Projeto da paisagem

Design bonito de um site pequeno: uma visão geral de idéias simples e complexas de paisagismo para sites pequenos (130 fotos e vídeos)

Poucos lugares não significam poucas idéias! Mostraremos como transformar um pequeno terreno em um local agradável para relaxar e dar a aparência de um jardim respeitável.

O segredo do design bem-sucedido de um pequeno jardim é o design competente: tenha uma idéia interessante em torno da qual você possa construir todo o espaço, aproveitando ao máximo os recursos do relevo. Também é importante manter todos os elementos no mesmo estilo e em um único esquema de cores - somente então a exibição geral do site será harmoniosa.

1. "Traço de cor"

Plante dois ou três tons calmos em harmonia um com o outro em diferentes partes da trama. Ecos de arbustos roxos, como na foto, o primeiro em primeiro plano, o segundo em segundo plano, aumentam visualmente o espaço.


Ecoar arbustos roxos, o primeiro em primeiro plano e o segundo em segundo plano, aumenta visualmente o espaço

2. Suportes para plantas

Opção de design confirmado - crie uma perspectiva. Idealmente, se o site inteiro não estiver visível imediatamente. Certifique-se de que as belezas se abram gradualmente, ao se deslocar mais fundo no jardim. Para fazer isso, use partições especiais: sebes, pérgulas, telas.

Para a esquerda: suportes cobertos de vegetação para plantas, como arcos e pérgulas, criam estruturas verticais e um jogo de sombras sofisticado - o espaço se torna volumoso. Uma cobertura baixa de buxo também divide o local em duas partes. Para a direita: uma ilusão de ótica é criada por uma treliça para trepadeiras, projetada como se não fosse plana, mas volumosa.


Esquerda: Os suportes de plantas cobertos de verde criam estruturas verticais e um jogo sofisticado de sombras. Direita: Uma ilusão de ótica será criada por uma treliça para trepadeiras, projetada como se não fosse plana, mas volumosa

As dimensões de absolutamente todos os elementos de design, como um arco de flores, devem ser proporcional ao tamanho do jardim. Caso contrário, haverá um sentimento de desarmonia.

Muitas estruturas de suporte para plantas são vendidas prontas ou desmontáveis. Você pode comparar ofertas de diferentes lojas online em nosso mercado. Veja uma seleção de arcos e treliças.

3. Caminhos sinuosos - nossos aliados

Eles ajudam a criar a ilusão de um grande jardim. Afinal, o caminho escondido na curva é realmente intrigante: você caminha por ela e não sabe onde estão as margens do jardim e quais outras belezas estão escondidas atrás da curva.


Esquerda: O caminho à espreita é realmente intrigante.Direita: Existem vários caminhos estreitos que levam a um local de descanso isolado sob as árvores. Dois arbustos de buxo marcando a entrada desta zona dão um charme especial a esse canto do jardim.

As seguintes publicações ajudarão você a planejar os caminhos do jardim e a escolher os materiais para sua organização:

4. Todas as estradas levam ... ao centro do jardim

Além disso, o espaço entre as trilhas é ocupado por plantas - apenas um canto para relaxar permanece aberto. Graças a essas técnicas, a ilusão da escala do jardim permanece.


Todas as estradas levam ... para o centro do jardim. Além disso, o espaço entre as trilhas é ocupado por plantas - apenas um canto para relaxar permanece aberto. Graças a essas técnicas, a ilusão da escala do jardim permanece

8. Verdadeiro ou falso?

Parece que através desta passagem bizarra na parede você pode entrar em um canto cercado por vegetação. De fato, este é um pôster decorativo de alta qualidade. Não é uma má ideia, é?


Verdadeiro ou falso? Parece que através desta passagem bizarra na parede você pode entrar em um canto cercado por vegetação. De fato, este é um pôster decorativo de alta qualidade.

Você encontrará várias maneiras de implementar idéias "ópticas" no artigo Vamos brincar de esconde-esconde: espelhos, vidro e policarbonato em Garden Design.

9. Fonte portátil

Uma fonte de diferentes tamanhos de tanques traz diversidade ao jardim e, devido ao seu tamanho compacto, é adequada até para o menor lote.


Uma fonte portátil de vários tamanhos de tanques traz variedade para o jardim e, graças ao seu tamanho compacto, é adequada até para a menor parcela

13. O efeito do espelho

Em uma pequena área, você pode até colocar um lago decorativo. É claro que o reservatório será pequeno, mas mesmo isso contribuirá para o foco óptico desejado. A calma extensão da água, como um espelho, reflete em sua superfície o céu, as nuvens e tudo o que está ao redor da lagoa. Graças a esse efeito, o jardim parece maior do que realmente é. A forma retangular alongada do reservatório brinca com a mão: essa configuração aumenta visualmente a área.


A calma extensão da água, como um espelho, reflete em sua superfície o céu, as nuvens e tudo o que está ao redor da lagoa. Graças a esse efeito, o jardim parece maior do que realmente é. A forma retangular alongada do reservatório brinca com a mão: essa configuração aumenta visualmente a área

Uma instrução passo a passo sobre como criar uma lagoa é fornecida no material Lagoa com suas próprias mãos.

Eles ficam ótimos em um pequeno jardim formas geométricas: quadrado, retângulo e círculo. Elementos de tais configurações trazem ordem e clareza à estrutura de todo o jardim - seja um jardim de flores, terraço ou lagoa. Caminhos estreitos e sebes diretos ajudarão a aumentar o jardim opticamente.

14. "acentos" verdes

Ao escolher "residentes" verdes para um pequeno jardim, dê preferência a árvores e arbustos baixos. Por exemplo, bordo Holly 'Globosum', catalpa bignoniforme 'Nana' ou salgueiro babilônico 'Umbraculifera'. Dependendo do local de aterrissagem, esses ajudantes verdes poderão decorar efetivamente os limites do local ou definir acentos notáveis. Como, por exemplo, o caule levantou-se 'Schneewittchen': quando floresce, é simplesmente impossível tirar os olhos dele. Este arbusto parece especialmente impressionante na interseção dos eixos ópticos. Acontece um ponto de vista.


Quando o caule rosa 'Schneewittchen' floresce, é simplesmente impossível tirar os olhos dele. Este arbusto parece especialmente impressionante na interseção dos eixos ópticos. Acontece que um ponto de vista

Com a ajuda de pequenas árvores com uma coroa esférica no jardim, você pode definir detalhes brilhantes.

15. Elementos originais de decoração

Outro passo em direção ao design bem-sucedido de uma pequena área. E o fato é que esculturas incomuns, vasos originais para plantas e luminárias fofas atraem a atenção, distraindo o tamanho modesto do jardim.


Os elementos decorativos atraem a atenção, distraindo o tamanho modesto do jardim

Você encontrará exemplos e idéias nos materiais:

  • Esculturas de vime no jardim - em uma onda elegante
  • Fazendo o site artesanato de galhos, trepadeiras e grama. Idéias bonitas e práticas
  • Figuras de jardim DIY
  • Estatuetas de jardim, ou o jogo de bonecas
  • Luz do jardim: 7 idéias interessantes
  • Chamada para o contêiner de resgate ...
  • 7 recipientes para pátio

Apenas acessórios não deve sobrecarregar o espaçoporque linhas simples e limpas sempre parecem mais elegantes que uma pilha de detalhes elaborados.

Planejamento competente

O layout de um site pequeno não é fácil e requer certo conhecimento.

Primeiro, você precisa decidir sobre a lista de objetos que estarão localizados nela.

Lista de edifícios

  • Edifício residencial. Em uma área pequena, geralmente uma casa pequena de um andar é construída para 3-4 quartos ou uma casa de dois andares com varanda e varanda.
  • Dependências. Pode ser 2-3 galpões para as necessidades domésticas.
  • Garagem ou garagem.
  • Edifícios adicionais. Pode ser um mirante ou outro lugar para relaxar. Às vezes, uma piscina é organizada no quintal.

Além de todas as opções acima, um poço ou outras instalações técnicas podem ser localizadas no território.

Divisão em zonas

Depois de fazer uma lista de edifícios, você precisa descobrir como colocar tudo de forma conveniente e correta no plano. A compilação do plano inclui necessariamente a divisão do território em zonas.

Sala de estar. A área em que um edifício residencial e uma cozinha de verão serão construídas, se necessário.

A zona econômica. O local no pátio onde as dependências estarão localizadas: um celeiro, um galinheiro. 10% da área total é alocada para a zona residencial e de serviços públicos.

Jardim e jardim. Isso geralmente inclui a maior parte do território. Pode ter canteiros de flores, uma estufa e outras plantações.

Área de relaxamento. Pode acomodar um banco sob um dossel, um mirante ou uma mesa para uma festa de chá. Além disso, nesta área existem playgrounds para crianças ou esportes.

Os próprios proprietários pensam sobre a localização das zonas no plano e seus tamanhos.

Se você tiver alguma dificuldade, poderá usar informações adicionais. Na Internet ou em revistas, você pode encontrar fotos do design de um site pequeno e obter novas idéias para criar sua própria solução criativa.

Planejamento do território

Antes de construir um território, você deve planejar corretamente todo o espaço. O layout de um pequeno local começa com a alocação das áreas e locais funcionais necessários na forma de uma casa e garagem, uma despensa, uma casa de banhos, um playground para jogos infantis, uma área de lazer e inclusões de jardim.

Não é necessário erguer todos os objetos possíveis no seu site de uma só vez. Todo mundo escolhe para si um conjunto de edifícios necessários para uma existência confortável.

Distribuindo o território em zonas, sob os jardins e plantações de jardins, é necessário alocar cerca de 75% da área total, cerca de 10% para edifícios. Os 15% restantes da área podem ser ocupados por plantações ornamentais de flores e uma área de recreação. É nessa proporção que o design de um pequeno jardim parecerá orgânico e funcional.

Regras de planejamento

Ao planejar um pequeno lote de terra, você deve seguir três regras:

Você não deve construir uma área pequena com objetos maciços. Para fazer com que os prédios pareçam leves e compactos, você precisa escondê-los habilmente plantando arbustos ou sebes. Eles devem ser distribuídos harmoniosamente em todo o território, a fim de evitar o efeito do "desenvolvimento em massa".

As cercas surdas também não são adequadas para a ereção em uma pequena área onde, devido a elas, possa surgir uma sensação de isolamento e fechamento. Além disso, visualmente o site parecerá ainda menor.

As coberturas cegas afetam o microclima da Terra, alterando-o para pior, pois a circulação das correntes de ar natural é perturbada. Uma alternativa seria uma cerca feita de uma rede de compensação, plantada ao longo de mudas sinuosas, ou uma cerca de uma cerca de estacas.

Não é a melhor solução para uma pequena parcela as árvores que crescem altas. Devido ao sistema desenvolvido de raízes e sombras que caem de sua coroa exuberante, a capacidade de decorar o território será lindamente reduzida.

Levando em conta todas as regras e recomendações, você deve desenhar um plano do local, que exibirá os canteiros de obras e o plantio de árvores, arbustos, o território reservado para canteiros e canteiros de flores, além de áreas de recreação e colocação de elementos decorativos.

Seleção de estilo

O estilo do design paisagístico do site pode ser de dois tipos:

Natural (paisagem) - permite que você derrote o território de várias maneiras. Irregularidades e outros defeitos do local são detectados na forma de um reservatório com uma ponte sobre ele ou uma colina alpina.

Você pode adicionar volume ao território organizando um arranjo floral com plantas de diferentes cores, formas e alturas. As faixas diretas não são apropriadas aqui.

Regular - aqui o principal é a composição axial. É em relação a que os desembarques serão organizados simetricamente. No entanto, esse estilo é mais adequado para grandes parcelas.

Zoneamento do território

O principal objetivo da construção é a casa. É em relação a isso que todos os outros elementos serão colocados mais adiante.

Eles colocam um edifício residencial, via de regra, mais próximo da entrada, orientando a frente para a rua. É muito conveniente e prático colocar uma garagem em uma única fundação de casa.

Esta localização é conveniente por vários motivos:

  • uma fundação permite que você salve terrenos valiosos,
  • curta distância do portão de saída,
  • entrar no clima da garagem para a sala de estar é muito mais fácil e limpo.

O design moderno da pequena parcela não prescindirá da inclusão de edifícios residenciais. Eles são recomendados para estar localizado nas profundezas do território, de preferência no lado norte ou noroeste. Esse posicionamento não criará sombra para as plantas, mas ajudará a ser salvo do vento frio.

Técnicas de paisagismo e design

Para fazer um belo jardim a partir de um terreno comum, enterrado em cores vivas de plantas e flores ornamentais, complementadas por um jardim bem cuidado, é necessário planejar o terreno corretamente, usando técnicas de projeto paisagístico.

Arranjos Florais

É melhor usar canteiros de flores para decorar o local na frente da casa e nos dois lados da entrada. As composições de flores colocadas em vasos e banheiras colocadas no território parecem originais. Uma excelente decoração será um "ribeiro de flores".

Para expandir a área estreita, você deve recorrer ao paisagismo vertical. Pinturas de parede de escalada que entrelaçam as treliças de mandris expandirão os limites.

Plantações de arbustos

Em uma área pequena, você não deve plantar muitos arbustos. Deve-se dar preferência apenas às espécies que "encantarão os olhos" durante o verão: arbustos de jasmim, roseira, etc. E mudas na forma de hera encaracolada, madressilva, madressilva será uma cobertura maravilhosa.

Camas de jardim

Fotos do desenho de uma pequena parcela mostram claramente que o desenho de canteiros com culturas deve ser abordado de forma criativa. Para canteiros, você não deve fornecer uma grande quantidade de área útil. Saladas de folhas adequadamente plantadas e salsa ou beterraba se tornarão uma decoração maravilhosa do local.

Fazendo as camas, vale a pena cuidar de cercas decorativas. Eles podem ser construídos a partir de material improvisado: pedras, chapas perfiladas, garrafas de plástico, etc. Esses lados parecerão decorativos, no entanto, eles também têm uma função prática - protegem os suportes de pisar.

Se a cama estiver levemente elevada acima do nível da cobertura geral, a terra ficará mais quente.

Um método moderno de projetar camas é plantar legumes e verduras junto com flores. Tais composições parecem encantadoras, o principal é organizar as mudas corretamente em altura e período de floração.

Assim, as penas da cebola já sairão do jardim em agosto e, em vez delas, malmequeres, malmequeres etc. permanecerão nas proximidades.Este bairro será favorável para plantações culturais, porque muitas flores de companhia repelem insetos nocivos.

As camas em barris parecem muito criativas e qualquer recipiente grande pode ser usado como barril. A vantagem é a capacidade de transferir essas camas para lugares diferentes.

Trilhas como técnica para expansão visual de limites

Nem um único projeto de paisagismo pode passar sem caminhos. Isso é facilmente explicado pelo fato de ser agradável movimentá-los com mau tempo; eles também servem como um meio de aumentar visualmente a área de distribuição.

Os materiais mais comuns para faixas são:

  • elementos de pedra - pareçam ricos e fundamentais. Em vez de pedras naturais caras, você pode usar os restos de tijolos aparentes, forrados com mosaicos,
  • tábuas de madeira ou cortes de serra da lenha - definir um caminho a partir de elementos semelhantes resultará em um caminho de madeira. No entanto, é necessário tratar todos os detalhes com produtos podres e úmidos,
  • trópico de cascalho vai decorar um pequeno lago,
  • usando um molde de silicone, é possível projetar uma trilha de concreto, plantando a distância entre os elementos da grama.

Uma terra lindamente projetada não só agradará seus proprietários, mas também será objeto de admiração por vizinhos e amigos.

Regras de trabalho

Os designers formularam três regras que devem ser seguidas ao projetar a paisagem em um pequeno jardim:

  • Abandone estruturas maciças. Todos os edifícios devem ter leveza. Tente escondê-los atrás de sebes e arbustos verticais. Todos os objetos devem ser distribuídos uniformemente por todo o jardim, para não criar uma sensação de empilhamento.

As instalações domésticas devem alternar com cantos decorativos, um mirante, uma área de churrasco.

  • Uma cerca em branco não é adequada para uma área pequena. Sua instalação cruzará todos os seus esforços para expandir visualmente o espaço. Outra desvantagem de uma cerca é que ela interferirá no movimento natural do ar, o que levará a uma mudança no microclima na área do jardim. A melhor solução seria uma cerca feita de rede de malha ou cerca de piquete. As trepadeiras ficarão lindas ao longo da cerca viva.

  • Árvores altas são inadequadas para uma parcela de tamanho pequeno. Dado o crescimento anual de suas coroas e raízes, você terá muito pouco espaço para a imaginação. Plante frutas. Eles parecem muito agradáveis ​​em grupos.

Proporções estritas

A presença na paisagem do jardim de canteiros de formas geométricas, caminhos estreitos, arbustos perfeitamente aparados, árvores em banheiras indica a presença de um estilo regular. É um equívoco muito comum que esse estilo seja apropriado apenas para grandes áreas.

Arcos prontos com flores encaracoladas, bancos elegantes, cadeiras de jardim, um lago decorado com cercas de pedra se encaixam no design estrito do jardim.

Para não transformar o território em uma pilha de elementos decorativos incompatíveis entre si, é melhor abandonar a instalação de esculturas e fontes, grandes árvores e arbustos, hortas com um diâmetro de broto grande, design multicolorido de canteiros de flores (não mais que 2 tons).

Um pequeno lago localizado na parte central do terreno ajudará a simular a paisagem selvagem do jardim. Não é recomendável envolver o lago com pedras grandes, para que sua área seja visualmente estreita. Uma cascata gradual, um poço ou um riacho “seco” ajudará a aumentar visualmente o espaço do jardim. Um sotaque expressivo serão as flores rastejantes e higrófilas colocadas ao redor da lagoa.

Achados do designer

Como elementos decorativos para o jardim, você pode usar coisas antigas que são repensadas criativamente: pneus de carros, móveis antigos, "bolsos" de tecido e plástico de parede, prateleiras com prateleiras. Tudo isso pode ser convertido em canteiros de flores. Essas camas podem ser usadas não apenas para canteiros de flores, são perfeitas para o cultivo de verduras: rúcula, azeda, alface, salsa, endro, espinafre e morangos.

Estruturas suspensas podem ser localizadas não apenas nas paredes, mas também no teto. Em vasos esféricos com orifícios, petúnia, violetas, begônia, alyssum, fúcsia e dandur são espetaculares.

A falta de território pode ser escondida com a ajuda de terraços de várias camadas e paisagismo vertical (jardins ornamentais, jardins de pedras). O melhor lugar para colocá-los é o canto mais distante do jardim.

Para uma área pequena, vasos de plantas compostos por estruturas de vários andares são adequados. Se necessário, eles podem ser removidos ou removidos do jardim. É melhor colocar composições em vasos perto de caminhos, mandris ou na entrada da casa. O vaso deve corresponder à altura da planta e às características do desenvolvimento de seu sistema radicular. Coníferas anãs, rosas perfumadas e hortaliças (pimentas, tomates) crescem bem em vasos.

No entanto, é necessário projetar com habilidade o número necessário de canteiros e composições suspensas para que seu número não se torne de mau gosto.

Ao escolher plantas, tente selecionar variedades de flores, cuja floração se substituiria alternadamente durante toda a estação quente.

Caminhos curvos entre patamares, elementos decorativos, formas e linhas suavizadas ajudarão a expandir os limites do jardim. Visualmente "empurre" o território permitirá que flores brancas e amarelas sejam plantadas nos cantos mais remotos do jardim.

Design DIY

Antes de começar a projetar o design da sua horta, familiarize-se com exemplos de paisagismo. Pense nas opções que você gosta, que você pode implementar em seu território. Siga estas diretrizes:

  • estudar previamente as necessidades das plantas e árvores selecionadas para plantio para iluminação;
  • se o solo não for fértil o suficiente, leve chernozem ao local. Usar composto e fertilizantes não trará um resultado rápido,
  • plantas de baixo crescimento precisam ser plantadas na parte sul do jardim, altas colheitas no nordeste,
  • se você escolher o esquema de cores certo para a plotagem, poderá expandir visualmente suas bordas,
  • Para criar a integridade da imagem, você deve selecionar o tom principal, cujos tons podem ser reproduzidos em diferentes cantos do site.

Ao projetar o projeto paisagístico de um pequeno jardim, você terá que fazer muito mais esforço do que quando estiver trabalhando em uma área grande. Nem todas as idéias podem ser implementadas em uma pequena área. Se você estiver parado com a organização do seu jardim, entre em contato com os serviços de profissionais. Portanto, a área local será usada para o benefício máximo, e a maioria de suas solicitações é harmoniosamente incorporada em uma pequena área.

Os segredos e regras do paisagismo para um pequeno jardim, veja o próximo vídeo.