Antes de colar os papéis de parede de papel, você precisa se familiarizar com as instruções e recomendações. Com aparente facilidade, o procedimento é específico e requer precisão. O não cumprimento das regras leva ao fato de que a aderência não é forte o suficiente para segurar o revestimento na parede. Sua aparência se deteriora, bolhas aparecem. Você precisa saber não apenas como, mas também como colar.
Características de colar papel de parede
É necessário estudar a marcação e preparar a tira de acordo com ela. As setas nos dois lados da linha vertical no mesmo nível (marcação direta) indicam que o padrão precisa ser feito. Em níveis diferentes - eles são colados na ordem inversa, quando cada faixa subsequente é direcionada na direção oposta. A seta de um lado indica que o desenho não precisa ser ajustado.
A lista de outras regras básicas para colar paredes contém as seguintes teses:
- Todos os restos do revestimento anterior são removidos dos painéis com uma espátula, após o que a superfície é molhada, o que é necessário para uma melhor adesão.
- A cola é produzida de acordo com as instruções ou comprada pronta.
- A mancha começa primeiro com uma tira e depois com um painel de parede. As bordas da tira devem ser usinadas.
- Eles começam a se aplicar de cima. Ao mesmo tempo, o papel de parede se soma. Cole as listras de papel pelo canto, colocando-as verticalmente com uma linha ou prumo.
- Com um rolo de borracha ou um pano seco, o tecido é alisado. Para expulsar o ar e o excesso de cola, isso é feito do centro para as bordas.
Durante a secagem, o papel encolherá. Para evitar rachaduras, as tiras são coladas com uma sobreposição de 0,5 cm. Como resultado, quando o papel secar, o papel de parede ficará.
A cola deve primeiro ser aplicada ao papel, para que, durante o tempo em que a cole na parede, o papel de parede tenha tempo de absorver. Se você comprar cola de papel de parede pronta, antes de colar o papel de parede de papel, ele será completamente misturado, obtendo uma consistência uniforme. O principal é escolher a composição certa para garantir uma ligação confiável.
Que cola de papel de parede é adequada para papel de parede de papel?
A escolha certa da cola garante que, após a secagem, não haja manchas amarelas, os papéis de parede de papel não caiam, mas quando chegar a hora de trocá-los, eles se afastarão facilmente da parede. Você precisa escolher com base no tipo de papel de parede em papel, dependendo de ser um simples ou um duplex:
- Simplex Para papel de parede de camada única de papel fino, são utilizadas composições à base de produtos de processamento de celulose ou algodão. Universal também são adequados.
- Duplex - um papel de duas camadas. Papel de parede é usado para pintura. Eles são pesados e espessos, o que requer o uso de cola não tecida ou CMC.
Você pode colar na composição do papel de parede de vinil. Ao adicionar o PVA, eles obtêm maior adesão. Também use bustilato ou PVA puro. Todas as informações sobre a tecnologia de amassar estão na embalagem. Se for um adesivo especial para papel de parede de papel, isso deve ser indicado.
Quais ferramentas serão necessárias?
Para preparar antecipadamente, você precisa comprar e preparar:
- recipiente para misturar massa pegajosa,
- rolo de borracha larga
- rolos estreitos e panos secos,
- pá de mistura de cola
- uma faca e tesoura
- nível ou prumo
- caneta ou caneta esferográfica
- escova de cerdas largas.
Depois que tudo estiver à mão, comece a se preparar.
Preparação adequada para degola
Depois que a cola é preparada, é necessário que tudo esteja pronto. Caso contrário, terá que ser jogado fora, pois se apoderará e se tornará inutilizável.
O processo preparatório é o seguinte:
- Para não manchar o piso, ele é coberto com filme plástico. É importante que esteja limpo.
- A eletricidade é desligada.
- As tampas das tomadas e interruptores de luz foram desmontadas.
- O adesivo está sendo preparado.
- Se não houver luz suficiente, os soquetes dos soquetes são selados com fita adesiva, que é removida.
Como diluir cola?
Antes de colar o papel de parede de papel, você deve cortá-los em tiras e preparar a cola. A tecnologia é que, a partir da embalagem desembalada, a mistura seca é derramada em um recipiente seco, limpo e profundo. A água também é introduzida lá. Nesse caso, você precisa misturar constantemente até formar uma massa grossa e pegajosa. As proporções estão indicadas na embalagem. Misturas prontas são suficientes para misturar.
IMPORTANTE! Prepare tanta cola para que seja suficiente para 4-5 tiras. Caso contrário, o resíduo ficará espesso. É proibido adicionar água para torná-la líquida novamente. Essa mistura não manterá o papel de parede na parede.
Preparação para colar murais de papel
As paredes para colar os murais de papel devem ser preparadas o máximo possível (!), Devem ser o mais suaves e uniformes possível (rebocadas), bem rebocadas, lixadas e preparadas. Ao colar o papel de parede fotográfico com as próprias mãos na sala, deve haver limpeza perfeita, pois qualquer crista ou cabelo do rolo ou pincel aparecerá nesse papel de parede. Em geral, você deve tentar se deseja obter um resultado de qualidade.
Ao contrário do papel de parede não tecido, especialmente aqueles que têm uma certa textura superficial e ocultam muitas das nuances da preparação da base, os murais de papel são mais complicados.
Bem, parece claro que você precisa preparar cuidadosamente a parede para murais de papel! Prossiga com a aderência.
Prepare a parede para colar os murais de papel com cuidado!
As ferramentas
Das ferramentas, necessariamente (mas, novamente, não é fato, existem situações diferentes), você precisará de:
- uma faca de construção ou de escritório com lâminas intercambiáveis (será necessária para aparar o papel de parede),
- um par de panos limpos e não manchados (toalhas de waffle brancas ideais para remover resíduos de cola da parede, do chão e das mãos),
- rolo emborrachado para colar papel de parede (espátulas de plástico não são recomendadas, pois podem danificar o papel de parede com foto em papel (!), embora possa ser útil),
- um rolo adesivo, preferencialmente espuma de borracha, pois não deixará uma pilha no papel de parede (você pode usar um pincel de papoula),
- uma ampla espátula de metal (será necessário aparar o papel de parede sob o filete - rodapé do teto e nos cantos),
- nível de laser, linha de prumo ou nível de bolha (se o nível de bolha for pequeno, ele precisa de um trilho longo e uniforme, de preferência uma regra, mas, por exemplo, uma folha laminada é adequada, o principal é manter o nível do trilho) - é usado para marcar a parede,
- um lápis simples (para marcação),
- um balde ou bacia para amassar cola, também é desejável tomar um banho para o rolo,
- uma cadeira ou escada se você trabalha em altura.
Marque a parede
Aqui um pouco precisa falar sobre os tipos de papel de parede. Eles são de dois tipos:
- rola até a altura do teto (como papel de parede comum),
- e corte em telas (retângulos).
O layout desses dois tipos de papel de parede é diferente. No primeiro caso, você precisa desviar da borda da parede (canto) uma distância igual à largura da tela e desenhar uma linha vertical ao longo da altura da parede. Em seguida, defina a tela ao longo desta linha para colocá-la no nível.
Muitas vezes, as paredes, os cantos ou o teto não são uniformes, principalmente se você estiver redecorando sem nivelar as superfícies. Nesse caso, o papel de parede terá que ir além dos limites das juntas dos cantos (teto e paredes, paredes e paredes), uma vez que o papel de parede é colado ao nível (que, novamente, às vezes é negligenciado e nem sempre necessário). Às vezes, os murais de parede são colados a um nível com um teto ou parede, o que pode levar a conseqüências desagradáveis: uma parede ou teto pode ser desarrumado e, ao colar tiras subseqüentes, elas podem não ter altura suficiente de baixo ou de cima.
Layout para listras murais de papel no teto. Clicável
No segundo caso, quando o papel de parede for uma tela retangular, a marcação deve ser mais detalhada. Você deve, no mínimo, verificar a altura e a largura da parede e desenhar a parede em retângulos uniformes correspondentes ao tamanho dos murais. Você deve primeiro "encaixar" a imagem inteira na parede. Também é necessário levar em consideração a irregularidade dos cantos e do teto para fazer a sobreposição necessária com o corte subsequente.
Layout para murais de papel (pinturas retangulares). Clicável
Cole o papel de parede com foto na parede
Depois de preparar a parede, marcando-a, passamos para o adesivo do papel de parede fotográfico na parede.
Estendemos a tela (se for longa, não retangular) e a espalhamos com cola. Melhor trabalhar juntos, mas uma pessoa para lidar. Pressione algo rolado no chão de ambos os lados com algo para que ele não retroceda. O piso deve estar limpo! Certifique-se de limpá-los!
Usando um rolo ou pincel com mowls, aplique cola em uma pequena camada (cerca de 1,5 mm) uniformemente sobre toda a tela! Tenha cuidado ao aplicar, pois o rolo pode enrolar / enrolar na parede e rasgá-lo. Após a aplicação, adicionamos o papel de parede das bordas ao centro, colamos para dentro e outras 1-2 vezes ao meio. A precisão particular não é importante aqui, mas você precisa garantir que toda a superfície interna esteja fechada o máximo possível. Locais de dobras não precisam ser muito suavizados.
Como dobrar um papel de parede manchado com cola
No caso de colar murais de papel com uma tela retangular, você não pode colá-los com cola, mas colar a parede com cola, embora isso não seja desejável, mas às vezes ajuda a evitar rasgar a tela, porque uma tela de papel molhada é difícil o suficiente para colar sem rasgá-la.
Esperamos 2-3 minutos, abrimos o papel de parede (com cuidado!) E colamos de acordo com a nossa marcação. Nivele com um rolo de borracha. Prestamos atenção aos lugares nos cantos e sob o teto (filete), aqui você pode usar uma espátula de plástico (especial) para papel de parede, eles podem andar pelos cantos, colar bem o papel de parede, mas tenha cuidado, os papéis de papel úmidos quebram com muita facilidade!
De um papel de parede para outro, colamos um por um. Alinhe as bordas da próxima folha com a folha já colada. Juntamos as telas com os dedos, suavemente com micro-movimentos para frente e para trás. Não se esqueça de combinar a imagem, porque esta é a coisa mais importante no papel de parede da foto!
Se, pela primeira vez, não foi possível colar e encaixar a tira, amolgadelas e solavancos formados, não se preocupe, retire-a cuidadosamente e repita a operação.
Corte o papel de parede nos cantos e sob o teto (filete)
Depois que o papel de parede for colado, você precisará recortá-lo nos cantos e sob o filete ou o teto (se necessário). É importante que o papel de parede ainda esteja um pouco molhado, para aparar de maneira mais uniforme. Precisa de alguma habilidade, é improvável que a primeira vez tenha sucesso em fazer exatamente.
Aplicamos uma espátula de metal no local onde o papel de parede precisa ser cortado e cortamos o comprimento da espátula com uma faca de escritório com uma nova lâmina afiada. Seguramos a faca em um ângulo de 45 graus em relação à parede e menos. Reorganizamos a espátula e cortamos ainda mais. Fazemos o mesmo nos cantos.
Corte o papel de parede embaixo do filete
Juntas de papel de parede foto papel de parede
Isso é tudo! Acabamos de colar murais de papel com nossas próprias mãos, mas para atacar, as juntas são visíveis! Isso pode ser parcialmente corrigido pintando com uma caneta de feltro para combinar com a cor do papel de parede ou com um esquema de cores para tintas.
Ao tentar economizar no papel de parede fotográfico, lembre-se das desvantagens do papel de parede fotográfico e, se vale a pena, fique à vontade!
Deixe suas dicas e comentários abaixo. Assine a newsletter. Boa sorte para você e boa para sua família!
Qual cola escolher
Dependendo do tipo de papel de parede, o tipo de cola para eles também será diferente. Ao colar papéis de parede de papel, a espessura desse revestimento será um fator decisivo. Existe uma solução universal - cola CMC à base de celulose. Sua vantagem é que é adequado para papéis de parede finos e de vinil. A diferença está apenas na concentração da solução.
As vantagens desta cola são as seguintes:
- Não mancha a superfície do papel de parede.
- Não há odor desagradável após o uso.
- Fácil de preparar e aplicar.
- Combina perfeitamente com outros compostos.
Para papéis de parede de papel, são utilizadas as seguintes proporções da mistura: cola / água - 4/96%. A cola para uma base de papel geralmente é barata, dividida em três tipos: para papéis de parede leves, médios e pesados.
Preste atenção! Para produtos em relevo, não tecidos e vinil, a cola de vinil é adequada. Essa cola é feita com base em acetato de polivinil.
Graças a esta base, esta cola é usada para trabalhar com papel de parede pesado, pois possui boas propriedades de fixação. A composição da cola é semelhante à cola para papel de parede de papel, com a diferença de que contém metilcelulose, o que torna a composição mais viscosa. Devido a isso, as propriedades de fixação do adesivo aumentam significativamente. Isto é especialmente verdadeiro para salas molhadas com papel de parede lavável. Se for necessário colar papéis de parede à prova de umidade, a cola de construção PVA deve ser usada para isso.
Preste atenção! A cola PVA é adequada para qualquer tipo de papel de parede, seja rolo leve ou pesado.
Fase preparatória
Para colar o papel de parede, você precisará de várias ferramentas e itens:
- Papel de parede faca ou tesoura.
- Prumo ou nível
- Pincel largo e fino para aplicar juntas de papel de parede com cola e massa de vidraceiro.
- Espátula de plástico para papel de parede.
- Rolo pequeno, pano seco.
- Esponja molhada.
- Escadaria ou escada.
- Jornais, trapos, colam-se.
A sala em que o trabalho será realizado não deve ser ventilada, a rede de fornecimento de energia deve ser desenergizada e deve haver um piso seco e limpo. Aplique cola no papel de parede deve estar no chão, depois de colocar o papel embaixo.
Paredes com restos de papel de parede antigo
Você não pode deixar o papel de parede antigo, porque a base deve estar limpa e suave. Isso garantirá um ajuste confortável do novo papel de parede à superfície da parede. Onde a parede muda de perfil, é muito fácil remover o revestimento antigo. A coisa mais difícil de fazer é em seções largas e uniformes da parede. As juntas do papel de parede coladas à sobreposição podem ser cortadas. Se a superfície da parede apresentar irregularidades e saliências, deve ser lixada. Se não foi possível cortar as articulações, você pode massa-las. A largura da tira de massa de vidraceiro deve ser de cerca de 15 cm. Use cola diluída como primer.
Superfície pintada
Aqui, o procedimento é semelhante às opções anteriores. Temos um diluente de tinta, aplicamos nos restos de tinta velha. Depois que a tinta ficar mais macia, remova-a cuidadosamente com uma espátula. O primário e o lixamento com uma mistura seca da base são realizados somente após a remoção completa de todos os resíduos.
Preste atenção! Nesse caso, se você não remover os restos da tinta antiga, o papel de parede deve ser mais denso, com tons escuros, porque, através da luz, todos os restos serão visíveis.
Corte de papel de parede adequado
Quando o papel de parede, os rolos devem ser estritamente de um lote, para que não ocorra que após o papel de parede, suas paredes se tornem tons diferentes. Portanto, é necessário fazer um par adicional de três rolos, principalmente se o padrão na superfície do papel de parede for grande. Nesse caso, a junção do padrão será mais fácil. No caso de diferenças de tonalidades de alguns rolos, os que diferem da massa principal devem ser colados em locais fechados e discretos (seções de parede atrás de armários, baterias, cortinas, etc.).
Preste atenção! Os papéis de parede estrangeiros e domésticos diferem no que, no primeiro, a borda está mais frequentemente localizada em uma borda, em russo - nas duas bordas. A borda deve ser cortada. Se o papel de parede for denso e encaixar na junta - corte de dois lados, se fino, apenas corte de um lado.
O corte do rolo deve estar estritamente de acordo com a altura da parede.Antes de cortar o rolo, você deve medir esse valor e conhecê-lo. Ao unir as tiras resultantes, você deve monitorar estritamente a coincidência do padrão entre elas. Também é necessário deixar o chamado subsídio, cujo valor é diferente para os padrões de papel de parede liso e decorado: se forem monocromáticos, deixe 10 cm, se houver um padrão - todos os 30 cm. Antes de colar a primeira faixa, desenhe uma linha vertical perfeitamente reta ao longo da parede. Isso é feito para definir a direção vertical para todas as faixas subsequentes. É mais fácil realizar usando uma linha de prumo ou um nível de laser.
Preste atenção! Depois de aplicar cola no rolo, aguarde 1-2 minutos para o papel de parede fino e 3 a 7 minutos para o papel de parede feito de um material mais denso. Ao mesmo tempo, papéis de parede mais espessos devem ser manchados duas vezes.
Então, vamos desenhar uma linha abaixo do acima.
Para cortar o rolo de papel de parede, executamos as ações nesta ordem:
- Analisamos o método de embalagem de unir tiras de papel de parede: bunda ou colo.
- Marcamos a altura da parede na tela com um lápis, medindo-a previamente.
- Você pode cortar várias faixas ao mesmo tempo (5-10), deixando uma margem de vários centímetros.
- Numere as listras nas costas com um lápis, indicando a direção do papel de parede.
- O corte da tela deve ser feito com uma faca de papel de parede em uma régua de metal.
O processo de colar é bastante trabalhoso, é difícil lidar com isso. Para isso, o emparelhamento é mais adequado. Uma pessoa deve servir a tira preparada, a outra deve ser colocada na base preparada da parede.
Como aplicar cola
A cola é melhor aplicada em uma grande superfície plana, por exemplo, em uma mesa ou no chão. A aplicação de cola é um procedimento responsável. No caso de má colagem de pinturas, um bom resultado de todo o trabalho é impossível.
Preste atenção! Antes de começar o trabalho, coloque papel grosso ou papelão embaixo da estação de trabalho.
Em geral, é necessário colar as telas com cola, colocando-as umas sobre as outras com uma sobreposição de cerca de 1,5 cm, para proteger a parte frontal do papel de parede contra manchas de cola. Ao colar pequenos pedaços, por conveniência, coloque um filme ou papelão embaixo deles para não ficar de mãos dadas constantemente. Cubra um pedaço de papel de parede com cola uniformemente, distribuindo-o com um pincel do meio para as bordas do painel. Em locais onde a cola não será aplicada, aparecerão bolhas. Depois de concluir a aplicação da composição, dobre a tira ao meio com o lado colado para dentro e reserve por um período de 5 a 10 minutos. Durante esse período, a cola é completamente absorvida pelo material. A cola na frente deve ser removida com uma esponja, após molhá-la. Evite forte pressão e atrito no local de contaminação, tudo deve ser extremamente preciso.
Como colar papel de parede
Para colar papel e outros papéis de parede nas paredes corretamente, siga o seguinte procedimento:
- Usando uma linha de prumo ou nível, desenhe uma linha estritamente vertical ao longo da parede. Isso definirá a posição correta para toda a linha.
3. Cole a parte inferior na parede, usando um rolo, nivelando a tela do meio da tira até as bordas.
4. Em locais onde a tela se une a vários objetos, soquetes e outras coisas, a cola deve ser aplicada repetidamente, pressionando firmemente essas áreas contra a parede. Corte as partes salientes com uma faca de papel de parede.
5. Observe a verticalidade das tiras coladas.
6. Repita essas etapas até o final da aderência.
7. Você deve saber que, se houver várias aberturas de janelas na sala, a colagem deve começar pela abertura localizada no lado sul. A partir dele, é preciso começar a colar esses papéis de parede, cuja conexão envolve uma conexão sobreposta.
Colando o canto externo
Antes de colar a tela na parede, meça a distância entre a borda do canto e a borda da tira. Após a medição, adicione 1-2 cm ao valor resultante e corte uma faixa desse tamanho, fazendo uma curva ao virar da esquina.
Ao fazer cortes nas bordas da faixa acima e abaixo, você pode colar perfeitamente um canto sobre essa faixa. Em seguida, uma nova peça é cortada do rolo e colada com uma sobreposição ao longo da parede do canto. Este método ajudará a esconder as possíveis irregularidades do canto em si e da tira cortada.
Colar dentro do canto
A tecnologia aqui é semelhante à anterior.
Realizamos as seguintes ações em ordem de prioridade:
- Medimos a distância da borda do canto até a última faixa na parede.
- Corte os pedaços com uma margem de 2 cm.
- Nós revestimos a tela com adesivo.
- Aplique cola na superfície do canto interno.
- Cole um pedaço de “papel de parede” na superfície de trabalho da primeira parede.
- Cole uma tira fina na segunda parte da parede.
- Aparamos as bordas do papel de parede.
É importante garantir que, quando o adesivo estiver na primeira faixa, seu lado fique “traseiro” com a tira de papel de parede colada anteriormente. Aplicamos material de papel de parede na base e gradualmente expelimos o ar que se acumulou sob o revestimento. Isso deve ser feito com uma esponja ou rolo de plástico, começando do centro e movendo-se para as bordas de cima para baixo. Onde a borda do canto passa, a superfície da tela também deve ser passada a ferro bem para evitar o acúmulo de um espaço de ar. Em seguida, colamos a segunda faixa com uma sobreposição de 2 cm. Cortamos partes desnecessárias da tela do papel de parede. Depois disso, com uma espátula e uma faca, faça cortes no pedaço de tela que foi colado na segunda parte da parede. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar a tela inferior. Por fim, o papel de parede próximo ao rodapé é cortado.
Bubbles
A razão para a aparência de um defeito desse tipo será o não cumprimento da tecnologia para o papel de parede de um tipo específico. Será importante dizer que não deve haver sinais de rascunhos na sala. Cerca de dois dias devem passar depois que todo o trabalho estiver concluído. Este tempo é necessário para secagem e endurecimento completos da composição adesiva.
É isso que as bolhas aparecem na parede:
- Envenenamento por esporos de mofo e fungos, para os quais o ambiente vazio sob o material do papel de parede é perfeito.
- O aparecimento de ovos e larvas de insetos nos espaços vazios.
- Sala esteticamente pouco atraente, falta de conforto quando dentro de casa.
Como você pode ver, é perigoso corrigir esse defeito e devemos combatê-lo até o fim. Para isso, você pode usar uma agulha de costura regular. Esta agulha deve perfurar a bolha e depois passar sobre a superfície da bolha anterior com uma espátula, nivelando-a. Usando a mesma agulha, ou seja, uma seringa, você pode introduzir uma pequena quantidade de cola sob a bolha. A cola, preenchendo o espaço, garantirá uma aderência confiável do material à superfície da parede. Remova a cola da parede com uma esponja úmida. Se a bolha tiver um tamanho impressionante, você poderá fazer um furo usando uma faca de escritório. Depois disso, também preencha a cavidade da bolha com cola e nivele-a. Para não remover novamente a cola do papel de parede, cole o papel de parede ao redor do perímetro da bolha com fita adesiva. Além das recomendações acima, você pode remover bolhas de papéis de parede em papel com um pano, rolo de plástico ou espátula, comprimindo o ar em movimentos suaves. Depois disso, encha novamente a cavidade com cola da seringa.
Veja como colar papéis de parede de papel corretamente sem bolhas:
- A cola deve ser selecionada de acordo com o tipo específico de papel de parede usado.
- A base do papel de parede deve ser cuidadosamente preparada, todas as irregularidades e rugas são espessas.
- Durante a operação, a sala deve ter uma umidade baixa de até 50% e uma temperatura ambiente normal de 20-22 * Celsius acima de zero.
- Durante o processo de colagem, evite movimentos bruscos e movimentos. Para fazer o trabalho, é melhor combinar com alguém.
Então o artigo chegou ao fim. Com a aparente simplicidade do trabalho, podem surgir vários problemas com os quais um funcionário não treinado não consegue lidar. Aqui, mostramos brevemente os principais pontos que surgem quando o papel de parede, examinamos os principais tipos de papel de parede e as formas de resolver problemas. O leitor atento encontrará as respostas para todas as suas perguntas aqui.
Superfície previamente colada com tecido ou palha
Recomendamos o uso de um produto disponível comercialmente, projetado especificamente para remover revestimentos têxteis. Há momentos em que a camada superior desse papel de parede é facilmente removida sem o uso de compostos adicionais. Após a liberação do revestimento antigo, a superfície é sujeita a massa e primer.
Superfície de contraste
Se a base preparada diferir acentuadamente em cor do papel de parede, recomenda-se que a parede seja preparada com o primer recomendado, escolhendo uma tonalidade adequada. Você pode pintar nas paredes apenas nos lugares onde ocorrerão as juntas dos novos papéis de parede.
Conselhos! Ao comprar papéis de parede de papel, verifique o número do artigo de cada rolo. Este é o número indicado na etiqueta. Em todos os rolos, deve ser o mesmo. Um procedimento tão simples garante a identidade da imagem e a sombra em toda a sala.
Faixa irregular
Há momentos em que a tela fica grudada. Posso fechar meus olhos para isso? Lembre-se de que é melhor corrigir o erro observado imediatamente do que "admirar" a curvatura da imagem por um longo tempo.
Para corrigir a situação, em nenhum caso, não mova a tela na parede. Portanto, é certo rasgar. É melhor remover cuidadosamente toda a tira da parede e recolocá-la como deveria, ou cortar uma nova tira.