Para uma estadia confortável em casa, o espaço é dividido por divisórias interiores. A instalação de portas nas aberturas permite obter privacidade. No entanto, nem sempre é possível criar uma combinação harmoniosa de decoração com piso. Ou o valor desse momento é simplesmente ignorado. Para excluir esse incidente com antecedência, é necessário abordar com competência a questão da seleção de produtos. Como a cor das portas e do piso no interior deve ser um conjunto único. Portanto, consideramos ainda as recomendações de especialistas.
Os princípios de escolha do esquema de cores do piso
A escolha do piso depende da percepção da decoração dos quartos. A base é responsável pela maior parte da carga no conjunto de móveis. Para enfatizar o estilo da sala, eles escolhem a textura do material para o piso, que combinará harmoniosamente com o resto do interior. É importante considerar o objetivo funcional dos quartos. Se uma textura de madeira aconchegante (laminada ou em parquet) parecer boa no quarto, é recomendável colocar uma cobertura de azulejo ou porcelana na cozinha.
A paleta de tons é frequentemente representada por duas opções: tons claros e escuros. Apesar do apelo estético e arejamento dos pisos claros, os escuros são considerados mais preferíveis. Isto é devido às suas propriedades práticas. Eles escondem a presença de manchas ou poeira sujas. Uma sombra clara demonstrará instantaneamente qualquer defeito para os proprietários da casa. Como a instalação do piso pertence aos trabalhos de reparo básico, a escolha do material de revestimento será decisiva para a aquisição futura de móveis. A combinação desses elementos deve causar uma sensação de harmonia, e não um contraste nítido.
Combinação de elementos de piso, portas e móveis
A combinação dos componentes indicados no cabeçalho permite criar um design exclusivo. No entanto, sob a condição de uma escolha malsucedida, o estilo do interior pode sofrer muito. A atmosfera parecerá entediante ou sobrecarregada de detalhes. O diabo está escondido nas pequenas coisas. Portanto, o planejamento da decoração e compra desses componentes não deve ser feito separadamente.
Uma solução popular é instalar a folha da porta no tom do esquema de cores do revestimento do piso. E só então um dueto harmonioso é complementado por composições de móveis. É importante criar uma atmosfera "animada". Sature a sala com toques de designer.
O acabamento discreto das paredes e do piso deve ser combinado com itens brilhantes no fone de ouvido. Como os materiais simples parecem desagradáveis no total.
Para que a percepção psicológica seja normal, a neutralidade da cor deve ser evitada. É melhor tentar criar uma atmosfera elegante na casa, combinando salas com design diferente. É necessário focar no objetivo funcional dos quartos.
Faça acentos com acessórios decorativos. Caso contrário, a paleta claro-escuro da sala se parecerá com um escritório de trabalho. E isso não permitirá que os proprietários relaxem adequadamente. O design original é possível mesmo com uma decoração contrastante. Quando é complementado por artigos domésticos leves e brilhantes.
Princípios gerais para usar cores
Para a organização das instalações, você pode escolher uma opção em que todos saem ganhando - uma faixa monofônica. Mas é aconselhável jogar pelo menos com a textura. Materiais de acabamento volumétricos devem ser deixados nas paredes e texturas suaves nas folhas e pisos das portas. Se o desejo de tornar a decoração da sala criativa, os seguintes princípios podem ajudar o iniciante:
- Use durante o trabalho de acabamento não mais que três tipos de cores,
- Com base na paleta de um designer profissional com uma seleção de combinações harmoniosas,
- Não misture tons quentes e frios,
- Use uma cor como principal e várias na forma de tons,
- Aproveite o software especial para projetar decoração,
- Evite combinar diferentes texturas de madeira.
Lembre-se também de que a percepção visual depende da decoração das paredes. Portanto, os esforços devem se concentrar neles. Caso contrário, o principal é ajustar.
Escolhendo a cor do piso e portas em várias salas
Até recentemente, os designers procuravam escolher um esquema de cores único para decoração de interiores. Agora, as tendências da moda são diferentes e os tons de portas, pisos e rodapés podem ser diferentes. O principal é que a combinação de cores primárias seja bem-sucedida e cumpra a principal lei do interior: uma trindade de tons. Simplificando, ao selecionar elementos de acabamento, você deve permitir a presença de não mais que três cores primárias em uma sala.
Os profissionais desenvolveram recomendações para a escolha de um esquema de cores para portas, pisos, dependendo do tipo de quarto:
- A cozinha Devido ao pequeno tamanho da sala, é importante selecionar cuidadosamente a cor do piso, não deve reduzir o espaço e causar irritação. As cores claras são mais adequadas: bege, branco, amarelado, cinza, embora para a zona de lavagem você possa escolher marrom escuro, tons de azulejos de chocolate ou outros materiais de acabamento. Paredes e portas também são melhor iluminadas, especialmente com pouca luz.
- O banheiro Anteriormente, os designers acreditavam que até 50% do espaço do banheiro deveria ser branco. Mas agora a opinião mudou: uma sala dessas parece chata, embora aumente o brilho da iluminação. Para paredes, uma boa solução é cinza claro, azul, limão, lavanda. O piso é decorado com as mesmas cores, mas um pouco mais escuro, as portas também são brilhantes, escuras. As portas marrons são adequadas para o piso de areia, que se encaixa perfeitamente no estilo clássico.
- Corredor Esta pequena sala é a primeira a receber hóspedes, dando a impressão de uma casa. A maioria dos designers prefere tons escuros ao instalar o piso, porque eles são mais práticos. Em corredores pequenos, é melhor deixar o piso claro ou intercalado com áreas escuras no centro. O piso pode ser brilhante, é perfeito para paredes, portas claras.
- Quarto e sala de estar. É melhor evitar extremos, tons muito escuros e claros. Ideal - tons marrons médios frios ou quentes para o piso e levemente mais leves para portas.
Cor do piso
A gama de materiais e tonalidades de revestimentos para pisos em lojas de construção é muito ampla. Estes incluem parquet, linóleo, laminado, azulejo. Para distinguir entre decoração de paredes e pisos, são aplicados rodapés e bordas. Para começar, é importante decidir se os tons escuros ou claros prevalecerão no interior. Aqui estão suas características:
- Tons claros. São ampliadores visuais do espaço, bons refletores. Proporcionam uma sensação de frescura, limpeza da sala, perfeitamente combinada com tons claros e brilhantes das paredes. A atmosfera pode ser desconfortável apenas ao combinar um piso leve com um esquema de cores frias de papel de parede.
- Tons escuros. Eles dão estilo, luxo ao quarto, quando diluídos com detalhes e decoração leves, parecem muito vantajosos. O piso escuro e as portas brilhantes ficam melhores, pois o excesso de elementos escuros pode tornar a sala escura. Não é recomendável instalar pisos escuros em salas que recebem pouca luz. Se o piso imitar madeira cara, é importante escolher o mobiliário certo.
Para banheiros, banheiros, cozinhas, corredores, ladrilhos são frequentemente utilizados, o que possibilita a realização de qualquer fantasia pela cor do piso. Alternar cores e criar desenhos parecem originais - a atmosfera da sala será mais alegre.
Cor da folha da porta
Se o piso é freqüentemente discreto, caracterizado por tons suaves, as portas, pelo contrário, devem ser mais visíveis para que uma pessoa possa encontrá-las mesmo no escuro. O interior é harmonioso, onde as portas e o piso estão em um espectro similar de "temperatura" (cores frias e quentes). Se você precisar mascarar as portas (por exemplo, no provador), isso é possível combinando materiais de acabamento idênticos.
Na tendência, estão as seguintes cores das folhas das portas:
A cor branca é considerada a mais impraticável; é pior combinada com outros itens de interior. Ao decorar uma sala, a sombra do hardware da porta é importante: a combinação deve ser bonita. Por exemplo, portas branqueadas de carvalho ou cinza ficam ótimas com alças com revestimento prateado.
Combinações de cores populares
Para selecionar com sucesso as portas e o piso, você pode estudar os catálogos dos principais fabricantes: eles sempre refletem as tendências globais da moda interior. Dos tons mais escuros, os mais populares são cinza, marrom, vermelho-marrom. Cores claras atraentes são leite, bege, pastel amarelado, acinzentado e marrom claro. Inaceitável, contrastante demais é a combinação de uma paleta fria para o piso e quente para as folhas da porta: o intervalo deve ser semelhante.
Regras básicas para combinar tons de piso e porta
Designers experientes sabem que em uma sala uma combinação de diversas texturas é inaceitável. Escolher a decoração e decoração para que os materiais estejam em harmonia na textura e no esquema de cores. Assim, três regras básicas são formadas ao criar o interior:
- não mais que três cores primárias em um quarto,
- todos os tons pertencem ao espectro quente ou ao frio,
- combinação bem sucedida de texturas.
Parquet ou pisos de madeira ficarão feios em combinação com folhas de portas de plástico. Se decidir-se montar o piso em madeira, as portas deverão ser apropriadas. Quando as portas são de plástico, é melhor colocar linóleo de cor semelhante no chão. Ainda é necessário levar em conta as propriedades dos tons claros e escuros: portas muito escuras estreitam a sala e a luz se expande. O piso escuro e claro funciona de maneira semelhante. Em apartamentos pequenos com tons escuros, você precisa ter cuidado, pois pode obter efeitos indesejados. Pelo contrário, em salas com tetos muito altos, é melhor usar a decoração de cores ricas e profundas. Isso não resultará em perda de conforto.
Ao tocar contrastes de piso, portas, paredes, você pode expandir externamente uma sala estreita e com cores intensas “trazem” a parede oposta. Salas grandes são propícias a experiências de cores ousadas, mas não é permitido empilhar tons diferentes. Se houver várias portas em uma sala, elas deverão ser todas iguais.
Um papel importante na escolha das cores do piso, as portas desempenham iluminação. A luz artificial ajuda a mudar a aparência do acabamento e pode estragá-lo e enfatizar vantajosamente. Por exemplo, tons creme, amarelo claro se tornam inexpressivos, a diferença entre todos os tons de bege e leitoso é praticamente perdida. As cores preto, marrom escuro, azul escuro, conhaque depois de acender as lâmpadas também se fundem. Alguns tons são completamente "repintados" ao usar luz artificial:
- roxo vira roxo
- azul fica esverdeado
- vermelho assume um tom de laranja.
Uma combinação de portas claras, um piso com revestimento de parede escuro é popular. Outra decisão de projeto comum é um tom uniforme de paredes e portas em combinação com uma sombra contrastante do piso. O interior pode ser complementado com pinturas, cujas molduras são idênticas à cor do revestimento do piso. Bem, aproxime-se do chão em cores escuras, com portas um pouco mais claras da mesma faixa, enquanto as paredes ficarão ainda mais brilhantes.
A escolha de cores para portas e pisos
A seleção de cores específicas para decoração de interiores depende não apenas do tamanho e tipo da sala, mas também do estilo pretendido, dos móveis instalados. Aqui estão recomendações para ajudá-lo a escolher uma gama de tons para os principais componentes da sala:
- tons de cinza claro e creme, qualquer espécie de madeira clara é adequada para países, barroco, estilo escandinavo, clássicos,
- cores frias claras e escuras são usadas nos estilos de alta tecnologia, loft, minimalismo,
- tons escuros de madeira (wenge, teca, nogueira, merbau) são geralmente usados em um interior clássico,
- cores brilhantes são adequadas para o moderno, boho,
- tons delicados (hortelã, roxo, rosa) são ideais para estilos românticos em provence.
Se os quartos da casa são decorados em estilos diferentes, enquanto todas as portas se abrem para o corredor, eles selecionam as pinturas com base na decisão de estilo no corredor. Também é permitido instalar portas brancas, pois elas, como janelas brancas, podem ser usadas em qualquer interior.
Quanto à textura das folhas das portas, as opções clássicas sugerem que a presença de padrões, esculturas, portas no estilo do minimalismo e modernismo são suaves, as pinturas no estilo da Provença têm um efeito de envelhecimento.
Piso e portas: uma cor ou um tom
Uma variedade de tons existentes pode causar certas dificuldades na escolha do piso e das folhas das portas. Considerando as regras indicadas acima, é bem possível não adquirir elementos importantes de acabamento da mesma cor - basta coincidência na direção da temperatura (tons claros e frios) e uma combinação harmoniosa entre si é suficiente.
Os tons mais populares de direção quente incluem:
- âmbar
- amarelo
- avermelhado
- marrom vermelho
- a maioria dos tons de madeira natural.
Essas cores não combinam com tons frios - grafite, carvalho branqueado, azul, roxo, wenguê, menta, etc. Os designers consideram ideal usar um esquema de cores para todos os acabamentos e móveis de madeira, mas isso não é necessário. Mas você precisa se lembrar de uma característica importante: o interior é percebido na direção vertical de cima para baixo; portanto, você deve começar com tons mais claros do teto e terminar com tons mais escuros no chão.
Piso e portas de cores diferentes - é possível
Alguns estilos permitem o uso de cores brilhantes na sala. Por exemplo, é possível instalar folhas de porta de cor cinza, e o piso fica roxo - isso ficará bonito e harmonioso. Assim, o piso e as portas podem ter tons completamente diferentes, mas devem ser combinados corretamente em um único todo.
O rodapé ajudará a fortalecer a impressão de harmonia do interior - se sua cor for semelhante ao tom da folha da porta, essa técnica será muito vantajosa. Além disso, a combinação de revestimentos de cores diferentes pode ser feita usando decoração - por exemplo, revestimentos de portas que correspondem à cor do piso. Tapetes de porta, vasos de chão grandes são capazes de desempenhar a mesma função.
Portas para pintura
Algumas portas são pintadas em casa ou diretamente na fábrica, e essa opção de acabamento é aceitável tanto em modelos baratos de MDF quanto em produtos de madeira de elite. Para esse fim, são utilizadas tintas especiais densas, resistentes à umidade e duráveis.
Ao projetar a sala onde as portas pintadas serão instaladas, a cor das paredes deve ser levada em consideração. O piso não deve ser muito brilhante, as portas devem ser selecionadas para combinar com a sombra do revestimento da parede. As regras para combinar tons, no entanto, não são canceladas - tons quentes ficam bons apenas com quente, frio com frio. Se houver várias portas e se desejar esconder algumas delas, elas serão pintadas à sombra das paredes. Quanto às combinações contrastantes, as portas brancas com piso de wengué e as portas cinza com revestimento de piso, como o carvalho branqueado, ficam ótimas. O rodapé fica mais escuro para evitar a mistura de cores.
A melhor combinação de piso laminado e portas internas
Esclareça qual esquema de cores será vantajoso em ambientes fechados, mesmo antes do início do reparo.Obviamente, você precisa escolher materiais de alta qualidade para decoração, caso contrário eles não durarão muito. Boas portas, o piso não precisa ser trocado por 15 a 20 anos, o que é muito conveniente e permite realizar periodicamente apenas reparos cosméticos. A opção mais econômica para um piso bonito é o laminado. Este material tem muitas outras vantagens:
- facilidade de instalação
- aparência bonita
- agradável ao toque textura
- resistência ao desgaste
- grande variedade de cores.
O padrão e o tom do laminado imitam uma madeira ou pedra natural. Se você comprar uma porta de MDF, onde o padrão será semelhante e a sombra um pouco mais clara, você poderá obter harmonia no interior. A opção de portas lisas da mesma cor que a sombra principal do piso com um padrão (por exemplo, portas brancas e piso de mármore branco) também é adequada. Variedades foscas de laminado são geralmente usadas em quartos, em salas de estar brilhantes e onde você deseja criar uma atmosfera festiva. De acordo com o mesmo princípio, vale a pena abrir portas: uma tela brilhante não ficará bem com um piso fosco.
Rodeando a seleção de cores
O papel dos rodapés e bordas no interior não pode ser subestimado. Se eles são selecionados com sucesso, a beleza das paredes, piso será enfatizada. Rodapés podem ser combinados em cores com pisos, portas, paredes e a solução mais elegante é a escolha desses elementos de acordo com a cor dos caixilhos das janelas (não branco). Você pode usar tons contrastantes ou aqueles que continuam o padrão do piso. Se as portas da sala são claras e o piso escuro, vale a pena escolher rodapés para combinar com a porta.
Nem sempre é possível pensar independentemente em todos os detalhes. Nesse caso, é melhor usar os serviços de um designer profissional. Os especialistas conhecem exatamente os métodos de zoneamento, melhorando a estética e a otimização visual da aparência da sala; portanto, às vezes, a economia em seus serviços é impraticável.
As leis da escolha da cor
Antes de decidir sobre uma escolha, você precisa entender qual a cor que deseja criar no chão - escuro ou claro. Note-se que o esquema de cores do piso pode afetar significativamente a percepção da decoração.
Cores claras - uma solução universal para o quarto e a sala de estar. O branco é um esquema de cores ganha-ganha para portas e pisos. Esta opção tem um efeito reflexivo e dá ao ambiente uma sensação de limpeza.
Quanto a tons escuros, ao combinar móveis claros com um fundo escuro, você pode obter um contraste brilhante. Não é recomendável fazer um quarto completamente em uma cor escura: trará tristeza e peso.
Anteriormente, os designers insistiam nas regras, que eram baseadas na unidade de design de cores dos elementos interiores. Essa solução aumentou visualmente a sala, tornando-a mais espaçosa. Agora a moda mudou. Para que as portas do interior estejam em harmonia com o piso, é necessário levar em consideração as regras modernas para a seleção de um esquema de cores:
- A principal lei do interior é a trindade da cor: no máximo três opções de cores devem estar presentes na sala. Nesse caso, a cor principal deve ser uma, e várias outras - na forma de tons.
- Ao combinar as cores do piso e da porta, os tons quentes e frios não podem ser combinados. O uso de uma gama de tons ecoante permitirá evitar um contraste excessivo.
- Evitar combinar várias texturas do material (por exemplo, design onde madeira e pedra são usadas simultaneamente, é inaceitável no interior).
Como escolher a cor do piso e das portas
Para tornar a sala com aparência elegante e confortável, você deve selecionar corretamente a cor do piso e das portas no interior:
- Em salas com paredes estreitas, a decisão certa seria escolher uma tela com uma sombra brilhante ou contrastante. Este método aproxima a parede, tornando a sala mais harmoniosa.
- Os elementos da sala podem ser combinados com adições decorativas. Para fazer isso, use almofadas especiais, tapetes decorativos e vasos para pisos que repetem o esquema de cores principal da composição.
- Você deve se lembrar do rodapé, que deve se encaixar no design geral. O rodapé deve repetir a cor das portas, não do piso.
- A folha da porta pode ter a mesma cor do piso, mas em tons diferentes. Isto é devido à percepção vertical da situação pelo olho humano. Ao escolher portas na cor do piso, você pode tornar o primeiro mais claro por vários tons.
- Será possível expandir uma pequena sala com a ajuda de um piso brilhante. O bloco da porta, neste caso, deve ser uma extensão do piso.
- Em uma sala grande, use a opção "borda clara": o piso é pintado em cores escuras e as paredes em luz.
- Para escolher corretamente a cor do piso e das portas, leve em consideração o lado do mundo que as janelas da sala estão voltadas. Nas instalações do lado norte, é necessário aumentar a superfície refletora, portanto, deve-se dar preferência aos tons claros. Em salas no lado sul, é recomendável escolher uma sombra que possa aumentar a superfície de absorção de luz. Para esses fins, tons escuros são usados.
Soluções de design
Uma versão não padrão da solução de design é a adição de detalhes brilhantes aos blocos das portas. A porta pintada de amarelo, verde, laranja ou vermelho parece bastante elegante. Ao mesmo tempo, lembre-se de que essa porta deve ser combinada com algum elemento do interior. Se você pintar o rodapé sob o fundo da folha da porta, poderá concluir logicamente esta composição.
Na presença de imaginação criativa, com a ajuda da tinta acrílica, você pode efetivamente decorar a porta, enfatizando a exclusividade de objetos familiares. A combinação de materiais foscos e brilhantes aumentará o efeito das portas e pisos internos.
Uma combinação de design moderno é o uso de uma paleta fria de piso com paredes claras e portas cor de wenguê. A cor do rodapé nesta modalidade também deve ser escura.
Portas na cor das paredes é outra solução de design que permite desviar a atenção da folha da porta quando o interior da sala está saturado de detalhes. Nesses casos, às vezes é usado papel de parede, azulejo ou gesso decorativo.
Nos quartos das crianças, os designers fazem uma prancheta ao ar livre. Isso pode ser conseguido pintando a tela com tinta de grafite, que pode ser representada em diferentes tons.
Dicas úteis
Não há regras claras para a escolha de um esquema de cores, tudo depende da imaginação do cliente. Mas, ao mesmo tempo, lembre-se de que, se todo o apartamento for feito no estilo escolhido, os elementos internos deverão corresponder a ele. É desejável que as portas em todos os quartos sejam as mesmas. Quanto mais clara a sombra dos elementos da sala, mais confortável parecerá. Isso deve ser lembrado pelos proprietários de apartamentos pequenos.
O esquema de cores do piso pode contrastar com o fundo da folha da porta, mas eles devem ser harmoniosamente combinados. Acredita-se que os elementos interiores possam ser da mesma cor nos casos em que:
- corredor
- cozinha
- sala com pouca iluminação.
Ao escolher a cor do rodapé, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- folhas de porta leve e piso escuro implicam o uso de rodapé leve,
- na presença de uma porta escura e de um piso claro, as cores escuras e claras do rodapé são adequadas.
Ao escolher o esquema de cores certo, você pode alterar corretamente os parâmetros da sala e obter a unidade no estilo do interior, ocultando as falhas da casa.
Com base na cor e textura do piso
O piso é primordial, portanto, na escolha da combinação ideal de portas e pisos internos, comece com a cor e a textura deste último. A propósito, pisos claros são mais práticos - a poeira não é tão perceptível neles quanto nos escuros. Tons escuros de laminado e parquet são adequados apenas para salas bem iluminadas.
Escolha uma única gama
Cores quentes são cores com presença de tons de vermelho, laranja, marrom e amarelo. No frio, predominam os tons azul e azul.
Escolha portas e pisos em uma única variedade - esta é a regra de ouro. A propósito, até mesmo revestimentos e portas de pisos brancos podem ter uma tonalidade quente e fria.
Compras bem-sucedidas:
Escolha uma única gama
Cores quentes são cores com presença de tons de vermelho, laranja, marrom e amarelo. No frio, predominam os tons azul e azul.
Escolha portas e pisos em uma única variedade - esta é a regra de ouro. A propósito, até mesmo revestimentos e portas de pisos brancos podem ter uma tonalidade quente e fria.
Compras bem-sucedidas:
Tom para tom
Um clássico ganha-ganha. É bom por sua versatilidade e é apropriado em todos os cômodos e em qualquer estilo. Uma combinação comum é piso leve e portas esmaltadas brancas. Tais portas são fáceis de manter, não ficam amarelas com o tempo e são fáceis de limpar com produtos tradicionais sem substâncias abrasivas.
A combinação de portas escuras e o piso é ótima para salas espaçosas, mas em salas pequenas é melhor recusá-lo, caso contrário, será muito rigoroso e sombrio.
Combinações de contraste
Em ambientes modernos, você também pode experimentar, escolhendo combinações mais ousadas.
Por exemplo, uma boa solução seria enquadrar o piso escuro e as paredes brilhantes com portas brancas e um rodapé branco - o resultado será elegante e incomum. E para que o piso receba toda a atenção, você pode "dissolver" as portas nas paredes e escolher um revestimento de piso contrastante.
Estamos tentando
Para não se confundir com a escolha da tonalidade e entender imediatamente como os principais elementos internos serão combinados, certifique-se de usar um pequeno fragmento de piso, papel de parede ou tinta de parede. Prenda-os na porta - e ficará imediatamente claro se eles ficam bem juntos ou não.
Características da cor do piso na cozinha
Na cozinha e no corredor, ao contrário de outras salas, você pode usar azulejos ou linóleo, o que dá uma margem considerável para a imaginação. E não há limites, porque na cozinha você pode colocar ladrilhos vermelhos, amarelos e verdes brilhantes e, para evitar excessos, alterne com branco. Combinando corretamente esse design de piso com azulejos nas paredes e a cor das fachadas, você obterá uma atmosfera alegre e alegre. Nessa cozinha, você desejará criar pratos requintados e originais.
No entanto, as cores estritas do piso também são populares na cozinha. Este é um estilo clássico, Provence (Como projetar uma cozinha no estilo da Provence: dicas e truques), que tem beleza, realizada em cores naturais. As tendências atuais nos pisos da cozinha são pisos laminados que imitam os poderosos pisos de carvalho de cinza, chocolate e cores quase pretas.
Ao escolher Provence, lembre-se de que todo o interior da cozinha deve estar em conformidade. Tudo deve estar em harmonia em estilo rústico: os tecidos são escolhidos para papel de parede, uma sombra de móveis no chão.
A cor do piso, teto e paredes - simulamos o espaço
Não é segredo que, com a ajuda das flores, você pode transformar e mudar a percepção do espaço além do reconhecimento. Dependendo de seus objetivos, escolha a opção que enfatiza as vantagens da sala e oculta as falhas.
O efeito da combinação de cores diferentes:
- a cor clara do piso, paredes e tetos tornará a sala voadora e espaçosa; o principal é não exagerar, caso contrário, você poderá obter uma sala pálida e fria. Quebrar a monotonia ajudará uma das paredes coladas com papel de parede brilhante,
- piso escuro, teto claro e paredes em tons pastel também dão o efeito de espaço expandido, mas sem rosto,
- piso e teto claros, paredes escuras estendem horizontalmente a sala, tornando-a mais baixa. Esse efeito é especialmente pronunciado na presença de uma janela grande ou uma parede de luz,
- A sombra escura do piso e das paredes combinada com o teto branco cria um efeito de porão.
Obviamente, nem o porão, nem o infinito branco são indesejáveis, pois nenhum dos quartos, especialmente, é inapropriado na cozinha e no quarto. Mas uma sala excessivamente branca pode ser salva com a ajuda de um rodapé e portas escuras e expressivas, por exemplo, abaixando-a do céu para a terra.
Três jogadores - piso, móveis e portas
Como escolher a cor certa para o piso e rodapé, se você já possui móveis? Como escolher uma porta - no mesmo tom do piso ou em uma cor contrastante? Essas são as perguntas certas, porque esses elementos de decoração em seu apartamento ou casa não devem ser alterados por muitos anos.
Cor de móveis e pisos
A regra óbvia e primeira para esse par é que o piso seja pelo menos dois tons mais claros que os móveis ou visivelmente mais escuro. Caso contrário, seus móveis simplesmente "desaparecerão" no mesmo piso. Coloque um tapete contrastante no chão e, em seguida, o problema do mesmo tom e móveis será resolvido.
As melhores combinações de piso e móveis:
- piso branco acinzentado - móveis escuros, por exemplo, móveis brancos em wenguê ou deslumbrantes,
- cores quentes do piso de madeira clara - móveis brilhantes, chocolate ou branco. O uso de cinza em móveis é adequado devido ao contraste do piso quente e da sombra fria,
- piso de nogueira escura - cores pastel de branco, creme a pêssego delicado. Não são de excluir acentos de móveis estofados brilhantes, mas tons quentes e frios devem ser dosados para não obter uma atmosfera estrita.
Alguns designers escolhem móveis pretos para o chão escuro, seguindo as tendências da moda, mas a sala fica carrancuda. Ao enfatizar, não esqueça que a sala não deve ser usada mais que três cores primárias. Você pode escolher um esquema de cores online usando os serviços da World Wide Web.
Depende muito do local em que você equipar - o quarto não pode ser um lugar de contrastes luminosos; então, na sala de estar e na cozinha, você pode ter experiências mais ousadas.
Cor das portas e pisos
Existem apenas duas direções na combinação de cores de portas e pisos:
Ao implementar a primeira opção, quando as portas e o piso forem fabricados em um esquema de cores, é melhor que a porta seja alguns tons mais clara. Isso permitirá que você perceba logicamente o espaço de cima para baixo - de uma tela clara a um piso mais escuro. Se as portas e o piso forem brancos, a sala precisará de contrastes na forma de acessórios, paredes ou móveis ricos. Nesse caso, os rodapés não devem ser brancos, caso contrário, haverá um espaço informe.
Por outro lado, portas e pisos escuros são adequados apenas onde as paredes são em tons pastel. Mas se estamos falando de uma sala pequena, como um quarto ou cozinha, é melhor abandonar o chão escuro em um dueto com uma porta escura. Uma porta escura saturada é suficiente e um sotaque brilhante é fornecido. Ao mesmo tempo, o chão pode tocar um segundo violino feito de material de cor clara de pinho.
Uma das orientações da moda é combinar paredes claras com piso escuro e portas de cor wenguê, escolhendo rodapés escuros semelhantes.
Muitos subestimam o papel do rodapé, mas, na verdade, ajuda a delinear efetivamente o espaço, jogando em contrastes, sem perder espaço. Além disso, existem rodapés para tetos (baguetes), que também podem ter uma cor diferente do branco. Experimente estes rodapés e verá quanto mais interessante haverá em qualquer cômodo do apartamento.
Como você pode ver, existem muitas oportunidades, não existem regras e cânones estritos, apenas recomendações e, portanto, é fácil escolher a cor do piso. Seguindo as recomendações, você não se confundirá com a escolha e organizará um design de interiores original e ao mesmo tempo harmonioso.
O mercado de laminados oferece possibilidades e cores ilimitadas - de carvalho branqueado a elegantes tons de preto. As tecnologias modernas tornam possível realizar qualquer imaginação mais selvagem, por exemplo, usando a técnica de piso inundado. Mas lembre-se de que os padrões coloridos do piso podem ficar entediados rapidamente, por isso é melhor focar nas cores naturais clássicas e nos materiais de piso do apartamento ou da casa. Para não se enganar, use programas online que ajudam a escolher as cores do interior.
O dilema dos pisos escuros e claros
Ao escolher a tonalidade do piso, pode surgir uma ideia de design. Portanto, para expandir visualmente o espaço da sala, são usadas cores escuras do material. Nesse caso, a porta é projetada na mesma paleta, com uma tonalidade mais saturada. Por vários anos, o estilo de wenguê esteve na moda, contrastando com as paredes brancas. A orla com um rodapé escuro complementava o conjunto acromático. Linhas geométricas claras formavam uma única imagem do interior.
No piso claro, o uso é limitado. É frequentemente usado para decorar casas no estilo provençal. Uma combinação orgânica de tons claros com uma paleta fria de verde-azul traz paz à atmosfera da casa. Para aumentar a durabilidade do material, cuide da qualidade com antecedência. Compre um laminado confiável com pelo menos a 32ª série. Ou parquet com um padrão ornamental.
Como combinar tons
Um hábito estabelecido é comprar portas na última etapa do reparo. No entanto, muitas vezes isso introduz uma forte dissonância no estilo da sala. As cores das portas e do piso entram em aparente conflito. Portanto, é extremamente importante determinar as cores exatas muito antes da aquisição dos produtos. A cor da porta deve ter uma tonalidade mais clara que o revestimento do piso. Como mencionado acima, o material não importa. A textura da madeira pode variar.
Alguns preferem a exploração do contraste. A simbiose de texturas de madeira radicalmente diferentes parece estar ganhando. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer a lei da temperatura. Tons frios e quentes - não misture. Caso contrário, você terá que corrigir rapidamente o erro cometido.
Combinação de materiais
A harmonia das texturas permite criar um interior estético e conforto dentro de casa. Ao projetar, é importante mostrar um senso de proporção para que o número de estruturas diferentes seja mínimo. Não se empolgue com uma pilha de plástico, vidro, têxtil, metal e madeira em um quarto. Experiências são bem-vindas, mas com o layout competente de um pequeno número de materiais. A combinação bem conhecida de elementos de vidro e madeira compõe a composição ideal por esse motivo. A regra dos três discutida acima também se aplica aqui. Quando não são utilizados mais de três tipos de materiais de acabamento no design de interiores. No caso da necessidade de criar um sotaque brilhante, você pode usar as regras de design de design de interiores:
- O uso de folhas de porta contrastantes em uma sala pequena é inaceitável pelo simples motivo de reduzir visualmente o espaço. Ao mesmo tempo, produtos simples, juntamente com o piso, criam uma união harmoniosa que aumenta visualmente o volume da sala,
- Para corredores estreitos ou salas oblongas, é recomendável usar produtos com detalhes brilhantes. Isso permite aproximá-los das paredes remotas. A sala assume uma aparência harmoniosa. Especialmente se a gama corresponder à paleta de cores do revestimento do piso,
- Grandes áreas das salas de estar parecem ter sido projetadas para experimentos corajosos. No entanto, mesmo aqui, as leis de design acima serão relevantes. Quando as portas são fabricadas na mesma cor e a faixa de temperatura dos produtos é combinada organicamente com o piso. Bordo frio, juntamente com hortelã refrescante, rosa francesa ou lavanda, parecem ser duetos maravilhosos. Mas você pode criar um piso mais contrastante.
Conclusão
O conforto no apartamento pode ser fornecido de várias maneiras. Uma das mais importantes é a criação de um interior harmonioso com a seleção certa de acabamentos de cores. Existem certas leis para a combinação de cores de folhas, paredes e pisos de portas. Designers experientes operam habilmente esses postulados, formando um espaço aconchegante para a casa. Por exemplo, os revestimentos de portas e pisos podem ser simples e contrastados. No entanto, o espectro térmico deve ser sempre idêntico. Somente observando verdades imutáveis é que um resultado notável pode ser alcançado.