Casa de banho

Que tipos de misturadores monocomando são produzidos e quais são seus prós e contras: Fotos e Vídeo

Guindastes com uma alavanca estão substituindo rapidamente os dispositivos de válvulas tradicionais em apartamentos e casas. Mas não importa quão conveniente seja esse encanamento moderno, ele periodicamente falha por vários motivos.

Para não gastar dinheiro sempre na compra de um novo guindaste, faz sentido lidar com as causas de avarias e dominar o reparo independente de um misturador monocomando.

Recursos do dispositivo desses dispositivos

Bola, alavanca única, joystick, articulado - todos esses são os nomes do misturador, que é controlado por apenas uma alavanca. O uso de uma torneira é simples e conveniente: o movimento vertical da alavanca controla a quantidade de fluxo de água e, girando-a horizontalmente, define uma temperatura adequada.

A disposição interna dos misturadores de alavanca única é geralmente de dois tipos: um mecanismo de esfera ou um cartucho de cerâmica. O centro de design do mecanismo de esferas é uma câmara de mistura redonda. Parece uma bola de metal oca na qual são feitos três furos.

Água fria entra em uma das aberturas e água quente entra na outra. Dentro da câmara, os fluxos são misturados e depois alimentados no terceiro orifício, que é conectado ao bico do misturador. A alavanca de controle move a bola de modo a ajustar as folgas nesses orifícios, ou seja, altere a quantidade de água quente e fria que entra na câmara de mistura e o tamanho da corrente de saída.

Um cartucho de cerâmica consiste em duas ou três placas. Na parte inferior, como no misturador de bolas, existem três orifícios com exatamente as mesmas funções: água quente, água fria, fluxo misto. Mas a mistura de água quente e fria é realizada na parte superior do dispositivo.

Os misturadores de ambos os tipos funcionam aproximadamente da mesma forma, mas reagem de maneira diferente às condições operacionais. Por exemplo, depósitos de calcário quase nunca se acumulam em um cartucho de cerâmica. O fato é que as placas desse dispositivo são esfregadas uma contra a outra muito densamente, o tamanho da lacuna é comparável aos parâmetros da molécula.

Mas a cerâmica não é "amigável" com areia e outras impurezas mecânicas. Um pequeno grão de areia que caiu na cavidade do misturador pode levar a lascas nos elementos cerâmicos, e todo o cartucho precisará ser substituído. A areia praticamente não tem medo de uma bola de metal, mas quase não existem obstáculos para a placa.

O ponto fraco dos misturadores monocomando são as juntas de borracha. Em qualquer situação, esses elementos deverão ser substituídos pelo menos a cada dois anos. Alguns compradores não reclamam da precisão das configurações de temperatura. Essa é uma característica dos modelos de baixo custo com um pequeno ângulo de ajuste. Esses dispositivos quebram com muito mais frequência.

Como desmontar uma única alavanca?

Muitas vezes, problemas com esses misturadores surgem devido a uma falha em seu mecanismo interno. O algoritmo de ações neste caso é bastante simples: é necessário desmontar o guindaste, remover o mecanismo danificado, substituí-lo por um elemento novo e reparável, montar o dispositivo na ordem inversa.

Este não é um procedimento muito complicado, mas todas as operações devem ser executadas com muito cuidado e precisão. Primeiro, é claro, você precisa bloquear os canos de água fria e quente que levam ao misturador. Para desmontar a válvula de esfera, você deve:

  • Use uma chave de fenda para remover o plugue decorativo.
  • Solte e remova o parafuso de fixação.
  • Desaparafuse e remova a porca decorativa, que funciona como uma tampa da caixa do misturador.
  • Desaparafuse a porca segurando o mecanismo do misturador na posição correta.
  • Remova o cartucho ou o mecanismo da esfera do corpo da válvula.

Para remover o plugue decorativo, use uma chave de fenda convencional. Cuidado para não danificar o elemento. Para desaparafusar o parafuso de fixação da alça do mixer, você pode usar um hexágono. Em alguns modelos, a alça se encaixa perfeitamente. Pode ser removida com o fim de uma chave de fenda.

A tampa da caixa do misturador não é difícil de remover manualmente sem a ajuda de ferramentas especiais. Mas a porca de fixação no interior do misturador é mais conveniente para desaparafusar com uma chave inglesa. Depois disso, não será difícil remover o mecanismo interno do guindaste.

Deve-se lembrar que os tamanhos desses elementos variam em uma faixa bastante ampla. A altura da haste pode variar significativamente, assim como o diâmetro do cartucho. Existem também várias opções para a parte de pouso do mecanismo. Portanto, artesãos experientes raramente compram um novo cartucho com antecedência.

Será muito mais eficiente suspender o trabalho de reparo nesse estágio, levar o “recheio” estragado da torneira de alavanca única e levá-lo à loja de encanamentos para comprar um elemento que seja exatamente o mesmo em tamanho e dispositivo.

Devido às características de design do mecanismo, ele não pode ser adaptado ou adaptado de forma alguma; é necessária uma correspondência exata de todos os parâmetros.

Após adquirir um novo cartucho, todo o trabalho é realizado na ordem inversa: eles instalam o cartucho, colocam a haste de ajuste por cima, fixam-no com um parafuso e cobrem-no com um plugue decorativo. O sentido de rotação da água quente e fria é geralmente indicado no plugue, esse ponto deve ser levado em consideração durante a instalação.

Ao instalar o mecanismo de esfera, encanadores inexperientes às vezes confundem a localização dos furos e ajustam o mecanismo incorretamente. Como resultado, esse mecanismo não funcionará corretamente após a instalação. Portanto, após desmontar o guindaste, você deve inspecionar cuidadosamente a bola e lembrar-se de sua posição correta para agir corretamente no futuro.

Após a conclusão do reparo de uma torneira monocomando, a água quente e fria é reconectada e a qualidade do trabalho do dispositivo reparado é verificada. Se ainda houver algum problema, o cartucho pode não estar instalado corretamente ou pode haver algum dano adicional ao misturador. O processo de reparo de dispositivos desse tipo é descrito em detalhes no seguinte vídeo:


Visão geral de avarias comuns

Substituir um mecanismo de cartucho ou esfera é apenas uma maneira de reparar uma única torneira de alavanca. Existem outras quebras de dispositivos desse tipo, para a eliminação de quais meios e métodos diferentes serão necessários. Os problemas mais comuns associados aos misturadores de joystick são:

  • caso de dispositivo rachado
  • aerador entupido
  • problemas com os tubos de alimentação ou mangueira flexível,
  • posição inadequada ou desgaste das juntas de borracha,
  • água vazando através do chuveiro
  • problemas com o fluxostato da mangueira do chuveiro.

Geralmente é relativamente fácil diagnosticar um problema, pois cada situação tem seus próprios sintomas característicos. Às vezes, você precisa corrigir várias falhas ao mesmo tempo. Isso geralmente ocorre quando se usa encanamento de baixa qualidade ou não conformidade com as condições operacionais do misturador, o que leva a um aumento de carga.

Rachadura no estojo do dispositivo

Se a água sair por baixo do misturador, é muito provável que seu corpo tenha rachado ou se desgastado em algum lugar. Tal situação pode ocorrer repentinamente, por exemplo, se um objeto pesado for acidentalmente derrubado no misturador. Às vezes, as lacunas ocorrem gradualmente, sob a influência da água por um longo tempo.

De qualquer forma, é quase impossível eliminar completamente esse colapso. O método de reparo mais confiável é substituir completamente o dispositivo, mas geralmente o mixer antigo é simplesmente desmontado e um novo modelo é instalado. Como medida temporária, é usado um selante.

Geralmente, uma rachadura é simplesmente coberta com uma composição adequada, por exemplo, "soldagem a frio". Antes de iniciar o trabalho, você deve estudar as instruções de uso do selante e seguir rigorosamente as recomendações do fabricante. Mas um misturador que foi reparado por esses métodos parecerá bastante apresentável. Com o tempo, o selante se esfarelará, será necessário repetir o reparo repetidamente. Portanto, após fechar a rachadura, você deve planejar imediatamente a compra e a instalação de um novo misturador.

Substituindo uma junta gasta

Se a torneira estiver vazando por baixo e seu alojamento estiver sem rachaduras, as juntas entre a torneira e as mangueiras flexíveis de água podem estar desgastadas. Esse problema é relativamente fácil de corrigir. Primeiro você precisa bloquear o fluxo de água quente e fria para o misturador.

Ao mesmo tempo, uma certa quantidade de água ainda permanecerá no misturador. Você precisa abrir a torneira e drenar esta água. Agora você deve desconectar as mangueiras pelas quais a água entra no misturador. Também há resíduos de água aqui; portanto, um balde deve ser colocado abaixo, um pano não fará mal para coletar água derramada acidentalmente.

Quando os cabos flexíveis são desconectados, é necessário desaparafusar a porca de fixação, localizada embaixo da pia e prender o misturador na posição correta. Há uma junta embaixo da porca. Se parecer desgastado, rachado ou deformado, provavelmente é a causa do vazamento.

Essas juntas são vendidas em qualquer loja de encanamento ou você pode cortar um elemento adequado de um pedaço de borracha. Antes de instalar a junta, é recomendável limpar o local da instalação dos contaminantes acumulados. Então você precisa montar o sistema na ordem inversa: aperte a porca de fixação, conecte os cabos flexíveis, restaure o suprimento de água. Depois disso, você precisa abrir a torneira para verificar o funcionamento do dispositivo.

Problemas com o aerador

Um bico pequeno, usado no bico do misturador, corta o fluxo de água em correntes separadas e aumenta artificialmente seu volume. Os orifícios neste bico são pequenos; se a água da torneira contiver impurezas, eles podem facilmente ficar entupidos. Às vezes, surgem problemas porque o aerador enferruja.

Um sinal característico desse problema é uma diminuição da pressão da água em qualquer ponto, por exemplo, na cozinha. Ao mesmo tempo, a água flui de outras torneiras na mesma quantidade. Se o aerador for removido e, depois disso, o fluxo de água do misturador tiver aumentado visivelmente, a causa da quebra poderá ser considerada precisamente estabelecida.

Resolver esse problema é muito simples. Normalmente, o aerador é facilmente desaparafusado do bico. Depois disso, você precisa enxaguar ou remover a sujeira de outra maneira. Você pode até instalar um novo aerador, se possível. Depois disso, a pressão anterior da água será restaurada. Alguns se recusam a usar um arejador, mas neste caso não será tão confortável usar um misturador.

Se os tubos estiverem entupidos

O aerador está bom e a pressão do fluxo notavelmente enfraquecida? Quase certamente tubos entupidos ou entradas flexíveis através das quais a água quente e fria flui para o misturador. Esse problema é especialmente comum em sistemas de encanamento mais antigos. Durante o processo de corrosão, partículas metálicas se acumulam no interior, reduzindo ou bloqueando completamente o lúmen.

Primeiro desligue a água e, em seguida, prossiga para corrigir a avaria. Com mangueiras flexíveis, tudo é muito simples. Eles devem ser removidos, lavados, limpos e reinstalados. Se a sujeira for muito séria, basta colocar novas mangueiras. Com tubos tudo é um pouco mais complicado. Para limpá-los, use o cabo “cobra”.

Ao mesmo tempo, a parte do tubo em que a sujeira se acumulou deve ser desconectada do sistema de abastecimento de água e, após a limpeza, deve ser substituída. Às vezes, uma seção do sistema de abastecimento de água é substituída e novas estruturas são instaladas. Se os tubos são velhos e frequentemente sujos, faz sentido pensar em atualizar o sistema de abastecimento de água e instalar tubos de plástico, que são muito menos suscetíveis à corrosão do que as estruturas metálicas.

Torneira do banheiro

Uma torneira de construção mais complexa geralmente é instalada na borda do banheiro do que na cozinha, porque aqui, além do bico habitual, é usado um chuveiro. Para os problemas descritos acima, são adicionadas falhas associadas ao mecanismo de mudança do fluxo de água da bica para a cabeça do chuveiro e vice-versa.

Acontece que a água vaza gradualmente através do chuveiro. Isso indica o desgaste da junta superior do dispositivo. É relativamente fácil corrigir o problema. É necessário remover a porca de fixação e a mangueira do chuveiro que ela segura. Assim, o acesso à junta superior será fornecido.

Esse elemento é removido e substituído por um novo, que pode ser comprado ou até cortado de uma folha de borracha, cuja espessura é de cerca de três a quatro milímetros. Obviamente, o local de instalação da nova junta deve ser limpo de contaminantes acumulados. Depois de reparar a torneira no banheiro, a mangueira do chuveiro é substituída e a torneira é verificada.

Porém, se surgirem problemas com a junta, localizada na parte inferior do misturador, a correção da quebra será um pouco mais difícil. Externamente, esse mau funcionamento é expresso no fato de que a alavanca de controle do chuveiro não é mantida na posição correta e é abaixada, impedindo a troca de água.

Primeiro, você precisa desligar o fornecimento de água quente e fria para a torneira do banheiro, desaparafusar a porca e remover o chuveiro. Em seguida, o adaptador e a bica do misturador são posteriormente desmontados. Para chegar à junta inferior, você precisará remover todo o “enchimento” do misturador. Depois disso, a junta é substituída e o dispositivo é montado na ordem inversa.

Ocorre que as juntas não estão gastas, mas não são adequadas em tamanho ou estão instaladas incorretamente. Isso não é incomum se as juntas forem cortadas manualmente. Se o misturador começar a fazer muito barulho ao abrir a água, faz sentido verificar as condições das juntas. Geralmente, basta cortá-las ou mudar apenas ligeiramente de posição. Se as juntas não são as culpadas, o efeito de ruído adicional geralmente pode ser eliminado com a instalação de filtros.

Como evitar mau funcionamento?

A condição do misturador e sua vida útil depende de vários fatores:

  • qualidade da água da torneira,
  • instalação adequada do sistema de abastecimento de água ,,
  • qualidade de um modelo de misturador específico.

Torneiras baratas podem parecer atraentes, mas sua vida útil é curta. A caixa e o mecanismo interno, feitos de materiais de baixa qualidade, falham com rapidez e frequência. A qualidade da água e a organização do sistema de abastecimento de água são fatores interdependentes. Assim que as falhas na instalação dos tubos se tornarem aparentes, elas devem ser imediatamente eliminadas.

A presença de filtros grossos pode aumentar significativamente a vida útil de um misturador de alavanca única. Não negligencie este dispositivo útil. A dureza da água deve ser levada em consideração na fase de compra do dispositivo. Na embalagem e / ou no passaporte do misturador, é indicado para que dureza a água o produto foi projetado. Você deve correlacionar esses dados com informações sobre a qualidade da água em sua própria casa.

O aerador é outro fator útil que pode afetar positivamente a condição do misturador. O dispositivo disseca o fluxo de água em correntes separadas, o que aumenta visualmente o volume da corrente. Isso permite reduzir a quantidade de água que flui através do misturador, o que leva a economia de água e vida útil do dispositivo.

Construção civil

Os misturadores de alavanca única são fundamentalmente diferentes dos misturadores de válvula dupla. Um misturador de alavanca única, como você entende pelo nome, tem uma alça, uma alavanca, com a ajuda da qual a taxa de fluxo e a pressão da água na torneira são reguladas. Esse tipo de guindaste também é chamado de "bandido de um braço", joystick, articulado, bola.

Um misturador de alavanca única tem três funções:

  1. Mistura de água
  2. Mudança em seu poder,
  3. Formação de jato.

O guindaste funciona de maneira muito simples

Só é necessário girar a alavanca da torneira na direção horizontal e, assim, a temperatura da água mudará de fria para quente.

E se você elevar ou abaixar a alavanca na posição vertical, poderá ajustar a potência do fluxo de água e quanto maior a posição da alavanca, mais forte será o fluxo de água.

Design do misturador de alavanca única:

  1. Cabo giratório
  2. Cobertura do guindaste
  3. Bico com corpo do misturador,
  4. Câmera ou cartucho interno,
  5. Juntas e juntas.

No misturador, água quente e fria são conectadas na saída, como resultado, é obtida água da temperatura ideal. Esse processo ocorre devido ao mecanismo da esfera ou cartucho de cerâmica.

A composição da câmara interna de um misturador de alavanca única é diferenciada em dois tipos:

Misturador monocomando de esferas

  • Com mecanismo de bola. O misturador monocomando com mecanismo de esfera possui uma câmara de mistura arredondada. Nesta câmara, que parece uma bola de metal, existem três buracos. A água fria é fornecida em um buraco, a água quente entra no segundo, mas o terceiro é destinado à saída de água misturada. Um braço pivô move essa bola para controlar a potência e a temperatura do jato.
  • Cartucho cerâmico. Este cartucho consiste em três placas separadas, no compartimento inferior existem três orifícios projetados para fornecer água quente e fria e para fornecer água já misturada da torneira. Mas a mistura de água é realizada na parte superior do cartucho, em contraste com o mecanismo da bola.

Prós

Um misturador monocomando é usado por muitos proprietários, pois seu reparo, instalação e instalação são bastante simples. Mas é muito eficaz e funcional. Esses misturadores diferem significativamente dos misturadores de válvula dupla, não apenas em sua excelente aparência, mas também por serem muito mais convenientes de usar. É mais fácil usá-los para definir a temperatura e a vazão da água.

Contras

Devido às estruturas individuais de seu mecanismo, os misturadores de alavanca única são muito sensíveis à qualidade da água da torneira. Se a qualidade da água é baixa, eles ficam entupidos e falham. A partir desse problema, as torneiras com um cartucho de cerâmica se deterioram com mais frequência.

É quase impossível consertar o misturador com suas próprias mãos; você só pode substituir algumas peças, por exemplo, todo o cartucho ou vedações.

Problemas ao usar

  • Mesmo misturadores muito caros e de alta qualidade são propensos a falhas. A vida útil do misturador dependerá do material a partir do qual é feito, bem como da intensidade de uso e da qualidade da água da torneira.
  • Problemas comuns que surgem ao usar misturadores de alavanca única são:
  • Rachadura na carcaça.
  • Esse problema ocorre repentinamente, por exemplo, se uma gravidade cair acidentalmente no misturador. As lacunas às vezes ocorrem gradualmente, sob a influência da água após um longo período de tempo.
  • Quase não há como consertar esse dano. Nesse caso, é melhor substituir o corpo do misturador, mas na maioria das vezes o misturador antigo é removido e um novo é instalado. Mas, às vezes, por um tempo, as rachaduras se fecham com selantes.

Antes de usar o selante, você deve ler as instruções de uso, mas um guindaste reparado dessa maneira não ficará muito bonito. Depois de algum tempo, o selante esfolia e desintegra, e esses reparos precisam ser repetidos várias vezes. Por esse motivo, é melhor comprar um novo mixer e instalá-lo.

Substituindo a junta antiga

Se o misturador vazar na parte inferior e seu corpo estiver intacto, há uma alta probabilidade de que a junta de borracha tenha se desgastado, isso fica entre a mangueira flexível e a torneira. Se as juntas sob o mecanismo da esfera falharem ou não estiverem instaladas corretamente, a válvula poderá vazar ou emitir muito ruído.

Essa decomposição pode ser eliminada de maneira simples, é necessário primeiro desligar a água quente e fria. Mas após essa manipulação, uma certa quantidade de água pode permanecer no misturador. Para drená-lo, é necessário abrir a torneira. Então é necessário desaparafusar as mangueiras pelas quais a água entra no misturador. Eles também têm resíduos de água, por esse motivo, para impedir que a água flua deles para o chão, eles substituem um balde ou bacia. Além disso, um pano não fará mal para coletar água derramada.

Após desconectar as mangueiras flexíveis, é necessário desaparafusar a porca de fixação. Esta porca mantém o misturador na posição correta e embaixo da pia. Uma junta está localizada sob esta porca. No caso de a junta parecer deformada e rachada, essa é a causa do vazamento.

As almofadas de borracha podem ser compradas em qualquer loja de encanamento ou cortadas a partir de um pequeno pedaço de borracha. Antes de instalar a junta, o local onde está instalado deve ser limpo.

Então você precisa montar tudo na ordem inversa:

  1. Aperte a contraporca
  2. Conecte mangueiras flexíveis,
  3. E ligue a válvula que bloqueia o fluxo de água fria e quente. Então você precisa abrir a torneira e, assim, verificar seu funcionamento.

Reparo de misturador monocomando DIY

Na maioria das vezes, eles tentam consertar as avarias dos guindastes por conta própria e muitos estão interessados ​​em como consertar um guindaste de alavanca única com as próprias mãos. Os especialistas dizem que, se o misturador falhar, você poderá substituir o cartucho ou limpá-lo e substituir a junta. Para reparar o guindaste:

Para começar, a água quente e fria é fechada e, em seguida, um bico decorativo na alça da torneira é removido com uma chave de fenda. Em seguida, desaparafuse a porca de fixação e o parafuso.

Depois, você pode desapertar a porca que segura o mecanismo interno do misturador na posição vertical.

O último passo é retirar o cartucho ou o mecanismo deslizante e substituí-lo por um novo. Depois de todas essas manipulações, você precisará montar tudo na ordem inversa.

Deve-se lembrar que as torneiras têm vida útil própria, depende da qualidade do misturador e do período de uso. Mas a vida útil do misturador pode ser prolongada se a qualidade da água melhorar com o uso de um filtro de limpeza. A manutenção preventiva do misturador também deve ser realizada regularmente. A manutenção preventiva de um misturador monocomando consiste no fato de que deve ser periodicamente desmontado, limpo e substituído por juntas de borracha.

Vantagens e desvantagens

Muitos proprietários prestam atenção a um misturador monocomando, porque sua instalação e reparo, bem como a instalação, são simples, mas ao mesmo tempo muito eficazes e funcionais. Esses dispositivos mais modernos diferem dos de duas válvulas, não apenas em sua aparência mais estética. Eles também são muito convenientes de usar, permitem ajustar com mais precisão e rapidez a temperatura da água, reduzindo seu consumo. Mas eles também têm desvantagens:

  • Exigente pela qualidade da água. Devido à natureza de seu dispositivo, os misturadores de alavanca única são muito sensíveis às impurezas contidas na água da torneira. Devido à sua baixa qualidade, eles geralmente ficam entupidos e param de funcionar. Os modelos de cartuchos de cerâmica são particularmente afetados por esse problema.
  • Baixa manutenção. É quase impossível consertar um misturador monocomando com suas próprias mãos; você só pode substituir algumas de suas peças, por exemplo, vedações ou um cartucho como um todo.

Lembre-se! Para aumentar a vida útil de um misturador de alavanca, você pode melhorar a qualidade da água da torneira instalando um filtro especial, bem como a manutenção preventiva oportuna do dispositivo.

Questões operacionais

Mesmo os encanamentos de alta qualidade falham com o tempo. A vida útil do misturador depende do material do qual é fabricado, da qualidade da água da torneira e da intensidade de uso. Os problemas mais comuns encontrados ao operar modelos com alavanca única são:

  1. Rachaduras no corpo do dispositivo. Eles surgem devido à má qualidade do material e erros de instalação.
  2. Entupimento do aerador. A causa desse mau funcionamento é a baixa qualidade da água da torneira.
  3. Desgaste das juntas de borracha. Os selantes são consumíveis, pois se desgastam com o tempo devido à alta intensidade de uso do dispositivo.

Importante! Não importa a qualidade do misturador, ele precisa de manutenção preventiva. Mesmo se não houver problemas operacionais, é necessário desmontar o dispositivo a cada 2 anos, limpá-lo e substituir as juntas. Afinal, mesmo uma pequena mancha caindo sob o selo pode causar vazamentos.

Design de dispositivo de alavanca única

Uma característica distinta desse tipo de misturador pode ser considerada uma alavanca que executa simultaneamente as funções de duas cabeças ao mesmo tempo. Com sua ajuda, a temperatura e a pressão do jato fornecido são reguladas.

No primeiro caso, a alavanca do guindaste se move para a direita ou esquerda, no segundo - para cima ou para baixo. Geralmente esses processos são combinados, permitindo ao usuário definir a opção mais confortável para ele.

O design dos acessórios de alavanca única é extremamente simples. Normalmente, esse dispositivo consiste nas seguintes partes:

  • corpo - pode ser feito de materiais diferentes,
  • bico - dependendo da finalidade do guindaste, ele pode ser baixo, alto ou médio,
  • mudar - a alavanca com a qual a temperatura e o caudal são regulados,
  • cartucho - regular o fluxo de água, que é um análogo da caixa do guindaste.

Além disso, em dispositivos de ventilação única, elementos de serviço, como juntas, também são usados. Freqüentemente, esses acessórios também são equipados com componentes adicionais que aumentam o conforto no uso. Entre eles estão aeradores, saturando o fluxo atual com ar, dispensadores embutidos de detergentes e muito mais.

Os misturadores de alavanca única podem ser fabricados a partir de uma variedade de materiais. Os modelos cromados eram particularmente populares, mas no mercado também é possível encontrar acessórios feitos de cobre, latão ou granito de imitação

Tipos: recursos de design

Cada banheiro moderno tem uma torneira. Substituir um banho por um chuveiro revigorante economiza água. Às vezes, o misturador falha e é necessário reparo ou aquisição de novos componentes.

Uma torneira é um dos principais dispositivos do banheiro, é no banheiro, no chuveiro e na pia, se instalado separadamente. Usando esta unidade, você pode ajustar a pressão da água e sua temperatura.

O misturador pode ser dos seguintes tipos:

O primeiro inclui duas válvulas, que por rotação permitem atingir a corrente desejada de água e sua temperatura. Essa unidade é simplesmente arranjada, se necessário, é facilmente desmontada e reparada. Ao trabalhar, é importante seguir a sequência de operações recomendada, esta é a melhor garantia de que não haverá peças extras após a montagem.

O ajuste da água por meio do segundo tipo é que a alavanca sobe e gira para o lado. Dentro deste projeto, há uma bola grande com slots especiais e em contato com a alavanca.

Através dessas ranhuras, a água com diferentes temperaturas entra e se mistura. A pressão da água é regulada alterando o ângulo de rotação da alavanca.

O modelo com um cartucho de cerâmica possui duas placas que estão em contato uma com a outra. As placas se movem uma em relação à outra quando a alavanca muda de posição. Devido a isso, água fria e quente pode se misturar.

A ponte rolante é protegida de forma confiável por juntas, que podem ser:

Os conjuntos de cabeças de válvulas podem ser alterados. O guindaste de caixa, por sua vez, pode consistir em:

Um tee conecta vários tubos, o segundo tipo é conectado usando uma fiação especial.

O misturador de alavanca é muito popular, suas principais vantagens:

  1. facilidade de operação
  2. confiabilidade
  3. Parece esteticamente agradável,
  4. facilidade de instalação.

O esquema de design do dispositivo para essas estruturas é simples, infelizmente, não é possível repará-las, é possível - o gabinete foi projetado de tal maneira que não pode ser desmontado.

Misturadores monocomando - causa avarias

Apesar do fato de existirem dois tipos de torneiras, as causas de quebra são muitas vezes semelhantes, embora haja alguma diferença:

Torneira com dobradiças para cozinha

  • o obturador da bola é considerado mais confiável. É verdade que, com o tempo, a bola de aço corrói. As vedações e juntas de teflon também se desgastam e a água começa a vazar. Eles podem ser substituídos rapidamente. No entanto, se a bola estiver rachada, você precisará comprar uma nova,
  • cartucho de disco cerâmico não tem medo de ferrugem e água dura. Esse misturador monocomando para a cozinha vai durar muitos anos. O design em si consiste em placas finas que são cuidadosamente ajustadas uma à outra. A diferença é centésimos de milímetro, de modo que detritos presos ou grãos de areia podem causar lascas e quebra. Nesse caso, também será necessário substituir
  • o bloqueio às vezes leva à deformação da sede de borracha e do próprio obturador. Portanto, será necessário desmontar, limpar e substituir a borracha,
  • Uma alavanca solta faz com que a água vaze. Para parar isso, apenas aperte bem todas as conexões,
  • uma pequena rachadura no próprio corpo pode ser reparada com selante. Se isso não der certo, é melhor encontrar outro mixer.

Uma causa comum de mau funcionamento é a própria água, ou melhor, sua dureza. Mesmo um filtro comum para limpeza permitirá que o misturador de banho com alavanca única dure muito mais tempo e sem quebras.

Reparo do misturador: Procedimento

Antes de iniciar o trabalho, é necessário fechar as válvulas para água quente e fria, após o que é necessário abrir a torneira e esvaziar a água disponível. Você também pode cobrir a pia para não danificá-la.

O algoritmo de ações é o seguinte:

  • usando uma chave de fenda, você pode remover o plugue decorativo e desapertar o parafuso que prende a alavanca de controle,
  • a alavanca deve ser removida com muito cuidado, pois em alguns modelos você precisará fazer um pouco de esforço,
  • Agora você pode ver a cúpula do guindaste e a câmera de plástico. Abaixo está o cartucho. Somente um boné decorativo às vezes precisa ser desaparafusado. É melhor fazê-lo manualmente, porque é feito de plástico ou metal fino,
  • resta apenas tirar a bola e garantir que ela não esteja rachada. Para chegar ao cartucho de cerâmica, você precisará remover a porca de fixação. Para fazer isso, você precisa de uma chave inglesa sueca. No caso de uma falha no cartucho, você terá que comprar um novo. É muito importante não cometer um erro com a escolha; caso contrário, a substituição simplesmente não será bem-sucedida devido a diferentes formas e tamanhos, pois cada fabricante faz suas próprias pequenas alterações,

Desmontagem do misturador com uma válvula

  • Na maioria das vezes você tem que lidar com selos. Eles são vendidos individualmente e em conjuntos. A regra principal é que o diâmetro da junta é um pouco maior que o diâmetro do soquete. Será muito importante apertar as porcas com cuidado, pois a inclinação leva a desgaste prematuro e vazamento de água. As molas que seguram a válvula de esfera também são melhor substituídas por novas. Os antigos geralmente não são tão elásticos
  • se ocorrer vazamento de água diretamente sob o bico, será necessário removê-lo e substituir os o-rings antigos por novos,
  • selas de borracha também podem entupir. Eles devem ser cuidadosamente limpos com um pano. Você pode até lavar um pouco a sujeira com uma pequena pressão de água,
  • Depois de limpar e substituir as vedações, o que seria bom para lubrificar com graxa de encanamento, tudo o que resta é limpar completamente o ninho do assento contra ferrugem e pequenos detritos, além de orifícios de transbordamento. Instale um novo cartucho na ordem inversa.
  • No entanto, o reparo de um misturador de alavanca única com suas próprias mãos pode não estar concluído. Você precisa ter certeza de que a causa da falha ainda não serviu como fator.

    Solução de problemas

    Para reparar danos, você deve usar os serviços de mestres com experiência prática. Nesse caso, é bom ter algumas idéias sobre como os misturadores são organizados e que tipos são.

    Qualquer misturador consiste em vários nós:

    • caso
    • almofadas de borracha
    • caixa de eixo
    • elementos decorativos
    • válvulas
    • carretel
    • adaptador
    • manivela.

    Na maioria das vezes, existem falhas na forma de vazamento, são elas:

    • sob o gander
    • sob a alavanca do misturador
    • sob a válvula misturadora com duas válvulas,
    • nos pontos de conexão da mangueira e chuveiro.
    • A água pode vazar sob a porca de montagem devido ao desgaste da junta.

    Nesse caso, os reparos podem ser feitos com suas próprias mãos; a qualificação de um encanador não é necessária aqui.

    Frequentemente, os defeitos podem ser facilmente eliminados substituindo um anel desgastado por um novo anel de partonite. Ao enrolar o gander, é imperativo colocar a fita FUM para que as folgas sejam melhor seladas. O vazamento no misturador de alavanca ocorre quando o próprio cartucho quebra. Esse mau funcionamento é resolvido com a troca do cartucho. Pode ser de tamanhos diferentes, depende do fabricante. Ao comprar um cartucho novo, é aconselhável levar um com defeito, a conformidade deve ser de 100%.

    Sob a alavanca, o vazamento é eliminado da seguinte maneira:

    • primeiro, a tampa é removida, marcada com um marcador vermelho-azul na alça,
    • o parafuso de fixação é desaparafusado,
    • a alavanca é removida
    • o cartucho está mudando
    • O misturador está remontando.

    O vazamento no projeto de duas válvulas ocorre na maioria dos casos devido à falha de um guindaste de caixa de eixo não de cerâmica; nesse caso, é recomendável substituir a caixa de eixo. Além disso, o desgaste de juntas de borracha ou silicone é frequentemente encontrado neste tipo de dispositivo. Para determinar a quebra, o conjunto é desmontado (se for de cerâmica).

    Além disso, o processo de reparo é o seguinte:

    • o bujão é removido da válvula
    • o parafuso é desaparafusado
    • o esboço é removido
    • a válvula está torcida
    • o guindaste da caixa de eixo é desmontado,
    • são as causas do mau funcionamento.

    Em seguida, a montagem é remontada, com novas juntas sendo instaladas. Se houver vazamento de água na junção da mangueira do chuveiro, a causa é o desgaste das juntas.

    O reparo deve ser o seguinte:

    • desapertar as porcas de fixação,
    • trocar juntas
    • a linha é presa com fita FUM,
    • todos os elementos são remontados na mesma ordem.
    • na maioria das vezes surgem problemas com os misturadores de banho clássicos de duas válvulas. Eles podem ter uma bica móvel, configuração redonda ou plana. Na maioria dos casos, as falhas ocorrem devido ao desgaste das juntas localizadas sob a porca de fixação. Há sempre uma razão: água muito dura.

    Prevenção de danos a modelos com alavanca única

    Como a substituição de um guindaste é bastante cara, é necessário pensar em medidas preventivas simples que podem prolongar o período de trabalho desta parte importante.

    Estes incluem:

    • inspeção regular das torneiras para detectar qualquer sinal de vazamento,
    • instalação de equipamentos de filtragem para melhorar a qualidade da água,
    • eliminação do aumento da umidade nos locais de encanamento.

    Antes da auto-montagem ou desmontagem, e ainda mais antes dos reparos, é necessário estudar cuidadosamente o dispositivo e as instruções do misturador e seguir rigorosamente as instruções. Todos os nós de conexão devem ser selados com compostos especiais ou fita adesiva para evitar vazamentos.

    A condição da torneira é afetada positivamente por um aerador que mistura água com ar. Se o modelo não tiver um dispositivo integrado, ele poderá ser adquirido separadamente e instalado no mixer.

    Também é importante abordar com responsabilidade a escolha dos modelos para o banheiro ou cozinha. Ao comprar um guindaste, é melhor evitar produtos de silumin feitos de uma liga de alumínio com silício. Embora esses modelos sejam baratos, eles falham rapidamente.

    É melhor dar preferência a modelos de latão, cobre ou aço cromado, produzidos por marcas bem estabelecidas.

    Dicas úteis dos profissionais

    Infelizmente, o trabalho de reparo nem sempre será capaz de resolver todos os problemas e defeitos que podem surgir durante a operação dos misturadores de alavanca única. Muitas vezes, a torneira não é mais passível de reparo, então a questão será comprar um novo dispositivo para o banheiro. Para reduzir a probabilidade de tais situações e maximizar a vida útil do dispositivo, os fabricantes são aconselhados a executar medidas preventivas e escolher deliberadamente produtos para operação.

    A lista de recomendações de especialistas:

    • Para evitar a falha das torneiras como resultado do contato com água da torneira de baixa qualidade, é adequado cuidar da presença de um filtro para purificar a água que entra no apartamento ou na casa.
    • Entre uma ampla gama de produtos de diferentes fabricantes, pode-se encontrar produtos fabricados com vários materiais. No entanto, os misturadores monocomando de latão ainda são os mais duráveis.
    • Se não for possível evitar situações em que havia necessidade de reparar o dispositivo, antes de começar a desmontar o misturador, você deve se familiarizar com as instruções do produto em detalhes ou procurar aconselhamento de um especialista.
    • Ao realizar regularmente uma inspeção de rotina do misturador, a possibilidade de danos graves pode ser descartada a tempo.

    Veja como desmontar e reparar um misturador de alavanca no próximo vídeo.

    Conclusões e vídeo útil sobre o tema

    O vídeo abaixo descreve em detalhes sobre o dispositivo de um misturador de alavanca única, sua desmontagem e correção das falhas mais comuns:

    Torneiras monocomando - um tipo moderno de louça sanitária, que ganhou popularidade devido às excelentes propriedades do consumidor. As vantagens de tais dispositivos incluem uma vida útil longa e facilidade de manutenção.

    A capacidade de desmontar adequadamente um acessório ajudará a substituir rapidamente uma peça com falha. Graças a isso, a vida útil de um produto caro é prolongada e não é necessário substituí-lo.

    Deseja falar sobre como selecionar ou reparar uma única torneira de alavanca? Deseja compartilhar sua própria experiência como encanador iniciante, o que pode ser útil para os visitantes do site? Por favor, escreva, faça perguntas, poste uma foto no bloco abaixo.

    Como solucionar problemas

    Nem todo mau funcionamento de um único suprimento de água da alavanca pode ser reparado. Quanto à substituição do cartucho, é necessário nas seguintes situações:

    • se está vazando
    • quando a torneira é aberta ao máximo, a pressão da água permanece muito fraca,
    • quando um dispositivo de trabalho fornece água ao chuveiro e ao bico.

    Para executar reparos, você deve ter o seguinte conjunto de ferramentas:

    • chave de fenda e chave
    • alicate e faca.

    A principal coisa, antes de desmontar o dispositivo, é necessário desligar o fornecimento de água.

    Esquema do trabalho de reparo:

    • Antes de tudo, é necessário remover os bujões da alavanca. Para remover a alavanca, o parafuso está afrouxado.
    • Em seguida, as porcas são removidas da carcaça com uma chave inglesa, após a qual um cartucho pode ser removido.

    Se o problema estiver vazando, substitua o cartucho por uma nova peça. Ao comprar peças de reposição, deve-se ter em mente que os elementos intercambiáveis ​​podem ter diâmetros e braçadeiras diferentes, localizados na placa inferior. É melhor ir à loja para participar de uma peça que não pode ser usada com você. Isso ajudará a fazer a escolha certa. Após a compra de um novo cartucho, o misturador é montado de acordo com um esquema semelhante, mas na ordem inversa.

    Se o dispositivo estiver com defeito devido ao desgaste da sobreposta, ele deverá ser substituído. A ordem de trabalho neste caso inclui as seguintes ações:

    • tendo fixado a alavanca na posição fechada, é necessário remover a mangueira do chuveiro,
    • usando um alicate para operação, o botão interruptor é removido da carcaça,
    • então o adaptador é removido do bico e a glândula é substituída.

    Quanto aos misturadores de esferas, não será possível repará-los; uma exceção à regra pode ser considerada mau funcionamento do dispositivo associado ao material de vedação. Uma pressão fraca da água indicará a presença de detritos no aerador. Na maioria das vezes, o guindaste é barulhento e range durante a operação. Para corrigir o problema, faça o seguinte:

    • remova o aerador, lave-o em água corrente,
    • depois reinstale a peça, prendendo-a com a porca de aperto.

    O trabalho de substituição de elásticos velhos é realizado da seguinte maneira:

    • Primeiro de tudo, você precisa remover a alavanca,
    • um elemento de dois componentes é removido do alojamento, onde a parte preta é o selante, que deve ser colocado em ordem ou trocado,
    • se as ações acima não ajudaram a resolver o problema com um vazamento, é necessário substituir a gengiva inferior,
    • depois disso a bola é inserida de volta e fixada com uma porca,
    • O passo final será instalar a alça do mixer.

    Para garantir uma operação mais produtiva do misturador monocomando após a substituição dos elásticos, vale a pena usar uma graxa de silicone adicional.

    No misturador de banho de alavanca única, existe um interruptor responsável pelo fornecimento de água através de uma torneira ou de um chuveiro. Este dispositivo pode sofrer várias avarias ao longo do tempo. Problemas mais comuns:

    • Muitas vezes, há momentos em que a água entra no banho de duas fontes ao mesmo tempo. Este é um sinal de problemas na válvula do carretel.
    • Com o tempo, o botão para alternar o suprimento de água funciona apertado, e, como resultado, ele não fica na sua posição usual. A causa desse mau funcionamento é uma falha na mola da haste.

    Quanto às juntas das bobinas, o principal problema é que elas não estão disponíveis individualmente para venda. Esses acessórios geralmente estão incluídos no kit do mixer. Se não houver um disponível, a saída da situação será a fabricação independente de chiclete. Um produto caseiro ajudará a eliminar o mau funcionamento do misturador por um tempo.

    O próprio switch possui dois selos localizados na parte superior e inferior do carretel. Caso a gengiva superior se torne inutilizável, o interruptor não é desmontado, pois, para substituir a peça, basta remover a tampa e instalar um novo elemento. A opção de instalar a gengiva inferior precisa ser desmontada.

    O princípio da substituição do produto é o seguinte:

    • posicione a alavanca na posição fechada e desconecte a mangueira do chuveiro,
    • remova a tampa e desaparafuse o parafuso,
    • então você pode pegar o botão e o carretel e substituir os selos,
    • A montagem do dispositivo é realizada da mesma maneira, a partir do final.

    Se a vida útil da mola localizada no botão estiver esgotada, poderão surgir problemas relacionados ao não retorno do interruptor à posição inicial. Nesta modalidade, o trabalho de reparo inclui as seguintes etapas:

    • você precisa obter o adaptador e haste com uma mola,
    • a peça defeituosa é removida e, com a ajuda de uma ferramenta, uma nova é colocada na haste.

    Para que o produto adquirido funcione, o diâmetro da mola deve ser menor que o da antiga.

    Além disso, vale a pena comprar molas de aço com revestimento galvânico.