Planejar um apartamento de um quarto é a tarefa de design mais difícil e responsável. Em um espaço confinado, é mais importante fornecer conforto, beleza e funcionalidade. E nesse sentido, o zoneamento ponderado vence. Combine a cozinha com a sala de estar, a sala de estar com o quarto, o quarto com o berçário. Não limite sua imaginação!
Partições estáticas
Esta é uma alternativa leve à parede interior. Eles são feitos de drywall, concreto, plástico, madeira, vidro e quaisquer outros materiais.
De fato, uma parede separada está sendo construída no meio da sala. Mas lembre-se de que, para isso, um apartamento de um quarto deve ser bastante espaçoso e luminoso.
Uma porta deslizante pode ser integrada a essa partição. É muito mais compacto do que um balanço convencional.
Telas e divisórias móveis
As telas móveis diferem das partições estáticas, pois podem ser configuradas conforme necessário. Por exemplo, para separar uma cama para a noite seguinte à saída dos convidados, designe um canto infantil ou um mini-closet.
Quando a tela não é necessária, você pode dobrá-la e removê-la. Padrões de tecido leve, bambu e renda ficam bem. Eles são especialmente populares em interiores orientais.
Aberturas arqueadas - uma técnica clássica e elegante para delimitar o espaço. Eles são retos ou arqueados.
Dependendo da largura da abertura, o arco se tornará um sinal simbólico da transição ou uma alternativa completa à porta com uma partição sólida.
Essa solução é adequada quando as partes da sala precisam ser separadas o máximo possível uma da outra. O arco gracioso parece mais fácil e preciso do que um drywall de pleno direito.
Desenhos decorativos
Esta é uma opção intermediária entre partições com arcos. Projetos decorativos vêm em qualquer forma e configuração. Eles são especialmente bons em interiores modernos com detalhes de design incomuns.
Tais estruturas devem ser projetadas individualmente, levando em consideração a filmagem e o layout de um apartamento de um quarto. É conveniente construir nichos, prateleiras, até aquários ou lareiras.
Móveis
Os modernos armários de transformadores multifuncionais afastaram-se das caixas clássicas chatas que só podem ser colocadas contra uma parede.
Para o zoneamento completo de um apartamento de um quarto, use prateleiras de dois lados ou armários com portas de correr, como um cupê. O acesso de dois lados tornará o design mais prático e visualmente mais fácil.
E para o zoneamento condicional de um apartamento, mobília bastante baixa é suficiente. Por exemplo, uma área de trabalho expandida, uma prateleira baixa alongada ou um balcão de barras. A última opção é boa para separar a cozinha.
A sala é facilmente dividida em móveis estofados e mesas de café.
Passarela
O uso de pódios para zonear um apartamento tem duas vantagens principais:
- Eles não "comem" um lugar, ao contrário de paredes, divisórias e outras estruturas sólidas.
- A elevação é ótima para armazenar coisas em vez de um armário.
Não apenas caixas, roupas ou roupas de cama, mas mesmo uma cama dobrável estão escondidas no pódio. E em pequenos pódios, você pode tentar organizar um canto verde ou uma área de trabalho.
Calcule a altura você mesmo, levando em consideração a altura do teto. Curiosamente, os pódios olham em vários níveis.
Cortinas e cortinas
Uma variedade de cortinas e cortinas são uma alternativa conveniente e prática às telas. Eles também são fáceis de remover e substituir.
Mas escolha com cuidado o tecido. Às vezes, cortinas muito pesadas enchem o espaço ainda mais do que uma partição sólida. Além disso, eles coletam poeira.
Soluções originais
Se você não gosta de nenhuma das opções de zoneamento clássicas para um apartamento de um quarto, sinta-se à vontade para conectar sua imaginação. Por exemplo, use plantas, aquários ou lareiras.
As caixas de flores no chão, estruturas suspensas, vasos de plantas e jardins verticais parecem interessantes.
Um aquário transparente parece mais leve que uma parede de gesso cartonado e imediatamente torna a sala original e incomum.
Zoneamento de um apartamento de um quarto com iluminação
Zonear o apartamento com luz é outra tendência da moda. Aqui, as combinações de luzes embutidas e pendentes, diodos, duralight, luminárias de mesa e de chão são úteis. É especialmente conveniente integrar a iluminação de várias camadas nos tetos de gesso cartonado ou estirado.
Ao modelar a iluminação complexa, quatro níveis são diferenciados:
1. Superior - são lustres e spots de teto,
2. Médio - todas as estruturas suspensas,
3. Inferior - luzes locais compactas e iluminação de nichos,
4. Interno - iluminação embutida para armários, armários e estruturas similares.
O zoneamento com luz vence em pequenos apartamentos e estúdios, porque não ocupa espaço. Preste atenção a essas soluções interessantes:
- retroiluminação LED para delimitar o espaço em várias partes,
- Uma luz de fundo de cornija que empurra visualmente as paredes,
- Luz local para modelagem complexa de espaço,
- luzes de espectro quentes para um quarto em cores escuras,
- Luminárias com baixas suspensões acima das bancadas, para iluminação uniforme e destaque da área de jantar,
- Fita LED para iluminação de nichos, armários, pódios, estantes, estruturas decorativas e vigas do teto,
- Candeeiros de cabeceira para criar um canto acolhedor perto do cais,
- lâmpadas assimétricas incomuns para interiores de design criativo,
- A rejeição dos lustres volumosos tradicionais em favor da iluminação local cuidadosa.
Zoneamento com cores e texturas
A segunda técnica abrangente, juntamente com a iluminação, é o zoneamento de um apartamento de um quarto através do uso de diferentes materiais de acabamento.
O exemplo mais simples e conhecido de tal solução é a alocação de um avental na área de trabalho da cozinha. Mas, ao planejar um apartamento de um quarto, você pode ir mais longe com segurança.
Com espaço limitado, preste atenção às cores neutras claras. Portanto, o apartamento parece mais leve e arejado.
Mas para zonear um apartamento com uma área suficiente, acentos brilhantes serão adequados. Por exemplo, pinte a parede atrás do sofá de verde, destacando a área da cozinha com painéis amarelos ou laranja brilhantes, realce o canto de dormir com tecidos pastel delicados ou murais finos.
A sala de estar estratificada combina bem com azulejos da cozinha. E se você quiser enfatizar ainda mais a transição, tente os pódios e os andares com vários níveis.
Um fragmento não processado de tijolo ou parede de concreto parece interessante contra o fundo dos outros pintados da mesma cor. Isto é especialmente popular no loft.
Acentos de cores não são necessariamente acabamentos. Uma poltrona brilhante ajudará a destacar uma área de relaxamento, um palácio macio - uma área de dormir, uma lousa - uma área de treinamento ou de trabalho. Existem muitas opções!
Zoneamento do quarto e da sala
Essa é uma opção típica na qual partições e estruturas decorativas de qualquer tipo funcionam melhor. Eles dão o nível adequado de privacidade.
Se não houver espaço para drywall, preste atenção às prateleiras funcionais, dobrar telas densas ou cortinas ao lado da cama.
A propósito, você economizará espaço se usar armários baixos ou até mesmo abrir sistemas de guarda-roupas em vez de guarda-roupas dimensionais. Eles se tornarão simultaneamente uma partição, um local funcional para guardar coisas e um sotaque interior brilhante.
Zoneamento do berçário e da sala de estar
Se você mora com uma criança pequena, ainda é mais difícil. Afinal, o bebê definitivamente precisa de seu próprio canto.
Destaque a parte mais brilhante e quente da sala. Use telas e cortinas para manter sempre o controle da situação.
Esta solução tem duas vantagens:
1.Você sempre verá como a criança está,
2. À medida que o bebê cresce, você pode planejar novamente a sala com facilidade, sem grandes reparos e despesas em grande escala.
A maioria das crianças adora pódios e estruturas complexas de vários níveis, incluindo móveis de dois andares ou cantos de transformadores. Tudo isso funciona perfeitamente em um pequeno apartamento de um quarto.
Zoneamento da sala e cozinha
Se você possui um estúdio ou um apartamento comum de um cômodo, mas pode derrubar a parede da cozinha - essa é uma ótima maneira de superar todos os quadrados do espaço.
Combinar cozinha com sala de estar é um movimento popular e generalizado, para que não haja problemas com sua implementação.
Por um longo tempo, há fones de ouvido especiais instalados na parede, a letra "G" ou a letra "P". Todos os eletrodomésticos são facilmente integrados a eles, e o ângulo livre é adaptado à área de jantar.
Ao combinar uma cozinha com uma sala de estar, combinações de diferentes materiais e zoneamento de iluminação são mais frequentemente usadas. Use peitoris, nichos para radiadores e todos os recursos do seu quarto.
Não se esqueça apenas da segurança contra incêndios e da cobertura de qualidade, para que os cheiros durante o cozimento não permaneçam no apartamento!
Zoneamento de um apartamento de um quarto: foto de uma conversão bem-sucedida da praça
O layout do odnushki pode ser deixado em sua forma original ou combinado, aumentando-o. Para fazer isso, todas as partições internas possíveis são removidas, após as quais o zoneamento de um apartamento de um quarto é realizado.
As fotos mostram como seria uma boa solução juntar-se à varanda com a organização de um escritório ou um local para relaxar. A remoção completa ou fragmentada da parede da cozinha também fornece quadratura adicional. Além disso, o fragmento inferior restante pode se tornar uma barra que separa a cozinha.
Exemplos de zoneamento de um estúdio: foto do estúdio
O estúdio, onde as formas de parede estão quase completamente ausentes, tem um máximo de área útil. Aqui existem partições fragmentárias. O zoneamento do espaço em um apartamento de um quarto (as fotos são apresentadas no artigo) é realizado com o design de superfícies com diferentes materiais de acabamento. Divida efetivamente o pódio da zona, bem como um teto suspenso de dois níveis.
Zoneamento de um quarto em um apartamento estúdio
Se você decidir deixar o layout original ou se a presença de estruturas não permitir a desmontagem, veja como o zoneamento de uma sala em um apartamento de uma sala está organizado neste caso. Muitas vezes, as divisórias (cortinas) "mascaram" o quarto e a sala permanece à vista.
Em condições tão apertadas, tetos diferenciados e diferentes pisos não são adequados. Os exemplos de zoneamento de um apartamento de um quarto na foto no artigo demonstram o uso de divisórias, prateleiras de vidro ou ar "gesso", uma combinação contrastante, mas harmonizante, de tons de materiais de acabamento e iluminação multinível.
Ideias de zoneamento para um estúdio: foto de designação de territórios
A combinação de tipos contrastantes de acabamentos é uma abordagem espetacular para designar territórios. Observando a foto do design de um apartamento de um quarto com zoneamento da sala de estar da cozinha, fica claro que na maioria das vezes são revestidos diferentes revestimentos. Por exemplo, na área de bancadas, os azulejos são os preferidos, e a sala de estar é decorada com parquet, carpete, laminado. Isso também se aplica à decoração de paredes, sua textura, paleta de cores. A área de jantar é frequentemente decorada com papel de parede com pinturas bonitas. A superfície do teto pode ter camadas, padrões geométricos de drywall, projetando linhas de demarcação.
Zoneamento pelo papel de parede de um apartamento de um quarto: foto de design harmonioso
A saída mais fácil e econômica - zoneando o papel de parede de um apartamento de um quarto. As fotos no artigo mostram os interiores onde o papel de parede se distingue por uma paleta de cores, textura. Ao mesmo tempo, existe uma harmonia absoluta de design e integridade. Fragmentos de móveis em uma zona são combinados com o esquema de cores e a decoração de outra zona. As idéias de zoneamento para um apartamento de um quarto incluem papéis de parede de fotos que animam um canto ou outro, uma combinação de telas estampadas com cores simples e alternadas, onde os padrões estão localizados em direções diferentes.
Zoneamento cortinas apartamento estúdio: fotos de interiores elegantes
Dividir a sala em "ilhas" ajudará as cortinas. Em primeiro lugar, o zoneamento pelas cortinas de um apartamento de um cômodo, como mostra a foto, confere ao quarto uma aconchego especial sem ocupar uma área útil. Eles podem ser deslocados a qualquer momento combinando o interior, e as telas de dupla face criarão sua própria atmosfera especial para um determinado local. Na maioria das vezes, são usadas cortinas emoldurando a área de dormir, que precisa especialmente de descanso. E, no entanto, as cortinas podem ser substituídas a qualquer momento, alterando o conceito de design.
Zoneamento de um apartamento de um quarto: foto das divisórias
O maior efeito visual da separação é alcançado por partições de diferentes configurações. O zoneamento de um apartamento de um quarto, como mostra a foto, com a instalação de formas originais de drywall, além da tarefa principal, também embelezou significativamente o interior. Para áreas muito pequenas, vale a pena dar preferência a partições baixas do tipo rack ou até instalar estruturas de vidro.
Como fazer o zoneamento em um apartamento de um quarto: uma foto do uso de um pódio funcional
Um pódio escalonado (na moda hoje em dia) criará um zoneamento espetacular de um apartamento de um quarto. As fotos mostram suas formas baixas e formas mais complexas. Por exemplo, preste atenção ao interior, onde o pódio tem uma cama dobrável ou muitas gavetas, armários para guardar vários acessórios. Um pequeno pódio, que não exceda 15 cm, é apropriado na sala de estar da cozinha, destacando a área de trabalho, e um grande (funcional) é melhor colocado perto da janela, colocando sobre ela uma mesa de computador, sofá ou canto da criança.
Zoneando um apartamento estúdio: uma seleção de fotos da iluminação certa
A iluminação de alta qualidade envolve luminárias gerais e locais. Considere o zoneamento de um apartamento na foto. Acima da bancada, é melhor colocar um sistema de pontos com luz brilhante, e a área de jantar pode ser equipada com um lustre adicional. Uma arandela ou luminária de chão será colocada perto do sofá. As luzes baixas pendentes complementam perfeitamente a barra.
Pequeno apartamento de um quarto: interior e zoneamento com seleção de fotos
Uma área pequena geralmente obriga a recorrer à organização de um apartamento estúdio. Por exemplo, zonear um apartamento de um quarto (foto do interior de um loft) de 18 m² é melhor assim - livrar-se das paredes internas e usar estruturas de vidro. A transparência tornará o interior espaçoso e luminoso. Ao fazer seções separadas de uma sala pequena, geralmente use prateleiras baixas, instalando-as perpendiculares às paredes. Além disso, eles podem armazenar as coisas necessárias (lembranças, livros, etc.). Se o layout tiver uma despensa - converta-o em um quarto ou cozinha.
Zoneamento de um apartamento de um quarto com uma criança: foto de um mini-berçário
Como a família é forçada a se reunir em odnushka com o filho, ele precisa selecionar o lugar mais quente e iluminado perto da janela. O zoneamento de um apartamento de um quarto com uma criança (fotos de soluções bem-sucedidas podem ser encontradas no material) é realizado separando a área infantil com cortinas, não divisórias (translúcidas) volumosas, prateleiras ou estruturas deslizantes.
O design do degrau é apropriado. Uma vantagem especial é a presença de uma varanda.Ao anexá-lo à sala demolindo parcialmente a abertura e isolando, é fornecido espaço adicional para a instalação de uma mesa.
Ao fazer o interior de um apartamento de um quarto com uma criança, usando o zoneamento, conforme mostrado na foto, você aumentará significativamente a área livre. É melhor instalar um sofá que, se necessário, será formado, transformando o quarto em uma sala de estar.
Design de um apartamento de um quarto: zoneamento baseado em estilo (reportagem fotográfica)
Como agora está na moda decorar o interior, observando um certo estilo, colecionamos fotos mostrando opções de zoneamento bem-sucedidas para um apartamento de um quarto em uma direção ou outra.
O design clássico mostra um zoneamento bem-sucedido com cortinas elegantes, colunas decorativas e papel de parede.
No estilo Art Deco, a individualidade da área com a cozinha é enfatizada por um design de teto luxuoso.
O interior de alta tecnologia é dividido em zonas por lâmpadas originais.
O minimalismo, que promove a severidade das linhas e a presença de apenas elementos internos úteis, demonstra o zoneamento com uma divisória, que, por sua vez, é um suporte de televisão e um mini sistema de armazenamento para a impressora e pequenos utensílios domésticos.
Em muitos exemplos, tentamos mostrar como fazer o zoneamento de um apartamento de um quarto. Obtenha idéias do catálogo de fotos e verifique se tudo vai dar certo.
Divisórias em um apartamento de um quarto (foto)
Uma divisória transparente separa a cama da sala de estar com cozinha
- Para criar uma ilusão de ótica e expansão visual da sala 18 metros quadrados. m use espelhos e superfícies refletivas. Eles também podem realizar o zoneamento de um apartamento de um quarto no quarto e na sala de estar.
Uma pequena partição suspensa para dividir a sala em duas zonas
Espelhos e uma cama conversível são boas opções para ampliar e economizar espaço em um quarto pequeno.
Quarto em um apartamento estúdio
- Uma boa ideia a princípio seria zonear um apartamento de um quarto com uma criança com uma cobertura que cobre a cama.
- Se o local for completamente limitado, e um pesquisador em crescimento precisar de um local para jogos ativos, faça um beliche: haverá um local de dormir para os pais no fundo e uma criança poderá subir.
Berço com dossel ao lado da cama dos pais
A área infantil pode ser separada por uma pequena divisória decorativa
Cama combinada e opção de dormir para pais e bebê
A área infantil pode ser cercada com uma tela que pode ser limpa a qualquer momento.
Métodos básicos de zoneamento
Os proprietários de apartamentos de um quarto podem se orgulhar de sua moradia, pois o espaço aberto, como os estúdios, é muito popular hoje em dia. Nelas, o número de partições é minimizado, enquanto a ênfase está no espaço e na liberdade.
Mas, para organizar harmoniosamente o interior, é necessário recorrer ao zoneamento. Esse é um tipo de varinha mágica no mundo do design, que permite dividir a sala em áreas visíveis, mantendo sua funcionalidade. Para fazer isso, você pode usar o que quiser: de tecido a móveis.
Telas
Tradicionalmente, as mulheres se escondiam atrás das telas para trocar de roupa e manter sua dignidade. Por um longo tempo, esse elemento foi esquecido - ou porque mesmo no menor apartamento você encontra um lugar para trocar de roupa ou devido à variabilidade da moral. Mas em vão, porque esta é a versão mais simples da partição.
As telas são ideais para os casos em que você precisa dividir o espaço em duas áreas. Além disso, são móveis, não requerem instalação complexa, não ocupam muito espaço quando montados. Você pode comprar produtos que se encaixam em qualquer estilo, ocultar parte da sala de olhares indiscretos ou criar formas leves, decorando o interior.
Divisórias Drywall
O zoneamento visual de um apartamento de um quarto também pode usar partições de placas de gesso. É problemático removê-los, se necessário, como, por exemplo, uma tela móvel, mas na aparência eles não podem ser distinguidos da parede principal.
A construção do drywall é barata, leve, fácil de instalar e possui um bom isolamento acústico. Pode ser plana, redonda, arqueada, ajudando a criar um design exclusivo. Dependendo das necessidades do espaço, ele cria um sotaque brilhante no interior ou em uma parte invisível da parede, o que, em qualquer caso, irá lidar perfeitamente com a missão de zoneamento.
Racks e armários
Costumávamos colocar estantes e prateleiras ao longo da parede, "levando" uma grande parte da sala. Para economizar espaço e dividi-lo em duas zonas, basta colocar esses móveis perpendiculares à parede.
Para isso, armários com prateleiras são mais adequados, mas no caso de um design fechado, o verso pode ser espelhado ou usado como uma placa de ardósia, coberta com uma tinta especial. Os itens que combinam várias funções ao mesmo tempo são uma solução moderna, não apenas para apartamentos pequenos, mas também para quartos espaçosos.
Divisórias deslizantes
Essas partições criadas pelo princípio de portas de correr permitem separar completamente a área ou abri-la. Os produtos modernos em formato aberto ocupam um espaço mínimo e, graças a diferentes materiais, ajudam a criar a atmosfera certa.
Por exemplo, se não houver janelas na zona formada, é melhor escolher uma superfície translúcida que ofereça privacidade, mas transmita um pouco de luz. Idealmente, essa solução se encaixa no estilo ou no minimalismo japonês.
1. Estética de madeira em Moscou
Os designers do projeto Welcome Studio no projeto Wood & Stone conseguiram combinar duas propriedades opostas - câmara e abertura. Odnushka típico 49 metros quadrados transformado em um espaço proporcional, dividido em quadrados convenientes. O apartamento inclui as seguintes áreas do obrigatório "conjunto para uma vida confortável": quarto, escritório, sala de estar e cozinha com uma pequena sala de jantar.
O zoneamento é realizado usando partições de madeira, cujo design se assemelha a persianas. Eles transmitem luz e são usados em todos os lugares, criando uma imagem holística, inseparável do interior geral. Os materiais naturais de decoração formam uma atmosfera leve em casa.
2. Zoneamento de um apartamento em Khrushchev
Habitações desse tipo dificilmente podem ser chamadas de apartamentos dos sonhos. Tamanhos pequenos e tetos baixos apenas complicam a remodelação, limitando a escolha de “ferramentas”. Mas a designer Alena Ganko conseguiu organizar confortavelmente esses apartamentos.
O layout inicial exigia o desmantelamento de várias paredes, após as quais uma estrutura de zoneamento funcional foi colocada entre o quarto e o corredor. É ao mesmo tempo um nicho para livros, um guarda-roupa e também separa a área de relaxamento, tornando-a o mais compacta e confortável possível.
Localizada no mesmo espaço da sala, a cozinha é visualmente separada por uma mesa de jantar estreita. O esquema de cores neutras da decoração é um ótimo cenário para móveis luminosos.
3. Vestíbulo Brilhante
O designer Marcel Kadyrov transformou este apartamento longo em um estúdio elegante.
É difícil projetar esse interior sem recorrer ao zoneamento. Afinal, mesmo em moradias de solteiro, deve haver fronteiras confortáveis.
No centro do espaço, há dois guarda-roupas, formando um pequeno camarim. Além de seu objetivo principal, ajuda a compartilhar o hall de entrada com áreas residenciais. Para a mesma finalidade, vários tubos com prateleiras são instalados entre o sofá e a cama - um rack de design incomum.
4. Um loft aconchegante "livro"
O estilo loft é melhor do que o resto "percebe" os experimentos no layout. Em primeiro lugar, devido à natureza industrial do design e, em segundo lugar, ao desejo de liberdade e espaço. Os designers da Gut Gut Design aproveitaram essa vantagem para organizar racionalmente um pequeno apartamento de um quarto.
O que imediatamente chama sua atenção - o número de livros na sala. Portanto, o rack, dividindo a sala de estar e a área da cozinha, parece mais do que apropriado, apesar dos pratos localizados nele.
Graças à sala de estar dedicada - um local para dormir, localizado em um nicho, parece distante, sem "desmoronar" no design.
5. Apartamentos minimalistas
Page Goolrick, um designer americano, tem muito a aprender sobre zoneamento. Este apartamento branco como a neve é um ótimo exemplo.
Um layout quadrado não é a melhor opção para um apartamento de um quarto, apenas se você não o dividir corretamente em áreas. Um papel importante nesse interior foi desempenhado pela área do quarto no canto, que é separada por divisórias translúcidas deslizantes dos dois lados.
Assim, essa área fechada parece quase uma sala separada e delimita a sala da cozinha, mas deixa a conexão entre a última e a sala de jantar. Um tapete branco sobre um piso de parquet escuro, como se uma ilha alocasse espaço de vida, criando uma sensação de conforto.