Reparação

Adesivo Drywall

Qual o papel da cola para drywall no tratamento de paredes com esse material? Por que o método de colagem é melhor do que montar na base do quadro? O que pode ser usado como uma mistura adesiva? Vamos considerar essas e outras perguntas em nosso artigo.

Informação geral

Drywall é um material popular para nivelar paredes. Seu uso garante perfeita uniformidade das paredes, força e resistência ao impacto físico. O drywall é ecológico, pois é feito de componentes naturais - gesso e papelão. Pode ser instalado de duas maneiras: na base do quadro ou na cola.

Qual é a vantagem do segundo método:

  1. O quadro captura muito espaço, e a cola o salva, o que é importante em salas apertadas.
  2. Não é necessário gastar dinheiro extra em parafusos, fixadores e outras peças relacionadas.
  3. O trabalho é feito de maneira mais fácil e rápida.

A camada externa do drywall é papel kraft. Sua superfície porosa fornece adesão confiável à maioria dos ligantes. Portanto, a escolha da cola para GCR é bastante grande. Antes de comprar, você precisa se certificar de que seu tipo de chapa de drywall permite a instalação em cola. À primeira vista, parece que trabalhar com cola é bastante simples, mas isso não é totalmente verdade: é importante seguir o procedimento, levar em consideração o tempo de fixação da cola, prender cuidadosamente as folhas à superfície.

Tipos de cola para drywall

Existem muitos tipos de misturas adesivas e todos têm recomendações de uso diferentes.

Qual é a cola para drywall:

  • montagem
  • mástique à base de gesso,
  • especializado
  • unhas líquidas.

Mistura de montagem - pó seco, que é diluído em água.

Conselhos! Sempre despeje a mistura na água e não despeje água na mistura. O primeiro método é melhor, uma vez que a cola é uniforme em consistência.

A cola de instalação é ajustada com rapidez suficiente; portanto, a correção das irregularidades da instalação pode ser feita em 10 minutos. As propriedades positivas incluem resistência à umidade. Isso permite a instalação de drywall em locais com alta umidade.

Mástique - uma mistura de gesso e cola. Primeiro, a cola é derramada com água e deixada inchar por 15 horas. Em seguida, é adicionado cal à cola, previamente diluída com água até obter uma consistência espessa. Em seguida, é adicionado gesso. A mistura tem boas propriedades de endurecimento - de 40 a 50 minutos. Para a instalação de gesso, você também pode usar uma mistura de serra para gesso. É preparado da seguinte forma: a serragem e o gesso para construção são misturados na proporção de 1: 4 e, em seguida, é adicionada uma solução de cola (25 g de matéria seca por litro de água).

Adesivo especial para drywall é usado apenas em caso de diferenças mínimas de altura. Sua característica é uma compreensão rápida. Um cilindro (750 ml) é suficiente para uma média de 15 m². É aceitável usar unhas líquidas, mas esse é um método caro.

O que mais pode ser usado como cola

A espuma de poliuretano é comparável em preço às misturas de cimento, no entanto, não é tão conveniente em uso. Com uma grande distância entre a placa de drywall e a parede, será necessário resolver o problema de expansão da espuma de montagem. Cada folha precisa ser fixada com cavilhas, e isso nem sempre é conveniente.

Adesivo para ladrilhos. Originalmente destinada a revestimentos cerâmicos, a composição passou a ser utilizada na instalação de drywall. Essa cola tem resistência à umidade, resistência ao frio. Também é ecológico. Massa de vidraceiro e selantes acrílicos também podem ser usados ​​para a instalação de gesso. Eles fornecem uma conexão forte com uma espessura mínima da costura.

Qual escolher

A escolha da mistura adesiva depende da superfície na qual a folha de drywall será instalada:

  1. Para uma parede de tijolos e qualquer outra superfície irregular com costuras largas, é adequado o adesivo para drywall de gesso.
  2. Para concreto, adesivos de gesso e cimento e espuma de poliuretano são igualmente adequados.
  3. A placa de gesso também pode ser colada a espuma ou espuma espessa. Use espuma de montagem ou massa acrílica para isso.
  4. Se o drywall estiver colado ao drywall, não será necessário compensar a irregularidade da base. Isso significa que qualquer mistura adesiva com uma espessura mínima da costura servirá. Você pode usar unhas líquidas, selante de silicone e massa acrílica. A composição de cimento e gesso também pode ser usada, no entanto, eles aumentam a espessura da costura.

Por que exatamente cola?

Essa mistura é vendida em quase todas as lojas de construção, portanto não haverá problemas com sua escolha. Vamos falar sobre todos os tipos de cola que podem ser usados ​​para a fixação de drywall. Explicaremos detalhadamente as características e características de cada tipo de cola, para que você possa escolher com mais facilidade sua escolha, garantindo assim a fabricação de alta qualidade de toda a estrutura.

A principal vantagem da composição adesiva é a capacidade de conectar rápida e facilmente drywall com a superfície da parede, sem usar parafusos, parafusos, buchas. Além disso, se você decidir usar cola, não precisará criar esqueletos complexos do produto, mas apenas se você apenas precisar embainhar a superfície com folhas GKL. Por exemplo, se você deseja terminar o banheiro com drywall à prova de umidade, mas ele é pequeno e a estrutura os reduzirá ainda mais, nesse caso, usar cola é a melhor solução para esse problema em termos de eficácia.

Preparando a superfície da parede para colar

Para garantir uma aderência confiável da cola à parede, é necessário limpá-la do pó, sujeira e pedaços de papel. A superfície deve ser lisa e uniforme, caso contrário não haverá boa adesão. Além disso, você deve entender que, se as paredes têm uma grande diferença de altura (1-2 cm é a norma, tudo o que é maior já pode ser considerado rugosidade), é melhor não usar cola para essa superfície, mas pense em outras maneiras de fixar, por exemplo, usando a moldura.

Se a parede tiver sido pintada, a tinta deverá ser removida, mas deve ser feita com bastante cuidado, pois pode haver pequenos pedaços de tinta que serão difíceis de arrancar da parede. No caso de não haver tinta na parede e a própria parede ser nova, é necessário executar uma cartilha para nivelar a superfície e melhorar a adesão à camada de tinta. Quanto melhor e mais completa a cartilha for realizada, mais confiável será a fixação do drywall na parede.

É necessário colocar uma marca na qual a primeira folha de drywall será instalada. Para fazer isso, você precisa medir a distância do início da parede, que será um pouco maior que a largura da folha GKL (para cola) e, em seguida, desenhe uma linha nesse local ao longo do qual você ficará a folha. Outras folhas de drywall estão anexadas, com foco na anterior, ou de acordo com o princípio acima. Se você trabalhou bem na superfície e acha que a cola adere bem a ela (de acordo com os requisitos anteriores), nesse caso, você pode começar a resolver o problema de como colar drywall.

Tipos de cola, diferenças, métodos de aplicação

Existem muitos tipos de cola que são usados ​​ao trabalhar com drywall. Falaremos sobre os tipos mais populares, que serão bastante simples para um iniciante, mas em termos de funções e qualidade, eles não serão inferiores a caras misturas profissionais. Em geral, as misturas usadas para instalar chapas de drywall em várias superfícies são divididas em:

  • Mistura à base de gesso (adesivo de montagem). A maioria das misturas desse tipo específico, por serem muito versáteis, fáceis de usar e preparar, recomendamos que sejam usadas no trabalho, tanto para iniciantes quanto para especialistas experientes,
  • Cola de silicone. Essa mistura é usada nos casos em que você precisa colar uma folha de gesso para superfícies lisas e brilhantes, mas essa é uma condição opcional para seu uso. O silicone também pode ser usado para fixar a uma parede de concreto comum,
  • Putty. Em geral, esse tipo de mistura é usado para processar o drywall nas etapas finais do trabalho, mas também pode ser usado para fixar a placa de gesso na parede. O principal é que a massa possa suportar o peso das folhas.

Você pode consultar um especialista, mas se você mesmo entender o campo de reparo usando o drywall, provavelmente poderá escolher a melhor opção para cola. Caso você seja iniciante e queira colar o drywall na parede, recomendamos o uso de cola para o knauf drywall. É muito versátil, contém fibras de gesso que permitem reter bem o calor. Além disso, essa cola pode ser encontrada em qualquer loja de ferragens, pois é muito popular entre especialistas de todos os níveis e qualificações.

Em princípio, não há muita diferença pela qual é possível separar claramente as opções e razões para usar este ou aquele tipo de cola. Os especialistas geralmente têm preferências nisso, mas se você está apenas começando a trabalhar com drywall, deve prestar atenção ao adesivo à base de gesso, uma vez que é muito conveniente de usar, você não precisa amassar por muito tempo e esperar que ele seque.

Colagem de placas de gesso

Para o trabalho, você precisará de:

  • Um balde ou qualquer outro recipiente no qual a mistura com líquido será diluída,
  • Uma broca e um bico especial que permitem misturar a composição em um balde,
  • Espátula, escolha a largura de acordo com suas preferências, recomendamos o uso de uma espátula larga, pois é muito conveniente aplicar a composição à folha,
  • O nível de construção, para que seja possível medir a parede em relação a solavancos,
  • Cole o drywall Knauf, que será o elo de conexão entre a parede e o drywall.

Você pode aplicar cola de qualquer maneira. Mas recomendamos aplicá-lo, afinal, a uma folha e não a uma parede. Isso se deve ao fato de o adesivo aplicado na parede manter a folha na posição em que você a colocou. E se uma folha de drywall, com uma camada adesiva aplicada, for aplicada à parede, mais tarde você poderá ajustar levemente sua posição, o que é especialmente útil para aqueles que estão começando a trabalhar com o drywall.

Além disso, a geografia da localização da cola na própria placa de gesso pode fazer a diferença. Na maioria das vezes, eles apenas tomam uma espátula da mistura e depois espalham um pouco na folha. Assim, pedaços de cola cobrem a folha inteira uniformemente. Mas alguns especialistas observaram que é necessário aplicar cola em linhas uniformes ao longo dos contornos da folha e depois desenhar mais algumas linhas perpendiculares no meio do drywall. O passo deve ser de cerca de 30 a 35 centímetros, não é necessário fazer linhas grossas, pois a cola sairá muito da folha após a colagem.

Portanto, você precisa espalhar a cola para drywall em seu recipiente com suas próprias mãos, com base nesses dados: se as paredes apresentarem algumas irregularidades, o consumo de cola para drywall será de 1,3 a 1,5 kg por metro quadrado de superfície. Ou seja, o consumo aproximado de cola por 10 metros quadrados será de 4-6 kg, mas isso está sujeito apenas a paredes muito lisas, e isso raramente acontece.

A cola precisa ser diluída por 30 a 40 minutos de trabalho; desde então, apenas congela, mas lembre-se de que, depois de espalhá-la, é necessário que ela seja infundida por 3-5 minutos. Se você começar a aplicar a cola imediatamente, suas qualidades serão muito piores que as da cola que foi dada para infundir. É necessário derramar uma quantidade suave da mistura, que pode ser determinada de acordo com a regra acima, no recipiente. Em seguida, despejamos água em 30 kg de mistura seca, por exemplo, como o adesivo frequentemente usado para perlfix para drywall, são necessários cerca de 15 litros de água. Mova cuidadosamente a mistura por 3-4 minutos, para isso use uma broca e um bico especial para ela.

Coloque a mistura pronta em uma folha de gesso cartonado, se você tiver muita composição, poderá revestir completamente a folha, apenas não faça a camada muito grossa, caso contrário, a folha ficará muito pesada. Tanto é assim que mesmo uma grande quantidade de cola não o mantém em uma posição e ele começa a se mudar. A folha de drywall na qual o adesivo é aplicado deve ser aplicada na parede e, em seguida, verifique sua uniformidade com a ajuda de um trilho longo e uniforme. Se algo estiver irregular, você poderá corrigir a folha. O principal é fazê-lo sem demora, pois a cola já pode agarrar.

Todas as folhas subsequentes, que serão fixadas na parede, devem estar exatamente alinhadas com um trilho e, em seguida, verificar o resultado com o nível do edifício. Neste procedimento, tudo é muito fácil, mesmo um novato completamente vai lidar. Mas você não pode usar cola em nenhuma situação em que o drywall seja usado, se você quiser criar um produto mais sério, por exemplo, uma parede falsa, precisará criar uma moldura.

Quando adesivos GKL são usados

Casos em que a melhor fixação das chapas de gesso às superfícies é feita pelo método adesivo:

  1. Ao alinhar paredes capitais com o tamanho das diferenças, bloqueios e outras irregularidades de até 50 mm. No entanto, com buracos extensos, o custo de muita cola pode exceder o custo da estrutura de metal e tornar o empreendimento economicamente desvantajoso.
  2. Ao nivelar o teto. Porém, nesse caso, enquanto a cola é colocada, a placa de gesso deve ser fixada com segurança para que não caia sob o seu próprio peso. Eles resolverão o problema dos parafusos passadores.
  3. No momento do registro de encostas de portas e janelas.

A cola pode ser usada para fixar a segunda camada de drywall com um revestimento de 2 camadas da estrutura ou caixa, mas isso raramente é praticado: nesse caso, usar parafusos é mais rápido e mais barato.

Cola para drywall: qual escolher?

A lista de tipos de adesivos recomendados para a fixação de drywall é bastante extensa:

  • Cola especializada (Perlfix da empresa alemã Knauf, Ceresit, análogos russos Volma e Montazh).

  • Gesso ou massa de vidraceiro, à base de gesso. Em termos de preço, adesão à superfície a ser colada, grau de encolhimento ao endurecer, praticamente não há diferença significativa com adesivos especializados para trabalhar com gesso.

  • Massa dura de acrílico. É usado quando um bloco subsequente é planejado. A composição mantém as paredes do mofo, os efeitos nocivos dos fungos e a alta umidade. Drywall é anexado a ele em uma base de blocos de madeira, rocha, pedra e espuma.

  • Adesivo de montagem de poliuretano em uma lata de aerossol. Material ideal para a instalação de placas de gesso e colagem de costuras com paredes curvas. Com ele, você pode alinhar o teto, anexar azulejos. Para trabalhar com ele, você precisa de uma pistola especial que ofereça um consumo econômico de solução.

  • A espuma com baixo coeficiente de expansão substitui o adesivo.

  • Adesivo para ladrilhos. Sua mobilidade e enchimento de granulação fina tornam o trabalho conveniente e rápido.

  • Selante. Qualquer tipo de selante substitui o adesivo destinado à GKL, além disso, permite processar juntas, cantos, fechar lacunas, tornando-as impermeáveis ​​à umidade.

  • Unhas líquidas. Cola forte e segura para a saúde, mas que requer tempo de secagem e projetada para uma carga de até 15 kg. É bastante adequado para o adesivo não é o drywall mais espesso.

Preste atenção! A mistura para fixação da GKL da Knauf requer habilidades profissionais, o trabalho deve ser realizado sem demora, pois a cola endurece rapidamente.

Como colar drywall em tijolo, gás e concreto de espuma

Com uma superfície irregular com costuras largas, que se distingue pela alvenaria de tijolo, espuma e concreto aerado, é conveniente colar folhas de drywall com cola de gesso ou qualquer outra mistura de gesso.Além de um resultado qualitativo, a vantagem é a rentabilidade: geralmente são consumidos 5 kg de Perlfix por 1 m², cujo preço é de 300 rublos. por saco de 30 kg.

Comparável em termos de custo com adesivo de gesso, espuma de montagem barata. Um balão de 750 milímetros para aplicação local é suficiente para 8 a 10 m², o custo de um quadrado é de 30 a 40 rublos. No entanto, aqui, com uma grande lacuna entre a parede de gesso e a parede, resolvendo o problema de expandir a espuma, você precisará anexar adicionalmente cada folha com cavilhas.

Preparação da fundação

Antes de colar diretamente o drywall, a superfície é preparada, são feitos estroboscópios para a fiação elétrica. Na alvenaria, é prestada muita atenção à eliminação de suas rachaduras e irregularidades inerentes. Para isso, são utilizadas misturas de massa de nivelamento. Em alguns casos, para eliminar defeitos, você pode colar as tiras GKL e a fita de montagem.

Blocos de espuma e gás geralmente não criam problemas semelhantes; no entanto, existem danos devido ao transporte e descarregamento descuidados. Eles são eliminados com uma mistura de gesso.

Quais adesivos são necessários para pisos de concreto

Normalmente, as paredes monolíticas não apresentam irregularidades óbvias, o adesivo da GKL nelas é transparente e rápido. Para esse fim, você pode escolher:

  • adesivo de gesso para chapas de gesso cartonado,
  • massa de gesso,
  • massas acrílicas,
  • adesivo de cimento para colagem de ladrilhos,
  • adesivo de poliuretano
  • espuma de poliuretano.

Cada ferramenta com um tamanho mínimo da linha de cola fornecerá uma forte conexão de drywall com concreto.

Características técnicas impecáveis ​​do "Contato com Concreto" - primer, que inclui polímeros acrílicos, cimento, massa de quartzo. Sua característica são aditivos e aditivos especiais, garantindo um contato confiável com a superfície mais difícil e empoeirada do que o concreto costuma pecar.

Quando a base é de espuma de poliestireno

Polyfoam, poliestireno expandido, protege a carcaça do frio, mas para impedir a destruição e a preparação das paredes para o acabamento, é necessário fechá-las com drywall. Como regra, o revestimento de espuma da sala rouba 5 ou 10% da área útil. Se o plus for colocar drywall no perfil de metal, a perda de espaço será ainda maior, portanto o adesivo GKL aqui é a melhor opção. Lide com êxito com a tarefa:

  • espuma adesiva para drywall,
  • massa acrílica.

GCR e fibra de gesso

Às vezes, torna-se necessário colar o GCR em uma placa de gesso cartonada ou de fibra de gesso semelhante. Como não existem irregularidades por esse motivo, quaisquer adesivos que ofereçam o tamanho mínimo da costura são adequados para o trabalho. Pode ser:

  • massa de vidraceiro acrílica,
  • unhas líquidas
  • selante de silicone.

Os materiais adequados são adesivos de espuma, gesso e cimento, mas a espessura das costuras ao usá-los será maior e causará uma redução irracional no espaço da sala.

Opção nº 1 (para paredes planas)

É usado para paredes sem diferenças (geralmente superfícies de concreto ou gesso).

  • As paredes são tracejadas, o cabo é fixado nas ranhuras feitas, os furos são feitos para tomadas e interruptores.
  • Um primer é aplicado à superfície livre de poeira. Se a parede for pintada e o adesivo não grudar, a composição com enchimento de quartzo resolve o problema.
  • Na GKL, os furos são cortados para equipamentos elétricos.

A composição adesiva deve ser preparada em 1-2 folhas, especialmente no início, quando não houver destreza necessária.

  • A cola à base de gesso é aplicada ao GCR com uma espátula dentada e o excesso é removido. Se outra composição for usada, por exemplo, adesivo de poliuretano, ela poderá ser aplicada em faixas ou como mostrado na foto.

  • A folha é colocada perto do local da instalação, com a face para baixo.
  • Antes do adesivo, ele é cuidadosamente levantado e os fios são guiados para os orifícios preparados.
  • A folha é aplicada sem esforço à parede, usando a regra de encontrar lugares onde o material deve ser mais denso preso à superfície. Para isso, bata na folha com a mão ou aplique a placa e bata levemente com um martelo. Bater no nível não vale a pena - é uma ferramenta precisa que falhará antes que o piso fique regular.

Opção número 2 (solavancos até 2 cm)

Quando as diferenças no nível da parede se aproximam de 2 cm, a colagem do drywall deve ser feita de maneira diferente, embora a preparação da superfície e a placa de gesso, o primer e a colocação do cabo elétrico não sejam diferentes da versão anterior.

As instruções para colar o GCR em paredes moderadamente irregulares são as seguintes:

  • A mistura adesiva é preparada em uma quantidade maior do que no primeiro caso, é aplicada ao drywall não com uma espátula dentada, mas com pontos separados ou até montões, como na foto a seguir - isso suaviza as irregularidades e, como resultado, fornece uma fixação firme do GCR na parede.

  • A folha é colocada no revestimento no local de fixação - o começo, em regra, é a seção mais saliente da superfície da parede.

Pontos de cola são feitos ao redor do perímetro da folha a uma distância de 25 cm um do outro, dentro do perímetro são colocados a cada 40 cm. Não deve haver grandes folgas, para que a fixação não sofra. Pelo mesmo motivo, você precisa garantir que a altura dos pontos seja maior que as diferenças no nível da parede.

  • A ligação começa com a saída dos fios elétricos e um clipe leve de drywall, que deve simplesmente se agarrar à parede. É melhor trabalhar em conjunto, para que um mestre segure constantemente e, se necessário, ajude a pressionar a folha.
  • A fixação final é precedida por uma verificação completa do avião em todas as direções para determinar em quais locais pressionar o material. Se falhas são identificadas, seções individuais são eliminadas, o processo continua até a completa satisfação com o resultado.

Uma opção especial é quando o drywall é anexado à superfície do concreto a gás ou espuma. Nesse caso, para uma fixação confiável, a composição adesiva é aplicada não na folha, mas na parede, embora esse método exija cuidado - ao instalar o GCR, ele pode ser facilmente distorcido.

Opção número 3 (diferenças maiores que 2 cm)

Tecnologia para superfícies com grandes irregularidades:

  • As seções instáveis ​​de gesso são removidas do teto.
  • Paredes completamente preparadas.
  • As balizas estão sendo preparadas: tiras de 100 mm de largura são cortadas no drywall para criar uma base uniforme. Esses elementos são colocados ao redor do perímetro da parede e verticalmente entre 40 e 60 cm e são fixados com cola, cuja camada é ajustada para flutuações de nível.

  • As folhas principais de drywall são coladas nos faróis após o endurecimento final do adesivo nas tiras. Eles são anexados usando a composição usada para criar os faróis. A massa adesiva é aplicada em linhas ao longo da largura das guias, após as quais a folha é levantada e pressionada contra os faróis. Se eles estiverem alinhados corretamente, a instalação não será difícil.

  • As juntas das pinturas são tratadas com cola ou massa especial.
  • Após a secagem, o primer é preparado novamente, com tempo para secar e, finalmente, a placa de gesso na superfície do drywall.

O adesivo da GKL, como qualquer empresa, é viável para quem gosta e sabe trabalhar. Essas pessoas se beneficiarão com a publicação de hoje. Para aqueles que estão determinados a fazer todo o trabalho do início ao fim com suas próprias mãos, um vídeo com uma descrição visual do processo ajudará. Faça perguntas nos comentários do artigo. Boa sorte em seus esforços criativos!

E você pode ver todo mundo

  1. Quais adesivos têm aderência suficiente à superfície da placa de gesso cartonado? Sobre o que colar o drywall na parede ou o acabamento no drywall?

Todos os adesivos podem ser usados ​​sem exceção: a superfície porosa do papel kraft (também é papelão de construção, a camada externa do papelão de gesso) fornece uma adesão confiável à grande maioria dos aglutinantes.

A superfície do drywall possui excelente adesão a todos os aglutinantes.

Aqui está uma lista dos adesivos que podem ser usados ​​para unir drywall a outras superfícies:

  • Adesivos especializados em gesso (Perlfix da Knauf, Russian Volma Montage e outros como eles),

Cola de gesso Perlfix da empresa alemã Knauf.

  • Rebocos de gesso, betumes de partida e acabamento. Seu preço difere pouco do custo da cola de gesso. As qualidades adesivas e o encolhimento durante a configuração também estão no mesmo nível (em qualquer caso, eu não notei nenhuma diferença ao usar os dois),
  • Adesivo de montagem de poliuretano especializado em uma lata de aerossol,
  • Substituindo com sucesso sua espuma de montagem. De preferência com um coeficiente mínimo de expansão durante a configuração.
  • Todos os adesivos para azulejos,

O adesivo de cimento também é adequado para nossos propósitos.

Os benefícios

A mistura adesiva Knauf para placas de gesso cartonado tornou-se líder entre os análogos por várias razões:

  • Feito com base em gesso, é ideal para instalação de placas de gesso cartonado. Ao mesmo tempo, devido à sua boa capacidade adesiva, retém folhas pesadas com segurança.
  • Você pode usar cola para GCR "Perlfix" em temperaturas de 5 a 30 graus Celsius.
  • A fixação mais durável da placa de base já é alcançada com uma camada de 2 cm de composição.
  • A mistura no estado congelado é resistente à umidade; portanto, o método sem moldura de fixação do GCR pode ser usado em ambientes úmidos, como banheira, varanda ou cozinha.
  • A mistura adesiva Perlfix não é prejudicial à saúde, pois não contém substâncias biológicas.
    substâncias ativas.
  • Preparado adequadamente, ele permite que você faça a correção da folha GCR com base por mais 5 a 10 minutos, enquanto o drywall colado não “flutua”.
  • Facilidade de preparação e uso.

Na prática

No entanto, as especificações declaradas pelo fabricante nem sempre correspondem à realidade.

  • Para que o resultado da instalação seja o que deve ser, o mestre deve ser rápido, é necessário fazer todas as medições e cortes, preparar todos os materiais e ferramentas com antecedência, pois a composição endurece muito rapidamente.
  • A solução preparada nas proporções necessárias após 30 minutos já será inadequada para aplicação.
  • Observa-se também que, no processo de secagem completa (o fabricante leva de 5 a 7 dias para fazer isso), é observado um leve movimento das folhas da placa de gesso, portanto, é melhor adiar o acabamento, como a massa de vidraceiro.
  • Consumo estimado de cola para drywall Knauf, declarado pelo fabricante - 5 kg por 1 quadrado. No entanto, esse cálculo não coincide com o real, pois, na prática, cada caso de instalação específico requer sua própria abordagem.

Aquisição e armazenamento

Ao decidir qual cola escolher para drywall, a primeira coisa a fazer é verificar a data de fabricação e também prestar atenção às condições de armazenamento. Para a cola Perlfix da marca comercial Knauf, o período máximo permitido durante o qual o material mantém suas características e qualidades técnicas é de 6 meses. Desde que a embalagem original não seja danificada, a sala de armazenamento esteja seca e equipada com paletes e ventilação.

Em casa, após abrir a embalagem, o material não utilizado pode se tornar inutilizável ainda mais rapidamente. Para prolongar a vida útil da solução seca, é necessário fechar a embalagem o mais firmemente possível, armazenar em local seco e ventilado.

Termos de uso

O objetivo inicial do Perlfix é colar o drywall durante a instalação de uma maneira sem moldura. É possível colar nas mais diversas bases. A única condição para a fixação confiável do GCR é a ausência de poeira na superfície em que as folhas estão montadas. Consequentemente, a base deve ser forte, sólida, sem defeitos de descamação.

Antes de prosseguir com a instalação, qualquer superfície deve ser limpa e preparada. Este procedimento ajudará a unir as partículas da base e aumentará a adesão do adesivo.

Além da instalação de placas de gesso, o Perlfix pode ser usado para colar painéis de gesso, instalando isolamento (lã mineral, espuma de poliestireno) em salas onde não há contato direto da solução com a água.

Procedimento para montagem de drywall na cola

O método sem moldura de anexar o GCR é muito simples. Qualquer pessoa pode lidar com isso facilmente, mesmo sem a experiência de tal trabalho. As principais etapas do trabalho com o adesivo Perlfix para drywall:

  • Colocamos a fiação conforme necessário e preparamos um local para tomadas e interruptores.
  • Limpamos a superfície. Removemos todos os itens desnecessários e aterrados.
  • Usando uma linha de prumo, nível de construção e regras, determinamos a curvatura das paredes. Com base nos resultados, será possível determinar como colar o drywall, quanta solução precisará ser preparada.
  • Preparamos o GCR do tamanho certo, se necessário, cortamos o número necessário de pastilhas.
  • O adesivo para drywall é misturado da mesma maneira que a massa de vidraceiro. Uma pequena quantidade de água (2 a 3 litros) é derramada em um recipiente (por exemplo, um balde de plástico). A mistura seca é vertida gradualmente e misturada com um misturador. Adicione a mistura seca à água para um estado espesso. A proporção aproximada é indicada na embalagem pelo fabricante (15 litros por 30 kg de mistura).
  • Se necessário, alinhe a superfície para organizar o revestimento das peças
    drywall, ajustando o nível e o plano usando a regra e o nível. Quando a solução estiver pronta, você poderá prosseguir com a instalação de folhas na cola.
  • O padrão para aplicação do Perlfix no lado errado de uma folha de gesso é pontilhado com bolos achatados ao longo do contorno da folha, com um intervalo de 5-8 cm e menos frequentemente algumas peças em um padrão quadriculado na parte central do gesso. Se a parede for a mais reta possível e o alinhamento não for necessário, você poderá aplicar a solução em uma camada contínua com uma espátula (para ladrilhos).
  • Colocamos a folha em seu lugar e pressionamos. O drywall também está alinhado de acordo com a regra. Todo o trabalho deve ser feito muito rapidamente, para que seja possível corrigir as chapas (a batida deve ser feita somente através de um revestimento de madeira, para não danificar o drywall). É importante que não haja vazios nas articulações entre o GCR. É necessário distribuir a mistura o mais uniformemente possível, porque ela desempenha essencialmente o papel de uma moldura para o drywall.
  • Fechamos a sala sem correntes de ar e com umidade mínima por sete dias. Somente após esse período você poderá começar a terminar.

Outros meios para instalação sem moldura de drywall

A GKL pode ser colada nas paredes, não apenas com o Perlfix. Na variedade de materiais de construção de outras empresas, existem misturas secas para a instalação de drywall. Por exemplo:

  • TM "Master" produz uma mistura de montagem para drywall, embalada em sacos de 30 kg. O tempo de trabalho para esta mistura é de 60 minutos, a correção é possível em 15 minutos. A proporção é de 0,4 litros de água por 1 kg de mistura seca. Consumo de material - de 5 kg por 1 quadrado. m
  • A cola para GKL Siltek T-88 é um material de alta resistência. Seu consumo aproximado é de 6 kg por 1 km². m - Proporção - 8 litros de água por 30 kg de mistura seca. O tempo de correção é de aproximadamente 10 minutos. A vida útil é de 12 meses. Essa cola é muito mais barata que o Perlfix.
  • A marca registrada Volma oferece adesivo de montagem de gesso, com características semelhantes ao adesivo GKL da Knauf. Uma característica distintiva dessa cola é um período mais curto de secagem completa. O fabricante alega que este adesivo de montagem de gesso se fixa completamente em um dia. Além disso, o consumo médio é muito menor - apenas 2 - 3 kg por 1 km². m

Segundo os especialistas, para colar o drywall, você pode usar a massa de gesso inicial usual. No entanto, a qualidade e durabilidade da adesão de uma instalação desse tipo podem ser significativamente menores.

Instalação de drywall: instruções

Primeiro você precisa preparar as paredes. Eles precisam ser limpos com gesso, massa, tinta e cal. Quando as paredes ficarem limpas, cubra-as com uma cartilha.

Conselhos! Primário duas vezes sem interrupção para secar a parede.

Como fazer cola de gesso:

  1. Despeje água limpa em temperatura ambiente em um recipiente largo.
  2. Despeje a mistura seca na água, distribuindo-a uniformemente.
  3. Com um misturador de construção, misture até ficar homogêneo.Você pode usar uma espátula, ou seja, amassar a cola manualmente.

Aplique cola no drywall em bolos separados com um passo de 25 cm. Agora a folha é aplicada à superfície e nivelada (primeiro é necessário marcar a parede). A folha é pressionada contra a parede para espalhar a cola. Se o drywall estiver acoplado à espuma, sua camada deverá ser a mais fina possível, pois, quando endurecer, ela se expande.

Recomendações

Preste atenção a várias recomendações que simplificarão a instalação do drywall:

  1. Com irregularidades significativas, o uso de cola é impraticável devido ao seu alto consumo. É melhor executar a instalação do GCR em uma base de estrutura.
  2. É melhor escolher espuma com um coeficiente mínimo de expansão.
  3. GKL pode ser colado no teto. Use folhas finas e leves, bem como paradas especiais que apoiarão a folha até que ela esteja totalmente aderida.
  4. A temperatura das paredes durante a instalação do GCR não deve ser inferior a +5 graus; caso contrário, em vez de fixar a cola, a água cristalizará nela.
  5. Devido à espessura da cola, o problema de paredes irregulares pode ser resolvido. Só para isso você precisa de mais solução.
  6. Você pode aplicar cola em uma folha de drywall em várias tiras largas.

Qualquer que seja o método de instalação escolhido, sempre dê preferência a um fabricante de adesivos caro, mas comprovado. É melhor pagar mais, mas ter certeza de que o drywall está colado por séculos, do que ter medo constante da deformação das folhas.