Cortinas

Veja como é fácil escolher um tule para as cortinas

Tecidos de cortina texturizados e ásperos (linho, gunny, veludo, chenille, tapeçaria) combinam bem com um tule simples e suave.

Para tornar o interior elegante e não sobrecarregar o design da sala, tule de malha e cortinas com bordados devem ser complementados com cortinas lisas e lisas.

Geralmente, uma combinação de cortinas e tule com o mesmo design é usada no quarto - ou seja, onde você precisa de um excelente escurecimento. Nesse caso, é aconselhável comprar tecidos à prova de luz - apagão, escurecimento. Na verdade, esse tipo de cortina não precisa de um tule especial - qualquer pessoa que combine com o tecido da cortina precisará.

Tamanho

O segundo critério para a harmonia de cortinas e tule no interior é a correspondência de seus tamanhos entre si, bem como a altura e largura da janela.

É fácil calcular o comprimento ideal da tela - basta medir a distância da cornija ao chão e, em seguida,

5 cm: as cortinas não devem ficar no chão.

Para modelos estendidos, às vezes eles fazem uma exceção. As cortinas, que dobram no chão, nem sempre se encaixam em interiores comuns, mas parecem chiques em uma sala em estilo clássico.

Uma solução interessante - cortinas longas e cortinas de tule curtas. Tais projetos são especialmente bem-sucedidos na cozinha e na sala em que os radiadores devem ser deixados abertos.

A largura das cortinas é ainda mais fácil de calcular - é necessário levar em consideração o coeficiente de montagem. Geralmente é igual a dois (se você tiver uma cornija de 2 m de comprimento, precisará de quase 4 m de tecido). Da mesma forma, a largura do tule é calculada.

Na foto - opções de design bem-sucedidas para tule e cortinas. As ilustrações ajudarão a criar idéias sobre possíveis combinações elegantes de cores e estampas em tecidos de tule e cortina.

Uma cortina de luz e um tule leve são uma aliança ganha-ganha.

Se a paleta clara parecer monótona demais para refrescar e diversificar o interior, tente substituir o tule pastel por um escuro.

Bege, marrom claro, cortina de chocolate e tule champanhe. Outros tons claros também são adequados - marfim, leite assado, creme, rosa.

Cortinas roxas e um elegante tule lilás ou rosa. Suave e confortável.

Cortinas verdes brilhantes e tule branco, amarelo e verde claro. Quanto mais brilhante a cortina, mais brilhante o tule pode ser.

Cortinas com um padrão ou impressão. Esses modelos são adequados apenas para cortinas monofônicas de tule leves.

Escolha cortinas com tule

Mas o design da abertura da janela às vezes desempenha um papel decisivo na decoração da sala. Mesmo cores de superfície perfeitamente combinadas, móveis e itens de decoração combinados, tecidos bonitos e de alta qualidade e estofados macios não "brincam", mas perdem sua atratividade e charme com uma janela projetada incorretamente.

Tule e cortinas regulam a iluminação do espaço interno, e a luz que passa pelas cortinas cria um clima particular na sala. Sem mencionar o desenho, o método de tapeçaria e a presença de lambrequins: eles são capazes de mudar o espaço, transformando uma sala simples em uma sala iluminada e uma sala de tamanho impressionante em uma despensa pequena e mal iluminada.

Regras básicas dos designers

Portanto, se você faz a maior parte do trabalho de reparo, com base no seu próprio gosto e senso de estilo, para evitar erros, observe os conselhos de designers profissionais. Assim, os principais pontos importantes para escolher o tule e as cortinas certos.

Padrão e cor do tecido

  • Listras verticais adicionam altura à sala, listras horizontais expandem o espaço. A transformação visual da sala também é realizada pela cor: cortinas de luz e cortinas com tule adicionam espaço, enquanto as escuras reduzem a sala.
  • As janelas não devem coincidir com a superfície das paredes e parecem fazer parte delas. Portanto, para cortinas de luz, escolha tons mais claros ou brilhantes, contrastando, combinando combinações com cortinas densas.
  • Cores quentes (tons de amarelo, laranja) são adequadas para ambientes pouco iluminados: a luz “colorida” por eles no ambiente parecerá cheia de sol quente. Cores frias de azul, lilás e cinza criarão uma sensação de frescura e frescor. Para criar leveza e elegância, escolha tecidos para cortinas com fios de prata tecidos ou superfícies brilhantes e brilhantes.

Esquema de cores quentes

  • Em salas pequenas e baixas, desista de lambrequins. Embora eles enfatizem a elegância e sofisticação da "decoração" das janelas, os tetos baixos serão reduzidos ainda mais.
  • A saturação e riqueza da cortina depende da textura e densidade do tecido. Para materiais densos (linho, algodão), basta esboçar dobras rasas. Mas para que um tecido leve e transparente pareça atraente, o tule é comprado 2 ou até 3 vezes o comprimento da cornija.
  • Novidades de tule e cortinas - Kisei. É usado para quartos decorados em qualquer estilo, fáceis e despretensiosos de cuidar. Com a ajuda de linhas finas, muitas combinações são criadas: elas podem proteger a abertura da janela por conta própria, combinadas com cortinas ou cortinas de luz. Eles são pendurados como tule sobre as cortinas, obtendo efeitos interessantes de cor e textura.

Como combinar a decoração da janela com a decoração do quarto

Não há recomendações universais sobre a compatibilidade de tule ou cortinas com itens de interior. É importante manter um estilo unificado da sala e não se deixar levar pelas decisões monofônicas quando as superfícies se fundem. Combinações ganha-ganha:

  1. A sombra das cortinas pode repetir a cor de um objeto grande ou ser distribuída pela sala na forma de pequenos tons coloridos: guardanapos, almofadas de sofá.
  2. Não tente pegar tule e cortinas para papel de parede. Para economizar dinheiro em reparos cosméticos no futuro, o esquema de cores e o padrão da cortina devem se sobrepor ao estofamento de móveis estofados e não ao revestimento da parede: você precisará repintar as superfícies ou atualizar o papel de parede antes de alterar o conjunto de móveis.
  3. Existem cores universais adequadas para qualquer estilo: tons de bege ou areia. O tule branco ou creme é adequado para cortinas bege.Os tons claros ampliam visualmente o espaço, tornam o interior mais elegante e sofisticado.
  4. Um jogo interessante em contraste. Se o quarto estiver decorado com estampas brilhantes, itens de decoração colorida ou detalhes em cores ricas, dê à janela um ambiente calmo e pacífico. Você pode escolher um tule para cortinas em tons claros, discretos, quase dos mesmos tons.
  5. Ou vice-versa, transforme a janela em um elemento central do interior. Deixe os olhos dos convidados serem atraídos pelo lindo tule e cortinas: cores saturadas, podem ser decoradas com toques de renda, padrão ou guipura.

Mas aqui é importante não exagerar nos elementos decorativos dos tecidos. Padrão, decoração ou textura volumétrica da superfície devem estar presentes em um tipo de cortina: tule ou cortinas.

Seleção de material

A cor e a textura do tecido são importantes, mas não se esqueça da praticidade e desempenho.

  • Para cortinas de luz constantemente expostas à luz solar, é melhor escolher materiais sintéticos ou misturados com fibras artificiais. Tecidos naturais (linho, algodão) são impregnados com agentes de proteção especiais.
  • Para a cozinha, o berçário (onde as cortinas geralmente precisam ser lavadas), é melhor preferir tecidos densos e com várias camadas.

Cortinas para a cozinha

  • O algodão parece aconchegante e fofo, mas rapidamente queima ao sol. Não é recomendável usá-lo como cortina sem tule, especialmente em salas com muita luz.
  • A seda sempre parece luxuosa e elegante. Cortinas macias proporcionam à janela abertura leveza e leveza. Mas as cores vivas dos tecidos de seda sem proteção desaparecem ao sol. Como alternativa às cortinas, o tafetá é usado. Protege contra a luz brilhante e mantém a aparência original após a lavagem.
  • A fibra de linho é boa como complemento. Esses tecidos parecem aconchegantes e acolhedores na cozinha, decorados com bordados ou rendas.

Cores do tule e suas combinações

O design das cortinas e tules deve não apenas se encaixar harmoniosamente no estilo e no esquema de cores da sala, mas também ser consistente e uniforme em si. A combinação de cores de cortinas e tule também é selecionada com base nas recomendações dos profissionais:

  • O tule branco é uma das soluções clássicas, relevantes, elegantes e festivas. Mas para cortinas, nesse caso, escolha um tecido contrastante ou suavize a brancura com tons claros quentes: bege, creme.
  • Cores amarelas - para um clima enérgico e alegre. Esse alcance dificilmente é adequado para um quarto, mas não há outras restrições ao uso. Além disso, o amarelo parece vantajoso em muitas combinações: com tons de verde, azul e branco. Os fãs de decisões extraordinárias e ousadas vão gostar de uma combinação com a cor cinza.
  • A gama verde é auto-suficiente. As cortinas de tule verde claro protegerão as cortinas de uma tonalidade mais escura: lisa, com um padrão ou superfície não homogênea (brilhante e fosca) do material. Essa cor é usada pelos designers em todos os quartos, acalma, pacifica e os tons ricos e vibrantes do verde parecem elegantes e divertidos.
  • As cores turquesa das cortinas são enfatizadas pelo tule branco. Esta é uma das combinações favoritas e frequentemente tocadas do estilo ou da província mediterrânea. Uma gama profunda e brilhante de turquesa é apropriada na sala de estar; um toque de solenidade adicionará materiais acetinados e brilhantes; cores suaves encherão o berçário com frescura.
  • A cor azul é adequada para o quarto. Para suavizar a sensação de frescor, use tipos mais quentes de tule para cortinas.
  • A cor vermelha brilhante e rica das cortinas suaviza as cores suaves do tule. Mas, devido à agressividade, você se cansa dessa combinação com o tempo. O design geralmente usa uma gama abafada e profunda de vermelho (bordô, roxo escuro). Você pode pegar tule e cortinas no corredor em uma combinação dessas, decorar um escritório ou uma sala de jantar.
  • A laranja e seus derivados são universais em sua aplicação. Você pode combinar o tule e as cortinas dessa paleta de qualquer maneira, variando o humor e o caráter da sala.

Cor quente e que afirma a vida é usada em todos os quartos. As cortinas marrons acrescentam severidade e elegância a ele.Em combinação com uma escala verde, é adequado para um berçário divertido e despreocupado. O branco universal e brilhante acentua a elegância e a originalidade do design.

Tipos de Tule

A opção mais óbvia é tecidos leves e arejados e translúcidos. Eles são adequados para cortinas de qualquer densidade.

Rede de Tule representa um pano integral coletado de pequenas células graciosas. Este tule parece muito sofisticado e gentil, combina bem com cortinas densas.

Organza Os designers há muito tempo gostam de originalidade. No entanto, ao escolher este material, vale lembrar que as dobras macias de tal tule não funcionarão, porque a organza é um material bastante denso. Mas seu brilho não pode ser comparado a nada, apenas porque vale a pena escolher uma organza. Tal tule é adequado para cortinas feitas de material denso com o design de qualquer complexidade.

Regras de correspondência de cores

As cortinas tornaram-se parte integrante do interior de qualquer ambiente. Eles ajudam a completar o design e enriquecem a decoração exterior da sala. Concordo, sem cortinas, o quarto geralmente parece ruim, feio. Fotos de cortinas com tule e quartos sem eles visualizam perfeitamente essa afirmação.

Com a ajuda deles, você pode remover alguns defeitos no reparo e refazer completamente a situação. O principal é saber como combinar corretamente a cor das cortinas com a decoração geral da sala. Além disso, você deve aprender sobre a combinação correta de cortinas com tule. Se eles não conseguirem interagir um com o outro, isso poderá arruinar toda a aparência.

Basicamente, a questão da cor é baseada em dois pilares: harmonia e contraste. Se, no primeiro caso, a ênfase for mudada para a cor principal das cortinas, o tule for selecionado em uma tonalidade clara mais delicada, o contraste de dois detalhes da janela implicará na escolha das cores opostas das cortinas e tule.

Quanto à cortina de janela em si, é selecionada para decoração de móveis e paredes. As cortinas devem interagir com os estofados (é desejável que o tecido seja semelhante); se a mesma textura não for obtida, eles tentam focar no mesmo padrão, na sombra das cortinas, na colcha, nas capas das poltronas. Se você mudar constantemente as cortinas durante o reparo, é melhor selecioná-las para o papel de parede.

Se você gosta de usar cortinas maciças densas no design da sala, que no design têm muitos elementos decorativos, é melhor complementá-los com um tule transparente e leve, sem um padrão. E vice-versa: ao usar cortinas simples e arejadas, você precisará de um tule maciço e texturizado.

Há certos pontos que devem ser levados em consideração ao fazer uma escolha:

Cortinas e tule devem combinar com o estilo da sala. Você deve admitir que as cortinas densas, bordadas com ouro com baleias grandes, obviamente não se encaixam no estilo hi-tech ou no pós-modernismo, como a cortina romana com tule. Se você escolher clássicos, cortinas e tule com cortinas servirão. Provence exigirá elegantes motivos florais.

Preste atenção à ductilidade e textura do material. Se você deseja que as cortinas prontas pareçam o mais impressionantes possível, e elas podem ser cobertas com facilidade, o tecido deve ser macio e manter a forma. Só isso ajudará a fazer belas dobras.

Desconfie de escolher um tule branco. Não é adequado para todos os quartos, porque parece muito frio e solene.

Se houver pouca luz do sol na sala, as cortinas devem ser leves e translúcidas, para não impedir a entrada desses poucos raios diretos.

Considere o esquema de cores, escolhendo cortinas e tule. Tons claros e quentes aumentam visualmente a sala, e a escuridão, pelo contrário, a diminui. Se você quiser escolher cores brilhantes, o design geral não deve ser cativante, caso contrário, a sala ficará muito colorida.

Seleção de tecido

Quanto ao tule, o mercado moderno de tecidos oferece um número muito grande de texturas. Entre eles estão organza, véu, malha. Estes três materiais são agora os mais populares.

Organza é feita de poliéster. É bom porque é muito denso, mas parece leve e arejado. A organza passa os raios do sol, seca muito rapidamente, cortina e não é uma coleção de poeira. Sua única desvantagem é que ele não permite a passagem de ar fresco.

Quanto à grade, ela também permite que a luz solar passe bem, mas a poeira assenta nela muito rapidamente, de modo que a grade escurece rapidamente.

O véu é escolhido pelos amantes de cortinas, porque é macio e durável. O problema com este material é que ele transmite bastante luz solar se tiver desenhos ou ornamentos.

Material para cortinas

Você pode escolher cortinas com tule para o salão a partir de tecidos naturais ou artificiais. Na escolha, é necessário basear-se em critérios como durabilidade, praticidade, absorção de umidade, resistência ao desgaste e combustibilidade das cortinas. Os principais tipos de tecido incluem o seguinte:

Algodão - hoje esse tecido é chamado de mais prático. As cortinas nos ilhós deste material duram muito tempo. Eles são fáceis de usar, porque não atraem poeira e não são eletrificados.

Se você seguir as condições para uma lavagem adequada, elas poderão ser lavadas com bastante frequência. A única desvantagem dessa textura é o amarelecimento do tecido sob luz solar direta.

Hoje, muitas vezes, são usadas cortinas de seda. Eles tornam a decoração da sala luxuosa, porque são lindamente cobertos e fluem para o chão com dobras suaves. O material tem um alto nível de resistência, não é eletrificado. Além disso, eles nunca iniciarão uma toupeira.

No entanto, o material é bastante exigente. É difícil lavar, secar e passar esses conjuntos de cortinas com tule.

O problema

Ao comprar ou encomendar cortinas, muitas são guiadas pela largura da parede, por exemplo, 200 cm, e esquecem completamente as dobras, o que reduz significativamente o tamanho da tela acabada.

Como resultado, duas cortinas não se alcançam no centro da janela e o sol ou a luz de um poste entra constantemente na sala.

Solução

A largura da tela é determinada pelo comprimento da cornija e pelo tipo de acessório de cortina desejado. Para calcular quanto tecido é necessário, você precisa saber fator de construção.

Dica do INMYROOM: ao calcular a largura das cortinas dos dois lados, você precisará adicionar mais 10 cm à bainha dos lados, se planeja costurar as cortinas.