Sexo

Defeitos do piso a granel: entenda os motivos

Reparo de rachaduras no piso a granel. O revestimento a granel é um dos tipos mais comuns de nivelamento de piso em uma sala. Se a tecnologia foi quebrada durante o vazamento da mistura, vários tipos de defeitos podem ocorrer. Este artigo examinará a questão de se as rachaduras no piso a granel precisam ser fechadas e por que o piso a granel está rachando e como remover as rachaduras.

Chão rachado

Preparação inadequada da base para o piso a granel

A preparação incompleta da base sem falhas levará à deformação do revestimento final. A base deve estar bem seca e livre de todos os tipos de sujeira e poeira.

Se houver manchas de óleo ou graxa, elas devem ser eliminadas. E também a superfície do concreto deve ser pré-moída. Isso deve ser feito para eliminar a irregularidade da superfície, porque em pisos irregulares não podem ser derramados pisos a granel. O enchimento de um piso a granel é realizado exclusivamente na superfície seca e nivelada.

Se uma mesa niveladora foi feita, antes de colocar o piso, você precisará esperar pelo menos 25 dias até que o concreto seque completamente. Se você negligenciar esta regra e preencher o piso a granel mais cedo, a umidade liberada pelo concreto levará ao inchaço da superfície, e rachaduras no piso a granel também se formarão.

Características das misturas a granel

Uma argamassa seca para nivelar o piso consiste em vários componentes:

  1. Fichário (cimento e / ou gesso), que após a mistura com a água endurece gradualmente e ganha força. Se o primeiro processo começar em 30 a 40 minutos e durar de 3 a 8 horas, o segundo continuará por mais de 28 dias,
  2. Massa mineralcriando um tipo de "estrutura" do revestimento a granel. A fração (tamanho de grão) usada na mistura determina a espessura admissível do revestimento e o nível de carga de compressão,
  3. Modificando aditivoscom a ajuda de que algumas características da solução são aprimoradas (elasticidade, fluidez, resistência ao descascamento, dobras, resistência ao gelo, etc.).

Cada um dos elementos requer condições de trabalho específicas. Por exemplo, o cimento precisa de uma quantidade estritamente doseada de água para iniciar reações físico-químicas, aditivos modificadores e plastificantes - um certo regime de temperatura e umidade, etc.

É por isso que todo fabricante sério realiza testes de laboratório, seleciona a receita e procura as melhores opções de aplicação. Após obter as informações necessárias, os tecnólogos escrevem instruções detalhadas para trabalhar com o piso a granel. Além disso, é compreensível para profissionais e inexperientes "caseiros". E, é claro, impresso em todas as embalagens.

O processo de formação de um piso a granel inclui três etapas:

  1. Preparação do substrato (teste de resistência, absorção e uniformidade, limpeza, nivelamento parcial, preparação).
  2. Misturando a solução.
  3. Derramando a mistura.

O cumprimento das instruções em cada estágio é muito importante, caso contrário, o resultado não agradará você.

O piso a granel rachou? Procurando as causas dos defeitos

A solução está pronta, o tempo de espera passou, mas o resultado não atende às expectativas. Não culpe imediatamente o vendedor e o fabricante por usar um produto de baixa qualidade. A prática mostra: em 90% dos casos, descumprimento das condições básicas de preparação da base, violação de dosagens, requisitos climáticos e prazos - essas são as principais razões pelas quais o piso a granel está rachando.

O que fazer A eliminação de deficiências começa com a identificação de erros. Vamos começar com o primeiro estágio - preparando a fundação.

Força base

De acordo com o SNiP 2.03.13-88 (SP 29.13330.2011), este indicador para betonilha deve ser de 15 MPa (150 kgf / cm 2) e superior. Problemas com o parâmetro de força podem surgir devido a:

  • Excesso de água na mistura de concreto ou cimento-areia - ocorre a separação da betonilha, o processo de secagem e o conjunto de resistência são atrasados,
  • Cimento de qualidade muito baixa ou baixa qualidade - a camada subjacente começará rapidamente a colapsar,
  • Areia muito fina ou não lavada,
  • Retirada rápida de água da mesa - a camada superior se tornará frágil e solta.

Betonilha de concreto de baixa qualidade.

Depois de derramar sobre uma base que não atende aos padrões, uma massa de nivelamento mais forte "arranca" uma camada superficial fraca. Rachaduras e áreas esfoliadas aparecem dentro de algumas horas.

Não é difícil verificar a força - tente arranhar o chão com um prego ou bater com um martelo. Se a base não atender aos requisitos dos padrões, ela se desintegra facilmente, se dobra fortemente.

Uniformidade da fundação

Verificando a uniformidade da base.

Este grupo inclui dois indicadores - o nível de diferenças e a presença na superfície de fossas, cavidades, saliências e outros defeitos.

Os pisos autonivelantes são usados ​​para suavizar o piso para um estado próximo do ideal, ou seja, 2 mm para cada 2 metros lineares do piso (SNiP 3.04.01-87 / SP 71.13330.2011). E, para calcular a espessura da camada desejada, você precisa encontrar o ponto mais alto e o mais baixo, medir a diferença entre eles. O nível do laser é um assistente ideal aqui. Com base no resultado, um produto é selecionado. Por exemplo, se a seção necessária da formação for de 3 cm, um nivelador de camada fina trabalhando até 2 cm não é adequado. Está rachado, forma-se caroços e tubérculos devido à secagem irregular e a outras razões.

Outro passo é a eliminação de defeitos visíveis. É necessário inspecionar cuidadosamente o piso. Rachaduras, buracos, buracos, solavancos e outros defeitos podem ser duplicados na camada superior de granel. Há muitas razões: trabalho de baixa qualidade, sem balizas ou nível, muita pressão no rolo da agulha durante a rolagem (arranca a solução dos recessos), uma camada muito fina da mistura, etc. Portanto, nas instruções, os fabricantes em preto e branco indicam:

  • Para expandir, rachar, encher e encher fissuras, fossas e outros aprofundamentos com compostos de reparo de secagem rápida,
  • Derrube as saliências e os tubérculos, triture com um moedor ou uma malha de lixar para reboco.

Ou seja, o piso precisa ser suavizado o máximo possível, para que, depois de derramar todos os seus esforços, não desapareçam em vão.

Umidade

Três fatores são definidos aqui:

O nível do teor de água residual na base.

Medição da umidade básica com um medidor de umidade.

De acordo com o SNiP 3.04.01-87 (SP 29.13330.2011), a umidade do piso permitida ao aplicar soluções a granel é de 2,5 a 4%. A medição é realizada por um hidrômetro. Se o coeficiente for aumentado, um piso uniforme não funcionará - o excesso de água arrancará o revestimento, tubérculos, crateras e rachaduras.

Você pode determinar aproximadamente o conteúdo de umidade da base. Realize testes expressos peculiares:

  • Fixar no chão com fita adesiva de polietileno, medindo no máximo 1x1 m. Espere um dia e verifique. Se houver condensação, gotículas e áreas escuras sob o filme, a base não secará o suficiente. Melhor esperar alguns dias e verificar novamente. Então, até a superfície ficar completamente seca.
  • Coloque uma bacia de água quente na base e aguarde. Se houver um escurecimento, é muito cedo para continuar o trabalho.

Absorção de piso.

Faça um teste rápido: despeje um pouco de água na superfície. Se a umidade for absorvida antes de 30 segundos, é necessário um tratamento primário com propriedades de impermeabilização. Caso contrário, a base retirará rapidamente a água da solução e a mistura a granel não ganhará força, quebrará.

Indicadorumidade relativa.

O cumprimento dos requisitos climáticos é uma das condições mais importantes para iniciar o trabalho. De acordo com o SNiP 3.04.01-87 (SP 29.13330.2011), o revestimento deve ser realizado a uma umidade relativa de 40-60%. Em taxas muito altas, o tempo de secagem aumenta e, com um valor mais baixo, a camada superior seca rapidamente, e as áreas esfoliadas e rachadas aparecem.

Fundação limpa

A tecnologia requer não apenas varrer o chão, mas aspirá-lo, derrubar tinta velha, remover óleo e manchas de betume. Ou seja, remova tudo o que possa prejudicar a adesão (adesão) do piso a granel à base. Se você negligenciar esse requisito, esteja preparado para o aparecimento de rachaduras, inchaços e cavidades sob o revestimento.

Priming

O solo reduz o grau de absorção da superfície, melhora o índice de adesão e promove a dispersão uniforme da solução ao longo da base. É melhor usar primers de penetração profunda ou de adesão.

Se a superfície após a limpeza não for tratada adequadamente ou se for utilizado um produto de baixa qualidade, o resultado poderá ser vários defeitos de revestimento, irregularidades da camada, etc.

A seguinte série de problemas está associada a uma violação do processo:

  1. A dosagem da água de mistura não é respeitada. Com uma quantidade excessiva, estratificação da composição, o aparecimento de crateras é quase sempre observado e com deficiência, friabilidade e múltiplas rachaduras.
  2. A solução é heterogênea, pouco misturada. Nódulos serão imediatamente visíveis na superfície, forma tubérculos e depressões.
  3. Recomendações não seguidas para a espessura da camada aplicada. Possível separação do piso a granel da base, mergulhos ("colisão"), colisões.
  4. Não há juntas de expansão e fita amortecedor.

Colando fita de amortecimento.

Para salas com uma área superior a 18-36 m 2 (consulte as instruções da mistura para o indicador exato), é recomendável fazer seções de encolhimento. Caso contrário, são fornecidas várias rachaduras profundas. A razão para isso pode ser a falta de um amortecedor ao redor do perímetro.

  • A solução não foi desaerada imediatamente após o vazamento: Se o mestre não rolou a mistura com um rolo de agulha, a superfície estará toda em bolhas, intumescimentos e pequenas crateras.
  • O modo de secagem é violado. Devido à temperatura elevada, a presença de dispositivos de aquecimento ativados (especialmente o piso radiante), a luz solar direta e a corrente de ar, a camada superior do revestimento secará e rachará e, eventualmente, ficará empoeirada e desintegrada.
  • Nos 10% restantes dos casos, o piso pode rachar após o vazamento, a mistura pode ser responsável por:

    • expirou
    • violação das condições de armazenamento,
    • composição inadequada (falsificação ou casamento).

    De qualquer forma, antes de fazer algo, consulte especialistas. Entre em contato diretamente com o vendedor, solicite os detalhes de contato de um revendedor regional ou representante de vendas da fábrica. Ligue para os números da linha direta listados nos locais de fábrica. Quase nenhum fabricante se recusa a consultar ou considerar uma reclamação.

    O que fazer

    A eliminação das deficiências de revestimento é possível de duas maneiras: cardinal e local. No primeiro caso, a camada de mistura autonivelante é completamente desmontada. No segundo, o dano é reparado.


    As áreas esfoliadas (incluindo aquelas onde as cáries são sentidas, “esbarrando”) são removidas, as rachaduras são bordadas, sem poeira e com abundância de primer. Em seguida, é realizado o preenchimento com compostos de reparo ou a mesma mistura usada anteriormente. Além disso, você pode reforçar a área danificada com uma malha de gesso ou fibra de vidro.

    A remoção completa da mistura a granel é necessária se a base tiver uma resistência de baixa qualidade, ou seja, for fraca. O desmantelamento também precisa ser feito quando várias cavidades se formarem sob a nova camada, toda a superfície "desaparecer" com rachaduras profundas, inchaços, inchaços,

    Em alguns casos, os especialistas recomendam outro dispositivo de camada. Por exemplo, se o piso é sólido, fica bem, mas há pequenas irregularidades. Você pode usar um nivelador de camada fina ou uma mistura final.

    Conselhos! Se você precisar de reparadores, há um serviço muito conveniente para sua seleção. Basta enviar no formulário abaixo uma descrição detalhada do trabalho que precisa ser feito e as ofertas com preços das equipes de construção e das empresas chegarão ao seu correio. Você pode ver resenhas sobre cada uma delas e fotos com exemplos de trabalho. É GRATUITO e não obriga a nada.

    Causas de defeitos

    Os principais motivos que causam o aparecimento de danos de vários tipos estão associados a uma violação da tecnologia nos estágios iniciais:

    • composição incorreta ou mal misturada,
    • superfície de trabalho mal preparada
    • uso de materiais de baixa qualidade.

    Na maioria dos casos, o piso a granel é equipado com uma mesa de concreto. É importante garantir que esteja completamente seco. Além disso, não deve haver poluição. Qualquer poeira, sujeira ou manchas de graxa levarão a defeitos na operação do piso.

    Se você deixar a base úmida, a liberação do excesso de umidade certamente levará ao fato de que áreas do piso irão rachar ou inchar.

    A mesa deve ser preparada. Quaisquer irregularidades levam ao fato de que a composição do polímero e a base de concreto estão mal ligadas, o que leva ao aparecimento de rachaduras.

    É necessário preparar e despejar a mistura, observando todas as regras e instruções do fabricante. O piso a granel será frágil se você trabalhar nas condições de temperatura incorretas. Durante o vazamento do piso, a temperatura na sala não deve exceder 25 graus.

    Também é impossível realizar trabalhos em câmaras frias com temperatura abaixo de 15 graus.

    Em casos raros, podem ocorrer danos no piso a granel, se usados ​​incorretamente. Detergentes e produtos de limpeza selecionados incorretamente podem danificar a integridade do acabamento, e então ele vai rachar. O excesso de umidade também pode levar a problemas com pisos a granel.

    Problemas mais comuns

    Problemas frequentes com pisos a granel incluem rachaduras. São rasos e podem até chegar à base de concreto. Na maioria das vezes, sua aparência se deve ao fato de que a base para o chão foi mal feita. Se fosse frágil, móvel ou não suficientemente seco, inevitavelmente levaria ao aparecimento de vários tipos de rachaduras durante a operação.

    O piso a granel também é frequentemente rachado se a mistura foi inadequadamente preparada. Os motivos podem ser a adição de muita água ou o uso de uma solução com prazo de validade vencido.

    Em alguns casos, não é necessário encher completamente o chão e você pode fazer isso sem usar uma solução de autonivelamento.

    Acontece que o aparecimento de rachaduras no piso de granel é acompanhado por delaminação. Outro nome para esse fenômeno é enseada. Durante o enrolamento, uma parte da superfície na qual rachaduras aparecem pode sair da base. Então ela começa a ranger e se mover. A cobertura pode ocorrer se se uma camada de impermeabilização não foi aplicada à base ou se houver rachaduras na betonilha. Então a umidade penetra facilmente, e a conexão entre o piso de granel e a base é interrompida.

    O piso irregular ou a granel irregular e a superfície com cáries não parecem muito limpos. Além disso, qualquer irregularidade complicará bastante a colocação de outros revestimentos no piso de granel.

    Esses defeitos geralmente são causados ​​por vazamentos imprecisos da mistura ou pela não observância de proporções durante sua preparação.

    Recursos de reparo

    O reparo de revestimentos de polímero, como regra, requer apenas tratamento de superfície da camada superior ou sua remoção. Para defeitos mais graves, pode ser necessário desmontar o revestimento, ou você terá que refazer a mesa de concreto.

    É possível restaurar o brilho original ou eliminar arranhões da superfície usando polimento. Esta operação é realizada com uma polidora rotativa especial usando círculos de feltro. Uma composição especial é aplicada a eles. A restauração de pisos de poliuretano é realizada com verniz protetor.

    Antes de qualquer tratamento de superfície, é muito importante limpá-lo completamente de poeira e sujeira, bem como desengordurá-lo.

    Depois de moer a camada superficial e remover pequenos defeitos, como bolhas ou flacidez, basta preencher a camada de acabamento. Várias rachaduras e delaminação requerem remoção completa do revestimento do polímero. Às vezes, basta limitar-se a uma determinada área, mas pode ser necessário substituir a camada superficial ao longo de todo o perímetro, enquanto o revestimento é cortado em concreto, a betonilha é retificada.

    Em seguida, eles executam as mesmas ações que durante a instalação inicial do andar em massa:

    • desengordurar a superfície da mesa,
    • preparou-a
    • aplique as camadas necessárias.

    Ao atualizar uma pequena área do piso, é importante moer cuidadosamente todas as juntas, processá-las com uma mástique especial.

    Geralmente, uma substituição completa do piso de granel é feita se o dano afetar pelo menos 30% da área. O reparo da mesa de concreto pode ser necessário se a sua má qualidade e possíveis irregularidades provocarem defeitos no piso a granel.

    Se o concreto for de qualidade satisfatória, mas houver rachaduras na betonilha, restauração do substrato necessária. Para fazer isso, as rachaduras são expandidas para um nível suficiente e, em seguida, tudo é removido do pó, preparado e derramado com um composto de reparo.

    Alternativamente, a tecnologia de injeção pode ser usada.. Primeiro remova a camada do polímero para expor completamente a rachadura. Então, um buraco é feito de concreto em ângulo, os empacotadores são inseridos lá. Usando uma bomba de injeção, um composto de impermeabilização é introduzido através dos empacotadores até preencher completamente a fenda.

    Rachaduras ou delaminações aumentam de tamanho rapidamente, portanto não demore o tempo de reparopara que, em vez de uma seção separada, você não precise preencher novamente o andar inteiro.

    Métodos de reparo de rachaduras

    Se o chão estiver rachado, você precisará corrigir o dano o mais rápido possível. As formas de eliminá-los dependem da profundidade da fissura e do seu tamanho. Com pequenos danos que não excedam 1 cm de comprimento, não é necessário encher novamente o piso.

    Basta executar as seguintes ações:

    • com a ajuda de ferramentas, a fissura é expandida para 2 cm em todo o seu comprimento,
    • remova toda a sujeira com um aspirador
    • na base e nas paredes, a fissura é tratada com uma cartilha,
    • então a mistura de polímeros é derramada nas rachaduras, a superfície é nivelada.

    Se a área em que o piso rachou for muito grande, é necessário remover e preencher novamente toda a área do piso com danos. Faça o seguinte:

    • a camada de preenchimento é lascada, limpa e a base é vista,
    • se a base de concreto contiver rachaduras, use massa de cimento,
    • o local é limpo de poluição,
    • ferrado nas superfícies laterais expostas, ferrado a própria base de concreto,
    • todos são preenchidos com uma nova solução e nível.

    As ferramentas

    Para fazer o reparo do revestimento a granel no apartamento, é necessário estocar um determinado conjunto de ferramentas e dispositivos. Recomende usar um respirador. Para uma mistura de alta qualidade da solução, é melhor usar uma furadeira elétrica poderosa, pois uma composição mal misturada causará subsequentemente defeitos no piso a granel.

    Você pode alisar a superfície ou remover a camada danificada usando um moedor.

    Se o reparo do revestimento exigir um refil ou acabamento completo, use uma espátula dentada. Essa ferramenta é mais fácil de distribuir a substância em uma base de concreto e, em seguida, a própria ferramenta é alinhada na superfície.

    É importante escolher uma ferramenta com altura do dente duas vezes menor que a espessura da camada. A largura da espátula não deve exceder 1 m.

    A camada de acabamento é geralmente aplicada usando um rodo de borracha. Essa ferramenta é semelhante a uma espátula dentada, mas é possível ajustar a largura e o comprimento dos dentes, para que seja possível revestir uniformemente a superfície com uma fina camada de acabamento.

    Usando um rolo de agulha, você pode restaurar uma seção do piso maior de qualquer área. Eles distribuem uniformemente a mistura e removem as bolhas de ar. Dependendo da área da área reparada, é escolhida uma ferramenta de diferentes larguras e com diferentes comprimentos de pontas.

    O nível do edifício controla a suavidade da base e do acabamento do piso. Nesse caso. é melhor usar um dispositivo com um comprimento de cerca de 2 m.Um primer é aplicado às parcelas das quais o material danificado foi removido anteriormente.

    É aconselhável escolher uma pilha longa.

    Todas as ferramentas devem ser colocadas em um solvente por pelo menos 4 horas para remover a graxa de preservação. Caso contrário, o óleo pode cair no chão, o que novamente leva à formação de defeitos.

    Podem ser necessárias ferramentas adicionais para restaurar pisos a granel em estoque. Você nunca deve apertar com reparos, mesmo pequenas rachaduras no piso a granel, pois eliminá-los em tempo hábil ajudará a evitar problemas mais sérios., o que levará à necessidade de uma recarga completa da solução.

    Você aprenderá sobre como reparar rachaduras em uma mesa de concreto no próximo vídeo.

    Por que o piso maior rachou?

    Entre todos materiais de construção usados ​​na decoração da superfície do piso, podemos destacar com segurança a tecnologia mais avançada - piso a granel. Rachaduras e outros defeitos semelhantes nos parâmetros físicos são os únicos negativos que podem ocorrer quando o revestimento é derramado. Mas é importante observar que esses custos podem ocorrer apenas em um caso - se a tecnologia foi violada durante a execução do processo principal. As razões para o aparecimento de rachaduras no piso a granel, por que a camada de acabamento rachou, o que fazer se o piso estiver rachado e se são necessários reparos - consideraremos esses e outros problemas neste artigo.

    A preparação incorreta da camada de desbaste sob o piso autonivelante pode causar rachaduras.

    Preparação da fundação - sempre um fator chave na qualidade do processo de envase. Se durante o processamento da base erros foram cometidos ou os pré-requisitos escritos nas instruções foram ignorados, o processo de secagem da camada de acabamento pode ser interrompido, o que acaba provocando deformação do revestimento e aparecimento de rachaduras. Talvez este seja o principal motivo que levará à necessidade de reparo, pois o design da casa será estragado. A mesa deve estar bem seca, completamente limpa de sujeira, poeira, areia e detritos.

    Se manchas de óleo ou graxa foram encontradas na superfície, elas devem ser completamente removidas. Depois da limpeza completa, toda a superfície do concreto deve ser lixada em um horizonte perfeitamente uniforme. Se forem observadas sérias irregularidades e diferenças na superfície, elas devem primeiro ser eliminadas. O processo de vazamento não pode ser iniciado se a superfície apresentar profundas depressões e aumentar claramente a umidade. Somente após a eliminação completa das desvantagens listadas, é possível começar a colocar o piso a granel.

    Vale a pena mencionar separadamente na preparação de uma nova fundação - betonilha. Após a realização desses trabalhos, o revestimento acabado deve receber boa exposição, pelo menos 20 dias, mas de preferência 23 a 25 dias (este é o período de secagem completa do concreto). Se os pisos forem inundados mais cedo, a umidade contida na base de concreto poderá causar o inchamento da camada, o que invariavelmente levará a rachaduras. A melhor evidência disso não é um piso danificado.

    Temperatura perturbada

    Se antes arranjo de pisos a granel, existe uma temperatura extremamente baixa ou alta, não é recomendável iniciar o processo principal. A faixa de temperatura nominal é de 15 a 25 graus Celsius, mas não inferior a 7 a 8 e não superior a 35. Você não pode ligar o piso quente se estiver na mesa sob uma camada seca, caso contrário, a qualidade deste revestimento será ruim e sua vida útil diminuirá.

    Uso de produtos de limpeza doméstica

    Introdução Para limpar a base pronta, é necessário usar não apenas uma escova, aspirador de pó, mas também detergentes para remover completamente as manchas antigas de sujeira e graxa. É melhor não usar composições domésticas clássicas, pois essas soluções podem não secar completamente, como resultado do qual o piso pode rachar e perder força posteriormente. Para obter a máxima conformidade técnica, é melhor usar compostos ácidos (conversor de incrustações de cimento), depois triturar concreto e remover detritos com um aspirador de pó.

    Escorvamento superficial inadequado antes de vazar

    Muitos construtores incompetentes negligenciar o priming ou usar formulações diluídas que não possam ser feitas. Para eliminar completamente as rachaduras, possível desmontagem do piso a granel e colocar uma nova camada de acabamento, é melhor usar o mesmo primer do mesmo fabricante de forma limpa (sem diluição) e aplicar pelo menos duas camadas. É importante lembrar uma regra simples: a camada subsequente deve ser aplicada com um rolo depois que a anterior secar completamente. Lembre-se de que esta regra deve ser usada constantemente. A preparação irregular pode causar a interrupção do processo de secagem, que é repleto de rachaduras na superfície formada!

    Preenchimento analfabeto da camada base

    Importante lembrarque qualquer não conformidade com a tecnologia ou mistura inadequada da solução de composições de dois componentes pode resultar em deformação da superfície. O processo de vazamento deve ser realizado em estrita conformidade com os regulamentos do fabricante e o menor desvio é inaceitável! Se você não possui habilidades de construção, é melhor não empreender a implementação desse processo!

    A mesa não corresponde à força necessária

    Quando o reparo é feito? mesas ou instalação de uma nova base, qualquer imprecisão pode levar ao aparecimento de defeitos, que são então transferidos proporcionalmente para a camada de acabamento. Se você não deseja fazer um novo revestimento a granel, não devem aparecer rachaduras na base e na superfície. Para excluir o reparo ou a reinstalação do piso autonivelante, é necessário preparar corretamente a base - despeje a mesa de concreto.

    Reparando o piso a granel - como remover rachaduras com suas próprias mãos

    Tendo completado o processo principal, de repente você descobriu que a camada de polímero está rachando, é necessário estudar a “natureza e comportamento” dos defeitos e, com base nas análises obtidas, tomar outras decisões. Às vezes, por exemplo, se durante a observação você notar que a rachadura não está mais se expandindo, não se preocupe - essa deformação é facilmente eliminada. Se houver muita formação de bolhas e rachaduras, o reparo não será suficiente, esse revestimento poderá inchar novamente e é melhor removê-lo. O reparo de trincas é realizado da seguinte maneira:

    • Para isso, a mistura de reparo preparada é derramada diretamente na fenda.
    • Este local deve ser protegido antes de secar completamente.
    • Afinal, a rachadura selada é lixada com uma lixa ou papel abrasivo de grão fino.

    No entanto esse método é aplicável a revestimentos simples de epóxi, poliuretano ou um primer em uma construção de multicamadas.

    Quando muitas pequenas rachaduras em toda a superfície, a reparação de pisos de polímero é impraticável. Eles devem ser desmontados (junto com a base), reabastecer a base de concreto e permitir que ela seque bem. Antes de preparar um novo piso irregular, você precisa se familiarizar com as recomendações para preparar uma mesa de concreto, ler artigos, assistir a um vídeo. Para obter um resultado qualitativo no futuro, é necessário secar completamente a base e somente depois disso iniciar o processo de vazamento da camada de polímero. Também é importante lembrar sobre a remoção de poeira da superfície e aumentar a adesão: para eliminar completamente erros repetidos, é melhor tratar duas vezes a base com o Primer “Polytek”. Seguindo todas as recomendações, você pode começar a executar o processo principal - derramando o revestimento de acabamento, mas nesta fase é importante levar em consideração vários requisitos obrigatórios:

    • Para começar a derramar, é necessário fixar a fita do amortecedor em todo o perímetro. A espessura da camada de acabamento não deve exceder os parâmetros recomendados pelo fabricante (a conformidade com esta condição evitará o "efeito de amortecimento" e o descamação da superfície durante a operação).
    • Para garantir uma secagem eficaz do revestimento formado, é necessário criar condições ideais - acesso limitado ao ar fresco, ventilação fácil, mas sem correntes de ar.
    • Se derramar pisos de poliuretano, é necessário reverter - criar uma boa ventilação, pois é liberado gás tóxico durante a mistura dessas composições de dois componentes.

    Separadamente, vale a pena notar que diferentes pisos a granel podem diferir nas condições de aplicação do vazamento; portanto, antes de iniciar o trabalho, você deve ler atentamente as instruções que acompanham a mistura adquirida.

    Abordagem profissional

    Para executar a instalação de pisos a granel, você deve ter habilidades básicas de construção. Se você não está confiante em suas habilidades, é melhor abandonar a implementação independente desses trabalhos, pois qualquer supervisão pode levar a rachaduras em materiais de acabamento caros. A melhor opção é aproveitar a oferta exclusiva do Politek System - a compra de pisos de polímero em combinação com a colocação! Depois de nos telefonar, você pode fazer uma pergunta: o que é melhor do que um piso laminado, de ladrilho ou autonivelante, como escolher uma cobertura, misturar uma solução, quanto deve ser, uma maneira de assentar, com que rapidez trabalhamos e, é claro, com qualidade.

    Você pode deixar seu comentário, solicitar a cobertura ou cancelar a resposta através do formulário de feedback. Não se esqueça de especificar seu e-mail e nome para a resposta.

    Estamos prontos para lhe oferecer dispositivo (instalação) do piso a granel em qualquer ambiente. Nossos materiais à base de polímeros podem ser despejados em qualquer ambiente, pois contêm aditivos, o que lhes confere propriedades decorativas (por exemplo, coloridas de acordo com a tabela de cores RAL, transparentes à imagem, linóleo, mármore) e até outros componentes que conferem resistência ao desgaste - o reparo não será necessário por muito tempo. Para auto-aplicação, é melhor ver fotos e vídeos sobre esse assunto.
    Base perfeita para preencher o revestimento é um material como concreto (ou deve ser como piso de concreto ou betonilha). A espessura do revestimento é variável e depende muito de qual base será derramada. O cálculo pode ser feito por nossos funcionários, ligue para nossa loja on-line e informaremos o preço dos materiais e o custo do trabalho para sua área. Através do formulário "cálculo de pedidos", você pode fazer uma pergunta, escrever um comentário - compartilhe sua opinião e cancele a resposta, não se esqueça, por favor indique seu nome, email e telefone. Todos os produtos estão em estoque, há entrega.

    Restauração correta de um piso a granel

    Apesar do grande número de qualidades positivas de pisos a granel, vários defeitos podem ocorrer ao longo do tempo ou com má instalação.

    Mas nem todos ao mesmo tempo têm informações sobre como corrigir tudo isso, os métodos de recuperação disponíveis.

    O fato é que, em certas situações, isso pode ser feito por conta própria, sem gastar dinheiro em atrair especialistas nessa direção.

    Peeling

    Quando esse processo ocorre, as pessoas dizem que os pisos são elevados. O inchaço pode estar em um local específico ou em toda a área. Existem razões principais para isso:

    • A base para vazar não foi bem preparada. Não havia preparação, limpeza de sujeira e poeira. A adesão da mistura à superfície foi baixa.
    • Umidade da base onde o piso a granel é derramado. É necessário aguardar a secagem, por exemplo, da betonilha completamente e só então realizar a instalação.

    Muitas pessoas acreditam que uma grande quantidade de água ajuda apenas a solução final a se espalhar pela área da sala. Alguns até preenchem poças (unidade e cartilha). Como conseqüência, isso leva ao aparecimento de defeitos.

    • A superfície para vazar tem uma força fraca.

    É muito fácil determinar o local do descascamento - tocar no piso a granel com um objeto semi-sólido. Um som estridente indica a necessidade de reparos. Se você não prestar atenção, com o tempo, o piso nesses locais começará a rachar.

    Os danos menores são removidos usando um cinzel ou picador, após o qual são usadas argamassa de reparo e retificação especiais. Não será supérfluo aplicar vidro líquido nas bordas (sob uma camada do piso a granel).

    Com isso, a nova solução e a antiga estarão bem ligadas.

    Há casos em que o piso apresenta esses defeitos em quase toda a sala. Nesta versão, será mais fácil abrir o piso em massa na base e examiná-lo cuidadosamente quanto a erros. Depois de executar essas atividades, o preenchimento é repetido desde o início.

    Remoção de rachaduras

    Rachaduras no piso a granel são o defeito mais comum. É seguro dizer que a tecnologia de instalação não foi realizada ou não a conhecia. Os menores a um milímetro não terão nenhum papel, mas os defeitos maiores devem ser removidos imediatamente. Haverá pouco trabalho e não é necessária experiência especial.

    As rachaduras que apareceram devem ser expandidas, limpas e tratadas com um primer de reforço. Assim que a superfície seca, concreto de reparo especial é derramado e depois lixado.

    As rachaduras no piso a granel podem aparecer periodicamente, mesmo depois de corrigidas. Isto é indicado pela subsidência da solução derramada.

    Não será supérfluo verificar se há defeitos na base: a laje “caminha”, a formação de fendas de contração nela. Dessa forma, o reparo levará muito mais tempo e dinheiro.

    Caso contrário, não será possível obter o piso a granel perfeito. A eliminação local de rachaduras na superfície não dará nenhum resultado.

    Um grande número de rachaduras não pode ser reparado. Entre em contato com especialistas que poderão desmontar o piso a granel e substituir a mesa de concreto, se houver algum motivo.

    Depreciação e perda de qualidade

    Com o tempo, o piso a granel começa a perder a aparência e a qualidade original. Nesse caso, você não precisa gastar muito dinheiro, mas apenas preencha uma nova camada de acabamento, escolhendo a opção adequada para combinar com o design.

    Entre as principais razões para o aparecimento de um defeito, estão as cargas constantes. Além disso, essas áreas podem não aparecer em toda a área, mas apenas em determinados lugares.

    Para obter a melhor qualidade, seria melhor eliminar completamente a camada antiga do piso a granel e preenchê-la com uma nova.

    Antes de aplicar novos polímeros, a base antiga deve ser cuidadosamente limpa de possíveis irregularidades e defeitos. Isso obterá o melhor resultado. É assim que a superfície é atualizada quando o interior é alterado na sala. A camada da mesa é insignificante e não afeta a distância do chão ao teto da sala.

    Cove

    Alguns defeitos de superfície do piso autonivelante podem ser combinados entre si. Depois de inundado, o chão quebrou em alguns lugares. Isso ainda pode ser complementado por esfoliação. Esse fenômeno é chamado de "enseada". Além das rachaduras no piso a granel, começou a esfoliar, o que leva a um rangido. Pode haver várias razões principais para isso:

    1. O teor de umidade da superfície onde o piso é derramado é superior a 4%.
    2. A superfície não estava preparada para o trabalho (há poeira, sujeira). A adesão de alta qualidade está ausente.
    3. Nenhuma camada de impermeabilização na base. Mesmo que exista, pode haver rachaduras que são transmitidas para a solução final do piso de granel.

    Para se livrar de um fenômeno tão negativo, remova a área que se afastou da base e limpe-a completamente de possível poeira e sujeira. Além disso, você pode limpar a área com um pano úmido. Em seguida, um primer é aplicado em 2-3 camadas. Resta apenas encher a mistura autonivelante em um nível com toda a superfície.

    Para obter o melhor resultado, uma camada adicional é derramada sobre toda a área.

    Bolhas e crateras

    Para esse defeito, as seguintes ações precedem:

    1. Má mistura da argamassa (mais frequentemente com caligrafia ou com altas rotações da broca). Todas as possíveis bolhas no processo de secagem serão deslocadas na parte superior para a superfície. Assim que secarem, crateras e inchaços aparecerão em seu lugar.
    2. Alta umidade durante o trabalho (mais de 60%) e a temperatura ambiente ficou abaixo de +5 graus.
    3. A implementação da espessura do piso a granel, que não atende aos parâmetros mínimos do fabricante.
    4. Gotas de óleo em uma solução que não teve tempo de congelar.
    5. A mistura é de baixa qualidade usada no trabalho.

    As bolhas podem ser facilmente evitadas andando com um rolo de aeração após o vazamento. Isso os eliminará e não permitirá que defeitos subseqüentes apareçam na superfície do piso a granel. Mas se já existem dificuldades, elas devem ser tratadas.

    Uma quantidade e tamanho insignificantes de crateras podem ser eliminados pela "instilação" de sua solução. Quando as áreas são grandes, será mais fácil e lucrativo preencher uma nova camada de mesa. Se o piso a granel estiver rachado ou outros defeitos aparecerem, procure imediatamente maneiras de se livrar disso.

    Turvação

    O trabalho está concluído, a superfície do piso a granel secou, ​​mas há turbidez na forma de um tom esbranquiçado. Isso piora as qualidades decorativas da mistura, apatia, nitidez fraca aparece.

    Qualquer imagem ou desenho não parecerá natural. É verdade, enquanto todas as características da operação permanecem no mesmo nível. A eliminação desse defeito ocorre em pisos de poliuretano ou epóxi.

    Os seguintes motivos principais são distinguidos:

    • Gotas de gordura e outros compostos químicos agressivos caíram sobre o preenchimento.
    • A mistura usada para o trabalho é pouco misturada.
    • Uma grande quantidade de água adicionada.
    • Os componentes não são proporcionados.

    Você terá que se esforçar muito para reparar o piso a granel com qualidade. A melhor opção é fazer outra camada de acabamento. É muito importante prestar atenção à tecnologia de vazamento. Todas as proporções e recomendações serão refletidas nas instruções.

    Batatas fritas e buracos

    Quando expostos a objetos pontiagudos ou pontiagudos com peso suficiente na superfície do piso derramado, não apenas rachaduras podem aparecer após o mesmo ser derramado, mas também lascas. As áreas juntamente com a composição do polímero e a base de concreto podem se romper.

    Tudo vai depender do grau de impacto. O processo de restauração da superfície em si levará muito tempo e esforço. Deve ser limpo e, em seguida, aplique uma camada de primer e massa, se necessário.

    No final, resta preencher a camada da solução final.

    Quando não é possível reparar de maneira independente os pisos a granel em um apartamento, é melhor entrar em contato com especialistas. Eles serão capazes de fazer tudo com eficiência e no menor tempo possível.

    Salvar a superfície do piso após o vazamento ajuda a economizar dinheiro. Mas ninguém está seguro disso e os buracos podem ocorrer a qualquer momento e sob quaisquer circunstâncias, quando você mesmo não espera isso.

    Recursos de recuperação

    Se o piso a granel estiver rachado, é necessário tomar todas as medidas abrangentes para eliminar esse defeito. O preenchimento pode ser realizado na parte superior da camada antiga ou em uma área separada. Em qualquer caso, você precisa limpar a superfície, nos lugares certos - cartilha, secagem completa antes de derramar.

    As composições epóxi da mistura requerem o uso de composições semelhantes (baseadas em resinas epóxi) na reparação de fissuras no piso a granel.

    Estudar todas as etapas sucessivas será melhor realizado em vídeo. Todas essas sutilezas ajudarão a encontrar a fonte do motivo pelo qual o piso maior rachou após o vazamento.

    Mesmo em tal situação, antes do auto-reparo, você deve calcular seus pontos fortes e capacidades. Quando isso não é nada, é um caminho direto para a empresa de construção envolvida nessa área.

    Depois de pagar o valor pelo serviço, você receberá o resultado realmente desejado.

    : Cultura da reparação - piso a granel, construtores de luto

    : Reparação de um piso a granel sem parar as linhas de produção.

    : O piso maior rachado.

    : PARAFUSO DO PISO E PISO A GRANEL. SEGREDOS DE INSTALAÇÃO E ENCHIMENTO.

    : Rachaduras na mesa. Betonilha de reparo.

    Tecnologia para eliminar rachaduras no piso a granel, os motivos de sua aparência

    Há um grande número de materiais de construção que são usados ​​como pisos. E o piso maior é uma confirmação disso. Possui altos parâmetros operacionais e técnicos que garantirão uma longa vida útil da aparência do revestimento.

    Mas às vezes acontece que os defeitos aparecem no chão. São rachaduras, bolhas, buracos e outras irregularidades. Nós vamos falar sobre isso.

    Pontas, solavancos e solavancos

    Acontece que na superfície do piso líquido existem buracos, inchaços e outras irregularidades. Isso indica má preparação do rascunho da fundação. Para eliminar problemas, limpe a superfície, a areia e o solo em várias camadas. E preencha os caroços com uma composição de polímero idêntica à do piso.

    Mas é melhor evitar o aparecimento de defeitos, realizando trabalhos sobre o vazamento do piso líquido de maneira benigna e atenta.

    Bolhas e áreas inchadas no chão

    Se aparecerem bolhas e inchaço na superfície do piso líquido, isso significa que houve irregularidades na colocação do piso. Por exemplo: após vazar a composição do polímero, a superfície não foi tratada com um rolo do tipo agulha. O material de construção foi derramado em uma superfície úmida ou em concreto pouco seco.

    Para eliminar o defeito do revestimento, é necessário remover completamente o revestimento de polímero. E será preciso muito esforço e investimento financeiro. Lidar de uma maneira diferente não funcionará. Afinal, esse erro "pouco sangue" não é eliminado.

    Trabalho de preparação inadequada

    A principal causa de rachaduras no piso a granel é a preparação incorreta da fundação áspera. Para fazer um piso de qualidade, o concreto é bem limpo de poeira, sujeira e detritos. A superfície deve estar seca e uniforme.

    Somente uma preparação cuidadosa da fundação áspera garantirá um piso a granel de alta qualidade

    Traços oleosos e oleosos na superfície, o lixo é removido. Eles processam uma mesa de concreto para que não haja rachaduras, buracos, protuberâncias e outras irregularidades. O revestimento liso e liso eliminará a aparência de rachaduras no piso a granel.

    Importante! Despeje o piso a granel em uma mesa de concreto bem seca. Isso não ocorre antes de vinte dias após a conclusão da mesa. Caso contrário, a umidade residual causará rachaduras após o vazamento.

    Desvios da temperatura recomendada

    A execução do trabalho requer conformidade com as condições de temperatura recomendadas na sala. Temperaturas muito altas e baixas são perigosas. E se isso aconteceu, é impossível evitar uma rachadura no piso de granel.

    Para evitar esse erro, vale a pena encher o piso líquido exclusivamente a uma temperatura de 15 a 25 graus Celsius acima de zero.

    Uso de detergentes inadequados

    Ao preparar uma mesa de concreto, além de um pano embebido em água e em um aspirador de pó, são necessários detergentes. Mas aplicar o que está na cozinha não vale a pena. É importante tomar compostos especializados. Afinal, os líquidos de lavagem usuais são mal lavados. E isso no futuro pode levar a rachaduras no piso a granel.

    É proibido limpar a base de concreto com detergentes comuns. Isso causará rachaduras no chão.

    Para obter o resultado desejado, use ácido - um limpador especializado de depósitos de cimento. Moer a superfície é um rebolo. Esta é a única maneira de obter a suavidade e uniformidade desejadas.

    Se a superfície estiver mal preparada

    Existem situações em que, devido à economia do primer ou da ignorância, é obtido um priming de baixa qualidade da superfície do concreto. Como resultado, adesão irregular da superfície do piso: em diferentes áreas, a composição autonivelante do líquido não adere igualmente à base.

    Primer coating

    O processo tecnológico de criar um piso líquido envolve a aplicação de pelo menos três camadas de uma mistura de primers. E a aplicação de cada camada subsequente é feita após a secagem anterior.

    Importante! Se você executar independentemente o trabalho do arranjo do piso líquido e evitar que, ao secar, quebre ou esteja coberto de outros defeitos, vale a pena estudar cuidadosamente as instruções de uso do primer. O fabricante sempre descreve como usar a composição. Se feito de acordo com as instruções, você poderá evitar problemas.

    Pobre preenchimento de polímero

    Em caso de problemas, tudo pode ser reparado. Mas é melhor prevenir a formação de defeitos. Não derrame o composto de polímero sobre concreto irregular, sujo e áspero. Atenha-se para reparar a tecnologia.

    Preenchendo o chão com uma composição de polímero líquido

    Ao misturar a argamassa, ao derramar a betonilha, siga as recomendações do fabricante. Isto diz respeito à homogeneidade da composição líquida. Não deve haver nódulos nela, pois a base será danificada.

    Importante! O que fazer e como - nas instruções de uso de materiais de construção. Dependendo da composição, os métodos de amassar a solução são diferentes.

    Resistência insuficiente do piso

    Se a mesa não for suficientemente forte e confiável, ela quebrará durante a operação e perderá sua aparência atraente.

    Quando uma mesa precisa de nivelamento e endurecimento

    Como resultado, você precisará gastar dinheiro em reparos. E a base áspera terá que ser reparada novamente. Somente uma implementação clara e de alta qualidade dos procedimentos de construção em cada estágio garante o resultado.

    Tecnologia para eliminar falhas no piso líquido

    Se algum defeito aparecer no andar superior, procure ajuda qualificada. Mas se não houver dinheiro para isso, você poderá lidar com a tarefa. Para isso, a resina epóxi é útil para reparar rachaduras ou muito mais.

    Epóxi para reparar rachaduras na superfície do piso a granel

    Como remover rachaduras no chão?

    • Se a fissura atingir um centímetro, pelo menos o dobro.
    • Em seguida, poeira, sujeira e detritos são removidos no espaço resultante. É importante obter limpeza. Para fazer isso, use um aspirador de pó que lide com rapidez e eficiência com a tarefa.
    • A cavidade da fissura é tratada com um primer. Epóxi é usado para preencher a lacuna. Embora existam muitas ferramentas especializadas.

    Preenchendo uma lacuna em um piso líquido de polímero

    • A composição preenche a cavidade do espaço, é nivelada com precisão.

    Importante! Você pode falar sobre a qualidade do trabalho realizado após 30 dias.

    Somente após esse período a composição secará completamente.

    Como substituir áreas problemáticas de pisos a granel?

    • Quando as áreas que se movem aparecem no piso maior, elas são removidas. Para fazer isso, a mesa é removida para um piso forte e forte.
    • Após remover a superfície danificada, inspecione a mesa de concreto. Provavelmente há uma rachadura no concreto neste local, portanto, um defeito apareceu.
    • Quando a base preta neste local também for móvel, remova-a até ficar para trás. Caso contrário, o inchaço ocorrerá novamente.
    • A superfície a ser reparada é limpa com um aspirador de pó e aberta com um primer para uma boa aderência do revestimento.
    • Após a composição do primer secar (cerca de um dia), eles começam a selar o buraco com um material polimérico padrão, que foi usado para equipar o piso líquido.

    Conclusão

    A principal razão para o aparecimento de defeitos no piso líquido do piso é o piso de baixa qualidade, a não conformidade com o processo tecnológico. É melhor usar os serviços dos profissionais. Mas se isso não for possível, você pode fazer tudo sozinho. Mas siga as instruções. Para fazer isso, é recomendável assistir ao seguinte vídeo:

    Classificação média de classificações acima de 0

    A destruição da camada de polímero

    Na prática, geralmente existem 6 tipos de problemas localizados no próprio polímero:

    • Desgaste abrasivo.A abrasão natural da superfície ocorre após uso prolongado. O desgaste acelerado pode ser observado com a escolha errada do material do piso que não corresponde ao nível de cargas na instalação. O desgaste também é acelerado na ausência de uma camada de verniz protetor.
    • Turbidez, estratificação. Isso pode ser observado devido à excessiva espessura total das camadas, violação da tecnologia de instalação, uso de materiais de baixa qualidade.
    • A formação de bolhas.Está associado à porosidade da base e à remoção insuficiente de ar por um rolo de agulha.
    • A formação de tuberosidade e queda.Isso ocorre devido ao aumento da viscosidade da mistura, bem como devido à instalação em temperaturas excessivamente altas, acelerando a cura dos polímeros.
    • Emissão de resina não curada.É expressa pela viscosidade da superfície e poeira acelerada. Os motivos são o uso de materiais de baixa qualidade, desequilíbrio na mistura da resina e endurecedor, além de mistura insuficiente. Também é possível que o aumento da umidade durante a instalação interrompa o processo de cura.

    Problemas de substrato

    Betonilha de concreto de baixa qualidade, A violação da tecnologia de instalação de pisos de polímero a granel, bem como a exposição não intencional à umidade, levam às seguintes consequências:

    • Formação de bolhas, trincas e delaminação da camada polimérica. Se o piso autonivelante estiver descascando o primer, isso ocorre devido à contaminação, poeira ou umidade que caíram no substrato antes de derramar o polímero. Se o primer esfoliar com o polímero, a razão é a baixa qualidade concretoou em violação da tecnologia de instalação. Isso pode ser uma falha no polimento do concreto, despoeiramento e desengorduramento insuficientes, imprimando em uma superfície úmida.
    • Rachaduras sem perda de adesão ao substrato. O polímero esfolia junto com uma cartilha e uma camada de concreto. O motivo é a má qualidade do substrato.
    • Crateras e poros.Se a espessura da camada de polímero é suficiente para o fechamento garantido dos poros da base, então a razão para a formação de crateras está na ausência de uma camada de primer.

    Análise de defeitos

    Nos casos em que a natureza do dano não indica uma baixa qualidade do substrato, é suficiente determinar os limites do reparo proposto usando uma remoção experimental do revestimento. Em vários lugares, é necessário medir a umidade da mesa de concreto para determinar os termos de referência completos para os próximos trabalhos.

    Ao analisar as causas do descascamento da camada de polímero, não apenas um medidor de umidade deve ser usado, mas também um medidor de dureza, bem como um termovisor de construção. Somente este dispositivo garante a detecção de fontes ocultas de umidade no concreto.

    Restauração cosmética

    Para remover arranhões visíveis nos olhos e restaurar o brilho original do revestimento epóxi, você pode usar o polimento. A operação é realizada por uma máquina de polir rotativa com círculos de feltro, sobre os quais é aplicada uma emulsão especial.

    A restauração de pisos de poliuretano é realizada aplicando um verniz protetor.

    Qualquer tratamento de superfície é precedido por limpeza completa, remoção de poeira e desengorduramento.

    Reparar com a remoção da camada de polímero

    Em alguns casos, é suficiente remover apenas a camada superior de polímero moendo com rodas de diamante. Isso é feito quando a renovação está sujeita a revestimento com influxos, bolhas, descoloração da superfície.

    Uma nova camada de acabamento é derramada sobre a superfície polida. Se a área de defeitos corrigidos for pequena, você poderá ficar sem uma instalação rotativa industrial.

    Para retificação local, é usada uma rebarbadora manual convencional.

    O reparo de trincas e a delaminação envolve a remoção completa do revestimento de polímero. No caso em que a qualidade do substrato de concreto não é satisfatória, mas eles removem o preenchimento antigo por toda a área da sala, a sequência de ações é semelhante à seguinte:

    1. Nos casos em que o revestimento apresenta baixa adesão, são utilizados bicos raspadores para um perfurador para remoção.
    2. Em áreas com aderência preservada, são usados ​​bocais e retificadoras do tipo bit.
    3. A superfície exposta da mesa de concreto é polida.
    4. É realizada uma sequência de ações correspondentes à tecnologia de instalação do piso de polímero: remoção de poeira, desengorduramento, preparação, aplicação da primeira camada, etc.

    Se o revestimento for removido em uma área limitada, o perímetro do trabalho de reparo é primeiro determinado (é feito na forma de um retângulo). Em seguida, o revestimento é cortado em concreto ao longo desse perímetro. Mais trabalho é realizado, como com a remoção completa do piso. A única diferença é que as juntas com o revestimento antigo são lixadas e processadas com mástique especial.

    Quais são os critérios de seleção: remover completamente o revestimento ou realizar reparos locais?

    Se as propriedades decorativas são importantes (por exemplo, em escritórios e shopping centers), o reparo local é apropriado mesmo com uma condição geral satisfatória da superfície. A decisão de substituir completamente o piso de polímero (independentemente do tipo de instalação) é tomada, em regra, se mais de 30% da área de revestimento a granel estiver danificada.

    Ao substituir o revestimento localmente, devem ser utilizados materiais do mesmo tipo que já foram utilizados. Uma exceção são os reparos cosméticos usando misturas de metacrilato de metila. Eles funcionam bem em contato com outros materiais. As vantagens dos metacrilatos de metila são a velocidade do trabalho, as desvantagens são a baixa resistência à abrasão.

    Reparação de base de concreto

    Se o descascamento das camadas de polímero ocorrer devido à baixa qualidade do substrato de concreto e às condições insatisfatórias da impermeabilização, você não poderá prescindir da alteração da mesa.

    Se forem encontradas rachaduras na mesa com qualidade satisfatória do concreto, o substrato deve ser reparado. A tecnologia tradicional de restauração consiste em rachar as rachaduras na profundidade necessária, seguida de despoeiramento, preparação e preenchimento com um composto de reparo de polímero.

    Recentemente, uma tecnologia alternativa chamada injeção começou a se desenvolver. Primeiro, a camada de polímero é removida para expor completamente a fissura.

    Então, em um ângulo de 45 °, os furos são feitos no concreto na direção da fissura, ao longo de todo o seu comprimento, em incrementos de 30 a 40 cm, e acessórios especiais - empacotadores - são inseridos hermeticamente nos furos.

    Uma bomba de injeção é conectada aos packers e uma composição de impermeabilização é introduzida antes de sair da fenda.

    Todas as operações de reparo após trincas de vedação são semelhantes às descritas na subseção anterior.

    Sumário

    Não demora ao iniciar os reparos. O preço do atraso é que, em vez de uma reforma cosmética ou local, você precisará alterar completamente o revestimento de polímero.

    Defeitos como delaminação ou rachaduras tendem a aumentar rapidamente de tamanho. Mas especialmente a pressa deve ocorrer em caso de destruição química de emergência de polímeros. Para impedir que a reação continue na espessura do material, é necessário limitar o local da lesão e remover completamente a camada de polímero.

    Em que casos faz sentido economizar com a chamada de especialistas e reparos do tipo faça você mesmo? A decisão de renovar de forma independente é economicamente justificada quando o trabalho proposto é de tamanho limitado e não exige o aluguel de equipamentos caros.

    Por exemplo, depois de estudar cuidadosamente a tecnologia de trabalhar com compostos de reparo e munido de um cortador, punção, raspadores e uma espátula convencional, você pode substituir o revestimento em pequenas áreas.

    Mas isso só faz sentido se os materiais necessários estiverem disponíveis para venda exatamente na quantidade em que você precisar deles.

    Defeitos do piso de granel: causas e soluções

    O que poderia ser mais simples que a tecnologia de piso a granel? Misturamos os componentes, despejamos a mistura no chão e obtemos uma superfície perfeitamente alinhada.

    É o que pensam muitos mestres domésticos, que decidem executar independentemente o procedimento para criar um piso a granel. No entanto, essa simplicidade e facilidade de tecnologia são apenas aparentes. Segundo alguns relatórios, apenas 30-40% de todos os pisos a granel são ideais.

    Outros têm defeitos associados principalmente a violações da tecnologia de seus dispositivos.

    Muitos danos no piso a granel podem ser reparados sem grandes reparos, ou seja, sem desmontar completamente a superfície. Normalmente, o casamento identificado é bloqueado por uma camada de acabamento adicional de uma mistura de autonivelamento. Mas também existem defeitos mais complexos, cuja eliminação completa é necessária para abrir o piso, remover completamente a camada a granel e até reparar a base de concreto.

    Defeitos comuns:

    • descamação, inchaço da camada de acabamento,
    • rachaduras na superfície
    • enseada
    • pequenas inclusões, partículas estranhas na superfície,
    • delaminação, turvação,
    • montes e depressões,
    • desgaste prematuro.

    Se esses sinais de destruição ocorrerem, é hora de começar a reparar a superfície de enchimento. Considere os métodos de restauração que devem ser executados com uma forma ou outra de deformações.

    Número do defeito 1. Inchaço, descamação da superfície de enchimento

    O inchaço se manifesta como a formação de bolhas únicas ou múltiplas no piso de granel. Sua superfície pode ficar coberta de rachaduras (se a camada for fina) e entrar em colapso. Nesse caso, podemos falar sobre esfoliação.

    A causa do inchaço e da esfoliação é a adesão insuficiente (adesão) da camada e base a granel. O revestimento, não colado adequadamente à base, começa a se afastar.

    Erros na tecnologia que levam ao inchaço e esfoliação:

    • Limpeza inadequada da base de concreto contra poeira, manchas de graxa e outros contaminantes.
    • O uso de primer de baixa qualidade.
    • Colocar a camada de revestimento em uma base úmida. Nesse caso, o excesso de água e condensado rejeita a camada a granel, as bolhas e a forma de esfoliação.
    • Resistência de baixo grau da base de concreto.
    • Falha no cumprimento do intervalo de tempo entre a aplicação das camadas do piso de granel.
    • Os componentes do revestimento não são bem misturados antes de vazar. A mistura deve ser realizada apenas mecanicamente, usando bicos especiais.
    • Remoção injusta de bolhas de ar do revestimento usando um rolo de agulha. As bolhas que permanecem na espessura do revestimento, durante a secagem, movem-se para a superfície e deixam para trás bolhas inchadas ou "crateras" estouradas.
    • Violação dos indicadores de temperatura e umidade na sala. De acordo com a tecnologia, durante o trabalho, a temperatura ambiente deve estar acima de 5 ° C e a umidade deve estar abaixo de 60%.

    Eliminação de bolhas e descamação:

    1. Todos os inchaços devem ser removidos. Você pode limpar bolhas e formar “crateras” com um moedor ou manualmente - usando uma espátula.
    2. Eles limpam o chão de pequenas partículas de detritos de construção e poeira. Para fazer isso, aspire a superfície, faça uma limpeza úmida. Antes de prosseguir para a próxima etapa, o substrato é bem seco.
    3. Locais aprontados de defeitos, se necessário - duas vezes.
    4. Preencha os defeitos com a mistura autonivelante usada. Em alternativa, pode ser utilizada massa de polímero ou cimento. A massa de cimento é destinada para pisos a granel de cimento, a massa de polímero é universal, muitos deles podem ser usados ​​não apenas para polímeros, mas também para revestimentos de cimento (ou concreto).

    Se o piso derramado não estiver na frente, então, nesta etapa, o reparo poderá ser concluído. O piso a granel, usado como revestimento frontal, precisa de um mascaramento visual completo dos "remendos". Portanto, todo o piso é derramado com uma camada a granel de acabamento, aderindo totalmente às instruções do fabricante para a mistura autonivelante.

    Número do defeito 2. Rachaduras

    Rachaduras - um defeito frequente no piso a granel. Às vezes são rasas, às vezes atingem a base de concreto. Geralmente, a aparência de rachaduras está associada a uma base de baixa qualidade na qual o piso a granel foi colocado. Essa é a causa mais comum, mas não a única. Além disso, há uma violação na tecnologia de vazamento.

    Causas de rachaduras:

    • Camada de enchimento muito espessa (mais de 7 mm).
    • A presença de rachaduras na base.
    • Base solta, propensa a movimento.
    • Reforço da base insuficiente.
    • Não observância das proporções dos componentes da mistura a granel, ou seja, a adição de mais água do que o exigido pelas instruções. Muitas vezes, a solução líquida racha quando seca.
    • Aplicação da mistura a granel em uma mesa molhada.
    • Uso de uma mistura de piso a granel vencida.

    Se as rachaduras forem simples e o piso a granel não for um revestimento frontal, não será necessário reencher completamente o piso. A solução ideal é preencher essas rachaduras com uma mistura autonivelante.

    O processo de preenchimento de rachaduras:

    1. Com uma pequena largura de fissura (até 1 cm), é expandida para cerca de 2 cm ao longo de todo o comprimento. Isso pode ser feito com um moedor (moedor) ou uma escova de metal.
    2. Remova a sujeira das paredes da rachadura, puxe o pó com um aspirador de pó.
    3. As paredes da fissura são tratadas com uma cartilha e deixadas secar. Se necessário, repita o tratamento.
    4. A rachadura é preenchida com massa de polímero ou cimento, nivelada com o restante da superfície. Se necessário, preencha o piso inteiro com uma nova camada a granel.

    No caso de o piso ser cortado com uma rede de rachaduras, o preenchimento não faz mais sentido. É necessário desmontar completamente o revestimento e avaliar a condição da base de concreto - provavelmente foi o que deu impulso a essas deformações. Se forem encontrados erros, primeiro repare a base e, em seguida, encha novamente a mistura de autonivelamento.

    O reparo da base geralmente consiste em preencher todas as rachaduras existentes no concreto (betonilha) com argamassa ou massa de cimento. A superfície deve estar alinhada ao nível, as diferenças permitidas entre os pontos mais altos e os mais baixos - não mais que 2-3 mm.

    Número do defeito 4. Morros e cavidades

    Às vezes, o piso a granel é irregular. Após a secagem, as cavidades (fossas) ou tubérculos são claramente manifestadas. Esse defeito não apenas reduz a decoratividade do piso, mas também pode impedir a colocação do revestimento de acabamento (laminado, parquet etc.) nele.

    As causas do aparecimento de outeirinhos e depressões:

    • Base de concreto irregular.Se houver solavancos ou depressões significativos na base, é mais provável que todos esses defeitos sejam impressos na superfície do piso de granel.
    • Enchendo a mistura "a olho".
    • Falha no cumprimento das proporções recomendadas ao misturar os componentes da mistura a granel. Se durante o processo de mistura foi adicionada mais água do que a exigida pelas instruções, depois da secagem, as depressões geralmente aparecem na superfície. Se, pelo contrário, pouca água foi adicionada, a superfície se torna montanhosa.

    Para remover o tubérculo, o chão é moído. Em seguida, preencha a superfície com uma camada de acabamento de uma mistura autonivelante.

    As cavidades são preenchidas com massa de vidraceiro (sobre uma base de epóxi ou cimento) ou com a mesma mistura autonivelante, usada em todo o revestimento. Após a secagem, coloque o revestimento a granel final (se necessário, se a camada a granel estiver na frente).

    Número do defeito 5. Pequenas inclusões, rugosidade

    Se poeira ou pequenas partículas de detritos caírem em um piso seco a granel, formarão espinhas, rugosidade e pequenas irregularidades na superfície. Neste caso, é impossível conseguir um espelho, superfície absolutamente lisa.

    • Base de concreto insuficientemente limpa, a sujeira da qual caiu na mistura a granel e se espalhou por sua superfície.
    • Poeira flutuando no ar e depositada em uma superfície a granel ainda não revestida.

    Eliminação de pequena rugosidade:

    1. A superfície do piso é limpa de poeira.
    2. Aplique um acabamento fino nos defeitos subjacentes.

    Número do defeito 7. Desgaste prematuro

    A vida útil do piso a granel é de 10 a 20 anos (os revestimentos de polímero são mais duráveis ​​que os de cimento). Portanto, se após alguns anos de operação, o piso começar a desmoronar, ficar branco (a partir dos arranhões), poderemos falar sobre seu desgaste prematuro.

    Causas do desgaste prematuro:

    • Carga reforçada na superfície (em oficinas ou em armazéns onde o transporte está em movimento ou mecanismos pesados ​​estão instalados).
    • O uso de componentes vencidos da mistura a granel.

    Para atualizar um revestimento que se tornou impossível de representar, basta aplicar outro revestimento fino fino sobre a camada existente. Atenção especial deve ser dada à seleção de componentes de alta qualidade da mistura e à conformidade com a tecnologia de vazamento do piso a granel.

    Se houver aparas aparentes na superfície, elas são preparadas e preenchidas com massa (à base de cimento ou polímero). Depois disso, preencha o chão com uma nova camada a granel.

    Assim, quase todos os defeitos e deformações do piso a granel podem ser corrigidos. No entanto, é melhor ser proativo, evitando erros tecnológicos durante a criação do revestimento a granel.

    Uso de detergentes errados

    Durante a limpeza da base de concreto contra poeira, sujeira e outros contaminantes, eles devem ser limpos não apenas com um pano de um aspirador de pó e uma escova, mas também com detergentes.

    É proibido o uso de detergentes destinados às necessidades domésticas comuns. Como esses produtos de limpeza não são completamente removidos durante a limpeza, isso pode causar rachaduras no revestimento final.

    Para uma limpeza adequada da base de concreto, é necessário o uso de ácido especializado (conversor de incrustações de cimento). E então você precisa triturar usando um rebolo e uma retificadora.

    Primário superficial ruim

    O primer da base não deve ser negligenciado, porque se a superfície for tratada de maneira desigual, o revestimento final na forma de um piso autonivelante secará de maneira desigual, o que significa que a superfície irá rachar, rachaduras se formarão. Portanto, é melhor fazer a preparação várias vezes, para que você não precise refazer o piso a granel mais tarde.

    Uma nova camada de primer é aplicada somente depois que a anterior secar completamente. O tempo necessário para isso é indicado na embalagem do primer.

    Resistência fraca da mesa

    No caso de betonilha rugosa de baixa qualidade, o piso autonivelante entrará em colapso após a deformação da base. Portanto, para não fazer reparos repetidos no piso a granel, o que resultará em custos financeiros adicionais, você precisará preencher adequadamente uma nova mesa áspera ou corrigir defeitos no revestimento antigo.

    Reparação de fissuras no piso a granel

    Primeiro, você precisa determinar a natureza da aparência do defeito e rastrear seu comportamento e depois decidir o que fazer se o chão estiver rachado.

    Se após algum tempo a fissura não aumentar e novas falhas não se formarem, esse defeito será facilmente eliminado. O fechamento dessa rachadura é o seguinte:

    • A argamassa preparada para o piso derramado é despejada na fenda.
    • O local do dano com a solução cheia é deixado até secar completamente.
    • A moagem deste local é realizada com papel de esmeril de grão fino.

    Esse método de reparo é adequado apenas se o piso autonivelante for a base do revestimento final subsequente, por exemplo, para porcelanatos.

    Se rachaduras aparecerem em vários lugares e também tiverem muitos galhos pequenos, não é aconselhável realizar trabalhos de restauração. Infelizmente, neste caso, será necessário remover não apenas o piso a granel, mas também a betonilha áspera até o piso lado a lado.

    Após uma limpeza completa da superfície, você deve começar a derramar uma nova mesa com estrita aderência a todo o processo. Depois de derramar a mesa, aguarde até a mesa secar completamente e naturalmente.

    Após a secagem, a superfície deve ser preparada. Esta etapa é realizada duas vezes, uma vez que um primer de alta qualidade garantirá uma aderência confiável da base e do piso autonivelante, o que evitará a formação de defeitos.

    Em seguida, vá diretamente para o preenchimento de novos pisos a granel. Nesta fase, você precisa prestar atenção às seguintes nuances:

    • Um filme amortecedor deve ser fixado nas paredes.
    • O tamanho do piso derramado não deve exceder a espessura especificada pelo fabricante. Caso contrário, o piso inundado adquirirá o chamado efeito de amortecimento, o que, por sua vez, levará à delaminação do revestimento no futuro.
    • Durante o preenchimento do piso, correntes de ar e acesso a ar fresco não são permitidos.

    Uma exceção na forma de suposição de ventilação é o vazamento de um piso a granel de poliuretano. Uma vez que durante a sua instalação é liberado gás tóxico.

    Neste material, foram consideradas as principais causas do aparecimento de trincas no piso a granel e os métodos para sua eliminação. Para que você não esteja interessado em exagerar na “reparação de trincas a granel”, siga rigorosamente a tecnologia e se aproxime com responsabilidade da preparação da fundação, para que esses problemas possam ser evitados.