadamente o mesmo e chega a 0,25 kg / m2 a 0,5 kg / m2. Porém, para um cálculo mais preciso do consumo de rejunte por 1 m2, existe uma fórmula matemática:

(A + B) / (A x B) x C x D x 1,6 - em que A - comprimento do ladrilho em mm, B - largura em mm, C - espessura em mm, D - largura da junta, coeficiente 1,6 a densidade da solução.

Para maior clareza, calcularemos o consumo do fabricante de rejunte "Ceresit" para ladrilhos com comprimento de 200 (valor A), largura 200 (valor B), espessura 2 (valor C), largura da junta 4 (valor D). Todos os valores estão em milímetros. Não há recursos para calcular o consumo de rejunte da marca comercial Cerezit; portanto, usamos ousadamente nossa fórmula para calcular o que nos interessa.

Cores do rejunte da telha

Temos: (200 + 200) x2x4x4,6 / (200x200) = 0,128 (kg / m2)

Traduzido para o idioma falado, precisamos de 128 gramas de solução por metro quadrado. Sabendo o preço deste produto, podemos calcular facilmente quanto você deve pagar pela mistura por 1 m2 de ladrilhos.

E se a solução é uma marca diferente? Por exemplo, quanto Atlas é necessário?

O Atlas é um dos mais populares no mercado da construção. A Atlas é uma empresa de construção polonesa com 10 fábricas em toda a Europa. Ele dedica-se à produção e venda de materiais para colocação de revestimentos cerâmicos.

O cálculo da argamassa Atlas por 1 m2 será realizado de forma idêntica, de acordo com a fórmula acima, e para isso também é necessário conhecer apenas as dimensões do ladrilho e a largura da costura.

Com um tamanho de 50x50 mm, você precisará de:

  • a) com uma largura de junta entre ladrilhos de 2 mm - 0,5 kg / m2,
  • b) com uma largura de junta de 3 mm - 0,7 kg / m2.

Antes de começar a rejuntar as costuras do mosaico, você precisa limpar completamente a superfície da telha contra poeira e sujeira

Quanto ao rejuntamento do mosaico, não são necessários cálculos especiais na colocação do mosaico. Você só precisa saber que o mosaico requer manuseio mais cuidadoso do que os ladrilhos comuns, porque o excesso de cola não apenas aumenta o custo do reparo, mas também prejudica a estética do mosaico, cuja cor original do contato com a cola pode mudar. O consumo de rejunte no mosaico também é calculado de acordo com a fórmula que já nos é familiar:

(A + B) / (AxB) xCxDx1.6 e não difere dos cálculos para blocos comuns.

As fórmulas acima e os exemplos de cálculo ajudarão os construtores iniciantes e aqueles que desejam tentar repará-los a calcular antecipadamente a necessidade de materiais, usá-los de maneira mais racional e, assim, evitar despesas injustificadas.