O papel de parede afeta a percepção visual das paredes. Com a ajuda deles, é possível aumentar visualmente a área da sala e ajustar sua geometria. A combinação de cores frias e quentes, tons claros e escuros permite enganar sua visão e criar efeitos especiais inesperados. Hoje falaremos sobre como fazer isso em uma pequena sala usando papel de parede. Veja idéias modernas para um quarto pequeno.
Características - o que é possível e o que não é?
Todos respondem a essa pergunta com base em suas próprias crenças e gostos. No entanto, existem certas regras que permitem que você faça um pequeno quarto aconchegante e espaçoso.
- Use cores claras suaves. Tons escuros estreitarão as paredes e o quarto parecerá menor que o tamanho real. Inclusões vívidas são permitidas, mas em uma quantidade muito limitada.
- Preste atenção aos papéis de parede refletivos. Uma camada de papel alumínio e manchas de glitter enchem a sala com luz extra.
- Papéis de parede espelhados podem e devem ser aplicados. No entanto, não coloque espelhos um contra o outro.
- Um desenho grande fica bem em quartos espaçosos. Nos pequenos, reduz bastante o espaço. Dê preferência a uma impressão pequena.
- Listras largas acentuam paredes curtas ou baixas. Se você quiser listras, preste atenção às cores no estilo de Missoni. Listras de larguras diferentes em cores harmoniosas ajudarão a diversificar o interior e, ao mesmo tempo, a eliminar as deficiências da faixa clássica.
- Se houver armários altos, é melhor escolher papéis de parede coloridos sem um padrão pronunciado. Nesse caso, eles servirão como um bom pano de fundo neutro para outros elementos do interior.
O que fazer se você quiser um contraste brilhante?
Primeiro de tudo, você precisa estudar cuidadosamente o esboço do interior do futuro. Isso permitirá que você veja com antecedência quais técnicas parecerão adequadas e quais serão melhor evitadas.
Na maioria dos casos, você pode selecionar uma das quatro paredes para decoração de destaque. Com essa abordagem, as três paredes são coladas com papel de parede monofônico sem uma impressão ou com um pequeno padrão discreto.
Sobre como combinar papéis de parede de cores diferentes no quarto, preparamos um artigo separado - “Papel de parede combinado para o quarto - nova foto”
A quarta parede é completada no todo ou em parte. Usou um tom diferente ou papel de parede com foto. O trabalho é realizado com o princípio de criar um mural ou baixo-relevo. I.e. a área contrastante deve ser encerrada em um tipo de quadro, dê um quadro a ele. Isso ajudará a evitar o efeito de baixo custo e simplicidade.
Se a sala estiver decorada em estilo moderno, baguetes ornamentados e molduras de estuque parecerão inadequadas. Nesse caso, você pode usar trilhos polidos simples e lisos.
Quando você quiser enfatizar a estrutura do material, caminhe ao longo da superfície com uma escova dura para metal. Ela escolherá uma parte das fibras, mostrando a beleza da madeira natural. Depois disso, com um pincel de cabelos compridos, aplique tinta escura nas ripas e, sem esperar pela secagem, limpe com um pano macio.
A tinta enfatizará a textura e o relevo únicos do material. Este design é adequado para Art Nouveau, estilo ecológico, Provence. A alta tecnologia dá boas-vindas a uma superfície e um verniz lisos.
É aconselhável colocar áreas de destaque na cabeceira da cama ou perto do sofá. No entanto, não é proibido transferi-los para a parede oposta.
Tendências 2019
O calendário chinês dita moda no próximo ano. Conforto e simplicidade - o lema do cão amarelo. Como isso afeta o papel de parede?
Para o quarto, escolha modelos fáceis de cuidar. Durante o ano, uma grande quantidade de poeira e patógenos são depositados nas paredes.
Nos bons velhos tempos, as amantes caíam as paredes todo verão, lavando o revestimento velho e aplicando um novo. Desde a invenção do papel de parede, nossos compatriotas alteram a decoração da parede uma vez a cada 5 anos. Como passamos pelo menos 8 horas por dia no quarto, é importante manter as paredes limpas.
Para esse fim, qualquer revestimento que possa ser limpo com pelo menos uma escova seca é adequado. Idealmente, caminhe uma vez por ano com uma toalha molhada. É fabuloso se o material puder ser lavado sem medo de ficar azedo. No quarto das crianças, a higiene é particularmente aguda.
Abordagem tradicional
Os modelos de papel permanecem relevantes, mantendo a acessibilidade tradicional. Uma ampla seleção de cores e texturas permite que você escolha a opção certa para qualquer estilo.
O revestimento de vinil é bom nos casos em que você precisa ocultar pequenas falhas feitas durante a massa. Uma textura pronunciada permite suavizar solavancos e rugosidade com um tamanho de grão de até 2 mm.
Espelho Wallpaper
O substrato de espelho servirá como um bom elemento refletivo. Este revestimento é absolutamente seguro porque não contém um único grama de vidro. O efeito desejado é proporcionado por uma camada de papel alumínio revestida com verniz transparente. Além disso, o padrão desejado é aplicado.
O que você precisa saber sobre esta cobertura?
- Com medo de arranhões.
- Requer paredes perfeitamente planas.
- Suporta limpeza úmida e molhada.
- É colado a composições para papéis de parede pesados e mantém-se excelente por pelo menos 5 anos.
- Tolera facilmente a luz ultravioleta e preserva a riqueza da cor.
Adequado para art nouveau, clássico, biônica, estilo techno. Evite cobrir toda a sala com pinturas de espelho. Melhor tirar uma das paredes para eles.
Deve-se ter em mente que, no nível subconsciente, o cérebro percebe seu reflexo como a presença de outra pessoa. Portanto, durante o sono, parte do subconsciente estará em alerta para evitar possíveis perigos. Como resultado, um sono alarmante e insuficientemente profundo.
Talvez por esse motivo, o Feng Shui não recomenda o uso de espelhos perto da cama. Permita um local para uma decoração que não permita que você veja seu próprio reflexo quando estiver deitado na cama.
Papéis de parede elásticos - com misturas de cola, emplastros e betumes!
O filme de PVC não é adequado apenas para o teto. Ela pode encaixar nas paredes. É claro que, se este não for um quarto de crianças, moram jovens pesquisadores, armados com um furador e uma tesoura. Os papéis de parede elásticos são uma ótima alternativa para revestimentos de papel, vinil e vidro.
- Uma única peça de tela é usada. Não há costuras.
- Amplas oportunidades para impressão de fotos e um sistema de luz de fundo oculto.
- Não é necessário nivelar as paredes e aplicar várias camadas de gesso e massa.
- Instalação rápida. Não há necessidade de usar cola.
- A presença de imitações de tecido de alta qualidade. A superfície pode ser lavada e limpa com detergentes.
Gramado
Um pequeno "pêlo" artificial em forma de grama é bom como um tapete de parede. Esse revestimento é apropriado no estilo ecológico e biônico. Fará amizade com os motivos das aldeias do Mediterrâneo. Juntamente com o papel de parede de celulose sem costura, ajuda a criar painéis de uma beleza impressionante.
Usado como material de destaque.
Thermo Art
Papéis de parede incríveis são projetados para mudar de cor quando aquecidos. Basta tocar a superfície com a mão e a impressão da sua mão será refletida na parede. E na presença de um aquecedor, flores delicadas florescem na videira impressa.
Essas novidades se encaixam bem no interior do quarto, pois ajudam a controlar a temperatura. Não há necessidade de se levantar e olhar para o termômetro. Veja se a cor do jasmim desmoronou na treliça.
Ele mesmo um mestre
Telas que permitem pintá-las você mesmo, criam novas impressões e texturas - a solução perfeita para quem exige mudanças constantemente.
Nesse caso, adesivos de vinil o ajudarão. Cubra as paredes com papel de parede neutro. Cole em cima delas imagens coloridas de vinil. Eles são apresentados em uma enorme variedade. E se nada foi encontrado na loja, basta entrar em contato com qualquer agência de publicidade, onde tudo o que você pedir será feito sob o pedido. Felizmente, os profissionais usam a colagem automática há 20 anos para qualquer situação padrão e fora do padrão.
Materiais novos e antigos podem ser perfeitamente combinados e misturados em um projeto. Nesse caso, vale a pena considerar a espessura dos materiais, sua cor e estilo. Se você duvida de suas próprias habilidades de design, preste atenção às coleções prontas. Não use mais de três modelos em uma sala.
Se você deseja obter um interior realmente elegante e atencioso, entre em contato com designers experientes que não apenas selecionam os materiais certos, mas também garantem que todo o trabalho seja realizado de acordo com o projeto.
Nesse caso, você terá um quarto muito elegante e confortável, não importa quantos metros quadrados ele ocupe.
Que papel de parede para escolher em um quarto pequeno
Papéis de parede bem escolhidos em uma pequena sala podem transformar seu interior, aumentar visualmente seu tamanho e mudar de forma. Em uma enorme variedade de tipos, texturas e cores, escolher a opção certa não é difícil. O principal é aderir aos princípios básicos do design de papel de parede em salas pequenas.
- Tons frios claros expandem visualmente o espaço.
- O papel de parede em paredes opostas deve ter o mesmo esquema de cores, que pode ser frio e quente.
- Em salas estreitas, paredes longas podem ser coladas com papel de parede de tons claros ou papel de parede com um padrão pequeno. Para as paredes finais de uma sala pequena, é melhor usar papel de parede com um padrão grande ou liso, mas um pouco mais escuro.
- A combinação horizontal permitirá aumentar a altura da sala: a parte superior da parede deve ser decorada com tonalidades claras e a inferior - dois ou três tons mais escuros.
- O mesmo efeito dará a alternância de amplas telas monofônicas e telas com padrões e padrões.
- As superfícies brilhantes e brilhantes do papel de parede expandem bastante o espaço.
Uma ótima opção para um quarto pequeno será papel de parede em bege, areia, creme, azul, rosa e pêssego. Para uma sala bem iluminada, é melhor usar tons frios e, para uma pequena sala escura, escolha papéis de parede com cores quentes.
Usar papel de parede com padrões e desenhos tornará o interior mais colorido e sofisticado. Deve-se dar preferência a ornamentos pequenos e sem contraste, capazes de aumentar visualmente o volume da sala. Eles devem necessariamente ser combinados em estilo com padrões em estofados e têxteis.
Perfeito para um quarto de papel de parede texturizado de tamanhos pequenos, que, independentemente do tamanho e estilo do relevo, tornará as paredes volumosas e arejadas. Devido à diferença de volumes e ao jogo das sombras, o espaço aumentará e o interior se tornará mais interessante. Você pode comprar papéis de parede de qualquer tipo, imitando alvenaria ou alvenaria, gesso veneziano, superfícies de madeira e outras texturas.
Criar um padrão tridimensional exclusivo e a gravação na superfície das paredes permitirá um papel de parede líquido, que se tornou muito popular recentemente.
Adesivo de Parede em um quarto pequeno
O papel de parede fotográfico bonito e elegante em uma pequena sala criará uma ilusão de perspectiva e aumentará visualmente seu volume. Além disso, eles servirão como decoração original do quarto.
A escolha da imagem no papel de parede depende do estilo do interior e das preferências pessoais dos proprietários. Ainda assim, ao decorar uma sala pequena, é melhor seguir as recomendações que ajudarão você a escolher o papel de parede certo, expandindo o espaço.
Encaixa-se perfeitamente em qualquer papel de parede interior com uma perspectiva, fotografias nas quais acenam profundamente. Por exemplo, caminhos florestais, ruas da cidade, espaços subaquáticos. Existem muitas opções para essas imagens, o mais importante é que elas criam um efeito óptico da infinita continuação do espaço da sala. Você precisa colar esse papel de parede nas paredes sem janelas e portas.
As imagens no papel de parede devem estar em tons claros e com um mínimo de pequenos detalhes. Quanto menos luz do dia entrar no quarto, mais cores claras deverão estar presentes na fotografia.
Uma parede decorada com papel de parede fotográfico não deve estar cheia de móveis altos. Portanto, eles são perfeitos para paredes de acento na cabeceira da cama.
Os papéis de parede fotográficos de uma sala pequena que aumentam visualmente o espaço devem conter uma imagem posicionada verticalmente.
Outra técnica de design que permite enfatizar favoravelmente a beleza de tal acabamento e aumentar visualmente o espaço - a iluminação do papel de parede com foto. Para isso, arandelas de parede e pequenos candeeiros de mesa são adequados. Você também pode destacar o papel de parede com pequenos holofotes direcionais localizados ao longo do teto ou nas laterais da parede.
Truques de designer
A técnica de design mais comum, que visa aumentar o espaço de um quarto pequeno, é colar na parede com papel de parede claro ou usar uma imagem muito pequena. É adequado para quartos quadrados decorados em qualquer estilo. Para que o interior não pareça chato e sem rosto, é claro, são utilizados elementos decorativos brilhantes, belos tecidos, móveis em tons mais quentes.
Outra solução de design não-padrão funciona muito bem em quartos pequenos - colando papel de parede com um padrão diagonal. Este é um processo bastante demorado, mas seu resultado vale o tempo e o esforço. Graças aos padrões incomuns, o espaço da sala se expande em todas as direções e o interior se torna mais refinado e elegante.
Os designers também recomendam a escolha do papel de parede em um quarto pequeno com uma superfície brilhante ou brilhante. Devido ao fato de que objetos de luz e interiores são refletidos neles, as paredes se afastam visualmente.
A cor do papel de parede adequadamente selecionada para um quarto pequeno, uma combinação bem-sucedida de seus diferentes tons, permite corrigir a maioria das deficiências de um quarto pequeno, criar uma atmosfera acolhedora e calorosa. Por exemplo, combinar papéis de parede de cores diferentes ajudará a elevar o teto: tons escuros na parte inferior da parede e tons claros na parte superior.
Expanda visualmente o quarto estreito com a ajuda de técnicas simples de design.
- Use um espelho grande para decorar uma das paredes compridas, que transformará uma sala retangular em um quadrado.
- Aplique a combinação vertical de papel de parede. A alternância de telas estreitas de diferentes cores e padrões não apenas corrigirá a forma da sala, mas também elevará o teto.
- Um leve contraste de cores e diferentes tamanhos de desenhos nas paredes de diferentes comprimentos também permitirá encurtar o quarto.
Combinação com outros elementos.
O papel de parede é um tipo de plano de fundo, do qual eles são repelidos pelo design adicional da sala. Se você selecionar opções com um padrão, é desejável que ele seja combinado com têxteis e ajuste suas cortinas e estofados de sofás ou poltronas. Se você quiser colar várias opções de papéis de parede multicoloridos de uma só vez, poderá dividir o espaço em várias zonas separadas. Também aqui você deve ter certeza de que as inserções coloridas são adequadas para itens de móveis e decoração.
Cores
Designers oferecem as seguintes soluções:
- Papel de parede claro de cores pastel - esta é a opção que se adapta a praticamente qualquer opção de quarto. Não pense que esse design seria muito chato. Mesmo usando as cores claras mais simples, você pode criar um interior versátil, complementando-o com alguns de seus detalhes. Parece bom tons de rosa, roxo e azul. Eles são leves e não tão comuns quanto branco ou bege.
Se você não deseja projetar a sala inteira em uma cor, tente combinar várias de suas tonalidades ou colar uma das paredes com papel de parede estampado.
- Muitas vezes, use esse movimento comum como uma combinação de contrastes. Tons contrastantes contrastantes é aquele que agrada tanto aos amantes dos clássicos quanto àqueles que desejam usar cores vivas ou escuras no interior de uma pequena sala.
- Se uma das paredes é mais curta que as outras, você pode tentar outra jogada popular. Está no fato de que três paredes mais altas são cobertas com papel de parede estampado e a quarta fica com luz. Padrões, especialmente pequenos e densos "comem" a altura. Outra opção que ajuda a "esticar" as paredes em altura é usar padrões diagonais. Como os verticais, eles podem criar um milagre com sua pequena sala.
- Parece boa opção com um gradiente. Nesse caso, a cor da mais saturada flui suavemente para a mais clara. Em um quarto pequeno, esse efeito parece muito legal. Aqui, os tons escuros estão localizados abaixo e os tons claros sobem. Se você tiver tetos baixos, ficará muito legal.
- Papéis de parede brilhantes também ajudarão a aumentar o espaço. Aqui tudo acontece com o mesmo princípio dos espelhos. Superfícies espelhadas expandem a sala, refletindo as paredes uma da outra. O mesmo pode ser dito sobre papéis de parede com uma superfície brilhante e brilhante.
Texturizado
Papel de parede com textura é uma opção interessante e elegante, ideal para decorar pequenos quartos. Os designers recomendam prestar atenção a um sutil padrão de "fosqueamento". Por um lado, o papel de parede parece quase monótono, mas ao mesmo tempo há um certo padrão. A diferença de sombras e volumes permite criar um efeito interessante.
Brilhante
Os papéis de parede brilhantes não são amados por todos. Mas, ao mesmo tempo, essa textura ainda está em tendência. Os papéis de parede para serigrafia são especialmente bons. Eles parecem interessantes e, além disso, tudo expande levemente o espaço da sala. Portanto, se você deseja revestimentos brilhantes ao seu gosto, você deve definitivamente prestar atenção neles.
Com padrões
Dos padrões, a abstração é digna de nota. Nos últimos anos, imagens vívidas e volumosas estão ganhando popularidade. É especialmente bom se a base for bastante leve e complementada com apenas alguns toques brilhantes. No entanto, os acentos também podem ser pastéis, para que o resultado seja absolutamente ideal.
Obviamente, isso está longe de todas as tendências populares, mas será suficiente para trazer um pouco de frescura ao interior clássico de um quarto pequeno.
Ideias de design
Os designers argumentam que o design do quarto precisa ser pensado nos mínimos detalhes. Afinal, é nesta sala que passamos tanto tempo. Isso significa que deve ser muito confortável, mesmo que seja uma sala muito pequena. Vejamos vários exemplos de uso do papel de parede no interior, o que o tornará mais bonito e espaçoso, apesar do tamanho real.
Crie conforto
Primeiro, vejamos o exemplo desta pequena sala, como você pode tornar uma sala aconchegante sem desordená-la. Com aconchego, cores claras e marrons são mais frequentemente associadas a nós. Se você usá-los em conjunto, poderá obter um resultado muito bom.
Para projetar a parte principal da sala, você precisa usar tons bege claros com uma textura leve. E torne um deles um pouco mais escuro. Alguns padrões leves e agradáveis também serão úteis. Por exemplo, vegetais, consistindo em tiras subindo. Isso também ajudará a ampliar o espaço, elevando a mesma parede.
Também é prático que a parede mais escura seja reservada para o fundo da cama. Quando você adormece, sempre terá um espaço claro à frente dos olhos, que o prepara para dormir e um clima de paz.
Muita luz
Agora, vamos dar uma olhada em todos os principais truques populares para criar mais espaço livre na prática. Como já mencionado, para isso você precisa escolher papéis de parede claros e superfícies brilhantes e brilhantes.
Mesmo a opção mais simples, usando apenas a cor branca, parecerá interessante se você adicionar alguns detalhes grandes e originais à sala. Por exemplo, uma impressão com uma imagem de uma árvore. Devido ao contraste, parece perceptível e interessante.
O resto da sala, ao mesmo tempo, permanece iluminado, devido ao qual realmente parece quase duas vezes maior do que realmente é.
Design clássico
Se você gosta de clássicos, uma pequena sala pode ser decorada com esse estilo. Aqui, também, você pode curiosamente e de uma nova maneira vencer cores claras e algumas texturas simples.
Nesse estilo, você pode projetar uma sala não apenas com papel de parede simples, mas também com painéis de luz. Esta é apenas uma ótima maneira de diluir o espaço. Se você colar apenas papéis de parede estampados, isso reduzirá o espaço. Mas vale a pena adicionar inserções brancas na forma de painéis e o espaço parecerá completamente diferente.
Nesse caso, você não deve procurar outras maneiras de expandir o espaço. De qualquer maneira, tudo ficará elegante o suficiente, especialmente se a sala for complementada com um belo tecido que combine com o estilo e o papel de parede. Belas cortinas e colchas tornarão o quarto apenas mais orgânico e elegante.
Conselhos de especialistas
No final, vale a pena falar sobre que tipo de aconselhamento os profissionais dão sobre o tópico de como projetar melhor uma pequena sala.
Em primeiro lugar, você pode tentar combinar tiras de papéis de parede diferentes. Pode literalmente ser uma alternância de faixas individuais quando o monocromático alterna a cor. Outra opção mais simples é usar cores diferentes em paredes separadas.
Na maioria das vezes, os designers escolhem apenas uma parede, para não misturar vários estilos ao mesmo tempo. Parece o mais lógico e orgânico. O melhor de tudo é que se destaca uma parede na qual não há aberturas - nem porta nem janela. Às vezes, há uma parede colocada sob a cabeceira da cama. Além disso, com um movimento tão simples, você pode dividir o espaço.
Para saber como combinar o papel de parede para uma sala pequena, veja o próximo vídeo.
Tipos e materiais
Hoje, a variedade de papéis de parede permite que você escolha a melhor opção para qualquer ambiente. À venda, existem opções de orçamento e pinturas mais caras.
Vamos considerar que tipos desses materiais de acabamento existem.
Acrílico
A camada externa desses produtos é de espuma de vinil. Eles não podem ser chamados de duráveis e resistentes ao desgaste, porque sua camada externa é muito fina. Papéis de parede acrílicos são respirável.
De papel
Orçamento e opções generalizadas. Na venda, você pode encontrar papéis de parede de papel feitos em 1 ou 2 camadas. Normalmente são vendidas telas simples com uma superfície lisa, mas você também pode procurar opções em relevo.
Esses materiais de acabamento são respiráveis e ecológicos, mas não são duráveis. Eles podem ser facilmente danificados, rasgados. Os raios do sol afetam mal esse acabamento, bem como as baixas temperaturas.
Não tecido
A base desses produtos é não tecida, que é um material de alta densidade. Papel de parede é conhecido por sua estrutura densa, respirabilidade. Eles não têm medo de umidade, sua colagem é extremamente simples. Após a aplicação nas paredes, os tecidos não tecidos não se assentam. Eles podem esconder muitas das deficiências disponíveis nas bases da parede.
Têxtil
A camada externa desses produtos é feita de materiais de origem natural. É baseado em papel ou não tecido. O papel de parede têxtil é à prova de fogo, não é eletrificado, não tem medo da exposição à luz solar irritante. Os materiais têm propriedades adicionais de isolamento acústico.
Os tecidos absorvem bem todos os odores, o que é sua séria desvantagem. Colá-los não é tão fácil - é aconselhável contratar artesãos experientes para isso.
Vinil
Eles contêm vinil espumado e, na base, há papel não tecido ou comum. A superfície do papel de parede de vinil é diferente: lisa, com relevo, feita na forma de serigrafia. Esses materiais resistentes à umidade, com o tempo, não perdem a saturação das cores, escondem perfeitamente solavancos nas paredes.
Papéis de parede desse tipo não são respiráveis - essa é a principal desvantagem.
Natural
A base de tais pinturas é de papel ou não tecido. Esses produtos retêm perfeitamente o calor da sala e são protegidos contra acúmulos de poeira. Mas eles têm medo da umidade, raios ultravioleta. Eles são difíceis de colar.
Cullet
Materiais especiais de acabamento feitos de fibra de vidro. Eles são difíceis de rasgar ou danificar, são resistentes ao desgaste e ambientalmente amigáveis. Os cascos não queimam, não têm medo da umidade, não absorvem odores estranhos. É verdade que a escolha dos desenhos é muito limitada.
À venda são geralmente encontrados cascos, sustentados apenas em escalas frias.
Líquido
Opções incomuns modernas. Externamente, são semelhantes às misturas de estuque, mas têm uma composição diferente: a base é celulose, vários corantes são usados para a aparência. Inicialmente, esses tipos de papel de parede são apresentados em estado seco. O pó é diluído de acordo com as instruções na embalagem.
De metal
Esses papéis de parede são caracterizados por sua aparência original. Eles são resistentes ao desgaste, não têm medo da luz solar e da umidade e também têm boas propriedades de isolamento acústico.
O papel de parede também é dividido em tipos:
- resistente à umidade
- resistente a detergentes,
- resistente a influências mecânicas externas,
- duplicado
- rápido.
Gama de cores
Ao escolher o papel de parede perfeito para um quarto pequeno, é importante aproveitar o esquema de cores. Em espaços pequenos, depende muito da tonalidade dos materiais de acabamento.
Em uma pequena sala de quadratura, é necessário papel de parede, cuja cor aumenta visualmente o espaço.
A solução ideal seria telas de tais tons:
- azul claro
- cinza claro
- arenoso
- bege
- creme
- a cor do café com leite,
- peachy
- rosa
- amarelo (não muito claro).
Vale a pena desistir de paletas escuras e saturadas demais - elas tornarão o espaço mais pesado, o restringirão e o tornarão desarmônico. Nesse ambiente, um descanso completo não funcionará.
A escolha de uma tonalidade específica das paredes depende em grande parte do lado em que as janelas são direcionadas, da intensidade da iluminação. Cores brilhantes ou padrões grandes são aceitáveis, mas em quantidades limitadas, por exemplo, para projetar uma parede de destaque.
Estilos
Para que o design da composição interior de um quarto pequeno seja harmonioso e atraente, tudo nele deve ser projetado no mesmo estilo. Somente se essa condição for atendida será possível obter a atmosfera mais confortável e acolhedora.
Considere quais telas são adequadas para vários estilos.
- Nos conjuntos clássicos, os papéis de parede sólidos e ricos ficam ótimos. Podem ser desenhos de colunas volumosas ou flores caras, a presença de partes douradas é permitida (mas não em excesso).
- Na configuraçãoestilos modernos melhor se adequam a tons monofônicos de tela lacônicos e discretos. É permitido colar papel de parede com abstração ou paisagens da cidade. São permitidas telas com padrões e linhas geométricas claras, imitação de materiais naturais.
- Estilo provençal francês perfeito para um pequeno quarto quadrado, pois envolve o uso de cores pastel delicadas. Em tais situações, telas de tons de rosa pálido, bege, menta, azul, roxo claro são organizadas, uma impressão floral é possível. Papéis de parede bonitos com a imagem de um campo de lavanda ou vista de uma vila francesa de uma janela também são adequados.
- No quarto em estilo loft, as telas com a imagem de tijolo branco ou painéis de madeira terão uma aparência orgânica. Os panos de imitação devem ser de alta qualidade e o mais realista possível, caso contrário, a situação se tornará ridícula.
- Para o estilo escandinavo, produtos lacônicos de uma paleta de luz são adequados. É permitida uma imagem realista do matagal, painéis de madeira, montanhas e pequenos padrões.
Combinação de papel de parede
O espaço de uma sala em miniatura pode ser expandido recorrendo a combinando cores e texturas contrastantes. Uma das paredes pode ser decorada com telas saturadas - essa base atrairá a atenção principal. Da mesma forma, você pode decorar a parede atrás da cabeceira da cama. Assim, será possível separar a área de dormir. Ao mesmo tempo, telas brilhantes não atrairão muita atenção dos membros da família na hora de dormir.
Usando papéis de parede combinados monocromáticos de diferentes tonalidades, será possível tornar a atmosfera mais volumosa e expressiva. Você pode criar um jogo interessante de luz e profundidade da área disponível.
Com a ajuda dos papéis de parede complementares, é possível focar em uma das paredes em uma pequena sala.
Regras básicas de seleção
Se você deseja colar papéis de parede perfeitos e bonitos em um quarto de uma pequena área, eles deverão ser selecionados com muito cuidado.
Considere as regras básicas para escolher materiais de acabamento para uma sala pequena.
- Se o quarto tem tetos baixos e você deseja aumentar visualmente a altura da sala, dê preferência ao papel de parede, no qual existem listras, flores ou padrões na direção vertical (“alongamento” do chão ao teto). Murais que mostram um gradiente (do escuro para o claro) são aceitáveis.
- Para uma cama de pequena largura É necessário selecionar papéis de parede com desenhos localizados não na vertical, mas na horizontal.
- Para uma sala pequena, você precisa comprar papéis de parede de cores claras - eles podem expandir visualmente o espaço existente.
- Se você quiser tornar a sala visualmente mais ampla e espaçosa, Murais modernos com uma imagem de uma perspectiva, por exemplo, uma estrada em retirada, também são adequados.
- Se a pequena sala não estiver equipada com janelas, então haverá uma sensação de espaço confinado nele. Para se livrar dele, você pode comprar murais de alta qualidade com uma janela aberta. Você não pode fazê-lo em um ambiente sem fontes de iluminação artificial de um estilo adequado.
- Se o quarto estiver no lado norte, para colar as paredes, é aconselhável escolher papel de parede das coleções, projetado com cores quentes. Tais materiais podem compensar a falta de luz solar natural.
Belos exemplos
Em um pequeno dormitório com uma cama aconchegante, equipada no pódio com gavetas na seção inferior, elas ficarão perfeitas papel de parede branco como a neve com uma textura suave. A parede diretamente atrás do berço deve ser acentuada e um pano fotográfico com a imagem de uma ponte de madeira recuando à distância.
Pequenos quartos harmoniosamente parecem terminar com materiais em tons de bege ou leite. Em tal ambiente, logo atrás da cama, você pode fazer uma bela parede de acentos e decorá-la com papéis de parede espetaculares com trama floral.
O quarto em miniatura ficará espaçoso e arejado se você colar papéis de parede delicados em azul-céu sem padrões contrastantes e estampas grandes. Uma cama leve, complementada por uma manta azul e almofadas decorativas em tons contrastantes, se encaixa perfeitamente nessa atmosfera.
Em um pequeno quarto com tetos pequenos, todas as paredes podem ser coladas com pinturas claras simples, e o espaço atrás da cama pode ser decorado com papel de parede com listras verticais em tons delicados. Perto da parede de destaque, é permitido colocar uma cama sólida com uma cabeceira macia encaracolada em cores brilhantes.
O vídeo a seguir mostrará como escolher o papel de parede certo.
Papel de parede elegante em uma foto e design de quarto pequeno 2019
Em 2019, os papéis de parede coloridos com superfícies brilhantes, foscas, lisas e texturizadas continuarão na moda. O uso de papel de parede de cores diferentes para zonear o espaço de um quarto é relevante.
Papel de parede com pequenas estampas florais e padrões intricados também é perfeito para um quarto elegante.
Os quartos brancos como a neve permanecem na tendência, que pode ser decorada não apenas no estilo clássico, mas, por exemplo, no estilo escandinavo ou minimalista. Para diluir a monotonia de tais interiores, dando-lhes individualidade e charme, os designers recomendam o uso de cinza e preto. Ao mesmo tempo, todas as paredes podem ser coladas com papel de parede branco, e móveis, tapetes ou tecidos agem como acentos.
O jogo de texturas é a tendência mais na moda na decoração de paredes de pequenos quartos.Esta solução de design permite criar um interior exclusivo e original. A combinação de papel de parede liso, brilhante e texturizado expande visualmente o espaço, muda de forma e oculta imperfeições.
Outra tendência da moda da temporada de 2019 é o papel de parede fotográfico. Uma variedade de imagens permite adicionar espaço à sala e agir como uma decoração moderna e moderna.
Usando todas essas dicas e truques, você pode expandir o espaço de um quarto pequeno e organizá-lo de acordo com suas idéias sobre conforto, conveniência e estética. E então, em um interior bonito e confortável, você pode relaxar da agitação do ritmo diário, obter um impulso de energia para novas conquistas.
Achamos que agora você pode escolher com sucesso os papéis de parede para o seu pequeno quarto. Se você tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários abaixo. Nossos especialistas responderão a eles.
As melhores combinações são:
- tecido leve e translúcido em tons suaves e papel de parede de papel, mais leve por alguns tons e sem padrão,
- cortinas de filamentos com pingentes únicos, não muito grandes, combinadas com papel de parede pastel com um padrão vertical e delicado, ornamentos separados na forma de botões de flores, formas geométricas,
- cortinas opacas feitas de tecido leve em cores frias e papel de parede mais escuro sem um padrão (para a cama, você pode usar a parede de destaque com uma tonalidade mais clara).
Para salas escuras, são escolhidos tons quentes, para tons muito claros e frios. Mas você não pode usar revestimentos muito escuros e saturados, ornamentos grandes, uma quantidade excessiva de detalhes decorativos, pincéis grandes para cortinas ou grampos de cabelo grandes.
Padrões e paleta de cores para um quarto pequeno
Para ampliação visual do quarto, você pode usar papel de parede de fotos com uma perspectiva ou padrão 3D. Ampliam visualmente a sala muito bem, criando um efeito incomum e atraente. Mas é muito importante considerar que nem todos os enfeites são adequados para um quarto, especialmente com falta de espaço. Além disso, os desenhos podem ser usados para papéis de parede comuns, mas neste caso uma faixa vertical fina, padrões únicos, ornamentos florais, mas em tons muito claros ou cinza, são preferíveis.
Para o quarto, murais de parede ou painéis para a parede com esses desenhos serão ótimos:
Todos os desenhos devem ter uma perspectiva, que permita expandir visualmente a sala, mas materiais semelhantes podem ser usados apenas para uma parede. É desejável que esta parede esteja localizada atrás da cabeceira da cama, mas não em frente à janela. Mas o uso de painéis deve estar em harmonia com o ambiente, por exemplo, ao escolher desenhos em 3D, os móveis ao redor devem ser concisos, para revestimentos com imagens da natureza - no estilo étnico, simples e sólido.
Para um quarto pequeno, papéis de parede em tons ensolarados são adequados, mas as cores não devem ser muito saturadas. Em vez disso, eles devem se parecer com a cor da areia embranquecida pelo sol. Um interior com esse esquema de cores pode ser decorado no estilo afro ou mediterrâneo, usando a atmosfera mais simples e concisa, apenas materiais naturais.
Para o interior de um quarto pequeno no estilo afro, são permitidas manchas escuras acentuadas, mas devem ser usadas com sabedoria. Por exemplo, para a parede ao lado da janela, você pode usar papel de parede com ornamentos florais brilhantes, por exemplo, na forma de folhas de palmeira. A parede oposta, onde a cama ficará localizada, pode ser decorada na forma de papel de parede cinza claro, laranja claro ou areia com um padrão. Podem ser imagens cíclicas de animais, murais com vista para o oásis ou árvores isoladas, deixando em perspectiva. Os móveis para essa atmosfera serão mínimos; para o piso, é melhor usar uma prancha maciça com uma textura envelhecida naturalmente.
Para salas muito iluminadas, os tons frios são ideais, mais leves que o resto da decoração, mas não são clareados. Nesse caso, as seguintes técnicas funcionarão bem para expansão:
- Contrastes para o espaço de zoneamento. Por exemplo, tons mais escuros são usados na cama; logo atrás da cabeceira da cama, você pode organizar um nicho raso com iluminação, mas sem o restante da decoração. Isso empurrará visualmente a parede, dará à sala o efeito de uma sala grande.
- Tons saturados. Esses papéis de parede são usados para salas com uma configuração incorreta, por exemplo, para estreitamento visual de uma sala alongada.
- Padrões grandes e contrastantes para quartos pequenos raramente são usados e geralmente não são recomendados. Essa técnica na forma de um desenho 3D é adequada apenas para decorar um local atrás da cabeceira da cama, mas com a condição de que a situação esteja em harmonia com esse ornamento. É melhor dar preferência a uma imagem pequena, uma faixa vertical, que visualmente aumenta o espaço.
Como expandir visualmente um quarto estreito
A decoração da sala com a configuração errada e pequena área também é uma tarefa difícil. Por esse motivo, recomenda-se escolher um design "leve" para o ambiente - um mínimo de móveis, cores claras, truques que ajudem a empurrar visualmente as paredes. Entre as técnicas mais simples para essa correção de falhas de configuração estão:
- Uso de superfícies espelhadas. Os espelhos ajudarão a "separar" facilmente uma sala estreita, proporcionando mais conforto. Para o interior, portas de armário de espelho, painéis decorativos de espelho com padrões em relevo ou jateados podem ser usados para ajudar a dar à sala uma forma visualmente quadrada. Os espelhos são melhor colocados em uma parede longa, criando profundidade.
- Para paredes, é melhor usar tonalidades muito claras e frias, os revestimentos mais leves devem ser colados na parede oposta, os mais escuros mais próximos das janelas.
- Geralmente, listras horizontais não são usadas para quartos pequenos, mas esse não é o caso de uma sala estreita. Para corrigir visualmente uma falha de configuração, você pode usar revestimentos com faixas horizontais estreitas e muito leves para uma parede longa.
- A recepção de contraste funciona muito bem para um quarto alongado. Para paredes curtas, você pode usar revestimentos leves com um padrão que não apenas acentua a atenção, mas também fornece uma extensão visual do espaço.
- Para quartos estreitos escuros e mal iluminados, você precisa usar papel de parede muito brilhante, colado na parede oposta. Isso tornará possível uniformizar a luz e tornar a sala visualmente mais confortável.
Nos apartamentos do antigo conjunto habitacional, os quartos geralmente são muito pequenos ou têm uma forma alongada, ou seja, o problema da expansão visual é bastante relevante. A tarefa também é complicada pelo fato de o quarto geralmente possuir uma área de estar ou uma pequena área de trabalho. A escolha do mobiliário deve ser considerada separadamente, para cada sala há soluções individuais, mas ao escolher um papel de parede, você pode usar estas técnicas de design:
Que papel de parede pode ser usado para um quarto pequeno
Que tipo de papel de parede é adequado para um quarto pequeno? Como já observado, uma das melhores opções é papel de parede. Eles permitem que você dê profundidade ao interior, "empurre" as paredes, torne o quarto mais atraente. Mas lembre-se de que essa sala é muito diferente das demais, ou seja, muitas histórias e sombras simplesmente não se encaixam.
Para quartos, cores claras e suaves, ornamentos florais, imagens da natureza ou ruas da cidade são adequadas. Mas o desenho deve ter um efeito calmante, por exemplo, em vez de uma paisagem da cidade muito brilhante, é melhor escolher um desenho de estilo vintage com tons suaves.
A mesma regra se aplica às espécies da natureza, os caminhos do jardim e da floresta que entram em perspectiva são mais adequados para quartos, imagens do jardim noturno em cores suaves e quentes, ornamentos em forma de botões grandes. A atmosfera harmoniosa será criada pela imagem da floresta matinal, tema marinho, bosque nebuloso. A imagem é escolhida com base nas preferências pessoais e na situação existente, que parece um único todo, não um ponto dissonante.
Nos quartos, você pode usar papel de parede do teto que adornará o teto total ou parcialmente. Mas aqui é muito importante escolher os padrões e a textura certos, por exemplo, relevos e revestimentos espessos não são recomendados. Deve-se dar preferência a revestimentos leves de papel sem padrão; para inserções acima da cama, você pode usar revestimentos que repetem o padrão do papel de parede atrás das costas.
Os seguintes tipos de revestimentos não podem ser usados:
Ao colar as paredes da sala, é recomendável observar as seguintes dicas:
O papel de parede para um quarto pequeno pode desempenhar várias funções, além de tornar a sala mais atraente, mas também corrigir as falhas na configuração da sala. Isto é especialmente verdade para salas estreitas e alongadas, onde é muito importante criar uma atmosfera de harmonia e conforto.