Um pigmento especial fornece um brilho de tinta fluorescente, o fluoróforo converte e transmite raios ultravioleta absorvidos por ele na parte visível do espectro.
Os fluoróforos são geralmente representados por substâncias como rodaminas, bem como derivados da aminonaftalimida. Como na forma pura esses componentes são muito caros, eles pintam as menores partículas da dispersão do polímero, obtendo o pigmento fluorescente especial que é adicionado à base do material na fabricação da tinta.
Esse revestimento não é capaz de absorver e acumular luz, ao contrário das tintas luminescentes que brilham no escuro sem nenhuma influência externa. Eles contêm outra substância ativa - um fósforo, e de outra maneira essas cores são chamadas de néon. Os fluorescentes refletem apenas os raios do sol ou a luz das lâmpadas ultravioletas.
Fora de casa
- sinalização rodoviária, sinalização e sinalização, estacionamentos e pistas,
- sinais de cafés e lojas,
- outdoors
- fachadas de edifícios com iluminação e decoração adequada, vitrais,
- grafite
- aerografia nos carros, inscrições em veículos especiais,
- design de interiores de boates e restaurantes.
Na vida cotidiana
- tetos de parede e vários níveis nos quartos,
- criando uma atmosfera fabulosa nos quartos das crianças,
- restauração e estilização de móveis desatualizados.
Se o artista se dedica a aplicar um desenho luminoso, o apartamento literalmente brilha com novas cores, transformando-se completamente à noite e à noite. No entanto, a adição de alguns elementos simples ao interior com a ajuda de composições luminosas é possível e independentemente.
Pintura corporal
- tatuagens temporárias
- arte corporal
- pintura de rosto.
Este tipo de pintura é usado como entretenimento em festas e atrações infantis, bem como em festas ou máscaras estilizadas. Para trabalhar no corpo, é usada uma composição especial de glicerina, lanolina e um pigmento fluorescente misturado com água.
Importante: antes de aplicar a tinta no corpo, é necessário realizar um teste de alergia, fazendo uma pequena mancha no cotovelo interno e aguarde cerca de meia hora. Se não houver reação na forma de coceira ou vermelhidão, você poderá começar a criar a imagem principal.
É fácil lavar essa composição com produtos de lavagem para cuidados com o corpo ou água morna e sabão.
Composição acrílica para uso interno
A tinta acrílica fluorescente para decoração de interiores tem as seguintes vantagens:
- você pode misturar materiais de várias cores para criar a tonalidade desejada,
- a composição não tem odor desagradável e é absolutamente não-tóxico,
- o revestimento é adequado para superfícies de madeira e reboco; assenta bem em paredes de gesso.
- baixa resistência à umidade
- não é adequado para pintar superfícies de metal e plástico.
Para as paredes do quarto ou da sala de estar, esses compostos são ideais, mas é melhor fazer o reparo no banheiro usando outros meios.
Tintas acrílicas frontais
O uso de tintas fluorescentes acrílicas para trabalhos de fachada é uma ótima maneira de dar ao edifício uma aparência festiva e solene, principalmente porque esses materiais têm excelentes características de qualidade:
- aumento da resistência a temperaturas extremas,
- resistência à umidade
- resistência à abrasão
- alta permeabilidade ao vapor, falta de olfato,
- boa adesão com quase qualquer tipo de superfície, incluindo plástico, metal galvanizado, concreto e outros,
- o revestimento não tem medo de tratamento com detergente.
Se o material for adquirido para criar uma imagem clara na parede, antes de iniciar o trabalho, ele geralmente é diluído em água.
Compostos universais em uma base de uretano-alquídica
As tintas spray em latas de spray são usadas em superfícies diferentes e até em vidro. O revestimento é muito resistente aos efeitos negativos de fatores externos. É com essas tintas quem se dedica à aerografia para carros. Se alguém sonha com um banheiro ou banheiro fluorescente com padrões luminosos, a tinta spray é a opção mais adequada.
Tintas invisíveis
A tinta fluorescente invisível é quase invisível à luz do dia em superfícies brilhantes e, no escuro, pode ser encontrada na forma de listras esbranquiçadas. Esse material é usado tanto para a execução de decisões de projeto incomuns quanto para iluminação noturna de sinais de trânsito.
A tinta invisível, paradoxalmente, possui uma rica paleta de cores. Paredes ou tetos, bastante comuns durante o dia, transformam-se magicamente à noite ou à noite: no ultravioleta das lâmpadas, ornamentos intrincados ou paisagens românticas aparecem em suas superfícies.
As tintas “visíveis” praticamente não diferem durante o dia do restante dos revestimentos de tinta, pois o brilho também se torna visível apenas sob raios ultravioletas no fundo da escuridão ou do crepúsculo.
Desvantagens comuns
- Infelizmente, os revestimentos não podem fluorescir para sempre, pois possuem uma resistência bastante fraca à luz solar direta. Evite o desgaste rápido usando equipamento de proteção, por exemplo, vernizes transparentes. Ao adquirir essa composição, é importante garantir que ela não possua propriedades de fosqueamento, nas quais o efeito de brilho será reduzido significativamente.
- A textura da dispersão fluorescente não permite obter um acabamento superficial brilhante. Quando surgir essa necessidade, você pode recorrer ao método descrito no parágrafo anterior.
- O material não pertence a composições resistentes ao calor. É destruído a uma temperatura de + 100-150 ° C.
Como fazer você mesmo
Para criar uma tinta luminosa, você precisa misturar apenas dois componentes:
- laca acrílica clara,
- pigmento fluorescente em pó, que pode ser comprado em uma loja especializada ou online.
É desejável selecionar imediatamente o segundo ingrediente pela cor - um pigmento polimérico incolor perde em grande parte suas propriedades fluorescentes quando tingido.
Para quatro partes do verniz, uma parte do pó é retirada, a composição é bem misturada e, depois disso, você pode iniciar o processo de coloração.
Preparação de superfície para pintura
Para criar um revestimento de alta qualidade, várias condições devem ser atendidas:
Não deve haver giz ou limão na superfície.
A base deve ser limpa ou lavada com contaminantes e seca.
Antes de aplicar a tinta "visível", recomenda-se cobrir a superfície com um primer acrílico branco.
Tingimento
Na aplicação, as tintas acrílicas fluorescentes praticamente não diferem de formulações semelhantes sem um pigmento “mágico”. Se este não for um aerossol, serão necessárias as seguintes ferramentas:
- escovas
- rolo de pintura
- bandeja
- Você também pode usar uma pistola de pintura.
Corantes fluorescentes são geralmente aplicados em duas camadas. Quanto mais camadas, mais brilhante o efeito de brilho. O intervalo de tempo entre as manchas deve ser de pelo menos três horas. A secagem completa ocorre em um dia.
Armazene o agente de coloração em um recipiente bem fechado, para que a melhor opção para armazenamento a longo prazo seja tinta em latas.
O princípio de operação do material
As tintas fluorescentes são luminosas. Este é um material de pintura decorativa que reage de maneira especial à luz. Sob a influência do fluxo de luz, a pintura feita com essa tinta parecerá muito mais brilhante, embora os produtos, composição do revestimento, permaneçam bonitos sob qualquer luz. A intensidade da “suculência” da cor no escuro é aproximadamente 50% maior.
A variedade de tons de pintura é bastante grande. Existem tintas e cores brancas comuns - azul, rosa, preto, marrom, azul, amarelo e muitos outros tons. Os meios são visíveis e invisíveis (incolores). A pintura visível é fácil de distinguir sob qualquer luz, mas quando os raios do sol atingem, o padrão dá um brilho mais forte.
A composição da tinta é representada por esses componentes:
- corantes ou pigmentos (fluoróforos),
- resina polimérica - acrílica ou poliuretano,
- enchimentos
- aditivos de ligação.
O fluoróforo fornece propriedades únicas ao material. A substância é feita de rodamina, aminonaftalimida, cianina e alguns minerais. A maioria dos elementos é cara, o que leva a um preço bastante alto de revestimentos fluorescentes.
As vantagens da ferramenta cobrem as desvantagens:
- você pode usar o produto na rua ou desenhar em ambientes fechados - a composição é universal,
- é fácil usar o material - para o trabalho basta comprar um pincel ou rolo, a composição seca muito rapidamente,
- além de propriedades decorativas, os revestimentos têm a capacidade de proteger a base contra danos, umidade,
- baixo consumo de material, devido ao qual a tinta é bastante econômica,
- a camada não desbota por muito tempo, não desbota, permanece bonita,
- o material é ecológico - após a secagem, não agride a natureza e os seres humanos.
O uso de revestimentos fluorescentes
O material é adequado para vários substratos e superfícies - de madeira, concreto, pedra, metal, plástico. A tinta pode desenhar uma imagem em papel, papelão, tela, impressão. Com a ajuda de materiais de pintura de neon, os carros são afinados, as rodas dos carros são pintadas, os sinais de trânsito são marcados na estrada para o movimento seguro dos carros. A tinta é usada para paredes, pisos em cafés, restaurantes, shopping centers, boates e até em apartamentos e casas.
Faixa de aplicação do material:
- fantasias de teatro, maquiagem
- móveis - mesas, cadeiras, armários,
- várias lembranças e decoração de casa,
- roupas, sapatos - logotipos, vários elementos,
- vidro, cerâmica, azulejo, vitral,
- passagens de pedra e concreto,
- caixilhos de janelas, elementos de gazebo,
- bicicletas
- pintura corporal e facial
- decoração de flores naturais e artificiais,
- marcação de sinais diferentes.
Usando pintura fluorescente, você pode facilmente decorar qualquer item com suas próprias mãos, fazer um artesanato ou um presente, pintar a parede, fachada da casa. Algumas tintas são amplamente utilizadas para arte corporal - desenho sobre o corpo.
Característica do material
Algumas tintas fluorescentes são chamadas de tintas ultravioletas devido à sua capacidade de clarear no escuro. Revestimentos de alta qualidade são seguros para a saúde, mas é importante avaliar sua composição exata antes de comprar. Os produtos mais baratos contêm muito fósforo, devido ao qual brilham, mas são tóxicos. Você não deve comprar esses materiais.
A maioria dos esmaltes fluorescentes contém filtros UV (modificadores) que os protegem do desgaste. Se essas substâncias não estiverem presentes, com o uso externo a camada de tinta desaparecerá em breve, porque a solidez inicial à luz do material é baixa. Outra opção para aumentar a resistência aos raios UV é aplicar um verniz transparente com as propriedades desejadas no topo da camada de tinta.
Os grãos de pigmento na composição dos produtos são sempre bastante grandes, portanto o revestimento será granulado. Para resolver o problema, fornecendo a densidade desejada para a camada, você pode aplicar em 2 camadas. Quase todos os revestimentos fluorescentes não toleram aquecimento acima de + 150 ... + 200 graus, portanto, não podem ser usados para superfícies termicamente instáveis.
As características técnicas médias mais importantes dos meios:
- gravidade específica - 1,09 - 1,12 kg / l,
- resíduo seco - 50 - 55%,
- classe de perigo - 4 (risco baixo),
- consumo - 70 - 90 g / m2,
- viscosidade de acordo com o dispositivo VZ / 245 - 20 - 40 s.
Tipos de tinta fluorescente
As lojas de construção vendem muitos produtos fluorescentes diferentes. Uma grande variedade de cenários é apresentada nas lojas Leonardo e nos centros on-line de artistas. As marcas mais populares - Kudo (Kudo) em aerossóis, tintas em spray acrílicas Bosny, Decola, Paint Glow, vários materiais fabricados na China.
Materiais acrílicos
As tintas à base de acrílico são as mais populares. Graças à água na composição, é uma dispersão aquosa de acrílico. Tais meios trabalham em papel, papelão, pintam quadros. O material é inofensivo, não tóxico, tem um leve cheiro. Algumas tintas acrílicas são compradas especificamente para artesanato infantil e bordado - as composições são ideais para fazer desenhos em couro, madeira. O acrílico seca rapidamente, fácil de usar, baixo consumo.
Para o corpo
Normalmente, a arte corporal é preferida por adolescentes que costumam visitar clubes e pessoas que levam a vida de um “festeiro”. Em conjuntos de revestimentos fluorescentes de 8 cores ou mais, eles podem ser misturados, criando novos tons.
As tintas são seguras para a pele, não são absorvidas, mas são bastante caras. Mantenha o corpo até 18 horas, ajudando a criar uma imagem original. Alguns materiais alteram o tom da pele e são perceptíveis durante o dia.
Esmalte fluorescente
Os esmaltes são usados para trabalhos de interior. Eles têm uma base de acrílico ou poliuretano, o esquema de cores é muito diversificado. Para criar novos tons, cores diferentes são misturadas. Revestimentos interiores são usados para projetar um belo design dentro da casa, eles trabalham em gesso, drywall, madeira. As composições são adequadas para metal e plástico, mas a adesão será um pouco pior.
Os esmaltes também podem ser projetados para uso externo (para fachadas). Eles adicionaram componentes especiais que aumentam a resistência às intempéries, resistência ao atrito e qualidades repelentes à água. O revestimento acabado não viola a permeabilidade ao vapor do material de base. As tintas para fachadas são adequadas para pedra, metal, madeira, concreto, tijolo.
Tinta invisível
A tinta invisível tem uma característica. Durante o dia, o revestimento é quase imperceptível na superfície e a tinta aparece apenas sob a influência de luz ultravioleta ou iluminação artificial. Parece quase transparente, contém pigmentos especiais que respondem à luz.
A diferença entre tintas fluorescentes e luminescentes
A tinta luminescente também pertence ao grupo de revestimentos luminosos. Sua diferença está no conteúdo de fósforos especiais, que determinam a presença de propriedades únicas. As tintas luminescentes são capazes de absorver a luz de várias fontes externas durante o dia e, então, começam a emiti-la.
Como o material difere do fluorescente não é difícil de entender. A pintura fluorescente à tarde é bonita, brilhante, mas praticamente indistinguível da tinta simples. O luminescente brilha à noite devido ao acúmulo de energia luminosa e é invisível durante o dia. A duração do brilho é diferente - de alguns minutos a várias horas.
Os produtos luminescentes custam mais e sua produção requer permissão especial. Os fósforos podem funcionar por muitos anos, são fisicamente e quimicamente estáveis e resistentes a fatores externos.
Regras e técnica de aplicação
Dependendo da quantidade de trabalho, você precisa comprar ferramentas - uma escova, rolo ou aerógrafo. Para artesanato, cotonetes são frequentemente usados. A tinta deve ser derramada em um recipiente conveniente. Um produto pequeno pode ser pintado por imersão. A partir de um spray, a tinta é simplesmente pulverizada na superfície.
O produto deve ser pré-preparado: lave ou limpe, seque. O trabalho é realizado a uma temperatura de pelo menos 10 graus. A tinta é agitada ou agitada, execute 2 a 3 camadas finas. O balão é mantido a uma distância de 30 cm Para criar padrões, são utilizados estênceis previamente cortados. Cada camada deve secar por 3 horas ou mais, dependendo da temperatura. A secagem final dura até 24 horas.
Dicas de pintura
O material deve ser selecionado por cor, resistência a temperaturas extremas, se for importante. Para trabalhos ao ar livre, você precisa comprar apenas os materiais que contêm filtros UV. Para graffiti, são compradas composições em cilindros ou pó.
É importante levar em consideração o tempo de secagem, a ausência de componentes nocivos. A aquisição de tintas de alta qualidade é a chave para obter um excelente resultado na coloração de qualquer produto.
O que é isso
As tintas fluorescentes ou de fósforo são produtos que, sob a influência do brilho usual ou UV, tornam qualquer padrão mais volumoso e cativante. Isso significa que a base deste revestimento consiste em vários pigmentos (luz que acumula e reflete a luz). A aderência a esses elementos nas paredes ou no tecido ajuda a uma base transparente aderente. Geralmente é de silicone, além de verniz, cola ou copo d'água.
Coisas mais espetaculares pintadas nessas cores parecem noturnas, elas são capazes de decorar qualquer ambiente.
Hoje você pode comprar produtos fluorescentes incolores e clássicos de todos os tipos de cores. Essas tintas podem ser criadas com suas próprias mãos em casa, economizando significativamente na compra de um revestimento acabado. Esta composição de coloração única adquiriu suas qualidades de um pigmento que pode fluorescir assim que os raios UV o alcançam. O elemento absorve a luz ultravioleta, transformando-a e devolve os raios visíveis.
O corante é uma dispersão do tipo polímero (nele, as partículas finas de polímero têm uma casca de fluorofórmio). É não-tóxico, inofensivo quando usado dentro de salas, tem propriedades muito impressionantes.
Funcionalidades
As tintas fluorescentes também emitem luz durante o dia. No entanto, no escuro, sua luz se torna 3 vezes mais brilhante e mais saturada. Por esse motivo, essa tinta é frequentemente escolhida para decoração noturna e vários tipos de marcações. Para que as superfícies revestidas com essa tinta pareçam elegantes durante o dia, você pode usar produtos fluorescentes coloridos.
Eles podem ser brancos, azuis, verdes, vermelhos, marrons ou azuis. Cores transparentes serão quase invisíveis durante o dia. Este corante não brilha por si só. Sob a ação dos raios ultravioleta, seu brilho aumentará dezenas de vezes.
Se você não sabe como a tinta fluorescente difere de um análogo luminescente, vale a pena anotar: o último possui um efeito de destaque independente. A duração desse efeito pode durar de 10 a 12 horas. Durante todo o dia, as superfícies pintadas absorvem a luz; com o advento da escuridão, começam a brilhar de forma autônoma. Essa diferença permite selecionar com precisão o tipo de tinta desejado.
Há também um corante reflexivo. Ele atua como um reflexo posterior do fluxo de luz: assim que a luz atinge uma superfície pintada, os raios são refletidos imediatamente a 200 - 250 M. Essa tinta é selecionada para aumentar a segurança nas estradas.
Mais frequentemente, produtos fluorescentes são usados na decoração de locais de diversão noturna. Nesse caso, você pode destacar qualquer coisa.
Diferentes tipos de materiais fluorescentes são adequados para a coloração:
- produtos de metal (eles podem cobrir rodas de carros, placas na estrada, vários itens),
- tecidos diferentes (retratam desenhos nas roupas, usam para fins publicitários),
- produtos de vidro e cerâmica (pode ser louça ou pintura de vitral),
- o corpo humano (pode ser encontrado na arte corporal) e nas folhas das plantas comuns,
- madeira (você pode pintar cercas, decorar mandris, aberturas de janelas e portas),
- pedra e concreto (paredes de pintura, caminhos de jardins, ruas da cidade, fachadas de edifícios),
- plástico (produtos de PVC, poliestireno e outros materiais plásticos).
Além da capacidade de brilhar lindamente, os materiais fluorescentes têm outras características. Entre eles, existem vantagens e desvantagens. Considere os pontos principais.
Baixa resistência à luz
As tintas fluorescentes podem queimar em questão de meses sob a influência da luz (se aplicada externamente). Para os corantes queimarem mais lentamente, é adicionado um modificador à composição do produto, que absorve os raios UV. Além disso, o revestimento com a tinta já aplicada pode ser pintado com verniz transparente. Mas o brilho do brilho da tinta será reduzido.
O que é tinta fluorescente
A tinta com efeito fluorescente tem a capacidade de converter radiação ultravioleta com uma mudança no espectro visível ao olho humano. Assim, sob a influência dos raios UV, uma superfície com esse revestimento começa a brilhar em uma cor saturada. À luz do dia, essa tinta dá uma cor mais brilhante e mais perceptível. À noite, a tinta só pode brilhar sob a influência de lâmpadas ultravioletas.
Dependendo do tipo de pigmento, a tinta fluorescente é:
- Visível - na ausência de radiação ultravioleta tem sua própria cor.
- Invisível ou incolor - não possui cor própria, quando exposto à luz ultravioleta adquire um brilho azul claro, amarelo, vermelho e rosa. Um pigmento que brilha apenas sob a influência de uma onda de um determinado comprimento pode ser usado.
A tinta fluorescente, diferentemente da luminescente, não é capaz de brilhar autonomamente no escuro após o acúmulo de carga de uma fonte de luz.
O uso de tinta fluorescente
Tinta fluorescente em design de interiores
A tinta com efeito fluorescente é amplamente utilizada em vários campos de atividade:
- Uma ótima solução para publicidade externa. Sob a influência da luz do dia, destaca-se e chama a atenção para o fundo de qualquer outra cor ambiente. À noite, usando a luz de fundo das lâmpadas ultravioletas, ela adquire um brilho intenso no escuro.
- Usado para soluções de design original em centros de entretenimento, clubes, cafés.
- Para marcar cercas e estacionamentos, pistas.
- Para obras de arte, pintura, arte infantil.
- Para pintura corporal (pintura facial, tatuagem temporária).
- Para inscrições em veículos especiais, material circulante.
- Na modelagem e modificação.
- Para criar pinturas com efeito fluorescente em paredes de concreto, pedras, azulejos. Criação de vitrais e desenhos em vidro e cerâmica.
- Para pintar elementos metálicos de uma carroçaria, discos - use tinta spray em latas de spray.
- Na indústria têxtil para tingir tecidos, criando imagens e fotos em camisetas.
- Tinta fluorescente para aplicar marcas invisíveis em papelão e papel.
- O efeito de fluorescência é usado na fabricação de notas para proteger contra a falsificação. Se você iluminar essa conta com uma lâmpada ultravioleta, poderá ver sinais invisíveis à luz comum.
Luz ultravioleta
A fonte natural e mais intensa de ondas ultravioletas é a luz solar. Ao passar pela atmosfera, a superfície da Terra atinge apenas radiação ultravioleta UVA com um comprimento de onda de 315-400 nm (apenas um décimo é absorvido pela camada atmosférica) e uma pequena parte (cerca de 10%) de UVB com uma faixa de comprimento de 280-315 nm.
O nível de radiação UV pode ser afetado por:
- A posição do Sol em uma determinada hora do dia e época do ano.
- A altura da superfície acima do nível do mar.
- Cobertura de nuvens. A nebulosidade pequena praticamente não para os raios UV.
- A espessura da camada de ozônio.
- As propriedades da superfície refletem a radiação ultravioleta.
Na sombra, a radiação UV é reduzida pela metade ou mais, dependendo das propriedades refletivas dos objetos ao redor que estão sob a influência direta da radiação ultravioleta. A neve tem a maior refletância e pode refletir até 90% dos raios UV.
Tintas brilhantes com efeito fluorescente: composição e características da aplicação
Tinta invisível em latas de spray
As propriedades da tinta fluorescente dão um pigmento especial. Consiste em partículas sólidas de resina coradas com corantes fluorescentes (rodaminas e derivados de aminoftalimida). Os pigmentos podem ser feitos para tintas e vernizes aquosos e sistemas organo-diluídos, enquanto os últimos são caracterizados por maior resistência a solventes e solidez à luz.
Ao misturar um material de tinta destinado a certos tipos de superfície com um pigmento fluorescente compatível, é obtida uma tinta fluorescente. Assim, o próprio pigmento não afeta o escopo e as condições de aplicação do revestimento fluorescente que forma o filme, depende das propriedades e da finalidade do material da tinta. As tintas acrílicas mais usadas com efeito fluorescente.
A principal desvantagem é a baixa resistência à luz solar direta, o que leva ao esgotamento rápido. Isso é superado com a aplicação de revestimentos transparentes adicionais com funções de proteção. Outra desvantagem é a dificuldade de obter um revestimento brilhante devido ao tamanho relativamente grande (até 75 mícrons) do pigmento fluorescente na tinta. Note-se que a resistência ao calor dos corantes é limitada a 150-250 ° C.
A intensidade do brilho sob iluminação artificial depende da potência das lâmpadas UV usadas, do número de camadas depositadas e da cor do pigmento (amarelo, verde, vermelho e maior saturação).
Ao preparar a superfície para a pintura, além das ações tradicionais para diferentes tipos de tintas e vernizes, os fabricantes recomendam cobrir a superfície com um primer branco especial. Isso melhora o efeito fluorescente e reduz o consumo de tinta.
Para a arte corporal, é usada uma mistura especial de pigmento fluorescente com água, glicerina e lanolina. Antes de aplicar no corpo, é necessário estabelecer se há uma reação alérgica à solução corante. Para fazer isso, aplique um esfregaço de teste na região interna da articulação do cotovelo; se após meia hora não houver vermelhidão, a tinta poderá ser aplicada a qualquer parte do corpo. Lave a tinta com água e sabão e esfoliantes especiais para limpar completamente a pele.
Se tinta fluorescente for usada para trabalho ao ar livreentão a superfície recém-pintada deve ser coberta com uma camada adicional de verniz para aumentar as propriedades de proteção e resistência à luz solar direta, o que aumenta a vida útil do revestimento. Para evitar a deterioração de uma luminescência, é impossível usar um verniz de proteção com uma superfície opaca.
Tinta fluorescente DIY
Na foto, pigmento fluorescente
Para fazer uma pintura com efeito fluorescente por conta própria, você precisa:
- Verniz transparente projetado para um tipo específico de superfície.
- Pigmento fluorescente em pó.
- Diluente adequado para o verniz selecionado.
- Recipiente de vidro.
Em um recipiente de vidro, uma parte do pigmento é misturada proporcionalmente às quatro partes do verniz. Para uma distribuição mais uniforme do pigmento e uma consistência uniforme, é adicionada uma pequena quantidade de solvente. Alterando as proporções, você pode alterar o brilho e a saturação do brilho, para obter cores mais "venenosas" ou "suaves". A tinta resultante é aplicada à superfície em 3-4 camadas.
Vídeo: tinta fluorescente em design de interiores
A relativa facilidade de fabricação e a crescente popularidade de tintas e vernizes fluorescentes levam a uma ampla seleção de produtos de diferentes fabricantes. O feedback positivo sobre o parâmetro qualidade-preço é recebido pelos conjuntos de tintas fluorescentes Decola da fábrica da Nevskaya Palitra. Para trabalhos de decoração e decoração, é vantajoso comprar esmalte acrílico fluorescente em latas de spray da marca Kudo.
Medo de temperaturas excessivamente altas
Os revestimentos fluorescentes se desintegram a uma temperatura de +150 - 250 graus C. Eles perdem completamente sua capacidade de brilhar intensamente.
Leva apenas 15 minutos de luz do dia ou luz artificial para carregar a tinta aplicada por 8 horas completas de operação. O processo de acumular luz é um ciclo completamente contínuo. Os fabricantes garantem que suas tintas luminosas funcionem por pelo menos 30 anos.
O fósforo pode se adaptar perfeitamente à temperatura normal, é resistente ao gelo e não tem medo de calor. Por esse motivo, é escolhido para decoração de interiores e fachada.
Hoje, materiais do tipo fluorescente podem ser representados por composições de três tipos. Considere os recursos de cada um.
Acrílico para interior
Esmaltes com base de acrílico para trabalhos em interiores podem ser usados em madeira, papel, drywall e pedra. Este tipo de material não é adequado para uso em superfícies de metal ou plástico. O pigmento usado neste esmalte confere a cor desejada a todo o revestimento. Para obter a cor desejada, geralmente misture cores diferentes.
Acrílico para uso externo
A tinta fluorescente usada para o trabalho de fachada apresenta excelente resistência a vários fatores atmosféricos. Também repelirá o líquido da superfície, será resistente à abrasão e aos efeitos das substâncias de limpeza. A superfície pintada com essa composição é fácil de lavar. O trabalho em fachadas geralmente requer diluição de composições com uma certa quantidade de água.
A tinta é fácil de aplicar em concreto, zinco, gesso, base plástica, madeira e cimento. O produto não possui um odor desagradável ou pungente.
Universal
A composição universal na forma de um aerossol é produzida em pequenas latas de spray. Essa tinta é selecionada para cobrir a fachada e as paredes externas. Quando usado, um revestimento uniforme resistente a vários fatores é formado. A singularidade disso é que eles podem ser usados para pintar qualquer tipo de base, do vidro ao metal.
As espécies incolores são quase indistinguíveis durante o dia e sob a influência da luz de uma lâmpada simples. Este corante emite luz somente quando escurece sob a influência de uma lâmpada UV. As opções visíveis à luz do dia são semelhantes aos padrões de brilho comuns. Você pode representar um padrão incomum em superfícies de qualquer tipo e ele brilhará assim que os raios UV o atingirem.
Para pintar paredes, tetos ou trabalhos de fachada, é mais conveniente usar latas de spray. Suas qualidades positivas são que a tinta cairá perfeitamente em produtos de plástico, madeira, vidro e concreto, não desbota, não se deteriora com o tempo.
Volume
Uma tinta em aerossol é mais adequada para o trabalho: se todo o material disponível não for consumido imediatamente, ele será armazenado em uma garrafa até a próxima utilização. No momento certo, você pode novamente realizar novas idéias originais para o design de uma imagem luminosa. Os volumes desta tinta em embalagens de aerossol para uso com diferentes finalidades podem variar de 100 a 520 ml. Você pode comprar tinta em cilindros de 140, 150, 200, 240, 300, 340, 400 ml.
É difícil responder exatamente qual área da superfície pode ser pintada com um produto em aerossol de um certo volume: o consumo de tinta depende de vários fatores. É importante qual empresa produziu a tinta. Importa:
- fator de cobertura do próprio produto,
- cor inicial da superfície
- absorvência da tinta,
- a presença de um primer,
- experiência com tinta spray.
- uniformidade de aplicação.
- o tom da tinta (quanto mais clara a tonalidade, maior o consumo do corante),
O consumo aproximado desse spray, de acordo com o rótulo dos fabricantes, é de 1 metro quadrado. m aproximadamente 200-300 ml.
Cores
Às vezes, devido às suas cores ricas, as tintas fluorescentes são chamadas de ácidas e chamativas. São corantes brilhantes que dão a impressão de que são iluminados por dentro, um aspecto que irrita a retina. Além desses tons, são utilizados pigmentos saturados, dada a finalidade de uma sala específica. Cores brilhantes tentam não usar no design do quarto. Além disso, esses acentos devem ser pequenos, caso contrário, eles podem perder a expressão.
Uma opção de design ganha-ganha é decorar o interior com padrões ou usar detalhes menores incolores. Se você precisar de mais brilho, aplique vários tons, por exemplo, vermelho, amarelo e laranja.
Para criar um interior harmonioso, enfatize tons neutros. Os tons de branco ou cinza claro são perfeitos aqui.
O contraste entre as tonalidades é uma solução ousada para dar um design atraente. Quanto mais expressivo o contraste, mais brilhante será o efeito da tinta. É possível obter esse contraste selecionando cores localizadas no espectro de cores das tonalidades localizadas uma em frente à outra. Se você preferir usar cores brilhantes, o número de cores não deve ser grande, caso contrário, cada tom competirá com a decoração.
Uma grande vantagem do corante fluorescente é que mesmo sua pequena aplicação no interior tornará o design da sala cativante, memorável, acrescentará emoção ao design. Uma ótima idéia é organizar vários objetos pintados com corantes fluorescentes em um fundo branco como a neve. Esta opção é procurada em espaços residenciais modernos, por exemplo, é encontrada no estilo do minimalismo. As cores originalmente transparentes têm um fundo preto, branco e acinzentado, bem como quando combinadas com tons pastel. Móveis brilhantes, itens de decoração atraentes e produtos têxteis parecem elegantes em um fundo neutro.
Outra idéia popular é instalar luzes de neon. Os tons ácidos estão em harmonia com todas as cores naturais, por exemplo, marrom, bege, creme, creme, tons de azul.
Princípio de ação e escopo
À venda, as tintas luminosas são encontradas sob diferentes nomes:
- fluorescente
- luminescente
- fósforo
- fosforescente.
Isso é determinado por sua composição, dependendo de quais são as propriedades e a área de uso dos materiais corantes.
O princípio de operação de um revestimento que brilha no escuro é baseado no efeito da fotoluminescência, no qual a luz absorvida por uma superfície pintada aparece após o escuro. A radiação brilhante não desbota e não desbota com o tempo, a estabilidade do fósforo permanece por muitos anos e não depende de condições externas ou mudanças de temperatura.
Outro componente dessas tintas é o verniz. Aumenta a durabilidade do revestimento, protege-o de danos mecânicos. Geralmente usado em vernizes acrílicos, poliuretanos e alquídicos transparentes. Essa mistura é incolor e não é visível em áreas pintadas durante o dia. Enquanto as tintas coloridas contêm pigmentos matiz.
A tinta luminescente não tem efeito tóxico. A laca e o fósforo em sua composição são seguros e podem ser usados para decoração de interiores. Ao mesmo tempo, a tinta que brilha no escuro com fósforo nos quartos não é usada devido à alta toxicidade da substância.
Revestimentos luminosos usam:
- para composições de designers no interior, que podem incluir uma imitação de iluminação LED, elementos pintados individualmente ou pinturas de neon nas paredes,
- decorar figurinos e maquiagem, criar ilusões de ótica com a ajuda do brilho da luz causado pela tinta acrílica,
- para destacar elementos refletivos em rodovias, sinalização rodoviária, sinalização etc.,
- para pintar partes individuais de ikebans de flores, que são convenientes para pulverizar tinta em latas,
- para veículos tuning, aplicar aerografia a um carro ou pintar peças,
- para decoração de cartazes publicitários, letreiros em lojas ou outras instituições.
Variedades principais
Existem vários tipos de materiais de coloração luminosa que distinguem diferentes componentes emissores de luz na composição:
- Tinta de fósforo (luminescente). Revestimento universal com rápido efeito de acumulação de luz (até 30 minutos) e brilho estável por mais de 10 horas. Os compostos à base de fósforo são usados para pintar qualquer superfície: das paredes de um apartamento à arte corporal ou a elementos uniformes.
- Tinta fluorescente. Esta emulsão transparente não é visível à luz do dia, mas emite intensamente nos raios ultravioleta. A base acrílica fornece confiabilidade e durabilidade do revestimento, que não desbota com o tempo. As superfícies pintadas têm uma cor saturada: tons de amarelo, verde, vermelho e roxo são frequentemente usados no design de locais de diversão noturna.
- Tinta de fósforo. Com o advento de materiais modernos raramente utilizados. A composição tóxica a torna inadequada para uso interno, portanto, a tinta fosforescente deve ser usada com cuidado e precauções de segurança devem ser observadas.
- Tinta reflexiva. É feito com a adição de pigmento de cristais coloridos, que são refletidos quando os raios de luz os atingem. A faixa de cores não muda, o que distingue esses esmaltes dos fluorescentes, que refletem raios em um espectro de cores diferente. Usado para a produção de roupas especiais, marcando áreas perigosas em produção, marcando nas estradas.
Dicas de aplicação
Para uma adesão estável de tintas luminescentes à superfície, é importante aderir às seguintes regras:
- Prepare-se para a pintura: remova os restos do revestimento antigo, remova a poeira, impeça a entrada de umidade. Para decoração de interiores, pode ser necessário alinhar as paredes ou o teto.
- É mais conveniente usar esmaltes em latas de spray, que colorirão qualquer superfície com uma camada ainda fina. Para aplicar tinta espessa, são utilizados pincéis largos e planos.
- O fósforo na solução se assenta com o tempo, portanto, para um brilho uniforme antes da pintura, você precisa misturar a composição.
- Não sobreponha a tinta até que ela seque completamente. Devido à base de verniz de secagem rápida, cada camada seca até 2 horas.
- O brilho do brilho é alcançado devido ao primer preliminar da superfície pintada. Em um fundo branco ou pastel, o efeito da fotoluminescência será mais forte.
- Apesar da composição inofensiva dos esmaltes luminosos, ao pintar, devem ser observadas medidas de segurança: use roupas de proteção, luvas e proteja os olhos.
Tinta brilhante DIY em casa
Você pode fazer a pintura fotoluminescente. É feito de vários componentes que são fáceis de comprar em qualquer loja de ferragens. Para fazer isso, use:
- verniz para a base, selecionado com base no material destinado à pintura,
- solução para diluir verniz,
- fósforo em pó da tonalidade desejada (o preço depende do brilho),
- tonalidade da cor (opcional)
- tanque de mistura.
Etapas da preparação da composição corante:
- O pó de fósforo é misturado com um verniz transparente em um recipiente até obter uma massa homogênea. A proporção de componentes é de 2 partes de fósforo e 3 partes de verniz.
- Em seguida, o solvente é vertido com um volume não superior a 1% da quantidade total de tinta. Por exemplo, para preparar 0,5 l da mistura, serão necessários 5 ml de solvente.
- É misturado novamente, para obter uma tonalidade de cor, a cor desejada é adicionada à composição. A quantidade depende da saturação desejada da tinta final.
Para fazer um fósforo com suas próprias mãos, você precisará de: ácido bórico da farmácia, pó de coníferas concentrado e uma panela de metal com fundo grosso.
O componente seco é adicionado à água (1 g de pó por 50 g de líquido) e misturado em um recipiente de metal. Em seguida, 0,5 colher de sopa é derramado na solução. eu ácido bórico. Com a proporção correta de componentes, sua cor é amarela.
A mistura espessa resultante é aquecida em fogo baixo até começar a derreter. É importante interferir constantemente com a composição. Aparecerão bolhas na superfície que precisam ser perfuradas. Em seguida, retire a panela do fogo e esfrie a mistura.
Após o resfriamento, é formada uma massa quebradiça seca. É esmagado para formar um pó amarelo brilhante. O fósforo é adicionado ao esmalte acabado ou misturado com verniz e solvente.