Varandas

Como fazer um quarto na varanda com suas próprias mãos

Windows Prof >> Informações sobre varandas >> Quarto na varanda ou na varanda: escolha da cama e design de um beliche

A maioria das pessoas usa varandas, galerias para guardar coisas, mas esse espaço pode ser adaptado em outra capacidade. A escolha e o arranjo de uma varanda para um quarto é especialmente importante para um pequeno apartamento de um quarto. Tecnologias modernas, soluções de design arrojadas transformarão um pequeno espaço na varanda em um local aconchegante para dormir e relaxar.

Destaques do planejamento de um quarto na varanda

Antes de começar a planejar um quarto na varanda, você precisa pesar todos os prós e contras dessa opção por um beliche.

  • um beliche não tira a área do apartamento,
  • a sala serve apenas como quarto, não sobrecarregada com outras funções,
  • a oportunidade de incorporar qualquer desenho ou capricho do residente,
  • muito ar fresco. É útil para um sono e relaxamento de qualidade.

  1. Verificação e documentos adicionais. Antes da reconstrução, é necessário garantir que a varanda suporte a carga adicional e garanta o plano na IPV.
  2. Uma pequena sala. A maioria das varandas, especialmente em casas antigas, é pequena. O espaço da loggia pode ser de 2 a 3 metros quadrados.
  3. Aquecimento, reparo. A varanda deve ser envidraçada e isolada para um arranjo confortável da área útil.
  4. Muita luz pode ser um problema para um bom sono.

Como equipar um quarto de uma galeria

A diferença entre a varanda e a varanda é que essa sala faz parte de um edifício residencial, não suspenso, como uma varanda. Tanto da varanda quanto da varanda, se as dimensões permitirem, você pode fazer um quarto.

Como fazer um quarto aconchegante fora da varanda? Primeiro você precisa fazer uma varanda envidraçada. Recomenda-se instalar janelas com vidros duplos ou triplos. Eles retêm perfeitamente o calor e proporcionam isolamento acústico.

É melhor encomendar molduras de madeira: faia, cereja ou amieiro. Tais materiais naturais criarão um aroma agradável e segurança ambiental. As janelas devem estar equipadas com uma função de abertura vertical para ventilação.

O esquema das vidraças da varanda.

A passagem da varanda com a sala deve ser bastante conveniente. Se necessário, você precisará derrubar parte da parede. No entanto, um corredor muito largo criará a ilusão de um quarto individual e uma galeria, mas conectar a varanda à sala também é uma opção popular para expandir o espaço.

Um passo importante para equipar uma varanda é o seu isolamento. Para paredes, espuma ou lã mineral é adequada. Polyfoam deve escolher uma alta densidade. Para aquecer a alpendre, não é necessário isolar a película, pois no inverno será ineficaz.

Para o equipamento do piso na varanda, segue-se a seguinte tecnologia:

  • derramar betonilha
  • empilhar a primeira camada fina de isolamento
  • são colocadas toras de madeira, entre as quais há material de isolamento,
  • colocar tábuas de assoalho.

Se o isolamento do piso for realizado com espuma de poliestireno extrudado, os troncos não precisam ser instalados. Este poliestireno tem uma alta densidade, para que as placas possam ser colocadas sobre ele.

O aquecimento mais eficaz na varanda é o sistema de piso radiante. Se disponível, a instalação do radiador desaparece. A temperatura do piso quente pode ser ajustada até 50 ° C, o que não é realista no caso de um radiador.

O esquema de isolamento da varanda.

Se não for possível instalar um piso quente, um piso isolado comum é equipado e um radiador é montado na parede perto da janela. O ar quente do aquecedor sobe, criando uma barreira térmica para o ar frio.

Para o quarto, não é recomendável usar dispositivos de aquecimento elétrico com uma espiral aberta: lareiras elétricas UV.

DIY decoração do quarto

Para criar uma sala completa, todos os fios de comunicação devem ser gastos na galeria: elétrica, cabo de televisão e fiação da Internet. Para a televisão, você ainda precisa cuidar da antena.

O equipamento das paredes na loggia é realizado de acordo com o seguinte esquema: parede, abertura de ar de 1-2 cm, isolamento em forma de poliestireno ou lã mineral, abertura de ar, material de acabamento. As folgas de ar oferecem uma oportunidade para economizar espaço com mais eficiência.

Para o quarto, revestimentos de plástico ou ladrilhos são indesejáveis.

As paredes da varanda são melhores para terminar com materiais de madeira ou cortiça. Se houver um desejo de colocar papel de parede nas paredes, primeiro você precisará consertar o drywall e depois o papel de parede.

Uma boa decisão de projeto será o equipamento de guarda-roupas embutidos, cuja base serão as paredes da varanda. Antes de começar a decorar as paredes, você deve recuar 50 cm. Essa distância fornecerá a profundidade do gabinete. Mas você pode equipar o gabinete em cima do material de revestimento.

Roupeiros embutidos na varanda podem ser usados ​​para colocar roupas casuais ou sazonais.

Como estrutura do gabinete, barras verticais são instaladas em toda a altura da parede. Outros laços horizontais são presos à parede, o que servirá de suporte para as prateleiras. Os racks e acopladores são fixados na parede com parafusos.

No lado oposto do gabinete, os racks verticais são instalados a uma distância de 50 cm. No piso e no teto, as vigas horizontais são expostas, nas quais a estrutura vertical do gabinete será montada.

Esse design pode ser dividido em duas zonas: um local para prateleiras e uma zona com uma barra para roupas. As portas podem ser abertas e giratórias. O material das portas do armário é o mesmo que para a decoração da parede. Se isso não for possível, pelo menos a decoração externa das portas deve ser feita de acordo com o esquema de cores do quarto. Um guarda-roupa embutido se encaixa perfeitamente no interior geral do quarto.

No corredor, você pode colocar uma porta de abrir dentro da sala. Uma porta de tela em forma de acordeão seria a melhor opção para uma galeria. Ela não toma um lugar e cria uma aparência moderna do interior. A moldura da porta é instalada após o acabamento das paredes.

Criando um interior de quarto

Como fazer um quarto a partir de uma varanda já está claro, agora você pode começar a criar um interior elegante. Elementos importantes no design da sala são:

  • layout do quarto
  • gama de cores
  • iluminação
  • disposição de móveis
  • decoração.

O assunto principal do quarto é, obviamente, a cama. Ela deveria ser a cabeça do muro. Um dossel pode ser pendurado sobre a cama: uma estrutura volumosa em uma base com um dossel de tecido transparente. Parece muito confortável.

Para indicar que um lugar para dormir é especialmente cativante, uma certa elevação é feita no lugar da cama, às vezes com degraus. Para isso, a cama em si não é necessária. Um colchão grande é colocado nessa elevação.

A largura da cama deve ser a largura da varanda.

A instalação de um dossel e o arranjo da elevação são possíveis quando há espaço suficiente na nova sala.

Se as dimensões da loggia forem pequenas, não tente mobiliar a sala com móveis volumosos. Uma opção conveniente seria a instalação de móveis transformadores: uma mesa dobrável e um sofá-cama. Isso liberará significativamente espaço no quarto e esses itens serão usados ​​ocasionalmente. Mas se a varanda for grande e os móveis forem pequenos, isso também parecerá desarmônico.

Para expandir visualmente o espaço da varanda, você pode instalar um espelho grande em uma das paredes. Mas se for para o quarto, de acordo com as leis do Feng Shui, é melhor recusar espelhos.

Se a varanda estiver localizada no leste, os proprietários terão a sorte de acordar com o primeiro sol. Se a varanda estiver no lado oeste, esse quarto ficará escuro pela manhã.

Como iluminação, você pode pendurar uma lâmpada grande no centro da sala e, se desejar, pequenos holofotes de acordo com o design do quarto.

A luz deve ser abafada e suave. Sua criação pode contribuir para uma sombra fosca.

A janela será decorada com uma cortina pesada que atinge o peitoril da janela. O tule deve ser de densidade média. Deve espalhar bem a luz do sol, mas ao mesmo tempo proteger o espaço de um brilho muito brilhante.

A colcha feita do mesmo material que o tule parece muito elegante.

O esquema de cores do quarto

De grande importância é a textura da cor do quarto. Usando cores, você pode criar um clima, aumentar ou diminuir visualmente a sala.

Fazer um quarto nas cores azul e azul é indesejável. Esse esquema de cores simboliza o frio e também interfere no desenvolvimento humano.

Esmeralda e todos os tons de verde estão associados à natureza na primavera. Eles contribuem para o relaxamento do homem. No entanto, isso não significa que o quarto deva ser feito exclusivamente em tons de verde: é necessário combiná-lo com tons quentes.

É muito bonito quando tons claros e claros são combinados. A cor laranja brilhante será muito agressiva para o quarto, mas a combinação com a cor azul-cinza o suavizará um pouco. A cor vermelha pálida vai animar o quarto, no entanto, ele age tranquilamente.

Tons de vermelho não são adequados para o quarto, a exceção é o uso local. Quarto completamente vermelho afeta negativamente o fundo psicoemocional de uma pessoa. Mas se houver impregnações separadas de escarlate em cortinas ou em uma cama, então, pelo contrário, cobrará com vigor o dia inteiro.

A cor bordô combinada com um tom dourado ou esmeralda dará ao quarto um toque brilhante.

Uma opção elegante no interior é uma combinação de branco com preto. Esta tendência está em demanda entre as pessoas que amam o minimalismo.

Uma opção ideal para um quarto é um interior feito em tons pastel. Esse design sempre parece novo e relevante. Todos os tons de branco são adequados para isso: a cor do leite assado, creme, cinza pálido, rosa pálido.

No entanto, também é importante não exagerar: as paredes brancas podem se assemelhar a uma enfermaria de hospital. É importante manter o esquema de cores e ajustar-se a cores brilhantes com notas brilhantes de cores quentes.

As paredes monocromáticas criam uma sensação de leveza e ficam ótimas em combinação com tecidos multicoloridos brilhantes. Mas em nenhum caso você pode combinar papéis de parede multicoloridos com itens interiores luminosos. Paredes e camas decoradas com um padrão único parecem vantajosas.

O teto deve ser mais pálido que as paredes. Os tetos falsos e esticados ficam muito bonitos na varanda.

Devido ao fato de a loggia geralmente estar localizada longe da porta e de outras salas, equipando o quarto, haverá uma excelente opção para descansar e dormir.

Prossiga para reparar na varanda

Se a decisão a favor de um beliche na varanda for tomada, você poderá começar o trabalho de reparo, haverá muitos deles. O primeiro a reforçar a varanda para que a estrutura possa suportar a carga. Reforçar estruturas reforçadas e laje de varanda, se necessário.

Em seguida, você precisa pensar em aquecer a varanda. Nesse caso, é necessário levar em consideração uma temperatura confortável, pois esse é um indicador individual. Alguém está confortável dormindo a 14 graus sob um edredom, e alguém congela aos 25. A densidade do isolamento, o uso de outros materiais de isolamento depende disso. É necessário isolar não apenas as paredes, mas também o teto, o piso da futura sala.

É aconselhável esmaltar o quarto na varanda, mesmo que seja apenas uma versão de verão de um beliche. Vale a pena escolher janelas com vidros duplos de alta qualidade com alto grau de isolamento de ruído, para que o resto da noite seja completo. Para isso, janelas com três ou mais câmeras são perfeitas.

A escolha da zona onde o leito será localizado, sua configuração também são importantes. Alguns tipos de berços exigirão reparos adicionais. Uma cama tão especial na varanda pode ser uma cama de pódio, adequada para varandas de layout fora do padrão, sem ângulos retos.

Cama de solteiro ou de casal completa

Permite identificar claramente a área para dormir. Não é diferente do quarto em qualquer outro cômodo do apartamento.

As desvantagens são: largura pequena, a incapacidade de colocar mesas de cabeceira, você pode se aproximar da cama apenas aos pés.

Esta opção não apenas permite a quantidade máxima de espaço útil, mas também resolve o problema com ângulos não padrão, formas ovais ou redondas da varanda.

Espreguiçadeira, cadeira ou sofá com função de dormir

Esta solução permite equipar um berço com mobília padrão; ele não precisa ser fabricado sob encomenda. Você pode usar cadeiras, sofás que já estão na sala. Isso economiza muito o orçamento da família.

Em um dos artigos, examinamos em detalhes como fazer um sofá na varanda com suas próprias mãos.

Esses móveis também podem ser reorganizados, removidos a qualquer momento, sem alterar fundamentalmente o design e o conceito geral da sala.

Sobre o que são poltronas, recomendamos que você leia o artigo: "Poltrona para a varanda"

Funcionalidade na varanda

Você não deve se limitar a apenas um quarto. Se o tamanho da varanda permitir, vale a pena procurar um local para guardar coisas, uma pequena mesa para equipamentos ou café da manhã. Móveis adicionais não apenas permitem que você durma na varanda, mas também desempenham as funções de uma sala cheia.

Para um telefone móvel, uma xícara é suficiente para um peitoril da janela. Para conseguir um lugar para um jantar completo ou colocar um laptop, você precisa usar uma mesa cheia. Para organizá-lo organicamente em uma pequena sala na varanda, vale a pena considerar as opções de dobrar ou deslizar.

O armazenamento das coisas necessárias exigirá um pouco mais de engenhosidade, esforços na organização do espaço. Uma das opções pode ser um pódio sob um beliche. Toda a área da cama pode ser dividida em zonas separadas, com acesso geral ou individual.

Além disso, as caixas de armazenamento podem ser retráteis. Isso simplificará o acesso às coisas, mas ocupará espaço adicional. Leia mais no artigo: "Caixa na varanda"

Se houver espaço adicional, um pequeno armário pode ser arrumado na zona não utilizada da varanda.

As galerias têm paredes laterais cegas, o que permite que você use esse espaço sob pequenos armários, prateleiras, utensílios ou vasos de parede. Todas essas estruturas devem ser fixadas com segurança e com a expectativa de que elas não caiam diretamente na cabeça daqueles que dormem na cama.

Lugar de dormir na varanda e conforto

O espaço para dormir na varanda também deve ser confortável. Para isso, vale a pena considerar vários pontos.

Muita luz natural é muito boa, mas às vezes interfere com um bom descanso, principalmente no verão, quando as noites são especialmente curtas. Este problema pode ser resolvido com a ajuda de cortinas densas, persianas. Como o espaço é limitado, as janelas devem ser projetadas usando cortinas individuais em cada unidade de vidro.

Existem persianas, cortinas romanas com uma densidade de material blackout - esses sistemas não ocupam muito espaço, mas protegem bem da luz solar. O design do padrão ou textura é tão diverso quanto nas cortinas de tecido tradicionais. Mais informações no artigo: “Do que fechar as janelas na varanda do sol”.

Cortinas tradicionais com cornija, você deve dar sua preferência a um comprimento curto, ao peitoril da janela. Ou prenda o tule na parte superior e inferior da janela.

Outra solução para o Windows é um vidro colorido com película. Essa tecnologia não apenas protege contra a radiação ultravioleta, mas também ajuda a economizar calor. O filme sobre toda a área da janela permitirá transformar a sala. A tonificação é de diferentes cores, texturas, com vários padrões, imitação de vitrais. Complemente o design minimalista no interior.

Você pode adicionar conforto a um pequeno espaço da varanda com a ajuda de travesseiros, superfícies macias para paredes ao redor do perímetro de um beliche ou na maior parte do quarto. Isso protegerá contra contusões acidentais e frias durante o sono.

Para maior conforto em um pequeno espaço da varanda, vale a pena abandonar cantos afiados. Linhas suaves de todos os modelos ajudarão a evitar ferimentos acidentais.

Varanda aberta: instalações não residenciais ou sala completa

Se você organizar uma área de dormir em uma varanda não envidraçada, vale a pena considerar uma série de desvantagens:

  • precipitação. A chuva com um vento forte pode estragar um sonho ao ar livre,
  • temperatura ambiente
  • insetos. Você pode se proteger de insetos usando pomadas, sprays, redes mosquiteiras.

Será possível passar a noite na varanda apenas em clima quente; os móveis devem ser escolhidos de forma autônoma, para que, com o advento do tempo frio, possa ser facilmente transferido para o apartamento. A solução mais simples é um colchão monolítico, é fácil reorganizá-lo e dormir nele é tão confortável quanto em uma cama comum. Ele cuida apenas do substrato sob o colchão, sem necessidade de móveis adicionais.

Economizando recursos devido à mão de obra própria

Contratar um designer, uma equipe de trabalhadores para equipar um quarto na varanda é a solução mais simples, mas também cara. Você pode fazer algum trabalho sozinho.

Se você possui as habilidades necessárias, deseja, tudo é possível. Para fazer isso, vale a pena elaborar um plano de ação claro, fazer as medidas necessárias, perceber que é realista fazê-lo você mesmo e que tipo de trabalho ainda vale a pena deixar para os profissionais.

Você pode aquecer a varanda de maneira independente, embainhar com um forro, colar papel de parede e pintar as paredes. Você também pode instalar prateleiras, armários e até construir um pódio para uma cama.

O trabalho de capital deve ser deixado para os construtores, com experiência, ferramentas, equipamentos. Este é o reforço da moldura e da laje da varanda, a instalação de janelas com vidros duplos, o isolamento externo.

Um beliche na varanda permite que você use o espaço com o máximo benefício. Nesse quarto, você pode receber convidados, viva a si mesmo. Complementará a sala principal, aliviará a carga de roupas de todo o apartamento.

Vantagens e desvantagens

Esta solução de design tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens incluem o fato de que essa sala resolverá imediatamente seu principal problema - falta de espaço. Se sua família está se expandindo ou seus filhos estão crescendo, será definitivamente útil equipar uma varanda para um quarto de dormir adicional.

Essa opção também é boa para quem precisa de um quarto por um curto período de tempo - para deixar parentes ou amigos viverem, por exemplo. Uma sala assim pode ser facilmente convertida em uma sala de estar ou local de descanso. Outra vantagem dessa reforma - o quarto na varanda, independentemente do design, parecerá original e incomum.

Além disso, as varandas costumam ter grandes janelas e muita luz, o que significa que, mesmo com clima sombrio, todos os raios de sol vão para o habitante dessa pequena sala.

O quarto na varanda também agradará os fãs do minimalismo. Em um espaço pequeno, você pode instalar apenas tudo o que precisa, o que significa que você pode fazer sem todos os detalhes extras. E a ordem em uma sala tão pequena é muito mais fácil.

Mas o quarto compacto da varanda tem suas desvantagens. Antes de tudo, não devemos esquecer que uma varanda é, em regra, um território separado do apartamento. Como não há iluminação ou aquecimento central, a instalação de todas essas coisas vitais terá que ser cuidada durante a reforma, fazendo tudo do zero.

Além disso, para isso, você precisará de permissões especiais que talvez não lhe sejam concedidas. E tempo terá que ser gasto nisso. Outro ponto negativo - mesmo que sua varanda seja envidraçada, ainda assim não haverá um nível suficiente de isolamento acústico. Portanto, para um sono normal, ele precisará ser isolado.

É óbvio que um espaço pequeno não é uma vantagem para todos. Muitos estão apenas chateados que o novo quarto é tão pequeno. Em alguns casos, é possível colocar apenas uma cama e várias prateleiras suspensas lá.

Há também um fator psicológico - algumas pessoas se sentem desconfortáveis ​​nessas condições.

Preparação do projeto

Se, depois de ponderar os prós e os contras, você ainda decidiu criar um quarto da sua varanda, você deve se familiarizar com todas as nuances desse procedimento com antecedência.

O processo mais difícil é obter todas as permissões necessárias. Para colocar o quarto em um espaço não residencial, você deve entrar em contato com a IPV local. Você precisa fazer isso já com a preparação do projeto, onde todos os procedimentos que você planeja fazer serão prescritos.

Lembre-se de que, de acordo com todas as regras, equipar um quarto em uma varanda só é permitido se suas dimensões excederem dois metros de comprimento.

A varanda em que você planeja fazer um quarto certamente deve ser envidraçada. Para vidros, é melhor usar vidros duplos. Isso permitirá que você não congele, mesmo no inverno, especialmente se você isolar adicionalmente a sala. Para economizar espaço, as janelas devem ser deslizantes ou com portas que se abrem para fora. Paredes laterais devem ficar em branco.

As características do isolamento dependem completamente do tipo de varanda que você possui. Você precisa isolar não apenas as paredes e janelas, mas também o piso com o teto. Até o momento, há uma enorme quantidade de materiais para aquecer a sala. Os mais comuns são os diferentes tipos de isolamento de poliestireno, lã mineral e papel alumínio.

Como geralmente não há aquecimento padrão na varanda, você também terá que cuidar da instalação dos aparelhos de aquecimento separadamente. Para aquecimento, vale a pena usar um convector ou radiador. Mas lembre-se de que eles devem ser o mais seguros possível. É proibido o uso de uma lareira elétrica na sua varanda!

Uma vantagem adicional no quarto será um piso isolado. Geralmente é instalado sob um bloco. Para uma varanda, essa combinação é considerada a melhor. Uma opção mais simples é um piso de filme infravermelho. É bem possível colocá-lo sob o laminado.

Como conseguir uma cama

Ao planejar um quarto, é importante não apenas equipá-lo da maneira certa, mas também estilizá-lo com estilo. Existem varandas com acesso à sala, quarto. O estilo do novo quarto também depende de qual quarto é o próximo.

É desejável que a sala tenha sido feita no mesmo estilo, com um espaço na varanda. Então o interior será mais orgânico e atraente.

O design do quarto na varanda começa com a definição de uma idéia geral que definirá o tom para todo o interior. Para expandir visualmente o espaço, é melhor usar cores claras para paredes, pisos e tetos. Essa sala, e mesmo em combinação com janelas grandes, tornará sua sala mais espaçosa e bonita.

Para que o sol persistente não acorde de manhã e à noite os faróis e as lâmpadas da rua não interfiram no sono, vale a pena escolher persianas ou cortinas. A escolha de cortinas ou persianas depende do estilo do seu quarto. Assim, no interior, no estilo moderno ou em loft, as cortinas lacônicas se encaixam melhor. E em um quarto pequeno no estilo Provence, as cortinas de luz com padrões florais ou florais ficarão bem.

Em geral, cortinas, como paredes, também devem ser leves - essa é uma ótima maneira de expandir seu espaço e adicionar leveza ao interior.

O próximo estágio, não menos importante, é a escolha dos móveis. Como você tem pouco espaço, todos os detalhes do interior devem ser não apenas elegantes, mas também funcionais. Nenhuma mesa ou armário extra pode caber em uma pequena varanda.

O elemento mais importante de qualquer espaço para dormir é a cama. Você pode configurar uma cama de solteiro, um sofá-cama ou até um otomano para economizar espaço. Se desejar, você pode até fazer uma cama sob encomenda. Nesse caso, ele se ajustará definitivamente ao tamanho da sua varanda. Se você tiver uma largura suficiente, tente instalar uma cama de casal lá. Basta estar preparado para o fato de que ele ocupará quase todo o espaço.

Você também pode simplesmente colocar um colchão de molas regular no chão ou em uma moldura de madeira especial. Em uma sala no estilo Art Nouveau, essa solução parecerá elegante e moderna.

Armários clássicos e mesas de cabeceira em um espaço tão pequeno dificilmente cabem. Portanto, é melhor escolher prateleiras com dobradiças e armários de canto. Eles não ocupam muito espaço e podem ser colocados na parede diretamente acima da cama.

A etapa final no design das novas instalações será a decoração. Decore a cama com uma linda manta e decore as prateleiras com seus livros favoritos, molduras, pinturas, flores em vasos e outros detalhes. Além disso, o piso pode ser isolado com um tapete colorido, que não só decora o seu quarto, mas também o torna mais confortável. São todas essas pequenas coisas individuais que tornam o lar verdadeiramente “nosso” e, portanto, vale a pena usá-los mesmo em um espaço tão pequeno.

Como você pode ver, em um apartamento moderno, você pode criar uma nova sala literalmente do nada. A remodelação de uma varanda não utilizada anteriormente, seu isolamento e pequenos reparos cosméticos permitirão que você crie um espaço de sono confortável para uma criança ou adulto. Use sabiamente todos os metros quadrados de sua casa, mostre imaginação e seus amigos irão admirar seu espaço confortável.

Prós e contras do quarto na varanda

Antes de iniciar os reparos na varanda e organizar uma vaga nela, vale a pena considerar todos os prós e contras dessa idéia.

É importante prestar atenção ao escopo previsto do trabalho, pois nem todas as varandas atendem aos requisitos de segurança, além de vidros e isolamento.

Vantagens do quarto na varanda:

  • expansão significativa do espaço útil e útil do apartamento,
  • a capacidade de criar um interior único em quase qualquer estilo,
  • pequena área para limpeza,
  • bom clima interno, com a condição de que a vidraça e o isolamento sejam realizados corretamente,
  • Se você tiver uma bela vista das janelas da varanda (para o parque, a paisagem urbana etc.), será confortável dormir aqui e acordar com prazer.

Essa idéia tem suas desvantagens. Eles se referem principalmente ao processo de criação de um quarto em uma varanda ou loggia:

  • uma grande quantidade de trabalho para as instalações do antigo conjunto habitacional,
  • a necessidade de aprovação formal da remodelação,
  • a necessidade de uma seleção cuidadosa de móveis, materiais de decoração, decoração de acordo com as regras de segurança contra incêndio e carga máxima no teto da varanda,
  • resolver problemas de iluminação e aquecimento na área de dormir,
  • incapacidade de instalar uma cama espaçosa em um espaço estreito.

O menos importante - o beliche será bastante compacto, projetado para uma pessoa, uma criança ou um casal que está acostumado a dormir em um abraço.

Para os amantes de camas amplas e poses de dormir com um asterisco, é melhor abandonar a ideia de mudar permanentemente para uma varanda ou varanda. Mas, como uma área de lounge nesses casos, a varanda é ideal.

Como escolher um design

O segundo estágio mais difícil, depois de preparar a varanda para o equipamento da sala, é a escolha de soluções de design. Na maioria das vezes, o problema é o espaço limitado, por causa do qual a fantasia não tem onde vagar, e todos os exemplos de interiores parecem chatos e desinteressantes.

Quarto estilo escandinavo na varanda

Para escolher o projeto de design de quarto certo na varanda, preste atenção a:

  1. Modelo de cama. A opção mais ergonômica nesse caso é encomendá-lo ao fabricante de acordo com seus próprios padrões, adicionando gavetas inferiores, prateleiras acima da parte traseira, apoios de braços com inserções em vez de mesas de cabeceira, etc.
  2. Se você precisar organizar um local para guardar pequenas coisas, vale a pena fornecer um rack ou um guarda-roupa embutido na parede oposta à cama. Outra opção é um peitoril da janela, no qual você pode organizar prateleiras ou gavetas embutidas, colocar caixões etc.
  3. Vale a pena escolher os modelos de móveis que parecerem o mais leve possível - nas pernas, embutidos, com curvas angulares etc., isso ajudará a não carregar um espaço visualmente pequeno,
  4. Mais adequado para o quarto na varanda estilos minimalistas. Mas isso não significa que você precise abandonar seu pop art ou chique favorito - os elementos decorativos ajudarão a criar a atmosfera certa,
  5. Desde a iluminação máxima na varanda, vale a pena considerar o esquema de cores e revestimentos. A opção mais segura é pastel e sem som, mas cores clarasbem como materiais foscos.

Para o quarto na varanda, estilos de interiores como o escandinavo prático e o minimalismo, a biônica moderna e original, o grunge desleixado (ou mesmo o industrial e o loft), o construtivismo com sua combinação de vidro e metal, além de vários elementos de design "naturais" e étnicos.

A regra básica é escolher um desenho de acordo com os princípios, tradições e hábitos de sua vida. O quarto deve se tornar o lugar mais confortável e aconchegante da casa; portanto, você não deve seguir todas as tendências de design moderno se não gostar delas.

Quarto principal com varanda

A opção mais prática e racional, mas ao mesmo tempo mais difícil de projetar, é combinar uma varanda com uma sala de estar e fazer uma vaga nela.

Existem muitas vantagens em tais acomodações, mas o principal é a capacidade de instalar uma cama um pouco maior. Isso pode ser feito de várias maneiras:

  1. Instale uma cama ao longo de todo o comprimento da varandae use o limite como uma transição da área do quarto para o resto da sala,
  2. Construir um pódio na área entre a varanda e o quarto onde colocar uma cama de casal - suas costas serão levadas para a varanda e o restante - para o quarto. O espaço restante na varanda pode ser usado para organizar um camarim ou mesa,
  3. Um sofá dobrável ajudará a economizar espaço durante o dia. Se você colocá-lo na varanda e colocá-lo no quarto à noite, pode matar dois coelhos com uma cajadada - sono confortável em uma cama de casal e ergonomia.

Além disso, a demolição do bloco da varanda (total ou parcial) ajudará a tornar a sala adjacente mais leve e espaçosa. Mesmo que você deixe um peitoril da janela ou um arco, eles podem ser usados ​​com bom uso - para colocar prateleiras, zoneamento etc.

Idéias para interiores de quartos na varanda

Para realizar o sonho de um quarto compacto e confortável na varanda ou na varanda, você pode procurar idéias de interiores prontos. As melhores soluções podem ser aplicadas com segurança em casa.

Uma varanda totalmente isolada e fechada pode se tornar um berçário separado. Esta foto mostra claramente como organizar o espaço em uma sala estreita para colocar uma cama e um guarda-roupa:

A ausência de uma unidade de varanda na foto abaixo torna o espaço de um quarto pequeno mais livre, perfeito para quem sofre de claustrofobia ou se sente desconfortável em uma altura alta da varanda. Os restos do parapeito da janela são usados ​​para colocar a bateria de aquecimento e assentos adicionais:

Uma cama em um pódio com degraus embutidos é uma excelente solução para organizar um berço e armazenar coisas ao mesmo tempo:

A opção mais fácil é organizar uma vaga no piso da varanda. Ao mesmo tempo, é importante verificar a qualidade do isolamento térmico da sala e, melhor ainda, escolher a opção de piso quente:

Um sofá dobrável é uma opção ideal para a colocação confortável de um beliche em galerias e varandas anexadas:

Depois de mostrar um pouco de imaginação, considerando cuidadosamente o arranjo dos móveis e suas características de design, além de cuidar do isolamento de alta qualidade da varanda ou da varanda, você pode organizar um canto isolado verdadeiramente aconchegante para o quarto, mesmo em um apartamento pequeno!

Todos os prós e contras

Criar um beliche na varanda tem várias vantagens. Estes podem ser atribuídos com segurança a:

  • A capacidade de usar racionalmente o espaço não residencial em apartamentos pequenos.
  • Uma ampla seleção de opções de zoneamento.
  • A possibilidade de organizar um bom isolamento acústico, o que permite proteger o quarto na varanda contra ruídos nos demais quartos do apartamento.
  • Simplicidade relativa no arranjo.

As vantagens desta solução incluem a capacidade de criar um local para dormir para a criança, que pode ser facilmente refeito à medida que envelhece. Um uso semelhante de uma varanda ou loggia será especialmente benéfico para famílias com crianças pequenas que moram em um estúdio.



Note-se que a organização de um quarto em uma varanda ou loggia também tem suas desvantagens. Estes incluem:

  • A necessidade de obter permissão para reconstrução (se você planeja combinar a varanda com uma sala de estar).
  • A dificuldade na escolha de móveis e tecidos para uma sala dessas.
  • Tempo e dinheiro adicionais gastos em impermeabilização e aquecimento da sala.

Note-se que nem em todas as casas você pode obter permissão para converter a varanda em um quarto. Esse projeto pode ser proibido devido ao suporte de perfis de janelas, um sistema de aquecimento específico ou outras nuances. Para evitar esses problemas, entre em contato com a BTI com antecedência, descubra se a implementação de um projeto desse tipo é aceitável em sua casa e somente depois disso prossiga para o seu desenvolvimento.

Pódio na cama ou varanda

Uma cama comum ou sofá-cama pode ser muito pesada para a loggia. É melhor substituí-lo por um pódio com moldura de luz. Eles fazem assim:

  1. Faça um desenho da cama do pódio. Calcule a quantidade necessária de materiais para criar esse design.
  2. Monte uma estrutura de perfis de alumínio. Fixe-o com parafusos.
  3. Os parafusos autorroscantes formam um baralho de aglomerado ou fibra de gesso na parte superior da estrutura. Para que ele possa suportar o peso de um adulto, ele é feito em duas camadas.
  4. O acabamento é colocado em cima do piso. Normalmente são utilizados painéis de madeira finos.
  5. O pódio acabado é instalado na varanda, fixado nesta plataforma, se necessário, montado sob o fundo de caixas de madeira ou compensado para roupas íntimas e itens pessoais. Um colchão é colocado no pódio. A cama na varanda está pronta.


Se você planeja instalar estruturas mais pesadas, por exemplo, um sofá dobrável, consulte um engenheiro sobre esse assunto. Se ele não se importa - fique à vontade para obter uma amostra que se adapte ao seu tamanho.

Combinando espaço na sala e varanda

Se você já possui um quarto com varanda em casa e deseja realizar o zoneamento, pode fazê-lo com a ajuda da remodelação. Você precisará desmontar uma parte da estrutura da janela, isolar a sala, mover o berço para a varanda, instalar uma partição adicional no meio da sala (como tal, você pode usar prateleiras, parede de móveis, cortinas) e refazer o espaço restante para uma área de descanso ou de trabalho. Nesse caso, o quarto da varanda pode ser decorado em várias cores ou estilos. Tudo depende do projeto geral de design da sala

Lembre-se de que essa ideia de design não pode ser usada se a sua varanda não tiver sido envidraçada. Caso contrário, você corre o risco de transformar seu quarto em instalações não residenciais.



Quarto de verão para uma varanda aberta

Se você não puder esmaltar a varanda, poderá equipá-la com uma vaga de verão. Para fazer isso, você precisará fazer o seguinte:

  1. Instale um design dobrável leve como cama na varanda. Você pode usar paletes comuns para esse fim, sobre as quais pode colocar um colchão.
  2. Cuide de palanquins protetores que o protegerão de insetos. Para criá-los, é necessário usar tecidos duráveis ​​resistentes à umidade e desbotamento.
  3. Para garantir conforto, é necessário o uso de vários tecidos - travesseiros, tapetes, colchas. Eles também devem ser feitos de materiais resistentes ao desbotamento.



Escolha elementos decorativos adicionais como desejar.

Para que você possa remover rapidamente toda a decoração da área aberta, se necessário (em caso de partida ou mau tempo), é recomendável instalar gavetas especiais no quarto ou na varanda. Neles você pode guardar coisas no inverno. Se isso não for possível, será possível cobrir o local de dormir com lona ou polietileno denso. Nesse caso, todos os produtos têxteis no inverno precisarão ser armazenados no apartamento, caso contrário, eles se deteriorarão.

Requisitos básicos de organização

Antes de começar a trabalhar na reconstrução de uma sala com varanda e na organização de um berço, você precisará criar um projeto apropriado, coletar documentação e entrar em contato com a BTI. Lá você precisa aprovar o projeto. Caso contrário, você será obrigado a pagar uma multa pela renovação não autorizada e retornar tudo ao seu estado original.



Um projeto preparado para certificação em IPV deve ser elaborado levando em consideração vários requisitos:

  • Você pode equipar o quarto apenas na varanda ou na varanda, cujo comprimento é de 2 ou mais metros. Converta áreas menores que não serão permitidas.
  • Antes de combinar as salas, você precisará descobrir se a estrutura da janela está apoiando. Nesse caso, você não poderá limpá-lo. O mesmo se aplica aos aparelhos de aquecimento - em alguns casos, a IPV pode apenas permitir a desmontagem da unidade da janela, e você deverá deixar as baterias no mesmo local.
  • Ao reformar uma sala, é necessário organizar um dispositivo de aquecimento adicional. Você também não poderá usar um aquecedor convencional.

Você também precisa se lembrar de que só deve emitir documentos para reconstrução se quiser equipar uma vaga completa na galeria. Se estivermos falando sobre a opção de verão, que não prevê a conexão da sala e da varanda, você não precisará de permissões.