Layouts complexos e incompreensíveis são o flagelo de muitos apartamentos típicos, tanto o antigo quanto o novo fundo. Especialmente surgem problemas quando você precisa equipar uma sala com algum elemento grande e maciço. Por exemplo, um quarto estreito, no qual, o que quer que alguém diga, você precisa colocar uma cama. Agora vamos descobrir como fazê-lo!
Recursos de planejamento e design
Para harmonizar uma sala estreita, você precisa entender primeiro com verticais e horizontais. Uma linha horizontal clara ao longo das paredes os separa visualmente. Mas se você não o diluir com detalhes, poderá obter o efeito de um carro no compartimento. Coloque um otomano baixo no armário alto e um pote com seu ficus favorito na prateleira.
Livre-se dos limites claros: você será ajudado por um teto na cor de paredes e largas rodapés. Linhas arredondadas suavizam a angularidade: um armário radial de canto, almofadas redondas, uma bancada semicircular para a penteadeira. Em salas estreitas, esses móveis também são mais seguros - você não tropeça constantemente no corredor.
Quarto estreito em estilo moderno
Esta é precisamente a linha tênue entre clássicos, tendências da moda e até alta tecnologia. Escolha uma cama e móveis de formas geométricas simples, mas compense isso com tons interessantes. O rigor de uma árvore é equilibrado por espelhos sem moldura, acessórios interessantes e sistemas de armazenamento modernos. Use cores naturais, mas complexas e multicomponentes: em vez de mostarda branca - leitosa, em vez de amarela - e depois na mesma linha.
Quarto clássico estreito
Os truques clássicos são fáceis de aplicar em uma sala estreita, se adaptados a um layout alongado. Por exemplo, em vez de um centro no meio da praça, faça dois - na área da cama e contra a parede oposta. Se você quiser armários enormes - deixe-os sem excesso de fios e pernas torcidas, mas com belos móveis antigos. Feche juntas e junções com amplas soleiras e soquetes decorativos.
Quarto estreito em estilo loft
É suficiente deixar uma parede curta ao lado da cama de tijolo ou concreto - e agora quase não há espaço para reconhecer. O loft a priori oferece todas as cartas em suas mãos - aqui você encontra móveis simples e pesados, detalhes geométricos e espelhos com lâmpadas de formato incomum. Em vez de papel de parede estampado, tire pôsteres ou molduras de cores brilhantes dos quadrinhos.
Quarto estreito em estilo escandinavo
O estilo escandinavo claro é muito quente e aconchegante, de modo que seja adequado ao quarto. Torne a decoração a mais leve, neutra e sólida possível e, em seguida, use motivos geométricos e abstratos contrastantes em preto ou em cores. Adoráveis bugigangas artesanais e o máximo de vegetação possível adicionam aconchego e personalidade.
Quarto estreito em estilo provençal
A gama pastel suave da Provence se encaixa perfeitamente em um quarto romântico aconchegante, mas é melhor diluí-la com leite neutro ou base bege. Móveis feitos de madeira branqueada parecem visualmente mais leves que o clássico escuro. Pranchas longas e deliberadamente ásperas no chão complementam perfeitamente a composição e a decoupage decora pequenos acessórios.
Gama de cores
Independentemente do layout, o quarto é relaxante e relaxante, para minimizar os irritantes visuais. É melhor pintar as paredes em uma cor clara neutra - bege quente, cinza estrito ou pastel delicado. Em uma sala estreita, os interiores monocromáticos parecem bons, onde todos os revestimentos e móveis são quase tom sobre tom, e os detalhes são criados por tecidos e acessórios.
Acabamento do piso
Para o piso de um quarto estreito, qualquer tábua retangular é mais adequada: do parquet clássico ao laminado moderno. O principal é que os módulos alongados vão perpendiculares às paredes longas e os separam visualmente. E ao lado da cama, você pode colocar um tapete redondo macio e aconchegante para as pernas.
Decoração da parede
Não use texturas muito complexas em um quarto estreito: gesso decorativo, papel de parede com desenhos grandes. Painéis, forro - tudo isso parece muito volumoso. Pare no papel de parede monofônico ou em pequenos ornamentos locais ao redor do perímetro ou na forma de um mosaico caótico. Se você quiser uma parede de destaque, pegue a tinta de várias tonalidades adjacentes: mais clara - em superfícies longas e mais escuras - em superfícies curtas.
Design de teto
Uma placa simples de gesso cartonado ou teto extensível é ideal para um quarto estreito. Lembre-se de que o brilho aumentará ainda mais a sala, porque a ilusão de volume aumenta. E ele fornece reflexões e refrações complexas, que nem sempre são adequadas para salas longas.
Parece interessante teto fosco para combinar com as paredes ou drywall, literalmente pintado com a mesma tinta. Isso dá o efeito de suavizar juntas e transições nítidas. Cetim sedoso delicado com um leve brilho e madrepérola parece romântico. Se você quiser vários níveis, faça caixas ao longo de muros curtos.
Como organizar os móveis em um quarto estreito?
Em qualquer sala estreita, você precisa usar o espaço acima, não em largura. Isso significa que, em vez de uma cômoda, preste atenção aos guarda-roupas deslizantes no teto, em vez de prateleiras decorativas caóticas, nas prateleiras altas. Para ocultar roupas de cama e roupas de cama, caixas espaçosas na base da cama da passarela são ideais.
Use espelhos em uma parede larga: alguns grandes, uma composição de pequenos ou simplesmente portas de correr espelhadas. É melhor mover a cama em uma parede estreita oposta à entrada, para que não obstrua toda a passagem. Ou coloque um armário embutido de parede a parede - tudo o que você precisa caberá nele e o quarto parecerá mais quadrado.
Iluminação e luz de fundo
O lustre central fornece luz mais ou menos uniforme apenas em salas perfeitamente quadradas. Para um quarto estreito, os holofotes ao longo das paredes curtas são melhores - como tábuas do piso, eles separam a sala. Na cama, use arandelas compactas ou luzes noturnas de decoração elegante.
Se você precisar destacar uma cadeira perto da estante de livros ou da penteadeira - combine candeeiros de mesa e candeeiros de pé. Se eles estão no mesmo estilo, mas com alturas diferentes - este é apenas um trabalho elegante, com linhas verticais e horizontais. Uma atmosfera romântica e levemente futurista é criada pela faixa de LED, que enfatiza o segundo nível do teto, o pódio da cama, prateleira ou espelho.
Decoração e Têxtil
No quarto, você não pode ficar sem tecidos, mas mesmo assim, na sala estreita, recuse tecidos muito texturizados, cortinas volumosas e outras coisas hiperbólicas. Cortinas pesadas, mesmo em paredes pequenas, não corrigem a geometria, mas apenas tornam a sala mais pesada. É melhor escolher tecidos finos em um revestimento opaco, sem lambrequins complexos e composições multicamadas, ou até cortinas romanas enroladas.
Decore a cama com uma colcha brilhante e almofadas decorativas, o que apenas adicionará dinâmica. Um dos travesseiros pode ser jogado em uma cadeira, no parapeito da janela ou em um banquinho perto da penteadeira. Não se esqueça das roupas de cama: em vez de flores de chita velhas, use um cetim liso e elegante.
Decoração da parede
Se você tiver uma sala alongada, precisará usar papel de parede em cores contrastantes, papéis de parede fotográficos com perspectiva para simular volume adicional e um tecido bastante popular agora com efeito 3D também é adequado.
Nossa principal tarefa é destacar visualmente paredes curtas e distrair a atenção da parede longa. Isso pode ser feito à custa do contraste: para uma parede com um comprimento menor, é necessário usar cores profundas e saturadas, padrões brilhantes, é onde devem estar os objetos que atraem a atenção. Se uma janela estiver localizada nessa parede, vale a pena destacá-la, você poderá usar as cortinas originais.
A propósito, agora está na moda usar cortinas e cortinas opacas, não apenas para decoração de janelas, mas também para paredes comuns.
Pelo contrário, é necessário desviar a atenção de uma parede longa; tons claros e um mínimo de elementos decorativos são adequados.
Alguns designers recomendam colar aqui os murais com uma perspectiva, por exemplo, paisagens com montanhas que se afastam ou vales sem fim.
Outro truque clássico no design de uma pequena sala comprida é colar sobre a parede um papel de parede elegante com um padrão vertical, até mesmo listras sólidas comuns e um curto com horizontal.
Experimente texturas e detalhes brilhantes, você pode aparar uma parte da parede sob um tijolo ou usar painéis de cortiça. Use imagens grandes, pôsteres brilhantes. Outra ótima solução para diversificar o interior de uma sala comprida e estreita são os nichos nas paredes, que se tornam um destaque real no design e permitem que você se livre do efeito do túnel na sala.
Janelas, portas e pisos
Separadamente, vale a pena falar de janelas e portas em quartos ou salas estreitas, bem como revestimentos de piso adequados. Ao se inscrever, siga as seguintes recomendações de designers experientes:
- Se a sua porta estiver localizada em uma parede longa, seria melhor expandi-la e usar portas giratórias espetaculares com duas folhas, as bandas de platina devem ser o mais largas possível. Se você não precisar de uma porta de fechamento, poderá organizar a abertura na forma de um arco largo; é melhor aparar as bordas com materiais contrastantes à decoração da parede e escolher uma cor e textura diferentes.
- Janelas localizadas na parede de um comprimento maior, também é melhor aumentar visualmente, a própria abertura pode ser feita um sino com a extensão em direção à sala. Se a janela estiver em uma parede pequena, a abertura deve ser estritamente retangular.
- Se você decidir expandir visualmente o espaço em uma sala estreita, é melhor usar um piso, laminado ou linóleo com um padrão geométrico retangular para o piso. É necessário colocar o chão para que o padrão fique paralelo às paredes estreitas.
Técnicas básicas de zoneamento
Ao considerar o design de uma sala longa e estreita, use técnicas de zoneamento. Os seguintes itens podem ser seus assistentes:
- tapete elegante
- o pódio
- um sofá compacto localizado do outro lado das instalações,
- partição ou tela móvel,
- cortinas translúcidas leves.
Eles ajudarão a dividir a área de estar em vários centros funcionais: por exemplo, para separar, pelo menos visualmente, um lugar para dormir e um mini-escritório para trabalho e lazer. Esta é a melhor solução para apartamentos com uma área limitada ou com um grande número de moradores, onde o quarto, por exemplo, não é um local exclusivo para relaxar. Usando uma tela ou uma cortina de ar, você pode cercar um espaço separado para relaxar. Evite usar roupeiros volumosos ou cortinas pesadas para esses fins, caso contrário, você terá apenas dois quartos minúsculos, e um deles quase certamente ficará escuro, com falta de luz natural adequada.
Arranjo de móveis
Anteriormente, era costume simplesmente colocar todos os móveis existentes ao longo das paredes, tornando a sala estreita visualmente ainda mais alongada. Lembre-se de que quanto mais espaço livre houver, melhor; portanto, minimize a quantidade de móveis usando apenas o mais necessário. Devido a isso, a sala ou o quarto parecerão mais amplos, especialmente se você agrupar objetos em zonas separadas e não organizá-los uniformemente ao longo das paredes. Arranjo assimétrico e distração de móveis de diferentes alturas também são adequados.
Certifique-se de usar tabelas de formato redondo ou oval, isso mudará radicalmente as proporções visuais da sala em si. A melhor opção para o armário é um armário deslizante com portas espelhadas modernas, que precisa ser colocado ao longo de uma das paredes curtas, para que você não apenas encurte um pouco a sala, mas também use o espaço da forma mais funcional possível. Se você tem uma sala pequena, é melhor pedir um guarda-roupa do chão ao teto para colocar todas as coisas nele. Isso permitirá que você abandone pequenos armários e cômodas desnecessárias e mal funcionais que se acumulam no espaço.
Preste atenção na transformação de móveis, especialmente se não houver como colocar uma mesa de vestir e de computador.
Jogo de luz
Outra técnica para alterar visualmente as proporções de uma sala é o uso integrado de uma variedade de fontes de luz modernas. Colocando adequadamente as fontes de luz LED nas paredes, você pode se concentrar em itens importantes do interior, destacar zonas individuais, tudo isso permite aumentar visualmente o espaço em si.
Um lustre localizado habitualmente no centro do teto será inapropriado em uma sala comprida. Se para você sua disponibilidade é uma questão de princípio, escolha um modelo alongado, você precisa pendurá-lo na sala, ou seja, perpendicular a paredes longas. Use fontes de luz adicionais para equilibrar o lustre, por exemplo, coloque apliques em paredes curtas ou coloque uma luminária de chão ao lado de uma delas. Isso criará um jogo eficaz de luz brilhante, além disso, dará uma sensação de aconchego, conforto.
Importante: em nenhum caso, não coloque lâmpadas adicionais em paredes compridas se você não quiser que a sala pareça um corredor.
Como você pode ver, se pensar com competência no interior de uma sala estreita, escolher os móveis e as fontes de luz certos, poderá torná-lo eficaz e confortável para a vida. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você. Vá em frente!
Problemas de layout de salas estreitas residenciais resolvidos
Material de arquivo. Publicado em 2016, atualizado em 2019. Como organizar os móveis em uma sala estreita? Depende do tipo de quarto estreito: o que é importante para um quarto estreito pode ser ignorado ao organizar um hóspede euro.
EUROSTONE - GRANDE, MAS ESTREITO
O design da sala comprida vem dos novos edifícios dos últimos anos: a cozinha e a sala de estar são combinadas em uma sala, o lado alongado de uma única janela. O riser de comunicação, via de regra, está localizado na entrada - isso "liga" a cozinha à parte mais escura da sala.
Importante: A opção é adequada se a loggia já tiver vidros semelhantes - sem um parapeito cego inferior. Ou na cozinha uma janela panorâmica para o chão.
Se for possível conciliar a remodelação com a substituição da unidade interna da janela por uma porta francesa, é impossível substituir a vidraça cega padrão pela opção do piso (isso é uma violação da aparência arquitetônica do edifício).
As cortinas desempenham um papel decorativo - emolduram a janela. E quanto menos vezes eles são puxados, mais agradável será ficar dentro de casa durante o dia.
QUARTO ESTREITO DE COZINHA
O apêndice da cozinha que entra na sala de estar é um resultado frequente da reforma com a adição de uma cozinha isolada anteriormente.
DANO: O único lugar para uma mesa geralmente está localizado no corredor. Como resultado, as cadeiras interferem no movimento - não importa para qual parede você move a mesa.
SOLUÇÃO Repense o design e a decoração de uma sala estreita. Exclua a configuração de cadeiras no corredor em princípio: devido ao formato da mesa, à maneira como ela é colocada ou simplesmente ao número de cadeiras. Na foto acima, o problema foi resolvido pelo banco embutido. Aqui - a forma do bar e, novamente, o número de cadeiras compradas: a quinta pessoa só pode ficar ao lado do bar - um assento para ele não é fornecido conscientemente.
SALA ESTREITA PEQUENA
Você precisa descobrir como tornar uma sala estreita visualmente mais larga.
SOLUÇÃO A cortina correta de parede a parede (as cortinas de uma sala estreita devem ser penduradas para que a janela pareça mais larga do que realmente é). Neste projeto, painéis para combinar com as cortinas também trabalham para expandir o espaço (emolduram as paredes e o teto na área das cadeiras).
SALA DE ESTAR APROXIMADA
O design de uma sala tão alongada depende muito da localização das portas.Se eles estiverem localizados em um eixo (à maneira dos enfilados), o remendo na janela “desaparecerá”.
SOLUÇÃO 1. Mude um pouco a rota. Em vez de uma passagem direta - arredondada em volta da mesa. Preste atenção ao arranjo de móveis em uma sala estreita: não há cadeira no corredor (mesmo que haja muito espaço para isso), o sofá também foi deslocado do eixo para a esquerda - agora não interfere no movimento.
4. Divida a sala em zonas
Se o comprimento da sala for pelo menos uma vez e meia a largura, vale a pena fazer o zoneamento. Isso pode ser feito organizando os móveis, usando uma decoração de parede diferente (diferente da maioria da sala), decoração e iluminação adicional. E espelhos ajudarão a aumentar visualmente o espaço. Outros exemplos de zoneamento podem ser encontrados aqui.
5. Usamos a magia da iluminação
Outra proibição para uma sala estreita é a única fonte de iluminação. Especialmente se for um lustre volumoso. Para salas alongadas, os designers escolhem lustres em uma moldura de luz com várias tonalidades e complementam-nas com lâmpadas na cabeceira da cama ou na parte de trás do sofá, lâmpadas acima da mesa, uma guirlanda no espelho e outros elementos. Alguns exemplos aqui.
7. Colocamos a horizontal em uma parede longa
A abundância de pequenas coisas, como fotografias e pinturas em uma das paredes longas, apenas aumentará a impressão de um espaço alongado. A mesma coisa, no entanto, acontecerá se você deixar a parede vazia. Uma alternativa é uma grande horizontal no meio da parede. Pode ser um espelho, um painel ou uma imagem. Recomenda-se colocar esse elemento dentro da zona à qual pertence, mas não na borda de duas seções da sala.
8. Usamos persianas em vez de cortinas
Se a sala não é apenas estreita, mas também pequena, para uma pequena janela nela, é mais prático usar persianas ou persianas. Cortinas e cortinas comuns “devoram” um espaço já escasso, e uma versão lacônica cria aconchego mesmo em uma pequena sala.
Bônus: desmascarando o mito da parede de luz
É um erro acreditar que os tons creme ou bege claro se tornarão uma panacéia por conta própria. Pelo contrário, a cor idêntica das paredes curtas e longas “esticará” a sala. Existem duas maneiras fáceis de evitar isso.
Em primeiro lugar, os caixilhos das janelas e portas localizados na parede final podem ser pintados em cores contrastantes. Tal técnica pareceria trazer esses elementos para o primeiro plano, distraindo a forma da sala.
Em segundo lugar, você pode agir de forma mais radical e pintar toda a parede final em uma cor mais escura. Você também pode usar papel de parede com um tom mais brilhante. A ênfase com a ajuda da cor visualmente "leva" a parede oposta ao centro da sala, tornando a sala não tão estreita. Na realidade, à sua disposição permanecerá o mesmo quadrado, adequado para criar um canto aconchegante.
Se você tem sua própria experiência na criação de um espaço confortável em uma sala pequena ou estreita, compartilhe-a nos comentários.