Mais cedo ou mais tarde, cada proprietário de um apartamento ou sua própria casa conclui que chegou a hora de fazer reparos. Não importa se é um procedimento cosmético, cujo objetivo será criar um interior novo e mais fresco, ou se será um projeto sério, incluindo re-planejamento e uso de materiais de acabamento incomuns, você pode encontrar várias dificuldades. Especialmente se você pretende fazer todo o trabalho sozinho. Um dos problemas mais comuns é a remoção de revestimentos decorativos antigos das paredes. Se a velha camada de gesso às vezes começar a desmoronar e cair em camadas inteiras, e o papel de parede antigo puder se afastar das paredes em tiras inteiras, será muito mais difícil lidar com uma camada de tinta velha. E antes de um certo tipo de acabamento, ele deve ser removido sem falhas. Para simplificar esta tarefa, você precisa saber maneiras eficazes de remover a tinta da parede.
Quando remover tinta velha e por quê?
Não é segredo que, há 15 a 20 anos, os papéis de parede em papel e tinta eram os materiais de acabamento favoritos de todos os construtores. Especialmente, você pode encontrar paredes pintadas no banheiro e no banheiro, na cozinha ou no corredor. Construtores criativos frequentemente decoravam as paredes com flores e barcos. Infelizmente, essa impressão deixa de ser tocada quando se torna necessário se livrar dela. Uma coisa é quando a tinta antiga já está semiacabada e pode ser facilmente removida com uma espátula. E é completamente diferente quando existem várias camadas, elas são aplicadas à consciência e mantêm uma força invejável. Assumindo a severidade do trabalho futuro, muitos soltam as mãos e se arrastam no pensamento: "ou talvez ele?" Nós nos apressamos em agradá-lo - em alguns casos tinta velha realmente não é um obstáculo para trabalhos de acabamento adicionais. Tudo depende do seu tipo:
- Por exemplo, se estamos falando de um banheiro, onde é necessário nivelar o plano das paredes para colocar mais ladrilhos, você pode simplificar a tarefa com drywall. Algumas paredes são tão curvas e apresentam diferenças tão óbvias que às vezes é realmente mais rápido e ainda mais econômico nivelá-las com drywall fixado nos perfis do que com gesso. Além disso, você obtém uma superfície com excelente desempenho adesivo,
- Para consertar painéis de plástico ou outros painéis de parede, forrar a tinta antiga também não se tornará um obstáculo,
- Se a nova coloração estiver planejada e a superfície das paredes permite que você fique sem o alinhamento delas, você pode aplicar uma camada de um novo revestimento sobre o antigo. Desde que não inche, não esfolie, segure firme e não tenha rachaduras. Em alguns casos, é permitido remover determinadas áreas da tinta esfoliada e preencher a irregularidade resultante com o reboco de acabamento. Mas observe que este item se aplica apenas a situações quando aplicado tinta acrílica sobre acrílico antigo ou esmalte sobre óleo antigo. No caso de aplicação de tinta acrílica ou à base de água em um esmalte velho, essas composições simplesmente não “se deitam” em uma superfície brilhante. Talvez quando você aplicar, parecerá que a tinta foi distribuída uniformemente na superfície e tudo acabou, mas após a secagem você encontrará ilhas individuais de uma nova cor, que são interconectadas por teias de aranha finas,
- Eles evitarão a necessidade de um revestimento antigo antes de revestir as paredes e os meios modernos. Por exemplo, um iniciador chamado Contato concreto e outras interpretações do nome com significado semelhante prometem boa adesão após a secagem, mesmo com uma superfície absolutamente lisa. A lista inclui até vidro e, na Internet, você pode encontrar muitas confirmações em vídeo.
- Se você planeja aplicar gesso úmido e outros compostos nas paredes, como cola de papel de parede, por exemplo, a pintura deve ser removida sem falhas. O gesso simplesmente não gruda em uma superfície lisa. A tinta tem uma capacidade mínima de absorver líquidos, de modo que o solo usual simplesmente não pode penetrar em sua estrutura e fornecer aderência. E sob o peso de papel de parede pesado, impregnado com cola, a tinta pode simplesmente sair junto com o papel de parede recém-colado. Mesmo que à primeira vista, parece que ela está segurando firme.
O que considerar ao escolher um método de remoção de tinta?
Antes de iniciar um trabalho trabalhoso e demorado, é necessário entender com o que estamos lidando e tentar escolher um método que, no entanto, se mostrará mais eficaz com menos trabalho e tempo. Para fazer isso, você precisa prestar atenção a cinco fatores determinantes:
- Decida qual quantidade de fundos você está pronto para gastar na aquisição das ferramentas ou soluções certas e está pronto
- Como tempo você tem. Afinal, acontece que o funcionário que você contratou para colocar o mesmo ladrilho é repentinamente liberado antes do horário combinado e está pronto para começar a trabalhar em sua casa em um dia. Então você tem que preparar as paredes em um ritmo muito rápido,
- Um papel importante é desempenhado por tipo de base. Pode ser gesso, cimento, tijolo ou concreto,
- Tipotintas - acrílico, emulsão aquosa, óleo ou esmalte. Obviamente, é muito difícil fazer isso com uma inspeção visual, mas ainda é possível distinguir a composição do óleo dos outros. Diremos imediatamente que a coisa mais difícil é remover a tinta a óleo da base de concreto,
- E o ultimo número de camadas pintura. Às vezes, uma camada fina é muito mais difícil de remover do que uma camada grossa que, quando atingida, se rompe com as placas devido à sua própria rigidez.
E a melhor coisa é "tentar um dente" e tentar remover um pedaço de tinta em cada um dos métodos, um de cada vez, em uma pequena seção da parede, começando pelo mais simples.
Métodos mecânicos para remover tinta
Normalmente, eles tentam remover o revestimento mecanicamente. Deve-se notar imediatamente que esses métodos são os mais demorados, mas ao mesmo tempo os mais acessíveis. Uma variedade de ferramentas é usada, começando pela mais simples. Antes de iniciar o trabalho, é necessário, se possível, liberar a sala de móveis ou cobrir com superfícies de filme que devem permanecer limpas e não poeira e partículas de tinta. Vamos considerar em mais detalhes.
Quando esse procedimento é necessário?
Depende do método de reparo. Se você deseja rebocar superfícies ou repintá-las, assim como papel de parede, remova a tinta antiga necessário em todos esses casos.
Há momentos em que a tinta antiga parece cativantemente forte e os proprietários colam papel de parede nela. No entanto, nesse caso, as chances são de que a cola secante, juntamente com a massa de papel de parede que está pendurada nela, detectar bolhas ocultas onde a tinta é ruim ou não se sustenta.
É afeta imediatamente o próprio papel de parede, o que entristecerá os proprietários que gastaram pouco dinheiro em reparos.
Se você embainhar uma parede ou teto com painéis, nesse caso, a tinta pode ser deixada.
Queimando
Desta forma rápido e eficiente mas, infelizmente, nem sempre é aplicável.
Sua essência é que um trabalhador aquece uma seção da parede ou do teto com um poderoso queimador de gás até a tinta escurecer, e o segundo imediatamente após limpa rapidamente uma área escura espátula de metal afiada.
Órgãos respiratórios necessários deve ser protegido por máscaras de gás. Tintas velhas podem conter agentes cancerígenos poderosos.
Para evitar incêndio, é proibido desta maneira. limpar superfícies de madeira. Você pode queimar qualquer tinta com aglutinantes orgânicos.
Usando solventes
O método químico é adequado para:
- tintas acrílicas
- glifálico
- pentaftálico,
- nitro
- para alguns tipos de tintas poliméricas.
O mais difícil é remover a tinta a óleo antiga dessa maneira. A lavagem começa por cima, embeber com uma superfície de cotonete ou rolo. Depois de algumas horas, a tinta inchada é limpa com uma espátula.
Desta forma refere-se a especialmente perigoso - Pode causar explosão de vapor de solvente. É proibido o trabalho sem máscaras de gás e ventilação eficaz.
Misturas especiais (lavagens)
Nesse caso, uma ferramenta especial é usada. Em vista do anterior (consulte a seção sobre solventes), os químicos desenvolveram um método combinado quando um aglutinante de tinta de base orgânica exposto a álcalis fortes com a adição de solventes.
É reduz a concentração de vapor solventes no ar e, devido ao fato de o álcali soltar a tinta antiga, o solvente penetra rapidamente na profundidade e atua adicionalmente.
Tinta inchada limpe com um raspador e lave a superfície: Primeiro, acidificado com água (vinagre, ácido cítrico, ácido clorídrico fraco 1-2%) e depois enxugado levemente com o solvente R-646.
Você sabe qual tinta é melhor para madeira ao ar livre? Informações detalhadas estão aqui.
Métodos térmicos
Métodos para remover tinta velha usando temperaturas elevadas também levar extremamente perigoso. Ao realizar esse trabalho, são necessárias proteção e concentração confiáveis e, é claro, experiência com a ferramenta abaixo. Três métodos comumente usados podem ser distinguidos.
No. 6. Usamos um ferro comum
Para um revestimento que não é mais retido da maneira mais confiável, o método de exposição à temperatura é adequado com a ajuda de o de sempre ferro. Através de uma folha de papel alumínio denso, é possível alimentar, a área desejada é bem aquecida e o revestimento amolecido é removido com uma espátula.
Emulsão de água
Geralmente usado em tetos e em salas secas, é fácil remover essa tinta da parede:
- Despeje água morna na bacia.
- Umedeça um rolo ou pano na água, umedeça as paredes.
- Aguarde 15-20 minutos.
- Retire o revestimento com uma espátula.
Dica: Antes de iniciar o trabalho, cubra os móveis e o piso com papel alumínio.
Em vez de um rolo ou pano, é conveniente usar um pulverizador de bomba - coloque água quente nele e pulverize-o. Também é conveniente embeber o papel de parede.
Acrílico
Ao contrário das tintas à base de água, elas precisam ser raspadas enquanto estiver trabalhando em uma superfície seca.
É possível remover a tinta acrílica das paredes do banheiro ou de outro cômodo com a ajuda de papel de lixa de grão grosso - no entanto, você precisará esfregar por um longo tempo e precisará de mais de uma folha.
Outra opção é a temperatura. Use um secador de cabelo para aquecer a tinta velha e remova-a como um filme. Uma técnica detalhada é descrita no vídeo.
Dica: Se você planeja aplicar novamente a tinta acrílica nas paredes, não poderá remover o revestimento antigo.
Óleo
você deve tentar O solvente ajudará a remover a tinta a óleo de pequenas áreas, mas tem um cheiro pungente e, se não houver ventilação suficiente na sala, é melhor recusar esta opção.
Método de temperatura comprovado para remover a tinta da parede:
- Aqueça a área com um secador de cabelo de construção.
- Retire a tinta com uma espátula.
Importante: Quando aquecidas, substâncias corrosivas são liberadas no ar, então você precisa trabalhar em um respirador e em um apartamento bem ventilado.
O método mais seguro, mas duradouro, é mecânico. O perfurador com um bico especial ajudará a acelerar o processo, o processo é descrito no vídeo:
Para reduzir os efeitos negativos da vibração nas juntas, enrole o bico com um pano ou borracha de espuma.
Betão
Uma das combinações mais problemáticas é a antiga camada de tinta a óleo soviética em uma parede de concreto. No entanto, devido à porosidade do material, não é fácil separar qualquer composição dele. A vantagem é que você pode usar qualquer método: mecânico, químico ou térmico.
Estuque
Devido à capacidade do emplastro inchar, não será difícil remover a tinta das paredes acima dele. A ordem mais simples:
- Faça entalhes na superfície.
- Aplique água morna usando um rolo ou spray.
- Deixe por 20-30 minutos.
- Retire a tinta com gesso.
Tijolo
Qualquer tijolo, seja silicato ou cerâmico, é indefeso contra compostos químicos, portanto o uso da lavagem é descartado. Você não apenas estragará a aparência, mas também destruirá a própria alvenaria.A limpeza mecânica rígida com areia ou perfurador também é perigosa para os tijolos.
A opção mais confiável nesse caso é uma lixa ou uma espátula. Ou, para economizar tempo, você pode solicitar um serviço de jateamento suave a profissionais:
Métodos mecânicos para remover tinta
O mais seguro em termos de ausência de substâncias tóxicas e odores desagradáveis é uma opção de remoção mecânica. Você precisará de uma ferramenta adicional que possa comprar ou alugar.
Importante: Antes de qualquer trabalho, cuide da sua própria segurança. Use roupas de proteção, óculos, respirador e luvas!
Espátula
O método mais fácil e barato é uma espátula. Com ele, você pode remover a tinta das paredes, mesmo nos cantos, em torno de tomadas e interruptores. As desvantagens incluem a complexidade e a duração do trabalho.
Muitas vezes, a lâmina é usada em combinação com tratamento químico ou térmico. Ou seja, o revestimento é inicialmente aquecido ou dissolvido e depois limpo.
É conveniente usar um raspador de espátula afiado, cujas vantagens são descritas no vídeo:
Moedor
Um dos métodos mais rápidos, mas perigosos. Se você não possui as habilidades necessárias para trabalhar com essa ferramenta, é melhor confiar a tarefa a profissionais ou escolher um método diferente de remover tinta.
Um sinal de menos é uma grande quantidade de poeira e ruído que os vizinhos não vão gostar.
Os profissionais aconselham não usar uma escova de metal rígida, mas uma tigela de diamante - graças à sua força e alta velocidade de rotação, você pode remover rápida e facilmente até mesmo uma espessa camada de tinta. Você aprenderá sobre como selecioná-lo e aplicá-lo no vídeo:
Cinzel
A principal vantagem de um cinzel manual em durabilidade. Se necessário, esta ferramenta pode suportar até mesmo bater com um martelo sem dobrar ou deformar.
Para descascar as paredes desta maneira:
- Afie o cinzel (este passo deve ser repetido periodicamente).
- Posicione a parede em um ângulo de 60 a 80 graus.
- Toque nele, deixando um espaço de 3-5 mm.
- Raspe os restos com um cinzel ou espátula.
Machado
Para esse método, escolha uma ferramenta leve e conveniente, porque um machado pesado não funcionará o dia todo.
A ideia é a mesma que quando se trabalha com um cinzel. Mas aqui você só precisa de um machado.
Segure-o em ângulo reto e bata na parede a uma distância de 3-5 mm uma da outra.
Importante: A tinta voará, então os óculos serão úteis para proteção.
Perfure com diferentes bocais
Muitos mestres consideram esse método o ideal, porque existe uma furadeira em quase todas as casas, é mais leve que uma furadeira de martelo e mais seguro que um moedor. Nesse caso, o processo será muito mais rápido do que ao usar uma ferramenta manual.
Tal como acontece com um moedor, uma escova de ferro não é a opção mais confiável. Muito mais rápido e fácil remover a composição da parede com algumas correntes fixas. Esse bico não é difícil de fazer sozinho, o custo será mínimo. Mas você precisa trabalhar com esse design em baixas velocidades e longe de móveis ou encanamentos.
No vídeo, você verá o método em ação:
Flush pronto
Os fundos são liberados na forma de géis, líquidos, aerossóis e pós. Dependendo da composição, existem ácidos, alcalinos e orgânicos. Cada tipo tem sua própria lavagem, mas existem universais. Por exemplo: Arquivo 5, Anticras. Docker S4.
Importante: Ao trabalhar com qualquer produto químico, tome precauções de segurança - use um respirador, luvas de borracha e descarte adequadamente os resíduos do produto.
Consistentemente, o aplicativo é necessariamente indicado na embalagem, mas geralmente as etapas são aproximadamente as mesmas:
- Para limpar uma superfície coberta com tinta do pó, se necessário, faça entalhes para uma melhor penetração.
- Dilua a composição (ao trabalhar com concentrados e pós).
- Aplique nas paredes, piso ou teto. Para melhor efeito, cubra com papel alumínio.
- Espere um certo tempo.
- Retire o revestimento com uma espátula ou formão.
Lavagem caseira
Você pode fazer isso sozinho, aqui estão algumas receitas:
- 250 ml de 10% de amônia, 1 litro de água, 2 kg de giz. Misture bem, aplique uniformemente na parede, aguarde 2 horas. Retire a tinta velha.
- 100 g de carbonato de sódio, 300 g de cal, água. Dilua até a consistência do creme de leite grosso, aplique por 12 horas e remova mecanicamente.
As misturas caseiras funcionam com descascamento ou revestimentos frescos; os mais fortes ou antigos são melhor removidos mecanicamente ou profissionalmente.
Ferro em casa
Uma opção simples não requer ferramentas profissionais, mas será eficaz apenas em revestimentos de baixa qualidade:
- Pré-aqueça o ferro ao máximo.
- Rasgue uma folha de papel grosso.
- Aqueça a parede através da folha.
- Remova o material com uma espátula ou outro objeto pontiagudo.
Qual é o caminho mais rápido?
A opção mecânica mais rápida é usar uma furadeira ou trituradora. É provável que seja mais rápido e fácil remover o esmalte com uma lavagem especial, mas os danos à composição e seu alto preço devem ser levados em consideração.
Sempre comece a luta com tinta velha com uma avaliação: composição, revestimento por baixo e suas próprias capacidades.
Quando atirar
Nos últimos anos, a pintura de parede era popular no design de cozinhas e banheiros. Nos tempos modernos, o design inclui belos padrões de ladrilhos que não podem ser colocados sem limpar a superfície da tinta antiga.
Mas há situações em que não é necessário fazer isso, por exemplo, se a parede for posteriormente revestida com drywall. Noutros casos, o revestimento é removido, uma vez que não contribui para a adesão (adesão) do material com adesivos, rebocos e outros compostos de construção.
Escolhendo um método para remover tinta
Ao escolher um removedor de tinta para paredes, considere os seguintes critérios.
- Tipo de corante - à base de óleo, acrílico ou água. Se o tipo é desconhecido para você, será necessário selecionar o método de remoção, experimentando em uma pequena área. Você precisa começar com os métodos que consomem menos tempo. Também é importante conhecer o número de camadas e sua adesão à parede.
- Material de superfície pintado - concreto, madeira, metal ou drywall. Por exemplo, no concreto não revestido, a tinta a óleo é mais difícil de descascar.
- Mais frente do trabalho - pintura, colocação de azulejos, etc.
- Orçamento do evento - adquirir ferramentas e dispositivos especiais.
- Opção de ventilação.
O que é necessário
Além disso, a escolha é influenciada pela disponibilidade da ferramenta necessária. Podem ser utilizados os seguintes equipamentos:
- escova
- equipamento de proteção individual (respirador, óculos, luvas de borracha, etc.),
- machado para entalhes,
- edifício secador de cabelo
- cinzel
- espátula
- rolo
- raspador de ferro
- furadeira elétrica
- Búlgaro
- agente químico para remover tinta das paredes,
- água.
É importante! Antes do procedimento, cubra os móveis e o chão com um filme para que não fiquem cobertos com resíduos de construção.
O uso de produtos químicos
A remoção de tinta das paredes usando misturas químicas é realizada de acordo com as instruções anexadas ao produto. Prepare a solução e espalhe-a sobre a superfície com um pincel ou rolo.
Conselhos! Os movimentos devem ser realizados em apenas uma direção.
Aguarde o corante amolecer. Remova-o com a lavagem usando um dos dispositivos de sua escolha:
- espátula
- raspador
- escova com uma pilha de metal.
A vantagem da opção de lavagem de tinta: velocidade de limpeza.
- um cheiro específico que não resiste por muito tempo,
- além da resistência, é caracterizada por um alto teor de toxinas,
- o contato com a pele causa queimaduras químicas,
- custo bastante grande
- Precisa de disposição especial.
Importante! Se a superfície tiver sido pintada várias vezes, o produto da primeira vez não removerá o revestimento. Remover rapidamente a tinta das paredes não funcionará, pois a aplicação da composição química também precisará ser feita repetidamente.
Siga as regras de segurança durante o trabalho - ventile a sala, use equipamentos de proteção individual. Pessoas com alergias, crianças, animais de estimação e mulheres grávidas não podem participar. Certifique-se de que a composição não entre em contato com a pele. Use roupas de proteção.
É possível limpar as paredes da tinta antiga com outros métodos. Se você precisar trabalhar com piso de madeira, umedeça a superfície com água e depois cubra-a com carbonato de sódio. Faça a camada grossa para cobrir toda a área. Molhe a estopa e cubra o chão. Aguarde um dia, mantendo constantemente a condição úmida do material. No final do período, remova a camada usando uma espátula. Isso é feito facilmente, pois inchará da umidade.
O próximo método é uma mistura de carbonato de potássio com limão. O primeiro componente pode ser substituído por carbonato de sódio. Levará 400 g. Agite essa quantidade em 1,2 kg de cal rápida e aplique na superfície. Antes de limpar a parede da pintura, aguarde 12 horas.
Outra maneira é usar vidro líquido. Lubrifique o revestimento, deixe secar e retire o filme de silicato junto com a tinta esfoliada. Pode ser necessário repetir o procedimento mais de uma vez.
A limpeza química também é adequada para os seguintes tipos de corantes:
Para uma área pequena, você pode usar solventes.
Tratamento térmico
Nesta situação, um secador de cabelo de construção ajudará. Aqueça a superfície até o corante amolecer. Em seguida, você precisa remover a tinta da parede, usando uma espátula ou qualquer outro raspador. Se um secador de cabelo especial não estiver disponível, não o use regularmente. É melhor aquecer o revestimento com um ferro, depois de cobri-lo com uma grande folha de papel alumínio. No final do trabalho, lave a parede, limpe pequenos defeitos e limpe com um cotonete embebido em solvente.
Este método é adequado para locais onde não deve haver vibração e choque (onde há caixilhos de janelas, portas envidraçadas, etc.). Este método não é usado onde a fiação está localizada ou há elementos decorativos danificados pela exposição a altas temperaturas (por exemplo, plástico).
A principal desvantagem do método térmico de limpeza das paredes da tinta é a evaporação de substâncias tóxicas quando aquecidas, bem como o cheiro específico a ela associado. As medidas de segurança incluem trabalho exclusivamente em áreas ventiladas. Além disso, você precisa usar proteção respiratória pessoal.
Tipos de métodos mecânicos para remover tinta
Esta opção é adequada para quem está preocupado com emissões tóxicas de outros tipos de tratamento de parede ao remover tinta antiga. Para fazer isso, use um entalhe com um machado. O processo possui as seguintes características:
- falta de dano
- baixo custo
- não traumático
- duração do trabalho
- insumo de trabalho.
A sequência de ações é a seguinte:
- faça cortes usando uma ferramenta,
- polvilhe a superfície pintada com água,
- espere que ele embeba
- arranque a tinta velha da parede com um machado.
Importante! Se você escolher o ângulo reto da lâmina, isso aumentará a eficiência do trabalho, bem como a velocidade de sua execução.
Esta opção é adequada para salas de difícil ventilação. É usado em pequenas áreas, já que muita força física é usada no trabalho. É frequentemente usado onde os ladrilhos serão colocados no futuro, uma vez que a irregularidade resultante contribui para uma melhor adesão dos materiais.
Interessante! A superfície é pulverizada com água para reduzir a quantidade de poeira gerada no processo.
Para retirar a tinta das paredes, se ela já começar a esfoliar desde a velhice, use uma espátula ou um formão. Este também é um método trabalhoso, mas distinto pela limpeza. É adequado para superfícies de madeira, bem como locais para soquetes, rodapés, tubos etc. No processo, você deve ter uma esmeril, necessária para afiar a ferramenta.
Método eletromecânico
Este método é adequado para remover tintas antigas de paredes de concreto, pois é caracterizado por alta produtividade, o que facilita o trabalho. Para fazer isso, use um moedor com um rebolo largo com abrasividade de pelo menos 40, mas esteja preparado para o fato de que muita poeira será gerada no processo. Após um minuto de processamento, aguarde 20 minutos para que o pó seque. Agora à venda, você pode encontrar modelos equipados com um aspirador de pó, o que facilita o procedimento e o torna mais limpo.
Além disso, um bico criado pelo tipo de escova para cortar fios de aço é usado para o trabalho.
Você também pode fazer uma furadeira de impacto com bicos especiais. Existem duas opções para remover tinta das paredes do banheiro e de outros quartos. No primeiro caso, as correntes são tomadas como bicos. Este método é adequado para qualquer superfície - madeira, metal ou concreto.. É caracterizada pela eficiência e baixo custo. O mesmo método remove a ferrugem.
Para executar o procedimento, são utilizados dois tipos de correntes:
- removedor de tinta
- configuração de 13 links.
Recursos desta ferramenta para remover tinta:
- a espessura do elo deve ser de pelo menos 5 mm,
- o link central gira 6 links de cada lado,
- a base é um parafuso de 6 mm,
- a broca deve girar para a esquerda,
- Depois de colocar a corrente, aperte firmemente a porca para manter a trava durante a operação.
Se o link extremo sair de um lado, o link oposto também precisará ser removido para que haja um equilíbrio. O trabalho continua até que pelo menos três links permaneçam com cada um deles.
É importante! Durante a limpeza, a tinta das paredes voará em pedaços, portanto, você precisará proteger o corpo do estresse mecânico.
No segundo método de trabalho com um perfurador, coroas em tijolo são usadas como bocais.
O método eletromecânico é raramente usado em madeira pintada, pois é fácil danificar a superfície com uma ferramenta. Para trabalhar, você precisa ter habilidades especiais.
Remoção de corantes à base de água
Nessa situação, você pode remover rapidamente a tinta da parede, pois a maioria não é à prova d'água. Para fazer isso, umedeça o rolo em água morna e trate a superfície. Você também pode usar uma solução de sabão. Deixe-o úmido por 10 a 15 minutos e limpe a área com uma espátula. Talvez o procedimento precise ser repetido e até mesmo use uma escova de metal. Se isso não ajudar, use os métodos indicados para remover o corante de óleo.
Conselhos! Trabalhe em pequenas áreas para monitorar sua umidade.
Moedor ou broca de martelo
Uma maneira muito eficaz e versátil de remover tinta. Adequado para todas as tintas e superfícies, com uma limitação para madeira. Trabalhar madeira requer grandes habilidades, como lá você pode facilmente estragar a superfície.
Uma escova de coroa ou uma coroa especial em um tijolo (fresa) é usada como ferramenta. Também existem cadeias, mas essa é uma maneira muito perigosa - se um link desaparece, então pode ferir seriamente um trabalhador ou aqueles próximos.
As desvantagens do método mecânico são muito grandes quantidades de poeira tóxica portanto, é necessário trabalhar, pelo menos, com um respirador e com óculos de proteção, bem como produzir ventilação contínua por exaustão.
Agora o mercado começou a aparecer ferramentas especiais para limpar tinta velha, mas eles não são comuns o suficiente.
Espátula ou formão
Menos produtivo, mas o método mais limpo. Ideal, ou melhor, indispensável ao trabalhar perto de tomadas, fiação, tubos, em cantos, perto de rodapés, bem como em superfícies de madeira.
Uma espátula remove camadas de tinta que não se mantêm bem na superfície, e o cinzel ajuda em locais onde a tinta é mantida com firmeza. Para este método de limpeza, muito é bom ter esmeril na mão, para afiar uma ferramenta que apaga rapidamente em superfícies de pedra.
Número 8. Método de maçarico
As vezes aplique um maçarico. Ou, em outras palavras, um queimador que funciona com querosene ou vapor de gasolina. Um litro de combustível, em média, é suficiente para operação contínua por 20 a 50 minutos. A chama deve ser trazida o mais próximo possível da tinta e cuidadosamente observada. Quando a tinta começar a derreter, mas não queima, você pode raspar a parede.
Todos os métodos térmicos necessários acompanhada por um forte desagradável cheirar que aparece durante o aquecimento da tinta. Portanto, não é altamente recomendável trabalhar em salas sem ventilação. Também de maneira alguma não permitido para aquecer lugares onde passam os fios elétricos ou aqueles onde há hipotecas de madeira na parede.
Remoção de acrílico
Uma escova de metal e uma lixa de grão grosso são adequadas para remover tinta acrílica. Use luvas de borracha para proteger suas mãos. Se a tinta adquirida for de alta qualidade, será mais difícil removê-la. Se um método simples não funcionar, use as instruções para remover o corante de óleo.
Conselhos! Se, no futuro, for planejado pintar a superfície coberta com tinta acrílica com o mesmo material, a camada anterior não poderá ser removida se ela tiver mantido sua suavidade.
Machado e água
Este método é um dos mais fáceis e seguros. Sua única falha é que ele requer força muscular considerável. Embora cada golpe com um machado exija pouco esforço, no entanto, milhares de golpes precisam ser feitos e mãos destreinadas rapidamente se cansam.
Um machado é aplicado em entalhes pequenos, mas estreitamente espaçados, entre os quais a tinta racha e cai. A água é usada para reduzir a poeira, Como resultado, a poeira está completamente ausente. Esta preparação da superfície é muito adequada para reboco subsequente.
Usando um secador de cabelo
Este método se assemelha a um método de gravação. Mas aqui, a tinta é aquecida a uma temperatura mais baixa do que a chama aberta, o aquecimento atua mais localmente devido ao bico de um secador de cabelo e esse método às vezes pode ser um dos melhores.
Substâncias menos nocivas são liberadas, mas não devem ser esquecidas em nenhum caso. E use ventilação frequente ou uma máscara de gás.
Uma camada de tinta intumescente é removida com uma espátula. Então superfície lavada, limpa pequenos defeitos e limpe com um cotonete com uma pequena quantidade de solvente.
Como escolher um método adequado?
Escolha um método de limpeza de paredes com tinta velha por várias razões:
- material de parede
- tipo de tinta velha
- opções de ventilação
- acordo com vizinhos sobre barulho, tempo de trabalho etc.,
- ferramentas disponíveis
- orçamento acessível.
Esse tablet ajudará:
Material da parede | Emulsão de água | Acrílico | Óleo |
Betão | Hmt | Hmt | MT |
Estuque | Hmt | Hmt | MT |
Tijolo | XM | XM | M |
Árvore | XM | XM | M |
X - quim. M - mecânico T - prazo. métodos de limpeza.
Ao escolher um método de limpeza, a prioridade deve ser dada trabalho de segurança para pessoas porque a saúde perdida não pode ser devolvida por nenhum dinheiro e o trabalho com tinta, especialmente não profissional, pode ser muito prejudicial.
Remoção de tinta a óleo de uma parede de concreto
Superfícies de concreto de tinta a óleo aplicadas por profissionais conscientes, difícil de limpar.
A razão para isso é muito simples - pintores profissionais limpar completamente as superfícies do pó antes de pintar.
Em instalações residenciais, o concreto é necessariamente rebocado (se os construtores trabalharem de boa fé). Em qualquer caso, na habitação melhor fazer sem métodos químicos - na prática, eles podem ser insuportáveis, especialmente em prédios de apartamentos.
Os vapores de muitos solventes são mais pesados que o ar e definitivamente vai para os andares inferiores, o que causará grande (e legítimo) descontentamento entre os vizinhos.
Você pode começar com uma tentativa de agir sobre a tinta com uma forte solução de carbonato de sódio. Para a amostra, limpe com uma solução quente de cerca de 1 quadrado. medidor de superfície. As mãos devem estar em luvas de borracha!
Depois de algumas horas, você pode tentar novamente. E então apenas comparar, raspando o primeiro sob o refrigerante e qualquer outro, em que a solução de refrigerante não foi afetada. Pode acontecer que o refrigerante tenha suavizado significativamente a tinta antiga.
Isso facilitará sua remoção em 30 a 70%. Nesse caso, todas as superfícies podem ser tratadas. Barato e alegre.
Se o efeito do refrigerante não for detectado, então vá para limpeza mecânica, escolhendo uma ferramenta adequada para cada gráfico.
Limpeza mecânica
Começamos de qualquer lugar, pois será conveniente. Moedor ou broca com escova trabalhar mais fácildo que um machado ou um formão e você precisa começar com isso.
Aqui você deve usar um respirador. Será muito útil limpar a área tratada com um pano úmido - isso pode reduza drasticamente a quantidade de poeira, embora poeira, é claro, apareça.
Trabalhamos com ferramentas elétricas de 220 V, nossa ferramenta deve ser aterrado de acordo com as regras do cabo de três fios e deve ser cuidadosamente protegido da umidade.
Portanto, umedeça a superfície para que a umidade não tocou no moedor ou na broca. É melhor cobrar o assistente. Não toque na ferramenta elétrica com as mãos molhadas! As mãos devem estar em luvas ou luvas secas, mas não devem escorregar.
Ao trabalhar com uma broca, um cortador de coroa ou uma escova pode ser reforçado não no próprio cartucho, mas com a ajuda de uma pequena haste de extensão. É Isso salvará o equipamento de perfuração da poeira que chega lá.
Poeira, apesar de o ventilador expulsar o ar, ele entra na broca e estraga o mecanismo. No entanto vai funcionar um pouco mais fisicamente.
Em locais inacessíveis: perto de tomadas, interruptores e outros similares, a tinta deve ser removida com um formão afiado, moendo-a de vez em quando. O trabalho é feito em uma área pequena e será fácil.
Se a superfície não estiver rebocada, o acabamento poderá ser feito. fazer com uma lixa áspera, e depois amassar os solavancos.
A maneira mais fácil é quando a superfície é rebocada, neste caso, as rugosidades ásperas (entalhes) da superfície só serão beneficiadas - o gesso segure firmemente. Isso é especialmente bom para a colocação subsequente de ladrilhos.
Após a limpeza, limpe todas as superfícies, limpe o chão com um aspirador de pó e também limpe. Não se esqueça que os componentes do pó: silicatos e pigmentos de tinta a óleo contêm substâncias muito tóxicasdifícil de remover do corpo.
Assista neste vídeo como remover a tinta a óleo antiga das paredes:
4 comentários
É lamentável que este artigo não tenha chamado minha atenção literalmente uma semana antes. Quanto eu e meu marido atormentamos, pegando tinta velha da parede com uma espátula e uma faca. Para ser honesto, eles não tinham idéia de que existem ferramentas especiais para isso. Ou pelo menos um jeito com água e um machado - eu também gostei.
Use álcalis fortes ou outros solventes - métodos mais ou menos para pessoas comuns. Eles matam a saúde mais rapidamente do que você tem tempo para limpar metade do muro. Aqui, ou uma espátula e um formão, ou chame os construtores com equipamentos, não há outra maneira de imaginar.
Só não consigo entender uma coisa ... por que os papéis de parede soviéticos grudavam firmemente nessas tintas a óleo. Hesitei em arrancá-las no corredor de cinco metros ... fiquei tudo igual ... acho que, graças a Deus ... sim, agora ... queria cobrir com papel de parede líquido, você não pode ... eles não mentem na pintura ... leia o artigo e, em horror silencioso ... a química não pode, com um perfurador e um machado - não para mim .. o mago gasta muito dinheiro (e na verdade eu o entendo), e se você fechá-lo com drywall, então do corredor de 5 metros haverá 3 metros ... o que fazer então?
Sim .. algumas garotas escrevem comentários ... essa é a nossa dor de cabeça)))
Isso é possível e de que maneira?
Parece que deve haver algum segredo simples ou invasão de vida que resolverá o problema no menor tempo possível. Infelizmente, mesmo os profissionais concordam que muito esforço será necessário para solucionar o problema.
No entanto, com a devida persistência, isso pode ser feito independentemente. Especialmente se você seguir o conselho de quem tem uma vasta experiência nesse assunto. Especialistas identificam vários métodos de remoção de tinta das paredes:
Cada um desses métodos tem seus prós e contras, portanto, para saber qual deles deve ser preferido, você deve considerá-los separadamente.
Maneira manual de remover tinta velha
Essa opção é boa nos casos em que a camada não é muito grossa. Na maioria dos casos, basta se armar:
Tudo que você precisa fazer é raspar a camada antiga. Quando a primeira depressão é formada, você pode simplesmente retirar a camada antiga com uma ferramenta e removê-la em pedaços inteiros, embora isso nem sempre seja possível.
Em locais “leves”, você pode fazer com uma espátula ou raspador; os mais complexos exigirão um cinzel, mas o princípio de operação permanece aproximadamente o mesmo.
Existe uma maneira antiga que era usada nos velhos tempos. É verdade que, pelos padrões modernos, ele exigirá de maneira justa, mas nossos bisavôs não tinham medo disso. Nesse caso, a tinta é removida com um machado e água. Além disso, o último é necessário apenas para tornar o processo não tão empoeirado. Aliás, mesmo no mundo moderno, esse método continua sendo um dos mais seguros e eficazes.
Métodos térmicos e eletromecânicos para remover a tinta velha
Métodos bastante eficazes para resolver o problema, cuja única desvantagem é a necessidade de ferramentas especiais e a estrita observância das medidas de segurança, ignorando as que estão repletas de ferimentos e outros riscos relacionados à saúde (atenção especial deve ser dada à proteção dos olhos e mãos).
1. Rebarbadora. Uma boa opção (como uma furadeira de impacto ou furadeira elétrica) para trabalhar com superfícies duras. Para um trabalho bem-sucedido, você precisa de um bico especial para remover a tinta. Somente um artesão experiente pode limpar uma superfície macia (por exemplo, madeira) dessa maneira; portanto, a maioria deles nem deve tentar fazê-lo. Mas ao trabalhar com paredes de concreto, esse método é muito bom!
2. Queima de tinta velha. Uma maneira muito popular para quem sabe trabalhar com fogo. É especialmente bom quando se trabalha com materiais não combustíveis. É necessário apenas um queimador a gás, que deve ser usado para queimar a tinta. Quando a área tratada ficar escura ou preta, ela deve ser limpa com uma escova ou um raspador em uma camada clara.
3. Remoção de tinta antiga com um secador de cabelo. Em princípio, é uma subespécie de queima, mas, neste caso, a temperatura será mais baixa, o que, por um lado, prolonga o trabalho, mas, por outro lado, pode ser usado ao trabalhar com materiais mais sensíveis aos efeitos das temperaturas (por exemplo, madeira).
É importante observar que as opções de queima e secador de cabelo representam um certo perigo, pois durante a combustão e o aquecimento várias substâncias são liberadas no ar, uma parte significativa das quais pode ser tóxica. Portanto, é necessária uma máscara de gás ou pelo menos um respirador. A propósito, a opção com um secador de cabelo é mais segura do que queimar.
Remoção de tinta antiga com produtos químicos
O método antigo, que antes era limitado apenas ao trabalho com solvente. No entanto, desde então, os fabricantes expandiram significativamente sua gama de produtos, que agora podem ser usados para remover tintas novas e velhas.
Novamente, ao trabalhar com produtos químicos, lembre-se de segurança, para que, juntamente com a tinta, você não remova sua própria saúde.
1. O método antigo. Nesse caso, use um solvente. Nada mal para remover acrílicos, polímeros e tintas nitro. A desvantagem deste método é a evaporação intensa e a impotência quase completa antes das tintas a óleo.
2. Novo método Neste caso, são utilizados meios especiais para lavar a tinta. Eles são vendidos em lojas de construção e têm um efeito mais poderoso do que um solvente simples (no entanto, seu forte análogo também faz parte desses fundos). A propósito, os vapores dessas lavagens são um pouco menos perigosos do que com um solvente puro.
A desvantagem dos métodos químicos de remoção de tinta pode ser chamada de baixa velocidade de trabalho com um alto número de vapores. E os fundos serão gastos intensivamente. Simplificando, para limpar a tinta de uma parede ou piso inteiro, é melhor usar outros métodos - será mais rápido e seguro.
Qual opção para remover a tinta velha para escolher?
Ao escolher um ou outro método de remoção de tinta, você deve prestar atenção aos seguintes fatores:
· Tipo de tinta removida, sua camada e idade,
· A presença / ausência de ventilação de alta qualidade na sala,
Além disso, deve-se lembrar que pode haver vizinhos por perto. Alguns removedores de tinta são bastante barulhentos e os produtos químicos podem ser um teste difícil para o nariz nas vizinhanças. Você pode usar as seguintes recomendações que lhe dirão quais métodos são mais eficazes ao trabalhar com um tipo específico de tinta aplicada a uma superfície específica.
Como pode ser visto acima, o mais problemático é o revestimento com tinta a óleo, que reage apenas ao método térmico de exposição, eletromecânico e manual. Neste caso, a química quase certamente se transformará em dinheiro desperdiçado e tempo perdido.
Quanto ao método manual, ele pode ser chamado de mais simples, mais barato e aplicável a quase todas as superfícies, com exceção das delicadas. A única coisa que você precisa suportar neste caso é a necessidade de fazer algum esforço físico.
Eliminar a tinta a óleo antiga: conselhos de especialistas
Uma característica da tinta a óleo é que ela esfolia com pequenos pedaços que mais parecem migalhas. Isto é especialmente verdadeiro para revestimentos muito antigos, dispostos em várias camadas. Nem vale a pena tentar lavá-lo com um solvente, e a eletromecânica nem sempre ajuda. Mas o método manual (ou semi-manual) de lidar é bastante real.
1. Prepare uma solução forte de carbonato de sódio.
2. Para processar com uma solução uma pequena seção da parede (duas vezes, se necessário).
3. Se não foi possível remover o revestimento (como regra, esse é o caso), os resíduos de tinta são removidos manualmente ou por meios eletromecânicos.
4. Se a parede limpa de tinta não for rebocada, sua superfície deverá ser tratada com lixa ou moedor. Caso contrário, é mais provável que lixar, pois o gesso se mantém melhor em paredes irregulares.
· As áreas próximas a tomadas e interruptores devem ser processadas apenas manualmente e somente com ferramentas pequenas (excluindo o machado).
· Após o uso de líquidos, os aparelhos elétricos só podem ser abordados com as mãos secas.
· Trabalhe com carbonato de sódio apenas com luvas de borracha.
· As luvas de borracha não serão supérfluas ao trabalhar com um moedor e outros aparelhos elétricos.
· A remoção de tinta geralmente leva a um pó severo da sala. É importante lembrar que os aparelhos elétricos que valem a pena proteger também estão expostos a ele.
O que não fazer
Os seguintes produtos não são recomendados para o desmantelamento de tinta:
- método térmico usando chama aberta - muito inflamável,
- descarga química - não usado em salas sem ventilação.
Independentemente da escolha do método de limpeza das paredes com tinta, não se esqueça de usar equipamentos de proteção individual. Em qualquer processo, você será afetado pelos seguintes fatores negativos:
- poeira
- substâncias tóxicas
- partículas finas voando para longe.
A coisa mais importante a proteger são os órgãos respiratórios e visuais.
Ferramenta essencial
Como já mencionado, você pode remover o papel de parede antigo das paredes com um conjunto escasso de ferramentas. Todo mundo sabe que você não pode ficar sem uma espátula, porque ele é o primeiro da lista. Falando da espátula - é altamente recomendável prepará-la para ele executar tarefas para outros fins - para afiar a área de trabalho. Portanto, uma lista exaustiva de ferramentas:
- Espátula
- Pulverizador de água,
- Esponja, trapos,
- Uma pilha de jornais,
- Filme plástico
- Fita dupla face larga
- Faca de papelaria
- Ferro a vapor
- Broca com escova de aço
Esta é a lista mais acessível de necessárias para concluir a desmontagem do papel de parede. Alguns itens podem ser substituídos por dispositivos mais especializados, para o trabalho, que serão discutidos posteriormente.
Trabalho preparatório
Primeiro, você precisa entender que a aplicação de novas pinturas nas pinturas antigas é uma ação inaceitável. O resultado será impraticável, feio, não higiênico, e aqui está o porquê:
- A nova camada assumirá a forma da superfície antiga e, após a secagem, repetirá toda a sua textura - poços e tubérculos, depressões em locais onde não havia revestimento,
- Sob as camadas antigas, sempre existem lugares em que não há contato, ou seja, esses lugares estão vazios. Após a aplicação de uma nova camada, aumenta a probabilidade de mofo nessas áreas, o que é perigoso para a saúde, especialmente nos quartos das crianças,
- Nos lugares em que as camadas antigas se mantinham bem, as novas também ficam bem, ainda melhor do que em uma parede nua. Mas, ao mesmo tempo, não haverá contato com a parede nas áreas onde ela não estava anteriormente.
Para se preparar para a remoção do papel de parede antigo, é necessário liberar espaço na sala. Para fazer isso, mova os móveis para outras salas o máximo possível e mova os móveis volumosos restantes no centro. Assim, perto das paredes devem aparecer livres 1,5 - 2 metros.
Recomenda-se espalhar jornais no chão, pois o trabalho será úmido e há uma alta probabilidade de pedaços de papel grudarem no chão, seguidos de secagem. É aconselhável cobrir os móveis restantes da sala com filme plástico pelas mesmas razões.
Se o apartamento tiver idade suficiente, é aconselhável realizar trabalhos à luz do dia e com eletricidade desconectada (é necessário desligar a máquina). Usar água e fiação velha e vazia pode ser um truque. Ainda é necessário remover todos os interruptores e tomadas, o que aumenta o perigo.
A remoção do papel de parede está intimamente relacionada ao tipo de revestimento no qual é aplicado e sua aparência, que pode ser: papel (clássico), vinil, têxtil, veludo, não tecido.
Papel de parede
A remoção de papel de parede de papel velho geralmente tem que ser feita no reparo de apartamentos construídos na era soviética. Muitas vezes, existem várias camadas de revestimentos de papel, falando sobre a preguiça dos antigos proprietários ou sobre a força dos antigos meios de colar. A baixa resistência e espessura de tal revestimento também não é a sua vantagem - esta opção não é fácil de destacar com panos grandes. Tendo em conta o que precede, a remoção de papéis de parede antigos feitos de papel é mais difícil do que de outros materiais.
Existem várias maneiras de remover as teias de papel:
- Use água morna misturada com vinagre, refrigerante e detergente para amaciar. Esta composição deve ser aplicada na parede usando um spray ou esponja.Mas, para isso, primeiro faça cortes com uma faca de escritório (estenda a divisão da lâmina 1 para evitar ferimentos). Não molhe a parede inteira de uma vez, pois o trabalho adicional levará muito tempo e algumas áreas terão tempo para secar. Mergulhe a área umedecida por 20 minutos, permitindo que a composição absorva o papel. Então comece a rasgar o papel de parede.
- Use um removedor especial para amolecer. Existem muitos desses líquidos vendidos em lojas de ferragens para todos os tipos. São melhores que uma composição caseira, penetram através dos poros e preparam melhor a superfície para desmontagem. O produto é diluído em água morna nas proporções especificadas nas instruções e aplicado na parede. A composição não só penetra melhor, mas também dissolve a cola antiga. Após 5 a 7 minutos, a tela deve ceder facilmente.
- Vaporize a superfície da parede, para a qual use um ferro com função de vapor. É ainda mais conveniente fazer isso com um vaporizador, gerador de vapor ou uma esfregona especial.
- Uma opção para o caso extremo e mais difícil, quando uma folha de papel foi colada à consciência com cola PVA. Costumava ser uma das opções mais acessíveis. Como essa cola é à prova d'água, você terá que trabalhar manualmente, quase em uma seca. Você pode usar a cabeça da escova (metal) na broca. Nesse caso, o trabalho será empoeirado - deve-se tomar cuidado para proteger o sistema respiratório e a visão.
Papel De Parede De Vinil
Com este tipo de decoração, a situação é muito mais simples. Essa visão é feita de uma camada de vinil depositada em uma camada de papel. A camada de papel é colada na parede. Como a ferramenta com a qual essas duas camadas são coladas não tem nada a ver com cola de papel de parede, é necessário usar a ferramenta para remover esse revestimento. Embora a água quente seja adequada aqui.
Como arrancar o papel de parede da parede? Primeiro, as incisões são feitas ao longo de todo o perímetro (ou processadas com um rolo especial com agulhas). Em seguida, o produto é aplicado e, após 7 a 10 minutos, você pode remover lentamente a tela inteira, agarrando-a por cima. A ferramenta não danifica a cola entre camadas, porque a camada superior, de vinil, ajuda a remover a folha inteira sem quebrar.
Se, após a remoção, ainda restarem pequenas áreas com uma camada de papel removível, ela deverá ser removida mecanicamente com uma espátula, umedecendo este local com água.
Papel de parede de veludo e não tecido
Remova rapidamente o veludo de papel de parede antigo e o tipo não tecido pode seguir o mesmo princípio do vinil. Sua estrutura é idêntica, a diferença está apenas no material da camada superior. Portanto, cortar ou aplicar furos na camada superior, usando equipamento especial e uma espátula, é o caminho certo para limpar a parede do papel de parede antigo.
Papel de parede de tecido
A visão têxtil é uma versão em duas camadas, na qual a camada superior é feita de tecido e a parte inferior é de papel. Como os têxteis são um material bastante poroso, não haverá problemas com a penetração do produto. Como limpar a parede desse tipo de papel de parede? Primeiro, tente remover a tela, puxando-a no canto inferior. Provavelmente, a camada superior pode ser facilmente separada da camada inferior, que precisa ser tratada como papel de parede de papel.
Revestimento lavável
Existe algo como "papel de parede lavável". Eles não são um tipo separado de revestimento. Essa definição fala apenas do seu grau de proteção contra a umidade. Na embalagem de tais rolos, há um ícone na forma de linhas onduladas - de um a três. O tipo de vinil é mais lavável, mas alguns tipos de papel não deixam de ter essa qualidade. Sabendo como retirar um papel de parede do tipo vinil, não haverá dificuldade em removê-lo e lavá-lo.
Remoção de Drywall
Desmontando papel de parede de folhas de drywall - a tarefa "com um asterisco". O fato é que a camada superior do drywall é feita de papel. Não é difícil entender que as superfícies do papel de parede e as paredes de papel são coladas com um aperto morto. Como remover papel de parede de uma parede de drywall? Nesse caso, só é necessário usar um removedor, pois não deve haver nenhum efeito na parede. Após a aplicação, o trabalho deve ser feito com cuidado para não danificar a folha de gesso cartonado. Bem, se os revestimentos estiverem firmemente colados (possivelmente PVA ou cola similar), com base na aparência da folha de drywall após a remoção do revestimento, é melhor concluir a viabilidade de mais descamação. Pode ser necessário substituir as folhas por novas.
Papel de parede para pintura
Se o revestimento for feito de papéis de parede especiais que podem ser pintados, talvez não seja necessário se perguntar "como retirar o papel de parede". Esse visual pode ser facilmente "atualizado", para o qual existem tintas especiais. Como pintar o papel de parede antigo? Antes de tudo, precisamos avaliar sua condição: se a pintura for suficiente para atualizar o interior, você precisará apenas da tinta da cor desejada e de um rolo. A pintura é feita exclusivamente em uma superfície seca!
Armado com a teoria, a questão de "como remover papéis de parede antigos" será apenas uma questão de tempo. Remover camadas antigas não é difícil se você for criativo. Nesse processo, é melhor deixar os métodos bárbaros como último recurso. Produtos químicos modernos e vários dispositivos facilitam o destino do proprietário e às vezes aceleram as coisas.
No. 9. Removedor de tinta pronto
O intervalo de tempo é sempre indicado na embalagem, bem como as recomendações de uso, as quais aconselhamos a aderir em ordem estrita.
- Todos os produtos químicos têm odores pungentes e são muito agressivo. Certifique-se de trabalhar com luvas e um respirador e, durante o período da solução, é melhor deixar o apartamento completamente, abrindo as janelas para ventilação,
- Além disso, depois de terminar o trabalho, você não pode simplesmente pegar e despejar a solução restante no esgoto. Os produtos químicos são muito corrosivos e devem descartados adequadamente. Isso também é mencionado na embalagem ou nas instruções,
- Pode assustar e custo essas ferramentas, mas acredite, depois de tentar remover a tinta com uma espátula, machado ou moedor e nenhuma das opções acima fornecerá o resultado desejado, você não desejará salvar. Geralmente, um litro de solução é suficiente para remover a tinta das paredes do banheiro e do banheiro em tamanhos padrão,
- Preste atenção ao fato de que algumas formulações podem ser usadas apenas em superfícies horizontais.
Em dependente do componente Os compostos prontos para uso básico são:
- Ácido - à base de ácido clorídrico ou fosfórico,
- Alcalina - à base de sais de várias origens,
- Orgânico - que não contém sais ou ácidos.
Para remover tinta velha de uma superfície de pedra mais adequado compostos livres de ácido são considerados.
De acordo com a forma de liberação As soluções podem ter a forma de:
- Líquidos - concentrados alcalinos ou ácidos a diluir,
- Géis - têm um efeito mais suave e estão disponíveis com base em compostos orgânicos. Mais conveniente para uso interno, pois eles não têm um odor tão pungente,
- Pós - usados na forma de soluções e de forma independente,
- Aerossol - projetado para trabalhar com pequenas áreas e é muito conveniente.
Escolher a composição para um certo tipo de tinta não é difícil. Para não cometer um erro na escolha de uma lavagem, melhor comprar universal soluções adequadas para remover tintas de qualquer tipo. Por exemplo:
- Flushing Falha 5 - Ele foi projetado especificamente para remover tinta velha e dissolver até formulações em pó. Começa a agir alguns minutos após a aplicação. Você verá como o revestimento antigo começa a ficar coberto de pequenas rachaduras,
- "Anticras" - uma lavagem universal de alta velocidade, adequada para remover a tinta não só das paredes, mas também do chão, corrente, metal, madeira, plástico,
- "Docker S4 "é uma lavagem geral de construção usada para remover todos os tipos de pintura.
No. 10. Como fazer uma lavagem do tipo faça você mesmo?
Ainda assim, você pode tentar salvar e preparar uma lavagem para tinta independentemente:
- É necessário misturar 250 ml de amônia com um litro de água fria. O álcool deve ser de 10%. No líquido resultante, você precisa adicionar 2 kg de giz comum e misturar bem até formar uma mistura pastosa sem grumos. A pasta resultante é aplicada à parede em uma camada uniforme. Depois de algumas horas, você pode começar a remover a tinta. Uma composição semelhante não deve destruir a própria camada de tinta, mas violar a resistência de sua adesão ao material base,
- Outro método popular é misturar 1,2 kg de cal rápida com 400 g de carbonato de sódio e adicionar água. A mistura deve se parecer com creme de leite grosso e consistente. É aplicado na parede por um período mínimo de 12 horas,
- Você pode usar vidro líquido. É aplicado em uma camada fina sobre tinta velha. Após a secagem, forma-se uma fina película de silicato, que deve descascar com a tinta.
Normalmente, os métodos acima fazem um bom trabalho ao remover o revestimento aplicado recentemente ou decrépito. Para camadas fortes de tinta, é melhor usar lavagens especiais prontas.
Tecnologia de lavagem
Quando a escolha do remédio certo é feita, é hora de lidar com a tecnologia certa dele aplicação:
- Para uma penetração mais eficaz e profunda do reagente na camada de tinta antiga, a superfície deve estar livre de poeira e outros contaminantes. Você pode lavar as paredes com produtos químicos domésticos e depois esfregá-las com uma escova dura ou uma lixa grossa,
- Agora aplique a própria composição química. Isso deve ser feito com uma escova ou rolo largo. Não os molhe demais para que o produto escorra ou pingue no chão. É melhor seguir em uma direção
- Para que o reagente não evapore tão rapidamente da superfície e consiga exercer um efeito adequado sobre ele, é possível cobrir a superfície com um filme. Fazer isso, é claro, é necessário com luvas,
- Após o tempo recomendado, remova o filme e remova a tinta,
- No final, você precisa lavar o reagente da parede e neutralizar seu efeito. Recomendações sobre este assunto devem indicar o fabricante.
Isso é tudo, suas paredes estão prontas para novas transformações. Se um dos métodos acima não der um efeito total, tente combiná-lo com outros métodos. Em geral, todos eles são adequados para remover qualquer tipo de tinta.