Os escopos de solventes e diluentes são extensos. Ao realizar reparos, inevitavelmente lidamos com solventes para verniz, esmalte e tintas. Na construção, são utilizados solventes de ferrugem, concreto, copo d'água, pregos líquidos, espuma de poliuretano e outros materiais. Os artistas usam constantemente solventes e, na vida cotidiana, ajudam a remover a poluição complexa. Nosso artigo o ajudará a entender esse grande tópico, para que você possa responder rapidamente à pergunta: qual solvente é melhor usado em cada caso específico.
Solvente e diluente: qual a diferença?
Os termos "solvente" e "diluente" são frequentemente usados de forma intercambiável. No entanto, há uma diferença importante entre eles. Em termos simples, o solvente interage diretamente com o componente de formação de filme (cura).
Por exemplo, a gasolina é um solvente popular para tintas a óleo. Dissolve o aglutinante, para diluir a tinta para aplicação e ao mesmo tempo remover manchas de tinta seca.
O diluente não dissolve as substâncias que formam o filme, mas apenas pode reduzir a viscosidade da composição. Por exemplo, a água dilui bem a tinta à base de água, mas não será capaz de lavar a tinta seca.
Tipos de solventes
Por conveniência, dividimos todos os solventes nos seguintes grupos:
- Solventes para tintas e vernizes (tintas, esmaltes, vernizes), bem como adesivos e primers
- Solventes para materiais de construção (solventes de betume, concreto, espuma, borracha, ferrugem, etc.)
- Solventes domésticos (manchas de óleo, graxa, fita adesiva etc.)
- Art Solvents
Solventes para tintas e vernizes
Quase todos os solventes para vernizes, tintas e esmaltes são substâncias orgânicas voláteis com baixo ponto de ebulição. Estas propriedades proporcionam uma secagem rápida das composições após a aplicação.
Existem solventes:
- homogêneo - com base em uma única substância ou em uma mistura de substâncias homogêneas (por exemplo, tolueno),
- combinado - com base em vários solventes homogêneos em uma certa proporção (por exemplo, P-4 = tolueno + acetona + acetato de butila).
Como regra, os combinados são caracterizados por maior eficiência e ação direcionada.
Com a ajuda da nossa mesa, você pode entender facilmente quais solventes são usados para quais tintas.
Finalidade dos solventes
Solvente
Tipo de pintura
Homogêneo solventes
Solvente (mais precisamente mais fino) de tinta acrílica, tinta à base de água e outras tintas e petiscos dispersíveis em água
Gasolina (galocha de gás, nefras)
Diluente para tintas a óleo e betume, vernizes, esmaltes
Solvente de tintas a óleo e alquídicas-estireno
Solvente de tintas e esmaltes a óleo e alquídicos (incluindo PF-115, PF-133, PF-266), mástiques de betume, verniz GF-166, primer GF-021
Solvente de vernizes e tintas glifálicas e betuminosas (incluindo melamina alquídica).
Solvente de vernizes e tintas glyptal e betume, epóxi.
Diluente de tinta perclorovinil
Solventes combinados (numerados)
Solvente universal para tintas nitro, esmaltes nitro, vernizes nitro de uso geral, também epóxi, acrílico, solvente
Diluente para nitroenéis, revestimentos nitro para automóveis
NTs-132k mais fino, GF-570Rk
Diluente de esmalte automático NTs-11, GF-570Rk
Poliacrilato, perclorovinil, LKM com copolímeros de cloreto de vinila com cloreto de vinilideno ou acetato de vinila
Perclorovinil, poliacrilato, epóxi
Formaldeído de melamina, borracha, polivinilbutiral
Desbaste de verniz VL-51
Esmaltes Epóxi Endurecidos por Isoceno
Diluente de verniz de poliuretano
Solvente de resina de poliéster
Solvente de tintas e esmaltes de poliuretano
Outras propriedades úteis desses solventes:
- limpeza e desengorduramento da superfície,
- Remoção de pintura de pincéis, rolos, espátulas e outras ferramentas.
Vídeo sobre como lavar a pistola com um solvente
Removedores de tinta: novos e antigos
Se durante o trabalho as manchas de tinta não estavam onde eram necessárias (móveis, piso, vidro foram manchados), ela pode ser removida com os solventes indicados na tabela. Verdadeiro para superfícies delicadas (madeira, laminado, plexiglás), não use compostos combinados do tipo P-646. É melhor usar modelos homogêneos e verifique primeiro o efeito deles em uma área discreta.
Solventes especiais estão disponíveis para remover tintas antigas de grandes áreas. Eles ajudarão a remover a tinta das paredes, dos produtos de metal, etc.
Solventes para materiais de construção
A remoção de argamassas endurecidas geralmente causa sérias dificuldades. Os fabricantes fizeram todo o possível para tornar o betume, o concreto, a espuma de poliuretano etc. o mais resistente possível às influências químicas. Quais solventes ajudarão neste caso.
Solvente de concreto, cimento, argamassa - uma mistura de ácido concentrado, substâncias protetoras para metais e inibidores.
Solvente líquido de vidro - Os instrumentos podem ser lavados com água morna imediatamente após a aplicação. Endurecido pode ser removido com solventes orgânicos.
Solvente para montagem de espuma - a espuma fresca é facilmente removida com acetato de etila ou solventes com base nela (por exemplo, P-645, 647). O solvente da espuma de construção congelada pode ser considerado o remédio popular "Dimexide" (vendido em farmácias). Além disso, o Dimexide é um excelente solvente para supercola.
Diluente líquido para unhas - Os descongelados são removidos com solventes à base de minerais ou água. Os congelados podem ser removidos mecanicamente ou por aquecimento com secador de cabelo a uma temperatura acima de 50 ° C
Solvente de ferrugem - formulações especiais à base de ácido fosfórico, tanino, ácidos polibásicos hidroxicarboxílicos.
Solvente de silicone (selante de silicone, cola) - Juntamente com compostos especiais dos fabricantes de selantes e colas, você pode usar ácido acético ou álcool branco.
Solventes poliméricos:
— PVC - tetra-hidrofurano, ciclo-hexanona durante vários dias,
— polietileno - xileno, benzeno quando aquecido,
— espuma de poliuretano - Ele é removido apenas com solventes especiais novos dos fabricantes.
Borracha e solvente de borracha - tolueno e outros solventes orgânicos são adequados para remover a substância (a borracha se dissolve, incha e se decompõe)
Solvente mastique betume - tolueno, solvente, gasolina, álcool branco
Solvente de espuma - acetona, solvente R-650
Solvente de parafina e cera - querosene, álcool, gasolina, acetona.
No próximo artigo, falaremos sobre pequenos solventes domésticos e solventes usados por artistas.
Como escolher a pintura para carros
Existem várias variedades de tintas usadas para pintar um carro. Hoje, quatro de seus tipos são usados com mais frequência:
- esmaltes acrílicos com a capacidade de secar rapidamente, formando uma camada brilhante e durável,
Cada proprietário deve decidir por si mesmo qual material escolher para pintar um carro com base em suas propriedades ou custo.
Solventes para tintas automóveis, suas características
Os solventes usados para a diluição de tintas para carros são baseados na mesma composição que outras substâncias similares para qualquer trabalho doméstico. Geralmente seus elementos constituintes são:
De acordo com a taxa de evaporação, os diluentes são divididos nos seguintes tipos:
- "Longos", com baixa volatilidade e baixa taxa de evaporação, são usados no verão,
- universal, usado na entressafra, eles têm uma taxa média de secagem,
- "Rápido", com volatilidade muito alta, usado no inverno.
Além disso, existem solventes polares ou não polares. O primeiro inclui substâncias que contêm oxigênio, que reúne a nuvem de elétrons de outros átomos da molécula, tornando-a polar. Substâncias desse tipo incluem:
- álcoois
- cetonas
- água utilizada para diluir os materiais de emulsão aquosa.
Antes de criar a pintura automática, é necessário determinar se ela pertence ao tipo polar ou não. As substâncias não polares têm uma base de hidrocarboneto, não são adequadas para a diluição de esmaltes, que incluem ingredientes polares, como oxigênio ou um grupo hidroxila.
Como escolher o diluente certo para pintura automática
Para não cometer um erro e determinar corretamente como diluir a tinta do carro, é necessário examinar a composição dos elementos incluídos no esmalte e solvente automáticos. É desejável que entre os componentes constituintes tenham os mesmos elementos. Aqui estão algumas recomendações sobre qual solvente usar ao pintar carros com vários tipos de tintas:
- os esmaltes acrílicos devem ter a consistência desejada com um “solvente para tintas acrílicas” especial, que pode ser substituído por misturas semelhantes de misturas das classes 651 ou P-12,
- As tintas automáticas alquídicas são diluídas com tolueno ou xileno puro, mas o solvente P-4 também pode ser usado,
- os esmaltes nitro, especialmente aqueles com efeito metálico, são muito sensíveis à escolha do diluente, por isso é melhor observar as recomendações do fabricante, geralmente indicadas em recipientes com esmalte (geralmente o solvente 646 é adequado),
- Os revestimentos de verniz do tipo emulsão aquosa devem ser diluídos com água destilada, éter ou álcool.
Como diluir o esmalte acrílico para uma pistola de pintura
A única fórmula válida que você deve sempre aderir ao decidir como diluir a tinta, inclusive o acrílico, é usar o produto recomendado pelo fabricante e, de preferência, a mesma marca do esmalte.
Antes de diluir o esmalte à base de acrílico, é necessário adicionar a quantidade recomendada de endurecedor e só então proceder para trazer a tinta da pistola para uma viscosidade mais aceitável. Idealmente, se você tiver um dispositivo especial para medir a viscosidade, chamado viscosímetro.
Uma viscosidade de 19 a 20 segundos é considerada normal para tinta acrílica. Mas como diluir a tinta para pintar um carro, se não existe esse dispositivo? Para fazer isso, você deve:
- Dilua a tinta acrílica com um solvente especializado (ou nº 651 e R-12),
- Volte a encher a pistola de pulverização e verifique o seu funcionamento na superfície de teste. A mistura de tinta deve passar facilmente pelo bico, pulverizando uniformemente,
- Se o esmalte não for pulverizado ou pulverizado em gotas grandes, adicione 5% de solvente.
Normalmente, os revestimentos à base de água, que incluem tinta acrílica, podem ser diluídos para 10-15% do seu volume.
O que determina o cultivo de esmaltes
A necessidade de diluir o esmalte é ditada pelas seguintes propriedades:
O último indicador é o mais importante. Na mesma viscosidade, os revestimentos têm concentrações diferentes de polímero. Maior enchimento é considerado o melhor para uma pistola de pintura. Este indicador é indicado em bancos com as seguintes marcações, de acordo com o grau de aumento da plenitude:
Você pode diluir com segurança esmaltes VHS altamente cheios e com muito cuidado, para não exagerar com um LS mais fino - pouco preenchido, trazendo-os para a consistência desejada.
A pintura com uma transição é usada para pintura parcial de um carro, quando não é possível escolher a tonalidade correta dos materiais de pintura com a cor do restante da superfície da carroceria. No entanto, existem vários métodos para usar um solvente para a transição, que podem:
- aplicado na borda de duas tonalidades antes de aplicar a pintura básica (ela ficará sobre o solvente até evaporar completamente),
- adicionado à tinta ou verniz base em uma proporção variável (a primeira camada é ¾: 1 e a segunda - 1: 1),
- Pulverize ao longo do contorno de transição após a pintura.
Para esse trabalho, um solvente especial é usado para as transições da tinta ou verniz base. O segundo pode ser usado para tintas acrílicas.
Descrição dos solventes
Algumas pessoas pensam que solvente e solvente são a mesma coisa.. Esta opinião é errada.. Os primeiros são usados para levar a tinta ao estado desejado, e os últimos são substâncias com a adição de um retardador que retarda a secagem, evita grumos, reduz a tensão e aumenta a fluidez. Em outras palavras, adicionar um diluente à tinta não envolve reações químicas.
O solvente é capaz de interagir com a substância, penetrar em sua estrutura e dissolver os componentes de esmaltes, vernizes, etc.
O solvente volátil deve evaporar gradualmente, caso contrário, podem aparecer defeitos na superfície do filme. A principal tarefa do solvente é participar da fase de pintura para fornecer aos materiais de pintura o grau de viscosidade desejado. Além disso, eles também ajudam a limpar roupas, ferramentas e pele contaminada após a pintura.
A composição de tintas com solventes orgânicos
Substâncias líquidas de base orgânica são amplamente utilizadas devido às suas propriedades. Seu uso na fabricação de produtos de tinta permite o uso de materiais a baixas temperaturas, em ambientes úmidos, etc.
Poucas pessoas ao mesmo tempo serão capazes de determinar se um solvente específico pertence a um grupo específico. Para alguns, o nome dos compostos químicos é "floresta escura". No entanto, nem tudo é tão complicado quanto parece à primeira vista. Compreender seus tipos populares ajudará as seguintes informações.
- Ao grupo de hidrocarbonetos e seus derivados inclui: gasolina refinada, incluindo Nefras e Galosha, aguarrás, solvente, xileno.
- Cetonas representado por acetona, metiletilcetona, disobutilcetona, ciclo-hexanona.
- Para ésteres simples e complexos inclui dioxano, acetato de etila, acetato de metila.
- Álcoois representa: etanol, metanol, butanol, isopropanol.
Composições para colorir e seus solventes
A tinta é o material de construção mais comum usado para uso interno e externo, além de pintar várias superfícies. A composição da tinta à base de solvente contém de 8 a 16 componentes, dos quais se pode notar:
- substância que forma um filme na superfície,
- pigmento matiz
- força e brilho,
- dessecantes que diminuem o tempo de secagem,
- aditivos que melhoram as propriedades (segurança contra incêndio, resistência a ambientes úmidos etc.).
- Os produtos de tintas e vernizes são classificados em três grupos principais:
- emulsão de água (dispersa em água),
- óleo alquídico
- esmaltes,
- epóxi.
1. O que é um solvente e para que serve?
Solvente - é uma substância inorgânica ou orgânica de rápida evaporação. Dependendo da composição pode ser:
Dependendo do tipo de substância incluída na composição, os solventes de um componente são divididos em:
- orgânico (aguarrás, querosene, álcool, solvente, gasolina),
- inorgânicos (água, amônia líquida, sais fosfóricos e sulfúricos).
Os solventes orgânicos, apesar do cheiro, são mais procurados e, de acordo com a taxa de evaporação, são divididos nos seguintes tipos:
- dificilmente volátil usado para diluir esmaltes de automóveis e tintas a óleo. Este grupo inclui, conhecido por todos, terebintina,
- volátil médio Adequado para formulações de acrílico ou óleo. O querosene pertence a esse tipo, que passa por uma limpeza especial e somente depois disso adquire as propriedades necessárias,
- volátil usado para esmaltes de automóveis, tintas e vernizes acrílicos e composições de óleo. Isso inclui aguardente, gasolina e solvente.
Em um dia quente, quando a luz solar direta é inevitável, a temperatura já está alta, é melhor usar o terceiro tipo, na estação fria - o primeiro.
Além de diluição formulações corantes e sua restauração após secagem, antes da aplicação direta superfície deve ser desengordurado. Isso ajudará a aumentar a adesão, especialmente se a superfície for muito lisa, como o metal. Além disso, a tinta será mais facilmente distribuída na superfície e a camada seca será lisa e uniforme. No caso de aplicar pintura não com um pincel ou rolo comum, mas com pistolas especiais, pode ser necessário reduzir a densidade e viscosidade da composição. Uma gota acidentalmente caída que não foi notada a tempo e conseguiu secar será facilmente removida com um produto adequado. Para um resultado bem-sucedido, você só precisa selecionar corretamente solvente apropriado tipo de usado tintas.
2. O princípio da ação
Para entender esse processo, é necessário saber qual componente é a principal ou outra composição de coloração. Portanto, o solvente é selecionado de composição semelhante. Quando você o adiciona à tinta seca, ele complementará ela composição e compensar a parte evaporada da base. Assim, você será capaz de atingir quase seu estado inicial. A principal coisa misture bem componentes entre si, atingindo o fundo, para que o solvente não flutue na superfície e a composição se torne uniforme em densidade. Basicamente, todas as tintas para interiores são vendidas prontas para uso e não precisam de diluição adicional. Somente nos casos descritos acima. Existem vários regras simples aderindo ao qual, você obterá o melhor resultado:
- Pratos em que você fará o trabalho, deve ser limpo. Sem fragmentos de tinta seca de usos anteriores e sem detritos pequenos. Enxágüe com água e seque.
- O mais adequado é a embalagem que possui forma cilíndrica com paredes lisas. Nesse recipiente, você pode mover os componentes da maneira mais uniforme possível.
- Se estamos falando de tintas que devem ser diluídas agua então sua parte deve ser não mais que 10% da massa total.
- Nos esmaltes alquídicos, que serão utilizados em trabalhos ao ar livre, não é necessário adicionar mais 3% da quantidade total de fluido.
- Para trabalho interno - não mais 5%.
Se você adicionar muito solvente, sua tinta não grudará e será drenada da superfície tratada. Isto é especialmente verdadeiro para planos verticais nos quais se formam faixas instantaneamente. Com isso declinando e indicador operacional qualidades e vida útil de revestimento. Vamos considerar com mais detalhes os tipos mais comuns de tintas para interiores e os tipos de solventes adequados para elas.
3. Solvente para tintas alquídicas
É formulações de óleo à base de óleos secantes e esmalte à base de verniz. As resinas são adicionadas como agentes de expansão. Dependendo do tipo, distinguir pentaftálico (marcação - PF) ou glifálico (GF) esmalte. Além de tintas líquidas à base de óleo de secagem, elas também produzem ralado composições (GF-013, PF-014, etc.). São utilizados para trabalhos externos e internos ao acabamento de superfícies de gesso, madeira ou metal. Eles são perigo de incêndio mas é absolutamente não-tóxico e resistente à luz.
- O meio mais comum e acessível de diluir esse tipo de tinta é o espírito branco. É obtido no processo de destilação de derivados de petróleo. Apesar disso, é considerado um dos mais inofensivos e tem o odor menos pungente. Também é usado para eliminar óleo manchas da superfície antes de revestir e remover um defeito viscoso. Com ele, você pode lavar as escovas depois do trabalho, acelerar o processo de secagem de compostos oleosos, proteger a superfície de madeira da umidade e dos besouros da casca.
- Terebintina obtido no processo de destilação de resina de coníferas. Mais frequentemente usado como mais fino e engorda superfície. Você não confundirá este solvente com nenhum outro devido ao seu cheiro forte e desagradável. A tinta diluída com aguarrás secará por muito mais tempo, o que às vezes é necessário. Em caso de contato com a pele em pequenas quantidades, não causa queimaduras ou irritação se tem um alto grau de evaporação. No entanto, uma superfície tratada com essa composição será inflamável.
- Solvente obtido por pirólise de forragens de petróleo ou coqueria de carvão. É uma composição de hidrocarbonetos leves. Tem muito cheiro pungente e é tóxico e inflamável. Portanto, ao trabalhar com ele, é necessário garantir o acesso de ar à sala. E mantenha os recipientes em local ventilado, sem luz solar direta. Quando adicionado à tinta, é capaz de secar em um período muito curto de tempo, graças à sua alto grau de evaporação. Ele lida com a eliminação de manchas de óleo e cera.
- Xileno (P-646) é orgânico químico conexão obtido no processo de destilação de óleo. É um líquido com baixo odor e taxa de evaporação muito alta. Usado como mais fino para obter formulações da viscosidade requerida ou para remoção Tintas alquídicas da superfície. No primeiro caso, é adicionado em pequenas porções e amasse completamente. Em contato com a pele ou mucosas causa irritação. Portanto, o trabalho com ele deve ser realizado em roupas de proteção e luvas e, após contato, enxágue rapidamente com água e sabão em uma corrente de água morna.
As tintas alquídicas em uma casa costumam ser usadas para pintar tetos, paredes em ambientes úmidos, portas, caixilhos de janelas, radiadores de aquecimento ou vários itens de móveis, devido ao fato de formarem um revestimento mais denso e durável. Ao escolher um solvente, leia atentamente as instruções nas etiquetas, pois nem todas são adequadas para trabalhar com superfícies de madeira.
4. Solvente para composições de silicato
As tintas de silicato são classificadas como mineral como base para eles é vidro líquido. Eles são corta-fogo, respirante e reagir mal à umidade. Eles podem ser usados para acabamento de superfícies de gesso, pedra ou concreto em ambientes externos e internos. Para dissolver esse tipo de revestimento, você não precisa recorrer ao uso de substâncias agressivas com odores pungentes. Basta aplicar primário de silicato que pode ser encontrado em qualquer loja de ferragens.
5. Solvente para emulsões e tintas adesivas
Emulsão tintas compartilhar para emulsão aquosa, látex, acrílico, acetato de polivinil e dispersão em água. Eles podem ser aplicados em superfícies de concreto, metal, madeira ou reboco. Are não tóxico e à prova de fogo. As composições adesivas são feitas com base em soluções aquosas de polímeros orgânicos, por exemplo, éter de celulose, álcool polivinílico, amido e caseína. Suas propriedades são muito semelhantes às emulsões, mas são menos resistentes à umidade. Por esse motivo, eles são usados para pintar dentro de salas secas. Esses tipos de revestimentos são praticamente sem cheiro e devido à sua composição simples, eles podem dissolver água pura em pequenas quantidades.
Murchado tinta acrílica Para remover as ferramentas, basta mergulhar em uma solução com sabão. Para tintas acrílicas, solventes comoEspírito de TI, querosene, solvente e gasolina.
6. Características de alguns solventes de acordo com o número
Devido ao aparecimento de um grande número de diversos tipos de solventes multicomponentes, os mais comuns e frequentemente usados, números atribuídos. Isso simplifica bastante a seleção.
- R-4 É uma mistura baseacetona e tolueno, que é muito volátil. É usado principalmente para dissolução de tintas alquídicas, vernizes e esmaltes à base de polímeros clorados. Sua aplicação positivo caminho afeta sobre a consistência da matéria corante e sua capacidade de filmar. Como último recurso, eles podem desengordurar superfície, mas terá que trabalhar muito rapidamente devido ao seu alto grau de evaporação. Ao trabalhar com esta substância, é necessário cumprir as regras de segurança contra incêndio e usar equipamento de proteção individual, pois é inflamável.
- Solvente 646 – universal composição usada tanto na vida cotidiana quanto na indústria. Sua multifuncionalidade é explicada por uma composição complexa e multicomponente. Eles podem pintar dissolver e superfície desengordurar e limpe o revestimento antigo. É amarelado e muito odor pungente que desaparece imediatamente após a secagem. Quando aplicado à superfície é muito evapora-se rapidamente e a tinta diluída com ela seca muito rapidamente. Às vezes, isso traz inconveniência e é substituído por soluções mais fracas. Mas a superfície seca fica lisa e brilhante. Eles podem raça não só pintar mas também alguns tipos de massa. Dele preço razoável e a presença em qualquer loja tornava o solvente 646 o mais famoso e procurado.
- RS-2 - líquido claro amarelo pálido baseado em xileno e espírito branco que também tem boas propriedades. É usado para vernizes de dissolução de óleo, tintas betuminosas e esmaltes pentaftálicos. Evapora muito rapidamente, mas é muito perigoso Extremamente venenoso dele casais tem um forte efeito sobre o sistema nervoso central, órgãos internos, órgãos respiratórios, pele, sangue e até medula óssea. E com contato prolongado com a pele desprotegida, uma erupção cutânea provoca. Além disso, com o acúmulo de vapor no ar, ele pode ocorre uma explosão. Portanto, ao trabalhar com o PC-2, você precisa ter muito cuidado, usar óculos, luvas, um respirador e ventilar bem a sala.
- RFG É isso a mistura etil ou isopropil álcool com butil ou isobutil na proporção de 3: 1. É utilizado para diluir primers,
- P-647 adequado para diluir esmaltes e primers de nitrocelulose,
- R-649 e R-650 - para diluição de esmaltes e solos de gliptal e nitrocelulose, solos,
- RCCH - solvente para tintas à base de borracha. Tão tóxico que você precisa trabalhar com ele em um traje de proteção,
- RS (1-2) adequado para tinta a óleo,
- RE (1-4) - composições para trabalhar com esmaltes.
Tenha cuidado todos os solventes, cujo número começa com a letra "P", são industriais, o que significa que são extremamente perigosos para a saúde.
Remédios mais populares
Existem muitos solventes. Os mais usados são:
- acetona
- xileno
- solvente
- gasolina
- terebintina,
- espírito branco
- solventes (P-4, 646, 647, 649, 650).
Acetona
Usando acetona, você pode criar a consistência desejada de tintas perclorovinílicas para facilitar a aplicação na superfície. É utilizado para desengordurar borracha, dissolver sais e remover cera. Dissolve resinas orgânicas e epóxi, óleos durante a síntese de poliuretanos e policarbonatos.
Xileno
Adequado para dissolver epóxis, vernizes betuminosos e tintas à base de glifálicos. É utilizado no processo de síntese de corantes. Com o xileno, a tinta fica mais brilhante, mas seca por mais tempo.
Solvente
Esta substância pode dissolver vernizes alquilados de melamina. O uso de solvente aumenta a fluidez dos corantes a partir de betume ou gliptal.
Gasolina
É usado ativamente na indústria da borracha como solvente. É usado para limpar superfícies de graxa para colagem. A gasolina é usada para dissolver esmaltes e produtos de tinta a óleo.
Terebintina
Utilizado para dissolver tintas a óleo e alquídica-estireno. A aguarrás é adequada para remover a tinta seca por si só ou em combinação com outros solventes. A substância é pouco tóxica, tem um cheiro de coníferas.
Espírito branco
É muito popular devido ao fato de que praticamente não é prejudicial à saúde (mas, é claro, você não deve beber), é frequentemente usado para limpar as mãos manchadas de tinta. É frequentemente usado na vida cotidiana, pois é capaz de decompor óleos e gorduras vegetais, compostos orgânicos de nitrogênio e frações de óleo. O espírito branco também é usado ativamente na indústria para a dissolução de tintas a óleo, borracha e mástiques betuminosos, vários vernizes e esmaltes.
Uma substância bastante complexa. Sintetize usando um composto de ésteres, hidrocarbonetos e cetonas. É utilizado para corantes com poliacrilato e cloreto de polivinil, e os materiais de pintura e verniz são produzidos em cloreto de vinilideno e acetato de vinila.
646
Consiste em uma mistura de tolueno, etanol, acetato de butila, butanol, etil celosolve e acetona. Com sua ajuda, os vernizes epóxi e acrílico são produzidos. A substância não é muito tóxica, portanto, ao trabalhar com ela, não use equipamento de proteção. Vendido em muitas lojas de ferragens, usado na vida cotidiana para trabalhar com massa de vidraceiro.
Uma mistura de tolueno, acetato de butila, acetato de etila e butanol. É usado no processo de pintura de carros, permitindo criar verniz nitrol e esmalte nitro.
Consiste em xileno, etil celosolve e butanol. É utilizado para diluir tintas e esmaltes. Mais tóxico, portanto, é necessário equipamento de proteção para trabalhar com ele. Além disso, a própria substância deve ser protegida da luz direta do sol, bem como armazenada em um recipiente escuro e bem fechado.
650
Uma mistura de xileno, álcool butílico e etil celosolve. Com sua ajuda, tintas e esmaltes são criados. A substância é tóxica, portanto é necessário equipamento de proteção.
Regras de segurança
É importante saber que os vapores de muitos solventes, quando combinados com o ar, constituem uma mistura explosiva; portanto, é importante não usar substâncias perto de chamas, não fumar durante o trabalho, etc.
A maioria tem um forte cheiro específico. A sala em que o trabalho ocorre deve ser exibida para evitar envenenamento.
Proteger a pele exposta do contato com a pele.. Apesar de alguns solventes serem praticamente seguros, ainda não vale a pena contatá-los novamente para evitar problemas de saúde. Os solventes são produtos químicos ativos e devem ser manuseados com cuidado. Seguindo as regras mais simples, você pode se proteger de problemas desnecessários.
Materiais dispersos em água e seus solventes
Tintas acrílicas amplamente utilizado para o trabalho interior. Eles têm alta qualidade decorativa, resistência aos raios ultravioleta. Das vantagens, segurança contra incêndio e não toxicidade são observadas.
- Apesar de a água ser utilizada como diluente, após a secagem, uma forte camada se forma na superfície pintada. Gotas frescas são facilmente limpas com um pano úmido. Se a matéria corante do instrumento conseguir secar, ela poderá ser embebida em uma solução quente e com sabão.
- Como solvente para tinta acrílica, utilizava gasolina, acetona, álcool branco, querosene. Sua escolha depende da superfície que está sendo limpa. Nas lojas de construção, uma ferramenta especial é amplamente apresentada, chamada “Removedor de Tinta Acrílica”.
Tinta látex É usado para revestir superfícies de vários materiais (concreto, galvanizado, madeira, plástico, etc.). Essa ferramenta forma uma camada durável, repelente à água e densa.
- Para obter a viscosidade necessária, é diluída com água.No final do trabalho de pintura, o instrumento e as gotas sobre os objetos são imediatamente lavados com água. Os contaminantes secos podem ser limpos com tolueno, metilbenzeno.
- Esses componentes do álcool fazem parte de solventes orgânicos: R-4, R 646, 647, 648. Esses fundos devem ser usados com cautela ao tentar lavar as gotas de tinta do chão. Aqui você pode usar um método mais gentil - embeber as manchas com água diluída em querosene.
Tinta de acetato de polivinila é aplicado em superfícies de gesso, madeira ou placa de gesso. A dispersão baseada em PVA não é resistente a condições úmidas, por isso é mais adequada para trabalhos internos em salas secas.
- A matéria corante é facilmente lavada com uma esponja embebida em água e sabão. Pequenas gotas em pequenas quantidades são simplesmente removidas mecanicamente, por exemplo, com uma faca ou espátula.
- O filme de polímero endurecido pode ser umedecido com água e direcionar o ar quente com um secador de cabelo. A camada amolecida sai sem muito esforço. Os contaminantes antigos são limpos com ácido acético, álcool branco, acetona, benzeno, metanol.
Tinta de silicone forma uma camada confiável e impermeável. Um revestimento elástico combina todas as melhores propriedades de materiais dispersos em água. Sua vantagem está no chamado efeito lótus - gotas de água rolam da superfície, aprisionando partículas estranhas.
- As manchas frescas são removidas com um pano seco e úmido sem dificuldade. Para gotas secas, são utilizados meios mecânicos. Os contaminantes de longa data são limpos com solventes orgânicos à base de hidrocarbonetos ou substâncias éter e éster. Tais fluidos químicos devem ser usados com cuidado em superfícies plásticas.
Materiais alquídicos a óleo e seus solventes
Tinta a óleo - o tipo mais acessível entre produtos similares. Se inicialmente a composição era baseada em óleo de secagem natural, hoje são usados óleos de secagem oxidados e artificiais para reduzir o custo. Apesar de o material ser caracterizado por um odor tóxico muito persistente e um longo tempo de secagem, ele não perde sua popularidade.
- As gotas frescas são limpas com um pano embebido em solvente para tinta a óleo. Aguardente branca, aguarrás, querosene, gasolina refinada (Nefras), butanol ou amônia são excelentes para esses fins.
- Como a tinta forma um revestimento bastante durável, a sujeira antiga pode ser removida com grande dificuldade.Como solventes de tintas antigas, podem ser usados os compostos especiais de numeração P 647, 651. Lembre-se de que ao trabalhar com compostos químicos altamente tóxicos, não negligencie o equipamento de proteção individual.
Tinta alquídica penetra na estrutura da superfície, devido à qual é obtida uma camada durável e resistente à umidade. A composição é resistente a danos mecânicos e condições climáticas adversas. O óleo de secagem colocado na fundação determina os seguintes índices: GF, PF, KO.
- Gotas de esmaltes de HF são facilmente removidas com aguarrás ou aguardente, PF com xileno, solvente ou gasolina, bem como com sua mistura 1: 1, KO - P-4, P-6, solvente no 646, no 649, no 650.
- Para sujeira velha, você pode usar ferramentas especiais - lavagens. Ao trabalhar com eles, deve-se tomar cuidado, pois seu efeito pode não se limitar à própria tinta. A substância ativa é capaz de dissolver as camadas anteriores de primer, massa de vidraceiro.
Esmaltes nitro e seus solventes
Esmalte nitro usado para pintar várias superfícies, onde estruturas metálicas ocupam um nicho especial. Pintar com um odor bastante picante seca em 1-2 horas. O revestimento brilhante durará um período considerável.
- Os melhores solventes para NTs de tinta são considerados composições combinadas sob os números 645, 646, 647, 649, 650. Eles são usados como diluentes para esmalte espessado, desengorduramento de superfícies e remoção de resíduos de tinta das ferramentas de construção.
- É possível limpar a poluição com panos umedecidos em acetona, acetato de etila, acetato de butila e outros produtos similares do grupo de simples e ésteres.
Materiais epóxi e seus solventes
Tinta epóxi Ela difere em várias vantagens, entre as quais destacam: alta resistência à abrasão, longa vida útil e aparência apresentável. No entanto, a super resistência e a resistência a muitos produtos químicos têm o lado oposto - é praticamente impossível remover o material levemente seco.
- Limpe imediatamente uma mancha fresca com um pano seco e limpo. Se a contaminação não foi notada a tempo, vale a pena usar um método mecânico. Com gotas relativamente grandes, você pode usar a composição de numeração P-5, P-14, P-40, P-83.
Compatibilidade de vernizes, tintas, solventes
- A seleção adequada do solvente, dependendo da composição da pintura, evitará a coagulação, a formação de bolhas ou rachaduras após a aplicação do corante. Ao remover contaminantes formados por esses materiais, devem ser selecionados solventes apropriados.
- Ao aderir a esses princípios, será possível obter o máximo de resultados. Antes do trabalho, rejunte em uma área discreta. Os compostos quimicamente ativos lidam perfeitamente não apenas com manchas de tinta, mas também com as camadas de acabamento subsequentes da base.
- No processo de limpeza, não se deve confiar tanto na quantidade de solvente usada quanto no efeito mecânico. Ou seja, esfregar algumas gotas de uma substância líquida é suficiente para remover impurezas fortes.