Sexo

Como escolher canos para um piso quente?

Os tubos para aquecimento por piso já provaram ser eficazes no aquecimento ambiente. São utilizados como meio principal, de reserva, alternativo ou auxiliar, proporcionando condições normais para a vida humana.

Dada a localização da estrutura em uma região com clima ameno, elas podem muito bem desempenhar o papel de fonte principal; na faixa do meio e no norte, desempenham uma função auxiliar. Mas, ao escolhê-los, você precisa ser extremamente cuidadoso e adquirir apenas materiais duráveis ​​e de alta qualidade.

Requisitos gerais em materiais

Note-se que para um piso quente é melhor usar materiais especiais projetados para esses fins. Somente se essa condição for atendida, o sistema durará muito tempo.

Recomenda-se abster-se de análogos semelhantes, pois eles não se destinam ao uso em tais estruturas e podem explodir a qualquer momento. Portanto, antes de comprá-los, é recomendável que você se familiarize com os requisitos para qual tubo é mais adequado para um piso quente.

O sistema deve ser montado apenas a partir de um único pedaço de tubo, qualquer conexão é inaceitável. Além disso, é necessário que seja dúctil, o que preencherá todas as áreas da sala sem aumentar o estresse na parede.

Note-se que algumas fotografias de um piso aquecido feito de tubos à base de polipropileno soldados em locais de dobras são uma violação direta da tecnologia.

Além disso, existem vários requisitos para a escolha do material. Com base nessas características, você pode escolher independentemente qual tubo é desejável usar para o piso quente do seu quarto. Aqui estão os principais:

  1. O produto deve ter alta resistência mecânica. A tubulação no modo de operação está sujeita a altas tensões físicas associadas à pressão do sistema dentro e fora da mesa de concreto e móveis instalados no piso. Portanto, ele deve suportar uma carga máxima de pelo menos 10 bar.
  2. Recomenda-se escolher apenas um material que não esteja sujeito a deformações térmicas sob a influência de altas temperaturas.
  3. As paredes internas dos tubos usados ​​para instalar o piso radiante devem ser perfeitamente lisas, sem rugosidade. Isso reduzirá a resistência à circulação de água dentro deles. Além disso, com paredes irregulares, o movimento fluido pode ser acompanhado por sopro.

Basicamente, os tubos para aquecimento de piso têm um diâmetro de 16,20 ou 25 mm. Deve-se notar que o número de elementos de fixação para a tubulação dependerá diretamente desse valor e da temperatura média do líquido dentro do sistema.

Oficial

Nesse caso, você pode desenvolver a documentação oficial que rege as características e o método de uso dos materiais:

  1. SNiP 2.03.13 - 88, caracterizando as disposições sobre a aplicação e disposição da base de capital, piso e todas as comunicações localizadas no piso.
  2. GOST SP 41-109-2005, que combina todas as regras de como os tubos de polietileno devem ser usados ​​nos sistemas de aquecimento e encanamento.
  3. GOST SP 41-102-98, condições similares para produtos de polímeros metálicos.
  4. SNiP 41-01-2003, caracterizando questões relacionadas a tubos para um piso de água quente, indicando dados de verificações de estanqueidade dos sistemas.

Apesar dos códigos oficiais de prática e padrões, o trabalho deve ser feito com cuidado e cuidado. O não cumprimento desses requisitos pode levar à despressurização do sistema e inundações do apartamento ou da casa.

Escolha independente

Quais tubos são melhores para aquecer uma sala usando a tecnologia de piso radiante: metal ou polímero?

Cada um dos materiais tem suas vantagens e desvantagens, portanto a escolha é determinada com base nas características específicas das instalações, na região em que o edifício está localizado e na suficiência financeira do proprietário.

Uma análise das propriedades do oleoduto de cobre o caracteriza como a melhor opção para instalar esses sistemas.

A única coisa que não permite o uso maciço é o alto custo do material e a complexa tecnologia de instalação, que novamente afeta o custo.

Mas as vantagens características dos tubos de cobre permitem confirmar a afirmação acima sobre sua vantagem entre os análogos:

  1. O metal possui alta resistência à corrosão, daí podemos concluir que o sistema durará muito tempo.
  2. Os tubos são de plástico, portanto, se todas as condições para instalação tecnológica forem atendidas, eles poderão ser dobrados em ângulos diferentes.
  3. O cobre possui um bom indicador de condutividade térmica, o que garante a máxima transferência de calor.
  4. A densidade do material nos permite falar sobre sua resistência às diferenças de pressão e temperatura do líquido no sistema.

Aço inoxidável

A desvantagem dos tubos especiais de aço inoxidável corrugado, como no caso do cobre, é o alto custo do material. Apesar de um piso aquecido a água feito com esse material ter aparecido relativamente recentemente, ele já se estabeleceu do lado positivo.

Além disso, o metal elimina a possibilidade de corrosão, por cima é coberto com um revestimento adicional de polímero. As vantagens do material são semelhantes às anteriores, a única diferença é que o aço inoxidável não possui uma boa condutividade térmica como o cobre. Mas, ao contrário, ele se dobra muito mais facilmente e com segurança mantém essa curva.

Tubos à prova de corrosão para aquecimento por piso radiante podem ser usados ​​com o uso de vários acessórios projetados para conexões e fiação de segmentos individuais.

Nesta situação, este é o único material para o qual é permitido fazer conexões de montagem no piso sob a mesa. Sua qualidade oferece 100% de garantia contra possíveis vazamentos.

Metal plástico

Tubos de metal-plástico para aquecimento por piso radiante são a opção mais aceitável para montar o sistema a um indicador de preço. Comparado às estruturas metálicas, o polietileno é várias vezes mais barato, o que sugere sua grande popularidade.

Além disso, o material possui bons indicadores de eficiência e durabilidade. As boas capacidades de transmissão de calor são expressas principalmente devido à camada de alumínio no interior do tubo, que é protegida em ambos os lados por uma camada de polímero que protege contra estresse mecânico e salga. Para mais informações sobre como escolher tubos para o chão, veja este vídeo:

As vantagens são as seguintes:

  • vida longa, não inferior ao cobre, até 50 anos,
  • resistente à corrosão
  • respeito pelo meio ambiente
  • O baixo peso de toda a estrutura é de considerável importância para alguns tipos de edifícios,
  • excelentes características de isolamento acústico permitem dizer que, quando o fluido se move dentro da tubulação, isso não é ouvido.

Verifique a qualidade do metal pode ser o seguinte. Quando aquecido a 90 - 100 ° C, o tubo deve manter sua aparência. Se as camadas em que ele se torna visível, é recomendável não usar esse material e usar outro fabricante.

Quão fundamental é a escolha correta de tubos para aquecimento de piso

Sistema de aquecimento de água, quando os canais através dos quais o líquido de refrigeração circula são colocados no chão e a água quente circula através deles, à primeira vista, é simples e compreensível. Outra coisa é como instalar o gasoduto em uma superfície preparada, colocar corretamente os circuitos do circuito de água, garantir uma conexão confiável dos tubos e, consequentemente, conectar os gasodutos acabados ao equipamento de distribuição. Isso levanta muitas questões para as quais você precisa procurar as respostas certas e, consequentemente, tomar decisões de engenharia competentes.

Tarefas diferentes podem ser atribuídas ao piso quente em casa. Algumas pessoas preferem usar esta opção para aquecimento em áreas limitadas de instalações residenciais. Outros realizam tarefas em larga escala para pisos quentes - aquecendo toda a área de estar de um objeto. O tubo para o piso quente, neste caso, desempenha um papel quase decisivo. A qualidade do tubo, sua resistência e confiabilidade são as principais condições para a operação efetiva do sistema de aquecimento, principalmente no que diz respeito ao longo comprimento dos circuitos de água.

Atualmente, o mercado de consumíveis para sistemas de aquecimento é bastante diversificado. Na rede de distribuição, você pode ver consumíveis especialmente projetados para montagem no chão, diferindo no método de fabricação e composição. À primeira vista, apenas o custo dos materiais pode ser decisivo em termos de escolha, mas, na verdade, a questão da escolha de um cano de água deve ser tomada com mais cuidado. "Existem vários critérios pelos quais escolher um consumível para circuitos de aquecimento de piso radiante".

Dentre os critérios mais importantes, destacam-se os seguintes aspectos:

  • a seção transversal do canal de água não deve exceder 16 mm, dada a espessura da mesa,
  • todos os consumíveis devem ser rotulados de acordo, projetados para uso em sistemas de aquecimento de baixa temperatura,
  • a capacidade do tubo de suportar diferenças significativas na pressão de trabalho do líquido de refrigeração no sistema,
  • resistência tecnológica do material a altas temperaturas,
  • a resistência do gasoduto ao estresse mecânico e a reação do material ao calor,
  • facilidade de operação, incluindo a implementação de reparos de rotina e de emergência.

Importante! Ao comprar tubos, preste atenção ao nome da empresa, o fabricante. Uma marca bem conhecida garantirá a qualidade dos consumíveis, a confiabilidade de todo o sistema de aquecimento.

Atualmente, na maioria dos casos, é preferível trabalhar com tubos de metal-plástico e polímero, que são baseados em polietileno reticulado. Esses materiais já foram testados na prática e servem como os principais elementos das tubulações de sistemas de aquecimento há mais de um ano e em uma variedade de condições.

Se desejar, e com oportunidades financeiras, você pode apostar em tubos de cobre, mas, neste caso, o piso quente se tornará ouro para você, no sentido literal da palavra. O piso radiante, no qual o tubo é o principal elemento de trabalho, pode ter comprimentos diferentes. Fazer aquecimento de piso em toda a casa usando consumíveis caros é uma tarefa ingrata. Tubos de cobre são adequados para montar um circuito de água no banheiro ou na cozinha. Usar tubos de cobre para outros fins é um desperdício de dinheiro.

Cada tipo de circuito principal de água usado em sistemas de aquecimento de piso radiante possui características tecnológicas próprias. Consequentemente, os oleodutos nessa situação têm parâmetros técnicos diferentes e diferem nas condições de instalação.

Para referência: no plano prático, os produtos plásticos são mais frequentemente usados. Até 90% de todas as instalações de piso de água são feitas de materiais poliméricos. A razão para essa popularidade e prevalência é que esse consumível é acessível e conveniente do ponto de vista prático.

Quais são as opções ao escolher o melhor consumível para aquecimento no piso? Vamos dar uma olhada

Opção um - use tubos de cobre

Nesse caso, pense nessa opção por um longo tempo. Já foi escrito acima que o cobre é um prazer caro para um piso quente. Aqui, não apenas o custo dos consumíveis é levado em consideração, mas também a complexidade da instalação de todo o sistema de aquecimento. A tubulação de tubos de cobre é realizada usando equipamento especial e em conformidade com uma determinada tecnologia, portanto você não poderá fazer essa opção de aquecimento por conta própria. Apesar do alto custo dos tubos de cobre e dos custos associados à instalação, esses produtos apresentam características tecnológicas elevadas. O cobre conduz bem o calor e é altamente resistente à corrosão.

Opção dois - tubos de plástico

Ao contrário dos tubos de cobre, uma boa e conveniente opção para aquecimento por piso radiante será o uso de circuitos de água de aquecimento metal-plástico. Este material é bastante comum hoje em dia e é bastante popular.

Para referência: tubulações de metal-plástico têm alta eficiência e são duráveis. Tendo uma camada de folha de alumínio no interior, os tubos de metal-plástico têm uma condutividade térmica relativamente alta. Graças às camadas interna e externa dos polímeros, os produtos possuem a resistência necessária e a boa resistência aos processos de corrosão.

O custo desse consumível é considerado aceitável; muitos consumidores confiam no metal-plástico. A escolha de qual material, metal, cobre ou materiais poliméricos fez o tubo usado para o aquecimento do piso, o que é melhor, o que é pior, é seu. Todas as opções têm direito à implementação e não diferem em nada cardinal, exceto no preço. Os seguintes aspectos são um ponto muito importante para prestar atenção:

  • tubos de metal-plástico são capazes de suportar cargas hidrodinâmicas, termodinâmicas e mecânicas,
  • o consumível é conveniente na instalação e no processo de manutenção adicional,
  • produtos têm vida significativa.

Hoje, as empresas de manufatura produzem principalmente um tubo de metal-plástico de cinco camadas, no qual três são a principal e duas são adesivas, ou seja, aglutinantes.

Devido aos tubos de metal-plástico multicamada, suportam cargas mecânicas e dinâmicas, o que é importante para a instalação bem-sucedida da tubulação de aquecimento de piso. Os circuitos de água são dispostos em loops, na forma de uma cobra ou espiral, portanto, durante a instalação, o circuito da água tem muitas curvas e curvas.

A terceira opção são tubos de polímero feitos de polietileno reticulado

Cobre ou metal-plástico, que tubo é melhor para o equipamento de piso radiante, não podem ser respondidos inequivocamente. A resposta a esta pergunta é a popularidade da terceira opção, o uso de tubos de polímero. Os produtos são feitos de polietileno reticulado. A neutralidade química e amorfa dos polímeros fornece laços de água feitos com ele com excelente resistência a altas temperaturas. Os parâmetros de temperatura calculados nos quais as tubulações de polímero podem ser usados ​​tornam possível trabalhar com um líquido de arrefecimento a uma temperatura de 95 ° C. Todos os consumíveis de polímero são marcados como PN.

Nota: Para aquecimento no piso, é usada uma marcação especial PN 10. Em uma tubulação com essa marcação, a pressão do fluido de trabalho não deve exceder 10 atmosferas. Para produtos da marca PN10, a temperatura máxima recomendada do transportador de calor é 55 0 С.

A força do material é alcançada através da tecnologia de produção. Os tubos de polietileno reticulado para aquecimento por piso radiante devem ter uma densidade de reticulação de 65 a 80% Dependendo do tratamento da superfície, a densidade de reticulação depende. A resistência e o aperto das conexões de todos os circuitos em um único complexo de aquecimento são garantidos por acessórios especiais. Usando uma máquina de solda, você pode fazer com sucesso um circuito de aquecimento de água do comprimento necessário. O comprimento do tubo do circuito de água para um piso quente é um dos principais aspectos tecnológicos da implementação do projeto "piso quente". Diferentemente dos tubos de cobre e metal-plástico, os materiais de consumo de polímero permitem a criação de loops de aquecimento com o comprimento máximo permitido (até 120 m).

A única desvantagem desta opção de um material consumível para sistemas de aquecimento é o aquecimento de pisos, é um raio de curvatura do tubo suficientemente grande (8 diâmetros e mais). Em outras palavras, com um diâmetro de canal de 20 mm, a distância entre as duas linhas da alça será de pelo menos 320 mm, o que afeta significativamente o grau de aquecimento da mesa e do piso de concreto.

A quarta opção, como alternativa - tubos PEX

A maneira mais barata de resolver problemas com a instalação de um circuito de água é usar tubos PEX. O custo desse consumível é baixo. Esse material transfere perfeitamente a energia térmica para o revestimento do piso e é projetado para operação a longo prazo. O único argumento apresentado por especialistas em pisos de água quente ao trabalhar com este material é a necessidade de fixação rígida da tubulação no momento da instalação. Se você negligenciar esta observação, seu tubo pode dobrar-se facilmente e, em seguida, todo o arranjo e layout do pipeline serão violados.

Para evitar tais problemas, é necessário colocar o circuito de aquecimento desses materiais em um substrato especial, no qual são fornecidas células para o principal.

Como calcular a vazão ideal de tubos para um piso quente

Se a situação com os materiais a partir dos quais são feitos os tubos para aquecimento de piso é bastante compreensível, muitas perguntas surgem com a quantidade de consumíveis necessários para o equipamento do sistema de aquecimento “piso de água quente”. Como escolher um tubo para instalar um piso quente e em que quantidade, cálculos especiais ajudarão.

O consumo de material é determinado no estágio de projeto do próprio sistema de aquecimento. É necessário proceder ao cálculo para que o comprimento máximo admissível do circuito de água não exceda 120 M. Um circuito do circuito de água deve ser feito de um único pedaço de tubo.

Importante! O sistema de piso radiante não permite a instalação e instalação de tubulações com múltiplas conexões. A única exceção pode ser fragmentos inseridos no corpo do circuito durante vazamentos de emergência durante o processo de reparo.

À venda são tubos torcidos em bobinas. Como regra, uma baía é suficiente para cobrir o chão em uma sala aquecida com uma área de 20 m 2. Se a área total das instalações aquecidas é conhecida por você, é possível calcular a metragem aproximada do cano principal. Ao calcular, considere o passo da tubulação, ou seja, distância entre loops adjacentes. O tamanho máximo permitido do degrau é de 35 cm. Não é mais possível, menos, por favor, se você deseja criar uma temperatura mais alta na sala.

Conclusão

Se você quiser fazer tudo com competência e ao mais alto nível, convide especialistas para a instalação do circuito de aquecimento. Você pode executar independentemente o trabalho de assentamento de pisos quentes em pequenas áreas. O cálculo correto do fluxo de linhas de água proporcionará uma economia significativa de custos.

Não negligencie a importância do trabalho de projeto para os equipamentos do sistema de aquecimento. O projeto preparado garantirá uma instalação normal, sem excessos e falhas. O resultado de um trabalho competente será um sistema de aquecimento completo em sua casa, projetado para operação a longo prazo.

Características do piso de água

Este método de aquecimento é conhecido desde os tempos antigos. O piso de água primitivo foi usado pelos romanos para aquecer os banhos romanos. Apesar de muitos anos se passaram desde então, esse método de aquecimento não perdeu sua relevância e é bastante procurado pelos consumidores modernos. O sistema de aquecimento de piso de água de hoje foi significativamente otimizado - é ecológico, com custo acessível, uniformidade de aquecimento e a capacidade de configurar modos usando termostatos automáticos.

Em geral, o aquecimento do piso de água é um sistema de tubulação com várias seções transversais internas através das quais o líquido de refrigeração circula. Os tubos podem ser feitos de vários materiais. Também podem ser utilizados tapetes para pisos de água quente, cujo preço é de cerca de 3-4 dólares por metro quadrado. Esteiras e tubos são montados no chão, enquanto uma mesa de cimento, um sistema de instalação a seco de madeira ou poliestireno podem ser usados.

As principais vantagens que os pisos de água aquecida oferecem incluem vários fatores:

  • distribuição de calor mais uniforme,
  • use menos energia para aquecer o ar,
  • criando umidade ideal do ar,
  • falta de alérgenos e poeira,
  • prevenção de mofo e bolor.

Além disso, o piso de água em uma casa ou apartamento particular é uma forma econômica de aquecimento. A longo prazo, os custos gastos pelo proprietário na compra de equipamentos compensam e possibilitam o uso de um sistema barato e de baixo consumo de energia, cuja operação não agride o meio ambiente e a ecologia do planeta.

Antes da instalação, os especialistas analisam a sala e elaboram um esquema de aquecimento que cobre toda a casa ou salas individuais. O esquema de aquecimento desenvolvido por um especialista em aquecimento dará respostas a muitas perguntas: quais tubos são melhores para um piso de água quente, como posicionar a caldeira e também ajudam a determinar o tipo de mesa, o formato dos encaixes e equipamentos auxiliares usados ​​- termostatos, bombas de circulação, bombas hidráulicas etc. .p.

Sistema de aquecimento por piso radiante - detalhes da instalação

A principal característica que deve ser considerada pelos proprietários que decidiram instalar um piso de água é a alta resistência hidráulica desse tipo de aquecimento. Seu indicador é várias vezes superior aos valores semelhantes do sistema de aquecimento do radiador. Em vista disso, os moradores de prédios de apartamentos nem sempre têm a oportunidade de usar o sistema de piso radiante na presença de aquecimento urbano - isso leva a risos frios na entrada e inconveniência para os moradores de apartamentos vizinhos.

Essas deficiências são privadas do aquecimento do piso da água em uma casa particular - com o nível adequado de implementação, esse sistema dará ao proprietário a oportunidade de usar um tipo de aquecimento seguro e ecológico.

Método de organização

Para que o sistema de piso quente seja eficiente e seguro, a temperatura na superfície do piso deve ser de aproximadamente 28 graus. Somente uma caldeira de condensação pode atingir essa temperatura do líquido de refrigeração por si própria - a colocação de tubos de aquecimento no piso pode ser realizada diretamente a partir dela. Outros tipos de aquecedores - uma caldeira a gás convencional, uma caldeira elétrica para piso de água quente - são projetados para um aquecimento mínimo do líquido de arrefecimento a um nível de 60 graus. Portanto, refrigerante muito quente deve ser diluído com uma unidade de mistura.

O layout da unidade de mistura é o seguinte:

  1. válvula de equilíbrio
  2. equipamento de circulação
  3. válvula de simulação
  4. sistema de termostato
  5. colecionador
  6. válvula de controle
  7. sensor de temperatura.

Usando a unidade de mistura, o líquido de refrigeração frio do retorno é misturado com o líquido de refrigeração aquecido proveniente do tubo de alimentação.

Critérios para a escolha de tubos para aquecimento no piso

Pisos aquecidos com água são mais difíceis de instalar do que elétricos, mas muito mais econômicos. O principal é projetar corretamente o sistema, selecionar os melhores materiais e executar corretamente a instalação.

O mercado da construção moderna é extenso, no sortimento existem muitos tipos de tubos que podem ser usados ​​para instalação de sistemas de aquecimento.

Ao escolher, você precisa considerar esses fatores:

  • força e durabilidade
  • condutividade térmica
  • características operacionais
  • recursos de instalação,
  • valor pelo dinheiro,
  • reputação do fabricante.

Os materiais para a fabricação de tubos são os mais diversos. Produtos de plástico e plástico de baixo custo, polipropileno e cobre mais caro são populares. O diâmetro externo dos tubos é geralmente de 16 a 18 mm.

Os tubos devem ser selecionados para aquecimento, e não para abastecimento de água. Quanto às marcas, você deve confiar em marcas confiáveis ​​e de boa reputação. É importante comprar produtos originais, verifique com os vendedores os certificados para não comprar uma falsificação.

Quais tubos são melhores para aquecimento de piso? Teste de força foi realizado:

Opção 1: cobre - material versátil

Apesar do desenvolvimento da tecnologia e do surgimento de muitos novos materiais, o cobre ainda é um material relevante. Sua principal vantagem é a durabilidade. As bactérias não se multiplicam na superfície dos produtos de cobre. O material é resistente à corrosão e os tubos feitos dele podem suportar altas e baixas temperaturas (de -100 a +250 graus), tensões mecânicas.

Tubos de cobre para um piso com isolamento térmico não explodirão, não derreterão, não racharão. Devido às altas características técnicas e operacionais, o material é aplicável em modernos sistemas de aquecimento. Se todas as condições recomendadas pelo fabricante forem atendidas, os tubos podem durar até meio século. Isso compensa os altos custos iniciais.

Com todas as vantagens e excelente desempenho dos tubos de cobre, eles têm limitações. O material é sensível à dureza, acidez da água. Se o líquido refrigerante no sistema cria um ambiente ácido ou alcalino, a vida útil dos tubos pode ser reduzida pela metade.

Não é recomendável drenar a água dos sistemas com esses tubos com muita frequência. Também é indesejável combinar cobre e aço, para não provocar processos eletroquímicos negativos.

Quanto à instalação, as conexões dos tubos de cobre com acessórios especiais para prensas são extremamente duráveis. Sua confiabilidade às vezes excede a força dos próprios tubos. As máquinas de prensagem são equipamentos caros; portanto, para a instalação, você precisará convidar especialistas, o que cria um ônus adicional no orçamento ao instalar um sistema de aquecimento.

Opção 2: metal-plástico - confiável e barato

Uma alternativa digna ao cobre é o metal-plástico. Este material é mais barato, portanto, está em grande demanda. Suas vantagens:

  • durabilidade (vida útil dos tubos de metal-plástico e cobre até 50 anos),
  • resistência a processos de corrosão,
  • segurança ambiental (os polímeros são ecologicamente corretos, não reagem com outros materiais e substâncias contidos na água),
  • peso leve (essa é uma vantagem significativa em comparação com tubos de cobre, cujo peso é notavelmente mais),
  • bom isolamento acústico (movendo-se através de canos, a água fará menos barulho).

Os tubos de plástico consistem em várias camadas e a superfície interna é perfeitamente lisa, o que evita o aparecimento de depósitos nas paredes dos produtos. O material polimérico que cobre os tubos por dentro protege toda a estrutura da destruição e dos efeitos negativos do líquido de arrefecimento, da camada de alumínio e dos adesivos.

A qualidade da camada de ligação é importante. Quando o adesivo é destruído, as camadas do tubo de metal-plástico começam a se afastar, o que leva a vazamentos nas juntas. Para entender como a composição de alta qualidade é aplicada, você pode aquecer o tubo entre 90 e 100 graus e observar o resultado.

Se no corte o produto permanecer inalterado, os materiais e tecnologias "corretos" foram utilizados em sua fabricação. Se as camadas se tornarem visíveis, é melhor escolher tubos de outro fabricante.

O plástico não tolera a exposição ao fogo aberto, mas ao instalar um piso quente, essa propriedade do material não desempenha um papel especial. Mas o que realmente pode se tornar um problema é uma conexão de baixa qualidade. Se o diâmetro do tubo for maior que o diâmetro interno dos encaixes, depósitos calcários poderão se acumular na junção. Esse processo está repleto de aparência de vazamentos.

Durante a instalação, não aperte o tubo com muita força com uma porca de união para não deixar uma incisão que fluirá mais tarde. É melhor convidar profissionais a colocar um piso quente com tubos de metal-plástico.

Polietileno reticulado

Um tubo de polietileno reticulado para um piso quente consiste em moléculas de hidrocarboneto que não estão interconectadas. Eles se combinam sob a influência de átomos de hidrogênio e carbono. Este material é chamado de PEX.

Tem bom desempenho para uso nesta tecnologia. Forte o suficiente, resistente a tensões mecânicas e altas temperaturas.

Note-se que existem vários tipos de tubos de polietileno reticulado. A classificação é realizada com base nos processos de reticulação de moléculas, o que afeta o desempenho operacional e a durabilidade.

Materiais com baixo grau de reticulação são suscetíveis a rachaduras e podem ser danificados por ação mecânica.

No total, são conhecidos quatro métodos de conexão:

É melhor usar tubos costurados nas duas primeiras maneiras para um piso quente, pois são os mais duráveis ​​em termos de desempenho.

Apesar do material ser um pouco mais caro que o metal, é muito mais barato montá-lo do que os sistemas metálicos.

As vantagens que serão características do projeto se for realizada a instalação de tubos para aquecimento de piso de polietileno reticulado são os seguintes:

  1. Funciona perfeitamente na faixa de temperaturas operacionais de 0 a 96⁰.
  2. Utilizado para assentamento usando a tecnologia de aquecimento por piso radiante, possui memória molecular. Quando aquecido, pode deformar-se levemente; após o resfriamento, assume a sua forma anterior.
  3. Possui um bom indicador de resistência aos componentes químicos contidos na água. Não está sujeito a corrosão e não contribui para a formação de mofo.
  4. Suporta perfeitamente pressão interna e externa de até 10 bar.
  5. Dobra e se recupera bem.
  6. A escolha de um tubo de polietileno para um piso aquecido, costurado de acordo com esta tecnologia, permite realizar a instalação você mesmo. O procedimento é bastante simples.

Em maior medida, quando confrontados com a questão de qual tubo de piso radiante usar em sua casa ou apartamento, a vantagem é dada aos elementos reticulados metal-plástico ou polietileno. Isso se deve ao bom desempenho, ao baixo custo e à capacidade de executar a instalação por conta própria ou com a ajuda de especialistas, mas com custos mínimos de instalação (o trabalho em tubulações metálicas é muito mais caro). Sobre os meandros da instalação de um piso quente de polietileno, veja este vídeo útil:

Mas, apesar do valor que o processo de instalação custará, os custos serão compensados ​​devido à fonte de aquecimento adicional da sala conectada à principal. Além disso, morar em um apartamento assim ficará mais confortável, porque pisar em um piso quente é muito mais agradável do que em um piso frio.

Como é a distribuição do líquido de refrigeração ao longo dos contornos?

Para distribuir uniformemente o líquido de refrigeração por vários circuitos envolvidos no sistema, é utilizado um dispositivo especial - um pente ou coletor de distribuição. É um bloco de dois tubos de alimentação e retorno interconectados, aos quais todos os circuitos usados ​​na casa estão conectados. Em apartamentos pequenos ou no caso de aquecimento de uma sala separada, apenas um loop de tubos pode ser conectado ao coletor. Ao aquecer grandes edifícios, o número de circuitos pode aumentar significativamente.

O uso de um coletor possui várias vantagens funcionais, entre elas:

  • a capacidade de controlar a temperatura em cada circuito do piso quente,
  • a capacidade de automatizar o trabalho integrando um pente a um termostato,
  • regulação de pressão contínua em circuitos, etc.

Em geral, a conexão do coletor de um piso quente sugere os seguintes nós:

  1. servo drive
  2. equipamento do grupo de bombas,
  3. centro de comutação
  4. reguladores de temperatura
  5. grupo de controle de temperatura.

Por razões de segurança, uma caldeira a gás ou elétrica para aquecimento de piso está equipada com um desvio. Ele permite garantir a operação contínua do sistema em caso de emergência e permite evitar falhas na caldeira devido ao superaquecimento do líquido de arrefecimento ou aumento da pressão no circuito para um nível crítico. Com a ajuda de um desvio, parte do líquido de arrefecimento é removida dos circuitos principais e, em situações de emergência, a caldeira permanece segura.

Empilhamento do sistema

Em qualquer sistema de piso radiante, existem dois componentes principais - são tubos de aquecimento no piso, além de um sistema para fixá-los. Existem várias tecnologias de fixação de tubos disponíveis para os proprietários modernos.

Um sistema de fixação a seco de madeira ou poliestireno é uma placa feita de tapetes de madeira ou poliestireno, na qual existem nichos para a colocação de tubos.

Este tipo de fixação é bastante eficaz - permite distribuir uniformemente o calor, é simples e acessível. Após a colocação dos tubos, é aplicado um certo revestimento duro no sistema de fixação. Em seguida, os ladrilhos podem ser colocados em um piso aquecido a água ou outras opções de piso são instaladas, como laminado, carpete, linóleo, etc. O uso da mesa de cimento-areia à base de cimento Portland também é bastante praticada na instalação de piso quente.

Implica várias camadas dispostas alternadamente:

  • isolamento
  • fita ou malha para fixação,
  • canos
  • betonilha
  • revestimento de piso.

A escolha de um determinado tipo de mesa deve ser feita individualmente. Deve-se entender que cada tipo de mesa tem suas próprias nuances, mas, devido ao preço baixo, uma mesa usando cimento é uma opção mais popular. O alto custo de um piso de água quente usando um formato de mesa seca confunde alguns compradores que não levam em consideração o fato de que um sistema de fixação de poliestireno ou madeira é melhor para manutenção e peso mais leve do que uma mesa de cimento úmida.

Em salas onde, por algum motivo, a instalação de um piso de água não é possível, o problema de aquecimento pode ser resolvido usando elementos de aquecimento por infravermelho. Entre eles, o aquecimento da Heathlife pode ser comprado, cujo preço é de US $ 15 a 20 por metro quadrado de filme.

Seleção de tubulação

Os tubos são um dos principais elementos de um sistema de aquecimento de piso, por isso vale a pena escolhê-los com responsabilidade. Eles devem atender a dois requisitos - dobrar bem e ser durável. Na maioria das vezes, é praticado o uso de tubos de metal-plástico, polímero e aço inoxidável corrugado. Os melhores indicadores de condutividade térmica são caracterizados por tubos de aço inoxidável, mas hoje seu uso não é particularmente comum devido à sua baixa popularidade.

Além de escolher tubos do material ideal, o proprietário terá que escolher um tubo com a configuração correta. O diâmetro da seção transversal interna do tubo pode variar. É determinado após uma série de cálculos hidráulicos.

Vários padrões de assentamento modificados também podem ser aplicados, levando em consideração o layout individual de cada quarto.

Seleção de caldeira

Um kit de aquecimento de piso de água eficaz, selecionado de acordo com o esquema de aquecimento, não pode funcionar normalmente sem uma caldeira selecionada corretamente. Existem caldeiras projetadas especificamente para o sistema de piso radiante. Entre eles estão os modernos modelos de condensação de vários fabricantes. Os aquecedores tradicionais a gás, combustível sólido, elétrico e diesel também podem ser adaptados para uso no sistema de piso radiante.

A escolha de um sistema de piso quente tem muitas nuances. O consumidor deve decidir sobre o tipo de tubulação, o tipo de betonilha, a escolha da caldeira e o piso, para que a implementação do sistema de piso de água quente não seja realizada às pressas. Componentes de sistema de alta qualidade, selecionados de acordo com as especificações do edifício, permitirão aquecimento uniforme, econômico e produtivo.

Critérios de avaliação para materiais de tubos

Para escolher os tubos corretos para um piso quente, é necessário ter um bom entendimento das condições operacionais do material. Por estar dentro da mesa, a linha de aquecimento não apenas transfere calor para o monólito, mas também sofre tensões mecânicas da pressão da água e de sua própria expansão.

O corpo da tubulação sofre pressão de dois lados - da pressão da água quente e da massa da mesa

Por conseguinte, são apresentados requisitos rigorosos para o material:

  1. O piso radiante (abreviado como TP) é um sistema de aquecimento de baixa temperatura em que a água é aquecida a um máximo de 55 graus, o modo de operação é de aproximadamente 40/30 ° C. Para transferir rapidamente energia do líquido de arrefecimento para a laje de concreto, as paredes dos tubos devem ter condutividade térmica suficiente.
  2. O comprimento dos loops de TP geralmente atinge 100-120 metros (dependendo do diâmetro escolhido da tubulação). Comprimento maior = alta resistência hidráulica, exacerbada pela rugosidade da superfície interna. Em linguagem simples: quanto mais lisa a parede do tubo, mais fácil é a bomba bombear água ao longo de um longo circuito e fornecer a vazão necessária.
  3. O aquecimento causa o alongamento dos tubos de aquecimento do piso. Como não há onde crescer dentro da mesa de concreto, uma das duas condições deve ser atendida: um pequeno coeficiente de expansão térmica do material ou alta elasticidade e resistência da carcaça, permitindo que o tubo caiba em um espaço limitado sem quebrar.
  4. Emergência: devido à quebra das válvulas de controle na unidade de mistura do coletor, os circuitos de aquecimento são preenchidos com água da caldeira aquecida a 70 ... 90 ° C. O material dos tubos monolíticos deve suportar tais saltos de temperatura sem consequências.
  5. Outros pontos importantes são a resistência à corrosão, a proteção contra a penetração de oxigênio, a facilidade de instalação e a ausência de juntas no interior do monólito.

Nota Para circuitos de água, método "seco" estabelecido em casas de madeira, são apresentados requisitos menos rigorosos. Os TP são montados sem um acoplador, há muito espaço para extensão térmica. O item 3 da lista não é mais relevante.

O menor papel é desempenhado pelo custo de todos os componentes TP - tubulações, conexões, pentes de distribuição. Então, vamos comparar os materiais usados ​​pelos critérios e preços acima.

Opção nº 3: tubos de polipropileno

Os tubos de polipropileno para piso quente são adquiridos por poucos, apesar das vantagens óbvias - durabilidade, respeito pelo meio ambiente, preço baixo. A demanda por eles é quase a mesma que o cobre. No entanto, se os produtos de cobre tiverem um custo elevado, o polipropileno é inconveniente para a instalação do contorno de um piso quente.

O raio de curvatura do tubo é de 8 a 9 diâmetros. Se compararmos com produtos feitos de polietileno reticulado, em que esse indicador é 5, o polipropileno perde.

Grande raio de curvatura dificulta a instalação. Se o diâmetro do tubo for 16 mm (mínimo permitido), ele poderá ser colocado com uma distância de aproximadamente 128 mm. Na maioria das vezes, isso não é suficiente para fornecer a produção de calor necessária. As desvantagens do material incluem o limite de temperatura da instalação - não inferior a 15 graus Celsius, o que nem sempre é adequado para regiões com condições climáticas severas.

Opção 4: tubos de polietileno reticulado

O polietileno é um material que consiste em moléculas de hidrocarbonetos que não estão interconectadas. No entanto, o uso de novas tecnologias permitiu unir as moléculas pela interação de átomos de hidrogênio e carbono. O resultado é um novo material chamado polietileno reticulado ou simplesmente reticulado (PEX). É submetido a processamento adicional sob alta pressão, devido ao qual novas ligações moleculares aparecem e a força aumenta.

A tecnologia de fabricação foi inventada há cerca de 40 anos, mas o polietileno reticulado ganhou amplo uso e popularidade apenas nos últimos anos. O material possui propriedades únicas que não são características de seu “antecessor”. É durável, resistente a mudanças de temperatura, não desgasta, não racha e não tem medo de arranhões. Em muitos aspectos, a qualidade dos tubos fabricados com este material depende do grau e método da reticulação.

Abaixo está um vídeo demonstrando a resistência dos tubos de polietileno reticulado a várias influências:

Para um piso quente, você deve escolher um material cujo grau de reticulação seja de 65 a 80%. As propriedades operacionais e a durabilidade do material dependem disso. Quanto maior o indicador, maior o preço dos produtos acabados, mas esses custos são compensados. Se o grau de reticulação for pequeno, o material poderá rachar, perder resistência a influências externas. O método de combinar moléculas também é importante. Existem apenas quatro deles: peróxido, silano, radiação e nitrogênio.

As vantagens do material incluem o seguinte:

  • Funcionalidade normal em uma ampla faixa de temperatura - de 0 a 95 graus Celsius.
  • Altas temperaturas de fusão e queima. O material começa a derreter somente quando a temperatura atinge 150 graus. Temperatura de combustão - 400 graus Celsius.
  • "Memória molecular." Um tubo de polietileno reticulado pode ser deformado, no entanto, após aumentar a temperatura, ele restaura sua aparência e forma originais.
  • Resistência a quedas de pressão. Os tubos PEX toleram alterações de pressão em todos os tipos de sistemas de aquecimento. Eles suportam de 4 a 10 atmosferas sem problemas (os valores exatos dependem do tipo de tubo e são indicados na documentação técnica).
  • Ductilidade. O material é extremamente plástico, portanto não quebra, mesmo que o produto seja dobrado várias vezes no mesmo local.
  • Resistência química e biológica. Os tubos PEX não são sensíveis a produtos químicos agressivos. Eles não corroem, não contribuem para o crescimento de bactérias e fungos.
  • Segurança O polietileno reticulado não emite substâncias nocivas para a atmosfera. Mesmo quando queimado, ele se decompõe em água e dióxido de carbono - substâncias que são seguras para os seres humanos.

Embora os tubos PEX sejam recomendados para uso entre 0 e 95 graus, o material pode suportar temperaturas mais altas e mais baixas. A -50 - +150 graus, ele mantém a força e não rebenta. No entanto, a operação sob cargas aumentadas pode afetar sua durabilidade.

A tecnologia de instalação dos tubos PEX é bastante simples e não requer equipamentos caros. Todo mundo pode dominá-lo. Oferecemos uma master class em instalação:

Os tubos PEX são ótimos para organizar um piso quente e podem ser usados ​​para sistemas de aquecimento de radiadores e água quente. O material não tolera exposição prolongada à luz solar direta, mas isso não é importante para um piso quente.

Ao transportar e instalar, deve-se tomar cuidado com a camada protetora anti-difusa dos tubos. Se danificado, o oxigênio pode entrar na estrutura do material, o que afetará negativamente a durabilidade do tubo.

Quais tubos ainda são melhores?

Normalmente, a escolha é reduzida para tubos de metal-plástico e PEX. Mais e mais pessoas preferem a segunda opção. No entanto, a decisão final, é claro, depende do comprador. Para ajudar, oferecemos um vídeo, que descreve em detalhes os materiais para a fabricação de tubos:

Se você não está confiante em suas habilidades, é melhor confiar aos especialistas o design de um sistema de piso aquecido a água, a seleção de materiais e a instalação. Custos adicionais por seu trabalho serão recompensados ​​devido à operação longa e sem problemas do sistema. É o caso de economias excessivas que podem afetar o conforto da casa.

Características dos tubos de polímero

Os seguintes tipos de tubulações de plástico são utilizados para o transporte de refrigerante em sistemas de aquecimento de água de apartamentos e casas particulares:

  1. PP-R e PP-RCT - copolímero aleatório de polipropileno reforçado com uma camada de alumínio, basalto ou fibra de vidro. A modificação do PP-RCT plástico é caracterizada pelo aumento da resistência térmica.
  2. PE-X - polietileno reticulado graus A, B e C. Os produtos devem ter uma barreira ao oxigênio - uma fina camada de polímero impermeável. Por exemplo, os tubos Rehau usam o composto complexo etileno vinil glicol (EVOH).
  3. PE-RT - produtos de polietileno estabilizados termicamente com barreira ao oxigênio.
  4. PE-X / Al / PEX e PE-X / Al / PE são tubulações de metal-plástico de cinco camadas.

Ajuda De acordo com GOST 32415-2013, para a instalação de redes de aquecimento, também são adequados produtos feitos de polibutileno RV, cloreto de polivinila PVC-C, copolímero em bloco de polipropileno e homopolímero (PP-B, PP-H). Esses materiais não são amplamente utilizados na construção de moradias particulares devido aos piores parâmetros técnicos.

Brevemente sobre como conectar polímeros de tubos no processo de montagem do aquecimento doméstico:

  • a fiação do PP-R é unida por acessórios de polipropileno por solda (soldagem por polifusão térmica),
  • o polietileno reticulado e estabilizado ao calor (PE-RT) é montado axialmente em 3 estágios - queimando a extremidade, tensionando o encaixe do encaixe, ajustando a luva deslizante,
  • metal-plástico é conectado de duas maneiras - compressão ou prensa.

Agora, forneceremos uma breve descrição de cada tipo de tubulação, examinaremos a lista de requisitos e verificaremos como os produtos são adequados para o aquecimento da água dos pisos nas salas de estar.

Polipropileno - material para aquecimento do radiador

Apesar da atratividade e do compromisso de muitos artesãos em usar o PP-R, notamos imediatamente que é impossível fazer um piso quente a partir de tubos de polipropileno. Não vale a pena verificar a aprovação na prática - apenas estude cuidadosamente as características técnicas do material e leia as avaliações dos proprietários que desejam economizar dessa maneira.

Como os dutos são feitos de polipropileno (veja o diagrama):

  • a camada interna do PP-R, formando a seção de passagem da rodovia,
  • folha de reforço de alumínio que inibe o alongamento térmico e impede a penetração de oxigênio,
  • 2 camadas adesivas que ligam o alumínio ao polímero,
  • a camada de proteção externa PP-R é branca ou cinza (alguns fabricantes têm verde).

Uma adição importante. Agora, os fabricantes de polipropileno, em vez de folhas perfuradas, depositam uma camada de basalto ou fibra de vidro dentro do tubo.

Vamos ver como os tubos PP-R são consistentes com os requisitos para ramais de aquecimento de piso:

  1. A condutividade térmica 0,24 W / (m • ° С) é a pior entre os produtos poliméricos. Se considerarmos a espessura da parede de 3,4 mm a Ø20 mm (as tubulações reforçadas de PP-R não são produzidas com um diâmetro de 16 mm), obtemos a resistência à transferência de calor R = 0,0034 / 0,24 = 0,014 m² • ° C / W. A resistência é muito alta para transferência de calor ativa.
  2. Não há dúvidas quanto à suavidade das paredes internas ao polipropileno - uma rugosidade de 0,01 mm não cria maior resistência hidráulica.
  3. Quando aquecido a 50 graus, um tubo PP-R de 100 metros com uma camada de alumínio adicionará 150 mm de comprimento e 31 cm de fibra de vidro.A elasticidade do polipropileno é muito baixa, por causa da qual o produto dentro do monólito estará sob alta carga. O material pode rachar, principalmente nas articulações.

Diagrama de alongamento de tubos de metal e polímero como resultado do aquecimento em 50 graus

  • Resistência à pressão e temperatura não está em dúvida. Quando o líquido de refrigeração é aquecido a 70 ° C, a linha PP-R suporta calmamente uma cabeça de trabalho de até 13 Bar. Se a temperatura for aumentada para 95 ° C, o limiar de pressão cai para 9 bar.
  • O polímero é resistente a quaisquer influências químicas e praticamente não passa oxigênio para o refrigerante. O principal problema é o grande número de juntas que caem sob a mesa, porque não é realista dobrar a seção de polipropileno.
  • Nota Os parâmetros técnicos dos produtos PP-R são adotados de acordo com a documentação da marca Valtec publicada no site oficial da empresa.Também levamos preços e características de outros polímeros de tubos deste fabricante para uma comparação justa.

    Explique alguns pontos. O valor da resistência térmica das paredes R = 0,014 m² • ° C / W não informa nada ao usuário médio, sem comparação com o desempenho de outros plásticos. Esses cálculos são apresentados abaixo nas descrições de tubos de polietileno e metal-plástico.

    O problema do aquecimento de sistemas de polipropileno é a incapacidade de verificar visualmente a qualidade das juntas de solda. Às vezes, as juntas são executadas um ano após os testes de alta pressão (cravação). Imagine as consequências de um vazamento dentro de um monólito de concreto - procurando um defeito, quebrando a mesa e reparando-a.

    Se você soldar o circuito de aquecimento do PP-R, uma dúzia de juntas cairá sob a camada da solução

    Uma questão separada é muito barulhenta com a instalação, haverá muitas juntas no concreto. Exemplos de circuitos de aquecimento coletados por artesãos da PP-R são mostrados acima na foto. Mesmo o baixo preço do tubo Ø20 - 51 ... 83 rublos. (0,8 ... 1,25 cu) por metro linear - não é a base para o uso de tais tubos em pisos quentes.

    Parâmetros de polietileno reticulado e resistente ao calor

    Tubos de plástico PE-X são produzidos em duas variedades - 3 e 5 camadas. A diferença está na localização da barreira anti-difusão - no primeiro caso, o polímero EVOH impermeável serve como a concha externa do tubo, no segundo - é colocado dentro da parede e colado nos dois lados do polietileno. Cor externa - marrom, prata, vermelho.

    Os usuários geralmente se perguntam quais tubos de polietileno é melhor usar para aquecimento de piso - PE-X ou PE-RT, como eles diferem. Nós respondemos:

    • a rede molecular do plástico PE-X é reticulada de três maneiras, daí os três tipos de polietileno - A, B e C,
    • do ponto de vista da instalação e operação do aquecimento, os tubos do PE-X / A não diferem do PE-X dos tipos B e C,
    • material de maior resistência ao calor PE-RT é feito de polietileno comum usando uma tecnologia mais barata - uma molécula complexa de polímero é modificada usando ramos,
    • O PE-RT é inferior ao PE-X em termos de durabilidade, resistência e estabilidade térmica,
    • O PEX é significativamente mais caro que o PE-RT, cerca de 20-40%,
    • As paredes dos tubos PERT não possuem uma barreira anti-difusão, portanto, o líquido de refrigeração é saturado com oxigênio a uma taxa de pelo menos 0,1 g / m³ • dia. (ao ar livre)
    • O material PE-RT é termoplástico, a tubulação pode ser derretida e soldada repetidamente sem perda de propriedades.

    Ajuda O custo de um tubo de polietileno reticulado de 16 x 2 mm da Valtec é de 51 rublos. por metro (cerca de 0,8 cu). Um produto do mesmo diâmetro feito de plástico termoestável PE-RT custa 33 rublos / 1 metro de P. (0,5 cu).

    Vamos passar para a nossa lista de requisitos:

    1. Tubo para piso de água quente "PEX" e "PERT" tem a mesma condutividade térmica - 0,38 W / (m • ° С). Calculamos a resistência térmica das paredes com uma espessura de 2 mm: R = 0,002 / 0,38 ± 0,005 m² • ° C / W - quase 3 vezes menor que a do SPR. Ou seja, os circuitos de polietileno transferem muito melhor o calor para a mesa.
    2. Uma rugosidade equivalente de superfície de 0,007 mm é um excelente indicador de suavidade do tubo.
    3. Tendo aquecido a 50 ° C, a seção livre de 100 metros da tubulação PEX será estendida em até 100 cm, mas graças à elasticidade e algumas técnicas de montagem, a expansão dentro da laje de concreto é silenciosamente compensada pelo material.
    4. A temperatura máxima de trabalho do material PE-X é de 90 ° C, PE-RT é de 80 graus, o curto prazo permitido é de 95 e 90 ° C, respectivamente. A pressão de operação do líquido de refrigeração é de 6 a 10 Bar, dependendo do grau de aquecimento. Os parâmetros atendem aos requisitos para aquecimento de circuitos de água.

    O ponto fraco dos sistemas de polietileno é a permeabilidade ao oxigênio. Equipado com uma barreira de PEX, permite menos de 0,1 g / m³ por dia, enquanto o PERT permite muito mais. Mas como os tubos são monolíticos com argamassa de cimento e areia, o acesso ao ar é significativamente limitado, a penetração de oxigênio é minimizada.

    Os polietilenos têm uma propriedade dupla: memória molecular, que faz com que o oleoduto se dobre à forma original da baía. O recurso complica a fixação de alças de aquecimento ao isolamento do piso - se o tubo não for girado em torno de seu próprio eixo, as extremidades ficarão salientes para cima. Como lidar com o fenômeno descrito, veja o vídeo do nosso especialista.