Muitas vezes, as pessoas, comprando um apartamento pequeno, pensam em como equipar uma cozinha, sala de estar e quarto em metros quadrados tão pequenos. Estúdio de design com uma área de 23 metros quadrados. os medidores podem ser completamente funcionais, práticos, estéticos e simplesmente confortáveis. Este apartamento é perfeito para um estudante ou um jovem casal. Para uma família completa com uma criança, o estúdio não é adequado, nem que seja apenas como moradia temporária.
Espaço de zoneamento
Para começar, em uma área de 23 quadrados alocamos apenas um lugar para um banheiro. Obviamente, para economizar espaço, ele será combinado e um chuveiro será instalado no lugar do banheiro. Para esta área, 3 m² serão suficientes. Este será o único espaço murado no estúdio.
Os 20 metros restantes precisam ser divididos em zonas. O mais importante é separar a área da cozinha.
Existem várias maneiras de fazer isso:
- Bar balcão. Ajudará perfeitamente a separar a área de estar da cozinha, enquanto executa uma função adicional da mesa de jantar.
- Cor e (ou) textura do piso. Uma solução de zoneamento muito popular. Por exemplo, na cozinha, colocamos azulejos no chão e na sala colocamos parquet. Uma excelente solução para um estúdio tão pequeno fazer a cozinha no pódio. Como resultado, na etapa resultante, é muito fácil colocar locais de armazenamento adicionais para as coisas, o que é importante para um apartamento pequeno.
- Teto multinível. As zonas podem ser divididas usando diferentes alturas e cores do teto, bem como usando a luz de fundo.
- Nicho. Aqui, você também pode organizar locais de armazenamento para várias coisas, livros e outras coisas.
- Decoração de parede.
A cozinha
Equipando a cozinha, você precisa torná-la confortável e tentar não atrair atenção para ela, concentrando-a na sala de estar.
Se houver um bar na cozinha, então, em princípio, a mesa de jantar não poderá ser arrumada, assim você poderá liberar os medidores valiosos.
Se houver uma varanda na área da cozinha, uma boa opção seria combiná-la com o apartamento, tendo sido isolada anteriormente. Você pode retirar a geladeira removendo a janela, organizar uma mesa de jantar na forma de uma barra na borda e, em seguida, zonear a cozinha usando um nicho, usando a cor do piso e das paredes.
A cozinha não deve ser grande. Três armários de parede e três armários de piso são suficientes. Além disso, é possível fornecer coberturas especiais para a pia e o fogão, aumentando assim a superfície da mesa de corte.
Se a cozinha estiver localizada em um nicho, geralmente ela poderá ser organizada na forma de um armário; ao fechar as portas, o conjunto da cozinha não ficará visível e parecerá que você tem uma sala de estar separada.
Desenvolvemos um projeto de design
Se você tem alguma habilidade para entender exatamente o que deseja fazer, o design de interiores de um estúdio de 23 metros pode ser desenvolvido de forma independente, mas é melhor entrar em contato com designers profissionais. 13-18 metros são alocados para a sala de estar em tal apartamento, o resto é um banheiro, um hall de entrada, um local para cozinhar.
As vantagens indubitáveis de um pequeno apartamento:
- a organização de um reparo completo exigirá muito menos tempo, esforço e materiais de construção do que a melhoria de uma sala mais espaçosa,
- o custo de itens "extras", itens e acessórios diminuirá significativamente - eles simplesmente não terão onde armazenar,
- as contas de serviços públicos também serão relativamente pequenas.
Para expandir visualmente o espaço, use um espelho de parede grande, no mínimo móveis, papel de parede leve. É muito bom se o apartamento tiver uma varanda aquecida, uma varanda. Quando combinados com a sala principal, eles fornecem dois a quatro metros adicionais, que são usados para organizar um local de descanso, um mini-escritório em funcionamento. Para expandir a cozinha, eles pegam um pedaço do corredor, a sala é combinada com o quarto, separado da cozinha por uma estreita mesa dobrável, um balcão de bar.
Se uma família que mora em um pequeno apartamento possui uma garagem ou uma pequena sala adicional no porão, ela armazena tudo o que é supérfluo - um livrinho, no caso de uma recepção em grande escala de hóspedes, uma bicicleta, uma mala com rodas etc.
Direção estilística
Os estilos de design de um apartamento pequeno são os mesmos que os grandes:
- clássico - o interior é decorado em tons de cinza, marrom, bronze, bege, cortinas luxuosas,
- minimalismo é o mínimo de objetos. As cores são usadas brilhantes ou claras, contrastando, foscas. A decoração está quase ausente, o mobiliário é o mais funcional possível, dentro do qual tudo que está supérfluo está escondido
- Escandinavo - muita luz natural, tons de branco e pastel, materiais naturais,
- oi-tech - uma abundância de metal cromado, vidro, superfícies brilhantes, aparelhos embutidos. Nas janelas - persianas brilhantes, nas paredes - fotos em preto e branco na moldura,
- loft - perfeito para o piso do sótão. Paredes com alvenaria ou sua imitação, canos de água deliberadamente sublinhados, radiadores, vigas expostas no teto,
- Provence - pisos de madeira, colchas de linho, móveis de vime, painéis de materiais naturais nas paredes, tapete no chão. Muito "no assunto" terá estampas florais,
- fusão - uma mistura de muitos estilos. Deve ser usado com cuidado, com moderação, para não desarrumar o espaço.
O estilo barroco para um estúdio apertado não é adequado - envolve móveis excessivamente volumosos, acessórios.
Não é recomendável demolir e remodelar as paredes dos rolamentos por conta própria - isso ameaça o colapso de toda a estrutura.
Esquemas de cores
As cores mais claras são usadas no design, mais espaçoso o pequeno apartamento parece. A área de dormir é decorada com cores pastel - deve haver uma atmosfera calma propícia ao adormecimento. Você também deve ser guiado por seus próprios sentimentos - um é "embalado" pela cor marrom-escura, o outro é roxo, o terceiro é amadeirado. Tons claros são permitidos apenas como elementos de decoração.
Os tapetes em qualquer parte do estúdio são preferidos monofônicos - para que eles não "ocultem" o espaço. Você pode cobrir todo o apartamento com um laminado liso e destacar o meio da sala, quarto, corredor com tapetes de várias cores.
Se houver poucas janelas, os adesivos 3D com sua imagem salvarão a situação - muitas empresas produzem o tamanho de uma janela real, imagens realistas de paisagens atrás dessa janela.
Quarto
Um lugar para dormir se distingue por um pódio, uma tela ou até um dossel. Eles colocam uma cama ou um sofá dobrável. Se duas pessoas moram em um apartamento, então um beliche é bastante adequado para elas. Para um casal, essa opção não é aceitável. No caso em que a altura do teto não seja inferior a três metros, considere a opção de um espaço de dois níveis - na parte inferior, há um guarda-roupa alto embutido, uma mesa e, na parte superior, um local de dormir para duas ou três pessoas. Para subir para o segundo "andar", use uma escada dobrável. O quarto está perfeitamente equipado na varanda ou no nicho.
Para organizar um quarto de crianças, é escolhido o canto mais leve e quente. O quarto é separado por uma tela; para uma criança mais velha, uma cama é feita no "segundo andar" - acima de seu local de trabalho ou lazer. Nesses casos, os pais podem dormir em um sofá dobrável na sala de estar, combinado com a cozinha.
Corredor
É aconselhável recusar o corredor quase completamente, destacando apenas o local onde você pode tirar os sapatos e pendurar roupas de fora. O corredor é separado da sala principal por um armário, que é virado de costas para a porta, cabides para roupas, pequenas prateleiras para sapatos são fixadas neste plano. Um guarda-roupa embutido também é instalado no nicho do corredor, se houver. O zoneamento do hall de entrada com a ajuda do piso parece original - um tapete de cores contrastantes, laminado e azulejo. Se possível, o corredor em miniatura é separado por uma porta deslizante. Isso é muito útil quando o apartamento não está muito quente - a porta fornecerá proteção adicional contra o frio da rua. Cortinas têxteis, vidro fosco, vitrais, paredes de metal com perfuração a plasma - uma ótima solução. A iluminação do corredor deve ser suficiente não apenas para remover sapatos e casacos, mas também para pentear normal, aplicar maquiagem. A situação será salva por um espelho de maquiagem especial com iluminação brilhante ao redor do perímetro. Não mais que 1,5-2 metros quadrados estão alocados no corredor.
Uma casa de banho
A maneira mais prática de combinar o banheiro e o banheiro é alocar no máximo 3,5 metros quadrados para eles. m. Em outra modalidade, sob o vaso sanitário emite até 1,5 m 2. espaço fechado e, em vez de um banho, colocam um chuveiro. A cabine de canto economiza espaço, além de uma banheira em miniatura - triangular ou encurtada. A especificidade do banheiro é que ele pode ser localizado apenas em um determinado local do apartamento - próximo ao "riser". O lavatório aqui também é preferível a um canto, em miniatura, na presença de um banho, você pode abandoná-lo completamente. O dispositivo do piso aquecido no banheiro servirá como aquecimento adicional para o apartamento - há muito pouco espaço para baterias volumosas.
Arranjo competente de móveis
É possível zonear um espaço de filmagem limitada com a ajuda de móveis - é preferível diminuir. Objetos relativamente baixos dividem a sala, posicionados ao longo das paredes. Todas as peças de mobiliário possíveis são feitas dobráveis ou dobráveis. Sem mesas volumosas, poltronas enormes - elas apenas "roubam" um espaço já limitado.
Uma cama de guarda-roupa é uma compra maravilhosa. Na hora de dormir, é uma cama e, durante o dia, o avião dorme sem ocupar muito espaço. Um sofá-cama servirá de quarto à noite, sendo um local compacto para relaxar durante o dia. Um sofá dobrável angular se encaixa perfeitamente em um estúdio pequeno, decorando-o. Móveis com rodas são muito confortáveis - a cama se dobra durante o dia, "sai" à noite no centro da sala. Quase todas as coisas são colocadas em prateleiras fechadas para não bagunçar o espaço. Uma boa solução é estantes com espelhos integrados. O próprio espelho cria visualmente espaço, as prateleiras altas são um espaço de armazenamento espaçoso.
É aconselhável selecionar todos os móveis ou a maioria em uma cor, de forma e estilo semelhantes. Móveis altos economizam visualmente espaço - armários espaçosos até o teto, um balcão de bar com cadeiras altas e uma cama de sótão.
Iluminação
Com a falta de iluminação natural, a iluminação artificial deve ser duplamente cuidada - a abundância de luz ampliará visualmente a sala. A luz de fundo é selecionada localmente - para cada zona, sua própria e também o brilho ajustável geral. Na zona "sonolenta", eles produzem luz difusa e fraca - plafons, persianas especiais, arandelas. Para a cozinha, a iluminação de contorno é adequada, combinada com a iluminação geral do teto. Cortinas densas reduzem visualmente o espaço, pois são substituídas por persianas ou persianas, localizadas próximas ao vidro. Isso usará efetivamente a área dos peitoris das janelas.
A área de trabalho deve estar bem iluminada - o suficiente para ler, escrever e trabalhar totalmente em um laptop. Se houver um berçário, deve haver muita luz durante o dia e antes de dormir, uma luz noturna com um sensor de luz é acesa.
Conclusão
Ao desenvolver o design do estúdio, o tamanho é 23 "quadrados", leva em consideração quem vai morar nele e por quanto tempo. Idealmente, esse quarto é adequado para pessoas solteiras, temporariamente e com menos conforto, até duas ou três pessoas serão acomodadas aqui. Esse interior combina compacidade com conforto, originalidade e multifuncionalidade, este é um formato de caixa fundamentalmente novo. O problema do espaço apertado é resolvido por móveis selecionados, zoneamento e minimização do número de acabamentos decorativos.
Funcionalidades
Ao organizar o interior do estúdio, é importante considerar vários recursos principais:
- O apartamento não possui divisórias, apenas separam o banheiro.
- A maioria dos estúdios possui 23 metros quadrados. m) têm uma forma retangular com uma janela ou loggia. Com raras exceções, essas instalações são quadradas, no entanto, como mostra a prática, é para um estúdio de 23 quadrados que um quadrado não é uma forma muito conveniente.
- Instalações sem galerias e varandas são geralmente divididas em duas zonas: uma cozinha e uma área de relaxamento. Se você tiver espaço adicional, poderá anexá-lo ao principal ou criar um escritório completo.
Estamos desenvolvendo um projeto de design
Comece a desenvolver qualquer projeto de design com o arranjo de redes elétricas e sistemas de drenagem. Como regra, o elevador com água nos estúdios é para o banheiro e para o quarto; portanto, na maioria das vezes, uma pia na cozinha é instalada no canto oposto à janela.
Essa opção de instalação é mais prática, pois será necessário o mínimo de todos os materiais de construção e o próprio trabalho.
Mas, em alguns casos, você pode instalar o coletor pela janela. Nesta opção, será necessário desenhar tubos do riser ao redor do perímetro da sala. Esse trabalho é complicado pelo fato de você precisar conduzir tubos dentro da parede. Durante a operação, para qualquer quebra do tubo, você terá que abrir a parede e procurar um vazamento.
Em seguida, é necessário colocar a rede elétrica: onde haverá tomadas comuns, para a geladeira, piso radiante, para a cozinha, para o forno, ar condicionado, máquina de lavar e TV. Se você estiver realizando uma grande reforma e seus fundos permitirem, substitua o escudo e faça várias linhas de energia para todo o apartamento: separadamente para o banheiro, corredor, sala, separadamente para a área da cozinha, separadamente no piso quente e separadamente na varanda.
É melhor deixar todos esses trabalhos para profissionais.
Depois de concluir a parte técnica do projeto, comece a próxima etapa - decoração e decoração.
Primeiro, decida em que esquema de cores o seu apartamento será executado. Para tornar a sala mais arejada, escolha tons claros ou brancos.
Ao criar um projeto de design, você deve determinar claramente em que zona você estará localizado. Você pode separar a cozinha da sala usando o bar ou as portas especiais do compartimento.
O zoneamento também pode ser feito usando drywall, fazendo inserções planas ou dobradas nas paredes ou no teto.
A opção mais barata é fazer o zoneamento usando um gabinete ou rack. Você também pode criar um piso ou pódio de dois níveis.
Não é considerada uma opção de orçamento para a instalação de um grande aquário ou armário de vidro. Essas opções são mais frequentemente usadas em estúdios com uma janela para dividir visualmente o apartamento, mas ao mesmo tempo “não comem” o espaço.
Em apartamentos com varanda ou loggia, esse espaço extra pode ser usado como banheiro ou área de trabalho. Antes da decoração final na varanda, é necessário realizar as obras: instalar vidros quentes, isolar a varanda com placas de lã mineral ou poliestireno, conduzir um piso quente, tomadas adicionais e iluminação. Além disso, você pode fazer uma varanda ou alpendre uma parte completa do apartamento, aumentando o espaço da sala.
Design de apartamento estúdio para um jovem casal
Os estúdios de 23 m² são ideais para lua de mel, porque um casal sem filhos não precisa de muito espaço para uma estadia confortável.
Para um arranjo confortável do interior, basta comprar móveis para a cozinha, o corredor e o quarto. Para receber convidados, você pode colocar cadeiras e uma mesa de café e comprar uma cama que possa ser transformada em um guarda-roupa a qualquer momento (uma cama transformadora).
Coleções de coleções de fotos de estúdios de design de interiores 23 m²
Uma coleção de 47 designs de fotos de pequenos estúdios:
Uma coleção de 48 fotos dos interiores de pequenos estúdios:
Uma coleção de 52 fotos de idéias de interiores para estúdios:
Uma coleção de 36 fotos dos interiores de pequenos estúdios:
Uma coleção de 52 projetos de estúdios fotográficos: