Reparação

Gesso decorativo no interior: características, tipos, cuidados com o revestimento

O desenvolvimento da tecnologia moderna se reflete na indústria da construção. Hoje, juntamente com os tipos tradicionais e convencionais de acabamentos de parede e teto, o uso de gesso decorativo está ganhando popularidade. O tema é fresco e ininterrupto, devido a essa decoração o interior se torna especial. Entendemos as principais nuances deste material, estudamos suas vantagens, desvantagens, variedades, soluções e design de cores relevantes.

Funcionalidades

O gesso decorativo é geralmente entendido como material de acabamento de gesso. Sua principal característica distintiva é a textura. Em contraste com o revestimento inicial grosseiro, que é uma camada preparatória e mesmo para gesso, o acabamento em questão tem uma textura macia e delicada.

A variedade decorativa para a decoração interior de revestimentos destina-se a decorar paredes, tetos, bordas, nichos, colunas e outras características de design das instalações.

O principal componente do gesso decorativo é um aglutinante. Além disso, a composição inclui vários aditivos que determinam as qualidades decorativas e operacionais da mistura de estuque. Este é um tipo separado de gesso, que não é aplicado para o nivelamento. Esse material é uma alternativa ao papel de parede clássico e líquido, pintura, painéis de parede, drywall, laminado, outros revestimentos de paredes e tetos.

Gesso decorativo é altamente plástico. É conveniente e confortável de usar. Uma característica deste acabamento é a presença de relevo. Torna o material de gesso especial. O padrão é bonito, consistente com as tendências da moda das composições de interiores e é quase sempre individual. Esses fatores determinam a relevância do uso de gesso decorativo em vez do revestimento convencional.

Tais misturas diferem das variedades iniciais, pois não encolhem após a secagem. Sujeitos à tecnologia de aplicação, eles não racham, caem de superfícies. A maioria dessas misturas possui uma base ambiental. Portanto, eles são inofensivos para o corpo humano.

Uma nuance interessante é o fato de que o gesso decorativo pode ser feito independentemente da massa de vidraceiro comum. A composição é bastante simples e não requer grandes custos financeiros.

Eles podem ser usados ​​em qualquer divisão da casa. Os revestimentos decorativos de gesso podem decorar as paredes e tetos da sala de estar, quarto, quarto das crianças, corredor, corredor, escritório, biblioteca doméstica. Eles são aplicáveis ​​na decoração do espaço de uma varanda ou varanda envidraçada. Nesse caso, a mistura pode ser pintada em qualquer cor, pode ser complementada com aditivos (por exemplo, lascas de mármore, madrepérola ou peixe prateado).

Vantagens e desvantagens

Gesso decorativo usado para decorar o interior tem muitas vantagens.

  • É produzido em equipamentos modernos a partir de matérias-primas de alta qualidade. Por isso, destaca-se pelas altas características operacionais.
  • Ela é esteticamente atraente. Qualquer interior parece elegante, bonito e apropriado com essa decoração. Ao mesmo tempo, a textura do gesso texturizado não limita o número de detalhes do móvel.
  • Independentemente do tipo de impressão, é expressivo. Com design diferente, essa decoração se encaixa no interior da casa de acordo com a direção escolhida do estilo.
  • O revestimento decorativo à base de estuque tem uma forma diferente de liberação. Você pode escolher uma opção conveniente, levando em consideração as oportunidades financeiras e suas próprias preferências.
  • Essa decoração pode ser um sotaque estiloso ou uma decoração interior completa de uma sala. Com ele, você pode dividir o espaço da sala.

  • O revestimento decorativo é capaz de trazer o clima desejado para o interior. Com ele, você pode deixar o quarto elegante e aconchegante.
  • Devido à tonalidade usada e a um certo efeito do material, você pode aumentar visualmente a altura e a largura das paredes, apagar os limites claros dos tetos.
  • A mistura de gesso texturizado simplifica o revestimento da superfície. Permite abordar a decoração do espaço de forma criativa, revelando todo o potencial.
  • O gesso decorativo é compatível com outros acabamentos. Você pode combiná-lo com papel de parede, painéis de parede, revestimento e até esticar tecidos em construções de drywall que se movem para a parede.
  • É um material durável. É resistente a fatores ambientais negativos, temperaturas extremas e luz solar. Com cuidadoso cuidado e manutenção, durará mais de 10 anos.
  • As misturas de gesso são diversas. Devido a diferentes aditivos, eles diferem em um certo efeito. Esse fato permite executar o padrão desejado na camada de revestimento, sem a ajuda de especialistas.
  • Este material possui propriedades de isolamento térmico. Além disso, isola os pisos nos quais é aplicado.

Não se pode deixar de mencionar as desvantagens do gesso decorativo.

  • Ela é realmente durável. No entanto, ele não fornece estresse mecânico significativo. Um forte impacto resultará em lascas ou arranhões.
  • Nem toda composição é durável. Por vezes, é necessário cobrir o reboco interior com verniz à base de água, diluindo-o previamente com água.
  • Um bom material com um efeito especial é caro. Se você adicionar espátulas especiais com o alívio desejado, o acabamento poderá custar uma soma redonda.
  • Cuidar de uma superfície de alívio não é fácil. Você não pode apenas aspirar os aviões, economizando poeira. Remover a contaminação também será problemático.
  • O consumo de gesso decorativo interno é mais do que análogos clássicos. Ao mesmo tempo, o casamento é possível, então você terá que comprar material com uma margem.
  • Esse acabamento não tolera hackers. Se você arrastar o fluxo de trabalho, o padrão em todas as áreas será diferente. Nesse caso, a camada da mistura aplicada pode diferir.

Todos os tipos existentes de gesso decorativo podem ser classificados de acordo com a forma de liberação. No mercado da construção moderna, hoje os produtos de estuque para interiores são apresentados na forma de uma mistura de pós e massa acabada.

A primeira opção requer mistura preliminar da composição com água à temperatura ambiente nas proporções corretas. No segundo caso, essa é uma massa que não precisa ser diluída. Muitas vezes, ele já é pintado, o que não é o caso do análogo seco, que tem uma cor predominantemente básica. No entanto, esse fator oferece grandes vantagens, permitindo a coloração de qualquer grau de intensidade.

A composição do reboco interior pode ser de vários tipos.

  • Mineralà base de cimento. Difere na plasticidade, adequada para o acabamento de tipos minerais de substratos.
  • Acríliconomeado para o componente principal (resina acrílica). Adequado para pisos de qualquer tipo, possui alta viscosidade.
  • Silicato feito com base em vidro líquido. Gesso universal respirável.
  • Silicone, modificação baseada em resinas sintéticas. Uma das melhores variedades para acabamento de pisos internos.

Cores e Design

Os esquemas de cores do gesso interior são variados. Eles podem ser limitados por dois fatores: o grau de iluminação de uma sala específica da casa e seu tamanho. Caso contrário, tudo depende da presença de bom gosto e abordagem criativa para o design de paredes e tetos.

Para o teto, eles tentam escolher uma cor branca e um tom de marfim. Recentemente, foram acrescentados cinza branqueado, decorado com um brilho prateado.

Para paredes, a aplicação de uma tonalidade branca é impraticável. Bege, tons de mármore são populares aqui. No entanto, nem tudo é tão simples: na escolha de uma cor, deve-se confiar no estilo escolhido e em seus cartões de visita. Por exemplo, se um estilo de loft for escolhido, a cor do acabamento imitando tijolos ou pedras será semelhante a um material natural. Ou seja - é cinza, mostarda, tons de tijolo.

Se você quer mostrar união com o estilo ecológico, escolha tons de areia e bege. Em algumas linhas, há uma estilização feita em tons de rosa, cinza-azul e até azul. As cores populares, além do branco, são verde, oliva, azul. A cor preta não é capaz de transmitir completamente a beleza do relevo. No entanto, pode ser usado em quantidades mínimas (por exemplo, para desenhar).

Decorar gesso é uma questão especial. Vamos fazer uma reserva imediatamente: existem duas maneiras de projetar rebocos internos. No primeiro caso, é a implementação de um padrão de relevo forçando uma camada de gesso não congelada. Aqui, rolos texturizados são usados, envolvendo-os com varal, filme plástico, usando jornais amassados, espátulas especiais, dedos, molduras, estênceis e outros dispositivos.

Em outro caso, a decoração é mais complicada. Primeiro, execute a primeira camada decorativa. Em seguida, no lugar certo, aplicando a massa, execute o padrão volumétrico. Pode ter um tamanho, relevo e tema diferentes. Tais desenhos são criados por profissionais com habilidades artísticas e esculturais.

Muitas vezes, conchas ou tintas são usadas para essa decoração, cobrindo o padrão criado com elas. Os assuntos são diferentes. Pode ser uma imagem dos tempos antigos, composição floral ou floral, ornamentos estilizados, o efeito de esculturas volumétricas. Tudo depende da direção escolhida do design.

Vantagens do gesso decorativo

Estuque no interior é uma demanda especial entre os proprietários de casas particulares. Isso ocorre devido a várias vantagens que as misturas decorativas têm:

  • Não há necessidade de alinhamento perfeito da parede - pequenos defeitos e rachaduras serão preenchidos qualitativamente com uma composição elástica. Porém, antes da aplicação, a superfície deve ser tratada com um primer em 1 ou 2 camadas, dependendo do nível de absorção de umidade do material de base.
  • A composição plástica é conveniente de usar - é mais fácil para eles decorar estruturas complexas (arcos, nichos, colunas redondas, etc.).
  • Baixo nível de absorção de umidade - é permitido aplicar em ambientes com alta umidade e qualquer regime de temperatura.
  • Características de alta resistência - fornecem resistência à abrasão e ao estresse mecânico, para que o revestimento possa durar mais de uma dúzia de anos.
  • Falta de juntas e costuras - é criado o efeito de uma superfície monolítica.


Figura 2. Alguns tipos de textura de superfície rebocada

Onde é melhor usar uma superfície texturizada?

Emplastros decorativos são utilizados para decoração de qualquer local. No entanto, existem algumas recomendações sobre o uso de misturas de certos tipos:

  • Para quartos de crianças e dormitórios, é aconselhável usar compostos que não contenham resinas sintéticas. Quando aplicadas, formas agudas devem ser evitadas.
  • As paredes dos banheiros e cozinhas precisam ser revestidas com materiais resistentes à umidade.
  • Misturas para corredores, quartos e outras salas são selecionadas levando em consideração o futuro design de interiores, as cores predominantes dos móveis (se já foram comprados) e outros pontos que podem afetar o conceito arquitetônico geral.


Foto 1. Paredes rebocadas com composições decorativas no quarto das crianças

Campos de aplicação de gesso decorativo

O gesso é usado no interior de salas e edifícios para diversos fins. É particularmente procurada pelos proprietários de prédios residenciais e apartamentos, mas costuma ser usada para decoração de paredes e tetos em várias instituições públicas, comerciais e governamentais.

As misturas de gesso são usadas não apenas para decorar paredes e tetos, mas também para focar em elementos arquitetônicos individuais das instalações - colunas, arcos, lareiras falsas, nichos, recessos, etc. Eles criam áreas de destaque nas paredes e tetos - o estuque veneziano com acabamento brilhante é geralmente escolhido para esses fins.


Figura 3. Uso de misturas de gesso para acabamento de elementos arquitetônicos

A mistura decorativa é utilizada não apenas no interior, mas também na decoração de fachadas. Para decoração de paredes externas, geralmente são escolhidas composições com uma textura mais áspera - incluem besouro de casca, cordeiro e mosaico.

Os materiais de gesso, que permitem criar padrões diferentes, são usados ​​para fachadas com muito menos frequência e o processo de estruturação é mais simples - com rolos convencionais e estruturais seguidos por pintura monofônica.

Tipos de gesso decorativo

Dependendo dos componentes constituintes, vários emplastros decorativos podem ser usados ​​no interior, mas os seguintes tipos são especialmente populares:

  • Mineral - é baseado em cimento Portland e cargas minerais. Caracteriza-se por um baixo preço e versatilidade de aplicação - com sua ajuda é possível realizar reboco interno e externo. Disponível em cinza e branco, portanto, após a aplicação e o endurecimento, é necessária uma pintura de superfície.


Foto 2. Superfície rebocada com compostos minerais

  • Silicone - baseado na composição de resinas de silicone, devido à qual a mistura apresenta boa ductilidade e baixa absorção de umidade, o que permite a decoração de ambientes não aquecidos e de ambientes com alta umidade. É caracterizada por eletrostaticidade neutra (não atrai poeira e outras poluições), indicadores decentes de permeabilidade ao vapor.


Figura 4. Alguma textura de revestimento feita com argamassa de silicone

  • Silicato - uma mistura de estuque à base de vidro de potássio, caracterizada pelo aumento das características de resistência, boa elasticidade e ótima permeabilidade ao vapor. Mas o custo deste material é apropriado. Disponível em forma acabada em baldes.


Figura 5. Superfície rebocada com compostos de silicato

  • Acrílico - é feito com resinas acrílicas, que proporcionam boa elasticidade e resistência ao encolhimento da deformação, o que causa a formação de uma rede de fissuras na superfície. Além disso, misturas deste tipo são caracterizadas por maior resistência à umidade, resistência mecânica, boa adesão a bases de todos os tipos. Contras: baixa permeabilidade ao vapor e tendência à poluição devido à alta eletrostática.


Foto 3. Padrão formado com gesso acrílico

Opções de acabamento

O mercado da construção oferece muitos tipos de misturas de estuque, dependendo da superfície final, mas os mais populares são:

  • "Besouro de casca" - a textura é formada devido ao conteúdo de grandes frações minerais insolúveis na composição. Assemelha-se a uma superfície danificada por um besouro de madeira.


Figura 6. Exemplos populares de gesso decorativo de besouro de casca

  • "Cordeiro" - também contém frações insolúveis, um revestimento granular interessante é obtido.


Figura 7. Vários tipos de gesso “Lamb”

  • "Mosaico" - consiste em lascas de pedra simples ou multicoloridas, que permitem criar um revestimento original.


Figura 8. Variedades da mistura de gesso “Mosaic”

  • Reboco estrutural - a superfície é formada por ferramentas especiais (rolos, estênceis) ou meios improvisados ​​(esponjas, escovas, etc.).


Figura 9. Vários tipos de superfícies feitas usando estuque estrutural

  • Gesso veneziano - imita a superfície de materiais naturais, como mármore, ametista, etc.


Figura 10. Variedades do Venetian

O vídeo a seguir mostra os acabamentos “Venetian” originais da parede e do teto:

Cuidados posteriores

O revestimento decorativo de gesso é resistente à umidade e à abrasão, portanto, não requer cuidados especiais durante a operação. Se necessário, pode ser lavado com água com a adição de detergente ou simplesmente limpo com um pano seco ou uma esponja.

Para aumentar a resistência ao desgaste e a várias substâncias agressivas, a superfície rebocada que ganhou força pode ser adicionalmente revestida com verniz acrílico ou cera artificial. Porém, neste caso, é importante considerar que é impossível limpar esse revestimento com o uso de produtos que contêm solventes químicos. Para lavar, você pode usar água com sabão.

A solução mais bem-sucedida na escolha de um material para decoração de interiores será o gesso decorativo. O revestimento texturizado acabado parece muito mais impressionante e mais rico em comparação com o papel de parede tradicional ou a superfície simplesmente pintada. O uso de misturas prontas permite transformar o design de qualquer ambiente, mas para obter o resultado desejado, você precisa escolher a melhor composição para o conceito geral de design.


O gesso decorativo é líder entre os materiais de acabamento.

Segundo designers de interiores e arquitetos, este é um material ideal para decoração de interiores, porque

ao contrário da pintura, azulejo e papel de parede, ele não apenas “parece rico”, mas é sempre único e capaz de dar ao interior uma individualidade e um toque de luxo.

Para o design de interiores de paredes, você não deve usar gesso seco, apresentado em lojas de materiais de construção, mas líquidos, prontos para uso.

É a segunda opção que permite reproduzir qualquer textura e esquema de cores de acordo com as idéias do cliente ou designer.
Os emplastros secos podem fornecer uma gama de cores muito limitada; portanto, eles são usados, geralmente, em fachadas. Além disso, os emplastros prontos fornecem características estéticas, operacionais e táteis mais altas do revestimento de acabamento, além de facilidade de aplicação.

Quanto mais alto o preço do gesso decorativo, mais efeitos extraordinários ele terá com a sua ajuda:

  • suavidade e padrão único de mármore nobre,
  • granularidade granular
  • a textura requintada do travertino (pedra de Tibur),
  • suavidade e transbordamento de tons de seda,
  • a complexidade aristocrática do veludo,
  • Brilho de metais preciosos.

Escolha seu efeito

Benefícios da decoração da parede

Você não pode ficar sem gesso decorativo para criar interiores antiquados, porque simplesmente não existe uma solução melhor para paredes com envelhecimento artificial. Revestimento de parede incrivelmente rachado, vestígios de corrosão, revestimento de pátina - todos esses efeitos são inconcebíveis sem uma solução para reboco.

Substituir gesso decorativo por tinta não apenas "barateará" o interior visualmente, mas também reduzirá o número de opções de design requintado em cem vezes. As economias aparentes levarão a custos adicionais, porque, com o tempo, a tinta começará a rachar e descolar das paredes, e isso não acontecerá com o gesso por pelo menos dez anos.

Em comparação com o papel de parede de papel, o gesso decorativo suave parece muito mais prestigiado. Além disso, você não precisa calcular o número de rolos e cuidar para que sejam do mesmo lote (devido à diferença de tonalidades). O papel de parede não se encaixa na montagem da imagem; portanto, haverá muitos pedaços. Devido às paredes irregulares da tela, você terá que se sobrepor, porque que, quando coladas ponta a ponta, elas "mentem" tortas. Um padrão de papel de parede repetitivo reduz inicialmente o custo do design, dando a impressão de serialidade. Sem mencionar o fato de que as arestas dobradas ao longo do tempo tornam essas paredes desleixadas.

Uma alternativa ideal ao papel de parede do ponto de vista da conveniência, versatilidade e economia é o gesso decorativo, que você pode usar sem se preocupar com as pequenas coisas listadas.

A venda deste incrível material de decoração em Moscou e outras cidades russas é realizada através da rede comercial da Clavel-Trade. A gama de rebocos decorativos é atualizada regularmente com novos tipos. Você pode escolher o efeito, solicitar o produto, familiarizar-se com suas características e ver a foto de revestimentos acabados no interior em nosso site.

Tipos de textura

O gesso decorativo difere não apenas na composição, mas também nas várias propriedades táteis do revestimento.

Qual reboco interior é o mais suave ao toque: veneziano, texturizado ou estrutural?

Um dos mais agradáveis ​​ao toque é o veneziano. É usado para criar um acabamento perfeitamente uniforme e suave. Usando um composto à base de cal, é fácil imitar uma superfície de mármore com seu calor inerente à pedra e à suavidade do espelho. Diferentemente dos preços para o acabamento mais orçamentado em pedra natural, o custo das paredes com gesso veneziano é mais baixo em uma ordem de magnitude.

Se a superfície é muito ou ligeiramente rugosa no caso de aplicação de gesso estrutural, depende do tamanho das partículas de carga incluídas: silicato, dolomita, barita ou mármore. Se eles não excederem 1 mm, você não poderá sentir o alívio com a mão. Enchimentos maiores (de 1 a 3 mm) tornarão o revestimento em relevo e levemente áspero ao toque.

Devido aos aditivos minerais, as massas estruturais de gesso possuem indicadores de alta resistência, sendo raramente utilizadas para decoração de interiores. Eles são usados ​​principalmente para cobrir fachadas e paredes em salas com tráfego intenso: em corredores e varandas.

O gesso texturizado cria um toque muito suave e agradável ao toque. É formado devido à alta viscosidade e ductilidade de tal material. As partículas com um diâmetro de 0,1 a 0,5 mm incluídas em sua formulação são responsáveis ​​pelo microrrelevo do revestimento, no entanto, não será áspero: é apenas aveludado.

É caro terminar as paredes com gesso decorativo?

Qual é o preço de um acabamento?

A primeira coisa que você deve prestar atenção é a espessura da camada. Tudo é simples aqui - quanto mais abundantes forem as paredes, maior será o consumo de material. Para um cálculo aproximado, você pode usar a seguinte fórmula - 1 milímetro adicional de espessura de revestimento requer um quilograma de gesso por metro quadrado.

O segundo é o número de camadas necessárias para criar um efeito específico. Nesse caso, os custos de mão-de-obra do mestre e o tempo necessário para concluir todo o aumento "torta". cada nova camada requer uma secagem completa.

Reboco de parede independente pode ser barato, mas você terá que esquecer a criação de um requintado interior de designer.

A qualidade da execução também afeta o custo do acabamento - quanto maior a qualificação do finalizador e mais tempo ele gasta para criar o efeito desejado, maior o custo da execução.

A complexidade do projeto de decoração e a exclusividade do efeito exigirão custos adicionais. O mesmo se aplica à saturação da cor, porque quanto mais intensa a cor das paredes, mais corante será necessário.