Edifícios

Uma base simples para uma casa de banho - Construímos uma casa de banho ou sauna

A fundação é a base de qualquer edifício. Tem um impacto direto na qualidade e confiabilidade do edifício como um todo. Você quer que seu banho seja forte e sirva por muitos anos? Faça uma base de qualidade!

A base para a estrutura pode ser de diferentes tipos: existe uma base para uma tira colunar de balneário. Existem outros tipos, mas geralmente durante a construção, eles escolhem entre essas duas opções.

A fundação de tiras é a opção mais popular, mais confiável que a colunar, mas sua construção exige muito esforço e tempo.

Base de tira para o banho: vantagens

  • capacidade de suportar altas cargas. Uma fundação de tira pode suportar o peso de edifícios uniformes com vários andares,
  • instalação fácil. Para criar esse tipo de base, você não precisa usar equipamentos especiais e tecnologias sofisticadas,
  • velocidade de construção. Se você usar concreto pronto, a construção da fundação levará uma semana e, se você mesmo - menos de um mês,
  • preço razoavelmente baixo. A base da tira para um banho geralmente tem dimensões compactas, portanto, para criá-la, não é necessário muito material. Durante a construção, são utilizadas matérias-primas baratas: concreto, reforço, tábuas e entulho,
  • a possibilidade de fazer posteriormente uma adega ou porão,
  • universalidade. Um tipo semelhante de fundação pode ser usado na construção de um banho de madeira, concreto aerado e até tijolo.

Fundação tira para o banho: desvantagens

  • muito peso. O concreto é um material pesado; portanto, se você escolher o local errado para a construção, poderá encontrar o fato de que o edifício cederá de um lado,
  • a necessidade de um estudo aprofundado do solo e o cálculo da profundidade. A profundidade da fundação da tira sob o banho depende diretamente do solo. Se a fundação for muito rasa, o edifício poderá ceder e se deformar,
  • a impossibilidade de construir no chão com uma fraca capacidade de carga.

Fundação de faixa de bricolage sob a casa de banho: tipos e suas características

Este tipo de fundação pode ser de vários tipos. Se considerarmos seus tipos por dispositivo, existem dois tipos: monolítico, pré-fabricado e pré-fabricado monolítico.

Uma característica da fundação monolítica é que, quando é erguida, é feita uma vala de cofragem reforçada na qual é derramada argamassa de concreto. A base pré-fabricada envolve a montagem de blocos de concreto armado pré-fabricados da produção da fábrica.

Atualmente, existe também uma tecnologia pré-moldada monolítica, que inclui dois tipos de dispositivos de fundação: parte da base é feita de concreto armado e a outra parte dos blocos.

Dependendo da profundidade, a fundação também pode ser de vários tipos: não profunda ou profunda.

A base de faixa rasa para o banho é a melhor opção para banhos pequenos e leves, por exemplo, feitos de madeira. Pode ser colocado sobre areia e argila. Sua vantagem é a profundidade rasa (cerca de 0,5 m), que torna os materiais de construção menos necessários para sua construção, o que leva a economias significativas.

Uma fundação de faixa embutida é uma fundação de alta qualidade e confiável, ideal para a construção de banhos grandes e maciços, bem como banhos de dois andares combinados com uma casa etc. Mas observe que esse tipo de fundação exigirá grandes despesas financeiras e é muito mais difícil instalar .

Dependendo do material escolhido para a construção, a fundação pode ser:

  • tijolo
  • entulho,
  • arenoso
  • cimento no solo
  • concreto armado.

A fundação mais confiável é reconhecida a partir do concreto.As pedras grandes pesam cerca de 30 kg e têm um comprimento de cerca de 0,3 m e são bastante baratas. Essa base é fácil de fazer com suas próprias mãos. Se o solo for arenoso e rochoso, a base de entulho não funcionará, pois pode rachar rapidamente.

A fundação do tijolo também é difundida, mas sua peculiaridade é que o tijolo é um material higroscópico; portanto, a fundação não pode ser feita a uma grande profundidade ou perto de águas subterrâneas. A base de tijolos é adequada para solo arenoso seco. Somente o tijolo vermelho é usado para a fundação, uma vez que é menos suscetível à água.

As fundações arenosas e de cimento do solo são adequadas apenas para a construção de instalações não residenciais leves em uma base sólida.

A fundação de concreto armado é um tipo de fundação barato, mas ao mesmo tempo bastante durável, que também é adequado para banhos complexos. Para elevar esse material, você precisa usar uma técnica especial. Com suas próprias mãos, você pode fazer uma fundação usando blocos de 20x20x40 cm.

Mais informações sobre os recursos e tipos da base de tira do banho no vídeo:

Que marca de concreto para uma fundação de tira para um banho é melhor?

Obviamente, a base da confiabilidade da fundação é o uso de material de alta qualidade. Ao escolher uma marca de concreto, você precisa se concentrar no peso total do banho, no tipo de reforço e no solo.

Se você planeja construir uma estrutura pequena e leve, por exemplo, um banho de estrutura em uma fundação de tira, o concreto da classe 200 é adequado para você. Se a estrutura for pesada, mas não muito volumosa, é melhor escolher as classes 250 ou 300.

Para a construção de estruturas pesadas e maciças, será necessário concreto grau 350.

Também preste atenção à qualidade do solo. Se for forte e denso o suficiente, são adequadas as classes de concreto 200 ou 250. Para solos trêmulos e agitados, use concreto melhor - a partir de 300.kr

Quanto maior o grau do concreto, maior a qualidade e o custo. Não é recomendável economizar no concreto, pois uma fundação de baixa qualidade levará a uma redução significativa na vida útil de todo o edifício e sua destruição prematura.

Etapa 1. Preparação do território

É necessário limpar a área em que as obras serão realizadas a partir de lixo, pedras, árvores e arbustos. Se a grama crescer na área, é recomendável remover a camada superior.

Não é necessário limpar o próprio local exatamente em que o edifício será erguido, mas o território é um pouco maior (pelo menos 1 m de cada lado).

Etapa 2. Estabelecendo o plano da fundação, preparando a vala

Para fazer isso, você precisa de pinos, um quadrado, uma fita métrica e barbante. É necessário colocar pinos em todos os cantos do futuro prédio e puxar o fio entre eles.

Depois de preparar todos os pontos, você pode continuar cavando a vala.

As dimensões da fundação da tira sob a casa de banho podem variar dependendo da construção planejada e do tipo de solo. Ao escolher a profundidade da vala, você precisa se concentrar nas condições climáticas. A altura da fundação da tira para o banho é geralmente de 0,5-0,7 m.

Para solo arenoso fino e argila não porosa, caracterizada por alta dureza, basta uma vala com profundidade de meio metro e profundidade de congelamento de até um metro, 0,75-1 m - com 1,5-2 m. Para um solo arenoso, a vala deve ser de pelo menos 0,6 m e acima da profundidade de congelamento. Para elevar o solo, uma vala deve ser preparada até a profundidade do congelamento.

A largura da base da tira depende diretamente da largura das paredes futuras. Deve ser de cerca de 0,5 a 1 m, mas se o solo for fraco, seu aumento para 2-2,5 m é permitido.Assim, a vala em si deve ser um pouco maior (cerca de 0,2 m) do que a largura da fundação.

Além disso, a largura da fundação que passa por baixo das divisórias internas geralmente é feita 0,1 m a menos do que sob as paredes externas.

O fundo da vala preparada deve ser coberto com uma almofada de areia, sua espessura deve ser de 0,1-0,2 m.Primeiro, despeje uma camada de areia na vala, despeje-a com água e bata-a, cubra-a com cascalho e depois nivele-a novamente.

É necessário um travesseiro para evitar distorções e deformações do edifício. Além disso, uma camada de areia protege a fundação de mudanças repentinas de temperatura durante períodos de chuva e neve.

Etapa 3. Cofragem para a fundação

A cofragem é uma moldura que definirá a forma para a futura fundação. Para isso, você precisa usar placas com espessura de pelo menos 30 mm ou aglomerado de 20 a 22 mm. A altura da cofragem deve ser de pelo menos 30 cm, é necessário que exceda a altura da futura fundação.

Acontece que a cofragem é deixada e usada como isolamento térmico adicional. Nesse caso, sua altura deve ser igual à altura da própria fundação.

Para instalar a cofragem, é necessário instalar suportes nas bordas da vala e anexar as paredes da estrutura a eles. É importante que a superfície interna do quadro seja o mais uniforme possível.

Para que, ao despejar concreto, a solução não caia nas rachaduras, é recomendável cobrir a cofragem com um filme ou uma camada de material de cobertura.

Abaixo está o vídeo: Faça você mesmo a base da fita do banho. Cofragem:

Etapa 4. Reforço da cofragem

Apesar do concreto em si ser um material forte e confiável, deve-se levar em conta que a carga nele será enorme. Além disso, o concreto é completamente não plástico, portanto, o reforço deve ser feito. Esse reforço ajudará a protegê-lo da destruição.

Para reforço, são adequados acessórios com um diâmetro de 1,2-1,6 mm que passaram no tratamento anticorrosivo. Na parte inferior da vala, você precisa dirigir em duas fileiras de segmentos de reforço. É necessário deixar um espaço de 5 cm entre eles e as paredes da cofragem; é importante que os segmentos sejam inferiores à fundação em cerca de 5 cm.

Depois disso, coloque as hastes na parte inferior e amarre-as com arame aos suportes verticais a uma distância de 7 a 10 cm da parte inferior. Sob as barras, você também pode colocar tijolos quebrados. A linha superior do reforço deve ficar abaixo do nível da fundação em aproximadamente 7 cm.

Se você estiver fazendo uma base de tira para um banho com um dreno, então, nesse estágio, você precisará cuidar das comunicações. É recomendável fazê-los no subsolo. Para preparar os furos tecnológicos, será necessário cortar parte do tubo de plástico e conectá-lo aos encaixes no lugar certo.

Etapa 5. Derramando a fundação

Para encher a base da tira sob o banho, você mesmo pode preparar a mistura ou comprar uma pronta. A vantagem da última opção é reduzir o trabalho e reduzir o tempo para preparar a base para o banho.

Então você precisa remover todo o excesso de ar do concreto para torná-lo mais denso. Para fazer isso, é necessário nivelá-lo e perfurar com uma pá de baioneta. Para a mesma finalidade, a cofragem do lado de fora deve ser batida com um martelo.

Se o tempo estiver quente lá fora, você precisará regar a fundação pelo menos duas vezes por dia; se pelo contrário, chover constantemente, cubra a base com papel alumínio.

Após 3 dias, a cofragem pode ser removida. A ereção das paredes do banho só pode começar 3 semanas após a ereção da fundação.

Agora você sabe como fazer uma fundação de tira para uma casa de banho. Essa base de opções tem muitas vantagens. É bastante versátil e adequado não apenas para edifícios pequenos, mas também para edifícios de vários andares.

Não economize na fundação, se for forte e confiável, o banho irá atendê-lo por muitos anos!

Características do solo que devem ser consideradas ao construir uma fundação

O solo na área onde o banho será construído deve atender a certos requisitos, a fim de evitar subseqüente subsidência da fundação e de toda a estrutura. Por exemplo, o solo à base de turfa, lodo ou areia fina é completamente inadequado para esse fim: é propenso a inchaço, rastejamento e liquefação irregular..

Às vezes, nesses casos, uma almofada de areia grossa é uma boa saída.Para fazer isso, cave uma vala correspondente ao tamanho da fundação, coloque o fundo com areia de grão grosso, regada com água e cuidadosamente socada.

Obviamente, um solo seco e homogêneo com boa densidade é ideal para fundações.. Mas nem todo proprietário pode se orgulhar de um site tão maravilhoso. No caso de solo heterogêneo com alta umidade, a fundação da fundação deve ser escavada a uma profundidade de meio metro ou mais. O fato é que, durante as geadas do inverno, o solo com alta umidade, o congelamento, eleva a fundação e, no verão, depois de derreter e secar, pelo contrário, diminui. A partir desta parede pode "sintonizar" e dar rachaduras. Para evitar isso, você deve descobrir a profundidade do congelamento do solo e, durante a construção, estabelecer a fundação 20 centímetros abaixo desse nível.

Os tipos mais comuns de fundações utilizadas na construção de banhos

Geralmente em nossas latitudes para um banho tradicional russo, uma base colunar, de tira ou de laje é preferida. Esses tipos de fundações são bastante simples na construção e confiáveis ​​na operação. Além disso, é fácil encontrar materiais para eles em qualquer supermercado da construção.

Ao escolher o tipo de fundação, deve-se, antes de tudo, guiar-se pelo tipo de solo na área em que a casa de banho está sendo construída. Por exemplo, uma fundação colunar é geralmente instalada em solo argiloso ou argiloso com uma ocorrência profunda de água subterrânea. As vantagens de uma fundação colunar são especialmente visíveis quando blocos de construção, banhos emoldurados ou cortados, nesses casos, não são necessários jumpers adicionais entre as colunas. Solo solto e pouco suportável não é adequado para esse tipo de fundação, e o uso de materiais pesados ​​na construção não é recomendado.

A fundação da tira é geralmente usada na construção de pequenas estruturas. A estrutura desta base inclui blocos de concreto armado e pedras de entulho ligadas entre si. Dependendo do tipo de construção e do tamanho da casa de madeira em construção, a largura da fundação é calculada. A fundação da tira é bastante simples em design, mas exigirá altos custos de mão-de-obra, um grande número de obras e materiais utilizados na construção.

A fundação da laje (também chamada de monolítica) é considerada por muitos a mais confiável. É a melhor opção se o solo no terreno da construção for fraco e propenso a inchaço. Além disso, ao erguer as paredes de uma casa de madeira, usando uma laje monolítica como base, você elimina a necessidade de fixar a parede em uma determinada área da base. Pelo contrário, as paredes podem ser movidas como você achar melhor e, além disso, todas elas podem suportar carga. A fundação da laje protegerá o banho da penetração de roedores e insetos e não exigirá impermeabilização cara.

Cada um desses tipos de fundações requer uma abordagem cuidadosa da construção, portanto, as consideraremos em detalhes separadamente.

Construindo uma base de uma vista colunar

A instalação da fundação começa com uma repartição do local alocado para a construção do banho, conforme o plano. Ao mesmo tempo, o uso do triângulo egípcio com os lados 3 x 4 x 5 será ideal, o que ajudará a definir corretamente os ângulos retos da base. É fácil fazer você mesmo esse triângulo a partir de meios improvisados: tábuas e cordas. A correção dos ângulos é verificada medindo e comparando as diagonais.

A distância recomendada entre os pólos instalados não deve exceder 2,5 metros. Os materiais utilizados na sua construção são concreto, concreto armado, tijolo ou pedra. Em locais onde as paredes interna e externa são unidas, os postes são colocados em um ângulo de construção. Nesses casos, as folgas entre os postes podem exceder 2,5 metros, portanto, você precisará instalar suportes adicionais. A seção transversal padrão dos pilares da base para a construção do banho é de 50 a 60 cm, mas pode ser menor se você estiver construindo um banho leve.

Um banho simples pode ser instalado não em pedra, mas em postes de madeira, popularmente chamados de cadeiras. Esta versão da base do banho será muito mais barata. O princípio da disposição de tais pilares não difere da instalação de fortificações de pedra ou concreto.

A profundidade é calculada na qual cavas de madeira devem ser cavadas, com base na profundidade de congelamento do solo. Para isso é adicionado cerca de 25 centímetros.

Antes de murar as cadeiras no chão, elas devem ser bem secas e tratadas com anti-sépticos. Para reduzir o impacto de fatores externos nos postes de madeira, eles são envoltos em material impermeável, por exemplo, material de cobertura ou filme de polietileno e revestidos com alcatrão.

Ao montar suportes de concreto e tijolo usados ​​como base para uma fundação colunar sob um banho, atenção especial deve ser dada ao fato de que eles não suportam deformação por tração. Para evitá-lo, os pilares devem ser construídos estritamente verticalmente: isso ajudará a evitar impactos excêntricos. Durante a construção, recomenda-se que a seção transversal dos pilares seja superestimada.

Fundação da coluna em estacas de perfuração

Na construção moderna de casas de banho, os bricolage usam cada vez mais uma base de coluna baseada em estacas de perfuração. Tais pilhas são rápidas e fáceis de construir. Para tal fundamento, você precisará de:

Você não passará mais de 30 minutos perfurando um poço com uma profundidade de cerca de um metro e meio.

Se o solo no local possui características padrão de rolamento, o diâmetro do poço é de até 25 centímetros. Um poço de cimento de amianto com 20 cm de diâmetro é colocado no poço, as lacunas nas laterais são preenchidas com areia e argamassa de concreto para o nivelamento. A solução também enche o tubo por dentro.

O próximo passo é elevar o tubo para a altura definida de acordo com o design. Ao mesmo tempo, uma certa quantidade de mistura de concreto sairá dela, que se tornará a base da pilha. Se necessário, a solução é adicionada ao interior do tubo, enquanto 10-15 cm devem permanecer no nível superior.Depois que a mistura é compactada por dentro e por fora, são inseridos acessórios.

Usando esta tecnologia, faça o número necessário de postagens. No verão, no calor, esse suporte secará por não mais de uma semana. Quando chover, cubra-o com filme plástico para impedir a entrada de água.

A base da coluna para o banho está pronta. Agora você pode começar a construir paredes.

Construindo a base da exibição em fita

A fundação da tira sob o banho é uma tira contínua de concreto armado ao redor do perímetro, praticamente não enterrada no chão. A profundidade em que a base da fundação estará localizada é calculada com base nas características do solo: o solo seco e arenoso permite elevar a sola de 50 a 60 cm acima do nível de congelamento, úmido e irregular - requer instalação 20 a 30 cm abaixo desse nível.

No caso de construção em terreno irregular, areia branca e fina servirá como travesseiro para a fundação. Esse travesseiro consiste em três camadas idênticas. Cada um deles é regado e abarrotado. Como resultado, uma almofada de três camadas deve ter 30 a 40 cm de espessura.

Uma camada uniforme de cascalho com cerca de 15 cm de espessura é derramada sobre a almofada de areia, que por sua vez é derramada com argamassa de cimento. Este procedimento é repetido várias vezes até que o cascalho derramado pela solução atinja um nível zero, ou seja, a superfície da terra. Nesse nível, é feita uma cofragem de madeira, na qual o concreto é derramado e uma camada de impermeabilização é instalada. Como tal, é aconselhável usar 2-3 camadas de material de cobertura firmemente assentadas em uma superfície vertical e mástique de betume.

Como fazer uma base para um banho?

A resposta a esta pergunta depende de que tipo de fundação é escolhida para a construção, levando em conta a geologia e hidrologia do local, bem como a carga básica futura. Analisaremos brevemente os esquemas de trabalho de cada tipo e você encontrará planos detalhados (o que e como fazer) em artigos separados aos quais nos referiremos. Em particular, recomendamos a leitura:

No entanto, o plano de trabalho tem pontos em comum - eles são os mesmos e não quero repetir. Antes de prosseguir para o layout do futuro banho, você precisa:

  • remover árvores, arbustos e pedras grandes do território,
  • cortar a camada fértil do solo e transferir,
  • para suavizar as irregularidades do local no local da construção - manualmente ou usando uma escavadeira.

Marcação - Este é outro ponto geral, mas o capítulo abaixo é inteiramente dedicado a ele. E agora consideraremos os diferentes estágios de assentamento para cada tipo separadamente.

Pilha

Como fazer uma fundação de pilha para um banho. Essa visão sugere perturbação mínima da integridade do solo. No local preparado e marcado no solo, os poços são perfurados para a variedade perfurada da fundação da estaca ou as estacas de ferro são parafusadas imediatamente.

Se estamos falando de entediados, o poço é reforçado com areia e cascalho, e então um invólucro é instalado, no qual a gaiola de reforço é colocada. Depois disso, resta apenas derramar concreto em cada tubo e expelir o ar.

Em nosso artigo sobre fundações de estacas, você encontrará mais informações que lhe interessam.

Lado a lado

Agora um pouco sobre como construir uma base de laje para um banho.

  1. Uma almofada de areia e cascalho é derramada no poço acabado com uma camada de até 30 cm.
  2. A cofragem é colocada no travesseiro almofadado, um local é previamente reservado para futuras comunicações.
  3. Depois disso, é necessário isolar a futura laje de concreto da umidade do solo. Para este fundo e lateral a cofragem é colocada em polietileno. Você pode colocar outro material de impermeabilização.
  4. O próximo passo é colocar uma grade de barras de 8 a 12 mm de espessura (dependendo da gravidade do futuro edifício).
  5. O concreto é derramado sobre o quadro. Após o preenchimento, ainda é necessário expelir bolhas de ar.

Como calcular a base para um banho

Construir uma base para um banho não é um negócio caro. É possível imaginar os custos de fundação somente após avaliar os volumes de materiais que serão necessários para o tamanho de banho selecionado. Mostraremos por exemplos como calcular a base para um banho.

Mas primeiro você precisa calcular a carga total no chão, que fornecerá um banho pronto. Você já imagina qual tamanho e de qual material gostaria de construir uma casa de banho e pode fazer um cálculo. Calcule a área do telhado, paredes e pisos e multiplique pelos dados da tabela. Adicionando os resultados, você obtém o peso da estrutura finalizada:

Elemento de construçãoMaterialDensidade (kg / m²)
As paredes

(Espessura de 150 mm)

Armação + lã mineral30-50
Bar ou casa de madeira70-100
Tijolo200-270
O telhadoChapa de aço20-30
Ruberoid30-50
Ardósia40-50
Telhas60-80

Se o piso for de concreto armado, considere-o como 500 kg / m².

Em vigas de madeiraCave (kg / m²)Sótão (kg / m²)
Densidade de até 200 kg / m²100-15070-100
Densidade de até 500 kg / m²200-300150-200

O esquema de cálculo da fundação da tira

Cálculos anteriores são necessários para selecionar a largura ideal da fita com base na carga total e capacidade de suporte do solo. Você deve aprender as últimas informações com geólogos.

Para começar, use a largura da fita base de acordo com a regra:

A espessura da futura parede + 10 cm

Depois disso, calcule a área de toda a fita de fundação. Você pode dividi-lo em retângulos e adicionar a área deles. Como resultado, obtemos o valor área de referência.

Resta apenas dividir a massa total do banho na área de referência para descobrir qual será a pressão no chão. Compare com a capacidade de suporte do solo - se for menor que a pressão do banho, vale a pena revisar o design ou a largura da fita. (Geralmente, é indesejável que a pressão da estrutura seja superior a 70% da capacidade de suporte do solo).

Contamos até que os números sejam aceitáveis. Agora que a área da fita é conhecida, não será difícil calcular o volume. Multiplique a área pela altura.Este será o volume a ser preenchido com concreto. Contagem e peso, com base no fato de que 1 cubo de concreto armado pesa 2400 kg.

Um exemplo de cálculo de uma fundação colunar (incluindo pilhas perfuradas)

Nesse caso, tomamos um tipo de pilar, por exemplo, pilhas entediadas. Eles têm uma variedade que tem um diâmetro principal de 300 mm e, na parte inferior, se expande para um sapato com um diâmetro de 500 mm. Daqui área do círculo único:

S = π x r² = 3,14 x 25 x 25 = 1962,5 cm²

Você precisa conhecer mais dois valores: o peso total do banho e a capacidade de suporte do solo (resistência do solo). O primeiro é calculado a partir das tabelas acima, o segundo é reconhecido pelos geólogos após a pesquisa. Suponha que a casa de banho seja de estrutura e seu peso seja de 23.000 kg, a capacidade de suporte do solo seja 2 (lembramos que vale a pena levar apenas 70% desse valor).

0,7 x 2 = 23000: (1962,5 x N),

onde N é o número de colunas.

A partir daqui, é fácil calcular que o arredondado é N = 9, mas essa é apenas a primeira aproximação. Agora precisamos descobrir o peso de 9 colunas e adicioná-lo ao peso do banho. Vamos considerar o seguinte:

Comprimento da pilha - 2 m
Diâmetro - 0,3 m

Resta multiplicar a área do círculo pela altura do cilindro para obter o volume:

V = π x r² x h = 3,14 x 0,15 x 0,15 x 2 = 0,1413 m³

Assim, o volume de 9 estacas é de 1,2717 m³, que, com uma massa de 1 cubo de concreto armado, 2400 kg fornece 3 052 kg, que somamos a 23 000 kg da massa do banho. Contando novamente:

N = 26.052: (1,4 x 1962,5) = 9,48 arredondado 10 pilhas

Resta apenas distribuí-los nos pontos de carga máxima e uniformemente entre eles.

O esquema de cálculo da fundação da estaca (aqui apenas parafuso)

As estacas parafusadas para fundações são 89 e 108 mm. Os primeiros são usados ​​apenas para edifícios leves, por exemplo, estrutura de arame. O segundo é para todos os outros.

O método mais simples de cálculo é a disposição das estacas de acordo com o plano do banho nos cantos e pontos de maior carga. (Portanto, recomenda-se colocar pelo menos 2 pilhas debaixo do fogão).

Outra opção é usar informações sobre a massa do banho e dividi-las na capacidade de suporte de uma pilha. Os dados podem ser obtidos na tabela abaixo (este é um cálculo para uma pilha submersa no solo a 2 m).

A propósito, muitos vendedores de pilhas colocam em seus sites calculadorasque contam o número de pilhas para o seu caso.

Esquema de cálculo da fundação da laje

E, novamente, devemos calcular a pressão do banho no chão para garantir que a estrutura seja mais fácil do que capaz de realizar o solo sem subsidência.

No caso da fundação da laje, temos uma área muito grande sobre a qual a carga total é distribuída, mas vale a pena levar em consideração o fato de o fogão pesar muito.

Suponha que um banho de 4 x 4 metros esteja planejado. E vamos colocá-lo em um prato com 20 cm de espessura, que o peso do banho seja estimado em 50 toneladas e a resistência do solo 2,5.

Já sabemos que um cubo de concreto armado pesa 2.400 kg. Então a massa da fundação é 7680 kg. A carga total é de 58 toneladas por 16 quadrados ou 3.625 kg por m². O solo pode transportar 2,5 kg por cm² ou 25 toneladas por m². Da mesma maneira, você pode calcular a carga para seus dados.

Princípios gerais

Construindo um ângulo reto - o problema pode ser resolvido "mecanicamente" ou com a ajuda de cálculos.

Nível a laser BOSCH PLL 1 P

Com os cálculos, é fácil: o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das pernas, e as pernas são nossas paredes. Você pode simplificar o caso com números inteiros: 3² + 4² = 5². Para isso, um Bechev 12 m é utilizado e suas extremidades são conectadas com muita precisão. 3 e 4 metros estão marcados. Basta esticar a corda em um triângulo para formar um ângulo reto claro entre os lados menores (3 e 4).

Métodos mecânicos - Isso é para usar o quadrado dos trilhos ou o nível do laser (o vídeo dirá sobre o último).

De um jeito ou de outro tudo começa no canto mais baixo do futuro banhoonde o primeiro pino é martelado e um ângulo reto com os lados indicados é construído a partir dele.

Em seguida, a diagonal é verificada e o próximo ângulo reto é construído. Então - até que todos os cantos estejam alinhados. Os pontos de canto são marcados com pinos..

O próximo passo é a marcação do circuito interno ou externo (dependendo do que você ainda não fez). Os pontos de canto também são marcados com pinos.

Fundição é o próximo passo na marcação.

Racks de duas colunas com uma ou duas barras transversais são empurrados para o solo a uma distância de 1,5 a 2 metros dos pinos iniciais (veja abaixo). É racks rejeitos.

Eles são empurrados para o chão, de modo que a borda da barra transversal esteja em um determinado nível:

  • fundação aparada da tira ou da laje,
  • as arestas do tubo, estaca ou coluna da estaca ou fundação da coluna (para fundações com uma grade, são feitas duas barras transversais - o nível da coluna / estaca e o nível da grade).

As linhas de construção esticadas por riscos nas vigas transversais formam os contornos interno e externo da fundação no ar.

A profundidade da vala ou poço é contada a partir do rejeito, de modo que o perímetro seja uniforme, independentemente do terreno.

Agora vamos analisar como estabelecer corretamente as bases para o banho, dependendo do seu tipo.

Nuances para diferentes tipos de fundações

Para fita Os seguintes riscos são feitos na barra transversal:

  • o eixo da parede no centro,
  • a largura da fita de fundação (eixo no centro),
  • a largura do travesseiro sob a base.

É altamente recomendável assistir a um vídeo que fale especificamente sobre o uso do nível do laser ao marcar uma base de tira:

Coluna de pilar ou pilha notas de fundação:

  • a altura da fundação (aresta de estacas ou colunas),
  • altura da grelha
  • eixo dos pilares ou estacas.

Os suportes de canto são marcados imediatamente pela interseção de linhas. Os suportes intermediários são medidos depois. Os pontos axiais são abaixados ao chão usando uma linha de prumo e marcados com estacas.

Antes de perfurar ou cavar poços, as roscas de construção são removidas.

Marcação de placas a maneira mais fácil, porque somente as bordas da laje devem ser observadas.

Quando é necessário?

Há duas razões reais que não estão relacionadas às histórias de horror sobre condensado, muco e mofo, que costumam assustar a Internet (porque a ventilação lida com o condensado muito melhor do que o isolamento).

  1. Esse desejo é reduzir a perda de calor e o tempo para aquecer o banho.
  2. Bem como a proteção da impermeabilização contra uma violação de sua integridade durante o movimento sazonal do solo congelante. Além disso, reduzindo o peso do próprio solo, se você também o isola.

Normalmente, o isolamento da fundação é típico para edifícios com um porão. E os banhos raramente são feitos com um porão. Portanto, não há necessidade urgente de isolamento.

Mas se você ainda decidir isolar a base do banho, faça-o do lado de fora. Há pessoas perguntando como isolar a base do banho por dentro, não recomendamos isso. Isolamento interno não é recomendado.

Quanto ao material, então é melhor escolher alguém cuja vida útil seja proporcional à vida útil do concreto. Polyfoam a este respeito é muito inferior ao concreto na "longevidade" e uma base quente não será para sempre. Portanto, os profissionais recomendam vidro de espuma.

O aquecimento da base do banho pode ser feito na fase de postura. Nesse caso, a largura da cofragem é aumentada pela espessura do material isolante.

No caso em que isolamento é feito para o banho já construídoterá que:
abra a fundação

  • despeje areia com cascalho no fundo,
  • o isolamento pode ser simplesmente colado nas paredes da fundação,
  • no final, a fundação é preenchida com terra, que deve ser cuidadosamente compactada.

Se fundação da colunaterá que trabalhar ainda mais:

  • uma vala é escavada ao longo de cada parede (largura 0,5 me profundidade 1,5 m),
  • areia e cascalho são despejados no fundo da vala, abarrotados,
  • uma parede de tijolos é colocada no travesseiro, que é levantada quase antes do início da alvenaria,
  • o espaço entre o tijolo e a parede é coberto com espuma de montagem,
  • os tijolos são oleados com mástique de betume,
  • a vala é preenchida e abarrotada.

Bar ou casa de madeira

Considere como colocar uma cabana de madeira na fundação. Para colocar a primeira coroa (com tiras) de um banho de madeira, você deve primeiro impermeabilizar a fundação e embeber as coroas com um anti-séptico.

Recomenda-se colocar uma placa de 50 mm de espessura ao redor de todo o perímetro na impermeabilização e só então colocar a primeira coroa nela.A chamada placa de amortecimento contribuirá para o ajuste da casa de toras à impermeabilização.

Antes da colocação, os toros são desmontados de acordo com a marcação.

Os bloqueios são cortados antecipadamente em toras ou barras irregulares. Normalmente, o final é simplesmente aparado "em meia árvore" - metade da espessura da coroa.

A coroa inferior geralmente não está presa à fundação., porque ele e ele não se mexem sob o peso do banho.

Tijolo, bloco de espuma, bloco de concreto

Este é um grupo de materiais em bloco. A colocação em uma base de tira ou laje é feita imediatamente após a impermeabilização. Se a fundação for pilha ou colunar, então grelhados se torna obrigatória, e então tudo é exatamente o mesmo que para fita ou placa.

Se você está apenas olhando para a construção de um banho de bloco, também temos um artigo sobre as bases para um banho de bloco de espuma. E outro artigo com uma visão geral das opções de fundações para banhos de blocos.

Moldura

Normalmente, uma madeira sólida é usada como cintas para um futuro banho de estrutura. Mas ao seu estilo deve ser preparado na fase de fundação: pregos com roscas na extremidade devem ser firmemente fixados à fundação. Uma viga de suporte será usada nesses prisioneiros e presa com porcas.

Em uma fundação colunar ou em estaca, os parafusos de ancoragem são montados em uma grade.

Os cantos da viga de amarração são cortados “ao meio da árvore” e fixados com suportes e pregos de 120 mm.

***
Você tem uma idéia bastante volumosa de como são criadas as bases para um banho de vários tipos. Só podemos desejar boa sorte em encontrar o desejado.

Preparação e layout do site

A construção começa com a marcação. Você não precisa de uma pequena ferramenta: 10 estacas de madeira, um martelo, uma fita métrica de 15 metros de comprimento, um cordão de construção de 25 metros ou uma linha de pesca, um nível hídrico de 20 metros. Essa base para um banho com as próprias mãos é construída em alguns dias e não requer grandes infusões de fundos. Pegue a opção padrão.

Nós calculamos a largura dos pequenos poços. Levamos em consideração o isolamento e a fixação dos blocos de fundação do banho: largura de 200 mm e comprimento de 400 mm. Altura do porão aproximadamente 600 mm, 3 blocos. Acontece que os poços para o desenvolvimento serão: 450 x 450 mm, com uma profundidade de 0,8 metros - este é o tamanho padrão da largura e profundidade para a construção usual de uma base de blocos a partir de blocos de concreto expandidos. Agora vamos ao desenvolvimento de poços.

Desenvolvimento do solo sob o banho

Para fazer a fundação do banho com suas próprias mãos, você precisará de: uma pá, baioneta, pá, picareta, no caso de pedras, um machado para empunhaduras e um carrinho para remover o solo. Depois de cavar a profundidade definida, alinhamos com precisão todas as arestas. A base do forno (fogão de banho) também deve ser fornecida. Não devemos esquecer que o dispositivo do forno no interior do edifício exige a preparação de um travesseiro de concreto. Isso é realizado antes do vazamento do monólito principal; após o cálculo, é feita uma almofada e, em seguida, os poços de suporte são vazados sob os blocos de concreto de argila expandida.

Almofada sob o forno ou fornalha

Cavar um poço de 1200 x 1200 mm a uma profundidade de 600 mm. Esta profundidade não é acidental, 300 mm são derramados com areia. Ram o travesseiro à mão. A seguir estão as etapas:

  1. Uma camada de material impermeabilizante é colocada na parte inferior, de modo que fique com uma margem, e as bordas se projetam para fora do poço.
  2. Coloque a estrutura (cofragem) na altura necessária e despeje uma laje de concreto de 200 mm.
  3. O aquecimento é realizado com placas de poliestireno expandido de 50 mm, colocando-as diretamente no concreto fresco.
  4. Em seguida, despeje a camada de acabamento da mesa, 50-150 mm. O isolamento sob o elemento de aquecimento está pronto.

Após o trabalho concreto na instalação da almofada de mancal, é necessário instalar uma rede de canos de água e esgoto e realizar seu isolamento completo.

Dica: A base sob o forno não deve estar em contato com a fundação principal, pois quando é aquecida, ela tende a se expandir. A lacuna é preenchida com areia após o trabalho concreto e o desmantelamento da cofragem superior.

Redes e drenagem

Vamos passar para a colocação de canos nas redes de abastecimento de água. O cálculo do diâmetro e comprimento das redes de abastecimento de água é realizado com antecedência, antes da produção de todo o trabalho concreto. Trincheiras separadas cavam sob os canos de abastecimento de água até os pontos de saída do cano. A instalação de redes de abastecimento de água requer habilidades e conhecimentos especiais, mas a preparação de valas pode ser realizada de forma independente. De acordo com a tecnologia, os tubos são colocados sobre um travesseiro de pedra britada. O enchimento do fundo das valas é equipado com cascalho, a espessura da camada padrão é de 80 a 100 mm. As extremidades dos tubos são exibidas 100 mm acima do chão, no lugar certo e fechadas com bujões.

Posteriormente, após todo o trabalho concreto e a construção das paredes dos dormentes, todos os tubos e redes internas são instalados. A profundidade da colocação de tubos no chão a partir do exterior da sala é de 1200 mm e do interior de 600 mm. A rede pode ser realizada simultaneamente com o dreno, colocando os tubos juntos.


Um travesseiro para a colocação de tubos e redes é abarrotado sem falhas. A inclinação é medida para a colocação de tubos de esgoto, a altura das aberturas de entrada e saída e o ângulo de drenagem. Antes de fazer toda a base para um banho, drene as águas residuais. Prepare um poço ou poço, escorra lá. A distância ideal entre o banho e o ralo é de 6 a 10 metros, caso contrário, a casa de madeira ficará úmida.

Isolamento de fundação

A base do banho de estrutura pode congelar; portanto, é isolada do lado de fora com vários materiais. O aquecimento é realizado antes de despejar concreto. Aplique uma folha de espuma ou poliestireno, para esses fins eles são perfeitamente adequados. Aplique folhas com uma espessura de 50 - 80 mm., Com um tamanho de 600 x 1000 ou 1000 x 1000 mm.

Eles estão presos do lado de fora dos poços (na borda externa), entre a armação da armadura e o chão. Em seguida, o espaço é completamente vazado com concreto até a altura necessária. O aquecimento é obtido com alta qualidade e monolítico, durável. O poliestireno expandido não absorve a umidade. A vida útil desses materiais é de 25 a 30 anos.

Há outra opção: como realizar o isolamento externo, depois de derramar todos os suportes do banho com argila expandida ao longo do perímetro: depois de todo o trabalho concreto, desenvolver seios nasais em torno de cada base de concreto e derramar a almofada de argila expandida. Esse isolamento exigirá custos adicionais para o desenvolvimento do solo e a disposição da impermeabilização.

Base para materiais pesados ​​a partir de blocos de concreto expandido e blocos de espuma

Uma base confiável para um banheiro comum com suas próprias mãos só pode ser feita se você não violar as tecnologias básicas de construção. O quadro conectado prepara o concreto. Os materiais são calculados da seguinte forma: para a capacidade cúbica total da fundação, calcule a proporção de materiais: 12% de cimento, 25% de areia, 45% de pedra britada, o restante é água e argila. Para composições de concreto de argila expandida, o material de enchimento (pedra britada) é dividido igualmente com argila expandida.

A composição será quente, mas requer o uso de materiais de impermeabilização sem falhas. Antes de construir a base para o banho, com base nesse material, calcule o peso de toda a estrutura. É adequado para construção leve a partir de blocos de espuma e, para materiais de concreto expandido, ele precisa ser reforçado. É necessário alterar a profundidade do assentamento da fundação, derramar mais profundamente em 0,5 metros, isso se aplica a cada pilar monolítico.

Blocos de alvenaria DIY

A fundação, neste caso, consiste em blocos de concreto de argila expandida em pé em postes de concreto. Para começar, marque as instruções sob os blocos, marcando 4 pinos no perímetro externo do futuro banho. Puxe e nivele o fio até a altura do primeiro bloco. Se você fez cofragem básica ao despejar concreto, a alvenaria é realizada de acordo com seu tamanho, colocando blocos em travesseiros de concreto.

Coloque em dois blocos, preenchendo a costura com argamassa. Coloque a próxima linha perpendicularmente, a borda do bloco de argila expandida ou do bloco de espuma deve tocar o cordão. Os blocos são usados ​​principalmente para elevar a altura das bases de concreto acima do solo ou com uma grande inclinação do local. Coloque a altura necessária e deixe-a secar.Durante a alvenaria, coloque pregos entre os blocos para prender a casa de madeira.

A construção da estrutura de suporte para materiais leves

O peso dos blocos de espuma é pequeno até 24 kg, com dimensões de 200 x 300 x 600 mm, em contraste com o concreto expandido. O cálculo da laje da fundação não é realizado como sob a fundação do pilar. Nesse caso, toda a estrutura ficará sobre a placa, transferindo todas as cargas para o solo uniformemente, tornando-a mais forte.
Construir uma laje (uma versão de laje da fundação) é mais fácil do que uma versão de pilar, mas também funcionará para uma construção de uma casa de madeira. A profundidade não é necessária para uma fundação de superfície monolítica com uma altura de 1-1,5 metros, há recessos suficientes no solo em 40-50 cm ao longo de todo o plano ou perímetro, depende da configuração da casa de toras.

A altura da parte acima da superfície da laje de concreto é de 10 a 15 cm e, ao vazar, é obtida uma camada monolítica (laje), que suporta toda a casa de madeira, distribuindo uniformemente a carga do edifício para o solo. A versão da laje é adequada, tanto para edifícios de peso médio quanto para estruturas feitas de blocos de espuma, blocos de concreto de espuma, é possível erguer uma sauna de dormentes, construir uma casa de madeira, existem muitas opções para o uso da tecnologia da laje, tanto quanto necessário para a construção de edifícios de alta qualidade.

Uma fundação de laje para a construção de paredes a partir de blocos de espuma está equipada da seguinte maneira:

  1. Marcação sob a laje é realizada, o edifício é tirado em largura e comprimento, mas com uma margem de 800-100 mm. Será correto colocar apenas um fogão em volta do perímetro sob o banho e, no final, encher tudo com argila.
  2. O solo é removido a uma profundidade de 400 mm, o poço da fundação é preenchido com areia com 200 mm de espessura. Para blocos de espuma, este travesseiro é suficiente. Agora, selamos ao redor do perímetro, não deve haver lacunas. Embora a casa de madeira não seja pesada, a laje deve funcionar ao longo de todo o plano, a profundidade aqui não é tão importante quanto a compactação uniforme do solo e da areia.
  3. Agora, eles colocam a cofragem em torno da futura fundação, a altura da placa é selecionada ao longo da parte saliente, neste caso 150 mm.
  4. Eles tricotam cartões de reforço de 12 mm, com uma célula de 300x300, colocados no local preparado, depois de terem previamente colocado as distâncias do plástico ou derramando pequenos níquéis da solução. Após o reforço, você pode preencher a solução. Essa fundação não vai secar por muito tempo, 7 a 12 dias.

Dica: no verão, a areia seca rapidamente, umedeça com água antes de derramar concreto.

Fundação do pneu

Uma base única e ao mesmo tempo forte com suas próprias mãos pode ser construída com pneus de carro. Esta é uma versão econômica da base para uma estrutura de madeira feita de toras ou dormentes. O método de marcar os elementos é o seguinte: é feita uma marcação para o contorno do banho. Em seguida, a camada superior da terra é removida, ao longo de todo o perímetro, com 15 cm de profundidade e 50 cm de largura. O espaço é coberto com entulho e areia misturados na proporção de 1: 1. O travesseiro é abatido sob os pneus com uma adulteração manual.

O número necessário de pneus é de aproximadamente 20 a 25 peças do mesmo tamanho e altura (tudo depende do tamanho dos pneus e do banho). O perímetro dos pneus é disposto de forma que eles se apoiem firmemente um no outro.

Agora insira as hastes roscadas, amarre-as nas conexões roscadas nos pneus. Vamos prender a estrutura de suporte a dormentes, madeira. A profundidade da colocação dos pernos deve ser toda a espessura dos pneus. A altura dessas âncoras deve ser de pelo menos 250 mm, para que a viga de suporte da casa de toras ou dos dormentes possa ser parafusada.

É aconselhável lançar reforços em todo o perímetro e na diagonal e preencher o espaço do pneu. O reforço pode ser realizado diretamente através da carroceria dos pneus, perfurando orifícios e rosqueando o perímetro por todo o perímetro, para que não seja necessário realizar cintas do lado de fora com um canal ou um canto.

Você pode fazer um conjunto de blocos de pneus e enterrá-los diretamente no chão. Ao mesmo tempo, o preço da construção diminuirá notavelmente; não há necessidade de derramar uma laje grande para construir um edifício a partir de blocos de espuma ou blocos de concreto expandido.O dispositivo de elementos de suporte de pneus é uma das opções mais baratas e simples, que não têm qualidade inferior à laje. Esta é a base ideal para um banho de madeira, dormentes ou para uma casa de madeira maciça (casa de madeira).

Você pode usar a versão em bloco da fundação dos pneus, onde a marcação é realizada da mesma maneira que em outros casos, mas você não precisa de tubos, estacas, blocos de concreto e gasta reforço caro.

Um conjunto de pneus (4-5 unid.), Um em cima do outro, servirá de suporte para a casa de madeira ou dormentes, em vez de canos e cofragens. O momento da construção desses suportes é mínimo, a fundação dos pneus seca rapidamente, pois não há grande volume de concreto no chão e depois de alguns dias você pode realizar uma instalação adicional do banho de estrutura ou a instalação de uma casa de madeira.

Reparar a base de madeira

Às vezes, a base do banho é preparada a partir de uma viga grossa, concretada diretamente no chão, e às vezes uma versão monolítica é equipada. Você precisa saber algumas coisinhas antes de reparar adequadamente a fundação da casa de banho ou construir uma nova fundação sob a casa de banho com suas próprias mãos:

  1. Por exemplo, uma estrutura de madeira feita de dormentes ou uma casa de madeira é puxada para fora por suportes nos locais de sua subsidência. Como puxar o palafita, quantas chaves você precisa, você pode calcular. Com outras fundações um pouco mais complicadas. Você precisa saber o quanto o concreto seca e só depois montar a casa do bloco ou as vigas. Se os blocos de rolamentos estourarem durante a instalação e sua altura for pequena, é possível derramar uma camada de concreto reforçada ao redor dos blocos, preenchendo todas as rachaduras formadas na coluna.
  2. Tendo decidido fazer a fundação do banho, você não apenas economizará dinheiro considerável, mas também terá uma boa experiência. Não é difícil construir uma base monolítica ou qualquer outra com suas próprias mãos, você só precisa passar por todas as etapas da construção, por vez, e não violar a tecnologia.
  3. Faça o cálculo certo, marcando para construção, escavação, reforço, isolamento. Faça todo o trabalho de impermeabilização necessário. As consultas com construtores (desenvolvedores) que constroem esse tipo de fundação por um longo tempo e têm uma boa experiência não serão fora do lugar.

Tome uma decisão, de qual material construir a fundação, de uma casa de madeira, dormentes, qual será a altura do edifício, quantos dormentes ou madeira. Se uma fundação monolítica ou de concreto é necessária para uma casa de madeira, madeira de dormentes ou uma base sólida para uma construção a partir de blocos de espuma.

Não basta saber como criar uma base para o banho, é necessário fazer cálculos preliminares e só então pode ser iniciado com confiança. Qual base é melhor para o banho depende de você decidir, mas quantos materiais serão necessários para calculá-lo antecipadamente e desenhar sua estrutura. Após um cálculo simples, você pode fazer tudo perfeitamente, porque não precisa de equipamentos pesados ​​aqui, exceto um misturador de concreto com uma calha de madeira e um dreno de concreto.

A base para uma casa de banho 3x5 com suas próprias mãos: instruções passo a passo

Banho de verdade russo - o que poderia ser melhor para o corpo e a alma? Não há pessoa que seria indiferente a ela. No entanto, para cada um de nós é algo especial: relaxar, reunir-se em uma companhia amigável e amigável, aquecer-se com uma vassoura, etc.

Ao mesmo tempo, o construtor pode até ser alguém que não se envolveu anteriormente em atividades desse tipo, pois o procedimento é muito simples. Há muitas informações úteis na World Wide Web com as quais você pode executar a tarefa tecnicamente corretamente. Vamos dar uma olhada em como fazer a base para um balneário 3x5 com suas próprias mãos.

Escolha um enredo

Um grande papel na construção é desempenhado pela escolha do local. Esse estágio deve ser abordado de forma responsável, pois a vida do objeto dependerá em grande parte de qual superfície ele está.

O gráfico deve ser relativamente plano. Não deve haver pedregulhos, tocos e outras coisas. Você também deve calcular seu tamanho antecipadamente. Quanto ao nosso caso, aderimos ao tamanho de 3x5.Mas lembre-se, o banheiro em si deve ter 3x3 metros e 2x3 - um camarim.

Considere possíveis deslizamentos de terra, subsidência, declive etc. Um solo arenoso seria uma solução ideal, pois não cede, praticamente não se move, portanto, uma base rasa pode ser feita.

Se você for realizar uma construção em solo argiloso ou chernozem, faça uma profundidade não superior ao nível de congelamento do solo. Isso é cerca de vinte centímetros. Não se esqueça de colocar uma almofada de areia, que pode proteger contra movimentos observados durante a geada.

É bom que o local tenha uma ligeira inclinação, necessária para a drenagem do derretimento e da água da chuva. Pode estar em qualquer direção, com exceção apenas do norte.

Trabalho preliminar

Antes de iniciar o trabalho, é recomendável nivelar o local, removendo a camada superior do solo, usando um cabo longo para esse fim. Faça desenhos e marcações.

Importante! Não esqueça que a largura da fundação deve ser dez centímetros maior que a parede. A precisão da marcação deve ser verificada usando um triângulo e um nível retos.

A base também é de grande importância. No entanto, dado que a estrutura não é pesada, você pode prescindir de uma base de tira, escolhendo a favor de pequenos suportes. Nos cantos, é necessário construir caixas necessárias para preencher os pilares.

Você pode fazer todo o trabalho sozinho ou usar a ajuda de especialistas. Seus preços são diferentes e dependem do nível de habilidade da pessoa, sua experiência profissional e avaliação do trabalho.

Construção do banho

Após o endurecimento da mistura de cimento, colocamos o material de cobertura (encaixe das peças), graças a eles, a umidade e a umidade da fundação nas paredes do prédio serão muito menores.

Construindo as fundações de uma casa de banho 3x5 com nossas próprias mãos, colocamos a linha do porão no material de cobertura, usando não peças de comprimento, mas uma viga inteira e largura - usamos suas peças do comprimento necessário. Certifique-se de fazer cortes nas extremidades do material. Isso é necessário para a sobreposição de juntas.

As linhas subseqüentes precisam ser dispostas sem um camarim. Em seguida, corte as peças necessárias das barras usadas e preencha cuidadosamente as pontas. Em cada linha, colocamos a fita necessária para o isolamento da parede. Se você não tem juta, use musgo.

Colocamos uma barra sólida em cada três ou quatro linhas para impedir que a parede se afaste. Então todas as barras na abertura precisam ser cortadas. A última linha, assim como a primeira, é apresentada a partir de uma barra sólida, são feitos suportes.

Trabalho interno

Antes de iniciar o trabalho interno, você precisa decidir exatamente como deseja que ele seja. Alguém o executa em um único estilo restrito, enquanto alguém prefere uma solução mais simples, tentando economizar um pouco nisso.

Coletamos o piso e o teto do tabuleiro, que tem uma largura de cerca de quarenta milímetros. Deve-se ter em mente que os pisos devem ser feitos independentemente das paredes do edifício.

[módulo de conteúdo-ovo = modelo GdeSlon = comparar]

Instalação de cofragem e preparação de soluções

A cofragem é uma estrutura de tábuas e vigas que se tornarão paredes da fundação. As placas devem ser bem ajustadas umas às outras para evitar vazamentos da solução derramada. Ao instalar, a cofragem deve ser limpa e umedecida com água. A solução no interior da cofragem é vertida em camadas de 15 cm, cada uma delas compactada e nivelada. O derramamento de argamassa de concreto deve ser realizado em clima quente e ensolarado, evitando chuva e umidade.

Na preparação da solução, a qualidade dos componentes constituintes é muito importante. Areia e cascalho devem ser secos e limpos de terra, argila e detritos. Não economize na qualidade do cimento! A proporção de componentes na solução deve ser de 6 partes de cascalho para 4 partes de areia, a quantidade de água - não superior a 75% em peso de cimento.

A mistura é preparada na seguinte sequência:

  • pegue a quantidade certa de areia
  • pegue a quantidade certa de cimento
  • encha os componentes com um recipiente limpo e seco, misture bem,
  • adicione a quantidade certa de cascalho a essa massa,
  • misture novamente
  • despeje a mistura com água usando um regador ou uma mangueira de baixa pressão,
  • misture novamente.

    Para maior resistência, é recomendável instalar uma estrutura feita de barras de reforço dispostas ao longo e transversalmente.

    Construindo a base do tipo de laje

    Para uma fundação de laje, antes de tudo, é necessário criar uma laje de concreto armado com uma espessura de cerca de 30 cm, correspondente ao perímetro da casa de banho em construção.

    Caso o solo argiloso esteja no local, deve ser fixado com areia e cascalho. Para fazer isso, marcando o perímetro do futuro edifício, cavar um poço de 1,5 m de profundidade, extrair argila e encher o local com cascalho ou areia, socando cuidadosamente o material. Se o solo for arenoso, basta remover apenas o solo superficial e substituí-lo por areia. Nivele a superfície com um nível - não deve haver declives. Marque a construção futura, aderindo estritamente à perpendicularidade dos lados.

    O próximo passo é a instalação da cofragem. Como você está fabricando uma laje monolítica, os requisitos para a rigidez do projeto da cofragem serão maiores do que na instalação de uma fundação de tira, uma vez que a carga é muito maior. Portanto, durante a instalação, não será supérfluo usar suportes adicionais.

    Estágio Três: Impermeabilização. Como tal, é conveniente usar um filme plástico denso. Antes de colocá-lo, é necessário fornecer superfícies com densidade suficiente. Para fazer isso, polvilhe cimento na areia dentro da fôrma à taxa de 50 kg por 10 metros quadrados, misture bem com um ancinho até uma profundidade rasa (4 cm será suficiente) e despeje sobre a água. Após o endurecimento, coloque o filme.

    Em seguida, prepare os acessórios. Uma opção adequada para resistência e peso seria barras com um diâmetro de 14 mm. O comprimento da válvula deve ser menor do que o local da instalação em 10 cm: isso protegerá as hastes do contato com o ambiente e da corrosão. Os acessórios devem ser colocados com uma treliça, fornecendo uma gaiola de 15 a 20 cm de tamanho, e torcidos com um fio de aço com um diâmetro de cerca de 2 mm, ou laços de nylon. Deveria haver duas dessas grades, uma acima da outra. Deixe uma distância de 20 cm entre a inferior e a superior, enquanto abaixa a inferior acima da camada de impermeabilização em 5 cm. Durante a concretagem, a grade superior deve ser recuada em 5 cm.

    Conselhos práticos para tópicos. quem quer construir um banho com as próprias mãos: que tipo de fundação escolher com base no tipo de solo no local, como construir corretamente a fundação.

    Base DIY para um banho: Instruções passo a passo

    Construir uma casa de banho é o primeiro desejo da maioria dos proprietários de casas particulares. Porém, antes da construção, surgem perguntas: de qual material construir, que base deve ser feita etc. Se você decidir montar a base para o banho, este artigo se tornará um assistente e explicará em detalhes como fazê-lo corretamente.

    Tipos de fundações sob o banho

    A casa de banho tem um design leve, mas existem edifícios de dois andares. Você precisa escolher a fundação individualmente para cada edifício, começando pelos indicadores:

    1. Banho maciço
    2. As especificidades do levantamento na área de construção.
    3. O material do qual o banho será coletado.
    • Monolítico. É montado em solo flutuante com água quente alta (água subterrânea).
    • Parafuso de coluna ou pilha. É usado para banhos de madeira feitos de madeira ou troncos adequados para solo arenoso.
    • Tape. A opção mais comum, usada no solo com um leito profundo de GW.
    • Tipo misto (fita + pilha). Eles raramente são usados ​​para banhos, adequados para solos com areia movediça e roupas de cama altas.

    Dependendo do material utilizado, a fundação da casa de banho pode consistir em:

    • feito de tijolo
    • concreto
    • de blocos
    • pilhas gelatinosas ou parafusadas.

    A base do banho é, na maioria dos casos, leve, e a instalação é feita manualmente.Obviamente, existem empresas envolvidas na construção de banhos chave na mão a um preço de 10.000 m2, mas para economizar dinheiro, é mais fácil fazer o trabalho sozinho. Como fazer uma fundação para um banho de vários tipos, falaremos abaixo.

    Instalação DIY da base debaixo do banho

    Cada um dos tipos listados de fundação para um banho tem suas próprias características, elas precisam ser consideradas separadamente. A única coisa que une o trabalho é a escolha de um local para construção, a preparação de um plano de projeto.

    Como escolher o local certo para um marcador de banho

    A escolha do local para a construção do banho deve ser levada a sério. O design não é construído por um ano, deve ser localizado corretamente. Existem vários tipos de localização da casa de banho: uma extensão para a casa principal, uma casa de banhos separada.Se a casa de banhos for uma extensão para um edifício residencial, a base para isso é realizada de maneira semelhante à principal com referência. Não faça pilhas de parafusos quando a casa principal estiver sobre uma fundação de tira.

    Uma casa de banho independente significa escolher um lugar longe de árvores e outras plantações. O banho será aquecido, fumaça, faíscas não são úteis para árvores frutíferas.

    Por que é necessário um projeto?

    A construção do banheiro faça você mesmo requer planejamento prévio. Independentemente de o prédio ser registrado no futuro ou não. A maneira mais fácil de usar um projeto padrão, existem muitos deles na rede. As fotos são anexadas a qualquer um dos projetos padrão. São necessárias fotos para entender e apresentar a construção com mais detalhes.

    O planejamento também inclui uma estimativa em que todos os custos e material necessário são calculados para começar a construir a fundação sob o balneário com suas próprias mãos.

    Instalação de uma fundação de tira

    A base da tira para a construção de um banho com suas próprias mãos pode ser feita de várias maneiras. A plataforma futura é pré-marcada no local, uma vala é cavada a uma profundidade de mais de 50 cm, 4-5 cm mais larga do que a alvenaria ou alvenaria de tijolos esperada.É melhor cavar uma vala no verão, quando as águas subterrâneas têm o menor nível de ocorrência. O andamento dos trabalhos subseqüentes depende da opção selecionada:

    1. Um travesseiro é feito de cascalho e areia grossa. Cada camada é abarrotada, deve ter uma espessura de 15 cm.Você pode usar a mistura final de ASG, mas custa mais. Para uma melhor compactação, recomenda-se que a areia seja derramada com água. É feita uma argamassa de cimento líquido (deve assemelhar-se a creme de leite), derramada sobre uma almofada de areia. Uma pedra de tijolo ou entulho é montada na base. Será uma base de tijolos montada com um tijolo. Entre cada segunda fila, uma rede de alvenaria é colocada. Impermeabilização de coberturas (2 camadas).
    2. Outra maneira começa com o enchimento do travesseiro do ASG para a metade, pressionado exatamente da mesma maneira que no primeiro caso. É importante que a superfície do travesseiro esteja alinhada. O próximo passo é colocado em um tijolo de linha. Depois eles montam a cofragem de tábuas e madeira 40x40 mm. A altura da cofragem é superior a 40 cm e é derramado concreto à base de cimento resistente à umidade.
    3. O método é usado para solo denso. A cofragem é instalada a partir de um material denso e madeira, por exemplo ardósia. As folhas de ardósia lay precisam de sobreposição de 8 a 10 cm para cofragem apertada. Areia é derramada na cofragem, que é compactada. A próxima camada é coberta com cascalho em uma vala semi-escavada. O design do selo está inundado. Depois que eles começam a derramar concreto. A camada de concreto não deve ter mais que 150 mm. O concreto deve ser derramado antes do aparecimento de uma pasta de cimento na superfície.

    Para uma secagem uniforme, a base é coberta com serragem, serapilheira por cima, até um filme de PVC é adequado. Uma vez em essência, a estrutura é desenrolada e regada novamente com água. Portanto, deve permanecer em isolamento por três dias. Em seguida, a fundação sob a casa de banho é aberta, é permitida a secagem completa, assentada. O período mínimo de secagem é de 2 a 3 dias. Depois, pode ser coberto com impermeabilização, por exemplo, material de cobertura em duas camadas.

    Para a construção da fundação de uma casa de banhos de tira, vários fatores devem ser levados em consideração:

    1. A altura do preenchimento acima do solo deve ser de 20 a 40 cm. Depende do nível de água quente e do material do qual as paredes são montadas; portanto, para um banho de viga, a altura da base deve ser maior, pois a árvore não gosta de umidade.
    2. O tijolo de silicato não é adequado para a construção da fundação, com o tempo é destruído pela umidade. A cerâmica vermelha é feita em altas temperaturas e a umidade não tem medo dele.
    3. A fita tem uma largura de 25 a 50 cm e depende do material a partir do qual eles irão construir um banho.
    4. O concreto pode ser adquirido pronto, mas será mais barato fabricá-lo você mesmo.
    • areia (de preferência de granulação grossa, pré-limpa) 5% de umidade - 1150 kg,
    • Cimento Portland (resistente à umidade) - 400-500 kg,
    • pedra britada (pequena ou média) - 1800-200 kg,
    • água - 170-175 l

    Você também pode calcular a quantidade de concreto na base do banho. Por exemplo, uma fundação de tira com uma altura de 0,3 me comprimento de 19 m contém 0,3x0,3x19 = 1,71 m3. Da mesma forma, você pode calcular qualquer volume. Mas é necessário considerar adicionalmente que também é necessária uma fundação para o fogão; portanto, um suprimento de 0,3 m3 deve ser adicionado ao volume resultante.

    Instalação da fundação da coluna

    O tipo mais simples de fundação para um banho de madeira picada ou troncos. Uma boa opção para qualquer tipo de solo, especialmente em áreas montanhosas.

    O design consiste em pilares, localizados nos cantos do futuro banho, sob todas as paredes dos mancais. A distância entre os postes é de no máximo 2 m.

    Não é difícil fazer uma fundação de coluna com suas próprias mãos, você pode usá-la:

    • madeira ou metal, pilares de amianto,
    • postes de tijolo dispostos,
    • pilhas inundadas
    • postes de parafuso.

    Uma opção barata são os postes de madeira, mas eles devem ser secos e tratados com alcatrão ou um anti-séptico de penetração profunda, como o Senezh, antes do uso. Para uma fundação colunar feita de madeira, é melhor usar larício ou álamo, pois essas espécies de madeira não têm medo de água e se molham, apenas se tornam mais fortes. Situado em furos pré-perfurados, onde areia ou ASG é derramada, fixada com concreto.

    As colunas de tijolos são o tipo de fundação que consome mais tempo com suas próprias mãos para um banho. Mas fazer um esforço com esse trabalho pode ser feito. Um circuito semelhante pode ser visto na figura.

    A localização dos postes é marcada, a camada superior do solo é removida e um buraco é cavado, 10 a 20 cm mais largo do que os futuros pilares de diâmetro. Uma almofada de areia de pelo menos 15 cm é colocada. Uma coluna de tijolos em duas fileiras é montada no topo.

    As estacas de concreto do tipo “faça você mesmo” são montadas com mais frequência, pois o trabalho, embora trabalhoso, não requer habilidade especial. Perfure poços com profundidade de pelo menos 1,5 me diâmetro de pelo menos 250 mm. Nos orifícios, encontram-se os quadros conectados a partir do reforço. Eles são tricotados previamente com hastes reforçadas de 3 peças, fios curtos de conexão e tricô. A estrutura é derramada com concreto. Uma coluna de tijolos é colocada no topo da pilha.

    Você pode simplificar esse projeto usando um tubo de amianto com seção transversal de 200 mm e instalando-o nos poços. O concreto é derramado no tubo. O espaço entre a parede do tubo e o poço é preenchido com argila ou cascalho e abarrotado.

    O concreto deve ser derramado no tubo gradualmente. Na primeira vez em que o enchimento é realizado em ⅓, os tubos aumentam levemente. O segundo estágio é preenchido com outra parte and e o reforço de ferro é inserido no interior. Somente depois disso o resto é derramado. Tal fundação seca completamente em 5-7 dias.

    Outra opção para pilares são as estacas parafusadas. Eles são vendidos pré-fabricados e possuem lâminas. Eles são aparafusados ​​no chão com a ajuda de uma barra. O único aspecto negativo é que é impossível fazer o trabalho sozinho com suas próprias mãos. Pode ser parafusado em várias profundidades, o que é bom para superfícies irregulares.

    Instalação de uma fundação monolítica debaixo do banho

    O tipo de fundação é usado para qualquer solo, mas na maioria das vezes se houver um nadador.O design é caro, mas a pressão no solo é distribuída uniformemente e o banho não se deforma ao longo do tempo. Não é necessário instalar um travesseiro e base separados sob o fogão. A estrutura é vazada com concreto em uma estrutura montada de reforço ou são utilizadas lajes de concreto armado pré-fabricadas.

    A instalação "faça você mesmo" de uma fundação monolítica para uma casa de banho é realizada em etapas:

    1. Cavar uma vala na largura da fundação e uma profundidade de 80-60 cm.
    2. Um travesseiro de areia e cascalho de 15 cm é derramado no fundo.
    3. Impermeabilização, por exemplo, o material de cobertura é reforçado. Camadas podem ser 2-3, o principal é que não há áreas abertas, sobrepondo 10-15 cm.
    4. Em seguida, são feitas a cofragem e o cerco reforçado, que são novamente vazados com concreto.
    5. É importante pensar sobre onde drenar e instalar o tubo após a solidificação antes de derramar, será mais difícil fazer isso.

    Somente o proprietário pode escolher a opção de fundação correta. É necessário aproveitar esse momento a partir dos pontos fortes e das capacidades materiais.

    [módulo de conteúdo-ovo = modelo GdeSlon = comparar]

    Base de fita faça você mesmo para um banho, instruções passo a passo

    Parte integrante de qualquer edifício, incluindo um banho, é a base. O princípio de derramar a fundação não é diferente de lançar as bases para um edifício residencial. A categoria da base do banho é determinada com base nos seguintes fatores:

    1. A carga na terra. Na maioria dos casos, a casa de banho é um edifício de grandes dimensões. Naturalmente, a carga de seu projeto será menor, e isso significa que não há necessidade de estabelecer uma base muito maciça.
    2. Características do solo. O solo embaixo do prédio pode estar pesado ou ligeiramente sujo. O nível da água subterrânea pode ser profundo ou estar próximo à superfície do solo. O solo é arenoso, argiloso, chernozem e assim por diante. Cada um deles contribui para um certo coeficiente de retração do edifício. Isso deve ser levado em consideração ao determinar qual fundação deve ser preenchida.

    Antes de se familiarizar com as instruções passo a passo para encher a base de um banho com suas próprias mãos, é necessário considerar os recursos dos principais tipos de substratos usados ​​neste caso.

    Trabalho faseado

    Estava na hora de fazer o trabalho da fundação sob o balneário com suas próprias mãos. As instruções passo a passo descrevem o seguinte trabalho:

    1. Escolha de um local para preenchimento.
    2. Preparação do local.
    3. Cavando uma trincheira.
    4. Trabalho concreto.

    Antes de iniciar os trabalhos preparatórios, é necessário ter em mãos um projeto para o futuro banho. Isso é necessário para determinar com precisão qual o tamanho da fundação, mesmo que todo o trabalho seja feito por conta própria (sem usar os serviços da equipe de construção).

    A casa de banho pode ser separada ou uma extensão do edifício principal. Mandris de madeira não podem ser colocados perto dele (uma faísca pode causar a ignição). O edifício deve ficar distante das árvores frutíferas (a fumaça prejudicará seus galhos, folhagens e frutas). O cumprimento desta regra garante a segurança contra incêndio durante a operação do edifício.

    Se o design do edifício permitir que você o construa perto da casa, as fundações dos dois edifícios devem ser idênticas. No caso de um banho separado, sua fundação pode ser de qualquer estrutura (fita, laje, etc.).

    A próxima etapa é a preparação do local para terraplenagem. Se uma árvore crescer no local onde o edifício estará localizado, remova todo o sistema radicular para que não cresça dentro do edifício ou que não destrua sua base. O solo útil pode ser removido com antecedência. Pode ser usado para aterro em canteiros de flores ou para o planejamento de gramados. Durante o trabalho concreto, a pasta de cimento pode danificar a camada fértil do solo. Portanto, eles devem ser realizados o mais próximo possível do próprio edifício (idealmente, dentro da futura sala).

    A terraplenagem é um processo preparatório muito importante antes de encher a fundação com suas próprias mãos. Nesta fase, é necessário conhecer a profundidade e a largura da futura fundação.Na maioria dos casos, um monólito de fita rasa é suficiente.

    Vala de fundação

    As paredes da vala servirão de cofragem. Portanto, eles devem ser o mais uniformes possível (para evitar gastos excessivos do material). Durante a execução da obra, o terreno pode ser jogado dentro do futuro edifício. Isso tornará mais fácil nivelar e nivelar o piso. Um dos elementos mais importantes da fundação de qualquer edifício é a roupa de cama. A areia é usada principalmente para isso.

    Deve ser bem compactado (por uma placa vibratória ou por uma pata vibratória). Se o terreno é caracterizado por um alto nível de água subterrânea, nesta fase é necessário cuidar da impermeabilização. Antigamente, sob as fundações da fita, uma camada de argila era derramada e fortemente compactada. Em seguida, uma pequena camada de argila líquida foi derramada. Depois que ela se levantou, eles realizaram um trabalho concreto. Esta é a opção de impermeabilização mais barata. Hoje, porém, estão à venda materiais baratos, ideais para proteger a base de um edifício das águas subterrâneas.

    A etapa final do trabalho preparatório é a instalação de cofragem para a fundação da tira ou porão. Por conveniência no vazamento do monólito, sua altura deve corresponder ao nível da futura fundação do banho.

    Cada tipo de fundação requer seus próprios procedimentos. Portanto, além disso, em uma instrução passo a passo para derramar a base do balneário, cada tipo de fundação será descrito separadamente com suas próprias mãos.

    O teor de concreto para esse trabalho não deve ser inferior a M200 (220 litros de água, 324 kg de cimento 400/500, 1296 kg. Areia e 1296 kg de pedra britada da fração 10 são obtidos por metro cúbico da mistura). É imperativo reforçar a camada de monólito para que fique mais forte. Para isso, acessórios com um diâmetro de um centímetro são suficientes.

    A fundação da tira é usada em terreno denso. Se a terra não estiver propensa a ser levantada, esse fundamento será suficiente para suportar a construção do edifício. Ao escolher esse método, é necessário considerar que seu uso é permitido apenas em áreas relativamente planas. A profundidade da vala deve ser de 20, 40 ou 60 centímetros. Você pode desenterrá-lo sem usar uma escavadeira. No fundo da vala, é feito um leito de areia, compactado. Sua espessura é de 20 centímetros.

    Em seguida, a estrutura do reforço é conectada. Ele deve ser colocado em pequenas pedras para que após o vazamento fique completamente no monólito. Após a impermeabilização, a cinta blindada e a cofragem são montadas, o concreto pode ser derramado. Para fazer o trabalho você mesmo, a argamassa é preparada na seguinte proporção: dois baldes de areia são colocados em um balde de cimento e três baldes de cascalho.

    A versão em fita deve estar firmemente amarrada com hastes. Nos cantos, um pedaço de reforço deve ser dobrado ao meio e não enfaixado com outra haste. A força do monólito dependerá disso.

    Ao contrário do monólito de fita, esse tipo de base é mais fácil de fazer com suas próprias mãos. Para isso, durante a fase preparatória, uma trincheira rasa irrompe (este será o fundo do porão). Em seguida, é perfurado um poço com profundidade de 1,3 metros. No fundo, a areia é derramada (30 cm de espessura) e compactada. Depois disso, a estrutura do reforço é conectada e colocada no poço.

    Não preencha imediatamente toda a cavidade do poço, caso contrário, vazios se formarão no concreto a essa profundidade. Para evitar tais dificuldades, o concreto deve ser vertido gradualmente, seguido de compactação com um dedo vibratório. Esse suporte deve ser fortalecido por cerca de uma semana. Depois disso, as colunas podem ser conectadas entre si, instalando barras ou canais. Se o suporte for derramado de maneira desigual, não tente puxá-lo para que possa ser instalado corretamente mais tarde. Para alinhar o suporte, é necessário cortar a parte superior da coluna, colocando-a abaixo do nível.

    Essa base para um banho é usada no caso de um alto nível de água subterrânea ou na presença de moscas volantes. Durante os trabalhos preparatórios, toda a área onde o edifício ficará fica limpa.A espessura do solo correspondente à espessura da laje monolítica é removida. No fundo da calha, a areia é derramada e compactada. Em seguida, o filme de impermeabilização é revestido.

    Depois disso, a estrutura do reforço é conectada. Para facilitar esse trabalho com suas próprias mãos, no início duas redes são tricotadas com uma célula de 30 a 40 centímetros. O primeiro é colocado em suportes (para que não caia na areia) no fundo do poço. A segunda grade é montada acima dela a uma distância de 15 centímetros usando barras de reforço. Fixe esses elementos com um fio de tricô flexível. Assista ao vídeo como fazer uma base de laje para uma casa de banho.

    Depois de realizar esse trabalho, todo o avião é derramado com concreto. Uma característica de tal fundação é que o peso do edifício é distribuído por todo o terreno. Portanto, ele não cede, mesmo que o banho seja construído em solos instáveis.

    Independentemente do tipo de fundação, seja fita, placa ou qualquer outra - antes de derramar o monólito na estrutura, você precisa colocar um tubo de plástico cheio de areia. Esta hipoteca permitirá trazer comunicações sanitárias para o edifício da casa de banhos.

    [módulo de conteúdo-ovo = modelo GdeSlon = comparar]

    Preparando-se para a construção do banho

    Antes da hora em que o banho for adequado para uso, muito tempo passará. O mais demorado é o estágio da fundação. Demora de 3 meses a um ano.

    As principais etapas da construção:

    1. Desenvolvimento de um desenho da estrutura e localização do local.
    2. Suprimento de materiais e preparação de ferramentas.
    3. Construção da fundação.
    4. A construção de paredes, a instalação de janelas, portas, fogões.
    5. Coberturas
    6. Decoração de interiores do banho.

    A fundação, como base da futura construção, requer uma abordagem responsável para a seleção do local, materiais e qualidade das obras.

    Que tipo de fundação escolher

    Dependendo do tipo de solo no local, é tomada uma decisão sobre qual fundação deve ser erguida e em que profundidade aprofundar.

    Os principais tipos de fundações para o banho:

    • Estaca - usada em superfícies irregulares com uma grande diferença de altura, quando há risco de inundação,
    • fita - o tipo mais comum usado em áreas planas e na maioria dos tipos de solos,
    • lado a lado - adequado para elevar solos, zonas úmidas.

    Informações sobre que tipo de solo está presente no local para a construção do banho são conhecidas através de estudos geodésicos. Ou cavar um buraco com uma profundidade abaixo do ponto de congelamento (cerca de 2-2,5 m) e determinar a composição do solo a partir das camadas.

    O que fazer a fundação do banho

    A fundação da tira, como o tipo mais comum de base, pode ser:

    Uma estrutura monolítica baseada em malha de reforço e concreto é a mais durável, suporta altas cargas. Blocos e tijolos economizam até 20%, mas não são adequados para a construção em solos pesados.

    Em solos onde predominam areia e argila, instale uma base de azulejos. Isso ajudará a evitar a deformação das paredes e do teto do banho devido ao inchaço natural do solo.

    Para a construção da fundação da tira, você precisará de:

    • mistura concreta de água, cimento, areia de rio, cascalho,
    • pedra britada de granito da fração 10-20 mm, marca não inferior a 400,
    • acessórios
    • fio
    • material de cofragem - tábuas de madeira, aglomerado,
    • unhas
    • material de cobertura ou filme PET,
    • tubos para perfumes e drenos,
    • areia e cascalho fino para um travesseiro,
    • baldes de metal velhos, vigas, canos, pedras, pedaços de concreto - para economizar materiais e fortalecer a fundação.

    Instruções passo a passo: base de tira para banho

    As principais etapas do trabalho na construção da fundação para o banho:

    1. Preparação do local para o banho. Marcação.
    2. Cavando uma trincheira. Deitado travesseiros.
    3. Cofragem e reforço de valas.
    4. Vazamento de concreto.
    5. A etapa final do trabalho: desmontar a cofragem e polvilhar a fundação com o solo.

    Preparação do local para o banho

    Retire do local destinado à construção do banho, lixo, grama e folhas secas.Se árvores e arbustos cresceram aqui, remova as raízes completamente.

    Se o site for irregular, você precisará preencher os buracos ou cortar as partes salientes. Em um local com uma diferença significativa de elevações, uma fundação de estaca é instalada principalmente. Com uma ligeira diferença de altura, a base é feita de acordo com o nível no plano horizontal.

    Solo fértil com grama e raízes é removido do local da fundação. Normalmente, 10 a 15 cm da camada superficial do solo são removidos para isso. Ao mesmo tempo, por todos os lados a terra é limpa por mais 0,5-1 m, portanto, o local será um pouco maior que o tamanho do projeto da fundação.

    Preparando a trincheira para o banho

    Marque a futura fundação. Para fazer isso, dirija em barras de metal nos 4 cantos do futuro banho. Puxe a linha de kapron ao redor do perímetro, produza o nível horizontalmente, corrija-o. Meça a largura estimada da fundação e dirija para os cantos internos de outras 4 hastes. Puxe a linha, traga o nível, trave. Verifique a instalação correta das hastes e a tensão do cabo: meça as diagonais. Se os ângulos forem destacados a 90 graus, as diagonais terão o mesmo comprimento.

    Cavar uma trincheira, concentrando-se na linha. Profundidade da vala: + 20 ... 30 cm até a profundidade de congelamento do solo (fundação profunda), até 60 cm (raso). O fundo é nivelado usando um nível.

    Coloque um travesseiro no fundo da vala terminada. Para fazer isso, despeje a areia fina uniformemente com uma camada de 15 a 20 cm de espessura. Areia molhada compacta usando um compactador. Este trabalho pode ser feito usando uma barra pesada com alças.

    Reforço de cofragens e fundações

    Antes de instalar a cofragem no fundo da vala, coloque uma camada de tijolo quebrado, cascalho grosso na areia. Isso é feito para que a estrutura metálica da fundação não toque no travesseiro. A areia é um material de construção poroso, bem retido e que fornece umidade. Portanto, com interação constante, o reforço apodrece e entra em colapso.

    Prepare a cofragem: faça tábuas de tábuas não cortadas e aglomerado, bata com pregos, conecte com parafusos, conecte com arame. A altura da estrutura é 45 cm acima do nível da vala.

    A cofragem de fundação é uma estrutura temporária para concreto líquido. Portanto, prenda as tábuas de maneira que, sem prejuízo da base, remova-as após o endurecimento da mistura.

    Para reforço, use hastes e fios de metal para amarrá-los. A soldagem neste caso não é a melhor solução, pois a corrosão afetará principalmente as superfícies soldadas.

    O reforço da estrutura deve ser uniforme. Uma opção comum de assentamento são duas hastes ao longo da vala e a instalação de pinos de metal verticais em ambos os lados da vala a cada 20 a 30 cm.Na interseção do reforço, é feito um nó de arame. Finalize a estrutura de metal com duas hastes montadas nos pinos verticais na parte superior. Para economizar concreto e fortalecer a fundação, quaisquer produtos de metal são adicionados à estrutura: baldes antigos, ferramentas agrícolas, canais, resíduos de arame, sucata.

    É impossível usar metais não ferrosos, produtos que contenham chumbo, substâncias radioativas na fundação.

    Para derramar a fundação, é preparada uma mistura de areia, cimento, cascalho e água. Proporções de concreto:

    • 1 parte de areia
    • 1 parte de cimento
    • 1,5 partes de cascalho
    • a massa de água é pelo menos 60% da mistura total.
    • grau de cimento não inferior a M-200 - em clima quente,
    • não inferior a M-400 - no frio.

    No verão, a água é resfriada pelo calor, para que o concreto endureça uniformemente. Pelo contrário, na estação fria, a mistura para derramar a base é preparada em água morna.

    A mistura de concreto é derramada diretamente na estrutura metálica. Para distribuir uniformemente a massa líquida na cofragem e remover as bolhas de ar, faça periodicamente orifícios com uma pá, pé de cabra e barras de metal. Em vez disso, vibradores especiais são frequentemente usados. Quanto menos ar permanecer dentro da fundação, mais forte e confiável será a base do banho.

    Terra, galhos, resíduos orgânicos e outros produtos químicos não podem entrar na mistura de concreto.

    O encolhimento do concreto ocorre dentro de 3-12 meses. Depende das condições climáticas, da consistência da mistura, da marca do cimento, da qualidade do preenchimento. Após a solidificação preliminar da fundação, a cofragem é removida (após 3-7 dias).

    As cavidades na vala que sobraram dos escudos de madeira estão cobertas de entulho e terra. Para a drenagem das águas subterrâneas, é organizada uma drenagem: tubos perfurados especiais são colocados no fundo ao longo do perímetro da fundação e levados ao local.

    Depois de criar uma base confiável dentro de 7 a 30 dias, um construtor experiente terminará o banho e o entregará. A construção de paredes, telhados, decoração de interiores, a instalação de janelas, portas, fogões - esses estágios ocorrem muito mais rapidamente do que o vazamento da fundação. No entanto, cada um deles requer certas habilidades e a atração de trabalho adicional. Se você puder lidar com a fundação apenas com suas próprias mãos, serão necessários pelo menos dois para colocar o telhado. Para instalar o forno, ventilação, chaminé, será necessário um fabricante experiente de fogões, e um bom carpinteiro ajudará a completar a decoração interior do banho com madeira natural.

    [módulo de conteúdo-ovo = modelo GdeSlon = comparar]

    Faça você mesmo: como fazer uma base para um banho? Instruções passo a passo aqui.

    Uma casa de banhos não é um edifício tão responsável quanto um edifício residencial, por exemplo, portanto muitos decidem instalá-lo por conta própria. Obviamente, isso requer algum conhecimento de construção, sem o qual nem mesmo uma simples casa de banho será construída ou permanecerá ociosa por um longo tempo.

    Mas uma universidade de construção para essa tarefa ainda não é necessária. O mais difícil, responsável e caro na casa de banho é a base. Sobre como ficar sem ajuda externa ao colocá-lo, como fazê-lo, preenchê-lo e isso será discutido neste artigo.

    A fundação sob o balneário com suas próprias mãos: de que serão suas paredes?

    A carga na futura fundação depende do material das paredes. Acreditamos que, se o proprietário do site decidir construir por conta própria, ele preferirá a opção mais barata. A fundação da coluna será a mais barata para o banho, que não se encaixa apenas nos tijolos e nos solos que empurram e inclinam os pilares diretamente no chão - esses são solos fracos (turfeiras, por exemplo) ou muito ladeira abaixo (argila). Vamos primeiro descobrir qual base é adequada para um banho específico e, em seguida, haverá instruções para a sua colocação.

    Para um banho de derrubada, um bar

    Qualquer fundação é adequada para uma casa de banhos de uma casa de madeira e um barporque a madeira não é o material mais duro. Você pode fornecer fita, colunar e placa conforme necessário.

    Temos todo um artigo no qual os critérios para escolher a melhor base para um banho de uma madeira ou de um tronco são examinados em detalhes.

    Base para um banho de blocos, tijolos de bricolage

    Se o banho deve ser construído a partir de blocos (e o bloco de espuma e o tijolo pertencem a essa categoria), a principal diferença entre eles será a massa de um metro cúbico. Diga popular o concreto celular é o mais leve, os blocos de concreto são muito mais pesados ​​e o tijolo segue o peso do bloco de concreto. Portanto, a base para um banho de blocos de espuma não deve apenas contar com as características do solo, mas também com o peso da estrutura futura.

    Se não houver desejo de gastar tempo e energia em trabalhos adicionais (construção de espátulas, colocação de vigas de amarração), é melhor preferir uma fundação de tira - simples e confiável. Aliás, é adequado para blocos leves e pesados. Um banho de tijolos pode ser colocado em uma tira, laje e estacas.

    A base para um balneário de concreto com espuma de bricolage

    O bloco de espuma é um material exigente à sua maneira (com a mesma impermeabilização), mas apresenta menos queixas em relação à fundação. Uma base de faixa ou coluna rasa é adequada para ele.com o qual o proprietário do site lidará totalmente com seus camaradas. As instruções, como prometido, são fornecidas abaixo.Também recomendamos que você leia o artigo sobre as bases dos banhos de espuma - tipos, profundidade e outros detalhes.

    A base para um banho de moldura do tipo faça você mesmo

    Um banho de estrutura é outro exemplo de material leve para paredes, que inclui tudo o que foi dito sobre blocos de espuma. A escolha da base para um banho de estrutura pode ser complicada por solos problemáticos, mas em casos simples, quando se trata de construção independente do banho, será o mesmo fita ou colunar.

    Sauna de quadro em postes de concreto

    Base DIY para um banho: instruções passo a passo para seus vários tipos

    Diferentes tipos de fundações implicam tecnologias diferentes para sua fundação. Vamos considerar cada um deles.

    Também recomendamos que você se familiarize com as seguintes nuances de fundações de banho:

    Base de fita faça você mesmo para um banho

    A fita pode ser rasa e com profundidade total. A diferença entre eles geralmente está na profundidade do congelamento do solo. Ou seja, a sola do primeiro está 20 cm abaixo do nível da camada fértil, e o segundo é o mesmo 20 cm abaixo do nível de congelamento na área.

    1. Comece com exploração geológica enredo. Hoje, os geólogos também oferecem opções baratas (parciais). De suas conclusões depende se é possível fazer uma fundação superficial. Eles aprovarão se o solo estiver seco, inativo, com uma pequena profundidade de congelamento.
    2. Marcação. Antes de embarcar, você primeiro precisa limpar a área e remover a camada fértil do solo no canteiro de obras. Adicione ao custo da fundação o trabalho do trator, se os solavancos forem grandes. O resultado deve ser uma área plana, cuja diferença de altura é verificada pelo nível hidráulico.
      • Depois disso, usando o teodolito ou o conhecimento mais simples de geometria, contorno interno banho futuro. As linhas são formadas através da construção de linhas esticadas entre os pinos. Antes de passar para o contorno externo, é necessário verificar os comprimentos das diagonais - elas devem ser iguais.
      • Segundo (externo) o contorno é marcado pela largura da fundação, que é igual à espessura das paredes futuras mais 10 cm.
      • Última marcação divisórias internas e fundação para o fogão (se você decidir colocar um fogão de pedra ou ferro).
    3. Trincheira. Ao cavar uma vala, é necessário adicionar 10 cm de cada lado - isso é um aumento para as cofragens futuras. Obviamente, é fácil desenterrar a base superficial e, com uma considerável profundidade de assentamento, você pode precisar de uma técnica especial que precise contratar. Adicione mais 20 cm à almofada de areia. Aliás, não vale a pena economizar, é importante para a estabilidade futura da fundação.
    4. Cofragem. Geralmente é feito de tábuas com arestas, que, a propósito, após a desmontagem, podem ser usadas para criar ripas de telhado ou encontrar outra aplicação. Em vez de placas com arestas, é permitido o uso de compensado à prova de umidade.

    A cofragem é instalada diretamente no local. A altura mínima de suas paredes acima do nível do solo é de 30 cm. Tente martelar pregos em uma direção - isso facilitará a análise posterior da estrutura. E para que a cofragem fique imóvel, você ainda precisa fazer escoras para os escudos opostos.

    No interior é necessário colocar o polietileno e fixá-lo nas laterais da cofragem com um grampeador.

    5. Reforço. Para isso, são utilizadas hastes de aço com um diâmetro de 12 mm e preferencialmente com um revestimento anticorrosivo. Antes de tudo, as hastes de reforço são colocadas verticalmente no fundo da vala, que deve ficar 5 cm abaixo das placas de cofragem, e são conduzidas em duas filas, com passo de 50 cm e recuo de cada lado de 5 cm.

    As hastes horizontais são colocadas a seguir, mas não devem tocar no fundo. A altura acima da parte inferior da vala é de 7 a 10 cm. Para isso, os tijolos são colocados temporariamente sob eles. Em seguida, as hastes verticais e horizontais são conectadas por fio de tricô.

    A segunda linha de hastes horizontais deve estar de 6 a 8 cm abaixo da borda da futura fundação. Para a fixação, o fio de tricô é novamente utilizado. (a soldagem não é recomendada).

    6. Verter. Na maioria dos casos, é recomendável usar o cimento M-500. No inverno, é melhor não encher a base da tira, mas se não houver outra opção, você precisará adicionar plastificantes ao concreto (sabão líquido ou detergente para louça na quantidade de 200 ml por uma misturadora) e depois cuidar do aquecimento do concreto endurecido.

    Receita da solução: cimento (1 parte), areia (3 partes), cascalho médio e pequeno (5 partes). Frações de pedra triturada: 60-70% médio e 40-30% pequeno.

    Misture os ingredientes primeiro e depois adicione água em uma quantidade de 0,5 da proporção de cimento.

    É desejável realizar o preenchimento em uma etapa. Se não for possível, pelo menos 20 cm da solução devem ser derramados.

    O próximo passo é forçando o ar. Para fazer isso, baioneta (fure com um pedaço de reforço) a solução e bata nas paredes da cofragem. Mas é melhor usar um vibrador de construção.

    A cofragem é removida após 3-7 dias e, em seguida, a fundação é deixada por 3 semanas para a solidificação final. No calor, ele precisa ser regado com água 2-3 vezes ao dia e coberto do sol, no frio ou na chuva - coberto com um filme. 28 dias após o vazamento, a base de tiras para o banho estará pronta para a montagem das paredes.

    É necessária uma base seca imediatamente impermeável, por exemplo, com mástique betuminoso e material de cobertura.

    Fundação de coluna DIY para um banho

    Uma base colunar feita para o banho pode ser de três tipos:

    Vamos começar com o primeiro.

    Os pilares mergulham no solo com um terço ou metade da profundidade em que o solo congela. Isso é permitido apenas se for colocado em solos não propensos a serem pesados ​​e inativos, por exemplo, em areia e cascalho.

    1. Limpando a área e nivelando o local de desenvolvimento. Este item é igual à fita (veja acima).

    2. Marcação. Os pilares devem ser colocados em pontos de carga máxima e distribuídos uniformemente entre esses pontos. Antes de iniciar o layout do site, desenhamos algo como este plano:

    Em seguida, transferimos nosso plano para o site usando fios e pinos de construção.

    3. Terraplenagem. Um buraco individual é cavado sob cada pilar. Você pode trabalhar não apenas com uma pá, mas também com uma broca manual em forma de cone, que fornece arestas suaves. O buraco no chão será maior que o diâmetro da coluna - pelo menos 10 cm, mas tudo é determinado pela conveniência da futura colocação de pilares, principalmente para tijolos, o espaço se expande para a conveniência da alvenaria. Paredes devem ser feitas com declives, expandindo-se para cima. Considere os seguintes tamanhos típicos de pilares de diferentes materiais:

    • tijolo ou pedra - 50x50 cm
    • pedra entulho - 60x60 cm
    • tubo de cimento de amianto - 20 cm de diâmetro,
    • suporte de concreto armado - 30-40 cm de diâmetro,
    • árvore - 20 cm de diâmetro.

    A profundidade do poço deve ser aumentada pela altura do travesseiro de areia e cascalho, que geralmente é de 20 cm, que deve ser derramado com água e abarrotado antes da instalação dos pilares.

    4. Pós-instalação. Apenas um será mostrado aqui. opção com enchimento de pilar de concreto armado. Para se familiarizar com as outras opções, siga o link do artigo, que fornece informações mais detalhadas.

    Então, primeiro, no buraco acabado com um travesseiro é colocado cofragem, que pode ser fabricado em uma placa de 40x150 mm ou em compensado à prova de umidade.

    A cofragem é colocada quadro das hastes 12-14 mm de diâmetro. Os jumpers horizontais são feitos em incrementos de 20 cm. A altura do reforço acima da grade é de 10 cm ou mais. Para acessórios de tricô, use um fio de 6 mm.

    Finalmente, o concreto é derramado. Não o preencha imediatamente, é melhor em porções de 15 a 20 cm, seguidas pela compressão de cada camada.

    5. Impermeabilização. Quando o concreto endurece, deve ser impermeabilizado com mástique de betume e feltro para telhado.

    6. Rostverk. Caso sejam utilizadas vigas de concreto armado, os locais de suas juntas devem ser reforçados adicionalmente soldando as guarnições de reforço.

    Em seguida, uma nova cofragem é instalada, uma estrutura é colocada nela e tudo é derramado com concreto M-300.

    A grelha pronta também precisa de impermeabilização.

    O espaço entre os pilares é selado com um bloqueio (tijolo ou outra parede).

    A diferença entre essa fundação e a anterior consiste apenas na profundidade da perfuração do poço no futuro pilar. Quando totalmente assentada para uma base colunar, essa é a profundidade de congelamento do solo mais 40 cm, e as etapas tecnológicas não diferem das descritas para a superfície rasa.

    Você pode perfurar poços usando uma broca manual, uma broca a gás ou contratando equipamentos especiais. Cabe ao proprietário.

    Nesse caso, é melhor moldar em tubos de concreto ou plástico, se o diâmetro necessário for encontrado. O poço é perfurado 10 cm mais largo que o revestimento.

    1. Primeiro, a caixa é inserida no furo acabado, cuja verticalidade você precisa verificar.

    2. Em seguida, os acessórios já estão colocados no tubo para que haja mais 5 cm nas paredes do tubo.

    3. O concreto derramado deve ser mais fino que o da fita e conter mais cimento (2 partes em vez de 1).

    4. Após o vazamento, vale a pena usar um vibrador de construção para expulsar o ar do concreto.

    5. O espaço entre o tubo e as paredes do poço é coberto com terra em camadas e está abarrotado.

    6. Durante duas semanas, o concreto endurece e as estacas ficam alinhadas com um moedor (também deve cortar o reforço)

    A fundação da pilha sob a casa de banho com as próprias mãos também é bastante forte; na verdade, pode ser considerada uma espécie de colunar. Somente geralmente é colocado a uma profundidade maior que os pilares - é de 3 a 12 metros. O material das pilhas também pode ser diferente.

    1. Para instalar você mesmo a base do parafuso, você precisa passar pelos mesmos estágios de preparaçãocomo para outras espécies - limpe e nivele o território, marque os pontos onde as pilhas serão colocadas.
    2. Depois disso, para facilitar a parafusagem das estacas no chão, cavando buracos de líder a uma profundidade de 15 cm com um diâmetro de 2-3 cm a mais do que as lâminas.
    3. Os furos são perfurados em pilhas para inserir as hastes. Depois que as hastes são inseridas, elas se tornam um punho rotativo, como um saca-rolhas.
    4. Aparafusar a pilha segue com uma verificação constante da verticalidade. A profundidade de imersão deve estar abaixo do nível de congelamento do solo e atingir a camada de sustentação.
    5. Quando todas as pilhas estiverem aparafusadas, você deve descrever um único nível delas aparar. As pilhas são cortadas por um moedor.
    6. Depois disso, até o topo das pilhas soldado placas de metal com até 1 cm de espessura, às quais a grelha será anexada.
    7. A grelha pode ser soldada ou parafusada parafusos nos “chapéus” das pilhas.

    1. Limpando e nivelando o território. Remoção de solo fértil de um local de desenvolvimento.

    2. Marcação. Depois de descrever as dimensões do futuro banho com roscas e pinos de construção, adicione 0,5-1 metro de cada lado - essas serão as dimensões do poço.

    3. Almofada de areia e cascalho é derramado no fundo do poço com uma camada de 15 a 30 cm, nivelado, derramado com água e abarrotado.

    4. Cofragem. A cofragem removível é feita da mesma maneira que para uma fundação de tira, mas é possível torná-la não removível - a partir de lajes de papelão. Nesse caso, as placas são presas com laços e cantos. Como cofragem removível, esta também precisa ser reforçada por suportes.

    5. Impermeabilização. Polietileno ou geotêxteis são colocados em uma almofada de areia. Você pode fazer com material de cobertura. É importante fazer as juntas do material para impermeabilização com uma boa sobreposição e fechar a cofragem com elas também.

    6. Reforço. Pequenos banhos podem ser reforçados com uma malha de reforço de 8 a 10 mm. O passo da malha é de 10 a 15 cm. Para edifícios mais pesados, é necessário um reforço mais durável - 12-14 mm. A mesma grade é feita a partir dela. Com uma grande espessura da fundação, você pode reforçar várias vezes.

    7. Verter. Melhor preencher de cada vez. Vertendo devagar, uniformemente. A compactação do vibrador é obrigatória.

    Em um mês e meio, a fundação estará pronta para as próximas etapas da construção.Mas nas primeiras semanas ele precisa ser regado com água para que o fogão não se quebre quando seco.

    O fogão na casa de banho também precisa de uma base sólida, e se a base da casa de banho não for uma placa de fogão, você precisará pensar em uma pequena base para o fogão. No entanto, há uma grande diferença se o seu fogão será de ferro ou tijolo. Essa é a diferença de peso. O ferro pesa um pouco - 300 libras, por exemplo. E tijolo - pode pesar uma ordem de magnitude mais. Portanto, existe uma regra: São necessárias bases sólidas para fornos com peso superior a 750 kg.

    Para calcular o peso de um forno de tijolo sem argamassa, é necessário multiplicar o peso de um metro cúbico de tijolo pelo número de metros cúbicos:

    1350 * V, onde V é o volume em cubos.

    Ou, se for mais fácil, multiplique o peso de um tijolo pelo número. Também é necessário adicionar mais de 40-50% por solução, e o peso do forno será obtido.

    Existem diferentes opções para a implementação da fundação sob o forno com suas próprias mãos. Para não falar sobre isso muito brevemente, sugerimos que você se familiarize com um artigo inteiramente dedicado a este tópico.

    Como encher a base debaixo do banho com suas próprias mãos

    Acima de algumas vezes, já falamos sobre todas as etapas do trabalho que precedem, acompanham o derramamento e o seguem. Se essas informações não forem suficientes, recomendamos que você leia um artigo separado, no qual o preenchimento é considerado em detalhes.

    Banho DIY sem base

    Sim, existem também. Esse banho pode ser colocado em terreno rochoso sem nenhum risco. Em todos os outros casos, na definição de "sem" existe alguma astúcia - parece não haver fundamento, mas terá que fortalecer a fundação. Em qualidade semelhante pode ser usado:

    No primeiro caso argila preenche trincheiras, como para uma fundação de tira, tornando-se um suporte para as paredes.

    Para pedra triturada você precisa cavar uma vala e valas de drenagem que desviam a água. Porém, no final, é obtida uma base razoavelmente forte e seca, porque um ruberoide ou outro agente impermeabilizante é colocado sobre o cascalho.

    Areia e cascalho forma o próprio travesseiro que é colocado debaixo da fundação, mas aqui ela dispensa a última. É feito da mesma maneira que a partir de pedra britada.

    Pedregulhos - uma fundação maravilhosa. Mas você tem que cavar uma cova. As pedras são dispostas em suas paredes e presas com argamassa de cimento. Pequenas pedras são derramadas entre as paredes. Uma grelha é feita em cima.

    [módulo de conteúdo-ovo = modelo GdeSlon = comparar]

    Como construir uma base para um banho

    A força e estabilidade máximas de qualquer edifício só podem ser alcançadas com uma base completa. Não importa como as paredes do banheiro serão construídas, mesmo um simples banho de estrutura requer uma fundação que mantenha a estrutura do edifício de maneira confiável. Quanto mais difícil o solo e mais pesados ​​os blocos, mais profunda e ampla será a base da fundação do banho.

    Que fundamento escolher para um banho

    Quanto mais simples o design do banho, mais fácil é resolver o problema de como construir uma base para o banho. Para um pequeno banho de 3x4 ou 4x5 m, a fundação construída em dois metros de profundidade será claramente excessiva em resistência e estabilidade. Uma fita de concreto raso de 20 cm pode não manter o design do banho em equilíbrio. Como fazer uma base para um banho certo? Uma escolha competente de tamanhos é determinada pelo tipo de solo e pela carga do peso das paredes e do teto do banho em uma fita de concreto. Para diferentes tipos e tamanhos de banho, você pode construir uma base usando uma solução típica:

  • Fundação de fita ou bloco, construída à profundidade de congelamento do solo,
  • Execução de estacas ou estacas,
  • Sob a forma de uma placa de base fundida.

    Em uma casa de banho, como em qualquer edifício, a construção começa com a seleção de um projeto e o anexo de um desenho feito no chão. Este procedimento permite determinar o quanto o cálculo do banho coincide com as dimensões futuras no site. Depois de esclarecer o local e a orientação, eles começam a estudar a composição do solo em que é suposto construir um banho.

    Isso ajudará a drenar da base e abrir fontes de água subterrânea próximas à superfície, se houver.Com base nos resultados do reconhecimento, eles tomam uma decisão sobre a construção da fundação para a construção, associam-na ao projeto do edifício e decidem como tornar a fundação para o banho mais fácil, mais barata e mais rápida.

    A influência do solo e do material das paredes do banho no design e nas dimensões da fundação

    A análise da composição do solo em diferentes profundidades é feita de acordo com métodos padrão, lavando as amostras com água. Essa abordagem é justificada se você precisar construir uma base sólida para uma casa de três andares; para um banho simples, basta distinguir o barro e a areia do barro com barro ou rocha.

    Solos pedregosos com um grande número de fragmentos de pedra de diferentes frações têm a melhor capacidade de suporte. Na maioria das vezes, esses solos são encontrados nos locais onde as rochas de basalto, calcário, giz e calcita vêm à superfície. Esse solo pode suportar facilmente uma carga de 4-5 kg ​​/ cm 2. A seguir, em força, são as areias de grão grosso, suportando até 3 kg / cm 2. As mais comuns e menos persistentes são pequenas areias argilosas, argila e argila, capazes de suportar pressões até um máximo de 2 kg / cm 2.

    Escolhendo qual fundação construir melhor

    Após os cálculos, é necessário estudar a profundidade do congelamento do solo e o grau de saturação da água. Ambos os parâmetros são importantes para determinar a profundidade em que a fundação precisa ser construída. Se a superfície de suporte da estrutura de concreto estiver a uma profundidade de congelamento e o solo estiver saturado com a umidade, com o início do gelo, a rocha úmida irá congelar e expandir. Nesse caso, uma força flutuante atuará em partes individuais da estrutura da fundação. A magnitude dessa força depende das condições específicas e, em alguns casos, pode levar a sérios danos à construção do banho.

    A solução mais simples para solos alagados será o uso de uma base de estaca ou estrutura de estaca para um banho.

    A base da pilha para o banho tem algumas vantagens:

  • Você precisa construir uma moldura sobre palafitas por dois a três dias,
  • Empilhar a fundação sob o banho pode ser instalado por um grupo de três pessoas, sem o uso de equipamentos especiais,
  • Uma máquina especial permite que você execute a mesma quantidade de trabalho em 3-4 horas,
  • Com instalação e impermeabilização adequadas, as pilhas duram até 30 anos,
  • Construir uma fundação sobre estacas pode ser mais barato e mais rápido do que no caso de uma fundação de inundação ou bloco. O volume de trabalho é menor, mas requer alta qualificação.

    Além disso, a opção de pilha permite que você simplesmente escolha um local e faça um arranjo, lance a fundação sob o fogão pesado de tijolos da sauna a vapor da casa de banho. As paredes externas da base de concreto fundida sob o forno devem ser cuidadosamente impermeabilizadas com uma dupla camada de material de cobertura e mástique. A estrutura da pilha cria condições adicionais para a formação de condensação em uma superfície de concreto soprada por todos os lados do suporte do forno.

    A marcação dos pontos de instalação das estacas é realizada de modo que as estacas estejam localizadas a uma distância de 90 cm - 110 cm sob as paredes e 100-150 cm dentro do perímetro das paredes. Cada pilha é parafusada à profundidade de congelamento do solo mais 20 cm, a cabeça da pilha é derramada com concreto e cortada. Depois de instalar todas as estacas, a altura dos suportes acima do solo é alinhada horizontalmente com um cortador. A superfície dos suportes é cuidadosamente tratada com impermeabilização.

    Nos suportes preparados, é colocada uma estrutura de perfil metálico, canal ou viga de madeira com seção transversal de 150x150 mm. A moldura feita é costurada com uma placa sobre a qual é colocada uma camada de impermeabilização e isolamento térmico. A fundação está pronta, você pode construir uma casa de banho. Na maioria das vezes, esses tipos de fundações de estacas são usados ​​para a construção de saunas de madeira, toras, banhos de estrutura pré-fabricados, mas você pode construir um edifício a partir de concreto aerado, pedra arbolite e tijolos de cerâmica ocos.

    Um tipo de fundação de estaca é uma fundação colunar.Nesse caso, uma mistura de areia e cascalho é derramada ao redor do tubo de aço, derramada com resina e um suporte de seção quadrada é disposto a partir do tijolo. Essa coluna aumenta significativamente a rigidez do suporte do banho. Às vezes, as estacas tubulares de aço são concretadas com uma fundição externa de uma mistura de cimento e areia. Nesse caso, para cada tubo, é necessário fazer a cofragem e despejar com argamassa de cimento.

    Versão em tira da fundação

    O mais simples e comum é considerado uma fundação de tira. Para construir uma base de tira, é necessário marcar corretamente usando um cordão e pinos em todos os lados do quadro futuro. A largura da fita de fundação é obtida por cálculo, dependendo do peso do edifício. Para um pequeno banho, a largura da fita é do tamanho de um tijolo. Portanto, construa mais barato e reduza o consumo de concreto. Nesse caso, a parte inferior da cofragem reforçada com reforço de aço é despejada com argamassa de concreto. A espessura da fundição deve ser de pelo menos 30 cm e o restante da vala é disposto em pedra entulho ou em tijolos cerâmicos antigos.

    Ao marcar, a largura da vala sob a fundação é 10-15 cm mais larga que o tamanho estimado da fita. A profundidade da vala para o centro da Rússia pode ser de 90 a 120 cm. Se o banho estiver em uma colina, você não poderá drenar as águas subterrâneas na base da fundação. Caso contrário, é necessário colocar um tubo de plástico perfurado com um pequeno gradiente na parte inferior da vala, para que toda a água subterrânea flua ao longo da drenagem na direção da bacia hidrográfica, que geralmente está localizada no lado norte do edifício.

    Uma mistura de cascalho fino e areia é derramada sobre a superfície do tubo de drenagem e uma camada de geotêxtil é colocada. A mistura colocada deve ser cuidadosamente alinhada em altura com uma pá e uma adulteração manual. Se você não usar um cano, uma camada de areia, tecido geotêxtil e cascalho grande será usada como drenagem. No topo da drenagem, pedaços de material de cobertura são cortados e colados com mástique.

    O próximo passo é instalar uma cofragem de madeira. Na maioria das vezes, são usadas placas pré-fabricadas pré-fabricadas de uma placa de 20 a 30 mm. A cofragem é instalada na vala e fixada usando suportes e suportes. A espessura total do concreto derramado sob a fundação do banho é de pelo menos 50 cm para argila fraca e solos argilosos. Para solo pedregoso, você pode usar a versão leve, com uma espessura de travesseiro de 20 cm e uma guarnição de tijolos acima da base do solo. No segundo ou terceiro dia após o concreto endurecer, a cofragem pode ser removida e impermeabilizada na superfície da fundação.

    A base do forno precisa ser construída na forma de uma estrutura separada. A maneira mais simples é lançar em uma vala rasa uma laje de concreto cheia de pedras de entulho, de preferência fragmentos grandes. Um resultado muito bom é obtido ao usar um compactador elétrico de concreto. 15-20 minutos de processamento da argamassa derramada com cascalho permite obter concreto muito forte, mesmo sem o uso de reforço. Se desejado, o concreto da fita pode ser processado dessa maneira. Mas o trabalho é bastante trabalhoso, por isso é mais fácil e barato construir com a instalação de acessórios.

    Fundação da laje

    Em alguns casos, as características da localização do banho, a natureza do solo, a presença de água no subsolo não possibilitam a construção de uma fundação de tira completa. Nesses casos, você pode construir um banho na base na forma de um prato. A profundidade de tal fundação é muito pequena, portanto a construção do banho será bastante estável e não causará o aumento da água subterrânea na superfície.

    Para formar uma laje sólida, é necessário construir um contorno de suporte ao longo do perímetro das paredes do banho. Uma cova rompe a uma profundidade de 50 a 60 cm, polvilhada com cascalho com pelo menos 15 cm de espessura e uma camada de cascalho é compactada com um compactador manual ou elétrico.Uma camada intermediária de peneiramento fino de 3 a 4 cm de espessura é colocada na camada de pedra britada preparada e, em seguida, uma camada de impermeabilização é colocada e derramada com argamassa de concreto. Em vez de cofragem de madeira, as paredes são colocadas com tijolos. Como regra, uma laje de concreto é elevada acima do solo a uma altura de não mais que meio tijolo, devido ao alto consumo de argamassa de cimento.

    Esta fundação é muito forte e pode suportar facilmente a carga do peso das paredes da alvenaria mais pesada, e não é difícil construí-la. Devido ao alto custo e alto consumo de materiais de construção, um fogão para banho é usado em casos excepcionais.

    Conclusão

    O design leve do banho permite que você construa um edifício com custo mínimo para o trabalho da fundação. Qualquer vazamento de concreto em uma fundação de faixa ou em uma fundação de azulejo exige uma pausa no trabalho por pelo menos um mês até o conjunto final de resistência. Portanto, é melhor construir uma casa de banho sobre uma base de pedras de entulho de grandes dimensões em uma solução com um acelerador de ajuste.

    Como construir uma base para um banho A força e a estabilidade máximas de qualquer edifício só podem ser alcançadas com uma base completa. Não importa como as paredes são construídas

    Como fazer uma base para um banho

    É improvável que se possa encontrar um dono de tal lote que não sonharia com seu próprio balneário. A realização deste sonho começa com o lançamento das bases para futuras construções. Sem ela, uma estrutura confiável e de longo prazo não funcionará. Portanto, a questão de saber se uma fundação é necessária para um banho não deve surgir.

    A base debaixo do banho

    Escolhendo o tipo de fundação

    Começaremos o trabalho determinando que tipo de fundação nos convém. Deve ser selecionado de acordo com um de dois critérios: pelo tipo de solo e pelo tipo usado para a construção dos materiais de construção da casa de banho.

    O tipo de solo pode ser determinado da seguinte forma. No local em que a construção está planejada, é necessário cavar um buraco com pelo menos meio metro de profundidade.

    Então você precisa estudar cuidadosamente a estrutura do solo e tirar as conclusões apropriadas:

    se o solo for jardim, floresta ou terra liquefeita, vale a pena dar preferência a uma fundação de faixa. Ele estará localizado em um travesseiro de areia,

    Digamos que você tenha encontrado areia grossa, cascalho pequeno ou argila - nesse caso, a base ideal para o banho é uma base de tira ou coluna,

    o melhor de tudo: se areia fina, quartzo ou rochas aparecerem na seção da depressão, isso significa que você pode usar qualquer tipo de base.

    Não menos importante é o material a partir do qual você vai construir o banho:

  • se for planejado construir um banho a partir de elementos de blocos, como tijolos ou blocos de espuma, é melhor usar uma base de fita para eles,
  • no caso de materiais clássicos, como um tronco ou uma viga, uma base colunar pode ser feita - é mais leve e requer menos materiais de construção. E, portanto, seu preço será menor que o da base de fita.

    Processo de fundação

    Considere o processo de criar uma base para uma casa de banho usando um exemplo de estrutura de faixa. Esta não é a base mais fácil para um banho, mas apenas em alguns casos é adequada. Então, vamos começar em ordem.

    O primeiro passo a partir do qual nosso trabalho começará é marcar o local onde este produto estará localizado. Profissionais fazem isso com a ajuda de um dispositivo especial - teodolito.

    Mas podemos ficar sem ele e adotar outra maneira mais simples. Está associado ao uso de cordão e estaca.

    Conselhos! Antes de iniciar este trabalho, prepare cuidadosamente o futuro canteiro de obras. Remova todo o lixo, corte o mato e corte a grama. Se necessário, nivele a superfície. Essas medidas ajudarão você a facilitar e acelerar todo o seu fluxo de trabalho futuro.

    A marcação é realizada da seguinte maneira:

    1. delineamos a linha, que será um dos lados da fundação. Nas extremidades, instalamos estacas ou reforço de corte. Puxe o fio entre eles
    2. a partir das arestas desse segmento, medimos duas linhas iguais, rodando em um ângulo de 90 °. Estes serão os lados transversais da nossa estrutura. Entre eles também puxamos o fio
    3. recue e ajuste novamente os pinos e puxe o fio. Este recuo define o tamanho interno da base. Se, no futuro, estiver prevista a instalação de uma casa de madeira, a espessura da fundação do banho deverá ser de 40 centímetros. Para paredes de blocos ou tijolos de espuma, será necessária uma base igual a 50 centímetros na seção transversal,
    4. marque a localização das divisórias internas do edifício: elas também precisam de uma fundação.

    Conselhos! Ao marcar os lados, lembre-se de que o espaçamento interno deve ser 20 centímetros mais largo que a base futura. Isso se deve ao fato de que, nos recessos preparados, deve haver espaço suficiente para colocar a cofragem.

    Após a conclusão deste processo, verifique o layout correto. Para fazer isso, meça as diagonais dos retângulos resultantes.

    Dentro de uma forma, as diagonais devem ser iguais. Caso contrário, você precisará verificar todos os cálculos e reorganizar as apostas no lugar certo, para que a base da casa de banhos fique com a forma correta.

    Após marcar o local, prossiga para cavar trincheiras. Deve-se ter em mente que qualquer terreno tem diferenças de altura.

    Portanto, primeiro, usando o nível da água, determinamos o ponto mais baixo do canteiro de obras. É dela que a profundidade da estrutura da fita será calculada.

    O valor deste parâmetro depende do tipo de solo:

  • se o solo não estiver pesado, será suficiente para tornar a profundidade da vala igual a 40 centímetros. Assim, temos uma base de tira rasa,
  • a situação é diferente no caso de elevar o solo: requer uma base profunda. Esse é o projeto, cuja profundidade excede o nível de congelamento do solo. Em cada região, é diferente. Depois de aprender o valor desse parâmetro para sua área, adicionaremos mais 20 centímetros a esse número - essa será a profundidade necessária.

    Depois de fazer os recessos, você precisa criar uma almofada de areia neles. Para fazer isso, despeje uma camada de areia com uma espessura de 15 centímetros nas valas resultantes. Deve ser bem nivelado, regado e compactado.

    Criar uma base simples para um banho simples exigirá cofragem. Pode ser feito de tábuas ou compensado grosso.

    Você pode montar esse projeto diretamente no canteiro de obras. Inicialmente, são feitos escudos individuais. Em seguida, são colocados em trincheiras e conectados entre si.

    Para fazer isso, os suportes são batidos por dentro e os suportes são fixados por fora. Esses elementos ajudarão a cofragem a manter a forma desejada após o vazamento do concreto.

    Conselhos! Para impedir que o concreto vaze pelas fendas da cofragem e use polietileno para evitar a deformação das placas. Ele precisa ser reparado com a ajuda de um grampeador de construção no interior de escudos de madeira.

    Também observamos o seguinte ponto. Se a fabricação da base para o banho envolve o uso de blocos de concreto pré-fabricados, é claro que nenhuma cofragem será necessária para eles.

    Na foto - reforço

    O próximo passo é reforçar nosso design futuro. É melhor usar hastes com uma espessura de 1,2 centímetros.

    As instruções para esse processo serão as seguintes:

    1. dirigir para o chão em um ângulo de 90 graus 2 linhas de varas,
    2. coloque os segmentos de reforço na parte inferior da vala e amarre-os nos postes com arame,
    3. montamos as linhas horizontais superiores de reforço - também fazemos isso usando arame,
    4. apertamos os jumpers transversais - enquanto o tamanho da célula da estrutura resultante deve ser igual a 30-35 centímetros.Quanto à distância do reforço às bordas da fundação, deve-se deixar pelo menos 5 centímetros.

    A base da tira, como muitos outros tipos de fundações para um banho, requer impermeabilização. Pode ser realizado de duas maneiras: colando ou usando aditivos especiais no concreto.

    A primeira opção envolve colocar uma camada de material de cobertura na parte inferior da estrutura e depois revestir a fundação resultante com mástique. O segundo método envolve adicionar uma substância especial à solução de concreto, o que tornará toda a estrutura impermeabilizada. Recomendamos que você use essa opção porque é menos trabalhosa.

    Cofragem com argamassa de concreto derramada

    No caso de uma base de tira, o teor de concreto para a fundação do banho deve ser de pelo menos m400. O uso de uma marca inferior não é permitido, pois estamos lidando com uma estrutura de suporte.

    A composição da mistura deve ser a seguinte:

    Os componentes são misturados e a água é adicionada a eles, após o que a solução é levada à consistência desejada. Despeje a mistura em camadas de 20 centímetros cada.

    Conselhos! Para remover os vazios de ar do concreto, após o vazamento, ele deve ser perfurado com um bastão em locais diferentes. Para obter o melhor efeito, é melhor usar um vibrador de construção.

    Após o vazamento, essas bases para banhos devem secar por pelo menos três semanas. Este período é necessário para que o produto obtenha a força necessária.

    Em clima quente, a superfície do concreto deve ser umedecida periodicamente com água. Essa medida evitará o aparecimento de rachaduras na superfície do concreto.

    Depois de decidir fazer a base do banho, você deve primeiro determinar o tipo de design futuro. Os tipos mais comuns de fundação para uma casa de banho são de tiras e colunares (descubra aqui qual é a melhor base para uma casa de banho escolher).

    A escolha de uma variedade específica depende do tipo de solo e material de construção que será usado para criar a casa de banho. Você pode fazer a fundação com suas próprias mãos. As recomendações acima ajudarão você com isso.

    Além de estudá-los, será muito útil que você se familiarize com o arquivo de vídeo postado nesta página. O vídeo neste artigo fornecerá informações adicionais que ajudarão a criar a base certa para o banho.

    Você precisa de uma base para o banho: tipos, grau do concreto, espessura, correto, ideal, mais simples, manual de produção de vídeo faça você mesmo, foto e preço

    Lançando as bases para o banho

    Uma casa de banho é uma estrutura leve e pequena; portanto, não será difícil criar uma base para ela com suas próprias mãos. Só é necessário levar em consideração as características do funcionamento da estrutura - alta umidade interna, grandes diferenças de temperatura.

    Devido aos baixos requisitos de capacidade de rolamento e rigidez do suporte, a base do banho pode ser construída em praticamente qualquer projeto:

    A primeira opção é adequada para solos com baixa densidade e baixa capacidade de carga. Uma vantagem adicional é que você não precisa pensar em um suporte separado para o forno ou caldeira.

    No entanto, este tipo é caracterizado por um grande consumo de materiais. Também é importante ter em mente que você precisará criar um isolamento térmico de alta qualidade entre o fogão e a sauna a vapor, porque uma quantidade impressionante de concreto ficará aquecida por um longo tempo.

    A fundação da tira também é bastante simples de instalar, exigirá menos concreto, mas mais madeira para a cofragem. Também requer isolamento térmico de alta qualidade.

    Colunar é um pouco mais difícil de montar, mas fornece uma base confiável e estável para o banho com consumo mínimo de material.

    Se o solo for móvel, se não for possível fazer um cálculo preciso da carga, você poderá criar uma grade de coluna, que funcionará bem mesmo com distorções e movimentos do solo.

    Pilha baseada em suportes de parafusos - a mais fácil, mais barata e rapidamente montada.Uma vantagem importante é a capacidade de marcar, mesmo em encostas íngremes, sem alinhamento prévio. Mas sua vida útil é menor.

    Base de telha e faixa

    A base da laje sob a casa de banho com suas próprias mãos é feita de maneira bastante simples.

    1. Primeiro, você precisa limpar o local, nivelá-lo e remover a camada superior do solo fértil.
    2. Como o fogão cobre todo o espaço sob o prédio, as comunicações de engenharia devem ser feitas com antecedência: para trazer esgoto, água, eletricidade (o último não é necessário, porque a fiação também pode ser conectada "por via aérea").
    3. Areia é derramada no fundo do poço, que nivela a área e também desempenha uma função compensadora quando o solo está arfando. Deve ser compactado.

    Uma cofragem de madeira é instalada em torno do perímetro.

  • No fundo é colocado material que impedirá o fluxo de leite de cimento na areia.
  • A malha de reforço é colocada.
  • Concreto é derramado.
  • Após alguns dias, a cofragem pode ser removida, após o que o concreto deve secar.
  • A placa seca é coberta com impermeabilização, após a qual está pronta para a instalação do isolamento e construção do banho.
  • Como preencher a base do tipo de fita:

  • Depois de limpar a área, você precisa cavar uma vala ao redor do perímetro do banho.
  • Uma almofada de areia é colocada no fundo da vala.
  • Além disso, o algoritmo é o mesmo do fogão - de 4 pontos.

    Para estabelecer as comunicações antes de construir a própria fundação, neste caso, não há necessidade. Isso pode ser feito posteriormente, minando sob uma fita de concreto.Se uma fita superficial for feita, imediatamente será necessário criar suporte para o forno, para formar uma única fundação.

    Isso é necessário para que, no caso de movimentos do solo, o forno ou a caldeira se mova com a casa de banho.

    Pilares e grelhados

    A fundação da coluna é uma das menos intensivas em material. Em qualquer caso - a partir de estruturas de concreto. No entanto, isso se aplica apenas ao suporte sem cintas de concreto. Este design é adequado para banhos de madeira claros, que têm menos medo de distorções, deslocamentos de postes.

    Para um banho de pedra ou tijolo, você precisará criar uma churrasqueira, o que aumenta significativamente o consumo de materiais.

    Uma base tão barata para um banho com suas próprias mãos pode ser feita de maneira simples e rápida.

      Primeiro, a área é limpa e nivelada. É desejável, mas não necessário, remover a camada fértil do solo.

    É importante marcar corretamente. Os suportes devem estar localizados nos cantos do edifício, nas juntas das paredes e sob os vãos mais longos.

    Você pode colocar imediatamente os suportes para o forno.

    Se for necessário fazer uma tubulação de concreto, depois que o concreto endurecer, uma nova cofragem é montada, uma correia de reforço é colocada, a qual é amarrada com metal nas colunas, após o qual é realizado o enchimento. É melhor fazer uma grelha aumentada, uma vez que é menos afetada pela elevação do solo.

    Pilhas de parafuso

    Essa é a opção mais rápida e barata, mas raramente é instalada com suas próprias mãos, porque na maioria dos casos os suportes de parafuso são vendidos por empresas que fornecem serviços de instalação.

    No entanto, se desejar, você pode comprar suportes e executar um estilo. Só é preciso estar preparado para que 2-3 pessoas precisem de ajuda.

    Como fazer uma fundação para um banho de pilhas:

    1. O site está limpo, não há necessidade de nivelar e remover o gramado.
    2. A marcação está sendo feita. A capacidade de suporte de um suporte é pequena; portanto, eles geralmente são instalados em toda a área do edifício.
    3. Um pequeno orifício é feito no local de colocação da pilha - um guia.
    4. O suporte está montado e aparafusado ordenadamente. É importante garantir que a pilha fique verticalmente, uniformemente.

    Quando todos os suportes estão aparafusados, eles são aparados no mesmo nível.

  • A cavidade interna do tubo é preenchida com concreto de grão fino (areia, cimento, água).
  • Uma placa com orifícios é soldada na parte superior, à qual a fita será presa.
  • A solda é pintada para não enferrujar.
  • Se o edifício for enorme, você poderá realizar a bandagem dos suportes com viga de canal metálico. Se o banho for muito claro - de madeira, em vez de aço, você pode usar uma viga de madeira.

    Dica. Para garantir que o espaço sob a casa de banho não seja exposto aos efeitos prejudiciais da alta umidade, vários furos devem ser fornecidos para o acabamento do porão - dutos de ventilação - em cada lado do edifício.

    Criamos a base para a casa de banho: a diferença na laje e tira, os fundamentos da construção das bases colunares e parafusadas na construção da sauna e da sauna a vapor.

    Bathhouse: por onde começar?

    O banho é colocado sobre uma base

    Claro, a partir do esqueleto de toda a estrutura. A base para o banho precisa de atenção especial, porque durante a operação do edifício, todas as cargas caem sobre ele. As paredes podem ser feitas de blocos, tijolos, madeira. Estruturas de armação também estão sendo montadas (sobre uma base de tira). O tipo de fundação depende de quão ativamente o banho será operado, bem como do tamanho da estrutura. Pode ser fita, lado a lado, colunar, pilha.

    Devido ao alto custo, o esqueleto de estacas e ladrilhos não é popular entre os desenvolvedores, mas a base de tiras para o banho pode ser erguida independentemente, no entanto, assim como a coluna. Ao escolher o tipo de base, é necessário levar em consideração as propriedades necessárias do solo: encolhimento, intumescimento (congelamento), capacidade de suporte, etc.

    Lidar com a localização da casa de banho no site, o número de andares, o número de quartos. Determine como o edifício será aquecido, onde a entrada estará localizada. Prever a perspectiva de construir uma piscina ou acessar um reservatório natural. Fornecer drenagem. Para que a água da chuva não prejudique a fundação, o local da construção deve ter uma leve inclinação. Ao aquecer o banho com madeira, determine o local sob a pilha de lenha.

    Atenção! A partir do cálculo correto da profundidade da fundação de inveja a força do design do banho. Isso impedirá a distorção das paredes e do teto durante a operação. No caso ideal, você precisa construir uma casa de banhos em um solo denso e homogêneo.

    Depois de resolver todos os problemas são determinados com as dimensões. Geralmente, uma base para um banho de 4x6 é construída. Embora outras dimensões estejam selecionadas. Depois disso, o design da configuração desejada é projetado no papel. Tendo um desenho visual à sua frente com todos os tamanhos, você pode prosseguir com a construção de uma base de fita ou coluna.

    Base de fita: para que serve?

    A fita contínua de concreto armado tem várias vantagens. Nele, você pode montar quase qualquer tipo de parede. Fácil de montar. Nenhum equipamento especial de terraplenagem é necessário. Econômico. A ordem do trabalho é baseada em um algoritmo racional.

  • O local designado para o banho precisa ser preparado. Limpe de plantas, árvores, tocos, etc. Alinhe.
  • Aplique todos os tamanhos usando fita métrica, quadrada. As dimensões são indicadas por quatro pinos com um comprimento de cerca de 70 cm e são instalados ao redor do perímetro de um retângulo de 4 x 6 (m) ou 4 m de comprimento e 3 m de largura, se este for o fundamento para um banho 3x4. É feito um estoque de 0,1 m de cada lado.
  • As dimensões indicadas são apertadas com uma corda.
  • A geometria dos ângulos e diagonais é verificada usando um nível. Com uma marcação adequada, o comprimento da iscosina não deve diferir em mais de 20 mm.
  • O trabalho de escavação está sendo realizado: uma vala está sendo escavada sob a cofragem. Sua profundidade depende dos parâmetros do solo e a largura é de 0,25 m + 0,15 m. São necessários centímetros extras para que a cofragem seja profunda e confortável.
  • O nível é nivelado na parte inferior. O cascalho de grão fino de 10 cm de espessura é preenchido com a mesma camada de areia por cima.
  • Cada tipo de solo é regado e bem compactado.
  • A cofragem é formada por tábuas com 0,02-0,03 m de espessura. Eles se desviam firmemente em escudos.
  • A base do banho deve ficar abaixo da cofragem em 0,15 m. Os pregos para prender as placas são inseridos no interior. Os chapéus estão bem afundados na madeira.
  • Tijolos quebrados são derramados no fundo da vala para deixar espaço livre.
  • Vergalhões (hastes) com uma seção transversal de 16 mm são colocados no interior da estrutura da cofragem na direção longitudinal. Amarrado com um fio. Use solda neste caso não deve ser, porque o ponto de contato é um "elo fraco" que corrói quando a pasta de cimento entra nele. No futuro, levará à subsidência de toda a estrutura.
  • Do outro lado da vala são colocados pedaços de tubos de cerâmica (diâmetro 80 mm) em incrementos de 3 m. Isso criará uma ventilação natural da fundação.
  • A argamassa de concreto é derramada, distribuída uniformemente sobre a vala. A base para o banho com suas próprias mãos precisa ser preenchida em um dia. Neste caso, a composição é apresentada em camadas, com 0,2 m de espessura, compactadas periodicamente com uma calcadeira.
  • Graças ao tijolo quebrado derramado no fundo, o concreto penetra sob a gaiola de reforço por todos os lados.
  • A mistura é usada pronta ou você pode amassar. Para isso, são necessários cimento com grau de pelo menos M250 (1 hora), areia de grão fino (3 horas), pedra britada superficial (3,5 horas), água (0,5 partes).
  • As camadas colocadas são perfuradas por pinos de reforço, batidos com um martelo de madeira: isso remove o ar do concreto.
  • Dentro de duas semanas, a fita amadurece, após o que a cofragem pode ser removida.
  • Depois de mais 2 semanas, eles começam a construir muros.

    Atenção! Para o cálculo de suprimentos, existem tabelas de consulta prontas. Além dos componentes principais, você pode descobrir a quantidade de impermeabilização necessária, etc. Portanto, de acordo com os dados de referência, a base para um banho de 6x6 exige a instalação de uma faixa de concreto de 32 m de comprimento.

    Pilares como base debaixo do banho

    Outra opção comum é a base colunar para o banho. É adequado para solos argilosos e para solos caracterizados por um baixo nível de água subterrânea. É melhor erguer paredes sobre madeira ou toras.

    A fundação do pilar é considerada a mais econômica de todas as fundações e a mais pré-fabricada. Também pode ser construído de forma independente. Isso exigirá:

  • Liberte a área em construção.
  • Marque de acordo com o esboço ou plano.
  • De acordo com os locais marcados, faça buracos. Eles devem ser localizados de acordo com a marcação em incrementos de 2 m.
  • A base para um balneário de bricolage de 4 x 6 m requer a instalação de 16 a 20 colunas. Seu número exato é levado em consideração, levando em consideração a configuração do edifício.
  • Areia com 0,3 m de espessura é derramada em cada escavação.
  • Uma camada de concreto (0,15 m) é formada no topo.
  • Como suporte, são utilizados tubos ou postes de cimento de amianto com um diâmetro de 0,5 m. Antes de derramar concreto, eles devem ser ajustados estritamente ortogonais usando um nível ou nível. Locais obrigatórios - todos os cantos, nas juntas dos pilares dentro do banho. Se o edifício tiver um tamanho de 6x6, são necessários suportes adicionais nos vãos (a 2 m um do outro).
  • Como pilares, você pode usar fundações de concreto, alvenaria, tubos de metal, etc.
  • Os postes mantidos na vertical são cercados por uma gaiola de reforço.
  • Inicialmente, os furos são cobertos com areia fina do lado de fora. Ele está forçado.
  • A fim de evitar danos aos tubos (metal) por corrosão e proporcionar estabilidade adicional, areia é derramada na cavidade.
  • O concreto é derramado no poço próximo aos postes até as bordas, compactado.
  • Os pilares devem permanecer por 2-3 dias. Depois disso, eles podem erguer estruturas.

    Antes de criar a base para o banho, você precisa preparar as ferramentas e equipamentos necessários, calcular os custos de material. Se não houver habilidades de construção, é melhor confiar esse negócio a profissionais.

    A base para um banho com suas próprias mãos é uma economia lógica de custos. A base da casa de banhos é construída de acordo com certas regras.