Reparação

A melhor maneira de colar concreto aerado

Para uma ligação forte de blocos de concreto aerados, é usada cola especial. A base de sua composição é cimento de alta qualidade. É ele quem é capaz de fornecer excelentes qualidades de aderência das superfícies, além de alta elasticidade e resistência à alvenaria. O baixo consumo da mistura acabada permite economizar significativamente na construção, tendo recebido ótima qualidade a um custo acessível.

Quais misturas são usadas com mais frequência na colocação de blocos de concreto aerados?

Por que as misturas adesivas são usadas para concreto aerado, e não as contrapartes de cimento mais comuns? O concreto aerado tem propriedades especiais; aqui a espessura das juntas nas juntas deve ser mínima, o que ajudará a evitar a perda de calor. A cola para concreto aerado é o mais próxima possível da estrutura do material de construção, o que não pode ser dito sobre as características das argamassas de cimento.

A cola é considerada universal, podendo ser usada igualmente para trabalhos externos e internos. A espessura da costura não excede 2-4 mm, o que fornece um efeito econômico direto do consumo de material e aumenta a resistência das juntas.

Para trabalhos ao ar livre na estação fria, recomenda-se o uso de cola resistente ao gelo, tolera diferenças de temperatura e é capaz de manter sua estrutura mesmo em geadas fortes.

O que é adesivo para concreto aerado

Um adesivo semelhante é uma argamassa seca a partir da qual é feita uma solução aquosa. As proporções de água e misturas são geralmente indicadas pelo fabricante na embalagem. A cola de concreto aerado é usada como uma alternativa à argamassa de cimento convencional para trabalhos de construção em ambientes externos e internos.

Âmbito:

  • como enchimento usado para nivelar paredes,
  • na construção de paredes de concreto aerado e blocos de argila expandida, tijolo, concreto de espuma, blocos de concreto,
  • para colocar telhas cerâmicas.

Existem dois tipos de cola, que são utilizados na construção de estruturas, dependendo da estação.

A cola para concreto aerado pode ser:

  1. Cinza - É considerada uma variedade de inverno, mas, de fato, é universal e adequada para uso, independentemente da estação do ano. A composição inclui aditivos anticongelantes, embora existam limites de temperatura para uso.
  2. Branco - O cimento Portland está incluído na composição, o que dá à cola uma sombra clara, graças à qual ele recebeu esse nome. É considerada uma opção de verão e é usada na estação quente.

A cor clara possibilita o uso de cola branca em blocos de concreto aerados em ambientes fechados e, ao mesmo tempo, economiza em materiais de acabamento.

Composição e vantagens

A cola consiste em cimento de alta qualidade, aditivos poliméricos, peneirados de maneira especial, areia e modificadores. Os aditivos poliméricos melhoram a condutividade térmica da mistura e suas propriedades adesivas. Os modificadores fornecem proteção contra rachaduras se a temperatura ambiente subir.

Vantagens:

  • a possibilidade de obter juntas com uma espessura de 2-3 mm, o que proporciona uma redução significativa na perda de calor através das juntas e reduz o custo de construção,
  • resistência a baixas temperaturas, com a versão de inverno da cola, você pode realizar trabalhos na estação fria,
  • aumento da resistência à umidade,
  • sem encolhimento durante o endurecimento.

A cola para o bloco de gás deve ser armazenada exclusivamente em salas aquecidas. Também é necessário fazer a solução no calor, a água deve estar quente (+ 60 ° C), a composição final deve ter uma temperatura de pelo menos + 10 ° C. Na estação fria, a solução preparada deve ser utilizada o mais rápido possível, pois após 30 minutos perderá suas qualidades.

Opções de seleção

O concreto aerado possui propriedades especiais que não permitem obter alvenaria de alta qualidade usando argamassa de cimento comum. Isso ocorre porque as costuras serão grossas e causam sérias perdas de calor. A cola para blocos de concreto aerados em propriedades físicas está muito próxima dos parâmetros do material de construção, portanto se encaixa perfeitamente. Uma argamassa de cimento comum não possui essas características.

Ao erguer edifícios nas regiões norte, é aconselhável usar cola cinza. Suas características não se deterioram a uma temperatura de + 5˚C - a composição não se espalha e possui excelente aderência. Os limites de temperatura de aplicação estão na faixa de –10˚ С.

Conselhos! A composição adesiva usada durante a construção no inverno deve sempre ter uma temperatura acima de 0 ° C. Isso garantirá a adesão e garantirá danos durante a operação.

Os profissionais recomendam não economizar ao comprar cola para concreto aerado, escolher apenas marcas com uma excelente reputação, testadas pelo tempo, às quais os consumidores respondem bem.

Qual cola é melhor pode ser decidida por teste. Compre várias composições adesivas diferentes e tente cada uma delas para colar 2 blocos de concreto aerados. Após 24 horas, quebre a articulação e examine cuidadosamente a junção. A melhor opção é quando o bloco quebra e a integridade da costura é preservada, é essa cola que deve ser adquirida.

Se a junta estiver dividida ao longo da costura - cola de baixa qualidade, não a compre. No caso em que o bloco de gás e a costura se rompem parcialmente, a mistura adesiva não é muito boa.

Fabricantes

Os profissionais recomendam várias empresas produtoras de cola, que conseguiram provar o lado positivo do mercado da construção.

Marcas mais populares com excelente reputação:

  • Bonolit (Bonolit) - Os produtos apareceram no mercado relativamente recentemente. O adesivo contém componentes com propriedades modificadoras e anticongelantes,

  • "Momento" caracterizado por altas propriedades adesivas em relação ao material de construção,

  • "Warmit" - mistura de alvenaria de um fabricante russo, a composição inclui cinzas, o que aumenta a resistência da costura, mas as análises dos consumidores sobre o produto nos fóruns nem sempre são positivas,

  • Volma - a cola é caracterizada pelo aumento da resistência a baixas temperaturas, você pode trabalhar com ela em temperaturas de até -15 ° C,

  • Kreisel 125 adequado não apenas para blocos de concreto de silicato de gás e espuma, mas também para concreto poroso, blocos de concreto de poliestireno,

  • Kreps usado para alvenaria por dentro e por fora, a + 20˚ С o adesivo mantém suas propriedades por quatro horas,

  • Real Madrid - é possível trabalhar com uma mistura de alvenaria a uma temperatura de +5 a + 30˚ С, é aplicada a trabalhos externos e internos,

  • Ytong - adesivo de poliuretano, caracterizado por maior resistência, capacidade de reter água e excelentes propriedades adesivas, produz uma variedade de verão e inverno, sob a qual é produzido adesivo de espuma,

  • EROS projetado para uso interno e externo; são produzidas misturas de alvenaria branca e cinza,

  • Ceresit ct21 Ótimo para trabalhos de construção em ambientes internos e externos, vedando em ambientes fechados.

Conselhos! O uso de cola de grão fino, que garante alvenaria uniforme, permitirá evitar pontes frias ao trabalhar com blocos de concreto aerados.

Como colocar

A tecnologia segundo a qual a colocação de blocos de concreto aerados na mistura adesiva é muito diferente do processo de construção de paredes em uma argamassa de cimento e areia.

Etapas:

  1. Preparação de blocos de gás.
  2. Preparação da solução.
  3. Aplicação de massa adesiva na superfície do bloco de concreto aerado.
  4. Colocar e nivelar o bloco de gás.
  5. Remoção de excesso de massa adesiva.

As sutilezas da tecnologia de alvenaria são que a unidade deve estar limpa, é estritamente proibido aplicar cola ao material coberto de gelo. Além disso, não é necessário umedecer o bloco de gás durante o processo de assentamento, exceto quando a construção é realizada no verão no calor.

Conselhos! As proporções da diluição da cola com água e o método de preparação da solução são indicados pelo fabricante na embalagem. Lembre-se de que não deve haver muita água.

Uma consistência homogênea da massa adesiva pode ser obtida mexendo-a com bocais especiais montados em ferramentas elétricas (por exemplo, uma broca). Após a primeira agitação, deixe a solução fermentar por 10 a 15 minutos. Isso garantirá a dissolução completa dos aditivos que compõem a cola. Imediatamente antes do uso, a cola deve ser agitada novamente.

Dependendo da marca, a massa adesiva pode ser usada por 2-4 horas. Não faz sentido diluir a mistura de alvenaria que começou a endurecer com água - suas qualidades úteis já estão perdidas.

A cola nos blocos é aplicada por meio de uma espátula dentada ou de um carro especial projetado especificamente para essa mistura de alvenaria.

O efeito positivo do uso de ferramentas especiais é reduzir significativamente o consumo de massa adesiva, melhorar a adesão e reduzir o tempo para concluir o trabalho.

A espessura da camada de cola dependerá do tamanho dos dentes. Para evitar obstruções na parede, é necessário colocar blocos em um cordão esticado. O controle de alvenaria é realizado pelo nível do edifício. O alinhamento dos blocos é realizado com um martelo de borracha, o que permite evitar danos aos blocos de concreto aerados. O excesso de cola é cortado após o endurecimento com uma espátula.

Calculadora de consumo de cola

Para um metro quadrado de concreto aerado, o consumo de mistura de alvenaria é normalmente de 1,5 a 1,6 kg de cola seca, desde que a espessura da camada seja de 1 mm. Para um metro cúbico, o consumo será de 15 a 30 kg de mistura seca, ou seja, em média 1 sacola (25 kg). Na prática, o consumo aumenta para 1,5 sacas por 1 metro cúbico.

Fatores em que quantidade de cola será aplicada por 1 m 3:

  • qualidade e variedade de mistura de alvenaria,
  • qualificação e experiência do capitão,
  • estado dos blocos de gás, superfície, defeitos e danos,
  • temperatura ambiente e clima,
  • o número de camadas de reforço.

Conselhos! Ferramentas especiais de construção disponíveis reduzem o consumo.

Siga as recomendações abaixo e as instruções na embalagem e fique à vontade para continuar com a implementação de suas idéias arquitetônicas!

É possível colocar blocos de gás em uma argamassa de cimento?

O uso de argamassa de cimento para a colocação de concreto aerado não é recomendado por vários motivos:

  • espessura da junta 10-12 mm,
  • a composição da solução não é constante,
  • um longo período preparatório, desde peneirar areia até amassar, o que aumenta o tempo de trabalho,
  • poeira significativa do trabalho,
  • o aparecimento de pontes frias na junção dos blocos, e isso é perda adicional de calor,
  • dificuldade em colocar paredes no inverno. Devido ao gelo, a mistura deve ser amassada em pequenas porções ou aquecida constantemente.

Ferramenta para aplicação de cola em blocos de concreto aerados

Uma nova ferramenta apareceu no mercado que simplifica a aplicação da solução adesiva (espessura controlada da camada adesiva ao aplicar concreto aerado) - um contêiner, balde de espátula ou carro especial para concreto aerado. Esses são nomes diferentes para o mesmo dispositivo.

Transporte para concreto aerado Aplicação de cola com carro (espátula)

Graças a esses dispositivos, a colocação de blocos de concreto aerados é mais rápida e com consumo mínimo de cola, e o custo do trabalho é reduzido.

Vantagens da cola para blocos de gás:

  • A plasticidade do material e o enchimento de granulação fina (não mais que 0,63 mm) permitem atingir uma espessura de solda de 2-3 mm. I.e. o consumo é reduzido pelo menos 4 vezes e a espessura da costura é reduzida, o que reduz a área total das juntas e, como resultado, elimina o crescimento da perda de calor pelas costuras,
  • um saco de mistura adesiva seca (25 kg) requer apenas 5,5 litros de água. Isso significa que o teor de umidade do concreto aerado não aumenta significativamente,
  • a composição da solução adesiva é sempre a mesma, o que permite garantir o mesmo desempenho adesivo,
  • a mistura contém aditivos (anticongelante), que conferem resistência ao gelo e à umidade,
  • cola pode ser usada como massa de vidraceiro. Isso elimina a aparência de resíduos,
  • a quantidade de cola da mistura final é mais fácil de amassar o quanto você precisa trabalhar,
  • a presença de adesivos especiais de inverno para concreto aerado permite que você realize trabalhos na estação fria,
  • a cola pode endurecer sem encolher.

O único menos condicional de cola é a definição do tempo. A cola endurece por cerca de 10 minutos. No primeiro estágio, isso pode criar algumas dificuldades para iniciantes.

Como usar cola para concreto aerado

  • mantenha quente (não inferior a + 5 ° С),
  • amasse com água morna (até + 60 ° C),
  • o concreto aerado não deve ser coberto de neve (neste caso, sua umidade aumenta, o que significa que as propriedades do adesivo diminuem),
  • espátulas ou carruagens de cola devem ser mantidas em água morna,
  • use recipientes apenas para cola; caso contrário, podem aparecer impurezas maiores. Isso não afetará significativamente as propriedades do adesivo, mas será necessário na espessura da camada (como resultado, a cola é usada em excesso).

Essas recomendações não são indicadas na embalagem do adesivo, mas são obtidas com a experiência prática.

Como argumento principal, os adeptos da receita clássica de argamassa de cimento chamam o alto custo da cola. Correta e objetivamente, a mistura adesiva é mais cara. Mas se levarmos em conta o consumo de cola para concreto aerado por m3, acontece que um saco de mistura de cola é suficiente para colocar 1 m3 de concreto aerado e apenas um terço da argamassa “doméstica”, então o excesso de custos é óbvio.

A composição do adesivo para concreto aerado

Os principais componentes das misturas adesivas para concreto aerado são:

  • cimento da categoria mais alta,
  • componentes minerais
  • e aditivos poliméricos.

O cimento, que faz parte do material, requer a observância de medidas de precaução, a saber, o uso de luvas e um respirador ao trabalhar com uma solução de proteção para mãos e órgãos respiratórios.

Na maioria das vezes, dois tipos de cola são usados:

  • A cola branca destina-se ao trabalho em ambientes fechados e durante a construção ao ar livre no verão,
  • É permitida a cola de cor cinza em qualquer estação do ano, inclusive no inverno.

Cola branca Inclui cimento Portland de alta qualidade, que fornece uma semelhança externa com concreto aerado, para que você possa obter um efeito econômico na decoração de interiores. A parede, como resultado do uso desta cola, apresenta uma cor uniforme, não sendo necessário lidar com juntas de vedação entre os blocos.

Cola cinza É considerado um material universal, inclui componentes adicionais, para que possa ser usado no inverno, também em temperaturas abaixo de zero (pelo menos -10 graus).

Espuma adesiva para concreto aerado e sua aplicação

Recentemente, o uso de espuma de poliuretano para unir blocos de concreto aerados ganhou grande popularidade. A espuma de cola tem muitas vantagens inegáveis, portanto seu uso se tornou quase universal. O adesivo de poliuretano para concreto aerado fornece uma forte conexão com o consumo mínimo de material. Uma desvantagem significativa desse material adesivo é sua alta sensibilidade à luz ultravioleta, que pode destruir sua estrutura durante o ano; portanto, ao usar espuma adesiva, esse fator deve ser levado em consideração.

O uso de um material adesivo como esse reduz significativamente o custo do processo de construção e permite que seja acelerado significativamente, eliminando qualquer processo "úmido" durante a construção do edifício. O poliuretano pode ser atribuído a adesivos resistentes ao gelo para concreto aerado, além de melhorar significativamente as propriedades de isolamento térmico do edifício.

Aditivos de cola e sua finalidade

São os aditivos que são os componentes que fornecem suas propriedades ao material.Portanto, os aditivos anticongelantes oferecem a capacidade de usar cola no inverno.

A base do adesivo são os seguintes componentes:

  • Cimento Portland de alta qualidade, usado como o principal componente do ligante,
  • Fração mínima da areia
  • Aditivos poliméricosfornecendo misturas com viscosidade e resistência extra. São polímeros que permitem a expansão da mistura, como resultado do preenchimento de todos os vazios e irregularidades existentes,
  • Modificadores - são aditivos especiais capazes de fornecer parte da umidade no interior do material, que permite que a junta adesiva não se quebre, tolera os efeitos atmosféricos e as mudanças de temperatura.

A adição de cola para concreto aerado durante a geada aumenta sua condutividade térmica e permite o uso de cola no inverno.

Taxa de consumo de cola

O adesivo para inverno ou verão de concreto aerado está disponível em embalagens de 25 kg. Para misturar, tome cerca de 5-5,5 litros de água. A mistura completa é realizada usando um misturador de construção, após o qual a cola deve ser infundida por 10 minutos, após o que deve ser misturada novamente. Se o excesso de umidade for adicionado ao material, ele perderá suas propriedades de transparência.

O consumo de adesivo para concreto aerado por 1 m3 será de aproximadamente 18 a 26 kg, ou seja, um saco. Para evitar gastos excessivos, é necessário seguir rigorosamente a tecnologia de fabricação da mistura. A mistura é gradualmente adicionada à água (e não vice-versa) e completamente misturada com ela. A taxa de consumo de cola para concreto aerado é considerada, levando em consideração a camada de material aplicado dentro de 2-3 mm.

O custo médio do material no mercado

O preço da cola para concreto aerado é aceitável. Este material é produzido por muitos fabricantes conhecidos de misturas de construção. Um saco padrão de cola com peso de 25 kg custará cerca de 200 rublos, incluindo cola de inverno da AEROC e da Volma-Block. Entre outros fabricantes de cola, podemos distinguir as seguintes empresas: Polygran, StroyKomplekt e outras. O preço acessível da cola para blocos de concreto aerados permite reduzir significativamente o custo de um projeto de construção, o que aumenta a lucratividade do edifício.

Como escolher cola para blocos de gás?

A solução para o problema é complicada por uma variedade significativa de composições adesivas no mercado.

A maneira mais fácil de decidir é realizar pequenos testes.

Teste 1. Pegue vários tipos de cola e cole cada um dos dois blocos de concreto aerados. Após um dia, interrompa a conexão e verifique o local da falha. Se a falha ocorrer ao longo da costura, essa cola não é adequada para uso. Se os próprios blocos estiverem parcialmente deformados e parcialmente deformados, o uso dessa cola estará em dúvida. Se a costura permanecer intacta e o bloco de gás estiver danificado - esta é a melhor cola para concreto aerado. Essa cola deve ser preferida.

Teste 2. Prepare para uso 1 kg de cada um dos tipos de cola testados. Entupir os mesmos recipientes com eles. Após o endurecimento (dia), pesar. Deve-se dar preferência à cola do recipiente cujo peso é menor. O peso leve indica que a maior parte da umidade se foi, o que significa que a mistura é menos condutora de calor.

Antecipando uma parcela saudável da ironia dos leitores, observamos que testar vários adesivos é certamente problemático e caro. Mas será útil para quem tem alguns tipos de cola e não sabe qual escolher.

Indicamos as marcas de cola para blocos de concreto aerados que foram testados por profissionais e merecem sua aprovação.

Ceresit CT 21 Cola para concreto aerado Ytong-house-keeper Cola para betão celular Founders Selfform MC112 Adesivo de concreto aerado Bonolit Adesivo para concreto aerado Baumit PorenbetonKleber Adesivo de concreto aerado AEROC inverno

Onde usar?

A cola para concreto aerado é uma mistura seca especial para construção, diluída em água nas proporções especificadas pelo fabricante. É utilizado em vez das argamassas de cimento usuais para trabalhos externos e internos.

Use-o para:

  • blocos de alvenaria de concreto a gás e espuma, blocos de argila e concreto expandidos, tijolos,
  • alinhamento das superfícies das paredes, sua massa,
  • colocação de azulejos.
Voltar ao índice

Variedades sazonais

Agora, para a construção de edifícios utilizados duas variedades de misturas. A cola para blocos de concreto aerados acontece:

  • Branco. É considerado verão, é usado na estação quente. Ele deve uma tonalidade clara (igual à do concreto aerado autoclavado) ao cimento Portland branco, o que possibilita economizar na decoração de interiores.
  • Gray. Embora essa espécie seja chamada de inverno, é universal, adequada para o trabalho em qualquer estação do ano. Devido à presença de aditivos anticongelantes na composição, é recomendado para uso em clima frio, no entanto, também possui um certo limite de temperatura.
Voltar ao índice

A composição e características da mistura

A composição do adesivo para concreto aerado inclui:

  • cimento de alta qualidade
  • areia fracionada (peneirada de maneira especial),
  • aditivos poliméricos que servem para melhorar as qualidades adesivas das misturas, sua condutividade térmica,
  • modificadores devido aos quais as juntas não racham quando a temperatura aumenta.

Entre as vantagens das composições para trabalhar com concreto aerado, estão suas características:

  • a capacidade de fazer costuras finas (com apenas dois a três milímetros de espessura), o que permite reduzir a perda de calor através das juntas, reduzir os custos de construção,
  • resistência à geada e à umidade
  • a capacidade de trabalhar em clima frio (com cola de inverno),
  • endurecimento sem retração.
Voltar ao índice

Ferramentas necessárias

Para preparar a solução, você precisará de:

  • um recipiente no qual será necessário misturar a mistura a granel seca com água,
  • uma broca com um bico especial (para obter a consistência correta da densidade do creme de leite, use um misturador de construção),
  • dispositivo de medição para manter as proporções corretas.

Para aplicar cola e implementar alvenaria, use uma espátula de aço ou engrenagem, um balde de espátula (carro) para concreto aerado.

Método de cozimento

As misturas secas são realizadas em sacos de 25 kg. Para a preparação da composição adesiva, o cálculo é o seguinte: para uma embalagem de fábrica, são necessários cinco a cinco litros e meio de água pura (ou seja, são tomados 200-220 miligramas por 1 kg). O fluido deve estar quente (15-18 a 60 ° C).

Depois de amassar, deve-se obter uma massa sem caroços. Ela precisa ficar em pé por cinco a dez minutos e depois mexer novamente. A cola é adequada para uso em apenas algumas horas, por isso é preparada em lotes.

Método de Aplicação

Em blocos limpos (sem poeira, sujeira, manchas de óleo), a cola para concreto aerado é aplicada com uma camada mínima. A espessura das juntas durante a alvenaria não deve exceder 2-4 mm. O excesso é removido imediatamente ou cortado com uma espátula após a solidificação. Você pode ajustar a posição dos blocos por cerca de dez minutos (com um martelo de borracha). Nivele a superfície com um leve toque

Nota É necessário se proteger de obter a solução final nos olhos e na pele, portanto, recomenda-se o uso de roupas de proteção e luvas. Um respirador ou bandagem de gaze não interfere.

Trabalho de inverno

Para alvenaria no frio, é usado um composto cinza de inverno. No entanto, como já mencionamos, também existe um certo limite (a temperatura “ao mar” não pode ser inferior a -10 ° C, os fabricantes geralmente recomendam um valor de 5 ° C). Para a solução em si, a temperatura é mantida acima de zero - somente se essa condição for atendida é uma boa adesão dos materiais.

Nota Não cole blocos congelados salpicados de neve - isso não é permitido pela tecnologia.

Consumo de material

Segundo especialistas, o consumo de adesivo para concreto aerado por m3 de alvenaria depende do tamanho dos "tijolos", das condições de superfície dos blocos, ou seja, da precisão de sua geometria, da presença de defeitos (fissuras, lascas, etc.), bem como da habilidade dos construtores. Como mostra a prática, em média, são utilizados um saco e meio de base seca por m3.

Para determinar com mais precisão, eles oferecem certas fórmulas convenientes para o cálculo do consumo de cola seca em quilogramas por m3 de alvenaria, com base no comprimento, altura dos blocos de gás e espessura das juntas.

Fabricantes conhecidos

Como exemplo, os profissionais geralmente recomendam várias marcas de adesivos já estabelecidas para concreto aerado. Entre eles:

  • EROS. Para obras externas externas, nas opções de inverno / verão,
  • Ceresit CT21. Para tipos internos e externos de alvenaria, massa de vidraceiro,
  • O momento. Possui alta adesão à base,
  • Kreisel 125. Além do concreto a gás e espuma, é adequado para a colocação de blocos de concreto de poliestireno, concreto de espuma,
  • Bonolit (Bonolit). Uma marca relativamente nova. É interessante na presença de aditivos modificadores anticongelantes,
  • Volma - Bloco resistente ao gelo. A instalação é possível em temperaturas de até -15 ° C.

Os especialistas recomendam não economizar na qualidade das colas, escolhendo fabricantes confiáveis, aquelas marcas sobre as quais há feedback do consumidor. Se os produtos secos forem comprados “para uso futuro”, eles deverão ser armazenados em embalagens fechadas. A sala usada para armazenamento deve estar seca e aquecida. Sujeito a essas condições, o prazo de validade é de um ano a partir da data de produção do material.

Determinação de adesivo para concreto aerado

Esta composição é uma mistura seca para construção, preparada à base de água. As embalagens dos produtos do fabricante sempre indicam as proporções de água e cola. Essa ferramenta se tornou uma excelente alternativa à argamassa de cimento convencional ao executar trabalhos internos e externos durante o processo de construção.

Desde a sua criação, o adesivo tem sido amplamente utilizado. É utilizado como massa para nivelar paredes, assentando azulejos. No entanto, na maioria das vezes com a ajuda dessa cola construir paredes a partir de muitos materiais de construção:

  • blocos de concreto aerado e argila expandida,
  • tijolo
  • bloco de concreto
  • bloco de espuma.

Agora, os fabricantes produzem dois tipos de cola para blocos de concreto aerados. Esta mistura é usada dependendo da estação.

Por exemplo, cola branca para concreto aerado é adequada para a estação quente. Ele recebeu esse nome por causa do componente principal - cimento Portland. Esta substância confere uma tonalidade clara, o que permite sua aplicação na colocação de blocos leves, bem como na massa para dentro. Permite economizar em materiais de acabamento.

A cola cinza pertence aos compostos de inverno, pois aditivos resistentes ao gelo estão presentes em sua composição. A solução final é considerada universal, portanto, é adequada para trabalhos em qualquer época do ano, mas com algumas restrições de temperatura.

Principais Benefícios

A leveza e o bom desempenho do concreto aerado o tornaram popular e demandado na construção. Para sua instalação, use cola especial. Os fabricantes produzem uma composição de boa qualidade, uma vez que inclui aditivos de polímeros, modificadores e areia peneirada de maneira especial.

Os aditivos poliméricos ajudam a melhorar a condutividade térmica da composição e suas propriedades adesivas. Devido aos modificadores, é fornecida proteção contra rachaduras a temperaturas elevadas na rua. Vale a pena notar e outras vantagens ao aplicar concreto aerado na cola:

  • a ductilidade e o enchimento de granulação fina permitem alvenaria com uma espessura de junta de 2-3 mm, o que permite reduzir o consumo em pelo menos 4 vezes e torna as juntas mais finas, eliminando a perda de calor da estrutura,
  • em uma sacola com peso de 25 kg, é necessário adicionar apenas 5-6 litros de água, por que a umidade do concreto aerado não aumenta significativamente,
  • a mesma e uniforme composição da mistura fornece desempenho de colagem semelhante,
  • Os aditivos anti-geada garantem resistência à umidade e resistência à geada do material,
  • devido ao fato de que a composição pode ser utilizada como massa de vidraceiro, seus resíduos após a conclusão do trabalho são excluídos,
  • é conveniente amassar uma certa quantidade de cola necessária para alvenaria,
  • o tipo de adesivo para a estação fria permite produzir alvenaria a baixa temperatura,
  • a capacidade de endurecer sem encolher.

Além das vantagens inegáveis ​​de tal ferramenta, ela possui um único sinal de menos. O tempo de preparação é de 10 minutos e, se um iniciante fizer o trabalho, será difícil para ele usar a solução pronta na primeira etapa.

Fatores que afetam a despesa dos fundos

A quantidade de composição gasta durante o trabalho de alvenaria por 1 m 3 dependerá de vários componentes. Esta é, antes de tudo, a composição da mistura adesiva. Por exemplo, se houver mais aditivos modificantes e areia nele, o consumo será maior. O alto conteúdo dos componentes do encadernador evitará gastos excessivos e economizará material.

A alfabetização é importante, porque muitas vezes os jovens mestres gastam mais do que o necessário. No entanto, este indicador não contribui para um trabalho de qualidade. Se uma camada reforçada estiver presente na superfície de trabalho, o consumo de composição aumentará.

Às vezes, quando um tesouro é encontrado, bloqueia o concreto com o casamento. Nesse caso, o consumo também aumenta devido a um defeito do material, pois, para obter um resultado efetivo, é necessário gastar uma quantidade maior da mistura de trabalho.

A vazão geral também será afetada pela geometria da superfície dos blocos externos e pelas condições climáticas. Na prática, uma média de 1 m 3 não deixa mais que 1,5 sacos de mistura adesiva seca.

Critérios de seleção

No mercado moderno, é apresentada uma grande variedade de composições. Esse fator coloca os consumidores em um dilema. Na maioria das vezes, eles não sabem qual cola para concreto aerado é melhor escolher. Os especialistas aconselham que você realize um teste simples antes de comprar.

No primeiro caso, você precisa comprar vários tipos e colar cada um deles 2 blocos de concreto aerado. Após cerca de 24 horas, interrompa a conexão e observe a interrupção. Ele passará na costura, então essa cola não é adequada para o trabalho. A torção parcial e a deformação dos próprios blocos geralmente levantam dúvidas sobre a qualidade dos produtos. A composição é considerada a melhor, onde a costura permanece integral e apenas o bloco de gás após o impacto se torna inutilizável. Essa composição deve ser preferida.

A segunda opção de teste é preparar uma mistura pronta de 1 kg de cada tipo. Depois disso, eles enchem os mesmos recipientes. Durante o dia, a mistura endurece e deve ser pesada. A melhor solução é considerada uma solução com um peso mínimo. Este indicador sugere que a composição contém pouca umidade e o adesivo tem a propriedade de baixa condutividade térmica.

Tais testes serão problemáticos e caros. No entanto, para executar o trabalho de alvenaria, você precisará gastar muito mais dinheiro, portanto, é preferível fazer testes na fase inicial da construção. Profissionais recomendam o uso de ferramentas especiais durante a instalação para ajudar a reduzir o consumo da mistura.

Classificação das melhores marcas

Apesar da grande variedade de misturas adesivas nas prateleiras das lojas de construção, vale a pena ouvir os conselhos de especialistas. Graças à sua experiência, eles sabem mais e podem determinar qual cola para blocos de concreto aerados é melhor escolher.

Segundo os profissionais, é melhor dar preferência a várias empresas envolvidas na produção de cola. Muitos tipos de produtos conseguiram ganhar confiança com sua qualidade e características. Boa reputação As seguintes marcas são usadas:

  • Benolit - apareceu relativamente recentemente e em sua composição existem componentes com propriedades anticongelantes.
  • Momento - possui alta qualidade adesiva em relação ao material de construção.
  • Volma - distingue-se pela boa resistência a baixas temperaturas, o que permite trabalhar com a mistura a -10 C.
  • O Kreisel 125 é uma composição universal adequada para a colocação não apenas de blocos de concreto aerados, mas também de outros materiais.
  • Kreps - adequado para estilos externos e internos e mantém todas as suas qualidades por 4 horas.
  • O Ytong é um adesivo de poliuretano de alta resistência que retém bem a água, possui excelentes propriedades adesivas e está disponível em dois tipos populares para uso no inverno e no verão.
  • Real - permite realizar trabalhos de construção em +5 e até +30 C, adequados para trabalhos externos e internos.
  • O Ceresit CT 21 é uma excelente opção para uso interno e externo, bem como para acabamento de massa de vidraceiro.
  • AEROC - sob esta marca, a empresa produz misturas de alvenaria branca e cinza para trabalhos internos e externos.

Recomenda-se escolher composições refinadas para a colocação de blocos de concreto aerados. Isso ajudará a evitar o aparecimento de pontes frias devido à homogeneidade da solução. Recomenda-se que a composição de qualquer fabricante seja armazenada em baixa umidade em uma sala aquecida. Isso preservará todas as propriedades e adequação do material.

Consumo de cola para concreto aerado

Um saco de mistura seca de 25 kg é dissolvido em 5-6 litros de água, resultando em um saco de 18 litros de cola acabada.

O consumo de cola (mistura de alvenaria seca) para assentamento de alvenaria fina (costura 1-3 mm) por metro cúbico. é 16-17 kg.

O prazo de validade da mistura adesiva acabada é de 2 a 3 horas. O tempo para ajustar os blocos após a postura é de 10 a 15 minutos.

O consumo de adesivo para concreto aerado depende diretamente do tamanho (os dados de cálculo especificados são orientados para blocos de 600 e 300 mm de altura) e da qualidade das superfícies do concreto aerado (geometria ruim, lascas e defeitos aumentam o consumo), bem como do profissionalismo do pedreiro. Portanto, os valores calculados podem diferir dos reais. É melhor realizar um cálculo com uma margem.

Tecnologia para a preparação de adesivo para concreto aerado

Cada fabricante aplica as instruções de uso na embalagem. Mas, como regra geral, indicamos:

  • o volume necessário de água é medido,
  • a mistura é vertida na água em pequenos lotes,
  • misturado com um misturador até uma massa homogênea por 5 minutos,
  • a massa deve "descansar" por 5 a 10 minutos, período durante o qual os aditivos poliméricos serão abertos,
  • misture a solução novamente
  • durante a operação, misture a solução periodicamente.

A consistência ideal do adesivo é considerada, na qual os dentes que apareceram na superfície após a aplicação do adesivo com uma espátula dentada (pente) não ficam borrados.

Fatores externos:

  • umidade ambiental. Paredes de concreto aerado devem ser colocadas na estação seca. Então a cola endurece na velocidade ideal. Durante chuva, neve e vento forte - é impossível. Na verdade, como é indesejável trabalhar com blocos sujos, molhados e gelados,
  • temperatura do ar. Quanto mais quente, mais rápido o processo de endurecimento, o que pode levar ao aparecimento de rachaduras por contração. Na estação fria, a cola endurece mais lentamente.