Iluminação

Iluminação em uma casa de madeira

O estilo rústico é muito popular em casas e chalés particulares. Esse interior é o mais próximo possível da natureza, muito espetacular e atraente, enche a casa de conforto. A iluminação em uma casa de madeira faz parte do design geral; portanto, ela deve se encaixar harmoniosamente.

Além disso, a iluminação da casa por fora e por dentro é montada de acordo com rígidos padrões de segurança - isso ajudará a evitar problemas sérios na operação de luminárias e fiação.

Design de iluminação em uma casa de madeira

A organização da rede elétrica e o sistema de iluminação da casa desempenha um papel importante. Antes de instalar os equipamentos nos cômodos, no terraço e no pátio, a fiação deve ser corretamente instalada, os cabos de alimentação e o aterramento devem ser instalados. Somente então você poderá prestar atenção à escolha de luminárias, lustres, arandelas e outras fontes de luz que corresponderão ao estilo geral.

Para organizar a luz em uma casa de madeira, são excelentes lâmpadas embutidas (spot), abajures de cerâmica e tecido. A madeira tem a capacidade de absorver os raios, porque seu fluxo deve ser brilhante. A localização correta das lâmpadas não é menos importante - caso contrário, algumas áreas da sala serão crepusculares, frias, o que as privará de conforto. Mesmo que haja grandes janelas na casa a partir do raio, você precisa cuidar da iluminação à noite, o que exigirá muitas fontes de luz.

Iluminação moderna no interior do edifício

Ao escolher um equipamento, você precisa levar em consideração as características de uma sala específica - dimensões, altura do teto, cor das paredes, número de janelas. Na cozinha, são apresentados altos requisitos de brilho, especialmente ao organizar a área de trabalho. Bem, se a luz estiver próxima da natural, amarelada - ela não irritará os olhos.

Os dispositivos de iluminação devem ser colocados não apenas no teto, mas também no espaço para lavar roupas, nas bancadas; caso contrário, será inconveniente cozinhar. A luz do teto é montada a uma distância de 60 a 70 cm das paredes; na grande cozinha, um lustre central deve ser colocado. Mas na área de jantar, a iluminação pode ser menos clara, é melhor abafá-la.

No quarto, vale a pena equipar um lustre tradicional, complementando-o com uma luminária de chão ou arandela. Este último ajuda a direcionar o fluxo de luz, que é importante durante a leitura, em outras atividades. Quanto ao lustre central, a luz deve ser difundida para não interferir no descanso e relaxamento. Da mesma forma, eles produzem iluminação no berçário: além da principal fonte de luz, adquirem candeeiros de mesa, arandelas para estudo e jogos.

Na sala, a iluminação é organizada de acordo com as necessidades das famílias. Portanto, para a leitura, você deve instalar uma lâmpada de assoalho perto da mesa de café. Para as férias, é importante ter uma fonte de luz central com energia ajustável. Para complementar o brilho do fluxo de luz, os holofotes no teto ajudarão. Em uma sala com tetos baixos, somente a iluminação local é permitida - lâmpadas e arandelas.

O hall de entrada e a escada também devem estar bem iluminados. Além das luzes de teto padrão, você precisa destacar a área do espelho. Parece bom design de iluminação no campo de pinturas, vasos. Nas escadas, uma luz brilhante, mas não ofuscante, se tornará uma garantia de segurança, especialmente quando houver crianças em casa.

Iluminação do território da casa de campo

Uma casa de madeira sempre tem um quintal, mesmo que pequeno, e no escuro o território também exige iluminação. Ele executa duas funções - decorativa e segurança. Mas você não deve montar lâmpadas muito potentes, porque graças a elas tudo o que acontece no quintal será claramente visível da rua. Será impossível considerar o que está acontecendo atrás do perímetro.

Poste de luz, lâmpadas e faixa de LED enfatizam a beleza da casa a partir de toras, realçam idéias de design e ocultam falhas. A iluminação pode ser ligada e desligada da maneira padrão - manualmente, mas você também pode usar sensores de movimento que funcionam automaticamente quando você sai do pátio. Depois de montados, você pode destacar o perímetro, portões, caminhos, área de recreação, quando necessário.

Iluminação da casa

A presença de uma casa ou de um chalé geralmente envolve a fixação de uma varanda, sótão e terraço. Há muita luz aqui durante o dia e à noite você pode criar uma bela iluminação que irá decorar a casa e o território. Na varanda aberta, use dispositivos com maior proteção contra umidade, faróis, arandelas, montados em vigas e colunas. Além disso, o território pode ser iluminado com LEDs em painéis solares, lâmpadas com controle de rádio. As escadas da varanda para a rua são destacadas no sentido horário, e os elementos movidos pelo sol serão os mais rentáveis.

No sótão e em outras áreas da casa, os seguintes tipos de iluminação podem ser usados:

  • inundação - fica bem na fachada do edifício, enfatizando sua beleza, singularidade,
  • acentuado - usado para destacar elementos individuais, fragmentos,
  • contorno - enfatiza varandas, grades, coberturas,
  • oculto - destaca partes salientes ou recessos da fachada, paisagem.

Requisitos de fiação

A madeira, diferentemente do plástico, o metal é um material facilmente inflamável. O piso, as paredes da madeira podem entrar em erupção devido a um curto-circuito nos cabos do circuito elétrico; portanto, ao instalar a fiação, é necessário minimizar a probabilidade de tais problemas. Aqui estão os requisitos básicos para a fiação em uma casa de madeira:

  • use cabos de cobre modernos, sempre com bainha, aterramento,
  • isole a fiação oculta em material não combustível (de preferência em um tubo de metal), não use papelão ondulado,
  • se possível, instale a fiação aberta,
  • evite sobrecarregar o cabo sobre aquele para o qual foi projetado,
  • ter um dispositivo de desligamento de proteção em casa,
  • Não compre aparelhos, cabos, lâmpadas, outros dispositivos e materiais de baixa qualidade e produção questionável.

Opções de fiação da casa

Pelos padrões de que os eletricistas estão cientes, em casas de madeira eles executam fiação aberta - organizam cabos do lado de fora das paredes. No entanto, devido a uma má combinação com um belo interior, os proprietários preferem instalar a fiação oculta (os cabos estão na parede), embora a instalação seja muito mais difícil.

A elaboração de um diagrama de colocação de cabos deve estar na fase de construção de uma casa; caso contrário, você terá que desmontar as paredes, após realizar o reparo da sala. As opções possíveis para gerenciamento de cabos são discutidas em detalhes abaixo.

Fiação oculta

Cabos ocultos deverão ser instalados se as paredes estiverem revestidas com forro, drywall e outros materiais de acabamento. Existem muitos riscos ao instalar cabos ocultos, portanto o trabalho não deve ser feito de forma independente. Os cabos são colocados entre a parede e o revestimento, deixando-os desprotegidos é estritamente proibido! A fiação está oculta em tubos de metal, que oferecem a proteção mais confiável contra curto-circuito. A opção ideal é usar tubos de cobre, mas eles são muito caros.

Os seguintes requisitos se aplicam aos tubos para isolamento de cabos de fiação:

  • a presença de uma camada anticorrosiva interna,
  • montagem inclinada para drenagem livre de condensado,
  • conexão com o loop de terra
  • a presença de buchas de plástico nas articulações, fatias afiadas,
  • aperto absoluto das articulações.

Todos os outros métodos de instalação de cabos ocultos violam os padrões de segurança contra incêndio. Portanto, é impossível solicitar o isolamento da fiação da mangueira de metal, tubos de PVC. Se houver um curto no cabo, um incêndio pode ocorrer, o que levará a um incêndio, porque a poeira se acumula nos vazios da árvore. Não confie em fios de alta qualidade - as microfissuras podem se formar ao longo do tempo em qualquer cabo. Também em residências particulares, ratos e ratos costumam ser enrolados, o que pode danificar o papelão ondulado, caixas plásticas e fios desencapados.

Fiação aberta

Uma rota aberta por cabo tem muitas vantagens. Como o acesso a eles está sempre lá, qualquer mau funcionamento pode ser eliminado sem custos especiais e a necessidade de reparos graves. A desvantagem é apenas a estética dos cabos suspensos, porque eles são fechados ou fixos com dispositivos especiais:

  • caixas ou canais a cabo - eles são selecionados na cor das paredes, existem até modelos com uma imagem de diferentes tipos de madeira,
  • rodapés eletrotécnicos - possuem grampos de núcleos, são muito convenientes de usar, mas são caros,
  • rolos isolantes - elementos cerâmicos que sustentam a fiação, adequados para interiores em estilo retrô e vintage, para casas feitas de troncos,
  • grampos - a opção mais barata para conectar cabos, mas é mais adequada para cabanas ou dependências externas.

Pneu de rádio

Reduza o número de cabos que permitem a tecnologia sem fio. Para casas de madeira, são frequentemente usados ​​sistemas modernos de rádio-ônibus que podem ser montados mesmo após a conclusão do reparo. Esses sistemas também são chamados de "casa inteligente", pois envolvem a transmissão de sinais pelo ar.

Praticamente não há necessidade de gerenciamento de cabos. Os interruptores são colocados nas paredes; eles podem ser facilmente movidos para outros lugares. Todos os outros equipamentos elétricos serão removidos sob um escudo especial. A desvantagem é o preço de instalação muito alto - várias centenas de milhares de rublos.

Preparação de um projeto de fonte de alimentação

Na fase de reparo ou até da construção de uma casa, você deve preparar um projeto para sua eletrificação. Para esse fim, o proprietário é obrigado a escrever uma declaração no ramo regional de Gorset, que os especialistas considerarão. Em seguida, eles elaboram um contrato e especificações. Em seguida, você pode preparar um projeto que leve em consideração vários padrões. Os principais parâmetros refletidos no projeto:

  • potência dos cabos de rede - calculada levando em consideração a presença de aparelhos elétricos, 30% para o estoque são adicionados à figura,
  • seção transversal da fiação - para todos os grupos o tipo, seção transversal do condutor,
  • um layout específico de pontos elétricos - reflete soquetes, blindagens, uma caixa de derivação, o ponto de entrada do cabo principal e outros dados,
  • distância de pontos elétricos do piso, teto, portas e janelas.

Deve-se lembrar que a fiação pode ser colocada apenas na vertical ou na horizontal, e o ângulo de rotação dos cabos deve ser de 90 graus. As tomadas e outros pontos de acesso devem ser gratuitos. As recomendações para o cálculo do número e instalação de pontos elétricos são as seguintes:

  • a altura dos interruptores fica a 80-150 cm do chão,
  • altura da saída - 50-80 cm do chão,
  • o número de luzes de teto - uma por 10-15 metros quadrados. m
  • o número de pontos de venda - um por 4-6 metros quadrados. m
  • potência do quadro principal - a partir de 15 kW, a presença de RCDs,
  • a distância mínima do cabo das aberturas é de 10 cm,
  • distância do cabo dos elementos metálicos - 15-30 cm.
para conteúdos ↑

Seleção de cabos e dispositivos

Para criar uma rede local, cabos de tipos como NYM e VVGng são usados. O primeiro é um cabo de alimentação fabricado de acordo com os padrões europeus. Pode ser usado para redes com tensões de até 660 V. O segundo tipo de fiação é um cabo de força desencapado com forte isolamento de vinil. Pode trabalhar em redes com tensão de até 1 kW.

Você também deve determinar a seção transversal do cabo. A marcação necessária pode ser vista em sua trança. O primeiro dígito indica o número de fios, o segundo - a área da seção transversal do condutor em milímetros quadrados (por exemplo, 3 x 1,5). Para calcular a seção transversal mínima do cabo de alimentação, é necessário esclarecer as informações em tabelas especiais (disponíveis na Internet). Normalmente, para saídas, conduza cabos de cobre com três núcleos de 2,5 a 4 mm. Para luminárias, uma seção transversal de 1,5-2,5 mm é suficiente. Não compre fiação de alumínio, ele aquece mais fortemente que o cobre; portanto, não é adequado para paredes de madeira.

Além da fiação, você deve adquirir um dispositivo de corrente residual UZO, bem como dispositivos automáticos de acordo com a tensão futura na rede. Os soquetes são comprados, dada a potência dos dispositivos. Como regra, existem soquetes suficientes com aterramento que podem suportar uma corrente de 16 A.

Seleção de cabo de entrada e automação

Antes de comprar um cabo, você também deve calcular a potência total de aparelhos elétricos em casa. Isso revelará a carga estimada da rede. Ao comprar, é necessário fazer um estoque de pelo menos 25 a 30%, caso contrário, com carga total, a casa poderá ser desenergizada. As máquinas automáticas são selecionadas levando em consideração a força atual da rede.

Fonte de alimentação monofásica

Na maioria das vezes, as casas de madeira usam redes de energia monofásicas. A tensão neles é de 220 V, a frequência é de 50 Hz. Os cabos para essas redes devem ser de três fios (com aterramento) ou de dois fios (sem aterramento). Nesse caso, o cabo de alimentação é conduzido da subestação local para o painel de distribuição.

A escolha de dispositivos de iluminação

A seleção de luminárias, lâmpadas e outros dispositivos de iluminação é realizada individualmente. Normalmente, os lustres são pendurados nos quartos, que são complementados por holofotes, arandelas, luminárias de chão e faixa de LED. Em salas pequenas, a ausência de uma lâmpada central é permitida.

Ao comprar, você precisa ser guiado pelo nível de iluminação necessário - a cada 5 metros quadrados. m deve representar 100 watts de potência da luz (estamos falando de lâmpadas incandescentes comuns). Em vez das lâmpadas mais baratas, você pode usar LEDs fluorescentes, mas mais benéficos. Apesar do alto preço de um produto, eles são econômicos porque servem por muitos anos e consomem um mínimo de eletricidade.

Instalação do quadro de distribuição

É necessário um quadro de distribuição para instalar um cabo de alimentação e distribuir mais energia através da fiação. A blindagem é responsável pela contabilidade, pelo funcionamento normal da segurança de todo o sistema elétrico. O dispositivo é vendido pronto, externamente é uma caixa com uma porta, dentro dele tem um trilho din, um barramento de aterramento.

A blindagem é montada verticalmente a 1,2-1,5 m do chão, de preferência em uma parede muito forte. A marcação é aplicada à base, são feitos furos nela, uma blindagem é presa aos parafusos. Em seguida, um dispositivo de desligamento de proteção, um contador, dispositivos automáticos conectados por jumpers são colocados no dynke. Os cabos necessários são trazidos ao longo de cada linha.

Entrada de cabo no quarto

O cabo é trazido para dentro da casa por metro ou ar. É melhor aplicar o primeiro método, colocando o fio 40 cm no subsolo. 20 cm de areia são depositados em uma vala com 80 cm de profundidade e, em seguida, é realizada uma ondulação de proteção, através da qual é colocado um cabo especial. Depois eles realizam outra camada de areia de 20 cm e enchem a vala com terra. Se você decidir passar o cabo de força pelo ar, precisará instalar suportes a cada 20 m de distância. No ponto de entrada do cabo, uma luva não combustível é colocada na parede.

Instalação de interruptores e tomadas gerais

Antes de executar a instalação, você deve remover o botão do interruptor e o painel frontal, obter o mecanismo. Prenda a parte traseira do dispositivo na parede, faça uma marca de nível. Faça furos com uma broca, fixe o corpo com cavilhas. Descasque e conecte os cabos - fase a fase, zero - a zero, aterramento em aterramento. Depois de consertar os terminais, você pode retornar o painel frontal ao seu lugar, após concluir a montagem do dispositivo. Da mesma forma, conecte os soquetes.

Conexão de cabos e contatos

O uso de torções durante a instalação da fiação não é permitido - em paredes de madeira, isso pode causar incêndio. É melhor usar pedaços sólidos de cabo. Se isso não for possível, corte os cabos com uma margem de 20 cm, use blocos de terminais de alta qualidade (blocos de terminais) para conexão. Eles têm placas de pressão ou parafusos, sendo o primeiro considerado mais adequado. Os cabos são alimentados nos terminais, pré-descarnados, após o que podem ser colocados na parede.

Precauções de segurança

Incêndios em residências particulares geralmente ocorrem com instalação e operação inadequadas da fiação elétrica. Não coloque os cabos você mesmo. Se não houver experiência nesse assunto, é melhor confiar nos especialistas. As casas de toras se assentam, de modo que o isolamento dos fios deve ser de alta qualidade. O aterramento não deve ser ignorado - este é um requisito de segurança obrigatório. A ausência de omissões na tecnologia de instalação da rede elétrica é a chave para seu serviço longo e bem-sucedido.

Funcionalidades

Para que as moradias “naturais” não parecessem uma cabana de aldeia pobre com tetos baixos, é necessário levar em consideração muitas nuances em seu design, entre as quais a escolha de estilo, detalhes do interior e móveis desempenha um papel muito importante. Destaca-se a iluminação em uma casa de madeira. Antes de instalar os aparelhos de iluminação, vale a pena pré-realizar a fiação, e somente então será possível selecionar elementos de iluminação que se encaixem harmoniosamente na aparência geral das salas. Podem ser abajures de cerâmica, luminárias decoradas com tecidos, sistemas de ônibus horizontais ou verticais, luminárias embutidas.

As casas de madeira são caracterizadas por uma atmosfera "quente", mas (ao contrário de outros materiais de acabamento) a madeira tem a capacidade de absorver luz.

Na caixa de madeira, esse importante recurso deve ser levado em consideração: o sistema de iluminação deve ser preparado corretamente. A colocação analfabeta de lâmpadas nessas casas pode levar ao fato de que a sala ficará crepuscular e fria, e isso privará a sala de conforto e calor. Se em caixas de madeira houver janelas grandes, os quartos ficarão iluminados durante o dia, mas com a chegada da tarde e da noite não haverá luz suficiente, portanto, os proprietários precisam considerar todas as opções para uma boa iluminação artificial.

Como regra, em casas com vigas, um sistema de iluminação comum é instalado e, adicionalmente, áreas separadas dos quartos são equipadas com holofotes. Na cozinha, esta pode ser a pia e a mesa de corte, e na sala de estar - uma mesa de café. A iluminação das lâmpadas na varanda e nas escadas é linda. Para iluminar salas de madeira, são utilizados vários tipos de lâmpadas.

A única coisa que não é recomendável ser montada são os dispositivos com lâmpadas de halogênio, pois são caracterizados pelo aquecimento elevado, o que contradiz as regras de segurança contra incêndio.

Para enfatizar o interior “de madeira”, os holofotes são selecionados. Eles são fáceis de operar, fáceis de girar e criam lindos acentos de luz. Para casas com tetos baixos, a solução certa seria instalar lustres que dispersam a luz. No caso em que uma casa de madeira não é usada apenas como uma casa de campo, mas também desempenha o papel de uma habitação completa, a questão da iluminação é considerada muito importante. Antes de tudo, isso diz respeito à segurança elétrica. O fio, que está na casa, deve ser adicionalmente protegido com material especial, e as paredes e tetos das salas devem ser tratados com retardadores de chama resistentes ao fogo.

Como conduzir eletricidade em uma casa de madeira com segurança e sem prejudicar a estética

Casas de madeira começaram recentemente a ganhar cada vez mais popularidade. Em uma casa dessas, você imediatamente se sente como se estivesse em um lugar nativo, torna-se aconchegante e quente. Tais sensações surgem devido ao fato de a casa ser feita de materiais naturais que não causam rejeição nos seres humanos.

Naturalmente, uma casa construída em madeira é um risco de incêndio. É por isso que vale a pena considerar a segurança.

Uma causa comum de incêndio é a instalação de fiação que não cumpre os requisitos de segurança contra incêndio. Confiar a instalação de eletricidade é para profissionais com experiência suficiente.

Em uma casa de madeira, é mais seguro usar a fiação aberta montada em isoladores de porcelana.

As casas de madeira se assentam com o tempo, de modo que os fios devem ser moldados com isolamento não combustível. Além disso, não se esqueça do aterramento.

O cabo não pode ser puxado através de madeira nua, é indesejável o uso de mangas de papelão ondulado e plástico ou metal. Será difícil eliminar o fogo que ocorre dentro da parede. Caixas de cobre ou aço são preferidas.

Um painel elétrico de um fabricante confiável também será necessário. Um dispositivo de corrente residual e dispositivos automáticos serão exibidos nele. Lâmpadas de halogênio não devem ser usadas em uma casa de madeira.

Também vale a pena considerar antecipadamente como os switches serão localizados. Deve ser não apenas seguro, mas também conveniente para toda a família.

Fiação segura

Durante a instalação, você pode separar os cabos de fiação de várias maneiras:

  • A fiação externa não é apenas um orçamento, mas também uma opção segura. Neste método, a fiação se estende abertamente ao longo do teto, paredes. Com conexões complexas, esta opção não funcionará.
  • Uma subespécie da primeira opção é a fiação nos canais a cabo. Com esta opção, a fiação da caixa é presa às paredes a cada meio metro. A caixa mais simples e conveniente é um rodapé elétrico. Para conduzir rapidamente a luz da casa, use luminárias simples.
  • A opção mais difícil e cara é a fiação oculta. Na fase inicial da construção, você precisa considerar todas as nuances. Durante a construção, é necessário instalar tubos de metal, de preferência cobre, nos quais os cabos são colocados. Uma condição importante é excluir qualquer pressão, porque a casa da árvore se estabelecerá.

Requisitos básicos

  • A menos de 20 cm de portas e janelas
  • para cada 5 m ^ 2 é planejada uma tomada separada,
  • as tomadas devem estar localizadas a uma altura não superior a 0,7 m do chão e interruptores - 1,5 m,
  • os fios devem passar por cima e colocados estritamente na vertical ou na horizontal,
  • as voltas dos fios são realizadas apenas em um ângulo de 90 graus.

Quais são os recursos de iluminação

A luz é de grande importância no interior. É importante entender que uma árvore absorve luz; portanto, em uma casa de madeira, é dada mais atenção à iluminação. Uma sala pode se tornar pouco atraente e desconfortável, se você não levar em consideração várias nuances.

É melhor combinar a iluminação principal e local: além dos lustres padrão que dispersam a luz, você pode instalar arandelas, luminárias de chão.

Se os tetos da casa forem mais baixos do que o habitual, a diferença ideal entre o lustre e o chão será de dois metros de altura.

Como enfatizar o interior de uma casa de madeira

Como já mencionado, uma das opções vencedoras é o uso de luminárias suspensas e embutidas. Tais lâmpadas atraem a atenção, dando charme à sala. É importante não esquecer a segurança - as lâmpadas de halogênio aquecem rapidamente, o que é inaceitável em uma casa de madeira.

As arandelas também parecem elegantes para o quarto com detalhes em madeira. Você pode destacar obras de arte: pinturas, esculturas ou apenas uma parede com fotos de família. Naturalmente, deve haver racionalidade em tudo: a luz desempenha não apenas um papel decorativo. Além disso, o excesso de iluminação pode sobrecarregar a sala, reduzir visualmente o espaço.

Iluminação do quarto

É claro que vale a pena considerar o objetivo da sala ao planejar a iluminação.

Portanto, nos quartos para dormir, você não precisa de uma luz ofuscante e ativa que interfira no descanso e no relaxamento.
É melhor usar luz difusa e suave em combinação com uma pequena luminária de chão, enfatizando uma atmosfera acolhedora.

Nas mesas de cabeceira, os entusiastas da leitura podem instalar lâmpadas mais poderosas com as quais não haverá problemas ao ler.

A iluminação no quarto das crianças não tem diferenças especiais. Somente na área de trabalho da mesa deve haver um candeeiro de mesa de qualidade.

Uma criança que tem medo de dormir no escuro ajudará uma lâmpada noturna. É melhor escolher luminárias com acabamento fosco: elas não projetam sombras nas paredes da sala, assustando as crianças.

Iluminação no corredor e cozinha

No corredor, a melhor solução é definir uma luz brilhante, porque nesta sala nos vestimos, nos olhamos no espelho. É melhor iluminar adicionalmente a área onde o espelho está localizado, com a ajuda de luminárias de parede.

Se houver uma escada no corredor, é necessário acendê-la, não apenas para proteger, mas também para decorar a sala. É possível montar pequenas lâmpadas nas etapas.

A cozinha é o lugar onde toda a família se reúne. A iluminação aqui deve ser especialmente pensada. As áreas de trabalho e de jantar se destacam. No local do fogão, você precisa da luz do dia, para que seja mais confortável trabalhar. Mas na área de jantar será melhor ter uma luz amarela suave e agradável.

As luminárias colocadas no teto devem estar no mesmo nível dos armários superiores da unidade da cozinha. Também é possível colocar lâmpadas viradas lá para dar uma atmosfera acolhedora. Adicione conforto e destaque as gavetas da cozinha. É importante garantir que a luz não reflita nas superfícies brilhantes das bancadas, ofuscando as famílias.

Iluminação do terraço e do sótão

Sótão e terraços têm paredes indiretas e tetos baixos. Para não reduzir o espaço, não instale lustres comuns. A saída será o uso de luminárias e arandelas, expandindo visualmente a sala.

Para adicionar elegância à sala, você pode instalar luminárias nas vigas. Uma atmosfera acolhedora e caseira será criada.

O terraço está sempre aberto, está no ar, então você precisa usar a iluminação apropriada: instale luzes de rua resistentes a qualquer condição climática.

Como a luz principal não é usada, pode parecer que a sala não está suficientemente iluminada. Para eliminar isso, a luz deve ser colocada não apenas no teto, mas também em paredes, escadas, trilhos, mesas e suportes. Você também pode definir a iluminação das plantas, o que dará ainda mais originalidade. Isso ajudará as lâmpadas de halogênio que podem ser usadas no ar, em contraste com os cômodos de uma casa de madeira.

Portanto, a iluminação de uma casa de madeira tem muitos detalhes que não devem ser esquecidos. Vale a pena abordar a eletrificação de maneira consciente e responsável, caso contrário as consequências podem se tornar terríveis.

Você gosta do artigo? Inscreva-se no nosso canal!
Os materiais de acabamento estão esperando por você em nosso site!

Fontes de luz primária e secundária

A iluminação principal é o teto. Estes são dispositivos de dispersão de luz localizados no centro do teto. Eles são usados ​​para uma estadia confortável na sala, executando as ações necessárias.

Observação: se o teto for de madeira ou revestido com material de madeira, é recomendável escolher luminárias pendentes ou luminárias com cartuchos voltados para baixo. Caso contrário, a sala será bastante sombria.

A iluminação auxiliar em uma casa de madeira é uma variedade de arandelas, luminárias de pé, luminárias de mesa e iluminação LED. Eles têm em estreita proximidade com os itens interiores e nas áreas funcionais que precisam ser alocadas. Exemplos vívidos: a iluminação de um espelho, teto de gesso cartonado, guarda-roupa, nichos, um abajur ao lado de um sofá ou poltrona, um abajur em uma mesa ou mesa de cabeceira.

Iluminação para várias divisões

Como todos os cômodos da casa têm finalidades diferentes, a iluminação neles também varia. E, embora as lâmpadas de teto sejam semelhantes em termos de distribuição de luz, suas fontes adicionais na cozinha e no quarto podem ser muito diferentes.

  • A cozinha Nesta sala importante abundância de luz: lustres ou pendentes sobre a mesa, iluminação na área de trabalho, armários de iluminação com todo o conteúdo.
  • Corredor Iluminação de teto - uma luminária longa, auxiliar - iluminação de espelho, arandelas de parede em ambos os lados.
  • Quarto e sala de estar. Para essas salas, a iluminação principal é importante. Um lustre poderoso ou uma lâmpada com várias faixas é uma boa opção. Fontes de luz auxiliares usam para destacar uma zona separada - trabalhando, relaxando, realizando procedimentos cosméticos etc. Geralmente, a iluminação enfatiza pinturas, coleções de paredes.

Atenção: a luz suave dispersa minimiza o número de sombras nítidas que afetam adversamente o sistema nervoso. Para criá-lo, use lâmpadas foscas.

Como fazer amizades com lâmpadas de madeira

As luminárias para a casa são selecionadas com base no método de processamento de madeira e no estilo do interior. Para paredes de madeira com uma superfície fosca e minimamente processada no estilo das cabanas da vila, são adequados aparelhos de cerâmica, vitral e vidro fosco. Organizar-se organicamente em tal interior abajures de tecido e papel. Simples, com estampas florais, animais e florais - elas podem ser diferentes, mas não frias, brilhantes ou metalizadas.

No abajur, as características geográficas do estilo interior são frequentemente refletidas. Para o estilo provençal - girassóis, lavanda, galos, para os escandinavos - picos nevados, veados, pinheiros.

Se a decoração da parede de uma casa de madeira for feita de madeira polida, poderá ser combine com fontes de luz modernas. São abajures brilhantes, detalhes em metal cromado, estampas abstratas, cores restritas, formas geométricas nítidas.

A organização competente de iluminação em uma casa de madeira é uma garantia não apenas de um interior acolhedor, mas também a saúde dos seus olhosbom humor

Interior

Ao projetar a iluminação, deve-se levar em consideração que a árvore absorve a luz; portanto, além da luz de dispersão geral, é necessário o uso de fontes de luz adicionais (pontuais). Por exemplo, na cozinha - na área de trabalho, acima da mesa de jantar, na sala de estar - na área de leitura. Ao colocar lustres no centro do teto, é dada preferência àqueles que possuem difusores de vidro fosco ou àqueles onde o fluxo de luz é direcionado para cima.

A solução ideal são fontes de luz rotativas montadas no teto ou em um barramento condutor.

A iluminação de diferentes áreas funcionais tem características próprias.

Na sala de estar, você precisa organizar a iluminação para executar várias funções: desde passar tempo com os membros da família até receber convidados e fazer férias exuberantes. Muitas vezes, a sala de estar é combinada com a sala de jantar e a área de trabalho. Portanto, é necessário fornecer iluminação brilhante e festiva e calma, suave e confortável. Você não pode se limitar apenas a um lustre ou holofotes no teto.

Para tetos baixos, é necessário pensar no fato de que a distância da borda inferior do candelabro ao chão deve ser de pelo menos 2,1 metros, exceto se estiver localizado acima da mesa de jantar ou de café. Nesse caso, a distância pode ser de cerca de um metro e meio.

Para destacar alguma área da sala, é usada iluminação local, que pode ser de piso, parede ou mesa.

O uso de um par de arandelas parecerá organicamente. É bom instalar holofotes de halogênio para destacar as imagens. Se você destacar os rodapés, poderá aumentar visualmente a sala.

Os dispositivos de iluminação podem servir como um excelente meio de decorar o espaço vital. Com a ajuda das luzes, você pode tornar sua casa única. No entanto, um senso de proporção deve ser respeitado para não sobrecarregar uma pequena sala.

É necessária uma luz suficiente e adequadamente orientada para iluminar o local de trabalho da cozinha; sua uniformidade deve ser observada. Bem, se será um espectro natural. Deve-se garantir que não haja brilho ofuscante na superfície. Recomenda-se colocar dispositivos de iluminação no teto, a uma distância de 60 a 70 centímetros das paredes e logo acima da borda superior das prateleiras. Lineares e holofotes são frequentemente montados na borda superior dos armários de parede.Se não houver cornijas, podem ser utilizados dispositivos com suportes flexíveis; recomenda-se a iluminação de prateleiras e gavetas.

Na área de jantar, não é recomendado o uso de lâmpadas fluorescentes, pois distorcem a cor dos alimentos cozidos.

O corredor deve estar claro. Além da iluminação do teto, para se ver bem no espelho, você precisa instalar um par de arandelas no nível da cabeça.

A escada não deve ser apenas confortável, bonita, mas também segura. Com seu equipamento, você pode instalar holofotes ou realces com luminárias dispersas verticais. Ao organizar as escadas, é necessário levar em consideração que os dispositivos de iluminação não interferem na passagem livre.

Os quartos das crianças devem ter uma luz forte, mas ao mesmo tempo é aconselhável usar lâmpadas foscas para não incomodar as crianças. Sobre a mesa, você precisa colocar um abajur para as aulas.

Ao planejar um quarto, você precisa saber que a iluminação principal e adicional deve ter a mesma energia. A luz deve ser difusa, criando uma atmosfera de relaxamento completo. É necessário fornecer condições para a leitura.

Sótão

A iluminação adequada do sótão criará beleza e aconchego. Se você tem tetos baixos, é melhor instalar arandelas e, se você colocar candeeiros de pé, poderá aumentar visualmente o sótão. Nas casas de campo, as vigas são parte integrante do edifício, elas podem ser um belo elemento de design. No feixe de tais feixes, você pode montar os elementos da luz de fundo.

Muitas vezes, em casas de madeira, o teto é inclinado devido ao teto; é melhor abandonar a iluminação geral, o que reduzirá visualmente o espaço.

Varanda

A iluminação da varanda deve ser não só bonita, mas também funcional. Para varandas externas, use luzes de rua que sejam mais duráveis ​​e protegidas da umidade. Eles podem ser de teto plano ou suspensos, se o teto for alto. Para tornar a iluminação mais uniforme, você pode colocá-las em uma parede, trilhos ou colunas.

Segurança

A organização da iluminação em uma casa de madeira requer as seguintes regras:

  • Em casas de madeira, é importante garantir a segurança contra incêndio. Os incêndios geralmente ocorrem devido a fiação inadequada. O projeto e a instalação de equipamentos de iluminação devem ser realizados por especialistas. Em edifícios feitos de toras e vigas, é recomendável instalar a fiação aberta, para a qual eles usam canais de cabo ou fixam fios em isoladores de porcelana.
  • Ao instalar a fiação, observe que os prédios de toros estão sujeitos a encolhimento. A fiação interna deve ser cuidadosamente pensada e executada. É realizado com fios protegidos por isolamento incombustível. Certifique-se de aterrar o circuito para que não ocorra avaria ou faísca.
  • Você não pode colocar o cabo na madeira, use tubos corrugados, caixas plásticas, mangueiras de metal. Afinal, quando a chama se espalha dentro da parede, é muito difícil apagá-la. Para a fiação, é melhor instalar dutos e tubos de aço e cobre. Para edifícios de madeira, são utilizados fios de cobre com condutores sólidos em até cinco.
  • A eletrificação de um edifício requer a instalação de um bom painel elétrico. Dispositivos automáticos elétricos e um dispositivo de corrente residual (RCD) estão instalados nele.

  • Para iluminação, não use lâmpadas de halogênio com alta temperatura de aquecimento.
  • Ao organizar a iluminação de uma casa de madeira, é necessário observar a orientação e harmonia estilísticas gerais. Especialistas em estilo aconselham o uso de latão, forjamento e pintura à mão.
  • É necessário pré-projetar todos os detalhes da iluminação do edifício, levando em consideração o local onde os interruptores serão colocados, cuja altura é melhor calculada com base na altura média dos moradores. Alguns interruptores podem ser equipados com dimmers para ajustar o grau de iluminação.
  • Tente fazer mais uso da luz natural com a ajuda de janelas grandes; instalar janelas de telhado é uma vantagem.

Tendo considerado as características de iluminação de uma casa de madeira, todos poderão projetar sua casa de forma competente, funcional e original.

Em seguida, veja idéias interessantes usando iluminação LED para uma casa de madeira.